Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lava e seca Samsung Minerva 10,5Kg (WD9102RNW)

Minha opinião sobre a lava e seca: Recomendada!!
Ela é uma das melhores lava e seca 10kg do mercado. Ela é enorme, muito eficiente, tem programação bem flexível, desodorização/esterilização com ar quente (Air Wash) e não apresenta o famoso erro HE2 que é comum no modelo WD8854. A propósito, este modelo tem pouquíssimas reclamações.


Lava e seca edredons king size.

Sobre a lava e seca
Muito mais comodidade na hora de lavar e secar as suas roupas!

Essa lavadora e secadora de roupas, da Samsung, é ideal para quem possui limitação de espaço e procura praticidade na hora de lavar suas roupas.

Vem com Air Wash, o exclusivo sistema de lavagem a Seco Samsung, motor DDI, que é um inversor sem correia de operação que faz com que o tambor gire diretamente, reduzindo assim os ruídos e as vibrações.

O cesto inclinado 10º acaba com a dificuldade para encher e esvaziar a lavadora. O tambor inclinado facilita a colocação e remoção das roupas. Além disso, você pode acrescentar outras peças depois que o ciclo de lavagem foi iniciado. Ao apertar o botão "Adicionar Carga", os sensores detectam o nível da água, fazendo com que você saiba quando é seguro abrir a porta da lavadora.

E a porta vem com sistema de segurança, uma trava automática na porta, que é acionada no momento que a lavadora iniciar qualquer ciclo (lavagem/secagem).

Conta ainda com capacidade para até 10,5kg de roupas, display digital, 5 opções de temperatura de água, 1.200 rpm de velocidade de centrifugação.

E mais, o Diamond Drum é uma exclusiva tecnologia Samsung que lava sem danificar suas roupas, e o Wool Mark Certification minimiza o encolhimento das roupas e ainda possibilita a lavagem de roupas ainda mais delicadas.

Características
- Lava e Seca: ideal para quem possui limitação de espaço e procura praticidade na hora de lavar suas roupas

- Air Wash: Exclusivo sistema de lavagem a Seco Samsung
- Moto DDI: motor inversor sem correia de operação que faz com que o tambor gire diretamente, reduzindo assim os ruídos e as vibrações
- Cesto inclinado 10º: Fim da luta para encher e esvaziar a lavadora. O tambor inclinado facilita a colocação e remoção das roupas. Além disso, você pode acrescentar outras peças depois que o ciclo de lavagem foi iniciado

- Função adicionar carga: Ao apertar o botão "Adicionar Carga", os sensores detectam o nível da água, fazendo com que você saiba quando é seguro abrir a porta da lavadora
- Porta com sistema de segurança: trava automática na porta, que é acionada no momento que a lavadora iniciar qualquer ciclo (lavagem/secagem)
- Porta de titânio: Maior durabilidade e resistência contra impactos
- Tambor em inox: Maior durabilidade e resistência. Mais resistente contra bactérias e fungos

- Diamond Drum: Exclusiva tecnologia Samsung que lava sem danificar suas roupas
- Wool Mark Certification: minimiza o encolhimento das roupas e ainda possibilita a lavagem de roupas ainda mais delicadas
- Display Digital
- Disco Fuzzy Control (10 programas)

- Seleção de temperatura da água: 5 opções - no heat/30ºC/40ºC/55ºC/70ºC
- Seleção de centrifugação: 5 opções - 0/600/800/1000/1200 RPM
- Seleção tipo de secagem: 5 programas
- Seleção tempo de secagem
- 6 funções de enxagüe
- Adiar início

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Capacidade: 10.5kg lavagem / 6kg secagem
Velocidade de centrifugação (rpm): 0/600/800/1.000/1.200
Consumo de água: 108,9L
Classificação de eficiência energética: A
Cor: Branco

Dimensões (LxAxP): 650x940x785mm.
Peso: 88kg.

Consumo (kWh): 0,138
Tensão/Voltagem: 110V
Garantia: 12 meses e 120 meses (para o motor)

MANUAL DE INSTRUÇÕES

OBS: MODELO FORA DE LINHA

290 comentários:

1 – 200 de 290   Recentes›   Mais recentes»
Lívia disse...

Ola! Na minha cidade temos voltagem 220V, essa maquina não eh fabricada nessa voltagem??? Soh tenho encontrado no 110V... Agradeço a atenção, bem como parabenizo pelo excelente (e util) blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lívia, tudo bem?
Atualmente a Samsung está fabricando somente lava e seca 110V aqui no Brasil. Mas caso esteja interessada em uma lava e seca de 10kg, pode comprar uma LG que você também ficará satisfeita.
Obrigado pela visita ao meu blog e pelos elogios!

Daniel disse...

Ola,
Voce saberia me dizer se eu posso programar somente o processo de secagem nessa lavadora da Samsung ou para secagem sempre tem que passar por todo o processo de lavagem antes?

Obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Daniel, tudo bem?
É possível selecionar somente a secagem sim.
Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Lincoln disse...

Bom dia Fernando!
Estou com dúvidas entre comprar a WD9102RNW - SAMSUNG ou ELF WD12596RW - LG? Na sua opinião, qual atenderia melhor sabendo que ambas estão com mesmo preço? Ambas consegue secar Edredon Quem?

Parabéns pelo blog!!!
Obrigado,
Lincoln

Fernando Ricci disse...

Olá Lincoln, tudo bem?
Fico feliz que tenha gostado do blog!
Olha, agora você me pegou viu! Tanto a LG Elf como a Samsung WD9102 são excelentes tanto na lavagem como na secagem e atenderão sua necessidade, pois lavam e secam edredom queen. A Samsung tem o diferencial da lavagem a vapor, que é excelente para sanitizar travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia e etc... e para lavar a vapor roupas somente com odores, ternos e paletós, etc...
Quanto a apresentar defeitos, as duas empatam.
Independente de qual escolher, se puder compre junto a garantia estendida da loja, pois a manutenção dessas lava e seca é cara e caso ela apresente defeito após a garantia do fabricante, você fica tranquilo.
Eu ficaria com a Samsung.
Sempre que for lavar edredom em lavadora frontal, utilize sabão líquido.
Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.
Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Lincoln disse...

Bom dia Fernando!
Tá decidido! Vou ficar com SAMSUNG.
Muito obrigado pela ajuda.

Fernando Ricci disse...

Bom dia Lincoln!
Acredito que ficará satisfeito com a lavadora.
Por gentileza, volte para dar sua opinião sobre ela.
Forte abraço e ótima semana!

Vanessa Baranauskas disse...

Oi!
Estou muito feliz em encontrar o seu blog, estou patinando à meses procurando uma lava e seca, não é uma busca fácil.
Meu último empasse é em relação à samsung modelo WD9102RNW/XAZ 10,4Kg Branca 110V, estive procurando mas não encontro ano de fabricação, encontrei inclusive relatos de que essa máquina estaria fora de linha, é um investimento muito alto para arriscar, você teria alguma informação sobre o ano de fabricação desse modelo? E se essa seria realmente uma boa aquisição?
Desde já agradeço sua ajuda.
Att,
Vanessa Baranauskas

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?
A WD9102 foi lançada em 2009 e ainda não está fora de linha.
Posso te garantir que ela é uma excelente lava e seca.
Como eu sempre digo, atualmente não existe nenhuma marca ou modelo confiável, que é certeza que não apresentará problemas. Como diz minha amiga Graça, é rezar para a Nossa Senhora das Máquinas! rs...
Eu sempre aconselho as pessoas que vão comprar uma lavadora frontal ou lava e seca, se puder para comprarem junto a garantia estendida da loja, pois a manutenção dessas lava e seca é cara porque elas são importadas e caso ela apresente defeito após a garantia do fabricante, você fica tranquila.
Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.
Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Vanessa Baranauskas disse...

Oi Fernando, já me ajudou muito sim o seu retorno, você saberia me responder se a Samsung é uma das melhores fabricantes de lava e seca, qual posição ela ocuparia em relação às outras?
Qual o último modelo a cima de 10k da samsung?
Obrigada mais uma vez e boa noite!!!

Vanessa Baranauskas disse...

Olá Fernando tudo bem?
Fernando voltei para contar que comprei a samsung como havíamos conversado, ela chegou ontem e já lavei muita roupa até agora, silenciosa, prática e muito funcional, usei poucas funções até agora mas confesso que estou muito feliz com a aquisição, fiz um ciclo com secagem usando jeans, foram uma hora e quarenta pra lavar no ciclo intensivo,(para roupas mais sujas) e duas horas pra secar 04 calças, 01 casaco bem grande e algumas peças pequenas, sairam secas, a função adicionar carga é muito eficiente mas usarei em último caso porque ela precisa baixar o nível de água pra que seja possível abrir a porta o que gera desperdício de sabão, é útil mas como disse em último caso.
Estou em fase de teste, volto pra contar mais detalhes.
Sem dúvidas a nossa conversa foi de grande ajuda para a minha decisão, muito obrigada mesmo!!!
Abraços, Vanessa Baranauskas

Fernando Ricci disse...

Oi Vanessa!
Fico muito feliz que esteja gostando da WD9102! Ela é uma das melhores lava e seca que estão à venda atualmente.
Ela tem vários recursos legais.
Quando puder, teste a lavagem a vapor ou sanitização e nas peças que você for colocar para fazer este ciclo (roupas somente com odores, travesseiros ou almofadas, bichos de pelúcia, ternos e paletós, etc...), borrife um pouco de água com amaciante e coloque na lavadora. Elas ficarão suavemente perfumadas.
Aos poucos você vai descobrindo quais são os melhores programas e combinações para as suas roupas.
Agora fico aguardando você voltar com mais experiências com sua WD9102.
Um abraço!

Anônimo disse...

Oi? Essa maquina tem opsão de lavar roupas de bebe?
Eu posso programa-la só para centrifugar interompendo a secagem?
Tenho uma lavadora Brastemp tira manchas 9kl e não gosto dela porque ela deixa pelos e da um aspecto as roupas de velhas, e essa?

Fernando Ricci disse...

Olá. tudo bem?

Esse modelo não tem um programa específico para roupas de bebê.

Você pode programar a lavadora para somente lavar (lavar enxaguar e centrifugar), lavar e secar ou somente secar.

As lavadoras frontais apresentam desgaste muito menor dos tecidos devido ao seu sistema de lavagem por tombamento, pois não tem um agitador de plástico em atrito com os tecidos como numa lavadora convencional.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Léo Oliveira-SP disse...

Oi, boa tarde?
Eu queria saber se posso lavar capas de chuva de motoqueiro e se posso colocar para secar

Fernando Ricci disse...

Ola Léo, tudo bem?

Precisa dar uma olhada na etiqueta da capa se pode lavar e secar em máquina.

Verifique os símbolos da etiqueta e o que significa cada um deles nessas tabelas:
http://www.receitascaseiras.com/dicas-domesticas/simbolos-de-lavagem/

Se ela for de nylon ou polyester você pode usar o ciclo Lã para lavar e secagem Leve, pois neste caso a secagem é feita em baixa temperatura.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Luciene disse...

Oi Fernando!
Comprei esse modelo e ainda não chegou e vi o modelo samsung wd0854w8n/xaz displei de led 8,5 se fosse voce vale a pena trocar?

Fernando Ricci disse...

Olá Luciene, tudo bem?

Eu não trocaria.

As duas são excelentes mas a WD9102 é melhor principalmente na secagem, pois o tambor é maior e quanto mais espaço para as roupas se movimentarem mais rápida e eficiente é a secagem e este modelo apresenta pouquíssimos problemas.

Ah, a WD9102 também tem display em LED que mostra o tempo restante do programa.

A wd0854w8n/xaz acabou de ser lançada e ainda não temos parâmetros para medir se ela será problemática ou não.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Anônimo disse...

Gostaria de uma sugestao, a samsung Airwash x LG Nano silver, qual seria mais vantagem visto que a samsung pode usar o airwash ate 1 kg ou duas peças no maximo e nao sao todos tipos de roupa que podem colocar mas lava a seco, ja o nano silver qualquer tipo de roupa visto que maiorias das minhas roupas sao de poliester e acho que nao pode lavar no sistema seco, grato!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Quanto aos sistemas de esterilização, depende muito da necessidade, pois eles tem aplicações diferentes.

A lavagem a vapor da Samsung não tira sujeira/manchas de roupas. Ela é apenas para roupas com odores ou para sanitizar e esterilizar roupas.

O Nano Silver presente na LG são as partículas de prata que agem na lavagem e no enxague.

A lavagem a vapor da Samsung é interessante para quem quer lavar ternos e paletós, roupas de lã e tricô ou qualquer outra roupa/tecido que esteja somente com odores. É excelente também para sanitizar e esterilizar bichos de pelúcia, travesseiros, almofadas, uniformes (de pessoas que trabalham em hospital por exemplo), roupas de cama entre muitos outros. A vantagem é que ela pode ser utilizada sem ter que lavar a roupa/peça com água e sabão e você esteriliza somente o que quiser, pois ela é opcional.

A esterilização através do Nano Silver da LG será aplicada em todas as roupas que forem lavadas (com água e sabão) na lavadora e você não tem opção de não utilizar essa esterilização.

arnaldo disse...

