Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

Instalando uma lavadora frontal ou lava e seca

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estou aqui para orientá-los na instalação da sua lavadora frontal ou lava e seca.

Muitas pessoas questionam se é obrigatório fazer a instalação desses equipamentos com a assistência técnica ou credenciados porque o vendedor disse que é obrigatório senão perde a garantia, etc..., etc... A resposta é NÃO. Não é obrigatório e não existe lei que regulamente isso. Qualquer pessoa que adquirir esses equipamentos pode fazer a instalação sem nenhum problema. PORÉM é obrigatório que sejam seguidas todas as etapas de instalação que constam no manual de instruções, pois caso o seu equipamento venha apresentar defeito e você acione a assistência técnica, se quando o técnico chegar no local detectar que a instalação está incorreta e/ou não está de acordo com as instruções do manual, você pode perder a garantia do equipamento.

Assista o vídeo abaixo que ensina a fazer a instalação de uma lava e seca.



As principais etapas de instalação e que jamais devem deixar de serem feitas são:

1) Remover a base de isopor que vem embaixo do equipamento.

2) Retirar os parafusos traseiros de transporte (são 3 ou 4 parafusos, varia de acordo com o modelo)
NUNCA coloque o equipamento para funcionar sem antes retirar esses parafusos. Eles são somente para transporte para segurar o cesto/tanque da lavadora.
Para facilitar a retirada dos parafusos de transporte, afrouxe todos os parafusos com a chave que acompanha o equipamento e somente depois comece a retirá-los, retirando primeiro os parafusos inferiores.

3) Ajustar os pés niveladores
É imprescindível que o equipamento esteja nivelado e os 4 pés estejam regulados e fixos no chão. Lavadora/lava e seca mal nivelada detona o rolamento e mancal do equipamento.

4) Conexão das mangueiras de entrada de água
A maioria das lavadoras frontais e lava e seca vêm com 2 mangueiras de entrada de água (uma para água fria "COLD" e outra para água quente "HOT").

Caso você tenha aquecimento central na residência, basta conectar a mangueira COLD na torneira de água fria e a HOT na torneira com água quente.

Caso você não tenha aquecimento central na residência, basta conectar apenas uma mangueira na entrada COLD da sua lavadora ou lava e seca.

Não há mais necessidade de conectar as duas mangueiras em torneiras com água fria.

5) Instalação da mangueira de drenagem
Ela deverá ser instalada no tanque ou cano de drenagem na parede, respeitando sempre as alturas mínima e máxima descritas no manual de instruções do equipamento adquirido.

6) Verificação da rede elétrica (tomada) onde será ligada o equipamento:
Esses equipamentos quando estão aquecendo a água ou fazendo a secagem das roupas puxam energia equivalente a um grill ou ferro de passar e dependendo da grossura do fio da tomada (bitola) ele pode aquecer e derreter. Então é extremamente recomendado chamar um eletricista ou técnico qualificado para analisar a tomada onde será ligada o equipamento e instalar ao lado da tomada um disjuntor que tenha as especificações descritas no manual de instruções.

Se o equipamento for 220V é obrigatório também fazer o aterramento (fio terra).

Só lembrando que essas são as principais etapas de instalação. Leia atentamente o manual de instruções do equipamento.

Espero que essa explicação tenha-os ajudado e qualquer dúvida envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com.

*Verificar no manual de instruções ou junto ao fabricante se o modelo adquirido dispõe de aquecimento automático.

497 comentários:

1 – 200 de 497   Recentes›   Mais recentes»
Débora Batista disse...

Olá Fernando.

Tenho uma máquina LGWD-1403RDA 8,5Kg e notei que parou de esguichar água por uma peça de cor laranja, (não sei o nome desta peça)quando está sendo lavada a roupa. Será que está quebrada? Vc acha que devo chamar um técnico?

Fernando Ricci disse...

Olá Débora, tudo bem?

O sistema de recirculação de água da sua lava e seca está entupido.

Você tem costume de fazer o ciclo de limpeza do tambor conforme recomendado no manual de instruções?
Faça um ciclo de limpeza do tambor e se mesmo assim o problema persistir será necessário chamar um técnico para desintupir manualmente.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Débora Batista disse...

Oi Fernando!

Olha, muito obrigada pelas dicas que me deu. Realmente estava entupido o sistema de recirculação tinha um fiapo de pano todo embolado. Valeu! Agora sempre estarei de olho nas dicas de seu blog. Tchau, tchau!

Anônimo disse...

Boa Noite Fernando, tudo bem ?

Estou comprando uma SAMSUNG 8,5 kg e para não errar, tenho uma dúvida na instalação. O cano de saída de água, no meu apartamento, não é na parede ou no tangue, mas sim no Chão do apartamento, ela tem um pedaço de cano para cima de uns 10 cm. Atualmente com a atual máquina que tenho, colocamos um cano grande de uns 80 cm e colocamos a mangueira dentro, imagino eu que o técnico fez isto na época para facilitar a descida da água, sei lá... sei que atualmente está assim. Minha dúvida é se você acha que devo manter este cano, ou posso encaixar a mangueira da máquina diretamente na entrada de 20 cm que tem ali no chão mesmo, lembrando que a entrada é no chão mas é bem próxima da parede, este fato até me impede de encostar a máquina na parede, a atual fica 20 cm longe da parede, devido a esta saída de água. Fico no aguardo de sua sugestão. Muito Obrigado


David
Blumenau

Anônimo disse...

Boa Noite, Fernando, mais uma dúvida, vc sabe me dizer se ambos os modelos 8,5Kg WD8854RJFF1/XAZ e WD8854RJF têm o sistema Air Wash ? OU apenas um deles... vi no fastshop o modelo WD8854RJF e está descrito no enunciado do produto que tem air wash, mas em outro site de compras tem o modelo WD8854RJFF1/XAZ que não menciona esta função... sera que as duas têm? É que este segundo modelo está 60 reais mais barato e frete gratis ainda.... daí me interessei mas quero que tenha a função air wash.. e neste caso só você para me ajudar hehe.. já li as especificações mas não achei... valeu abraço David

MARI disse...

OLA TUDO BEM? AMEI SE BLOG TEM ME AJUDADO MUITO, TENHO UM LAVADORA FRONTAL HAIR, SO NAO SEI AGORA O MODELO, MAIS É LAVADORA E SECADORA, E TEM DUAS MANGUEIRAS DE ENTRADA DE AGUA E UMA DE SAIDA, MAIS SÓ INSTALEI UMA, E QUANDO FALTA 15 MINUTOS PARA TERMINAR O CICLO, ELA PARA E FICA PISCANDO, E A ROUPA NAO SAI CENTRIFUGADA, SAI UMIDA PARA MOLHADA. PORQUE?

Breno Garcia disse...

Hoje veio uma assistência técnica em minha residência para verificar o barulho da minha LG-1403RD e foi constatado que deve ser trocado o rolamento do tambor, a máquina tem 1 ano e meio de uso. Sabe me dizer se é fácil encontrar este rolamento?

[ ]'s

Anônimo disse...

Ola Fernando, parabéns pelo blog!

Comprei uma lava-seca Electrolux LSE09, e mesmo lendo o manual, continuei com a duvida se nesse modelo é obrigatório conectar as 2 mangueiras na água fria, ou se apenas 1 já é o suficiente?

obs.: não possuo saida de água quente em minha residência, e só possuo 1 saida de água na lavanderia que já esta com torneira dupla, porém só posso usar uma saida da mangueira para a lava-seca porque a outra é usada para o tanquinho...

caso seja obrigatório instalar as duas mangueiras para esse modelo (LSE09), você tem alguma sugestão?

obrigado!
Fabio

Fernando Ricci disse...

Olá Mari, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Não conheço essa lava e seca que você citou. É importada?

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabio, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Para a LSE09, caso tenha somente água fria na residência, não é obrigatória a instalação das duas mangueiras de entrada de água. Pode conectar somente uma mangueira na entrada COLD atrás da lava e seca.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando, parabéns pelo Blog, realmente é um oráculo das lavadoras!!
Eu estou em dúvidas se compro uma lavadora panasonic se 12kg ou uma front load eco Bubble (só lavadora) da samsung também de 12 kg. Será que vale a pena pagar quase 1000 reais a mais pela samsung?
Obrigada!!
Laura

Fábio-DF disse...

E a Samsung 0854, só basta a fria também ou tem que ser as duas?