Pelo que entendi a nano silver seria utlizada em todas as lavagens? pois nao se escolhe essa opcao! minha duvida e porque sou homem e transpiro bastante principalmente nas axilas, e apos algum tempo mesmo lavando, ao pouco suor ja fica um cheiro forte desagradavel na parte das axilas, li alguns artigos falando que seria as bacterias. esse air wash da samsung acho que nao daria porque maioria das minhas camisas sao poliester e nao aguentaria a temperatura da mesma isso procede? sera se a tecnologia nano silver resolveria meu problema? grato e dependo de sua resposta para estar comprando!

Fernando Ricci disse...

Olá Arnaldo, tudo bem?

Eu não posso te garantir que o nano silver será eficiente para sua necessidade, mesmo porque eu sempre tive dúvidas quanto a eficiência da esterilização através do nano silver. Ela é uma placa colada no cesto e a produção de nanon é elétrica e não por ela encostar na água. Já conversei com diversas pessoas que tem lavadoras/lava e seca LG e nenhuma delas me disse que sentiu efeito algum dessa esterilização.
E tem um problema: para a esterilização ser eficiente não pode usar amaciante nas roupas. O amaciante reduz o efeito do nano silver. Então se quiser que a roupa fique esterilizada terá que usá-las duras e ásperas.

Conselho de amigo: para o seu caso esqueça essa história de esterilização. Utilize vanish líquido nas axilas, utilize um sabão de boa qualidade (Ariel ou Omo e de preferência líquidos), selecione água morna ou quente na lavagem e 3 ou 4 enxagues para não restar resíduos de sabão nas roupas. O efeito será muito mais satisfatório do que qualquer uma das 2 esterilizações.

Arnaldo disse...

Obrigado pela dica, so uma duvida voce falou do vanish liquido tem algum especifico pois olhei no mercado e vi uns 3 modelos diferentes. A dica: coloco o vanish na regiao da axila na camisa, deixo um tempo e coloco na maquina?

Fernando Ricci disse...

Olá Arnaldo!

Use o Vanish Poder O2 Ação Bactericida.
Se comprar o líquido, coloque na região da axila e coloque as camisas dentro da lavadora e prossiga com a lavagem normalmente. Não precisa esperar agir para começar a lavagem.

Se comprar o em pó (mais recomendado), coloque 3/4 da medida no dispenser da lavadora junto com o sabão de sua preferência. Aí programe a lavadora e deixe ela seguir normalmente.

Alexandre de Assis disse...

Meu Deus que dor de cabeça..! Estou ficando louco de tanto pesquisar sobre lava e seca estou em duvida sobre a Sansung WD9102 e a LG WD1409RD. Adorei a função de vapor na WD9102 pois pode colocar direto na opção do vapor, já a LG ultiliza o steam durante a lavagem. Me de uma ajuda, qual vc indica.?

Fernando Ricci disse...

Olá DolceGabbana, tudo bem?

As duas lava e seca que você citou são excelentes, mas a LG Prime WD-1409RD não tem lavagem/função vapor.Somente os modelos Steam (WD-1250ARD e WD1250ERD) da LG tem lavagem a vapor.

A lavagem a vapor da Samsung não retira sujeiras. Ela é para roupas somente com odores ou para esterilização/sanitização de roupas etc...

Aí depende da sua necessidade. O que posso garantir que é a Samsung WD9102 é uma excelente lava e seca.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Arnaldo Mota disse...

Estou em uma duvida enorme e gostaria que pudesse me dar um help... Recentemente comprei uma LG elf 11kg no compra facil com 3 anos com garantia por 3580,00... no entanto passaram-se 3 dias ate agora agora nao foi efetuado a compra no meu cartao ainda encontra-se em analise, diante disso se demoram todo esse tempo para finalizar uma compra com cartao que hoje e online imagina no desenrolar das coisas entrega e etc... acabei de cancelar a mesma... Fiquei muito interessado nessa samsung porem só acho na voltagem 110v e onde resido e 220... teria problema de usa-la como transformador? Li relatos que ela iria gastar mais... com o tempo pode dar problema devido a isso? qual outra lavadora voce me indicaria nessa faixa de preço e 10 a 11 kg, grato!

Arnaldo Mota disse...

Outra duvida boba... Essa que iria comprar seria na cor prata... sei que e bem mais bonita a prata do que a branca, pelo menos no meu gosto! Mas a longo prazo o branco seria melhor em termo de perder o tom ou descascar sendo do que a cor prata?

Arnaldo Mota disse...

Desculpa por tanta pergunta mais vi no proprio site da samsung pessoas falando que essa lavadora seria bivolt ou que teria ela em 220v... o site http://answers.br.samsung.com/answers/7463-pt_br/product/WD9102RNW_XAZ/samsung-wd9102rnw-questions-answers/questions.htm

Realmente isso procede vc conhece pessoas que teria 220v?

Fernando Ricci disse...

Olá Arnaldo, tudo bem?

A LG Elf 11kg é uma das melhores lava e seca que está à venda atualmente.

A Samsung realmente está difícil encontrar vários modelos em 220V, pois como elas são importadas as lojas dependem do que o importador entrega.

Não existe lavadora ou lava e seca bivolt, mas todos os modelos são lançados nas voltagens 110V e 220V.

O modelo WD9102 foi lançado somente na cor branca. As lava e seca da LG e Samsung na cor prata não estão apresentando problemas com manchas ou descascados.

Sobre o uso do transformador, é difícil a lava e seca apresentar problema por causa do uso dele, mas o gasto é maior porque é somado o gasto da lava e seca + o gasto do transformador. E tem que ser um transformador de 2000 Watts.

Eu ainda te indico a Elf 11kg 220V porque ela tem a secagem mais eficiente da categoria. Ela faz a centrifugação final com ar quente.
Só aconselho a comprá-la em outro site, como fast shop, por exemplo.

Arnaldo, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog.

Fabi disse...

Olá, vc poderia informar se ela tem opção de enxaguar, sem lavar?

Márcia Golz disse...

Fernando, eu estou com dúvida a respeito da marca depois e tantos comentários. Qual a assistência técnica menos ruim? Ouvi dizer q em São paulo a Samsung só tem um local que atende problemas com lava e seca... e a LG?
Descartei a Brastemp...

Fernando Ricci disse...

Olá Fabi, tudo bem?

Você pode sim selecionar somente enxague.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Márcia Golz, tudo bem?

Olha, é difícil dizer qual a assistência das duas marcas é menos ruim. Atualmente a Samsung tem 3 postos em São Paulo e a LG tem 10.

Eu particularmente acho o pós-vendas da LG mais ruim.

Fabi disse...

Oi Fernando, obrigada pela resposta. Estou namorando uma lava e seca, achei a esfregada dela interessante. Tenho uma tradicional top, mas acho que estraga muito as roupas, pois fica naquele "estica e puxa", e nem limpa muito bem. Será que o sistema destas front substitui a boa e velha batida no tanque com sabão de pedra? Vc saberia se é eficiente para roupas que pegam muita gordura, como toalhas de banho e pijamas?

Fernando Ricci disse...

Olá Fabi, tudo bem?

O sistema de lavagem por tombamento das lava e seca é excelente e muito eficiente, além de muito econômico e também desgastar bem menos os tecidos.

Ela é ótima para qualquer tipo de roupa ou sujeira. É só escolher o programa correto e usar sabão e amaciante de boa qualidade (de preferência sabão líquido e amaciante concentrado).

Tem algum modelo que vc está namorando??

Um abraço!

Fabi disse...

Olá,
A da Samsung tem a lavada com a fumacinha, que é interessante. No entanto, parece que não tem ciclo para roupas delicadas. A da LG tem um ciclo para roupas com recomendação de lavar à mão, e acho que usaria mais este ciclo do que a fumacinha da samsung. Só que o problema de rolamento deve ser mais grave que o do termostato... Então, apesar de não ter o ciclo para roupas delicadas, estou tendendo para a da Samsung, esta mais básica... Vc saberia se algum dos ciclos dela é mais cuidadoso?
Valeu!

Fernando Ricci disse...

Oi Fabi!

O programa que você pode lavar roupas delicadas na WD9102 é o Lã e ela é uma excelente lava e seca!

Mas para atender sua necessidade precisa ser uma lava e seca 10kg? Os modelos de 8,5kg lavam quase o mesmo volume de roupas que uma lavadora top load de 12kg lava e lavam edredons de casal e os modelos de 8,5kg da Samsung tem ciclos com tombamento mais lentos para roupas delicadas.

Anônimo disse...

Fernando,
O site Web Continental é confiável para fazer compras pela internet?
Você recomenda?
Obrigada,
Lourdes

Fernando Ricci disse...

Olá Lourdes, tudo bem?

Eu não sei te informar sobre a confiabilidade do site Web Continental, pois particularmente nunca fiz compras nele.

Um abraço!

Fabi disse...

Oi Fernando,
Obrigada pela resposta, sabe que eu nem tinha percebido que os programas da de 10kg eram diferentes da de 8,5? Que afobada! Eu tendia para a de 10,5 pq considerei que talvez desse menos problemas de a de 8,5, principalmente se não fosse utilizada a toda a carga. Também me pareceu que tinha menos relatos de defeitos.

Fernando Ricci disse...

Oi Fabi!

Os programas são diferentes sim.

Realmente a 10,5kg (WD9102)tem menos reclamações do que a 8,5kg (WD8854).

Viviane disse...

Olá Fernando, tudo bem!!
A leitura de todos esses comentários foi decisiva na minha mais recente aquisição!!rsrs
Acabamos de instalar a WD9102 e está fazendo a primeira lavagem.
Adorei o seu blog e confiei plenamente nas suas recomendações quanto a WD9102.
Voltarei depois para dizer o que achei!!
Abraços

Fernando Ricci disse...

Oi Viviane, tudo bem?

Que legal que você comprou a WD9102! Ela é excelente!

Fico feliz que meu blog tenha te ajudado na decisão da compra da lavadora.

Ficarei aguardando você voltar pra me contar o que está achando dela.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Eliana disse...

Olá Fernando, Sou uma pessoa muito "chata" quando vou comprar algo, e principalmente se tratando de um produto caro, eu pesquiso muito antes da compra, mas com isso eu acabo ficando as vezes mais confusa ainda, pois são tantas marcas? Estou em dúvida quanto a comprar uma lava e seca sansung(WD9102RNW)10,5Kl ou Lg do mesmo tamanho. Lendo o seu blogo já estou quase me decidindo pela sansung, mas tenho uma pergunta pra te fazer.
A máquina 220w gasta menos energia do que a 110w? Percebi que não se encontra no mercado a sansung 220w.
Você saberia me dizer qual é o gasto dessas máquinas quando lavam e secam?
Obrigada pela atenção e fico no aguardo da resposta.
ELIANA

Eliana disse...

Olá novamente,

Estou com uma outra dúvida.
No modelo da sansung WF5874LJF/XAZ tem a função baby care que tem na WD9102RNW ? Achei interessante essa função, pois tenho um filho com alergias na pele e vi que essa função retira bem o sabão das roupas.
Outra dúvida: somos em 4 na minha família,e estou pensando em comprar a sansung de 10,5 kg,mas percebi que em alguns comentários vc diz que uma de 8,5 dá para uma família de até 5 pessoas. Fico pensando nos edredons que quero lavar. Vc acha que consigo lavar edredons na menor?
Olha, estou adorando seu blog, consegue responder muitas das perguntas que já me fiz rsrsrs....
Obrigada
ELIANA

Fernando Ricci disse...

Olá Eliana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lava e seca.

Os modelos 220V tem secagem mais eficiente e aquece a água da lavagem mais rapidamente devido a tensão e gasta um pouco menos de energia se comparadas com as 110V.

Sobre o quanto é o gasto, fica difícil informar porque cada estado tem um valor diferente por cada kWh e o valor também muda de acordo com a quantidade gasta por mês, etc...

Somente o modelo WD0854 tem o programa Baby Care. Os modelos WD8854 e WD9102 não tem esse programa.

Sobre os edredons, uma lava e seca 8,5kg lava edredons de casal (tamanho normal). Se o edredom for queen ou king tem que ser necessariamente uma 10kg.

O modelo WD9102 está aparecendo muito em oferta (até por 2.299,00 à vista). Neste caso acho que vale a pena investir na maior.

Eliana, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Anônimo disse...

Oi, Fernando! Comprei essa máquina, mas ainda não me adaptei bem com ela. Sinto falta de poder deixar a roupa de molho! E ela usa pouca água, me dá a sensação que não está lavando direito, isso é bobagem? Também queria saber se ela sempre fica com água, mesmo após terminar o ciclo. A gente mexe no tambor e escuta o barulho de água embaixo, é assim mesmo? Obrigada pela atenção, Márcia.

Fernando Ricci disse...

Olá Marcia, tudo bem?

Fique tranquila, é só uma fase de adaptação.

A sensação que ela não está lavando direito por usar pouca água é normal, principalmente porque estamos acostumados com lavadoras que gastam rios de água.

As frontais usam pouca água mesmo mas são mais eficientes na lavagem que as top load e esse é o ponto forte dessas lavadoras. Se você prestar atenção no sistema de lavagem, conforme o tambor gira as roupas passam pela água que está no fundo, giram com o cesto e quando elas chegam a uma certa altura elas caem e nessa hora elas batem no cesto e também se esfregam umas nas outras. É bem semelhante a lavagem de roupas à mão, que a gente mergulha a peça de roupa na água para molhá-la e depois esfregamos com as mãos. Só que a lavadora desgasta bem menos os tecidos.

Você pode deixar as roupas de molho fazendo o processo manualmente. Depois que a lavadora já iniciou a lavagem e dissolveu o sabão, desligue a lavadora e deixe de molho o tempo que achar necessário. Depois é só programá-la novamente para que ela faça o ciclo completo.

Procure usar sabão líquido (Omo, Ariel, Ace, etc...) e amaciantes concentrados que você conseguirá excelentes resultados!

Esse barulho de água dentro da lavadora após o término do ciclo é normal sim, pode ficar tranquila.

Márcia, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog.

Anônimo disse...

estou na duvida entre a wd0854 e a wd9102. Vou lavar pouca roupa, mas vez ou outra pretendo lavar edredons. Qual vc recomenda. A diferenca entre elas e de r$100,00.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Se for edredon de casal tradicional, eu recomendo a WD0854 porque ela é o modelo mais novo e atualizado, tem mais programas de lavagens e funções.

Se for edredon queen size ou king size, então tem que ser obrigatoriamente a WD9102.

Eiana disse...

Olá Fernando,

Obrigada pela ajuda.
Tenho tomada 110w e 220w na minha lavanderia, vou tentar comprar a versão 220w, já que vc falou ser mais eficiente e rápida, mas acredito que vai ser difícil de achar, pois nas lojas aqui em Santo André não estou encontrando.
Acho que vou comprar mesmo a WD9102RNW.
Bem, por enquanto agradeço muito a sua ajuda, pois nem sempre é bom confiar só no que os vendedores falam, afinal como vc mesmo disse, eles receberam treinamento para vender bem rsrss...
Quando eu tiver com minha lavadora aqui em casa volto a te escrever pra contar minha experiência com ela.
Agradeço novamente sua atenção.

Fernando Ricci disse...

Oi Eliana!

Acredito que ficará satisfeita com a WD9102RNW. Ela é uma das melhores lava e seca 10kg. Eu também acredito que será difícil encontrá-la em 220V.

Exatamente, os vendedores são treinados para vender e não para indicar o melhor produto ou o mais eficiente. E não é culpa deles, mas sim dos treinamentos que eles recebem nas lojas.

Fico no aguardo de você voltar pra me contar suas experiências com a lava e seca e qualquer coisa estou à disposição.

Um abraço!

Eliana disse...

Olá fernando.

Quero agradecer novamente suas dicas. Me ajudaram bastante a decidir minha compra. Já estou com minha lavadora em casa. Chegou ontem. Acabei comprando a sansung 8,5kg, WD8854RJF1, pois queria 220W e a de 10,5kg só encontrava 110W, mas não me arrependi, pois a máquina, por enquanto está superando minhas expectativas.
Fiquei impressionada com o silêncio que ela faz quando está batendo a roupa. Agora é uma questão de adaptação, pois como uma leitora disse aqui no blog, é estranho ver que ela não usa muita água para lavar, mas realmente o resultado final é uma roupa muito mais limpa que as lavadoras comuns.
A centrifugação é o máximo. A roupa sai praticamente seca.
Estou em fase de testes. Hoje lavei 3 bichos de pelúcia da minha filha e sem usar a secadora eles já estão secos e limpíssimos.
Até mais...

Fernando Ricci disse...

Olá Eliana, tudo bem?

Que legal que vc comprou a WD8854 e fiquei feliz em saber que está gostando dela!

O sistema de lavagem frontal é o mais eficiente, mais econômico e também o que cuida melhor das roupas, além dessas lavadoras serem realmente muito silenciosas (se comparado com as top load).

Eliana, muito obrigado por ter voltado pra compartilhar suas experiências com a WD8854 e volte sempre que quiser! Continuo à disposição.

Um abraço e Boas Festas!!!

eliana disse...

Olá Fernando,
voltei pra te fazer uma pergunta.Não estou sabendo como posso deixar as roupas de molho.
Tem algum jeito nessa lavadora? Vi alguns videos seus no you tube e num deles você faz um programa deixando as roupas 30 min. de molho, mas acho que a sua lavadora deve ser outro modelo, pois no lugar do botão aonde vc aperta, a minha tem opções de secagem. O modelo da minha é WD8854RJFF.

Eliana disse...

Olá Fernando, olha eu aqui novamente. Depois que te mandei a pergunta anterior, percebi que o modelo que vc mostra é só lavadora, e a minha é lavadora e secadora. Estou certa?
Mas a pergunta continua. Será que eu consigo deixar as roupas de molho na minha?
Ah... tenho uma outra perguntinha.
Tem horas, que quando ela está centrifugando, ela fica trepidando, dá impressão que vai sair pulando rsrsrs... será que é assim mesmo ou eu estou fazendo alguma coisa errada. Percebi que acontece isso quando coloco roupas mais pesadas, tipo toalhas de banho (coloquei 3 toalhas de banho grandes e 1 de rosto).
Mas uma coisa eu sei...já estou me apaixonando pela minha máquina, ela é demais rsrsrs...
Um abraço e Feliz Natal pra você também.

Fernando Ricci disse...

Oi Eliana, tudo bem?

Fiquei muito feliz em saber que está satisfeita com a sua Samsung WD8854RJF.

O modelo que eu mostro nos vídeos é somente lavadora mesmo, é a WF8854LJF e ela tem opção de molho (30 minutos). Mas você pode deixar as roupas de molho na sua lava e seca sim. Depois que ela já iniciou o funcionamento e já dissolveu o sabão, desligue a lava e seca e deixe as roupas de molho o tempo que desejar. Depois basta ligar a lava e seca novamente, escolher o programa que desejar e deixar ela

Sobre a trepidação, é normal sim. Ela tem sensores de vibração e mesmo assim as vezes as roupas ficam um pouco desbalanceadas e o cesto dá umas balançadas qdo ela tá em baixa velocidade parecendo que a lavadora vai sair pulando junto, mas qdo a velocidade aumenta essas balançadas diminuem mas ela fica vibrando um pouquinho.

Você ainda fará várias descobertas nessa lava e seca. Experimente qualquer dia usar o Air Wash. Quando você tiver uma roupa somente com odor (por exemplo, aquela blusinha que vc colocou à noite pra sair e não quer guardar pq já está usada), borrife um pouquinho de água com amaciante e selecione o ciclo Desodorização e em pouco mais de 30 minutos ela estará perfumada e pronta para guardar.

Eliana, obrigado por ter voltado e qualquer coisa estou por aqui.

Abraços.

Eliana disse...

Olá, agradeço sua resposta.
Vou experimentar o Air Wash e depois volto pra te contar, mas com certeza deve ser uma maravilha.
Aos pouquinhos vou pegando o jeito rsrs...

Andrea Fortes disse...

Fernando,

Estou querendo comprar uma maquina que lava e seca e pelo preço até que gostei muito da Lavadora e Secadora de Roupa 10,4Kg com Display Digital / Sistema Air Wash / Branca - Samsung - WD9102RNWXAZ.
Gostaria de saber se nessa faixa de preço mais ou menos teria algo melhor que ela? Recomenda a compra dela?

Muito obrigada,
Andrea

Fernando Ricci disse...

Olá Andrea, tudo bem?

A Samsung WD9102RNW/XAZ na minha opinião é até hoje uma das melhores lava e seca 10kg que já foi lançada. Ela é muito eficiente, é enorme, tem excelente secagem e este modelo apresenta pouquíssimos problemas. Eu recomendo a compra dela sim. Não tem outra 10kg que eu possa te indicar que seja melhor do que ela.

Quaçquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi eu gostaria de saber se nessa maquina tem como regular a QUANTIDADE de agua, tem como?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A WD9102RNW tem nível automático de água. Ela regula a quantidade de acordo com a quantidade de roupas.

Anônimo disse...

Ola Fernando! Td bem?
Comprei a samsung WD9102 e tenho uma duvida ref. instalacao. E possivel por meio de um registro T ligar a saida de agua quente do aquecedor de agua a gas diretamente na lava e seca? Se eu fizer esta ligacao pode danificar a lava e seca?
Grata.
Yasmin.

Fernando Ricci disse...

Olá Yasmin, tudo bem?

Veja se eu entendi: você quer colocar um "T" na saída de água quente do aquecedor à gás e conectar a mangueira HOT da lava e seca neste "T", certo? Se for isso, não tem problema algum.

Caso eu tenha entendido errado, me desculpe e me explique novamente, por gentileza.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Anônimo disse...

Isso msm Fernando!
Fiquei com duvida pq no manual da lava e seca aconselha a nao fazer esta conexao. Mas confio na sua orientacao e vou seguir em frente.
Mto obrigada pela ajuda!
Abs.

Jacqueline Souza disse...

Olá! minha dúvida é se esse modelo possui sensor de carga. Qual modelo de máquina a partir de 10 kg vc indicaria?
Obrigada

Fernando Ricci disse...

Oi Yasmin!

Se puder, volte posteriormente para dar sua opinião sobre a lavadora.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Jacqueline, tudo bem?

A Samsung 10,5kg (WD9102) possui sim sensor de carga e nível automático de água.

Sobre a indicação da máquina, se for lava e seca eu indico este modelo mesmo e a LG Elf 11kg (WD-12596RW).

Se for outro tipo (somente lavadora, top load, etc...) me avise que faço as indicações.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando, o que diria sobre a lava e seca da Electrolux LSE09? Recomendaria a compra? É possível lavar edredões com ela do tamanho Queen? Desde já agradeço. Marcela

Anônimo disse...

Oi Fernando, primeiramente parabéns pelo seu blog, li bastante e graças a ele já esclareci muiiiitas dúvidas e já descartei alguns modelos.
Pretendo comprar um modelo lava e seca front load, estou na duvida entre os modelos da Sansung e LG. Estava quase decidida pela Eco Bubble 8,5 kg - WD0854W8N, quando um amigo me disse que fez a mesma pesquisa e que era bobagem comprar Sansung pq a qualidade nao é tão boa, e me sugeriu a também lava e seca LG Prime 10Kg - WD-1410RD5(A). Como pretendo lavar edredon de casal tamanho normal e também Queen estou em dúvida em qual modelo pegar, não somente para essa necessidade, mas tb pelas diferentes funções que as duas maquinas apresentam. Escolhi esses 2 modelos para me decidir pois disponho apenas de 61 cm de largura para encaixar a maquina na minha área de serviço, e as de capacidade maior que essas duas apresentam largura maior que 61 cm. Qual seria o melhor modelo Sansung para minha necessidade, e esse modelo é melhor que o LG Prime? Agora estou em dúvida em qual comprar e queria saber a sua opinião.
Obrigada, Isabella

Anônimo disse...

Oi eu comprei uma wd9102 estou amando! Estou com uma duvida, e normal a roupa sair com cheiro de queimado qdo manda secar??

Fernando Ricci disse...

Olá Marcela, tudo bem?

A Electrolux LSE09 é uma excelente lava e seca, porém ela não lava/seca edredons queen. Para eles tem que ser obrigatoriamente uma lava e seca de 10kg ou maior.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Isabella, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lava e seca!

Tanto a Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ) como a LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD) são excelentes lava e seca e eu sempre as recomendo aqui no blog. Porém como você tem intenção de lavar edredons queen, tem que ser obrigatóriamente uma com capacidade de 10kg ou maior.

A lava e seca da Samsung que lava edredons queen é a 10,5kg (WD9102RNW), porém ela tem 65cm de largura.

Isabella, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

As roupas estão ficando com cheiro de queimado em todas as secagens?

Quantas vezes você já secou roupas no equipamento?

Qual opção de secagem você está selecionado.

Quando a lava e seca é nova é normal as roupas ficarem com cheiro de borracha/queimado nas primeiras vezes que se usa o equipamento para secar. Esse cheiro vai diminuindo aos poucos a cada secagem.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando, Obrigada pela resposta. Outra duvida... Vi no site da Samsung que alguns modelos dispoem de uma base (pedestal), na qual a lavadora é apoiada, ficando mais alta e tb serve como uma gaveta... Vc saba como posso adiquiri-la e se é oferecida gratuitamente pela Samsung?
A Eco Bubble 8,5 km existe na cor branca tb, ainda eStá em linha? Em todas as lojas q liguei nao possuem, inclusive a base tb nao sabem me informar... Sabe em qual loja posso encontra-la?? A base existe nas cor branca e na prata tb???
Queia comprar a Eco Bubble 8,5 km, tanto faz a cor, desde que eu consiga a base, na mesma cor tb. Onde comprar em Sao Paulo capital, ou pela internet???
Obrigada mais uma vez!
Um abraça, Isabella.

Debora disse...

Ola Fernando, estou adorando o seu blog e acompanhando desde o momento que decidi pela compra mas não pelo modelo, em fim, fui bastante sugestionada a compra pela Samsung WD 9102. Realizei a compra hoje e aguardo a entrega. Li uma pergunta da Yasmin que me deixou com uma duvida: para utilizar a lavagem a vapor ou agua quente, obrigatoriamente precisarei ter um ponto com agua quente na lavanderia ou esta funçao faz parte da maquina?
Desde ja agradeço.

Debora

Fernando Ricci disse...

Olá Isabella, tudo bem?

O suporte para colocar a lava e seca da Samsung não é oferecido gratuitamente pelo fabricante. Alguns leitores do blog contaram que adquiriram a lava e seca Samsung 8,5kg (WD8854) em lojas Fast Shop aqui de SP Capital e ganharam esse suporte. Lembro que uma das leitoras comentou que comprou na Fast Shop do shopping Ibirapuera. Acredito que seja uma parceria entre a Samsung e a Fast Shop. Não sei te informar se o suporte é fornecido somente na cor branca ou se tem também na cor prata.