Anônimo disse...

Bom dia , gostaria de opnião sobre lavadora de roupa lava e seca, li muitos reclames das maquina de qualquer marca,brastemp, lg,eletrolux,sansung, gostaria de saber sua opnão qual a melhor que devo adquirir com boa garantia, tem umas que tem 10 anos, já pesqueisei e estou em duvida , voçe teria uma sujestão!
obrigada , e adorei o seu blog, assim fica facil para instalar o nosso produto.

Anônimo disse...

Boa Noite, Fernando
Comprei uma lava e seca samsung 14Kg, fiz a instalação corretamente seguindo o manual, entretanto, parecia nivelada "firme no chão", mas quando entrou na centrifugação, a maquina quase virou a esquina!!! Nesse caso devo reduzir a centrifugação, visto o piso ser liso ou forrar com borracha??? Manda um conselho amigo, Obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

É muito estranho ter acontecido isso com a sua lava e seca Samsung 14kg porque ela é extremamente estável devido ao seu sistema VRT Plus que minimiza ao máximo a vibração na centrifugação. Você retirou os 4 parafusos traseiros de transporte antes de utilizar a lava e seca?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Ok. Fernando, retirei o parafuso e firmei o ajuste do pé.. Tudo resolvido a lava e seca 14kg está firme e segura. Obrigado.

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Adquiri uma Lava e Seca da LG (WD1410RD) de 10 kg e gostaria de tirar algumas dúvidas antes de recebê-la em casa. Você sabe me dizer qual é o modelo da tomada necessária para a instalação (se é aquela com o diâmetro dos "buraquinhos" maior ou se é a "normal")? Além disso, tenho apenas uma tomada na lavanderia onde ligo o aquecedor a gás e a máquina de lavar. Você acha que isso poderá causar algum problema caso eu necessite acionar a assistência técnica?
Agradeço desde já.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha solucionado o problema! Agora é só curtir essa espetacular lava e seca!

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A LG WD-1410RD vem com o plug no novo padrão (NBR 14136) e por se tratar de um equipamento com aquecimento, os pinos são os mais grossos (necessário uma tomada 20A).

Eu não recomendo ligar na mesma tomada o aquecedor e a lava e seca. O correto é ter uma tomada exclusiva para a lava e seca devido ao seu consumo de energia.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Existem várias lava e seca em linha que são muito eficientes e eu as recomendo muito aqui no blog. Eu particularmente prefiro as Samsung porque gosto mais do funcionamento, eficiência, funções, etc...

Os modelos da Samsung que recomendo são:
- Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854);
- Samsung Minerva 10,4kg (WD9102RNW);
- Samsung Eco Bubble 13kg (WD136);
- Samsung Eco Bubble 14kg (WD1124XVM).

Porém também recomendo bastante aqui no blog:
- Lava e seca LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485AD);
- Lava e seca LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD);
- Lava e seca Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09);
entre outras...

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Laura, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Tanto a lavadora Panasonic 12kg como a Samsung Eco Bubble 12kg são um espetáculo!

A Panasonic é uma das melhores lavadoras top load do mercado, muito eficiente e silenciosa, além de desgastar menos os tecidos se comparada com as top load tradicionais que lavam por agitação.

A Samsung Eco Bubble é front load, econômica, silenciosa, desgasta menos os tecidos do que qualquer top load, tem alta velocidade de centrifugação (as roupas saem bem menos úmidas da lavadora) e lava com água quente.

Eu adoro as duas, mas se tiver que escolher apenas uma, será a Samsung Eco Bubble.

Tenho um link promocional do site Fast Shop onde a Samsung Eco Bubble 12kg está saindo à vista por R$2.199,00. Caso tenha interesse envie um e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que te retorno com o link.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Muito Obrigada Fernando!
Vou providenciar as mudanças necessárias.

Abraços

Anônimo disse...

Boa noite,Fernando.
Minha maquina é uma Eletrolux LSE11.
Quando estava no ciclo enxague,começou a sair água pela porta.O que pode ser? vou chamar a assistência técnica.
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá, achei sei blog ótimo, tem sido de grande ajuda :) Tenho uma Lava e Seca de 9Kg, a Electrolux LSE09. Ela faz a lavagem normal, mas na hora de centrifugar da Um erro 03 e a roupa fica toda molhada. As vezes consigo fazer com que ela complete o programa, mas mesmo assim a roupa sempre sai toda molhada, não está centrifugando nem secando... Se você souber como, me ajude :) Grata.