Atualmente a Eco Bubble está sendo comercializada somente na cor prata.

Isabella, qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Debora, tudo bem?

Fico feliz que esteja acompanhando e gostado do blog e que ele tenha te ajudado na escolha da lava e seca!

Acredito que ficará satisfeita com a Samsung WD9102 porque ela é uma das melhores lava e seca 10kg do mercado.

Ela vem com duas mangueiras de entrada de água (uma para água quente e outra para água fria), porém se você não tem aquecimento central na residência deve conectar as duas mangueiras em torneiras com água fria. Neste caso, sempre que for selecionado alguma temperatura de lavagem diferente de fria, a lavadora aquecerá a água automaticamente.

Obs.: É obrigatória a instalação das duas mangueiras.

Por gentileza, volte para contar sua opinião sobre a lava e seca.

Debora, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Obrigada novamente Fernando! Assim q optar pela compra te escrevo pra falar minha opiniao sobre a lava e seca! :)
Um abraço,
Isabella

Anônimo disse...

Ja sequei mais roupas e parece q o cheiro diminuiu! Estou amando a lavadora!

Anônimo disse...

Tem como lavar travesseiro do tipo pena de ganso na lavadora wd9102??? E aquele travesseiro da marca Nasa?

Anônimo disse...

Outra duvida, a agua quente e usada so no enxague ou qdo ta lavando tbm?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz em saber que você está amando sua Samsung WD9102!!!!

Que bom que o cheiro de queimado das roupas está diminuindo! Então as suas roupas estavam ficando com o cheiro de queimado que as lava e seca liberam normalmente nas primeiras secagens mesmo.

Os travesseiros de pena/pluma de ganso ou viscoelástico/nasa não podem ser lavados em lavadoras domésticas, nem na lavagem a vapor da Samsung.

A Samsung WD9102 usa água quente somente na lavagem. Os enxagues são frios.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Titi disse...

Oi por favor eu acabei de adquirir a WD9102RNW e já li e reli o manual mas não consigo usar a função Lavagem intensiva como faço? tem um ciclo especifico pra usar?
Obrigada Cintia

Artur de Freitas disse...

Oi Fernando, primeiro de tudo parabéns pelo seu blog, sobre um assunto que parece tão simples e até banal, mas que importa muito.
Bem eu estou muito tentado à comprar uma Samsung WD9102RNW , na hora de abrir o compartimento quando esquece uma peça, ela joga toda a água fora ou ela coloca num compartimento?
Qto à máquina da LG Elf de 11kgs ela tem entrada pra água quente e fria? Desperdiça mais água qdo se abre a porta no meio do processo?

Entre as duas qual a que você escolheria?

Fernando Ricci disse...

Olá Cintia, tudo bem?

A opção Lavagem Intensiva pode ser selecionada na Samsung WD9102RNW nos programas Algodão, Cobertores, Esterilização e Toalhas desde que a temperatura selecionada seja 40ºC ou superior.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Titi disse...

Muitissimo obrigada Fernando!! Vc é nota 1000... um manual virtual excelente rsrs

Fernando Ricci disse...

Olá Artur, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A Samsung WD9102RNW tem uma tecla no painel escrito "Parar & Adicionar". Somente é possível adicionar mais roupas enquanto a luz dessa tecla estiver acesa. Então caso precise adicionar mais roupas, aperte a tecla "Parar & Adicionar" e espere cerca de 30 segundos. A lavadora se comportará da seguinte forma: A luz da tecla ficará piscando e a lavadora drenará um pouco de água até que a água abaixe e atinja o nível de segurança. Feito isso a luz da tecla se apaga e a lavadora destrava a porta e permite que você abra e coloque as roupas. Aí basta fechar a lavadora e apertar Início/Pausa para a lavadora continuar o ciclo.
Se quando você apertar a tecla "Parar & Adicionar" a luz da tecla apagar imediatamente, então a lavadora não drenará água. Basta abrir a porta e adicionar as roupas. Mas isso é raro acontecer.
Ela não tem compartimento para armazenar a água. Ela joga a água fora mesmo, com sabão e tudo.

A LG não tem a tecla Parar & Adicionar. Para adicionar roupas pressione Início/Pausa, abra a porta da lavadora e adicione as roupas. Porém se a água estiver chegando quase na altura da porta ou chegando na porta, ela não permite abertura da porta de forma alguma. Ela não tem o sistema de drenagem para depois permitir a abertura da porta.

Entre os dois modelos, eu particularmente fico com a Samsung WD9102RNW, pelos diferenciais da lavagem a vapor e por ela usar maior nível de água nos enxagues.

Artur, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Valeu Tati! :-)

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e ótimo fim de semana!

Camilla Peres disse...

Olá Fernando,

Vi seu blog, muito bom, informativo e com informações de boa qualidade, parabéns!

Gostaria que me ajudasse na minha escolha. Estou querendo comprar uma lava e seca da Samsung, a minha escolha seria a WD9102, pela sua capacidade maior(principalmente para secagem), visto que meus lençóis são King, e toalhas grandes, porém fico um pouco insegura, pois vejo que ela é antiga e parece que me breve sairá de linha.

Sabe se isso é verdade? Seria um problema? Seria melhor a Eco Bubble de 8,5KG? Ela daria conta de toalhas de banho e lençóis King?

Outra dúvida que tenho da WD9102 é com relação ao tempo de lavagem para pouca roupa, parece que é muito demorada, é isso mesmo?

O que vc aconselharia?

Muito obrigada,
Camilla

Flavio P disse...

Fernando, muito prazer. Seu blog realmente é muito instrutivo ! Depois das suas opiniões, decidi comprar uma samsung ao invés da LG 11kg que estava prestes a comprar, mas não consigo encontrar uma samsung lava e seca de 12 kg , só encontro de 10,4 kg . Ela parou de ser fabricada, ou me passaram a informação errada ? Muito obrigado e um grande abraço !

Fernando Ricci disse...

Olá Camila, tudo bem?

Te respondi por e-mail.

Qualquer dúvida continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Flavio, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A Samsung não tem nenhum modelo de lava e seca 12kg. Tem modelos 8,5kg, 10,5kg e 14kg.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando tudo bem? adoro seu blog, parabéns.
Gostaria de saber mais sobre a electrolux lava e seca lst12, se vale a pena ou se uma frontal, apesar que dizem as frontais demoram muito na lavagem é verdade, por favor me ajude, obrigada
Jaqueline

Fernando Ricci disse...

Olá Jaqueline, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As frontais demoram um pouco mais na lavagem se comparadas com as top load por conta dos enxagues. Como elas usam pouca água elas fazem três ou mais enxagues (dependendo do programa de lavagem selecionado) e após cada enxague elas fazem uma centrifugação curta para ajudar a eliminar os resíduos de sabão das roupas e por conta desse processo elas demoram um pouco mais.

A Electrolux LST12 é uma excelente lava e seca, porém se for para optar entre ela ou uma frontal, eu particularmente prefiro a frontal pela economia de água e insumos, por ter opção de lavar com água morna ou quente e poder secar também edredons.

Jaqueline, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Samanta Canto disse...

Olá Fernando , parabéns pelo site, é muito bom, tem ajudado bastante na escolha. Gostaria de saber se a WDR1092 está saindo de linha, pois fui a algumas lojas em que ela nem é vendida, em outras (como o Ponto Frio)não tem em estoque, só contam com a peça do mostruário? Outra coisa que gostaria de saber, é qual a lava e seca de 8,5Kg mais confiável hoje em dia?

Anônimo disse...

Fernando, acrescendo meu comentário à unanimidade do que li: seu blog é fantástico, aprendi muito mais do que poderia sonhar que tinha que conhecer ...
Estou em dúvida entre a LG Prime WD140 de 10 KG e a Samsung WD9102 10,5 kg (aceito sugestões).
A maior dúvida que tenho se refere às duas: Qual a carga mínima indicada para lavar e secar. Pois, a minha lavagem é muito irregular (principalmente em razão do uniforme de minha filha) às vezes acumula bastante roupa, outras é uma quantidade bem menor.

Obrigada

Liane

Fernando Ricci disse...

Olá Samanta Canto, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lava e seca.

Eu ainda não tenho nenhuma informação de que o modelo WD9102RNW da Samsung esteja saindo de linha. Fiz uma pesquisa agora e ela está à venda nos sites Extra e Ponto Frio e também a vi disponível esse fim de semana em duas lojas físicas aqui em SP (Fast Shop e Casas Bahia) e um amigo a comprou esse fds numa loja Ponto Frio e prometeram entrega em 20 dias.

Atualmente a lava e seca 8,5kg que eu tenho preferência é a Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ). Esse modelo é muito eficiente e vem apresentando poucos problemas.

Samanta espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Camilla Peres disse...

Oi Fernando,
Comprei a WD9102 esta semana na Fast Shop, loja física, e entregaram no dia seguinte, muito bom.
Mas tive umas dúvidas .
1-Se eu fizer uma programação, iniciar a lavagem e resolver cancelar, para mudar a programação, é possível?Como faço isso?
2-Você teria a informação do tempo de lavagem de cada ciclo(progamação)que vem na máquina?

3-Há alguma restirção em fazer duas lavagens/secagem seguidas?(ex: após lavar as roupas claras, lavar as escuras)

4- Qual o melhor sabão para estas máquinas?O vanish eu colocaria em qual compartimento?

obrigada!
Camilla

Fernando Ricci disse...

Olá Camila, tudo bem?

Eu gosto bastante da Fast Shop. Eles costumam ser muito rápidos e pontuais, além de muito atenciosos.

Vamos lá para as suas dúvidas:

1 - Se a lavadora estiver em funcionamento e você decidir mudar o programa de lavagem, basta desligar a lava e seca, esperar uns 10 segundos, ligar novamente e fazer a seleção do novo programa de lavagem. Neste caso a lavadora pode tanto seguir o novo programa com a água que estava lavando no programa anterior como soltar toda a água e encher novamente. Vai depender de qual era o programa anterior e qual é o novo programa selecionado.

Você pode alterar a quantidade de enxagues e a velocidade de centrifugação de um programa que já esteja em execução desde que a lavadora ainda esteja na etapa lavagem. Para isso basta apertar Início/Pausa, alterar as opções desejadas e apertar novamente Início/Pausa para que a lavadora prossiga com o programa.

2 - O tempo estimado de duração de cada programa é apresentado no visor.

3 - É recomendado dar um intervalo de 30 minutos entre cada utilização, seja para lavar, lavar e secar ou somente secar. Esse tempo serve para resfriar o motor e a placa eletrônica, aumentando a vida útil dos mesmos.

4 - Os melhores sabões para lavadoras frontais são os líquidos (Omo, Ariel, Ace, Ypê, etc...), sempre tomando cuidado com a quantidade utilizada porque se formar espuma em excesso a lavagem não será eficiente e a lavadora terá dificuldade para retirar o sabão das roupas. O ideal é nem formar espuma.

O vanish você pode colocar no compartimento Sabão II para que ele seja despejado na lavadora antes do início da lavagem.

Camila, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Camilla Peres disse...

Obrigada Fernado,
Suas dicas sempre muito úteis.
AAbraço!

Fernando Ricci disse...

Por nada, Camila! :-)

Qualquer dúvida continuo à disposição.

Abraços!

Me disse...

Fernando,

Tudo bem? Paabéns pelo blog, ele é muito informativo! Depois de ler bastante, resolvi comprar a Samsung de 8kg na Fastshop para a minha mãe, mas eu preciso desesperadamente contratar alguém para instalar (algo sobre a torneira e etc). Meus pais moram no Grande ABC e tem apenas UMA autorizada na região e algumas em São Paulo...V. conhece/recomenda o servico de instalacao da Fast Shop? Ou V. acha melhor ligar na autorizada mesmo?

Obrigada!

Natasha Brasil disse...

Olá Fernando!

Gostaria de agradecer pela ajuda, comprei a wd 0854 200v no fast Shop.

Ela é excelente e estamos adorando!
Muito obrigada pelas dicas, o blog me ajudou BASTANTE nesta escolha e estou muito feliz.
Recomendo para todo mundo.

Minha mãe gostou tanto que quer comprar uma também, mas ele quer uma de 10kg, então recomendei a wd9102, a samsung possui algum modelo melhor de 10 kg?!

Fiquei so com uma dúvida na WD0854, a função de pré lavagem eu tenho que usar algum sabão de pre lavagem em pó?! Só achei sabão de pre lavagem líquido e fiquei na dúvida se poderia usar porque o manual fala em sabão em pó. Será que posso usar a pre lavagem com sabão em pó omo mesmo!?

Vc conhece algum sabão de pre lavagem?!

MUITO OBRIGADA E um forte abraço
Márcia

Denise disse...

Oi Fernando
estou pesquisando uma lava e seca e seu blog me ajudou bastante.Estou em dúvida se compro o modelo da Sansung 1902 ou LG Prime WD1485.
Pelos seus comentários ,percebi que sua preferência seria pela Sansung,mas vc aha que este modelo vai sair de linha logo? E se sair teria algum problema quanto a manutenção da máquina?
Obrigada.
Denise

Fernando Ricci disse...

Olá Márcia, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lava e seca e que esteja satisfeita com a Eco Bubble. Eu também adoro essa lava e seca!

A Samsung não tem nenhum modelo 10,4kg com Eco Bubble. Mas a WD9102RNW é excelente! Pode comprá-la sem medo.

Sobre a função pré-lavagem, você pode usar qualquer sabão nessa função. O que eu recomendo é sempre que for usar a pré-lavagem, usar sabão em pó tanto no compartimento Sabão I (pré-lavagem) como no Sabão II (lavagem principal) porque o dispenser dela não é preparado para sabão líquido então quando colocamos esse tipo de sabão ele escorre imediatamente para dentro da lavadora. Quando vamos fazer somente a lavagem principal isso não é problema, porém quando selecionamos pré-lavagem se colocarmos sabão líquido nos dois compartimentos o sabão dos dois compartimentos escorrem de uma só vez para dentro da lava e seca e na pré-lavagem ela fica com sabão em excesso e na lavagem principal ela fica sem sabão pq ele escorreu antes.

Márcia, muito obrigado por ter compartilhado sua opinião sobre a Eco Bubble aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser. Estou à disposição.

Abraços!

Michelly Guerra disse...

Ola Fernando, tudo bem?
Adorei seu blog como todos aqui...Parabens
Estou com uma duvida sobre a lavagem a seco, como ela funciona? No meu apartamento não tenho agua quente encanada, entao terei que usar somente com agua fria, isso interfere alguma coisa neste tipo de lavagem? ou em qualquer outro tipo de lavagem ou secagem?
Obrigada

Fernando Ricci disse...

Olá Michelly Guerra, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sobre a lavagem a seco (Air Wash), ela é feita com ar quente e não retira sujeiras ou manchas das roupas. Ela apenas elimina odores sem utilizar água ou esteriliza as roupas (programa Antialergênico - Samsung WD9102). Porém não é qualquer tipo de roupa que pode ser esterilizada porque neste programa a temperatura interna da lavadora fica acima de 90ºC.

Como no seu apartamento não tem aquecimento central de água, basta conectar as duas mangueiras de entrada de água da lavadora em pontos que tenham água fria e sempre que você selecionar uma temperatura diferente de fria na lavagem a lava e seca aquecerá a água automaticamente até a temperatura selecionada.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Márcia disse...

Oi Fernando, tudo bem?
Em outro tópico do seu blog vc já me ajudou na escolha da máquina, e optei pela samsung WD9102RNW. Mas volto aqui prá te encher mais um pouquinho, rs, já que vc é tão prestativo e atencioso.
Tenho 2 dúvidas:
O sistema de esterilização desse modelo samsung é somente a lavagem a seco? Não tem o sistema silver wash? É q pesquisei bastante sobre isso e só me confundi pois cada site q entrava constava uma informação diferente.
Outra dúvida é q na minha cidade a voltagem é 220 e só encontro esse modelo na voltagem 110. Vc conhece alguma loja onde tenha esse modelo 220 v?
Mais uma vez obrigada pela atenção.
Abs.

Fernando Ricci disse...

Olá Márcia, tudo bem?

Fico feliz que eu e o blog te ajudamos na escolha da lava e seca.

A lava e seca Samsung WD9102RNW tem sistema de esterilização através de água quente a 70ºC (programa Esterilização) e através de ar quente (programa Antialergênico). Atualmente o único modelo que conta com a esterilização através de Silver Wash é a lavadora Samsung Purple 13kg (WF448AAP).

Está bem difícil encontrar o modelo WD9102RNW em 220V. Atualmente não sei de nenhuma loja que tenha ela nessa voltagem. Assim que souber publico aqui no blog.

Abraços.

Márcia disse...

Mais uma vez obrigada! Seu blog é muito mais eficiente e esclarecedor do q o SAC da Samsung e LG.
Vou comprar na voltagem 110 pois eesa máquina é a q melhor atenderá minhas necessidades e tenho uma tomada 110v em casa.
Depois volto prá te contar o q achei da compra.

Abs.

Márcia disse...

Oi Fernando, td bem?
Tinha optado pela compra da samsung minerva, porém não há assistência técnica da marca na minha cidade.
Então, gostaria de mais uma informação sua, se não for abusar da sua boa vontade.
A LG Elf 11 kg possui nano silver? Pergunto isso pois vi diferentes informações nos sites de lojas q vendem o produto.
No site da LG consta, nas especificações desse modelo, q possui sistema de esterilização, mas não especifica qual (http://www.lge.com/br/eletrodomestico/lavadora-de-roupas/LG-lava-e-seca-WD-12596RW.jsp), sendo q em outros modelos consta expressamente q possui o sistema de esterilização nano silver (http://www.lge.com/br/eletrodomestico/lavadora-de-roupas/LG-lava-e-seca-WD-1250ERDA.jsp).

Liguei 2 vezes no SAC da LG, sendo q na 1a. vez a atendente me disse q o modelo elf era o único modelo da LG q tinha nano silver (isso já demonstrou q ela não sabia nada), e na 2a. vez me disseram q não tinha.

Já vi no seu blog q todos os modelos LG teriam nano silver, porém no site da LG consta q alguns modelos não tem sistema de esterilização.

Desculpe por escrever tanto, mas espero ter conseguido passar a minha dúvida.

Mais uma vez, obrigada.

Abraços.

Ewelyn disse...

Oi Fernando, parabéns pelo blog!
Estou com uma dúvida, vc saberia me dizer quanto tempo demora o ciclo completo de lavagem e secagem da WD9102 com carga de 10k?
Abraços

Fernando Ricci disse...

Olá Márcia, tudo bem?

Me desculpe pela demora em responder.

Atualmente a maioria dos modelos da LG não tem mais a esterilização através de nano silver. A Elf 11kg quando foi lançada tinha esse tipo de esterilização, mas já faz um tempo que tiraram o nano silver deste modelo.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Vanessa Oliveira disse...

Comprei a lava & seca ( Lavadora e Secadora de Roupa 10,4Kg com Display Digital / Sistema Air Wash / Branca - Samsung - WD9102RNWXAZ ) o vendedor me ofereceu o serviço de instalação por R$ 250,00 e eu achei caro, é muito trabalhosa a instalação dessa máquina?

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?

A instalação da lava e seca não é complicada.

No topo do blog do lado direito tem um tópico "Instalando uma lavadora frontal ou lava e seca". Dê uma lida neste artigo que ele te ajudará.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ewelyn, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As lava e seca tem capacidades diferentes para lavagem e secagem.

A lava e seca Samsung 10,5kg (WD9102) tem capacidade para lavar 10,5kg e para secar 6kg de roupas. Se você colocar 6kg de roupas e programá-la para lavar e secar ela demorará em média 4 horas e meia (dependendo do tipo de tecido ela pode demorar mais ou menos).

Eu recomendo programá-la primeiro para somente lavar as roupas e depois que ela terminar a lavagem programá-la então para secar. Programando-a desta forma a secagem é um pouco mais rápida.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Vanessa Oliveira disse...

Não fiz a garantia estendida, fica uns 400 pila, acha que mesmo assim vale a pena? Parabéns pelo Blog! :)

Vanessa Oliveira disse...

Detalhe, sou recém casadas, não tenho filhos ( serão roupas de 2 pessoas apenas ) e somente eu e meu esposo iremos manusear a máquina!

Anônimo disse...

Olá Fernando,
Com ajuda do seu blog comprei a WD9102 e estou A-MAN-DO!!!
Gente que maravilha de máquina!! e como vc sugeriu p/ Ewelyn, realmente é bem vantajoso(se puder) programar p lavar e só depois secar( coloquei toalhas de rosto e
banho no lava/seca e ela mostrou 5:00hs e separadamente 1:30h p lavar + 1:30 p secar. Ainda não testei o Air Wash, mas só por enquanto rsrs.
Bem é isso... estou muito feliz com a aquisição e fico grata pela ajuda e dicas que vc oferece aqui no blog.
Abçs
Patricia.

André disse...

Olá Fernando, mandei por e-mail, mas vai por aqui tb a minha dúvida. Cara, desculpe incomodar, estou a procura de uma Lava e Seca que vá me dar pouca dor de cabeça, digo pouca, pois depois de uma semana pesquisando percebi que no geral a um descontentamento dos consumidores com os produtos disponíveis no mercado. Cheguei a conclusão de comprar uma Samsung que você falou super bem a Samsung 10,5Kg WD9102, porém fico com receio por causa da reposição de peças caso for necessário. Sabe como a Samsung está neste quesito? As assistências técnicas estão dando conta? O que acha das Lava e Seca Brastemp? Outro ponto seria sobre a instalação, por não ter aquecimento central no apartamento, vou ter que instalar as duas entradas de água, é possível utilizar aquelas torneiras com duas saídas?

Abraço meu caro,
Fico no aguardo!

André Reis

Anônimo disse...

Caro Fernando,

Muuito obrigada por suas dicas, seu blog é um serviço de utilidade pública, já até compartilhei com meus amigos do facebook! Graças a ele decidi comprar esta maquina wd9102 e me parece uma ótima compra. Só que por curiosidade começei a ver as etiquetas das minhas roupas do dia a dia e quase nada pode secar! Nem lavar a seco. Nem a inha calça jeans, Nem as roupas de ginástica, roupa de poliamida, linho... você sabe se seria um tipo de resguardo extra do fabricante têxtil ou é assim mesmo e quase nada poderei de fato secar na secadora? Só algodão?

Mais uma vez muuito obrigada pelo ótimo trabalho!

Um grande abraço,

Milena

Alexandre disse...

Oi fernado, boa tarde

Decidi comprar essa máquina depois de ter lido seu blog!! A princípio estou muito satisfeito com ela, mas tenho uma dúvida que pra mim o manual de instruções não deixou muito claro:
Essa máquina vem com a opção de instalar aguá quente e fria. Acontece que não tenho água quente na minha casa, eu tenho necessariamente que instalar o conector Y, ou a máquina "entende" que não tenho água quente e usa a água fria disponível?

Desde já agradeço sua atenção

Fernando Ricci disse...

Olá Alexandre, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lava e seca e mais feliz ainda em saber que está satisfeito com o equipamento!

Sobre a instalação das mangueiras de entrada de água, como você não tem aquecimento central na residência, é necessário conectar as duas mangueiras em ponto com água fria. Para isso você pode trocar a torneira simples por uma dupla ou ainda comprar um "T" e 2 niples e conectar as duas mangueiras no "T".

Quando só temos água fria na residência, sempre que for selecionado uma temperatura de lavagem diferente de Fria, a os sensores detectarão que a água que entrou na lava e seca está fria e ela aquecerá a água automaticamente durante a lavagem até a temperatura selecionada.

Alexandre, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Vanessa, tudo bem?

Realmente a garantia estendida dela está cara heim!

A WD9102RNW é um dos modelos que apresentam menos problemas. Se vc cuidar dela direitinho a chance dela apresentar problemas é ainda menor.

Principais dicas:
- Dê preferência para sabão líquido e amaciante concentrado;
- Não utilize a sua lava e seca em dias de tempestade com raios;
- Sempre que não estiver usando sua lava e seca retire o plug da tomada;
- Sempre que for lavar, lavar e secar ou secar mais de uma carga de roupas seguidas, dê uma pausa de 30 minutos entre os ciclos para a lava e seca descansar e esfriar;
- Não ligue a lava e seca em extensões ou benjamin.

Vanessa, espero tê-la ajudado e fico no aguardo de você voltar para contar suas experiências com a nova lava e seca.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Patricia, tudo bem?

Fiquei super feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lava e seca e que está satisfeita com a WD9102. Na minha opinião ela atualmente é uma das melhores (se não a melhor) lava e seca do mercado.

Quando for usar o Air Wash, experimente borrifar um pouco de água com amaciante nas peças de roupas antes de colocar na lava e seca. Elas ficarão suavemente perfumadas!

Realmente programar ela para somente lavar e então depois programar para secar diminui um tempão e ela seca direitinho.

Patricia, muito obrigado por ter compartilhado sua opinião e experiências com sua nova lava e seca aqui no blog e fico no aguardo de você voltar pra nos contar mais experiências com a lava e seca e também experiências com o Air Wash.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi, Fernando, postei no local errado, como se estivesse respondendo o André, me desculpe. Gostaria de agradecer muito pelo serviço prestado aqui, como disse já indiquei para meus amigos no facebook... Estou praticamente decidida a comprar esta máquina, porém um tanto intrigada com a quantidade de roupas que não podem ser secadas em secadora. É isso mesmo ou isso valeria só para as secadoras de lavanderia (será que as domesticas "protegem" um pouco mais ao secar? Pois olhando as etiquetas aqui em casa acho que só poderia secar roupa de cama e toalhas de banho... Nem meu jeans pode secar na máquina! Estou perguntando a você pois na internet só vi discussões sobre roupas encolherem , mas não sobre proibições. Que tipo de roupas você seca na máquina?

Grata, Milena.

Fernando Ricci disse...

Olá André, tudo bem?

Não é incomodo algum! Vamos lá.

Realmente o modelo WD9102 da Samsung é um dos modelos que apresentam menos problemas, além de ser muito eficiente.

A lava e seca Brastemp Ative! 7kg eu não recomendo porque ela é super problemática. Se você navegar alguns minutos no site www.reclameaqui.com.br e procurar vídeos dela no youtube entenderá porque eu não a recomendo.

Sobre a assistência técnica, atualmente a maioria está deixando a desejar e como as lava e seca são importadas sempre que se precisa de alguma peça ela demora em média 30 dias para chegar na autorizada. O que eu sempre recomendo é as pessoas adquirirem uma marca que tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora ou o mais próximo possivel, porque caso necessite da assistência técnica e ela seja distante aí é um parto.