Anônimo disse...

Olá! Na instalação da Electrolux lava e seca de nove kg, vem falando para colocar umas tampas de parafusos, só que não cabem lá...ou cabem? vieram as tampas e quando retiramos o primeiro parafuso, notamos que não tinha como proteger o lugar que ficou e mais, essas tampinhas são os pés???
Seu blog é ótimo! Parabéns!

Ana Paula disse...

Olá Fernando, boa noite!
Acabei de utilizar minha lava e seca SAMSUNG WD9102RNW pela primeira vez e fiquei muito satisfeita. Mas fiquei com uma dúvida, pois após terminado todo o processo de lavagem e secagem, se eu girar o tambor faz barulho de água se movimentando, como se estivesse cheio de água em seu interior. Isso é normal?
Desde já agradeço a atenção e as preciosas dicas do blog.
Ana Paula

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Se sua LSE11 está vazando água pela porta ela está com problema na flange (borracha da porta). Acione a assistência técnica para verificação do equipamento.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lava e seca Electrolux LSE09 pode apresentar o erro UE por alguns motivos:

- Ela pode estar desnivelada ou seus pés não estão firmes no chão e ela está vibrando muito na centrifugação;
- As roupas podem estar amontoadas e ela não está conseguindo fazer o balanceamento para centrifugação;
- O filtro de drenagem pode estar obstruído (é o filtro que fica dentro daquela tampa localizada na parte frontal inferior direita da lava e seca).

Se mesmo após fazer as verificações acima o erro persistir, entre em contato com a assistência técnica e agende uma visita para avaliação do equipamento.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?


Fico feliz que tenha gostado do blog!

As 4 tampas que acompanham a LSE09 para tampar os buracos que ficam quando retiramos os parafusos traseiros normalmente cabem sim. Quando você retirou os parafusos, retirou também os tubos de plástico onde estavam os parafusos? Tem que retirar esses tubos aí as capas cabem direitinho nos buracos.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Paula, tudo bem?

Fico muito feliz em saber que gostou da sua lava e seca já no primeiro uso!

Quanto ao barulho citado, é normal e faz parte do sistema de amortecimento da lava e seca.

Ana Paula, muito obrigado por ter vindo dar sua opinião sobre a sua nova lava e seca e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Tha disse...

Boa noite Fernando!

Comprei a lava e seca da sansung eco buble e gostaria de saber se preciso instalar a mangueira de água quente. Estou ligando ela provisoriamente na torneira de água fria. Na minha casa não tem aquecimento.

Obrigada!

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Tha, tudo bem?

Como você não tem aquecimento central na residência não precisa conectar as duas mangueiras de entrada de água da Eco Bubble. Conecte apenas uma mangueira na entrada COLD atrás da lava e seca e ela funcionará normalmente. Quando você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria ela aquecerá automaticamente a água.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Letícia disse...

Olá Ferndando
Após ler seu blog e ver que minha dúvida ja foi sanada, removi os parafusos traseiros da maquina, entretanto não encontro as borrachinhas que foram citas ali para colocar no lugar, existe algum problema se eu deixo- lo sem??
Obrigada

Letícia

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Primeiramente parabéns pelo seu blog é de enorme utilidade!
Ganhei uma lava e seca Samsung wd9102 220v e estava pensando em chamar uma assistência técnica para fazer a instalação porém achei muito caro 140,00 por uma instalação tão simples, agora estou estudando o manual melhor e me surgiu uma dúvida, eles dizem que se você pretende usar apenas água fria pedem para usar uma peça em "Y". O que seria essa peça e é realmente necessário utilizá-la? Se sim, como usá-la, pois eles não explicam?

Agradeço desde já.

Tatiana.

Fernando Ricci disse...

Olá Letícia, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog lhe ajudou a solucionar um problema!

Quanto as capinhas, se você não encontrá-las, não há problema algum em deixar a lava e seca sem elas.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Tatiana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Que presentão heim! A WD9102 é excelente!