Sobre a instalação da lava e seca, pode sim usar uma torneira dupla e conectar as duas mangueiras nessa torneira com água fria. NEste caso sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de Fria a lava e seca aquecerá a água automaticamente durante a lavagem até atingir a temperatura selecionada.

André, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se para instalaçao da lava e seca e necessario ter espaço sobrando nas laterais pois meu espaço e pouco e estou muito intereçada no modelo wd9102. Parabens pelo blog.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Para instalar a Samsung WD9102 em armário ou embutida é necessário deixar as seguintes distâncias mínimas:

- Laterais: 2,5 cm
- Superior: 2,5 cm
- Traseira: 5,1 cm
- Frontal: 46,5 cm

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Milena, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que esteja o indicando para seus amigos no Facebook!

As roupas que tiverem na etiqueta o símbolo indicando que elas não devem ser secas em secadoras de tambor não poderão ser secas em secadoras domésticas ou lava e seca.

As roupas que tiverem esse tipo de restrição na etiqueta e forem secas em secadoras ou lava e seca correm o risco de encolher ou deformar.

Eu seco roupas 100% algodão em geral no programa Padrão de secagem e roupas de tecidos mistos e fibras sintéticas eu seco no programa Leve ou Baixa Temperatura. Muitas vezes seco também no programa Leve ou Baixa temperatura as roupas que na etiqueta indica que não podem ser secas em secadoras, mas aí coloco a minha conta em risco. Não posso te garantir que caso você faça isso nenhuma roupa deformará.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Solange disse...

Olá Fernando... comecei a ler os comentários sobre a Electrolux LST12 e sobre a Samsung WD9102 RNW e fiquei na dúvida ainda... pois o espaço que disponho na minha lavanderia não sei se consigo abrir a tampa da Samsung... eu gostaria de lavar cobertor de casal e colcha de casal queen, mas pelo que li... na Electrolux lava, mas não seca né? pois não costumo lavar sempre... qual seria a melhor opção de compra?

Anônimo disse...

Olá Fernando...
Voltei p/ compartilhar minha experiência com a função Air Wash da WD9102.Coloquei uma rede de varanda que estava com cheiro de mofo(do tipo que coça o nariz) por estar guardada e sem uso a um tempão... pois bem, 40 minutos depois retirei da máquina a rede im-pe-cá-vel!! melhor do que eu esperava,sem o cheiro de mofo(borrifei agua com amaciante como você sugeriu e ficou show),e como estivesse sido passada. A máquina me surpreende positivamente a cada dia.

Abçs
Patricia.

Fernando Ricci disse...

Olá Solange, tudo bem?

Isso, a Electrolux lava edredons/cobertores de casal, mas não seca.

Os dois modelos são excelentes, porém entre eles a melhor opção é a Samsung WD9102RNW.

A Samsung WD9102 aberta tem profundidade de 128cm (já considerando a profundidade da lava e seca + profundidade da tampa).

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Patricia, tudo bem?

Fiquei super feliz ao ler seu post dizendo que a lava e seca te surpreende positivamente a cada dia!!!

A função Air Wash da Samsung é espetacular mesmo! Peças com cheiro de mofo, cigarro, perfume, etc... ficam prontas para serem usadas novamente sem a necessidade de serem lavadas com água e sabão.

Patricia, muito obrigado mesmo pelo retorno e fique à vontade para voltar sempre que quiser. Eu continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Fernando, bom dia!!!
Após descobrir seu site e receber suas recomendações, decidi e comprei a lavadora WD9102 e realmente a máquina é muito boa e incrivelmente silenciosa... Porém só estou com dúvida em uma coisa: O dispenser do amaciante tem uma indicação de limite de produto e quando vou lavar toalhas de banho, temos percebido que após seca-las naturalmente, elas têm ficado muito ressecadas.... vc já ouviu alguma coisa a respeito????

Fernando Ricci disse...

Olá Wellington, tudo bem?

Conversei com você pelo MSN. Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

OLA FERNANDO, PARABENS PELO SEU BLOG TEM AJUDADO MUITAS PESSOAS, ADQUIRI UMA LAVA E SECA DA SAMSUNG 10,5KG E MINHA ESPOSA ESTA TENDO DIFICULDADES EM USALA MESMO DEPOIS DE TER LIDO O MANUAL, ESSES DIAS COLOCOU 3 CAMISAS POLO E UM LENCOL E DEPOIS DE TODO O PROCESSO AINDA SAIU MOLHADA, TEM COMO SO FAZER USO DA SECADORA PARA SECAGEM TOTAL DAS ROUPAS INDEPENDENTIMENTE ? OBRIGADO

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sobre a lava e seca Samsung WD9102RNW, você pode programá-la para somente lavar, somente secar ou lavar e secar.

Quando quiser usar somente a função secadora, coloque as roupas dentro da lava e seca, pressione o botão Liga/Desliga e pressione uma vez o botão secagem. A opção de secagem "Padrão" será selecionada. Pressione Inicio/Pausa e a lava e seca fará a pesagem da carga e logo depois mostrará o tempo de secagem no visor e iniciará a secagem. Caso queira selecionar uma opção de secagem diferente da "Padrão" basta pressionar o botão Secagem até acender o led referente a opção desejada.

Dica: Sempre que quiser lavar e secar uma carga de roupas, selecione primeiro somente a lavagem e depois que a lava e seca terminar de lavar as roupas e desligar, aí então ligue-a novamente e programe a secagem seguindo os passos acima. Fazendo dessa forma o tempo de secagem será menor do que se você programar a lava e seca para lavar + secar.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando , tudo bem ?
Já falei com vc por email e gostaria que vc me tirasse um dúvida . A minha esposa foi tentar lavar um edredon queen e ele saiu meio manchado e depois na hora da secagem ele saiu muito umido . Quando ela lavou ela escolheu a função cobertor a maquina calculou o tempo e depois ela retirou o edredon da maquina . Na hora de secar ela escolheu a funcao extra a maquina calculou o tempo e depois qdo foi retirar ele saiu mto umido . A minha pergunta é está correto o procedimento ? Na hora de secar tem como ele sair menos umido e mais seco ? Pelo manual nao fala nada sobre edredon.
Grato
Abs
Ibero

camila disse...

Olá Fernando, comprei essa lava e seca e estou adorando porem estou com uma duvida quanto a lavagem manual que é descrita no manual(pag 27)
"Lavagem manual
É possível lavar as roupas manualmente sem utilizar o Seletor de ciclo.
1. Abra a entrada de água.
2. Pressione a tecla Liga/Desliga da lavadora de roupas.
3. Abra a porta.
4. Coloque uma peça de roupa solta por vez no tambor sem enchê-lo demais.
5. Feche a porta.
6. Coloque sabão e, se necessário, amaciante ou sabão de pré-lavagem nos compartimentos
adequados.
7. Pressione a tecla Temperatura para selecionar a temperatura.
(Água fria, 30 ˚C, 40 ˚C, 55 ˚C, 70 ˚C)
8. Pressione a tecla Enxaguar para selecionar o número requerido de ciclos de enxágue.
O número máximo de ciclos de enxágue é cinco.
A duração da lavagem é aumentada de acordo.
9. Pressione a tecla Centrifugar para selecionar a velocidade da centrifugação.
A tecla da função adiar enxágue permite que você tire da máquina itens que ainda estão
molhados. ( : Adiar enxágue, : Sem centrifugar)"

ele diz q tem como selecionar a temperatura porem nesse modo eu aperto e nenhuma luz acende ...consigo mecher na temperatura apenas qndo seleciono algum tipo de ciclo(algodao, toalhas...).É assim msmo ? sera q estou fazendo algo errado?

Heitor Ramos disse...

Olá Fernando, muito obrigado pelo seu blog, de fato ele é extremamente útil e bastante explicativo. Parabéns.

Estou na mesma dúvida que muitos acima entre comprar uma LG elf ou uma WD 9102. Como moro em uma cidade com tensão de 220v, não estou achadno a WD9102. Porém, encontrei a WF1124XBC na mesma faixa d epreço da WD9102. Na sua opinião qual das duas opções seria melhor? LG elf ou a samsumg WF1124XBC?

Muito obrigado!

Fernando Ricci disse...

Olá Heitor, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

A Samsung WD9102RNW atualmente está sendo comercializada somente em 110V.

A Samsung WF1124XBCF é somente lavadora.

Se você está a procura de uma lava e seca, neste caso eu recomendo a LG Elf.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Romulo Feitosa disse...

Bom dia Fernando, ótimo blog, a uns dois meses atras pedi sua opinião a respeito de uma lava e seca e vc me indicou a samsung WD9102RNW e fiz a compra da mesma, no site da comprafacil, só que quando a maquina chegou e fui desempacotar percebi que a mesma estava com a parte da frente do tambor enferrujada, inclusive os sacos plastico que acondicionavam as mangueiras e manuais também estavam respingados com ferrugem e ao girar o tambor com a mão ouvi um barulho de água, abri o dreno na parte frontal e havia água dentro da máquina, ligue pra loja e devolvi a máquina, pergunto isso é normal ? Essas máquinas são testadas antes de serem entregues ou será que me mandaram uma máquina recondicionada ? Pergunto isso pq fora isso a máquina estava novinha, toda embalada, pq estou com medo de comprar de novo na mesma loja e eles me mandarem uma máquina no mesmo estado.

Fernando Ricci disse...

Bom dia Romulo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que eu tenha te ajudado na escolha da lava e seca!

Eu não tenho como te dizer se a sua lava e seca foi testada ou se é usada/recondicionada.

Algumas unidades são testadas pelo fabricante e podem vir com água na mangueira de drenagem e/ou dreno/filtro que tem na frente da lava e seca. Mas não é normal ela chegar enferrujada.

O barulho de água ao girar o tambor da lava e seca é normal para este modelo pois é característico do sistema anti-vibração.

O que eu iria te recomendar neste caso é exatamente o que você fez, que é solicitar a troca da lavadora junto a loja.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Camila disse...

Ola Fernando primeiramente parabéns pelo blog me esclareceu bem na hora de comprar a maquina. Comprei essa sansung muito boa msmo.
Agora fico com uma duvida quanto ao sabao, é possivel utilizar nessa maquina sabão liquido? Ou tem q ter um compartimento especial para sabao liquido.
Nao acho muita informaçao sobre isso.

Desde já agradeço sua atenção

Desireé Figueiredo disse...

Olá, Fernando!
Com as suas informações optei por comprar a Samsung 10,5 kg e foi uma EXCELENTE compra! Antes eu tinha uma top load, e já na primeira lavagem dessa nova eu lavei os bichos de pelúcia dos meus filho, e eles nunca saíram tão limpos! A quantidade de água que ela utiliza é absurdamente menor! Utilizo a função esterelizar nos travesseiros e bichos de pelúcia, e é uma beleza! As crianças adoram, porque sai tudo quentinho!
Agora eu estou fazendo um teste da luz que se gasta pra secar as roupas. Eu só havia secado uma vez, e agora quero ver se essa função gasta muito ou se fica mais ou menos equivalente ao ferro de passar, já que secando, a maioria das roupas podem ir direto pra gaveta, sem passar, o que pra mim é ótimo!
Outra coisa, eu tinha medo em relação as front load pelo fato de possivelmente
Enfim, foi uma excelente compra! E seu blog foi fundamental na decisão, já que não encontramos grandes irnformações em lugar nenhum, seja em sites de lojas ou nos dos próprios fabricantes.
Aproveitando, me tire umas dúvidas: eu li que o ideal é colocar o Vanish no compartimento de pré lavagem, mesmo que eu não use essa função o Vanish será usado?
É indicado usar mais um enxague sempre?
Ás vezes, as toalhas saem meio duras, nem parece que coloquei amaciante, por que acontece isso?
E como eu sei a quantidade de sabão devo utilizar? Ainda não usei o sabão líquido porque não sei usar..rsrs E mesmo o em pó tenho dúvidas.
Mais uma coisa, comprei a lava louça que vc me indicou, a GE 9 serviços, chegou hoje. Estou doida para testá-la!
Obrigada pelas dicas!!

Anônimo disse...

Fernando lendo seu blog decidi comprar essa wd9102, como faco para lavar roupa delicada? Qual temperatura, centrifugacao, secagem uso?

Obrigada


Gabby

Fernando Ricci disse...

Olá Camila, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog, que ele te ajudou na escolha da lava e seca e que está gostando da lava e seca adquirida!

Sobre o uso de sabão líquido na WD9102, pode usar sem problemas. Você pode despejá-lo no compartimento para sabão (II).

Quando for usar a função Pré-lavar recomendo usar sabão em pó para as duas lavagens (compartimentos I e II) ou sabão líquido para o Pré-lavar (compartimento I) e sabão em pó para a lavagem principal (compartimento II) porque quando despejamos sabão líquido nos compartimentos I ou II ele escorre imediatamente para dentro da lava e seca. Então se você colocar sabão líquido nos dois compartimentos os dois escorrerão imediatamente para dentro da lava e seca e no Pré-lavar ela ficará com sabão em excesso e na lavagem principal ela ficará sem sabão porque ele escorreu antes da hora.

Camila, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

tati disse...

Oi dinovo Fernando, rsss, estou tentando comprar essa lava e seca, mas ta dificil viu, esgotada em quase todos os sites e o COMPRA FACIL ME DEU UMA CANSEIRA TIVE DE CANCELAR O PEDIDO LA, ELES MUDARAM O PREÇO 3 VESES EM MENOS DE 48 HRS, CANCELANDO OS PEDIDOS SEM JUSTIFICATIVA SÓ PRA AUMENTAR O PREÇO,se foi assim na compra imagina na garantia estendida, e é por causa dela q recorro novamente a vc, COMO FUNCIONA A GARANTIA ESTENDIDA? eu chamo a assistencia do meu bairro, no caso vila clementino,normalmente como na garatia normal ou o processo é outro?
Obrigada e com certeza virei freguesa do seu blog, ate achei os outros,depois vou te atazanar sobre lava louçasss, rsss, brigadaoooo tatiana

tati disse...

Vim para agradecer a prestação de serviço, o carinho e acima de tudo a rapidez com q vc Fernando soluciona as nossas duvidas. Sem vc não teria mudado meus padrões jurassicos, de q para lavar roupa bemmm, muitaaa agua é necessaria, e continuaria nas top load, mas tive o privilegio de encontrar esse seviço fabuluso, e comprei uma samsung minerva 10,4 kg, lavaeseca, estou apaixonadaaa, lava super bem, seca q é uma maravilha, esteriliza as roupas, fundamental pra pessoas alegicas, cabe tudo e mais um pouco e a lavagem a seco dela é muito bacana tb(só nao fica muito cheiro de amaciante, rsss, na minha),bomm ainda estou em testes, aminha chegou no dia 29/05 e desde entao nao dei uma folga,marido ate esta com ciumes e o resto da family com inveja, rsss, fiquei um pouco preocupada por ela estar saindo de linha e o preço da nova paecia semelhante ao q paguei nessa, mas estou muito satisfeita MUITO OBRIGADA FERANADO MEU GURU EM ELETRODOMESTICOS(sim ainda vou inferniza lo pra comprar uma lava louça q preste, rsss)grande abraço Tati

Fernando Ricci disse...

Olá Gabby, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lava e seca!

O que está achando dela?

Para lavar roupas delicadas na WD9102 faça a seguinte programação:

Roupa delicada muito suja
- Algodão;
- 30ºC ou 40ºc (verifique a etiqueta das roupas);
- 3 ou mais enxagues;
- Centrifugação 800RPM;
- Secagem Leve.

Roupa delicada pouco suja
- Lavagem Rápida;
- 30ºC ou 40ºc (verifique a etiqueta das roupas);
- 3 ou mais enxagues;
- Centrifugação 800RPM;
- Secagem Leve.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Tati, tudo bem?

Fiquei super feliz ao ler seu depoimento dizendo que está amando a lava e seca que eu ajudei na escolha! Até o maridão tá ficando com ciúmes dela rsrsrs...

Eu sempre digo lavadora frontal é tudo na vida do ser humano! rsrsrs... São muito eficientes, econômicas, silenciosas, preservam os tecidos, etc...

A WD9102 é espetacular mesmo! Uma pena que ela esteja prestes a sair de linha, mas fique tranquila.

Fique à vontade para "infernizar" o seu guru em eletrodomésticos rsrsrs...

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Fernando, Prazer, meu nome é Eduardo e primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog e dizer que esta faltando pessoas assim como vc a ajudar e ser prestativo em questões que quase viram mitos como as maquinas de lavar e secar.
Bom vamos lá, minha esposa a tempos me cobra para comprar uma lava e seca, porém sempre tive medo devido aos inúmeras reclamações que se encontra pela net, mas agora acho que terei que comprar pois terei que mudar para apertamento e não terei como fugir, primeiro gostaria de saber se as lava e seca são confiáveis pois como ja disse vi diversas reclamações de outros modelos lava e seca, somos em 3 pessoas e usamos muitas roupas e a maquina sera muito exigida. Outro ponto é que vc comentou que este modelo esta saindo de linha, tem outro modelo que tenha a mesma confiabilidade que vc passa dessa? Me desculpe por tantas perguntas pois tenho medo de gastar um valor tão alto e depois me descepicionar! Obrigado e Abraços

pattyqueiroz disse...

Olá Fernando!

Parabéns pelo seu blog, achei muito interessante, estou aprendendo muito com você!

Preciso comprar uma lava e seca para minha filha usar no apartamento dela em São José do Rio Preto.

Queria comprar a Samsung que todos estão elogiando, porém não existe nenhuma assistência técnica por lá e nem por perto.

Gostaria de comprar uma que lavasse edredons queen, travesseiros, tênis, bichos de pelúcia, almofadas e etc.

A LG é melhor que a Eletrolux?
Qual vc nos indicaria?

Um abraço

Fique com Deus

Patrícia

Anônimo disse...

OLA FERNANDO , TUDO BEM?
ESTOU MARAVILHADA COM SEU SITE E DECIDIDA EM COMPRAR UMA LAVA E SECA DA SAMSUNG. A MINHA DUVIDA AGORA E, QUAL MODELO SAIRA DE LINHA?
QUERO UMA DE 10,4 PARA PODER LAVAR COBERTOR. QUAL MODELO VC INDICA E Q NAO VAI SAIR DE LINHA?
OBRIGADA
E PARABENS PELO SITE
KARLA

Fernando Ricci disse...

Olá Karla, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lava e seca!

A Samsung 10,4kg (WD9102RNW) está saindo de linha e sua sucessora já foi lançada. É a 13kg (WD136) que é tão espetacular quanto sua antecessora. Inclusive ela tem as medidas externas idênticas a WD9102.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

comprei a alguns meses a minha wd9102 inclusive pela sua indicaçao estou muito satisfeita atendeu perfeitamente minhas necessidades mas estou com uma duvida parece que sempre tem aqua no fundo do tambor nao entra em contato com ele mas na parte de baixo quero saber se e normal?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz em saber que está satisfeita com a lava e seca que eu e o blog ajudamos na escolha!

A WD9102 é um espetáculo mesmo!

Sobre essa água que fica no fundo do tambor, é normal sim.

Muito obrigado por ter vindo contar o que está achando da sua WD9102 e qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Patricia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ensinando sobre as lavadoras e lava e seca!

Para lavar/secar edredom queen tem que ser uma lava e seca 10kg ou superior (depende do volume do edredom). Se houver possibilidade, eu recomendo que compre uma lava e seca 8,5kg e mande os edredons para lavar numa lavanderia.

O que eu recomendo sempre é que adquira uma marca que tenha assistência técnica na cidade onde mora.

Se houver assistência técnica da LG, eu recomendo a LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485AD).

Se houver assistência técnica da Electrolux, recomendo a Eco Turbo 9kg (LSE09).

Se preferir comprar uma lava e seca para lavar/secar edredom queen, recomendo a LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernado, parabens pelo Blog!!!

Comprei uma Samsung 9102 e ele vem com entrada para água fria e água quente, porem só tenho torneira de água fria posso deixar a outra entrada água quente sem nenhuma conexão?

Unknown disse...

Olá Fernando. Maravilha seu blog!!!
Gostaria da sua opinião para escolher entre a Samsung 9102 ou a Lg Prime WD-1410RD. Qual das duas é melhor? Sou casado e minha esposa vai ter nosso 1º filho em breve, portanto seria interessante algum tipo de cuidado extra com as roupas do bebê. Também precisamos lavar edredom casal e queen. Estive olhando também a Samsung SGWD136UVHJWDA, só que ela é bem mais cara. Você acha que valeria a pena pagar essa diferença, ou as outras duas que eu citei antes fazem a mesma coisa?
Desde já, muito obrigado!

Anônimo disse...

Olá Fernando. Tudo bem?
Meu nome é Fernanda e não poderia deixar de escrever que seu blog foi decisivo na compra da minha máquina: uma Samsung 9102. Na verdade, eu tinha comprado uma lG prime wD 1410, porém, fiquei muito insegura, pois na internet, de modo geral, vi mais reclamações que elogios.
Deste modo, acabei trocando e a pessoa que trouxe disse que até hoje nunca fez a troca de uma lava e seca da Samsung e que ele escuta muitos elogios. Bom, Fernando, aproveito e lhe faço uma pergunta: Neste modelo, qual o melhor modo e tempo de secagem para eu não correr o risco de encolher as roupas?
Agradeço demais a sua ajuda. Abraços

Anônimo disse...

bom dia ela lava um ededron king,obrigado

Anônimo disse...

eu comprei a samsung a wd136,fiquei super decepicionado pois a centrifugaçao e muito baixa as roupas saem muito molhadas,e ela so tem tamanho perde,em recurso wd9102,estou trocando por esta,o que voce acha,obrigado

Fernando Ricci disse...

A Samsung WD136 é superior em tamanho, recursos e eficiência de centrifugação se comparada com a WD9102.

Não é só porque a WD9102 tem 1200RPM de centrifugação que ela obrigatoriamente tem centrifugação mais eficiente que a WD136. O diâmetro do cesto da WD136 é maior e por isso mesmo tendo 1000RPM de centrifugação ela consegue ter a centrifugação mais eficiente que a WD9102.

A WD9102 110V deixa 58% de água remanescente nas roupas enquanto a WD136 110V deixa 52%.

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

A secagem da WD9102 é perfeita então nem preciso fazer muitas recomendações.

Uma dica que dou para economizar tempo de secagem é programar a lava e seca para primeiro somente lavar as roupas e depois que ela terminar a lavagem então você liga a lava e seca novamente e aperte diretamente a tecla Secagem e a programa para fazer somente a secagem. Selecione uma das opções automáticas (Padrão, Extra, Leve ou Passar) e a lava e seca pesará a carga de roupas e determinará automaticamente o tempo de secagem. A secagem nessas opções é muito precisa (desde que respeitada a capacidade de secagem do equipamento).

A opção Padrão é a recomendada para a maioria das roupas do dia a dia. Roupas de algodão em geral, camisetas, toalhas de banho, roupas de cama, etc...

A opção Extra é recomendada para roupas grossas e pesadas como jeans, brim, moletom, toalhas de banho grossas, etc...

A opção Leve é recomendada para roupas delicadas e sintéticas como nylon, poliéster, seda, tactel, lã, etc...

Fernanda, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando. Vc é demais!!! :)
Vou abusar só mais um pouquinho da sua gentileza. Quando comprei a máquina na Fast Shop, o vendedor perguntou se nós queríamos pagar pela instalação e nos explicou que esta máquin a possui duas mangeuiras e portanto, teríamos que trocar a torneira que abastece a máquina por uma dupla, para que as duas mangueiras fossem instaladas e que o valor cobrado cobriria inclusive a troca desta peça. Porém, quando vieram os instaladores, eles não trocaram a torneira e deixaram uma mangueira sem instalar. Como eu lembrei que vc recomendou a uma pessoa a instalação das duas mangueiras, abri um chamado para a Fast Shop refazer a instalação e eles me disseram que foi feito um treinamento com a Sansung a pouco tempo e que não é necessário a instalação das duas mangueiras. Aí fiquei insegura e liguei para a loja da Fast Shop onde adquiri o produto e como a pessoa que me vendeu já havia ido embora falei com outra vendedora que me explicou que recentemennte eles tiveram um treinamento e somente para as Lava e seca Samsung não é necessária a instalação da segunda mangueira. Vc tem alguma informação a respeito disso?
E depois me lembrei que quando o vendedor me vendeu a instalçao e comentou sobre a instalçao das duas mangueiras eu estava comprando uma LG.
Abraços e obrigada por tudo. Vc faz um serviço de utilidade pública.Fernanda

Anônimo disse...

Fernando, tudo bem? Estou ansiosa pra comprar minha lava e seca, especialmente porque no Fastshop o modelo 9102 está disponível, por enquanto! E nada do modelo Wd136 chegar. Enfim, estou querendo comprar este modelo 9102 mesmo, mas estou receosa quanto ao fato de ter saído de linha. Meu medo é ter dificuldades de obter peças num eventual conserto da máquina... O que você acha? Vale a pena comprar mesmo assim (está 2.199 com o link promocional), ou esperar a WD136? Obrigada! Poliana

Anônimo disse...

Acabei de ver seu email, obrigada pela ajuda! Acho que vou aproveitar o melhor preço e comprar esta mesmo. Depois dou notícia por aqui! Obrigada novamente! Poliana

Anônimo disse...

Olá Fernando! Parabéns pelo excelente blog!
Eu já fiz essa pergunta alguns comentários atrás,mas acho que vc não viu, o que é perfeitamente aceitável considerando o número enorme de perguntas que são feitas no seu blog. Então lá vai denovo:

Eu gostaria da sua opinião para escolher entre a Samsung 9102 e a LG Prime WD-1410RD. Qual seria a melhor? Sou casado e minha esposa vai ter nosso 1º filho em breve, e portanto seria interessante algum tipo de cuidado com as roupas do bebê. Também vamos precisar lavar edredons de casal e queen.
Estive olhando a Samsung SGWD136UVHJWDA, só que ela é bem mais cara. Você acha que valeria a pena pagar essa diferença, ou as outras duas que eu citei antes fazem a mesma coisa?

Não gostaria de comprar minha lavadora sem antes ouvir sua opinião, pois como já disseram por aqui, seu blog já virou serviço de utilidade pública!!!

Abraços,

Mateus

Anônimo disse...

ei fernando! demais seu blog. eu como todo mundo que deixou comentário aqui estou super na dúvida sobre qual máquina comprar. adorei esse post. estou super na duvida sobre qual máquina comprar (como todo mundo que deixou comentário aqui :)
Já ouvi falar que uma máquina 2 em 1 não faz bem nenhuma coisa nem outra. O que é melhor, uma máquina lava e seca ou as máquinas separadas? Como meu apê é pequeno precisaria de uma que desse para ser instalada sobre a outra. Qual o melhor investimento?