Esqueça essa orientação de usar o tal do "Y". Como você tem somente água fria em casa, conecte somente uma mangueira de entrada de água na entrada COLD atrás da lava e seca e na torneira e ela funcionará corretamente. Sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria a lava e seca aquecerá automaticamente a água até a temperatura selecionada.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Carla disse...

Olá, Fernando, tudo bem?

Na terceira lavagem da minha Electrolux LSE09 vazou água por baixo dela. Instalei apenas a mangueira de água fria (não tenho aquecimento). As duas primeiras lavagens foram feitas sem problemas. Na terceira, o programa foi com a água na temperatura de 30o, e aí teve o vazamento. Por não ter instalação da mangueira de água quente, só posso lavar com água fria? Ou o motivo do vazamento pode ser outro?

Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá Carla, estou bem e você?

Esse vazamento que ocorreu nessa lavagem não foi por que você não instalou a mangueira de entrada de água quente.

Nessa lavagem que ela vazou água, formou muita espuma durante a lavagem?

Na LSE09, quando erramos ou exageramos na quantidade de sabão, se formar muita espuma durante a lavagem o excesso de espuma vaza pelos respiros que a ela tem no tanque, escorrendo água pelo chão.

Minha recomendação é usar sempre pouco sabão para não formar quase espuma. Sempre que formar espuma em excesso ocorrerá esse vazamento.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Carla disse...

Olá, Fernando, eu de novo!

Minha lavadora Electrolux LSE09, no processo de secagem sai muito vapor da parte traseira superior, deixando a parede toda úmida. É normal? E na centrifugação (em alta rotação) ela faz um barulho como se a carenagem vibrasse muito, como chapa de aço batendo... O nivelamento está ok, já conferi...

Muito obrigada pela atenção!

Anônimo disse...

Boa noite !

Quanto a esses problemas na LSE09 de ficar com cheiro de borracha nas roupas depois da secagem, dá pra fazer algumas secagens com a maquina vazia até que não saia mais o cheiro da borracha?
Obrigada
Selma

Carlao.CbRS disse...

Olá Fernando.

Estou a tempos pesquisando e procurando e gostaria de saber: as máquinas somente de lavar com abertura frontal saíram mesmo do mercado? A única opção agora é "lava & seca"?

Renata Landini disse...

Olá Fernando,
Parabéns pelo blog que me ajudou bastante na dúvida entre tantas máquinas. Acabei optando pela Samsung 10,4kg WD9102RNW, e queria saber se ainda tem o link de promoção para compra na Fast.
Agradeço e obrigada,
Renata

Anônimo disse...

Ola Fernando,

Quer dizer que seu blog é excelente ! Ele me ajudou muito a decidir qual lava e seca comprar.
Comprei a samsung WD9102RNW.
Finalmente ela chegou ontem e já estou preocupada pois ela vem com pés niveladores muito próximos do chão, minha lavanderia tem o ralo muito próximo da maquina e receio que ao lavar ou limpar o chão ela molhe e com o passar do tempo estrague.
Você sabe de algum suporte ou pés mais altos que posso usar? Ou não é aconselhável?
Mais uma vez agradeço.

Denise

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Estou voltando para agradecer a orientação, ajudou muito e inclusive já coloquei minha máquina para trabalhar, mas tô meio encucada, ela quase não usa água tanto na lavagem quanto no enxágue, não que isso seja ruim porque há uma economia de água com isso, mas desde que isso seja normal. A água não chega a cobrir as roupas, nem mesmo a metade delas, a percepção que tenho ao olhar é que as roupas estão apenas encharcadas de água mas não estão submersas nela. Isso é normal?
Outra dúvida que tenho é que não sei onde devo colocar o alvejante, pois há apenas 3 compartimentos, sabão, amaciante e pré-lavagem. Eu uso o de sabão e de amaciante, pois o de pré-lavagem diz no manual que só deve ser usado quando for selecionada essa opção de ciclo. Onde e em que momento devo colocar o alvejante?

Agradeço desde já.

Abraços,
Tatiana.

Fernando Ricci disse...

Olá Denise, tudo bem?

Não é recomendado colocar pés diferentes dos que já acompanham a lava e seca porque eles são projetados para dar firmeza e estabilidade ao equipamento. Caso queira, pode pedir para fazer um suporte de alvenaria para colocar sua lava e seca.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Tatiana, tudo bem?

Fique tranquila que sua lava e seca está normal. Essa quantidade de água é característica do sistema de lavagem por tombamento e por isso ele é tão eficiente e econômico. Para que as roupas fiquem bem enxaguadas recomendo programar sempre 4 ou 5 enxagues.

O alvejante você pode despejar no mesmo compartimento do sabão.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá, Fernando,

Acabo de instalar uma Samsung lava e seca wd8854rjf. Ela fica embaixo de uma bancada de granito assim como a torneira da entrada de água. Ou seja, a torneira não tem acesso fácil! É necessário fechar a torneira de entrada dágua sempre que desligar a máquina???

Abraço

Obrigado

Unknown disse...

Boa noite, Fernando! Tudo certo?
Estou instalando por conta minha lava e seca (Samsung EcoBubble WD 0854). Só tenho entrada de água fria. Seguindo o manual (e o blog) coloquei a mangueira na saída "cold" e deixei a saída "hot" vazia. Pode ficar assim? No manual, eles dizem "utilize uma peça em Y caso deseje água somente fria". O que é isso? Nenhuma peça assim veio com a lavadora. Outra - a tomada da minha casa já é de tr~es pinos, mas a tomada da lavadora não entra. O que faço?
Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Pode esquecer esse famoso "Y" que o manual recomenda e raramente o encontramos. O manual de instruções está desatualizado. Caso tenha somente água fria na residência, pode conectar somente uma mangueira de entrada de água na entrada COLD atrás da lava e seca e ela funcionará normalmente. Não é mais obrigatório conectar as duas mangueiras.

Sobre a tomada, se os pinos do plug da lava e seca são mais grossos do que os buracos da tomada da sua residência, será necessário trocar a tomada da residência por uma de 20A/250V. Essas que tem o buraco fino são de 10A.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Patrícia disse...

Muito obrigada, Fernando! Aliás, só comprei a máquina depois de cair aqui no blog e ver suas dicas. Muito bacana mesmo! :)

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando,

Otimo seu blog...ja foi salvo em meu computador com pagina favorita.

Minha duvida é referente aos modelos da Samsung, pois em minha nota fiscal veio descrito somente WD9102. Qual a diferença da WD9102RNWXAZ, ou final RNW?

E estou aguardando a resposta quanto se é realmente necessario sempre fechar a torneira qdo nao estiver utilizando a maquina?

Grata

Giselle Valle

Unknown disse...

ola fernando, mto bom teu blog, me ajudou bastante. tenho uma electrolux lse09 qe comecou a fazer barulho ao secar. chamei o tecnico e apos avaliacao ele disse qe é preciso trocar rolamentos interno, externo e o retentor, mas nao me explicou como isso tudo "estragou" com somente 2 meses. sera qe vc saberia o pq disso? seria mau uso? obrigado. Att, Paula.

Susie disse...

Ola Fernando boa noite! estive lendo seu blog e gostei muito. Eu tenho uma lavadora frontal que trouxe do exterior pois morava la.Instalei tudo conforme o manual, na altura de drenagem exigida, mas o que esta acontecendo eh que a agua so sai da maquina quando eu coloco o cano diretamente no chao da area de servico, qualquer altura que elevo nao eh suficiente pra agua sair e pra ela encher eu tenho que elevar o cano de drenagem porque senao a agua entra e sai da maquina pelo fato do cano estar rente ao chao. Vc poderia me ajudar? o que deve estar acontecendo? Obrigada. Susie

Anônimo disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog é muito útil no momento de escolher uma máquina, pois suscita muitas dúvidas e o vendedor não tem condições se esclarecer e o manual não ajuda muito. A minha dúvida é quanto a Samsung WF1124 Frontal 12 kg, posso conectar apenas a mangueira de água fria? Ela aquecerá a água? No manual não fala nada de auto-aquecimento. Aguardo seu retorno. Grata. Eliana.

Anônimo disse...

Olá Fernando

Estou precisando comprar uma lavadora e quero sua ajuda. Somos 5 pessoas em casa , sei que lavadoras frontais são melhores. Qual marca hoje em dia é melhor ,qual dá menos problemas e é fácil e conseguir peças para reposição,pois me disseram que tem marcas que param de fabricar as peças bem rápido. Eu tenho uma eletrolux de 20 anos , a porta quebrou e não encontro mais para repor, mas ela durou 20 anos sem problemas.
Obrigada,
Simone

Fernando Ricci disse...