Aqui em casa são dois adultos e um bebê. Muita roupa no dia a dia!

É dificil demais escolher! mts modelos e marcas! me ajuda?
obrigada!

Denise disse...

Boa Noite Fernando
Estou querendo comprar minha primeira máquina de lavar e secar. Sempre tive máquina somente de lavar e mais especificamente da marca Brastemp, minha penúltima durou 13 anos e esta que estou querendo trocar já tem 8 anos.
Primeira pergunta:
Durabilidade das máquinas de lavar e secar??
Seguindo uma indicação sua procurei a máquina Samsung WD136 (13kg), só achei na Fast Shop, e não encontrei esta máquina no site da Samsung, só a WD9102. A WD9102 vai sair ou já saiu de linha???
Obrigada e meus parabéns pelo blog.
Denise

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda, tudo bem?

Me desculpe pela demora em responder e obrigado pelas palavras!

Os instaladores fizeram a instalação corretamente e a Fast Shop disse a verdade. Até pouco tempo atrás era obrigatória a instalação das duas mangueiras de entrada de água para as lava e seca da Samsung, mas agora não é mais. Caso tenha somente água fria, agora é possível instalar somente uma mangueira na entrada COLD da lava e seca e ela funcionará corretamente.

Mas me conte, você está gostando da lava e seca?

Fico no aguardo de notícias.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Poliana, estou bem e você?

Como a WD9102RNW está saindo de linha, pode ser que daqui alguns anos não encontremos mais peças para manutenção da mesma. Mas isso pode acontecer com as lava e seca que sair de linha de qualquer marca.

Eu particularmente compraria a WD9102RNW porque ela é um espetáculo e está com excelente preço.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Mateus, tudo bem?

Fico feliz por ter gostado do blog e me desculpe por não ter respondido antes sua pergunta.

As três lava e seca citadas são muito eficientes e eu as recomendo muito aqui no blog!

Como você vai lavar edredons queen, as mais indicadas são as Samsung WD9102RNW e WD136.

As principais diferenças entre a WD9102RNW e WD136 é que a WD136 é lançamento, tem maior variedade de programas de lavagem e tem o sistema VRT Plus que reduz ao máximo a vibração da lava e seca durante a centrifugação.

Na LG WD-1410RD o edredom queem fica apertado dentro do cesto e a lavagem e secagem não serão eficientes.

Mateus, espero te-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Usando uma lava e seca corretamente (respeitando as capacidades de lavagem e secagem, usando sabão e amaciante de boa qualidade e selecionando o programa de lavagem e a opção de secagem correta) elas desempenham as duas funções com muita eficiência.

Como seu apê é pequeno, acredito que uma lava e seca seja a melhor opção, mesmo porque está bem difícil encontrar os kits de junção de lava e seca. Os fabricantes anunciam que tem mas na maioria das vezes a gente nunca encontra para comprar.

Como você lava muita roupa, é recomendado uma lava e seca 10kg ou superior. Os modelos que eu recomendo são:

- Samsung Eco Bubble 13kg (WD136)
- Samsung 10,4kg (WD9102RNW)
- LG Elf 11kg (WD-12596RW)
- LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD).

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Denise, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A durabilidade de uma lava e seca, assim como a durabilidade de qualquer lavadora atual, depende de sorte (70%) e do cuidado que o usuário tem com o equipamento (30%).

A WD9102RNW não deve demorar para sair de linha e a WD136 deve demorar para aparecer no site da Samsung porque eles demoram muito para atualizar a seção de eletros do site. O modelo WD1142XVM apareceu no site da Samsung quase 5 meses após seu lançamento.

Por enquanto a Samsung WD136 está à venda somente na Fast Shop. Mas ela logo estará à venda em outros sites (ela já aparece no cadastro de alguns outros sites, porém ainda está indisponível).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando obrigada pelo blog. Mas qual você compraria hoje se fosse você para lavar de tudo de delicado ao edredon queen - lg elf 11 kg ou samsung 13kg?

Fernando Ricci disse...

Entre a LG Elf 11kg e a Samsung WD136, eu particularmente compraria sem sombra de dúvidas a Samsung WD136.

Anônimo disse...

Olá Fernando, sou o Marcos de SP e primeiramente parabens pelo blog!

Tenho a Sansung 10,4/6 kg frontal e adoro ela. hj fiquei com uma duvida, é se posso ou não lavar esse tapetes de banheiro que são "moles" e pequenos na lavadora e usar a opção secar tb? esse tipo de tecido estraga a Maquina? e aqueles tapetes molinhos porém fiapudos? esse fiapinhos podem se desprender do tapete e sujar a maquina ou entopir algum filtro dentro dela?

grato!

Fernando Ricci disse...

Olá Marcos, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu também adoro a Samsung WD9102!

Pode lavar e secar seus tapetes nela tranquilamente. Esse modelo não tem recirculação de água e por isso não corre risco de entupir nada.

O que eu recomendo é, após lavar ou lavar e secar esses tapetes, antes de usar a lava e seca para lavar uma nova carga de roupas, selecione Enxaguar + Centrifugar e ajuste para ela fazer 2 enxagues e centrifugar a 600RPM para eliminar qualquer fiapo que possa ter restado dentro da lava e seca e periódicamente faça o Ciclo Auto Limpeza e limpe o filtro de detritos localizado na parte frontal inferior da lavadora.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Adriana B. disse...

Oi, Fernando
Com os esclarecimentos que obtive no seu superútil Blog,tinha resolvido comprar uma Samsung WD136, mas como ela está indisponível para São Paulo, você considera a Minerva WD9102 outra boa escolha para substituí-la,mesmo sem o sistema Eco Bubble? Será que ela sairá de linha, dificultando encontrar as peças de reposição? Agradeço sua gentileza em nos esclarecer tantas dúvidas. Obrigada!
Adriana B.

Adriana B. disse...

Oi Fernando,outra dúvida: encontro a WD9102 em 220v?

Anônimo disse...

Aqui é o Marcos novamente,Valeu Fernando! obrigado pelas dicas!

Sobre as duvidas de lavar os tapetes....

Mais duvidas, rs:

Esse enxague duplo com centrifugação a 600RPM eu preciso adicionar sabão como faço quando vou fazer o ciclo de auto limpeza?

Ontem mesmo eu fiz uma drenagem e retirei esse tal filtro de detritos para limpas e advinha: tinham uns fiapos de tecido por ali, mas eu estranhei que esse filtro é apenas uma peça de plastico com grandes passagens e eu esperava encontrar uma telinha ou algo parecido, é isso mesmo ou minha maquina está sem o elemento filtrante?

Outra coisa, o manual diz existir uma helice que é possivel de ver quando se retira esse filtro de detritos e aconselha a verificar se ela não está presa.... você já viu essa helice? eu não conseguir vizualizar. (Manual de instruções, pag. 31 "LIMPEZA DO FILTRO DE DETRITOS" item 4).

mais uma vez obrigado antecipadamente!

abraço,

MArcos

Aninha disse...

Oi, Fernando.
Muito útil e inteligente a sua ideia de montar esse Blog, ele tem ajudado homens e mulheres de todo o Brasil e nós lhe agradecemos! Você pode me ajudar a decidir? Estou em dúvidas entre a aprovadíssima Samsung WD9102,mas que pode faltar peça de troca, se sair de linha ou a Eco Bubble 8,5 Kg que deve ser bem menor e talvez não sirva para lavar e secar colchas queen.O clima aqui é muito úmido.Qual delas é a melhor compra para 4 pessoas e muita roupa para lavar?Obrigada, Fernando

Fernando Ricci disse...

Olá Adriana B, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lava e seca!

A Samsung WD9102RNW é uma excelente lava e seca e eu também a recomendo muito aqui no blog, porém atualmente este modelo não está sendo comercializada em 220V.

Consultei agora no site Fast Shop e a WD136 está disponível para SP somente em 110V.

Caso necessite urgente de uma lava e seca 220V, recomendo a LG Elf 11kg (WD-12596RW ou RD).

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Marcos!

Para esse enxague duplo que te orientei a fazer não há necessidade de colocar sabão. O propósito dele é apenas eliminar fiapos que possam ter ficado no interior da lava e seca.

O filtro de detritos da sua lava e seca está normal. Ele é assim mesmo. As lavadoras frontais não necessitam de filtro pega-fiapos telado igual os presentes em algumas top load.

A hélice que eles citam é exatamente essa peça com grandes passagens onde estavam os fiapos.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Aninha, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras! :)

A lava e seca Samsung WD9102RNW é realmente aprovadíssima e é uma pena que ela esteja prestes a sair de linha. A substituta dela já está em linha e é um espetáculo! É a Samsung Eco Bubble 13kg (WD136).

A Eco Bubble 8,5kg é tão espetacular como a WD9102RNW. Ela lava e seca colchas queen. Ela não lava e seca edredons queen e king.

Como você disse que ela terá que atender uma família de 4 pessoas que tem muita roupa para lavar, seria interessante realmente adquirir uma lava e seca maior. A Samsung WD136 atenderá melhor suas necessidades.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Liliane disse...


Oi Fernando... comprei essa lavadora da Samsung depois de muito pesquisar e de ler seus comentários sobre ela. Realmente é sensacional!!!vc não exagerou nos comentários positivos. gostaria de saber se posso colocar na lavadora um objeto usado para colocar dentro o sutiã de bojo para não estragar quando lava na máquina. O objeto é redondo e de plástico, não sei se vc conhece ?? Obrigada

Anônimo disse...

Acabei de comprar uma lavadora Samsung wd36, baseado nos comentários seus e de seus blogueiros.Parabéns pelo trabalho. Assim que eu tiver um parecer da máquina será um prazer em colaborar com vc. Grande Abraço. Emerson

Anônimo disse...

Olá Fernando!
Adquiri essa Samsung, 10,5kg lava e seca e não me arrependi, é simplesmente excelente. Gostaria a penas de te fazer uma pergunta, existe histórico de pequenos furos em tecidos ocasionados pelos micro furos do tambor inox? aconteceram vários casos comigo, porém não sei se são devidos aos tecidos. Atenciosamente
Jorge

Fernando Ricci disse...

Olá Liliane, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lava e seca e mais feliz ainda em saber que está satisfeita com a lava e seca adquirida! Isso para mim é muito gratificante!!!!!!

A WD9102 é um espetáculo mesmo!

Sobre o uso do protetor de plástico para lavar sutiã de bojo na sua WD9102, você pode usá-lo desde que o retire da lava e seca antes dela iniciar a secagem (quando programada para lavar e secar).

Liliane, muito obrigado pela credibilidade e por ter vindo registrar sua opinião sobre a lava e seca.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Emerson, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lava e seca e obrigado pelas palavras!

Acredito que ficará satisfeito com a Samsung WD136 porque ela é um espetáculo!

Ficarei no aguardo de você voltar para dar sua opinião sobre a lava e seca.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jorge, tudo bem?

Fico feliz que esteja gostando da sua WD9102!

Eu não tenho conhecimento de casos com esse tipo de problema que você relata que está acontecendo com as suas roupas na WD9102. Eu lavo minhas roupas numa Samsung com cesto Diamond Drum e as centrifugo a 1400 RPM e até o momento não tive esse tipo de problema. Minhas roupas saem intactas.

Com qual tipo de tecido isso ocorreu? Qual programa de lavagem e velocidade de centrifugação foram selecionados?

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando, dando continuidade sobre os pequenos furos nas roupas...já testei diversas funções, mas normalmente opto pela lavagem rápida que demora 1:10h , quando estão mais sujas coloco na função por tipo de tecido. Os furinhos que lhe falei aconteceram em roupas de malhas daquelas molengas de blusas femininas, são pequenos furinhos que acabam por inviabilizar o uso das mesmas. Algumas da mesma loja levei para análise, pois aconteceu na primeira lavagem e consegui trocar na loja. Outra coisa que aconteceu no início do uso da máquina, foi de manchas do tipo quando o sabão em pó( de marca omo)entra na máquina no início da lavagem, mesmo que ele circule ao longo da lavagem, parece que aquelas quedas iniciais, marcassem o tecido, dessa vez em tecidos misturados do tipo esportivo de "pet", a ponto de eu agitar a água com o sabão antes, clicar no acrescentar roupa, mesmo desperdiçando um pouco de água, para aí sim , colocar as roupas dentro.Apesar de tudo estou muito satisfeito, só o fato de secar as roupas e elas saírem como se fosse as de hotel, não tem preço, ou melhor, tem sim, mas é pouca coisa na conta de energia rsrs e as pessoas vêem a máquina, gostam muito. rs rs Forte abraço Jorge Donato

Larissa disse...

Bom dia!
Gostaria de saber se você pode me ajudar?
preciso saber o tamanho da bitola da saída de gás de uma secadora samsung a gás 17 kg mod:DV448AGP
Desde já agradeço,E parabéns pelo blog.

Mary disse...

Olá, Fenando!

Graças a você, adquiri minha lava e seca SAMSUNG 10,4kg WD9102RNW já faz um mês e estou muitíssimo satisfeita. É um produto silencioso, eficiente, bonito e moderno. Mesmo estando fora de linha como já ouvi dizer, não ficarei sem assistência técnica, pois o dono da autorizada em minha cidade, é amigo meu! Parabéns pelo blog, muito útil!
Abraços.
Graça

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 290   Recentes› Mais recentes»