Olá Eliana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lavadora Samsung WF1124 tem somente uma entrada de água e deve ser conectada a uma torneira com água fria. Ela aquecerá a água automaticamente sempre que selecionado uma temperatura de lavagem diferente de fria.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Simone, tudo bem?

Atualmente temos pouquíssimos modelos de lavadoras frontais no mercado e a maioria são importadas. A única que é nacional é a Mueller special 7kg. Eu te recomendo ela e recomendo também a Samsung Eco Bubble 12kg (WF1124XBCF).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernanda disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog, é extremamente útil e facilita a vida!
Sei que muitos já fizeram essa pergunta, mas vou fazê-la novamente para tirar a dúvida com relação a minha máquina mesmo. comprei a LG WD-1403RD e a minha dúvida é quanto à água quente, se eu instalar só a mangueira de COLD esse modelo também vai aquecer a água automaticamente se eu marcar para temperaturas mais altas? ou essa característica não se aplica especificamente para esse modelo?

agradeço desde já!

Abraços.

Clayton disse...

Olá. Primeiramente, parabéns pelo seu blog, com certeza, está ajudando muitas pessoas. Gostaria de esclarecer somente uma dúvida: a máquina de lavar frontal da Samsung WF 1124 12kg lava com tranquilidade edredons de casal? Pergunto porque vi comentários seus de que essa máquina WF 1124 é menor que as lavadoras de 12kg de outras marcas. Vc possui algum link promocional para compra da lavadora samsung WF1124 12kg? Desde já agradeço. Um abraçoi.

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A LG WD-1403RD também aquece a água automaticamente caso você selecione uma temperatura de lavagem diferente de fria.

Como você vai instalar somente a mangueira COLD, se em algum momento ela apresentar o erro lE será necessário instalar também a mangueira HOT mesmo que seja em uma torneira com água fria.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fabiano Mello disse...

Fernando, parabéns pelo blog, ele é referência na internet sobre o tema. Como os demais leitores, gostaria da sua ajuda. Comprei uma Samsung Eco Bubble e fiz sua instalação. A parte elétrica e as mangueiras estão funcionando corretamente, no entanto, ao iniciar o procedimento de lavagem, a máquina faz o barulho de enchimento da água e para, piscando a luz da etapa de lavagem que está ocorrendo. Notei que agora um cheiro de queimado surgiu. Infelizmente não consegui realizar nenhuma lavagem nela ainda. Aguardo seu retorno e agradeço demais a ajuda.

Professor Ronaldo disse...

Boa Noite Fernando, qual a distancia sugerida para instalar um lava e seca electrolux LSE11 do botijão de gas? os 2 ficam no mesmo ambiente e não quero correr riscos de a lava e seca aquecer o botijão.

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Fernando.

Adorei as dicas do seu blog. Estou com uma dúvida: quero comprar uma lava e seca da LG, a LG 11 kg Elf WD-12596RD(W), mas na minha lavanderia só tem uma torneira, de água fria. Posso fazer a instalação dessa máquina deixando a saída HOT sem conexão? Obrigada,
Eliane

Fabio Kobuti disse...

Olá Fernando,

Gostaria de só esclarecer uma dúvida.
Quando não há aquecimento central, é necessário ao menos plugar algo na saída de água quente?

Não irá vazar água pelo buraco aberto que não foi plugado mangueira?

Grato,

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiano Mello, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

A tomada tem a mesma voltagem da lava e seca adquirida? Se a resposta for positiva, sua lava e seca veio com defeito de fábrica. Solicite a troca junto a loja onde a comprou ou acione a assistência técnica.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Professor Ronaldo, tudo bem?

É recomendado o botijão ficar a uma distância mínima de 2 metros da lava e seca.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Eliane, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sim, você pode instalar a lava e seca LG Elf 11kg conectando somente a mangueira de água fria.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fábio Kobuti, tudo bem?

Não, você pode deixar a entrada HOT aberta que não vazará água por essa entrada.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Tathy disse...

Olá Fernando, boa tarde!
Tenho uma lavadora Electrolux LTC07 com um ano de uso, que começou a fazer um ruído (barulhão!) quando centrifuga, tipo "trá trá trá", desconfio que tenha sido algum pequeno objeto não tirado dos bolsos...enfim. A questão é: Posso continuar usando-a até a vinda do técnico (tô tentando achar um, mas minhas roupas não podem esperar muito, ela é 7 kg lembra?) será que irá danificá-la mais ainda? E será que o conserto vai sair caro? Pena não ter conhecido seu blog antes de comprá-la...
Obrigado pela atenção e aguardo resposta.

Fernando Ricci disse...

Olá Tathy, tudo bem?

Usar uma lavadora que está apresentando defeito pode agravar ainda mais o problema. Eu particularmente recomendo evitar usá-la enquanto ela não for consertada.

Sobre o conserto, se for algum objeto que entrou embaixo do agitador ou na bomba de drenagem, o conserto não será caro. Caso seja outro defeito tipo ter que trocar a transmissão, aí é mais caro.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando,
comprei uma lavadora electrolux LSE11. Não tenho sistema de aquecimento de agua em casa pensei em utilizar um aquecedor eletrico da lorenzetti, pois ele tem saida fria e quente vc acha que poderia dar certo?

CATAPRETA disse...

Bom dia Fernando.
Temos uma lavadora Brastemp de 9kg (BWL09A)
Gostaria de saber se é possível deixar a máquina a 2,5 metros do tanque de água (que é a fonte de água e também unidade de escoamento da água suja. Será que encontro a mangueira de escoamento e a de entrada de água maiores que 2,5 metros?
Se assim o fizer eu terei problemas em escoar e alimentar a máquina com água por conta de variação de pressão?

finatti disse...

olá fernando tudo bem? Primeiramente parabéns pelo blog ele me decidiu por comprar uma front load e comprei uma eco bubble 8,5 kg e hoje na primeira lavagem tive um vazamento por baixo da máquina. Você já viu coisa do tipo? Você sabe o que pode estar acontecendo? Abraços, thiago

Alexandra disse...

ALEXANDRA

Olá Rernando! Parabéns pelo blog e, acabei de adquirir uma lavadora LG wd 12596r e, gostaria de saber sua opinião sobre ela pois, vejo que você entende muito bem de lavadoras. Minha outra dúvida é...por eu ainda não ter recebido-a, gostaria de saber qual é o tipo de plug/tomada desta lavadora? Desde já agradeço a atenção.

Fernando Ricci disse...

Olá "Catapreta", tudo bem?

As lojas que vendem peças para manutenção de lavadoras costumam ter mangueiras maiores e alguns lugares até fazem a mangueira sob medida.

Para a entrada de água não causará problema algum à lavadora. Para o escoamento, a mangueira comprida fará com que a bomba de drenagem faça maior força para jogar a água fora e com o tempo ela pode vir a apresentar problema.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Ola Thiago, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

Sobre esse vazamento que ocorreu na sua Eco Bubble 8,5kg:

Você abriu a gaveta dispenser durante a entrada de água?

Formou muita espuma durante a lavagem?

Você já utilizou a lava e seca novamente para lavar roupas? Caso tenha utilizado, o vazamento persistiu?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Alexandra, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lava e seca LG Elf 11kg (WD-12596RW/RD) é excelente e eu a recomendo bastante aqui no blog.

O plug dela é o tripolar de 20A (novo padrão com 3 pinos grossos).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Comprei uma Samsung WD8854RJF e tirei os parafusos, alinhei liguei e... nada... Ficou fazendos micros movimentos e morta... mais nada acontece. Onde errei? Há um procedimento que devo fazer?

Anônimo disse...

Comprei uma Samsung WD8854RJF, tirei os parafusos, nivelei e liguei. Nao girou o cesto. só micros movimentos e mais nada. Onde errei?

Mariacon disse...

Fernando, seu blog e muito bom! Informações sobre bens de consumo e ajuda sao raros no Brasil! Parabéns!
Maria costa

Ilana Brakarz disse...

Fernando,
Comprei a Samsung WD136 e agora preciso instala-la. Eu sou muito ruim pra essas coisas e resolvi pedir a assistencia da Samsung que so tem data disponivel daqui a 1 semana. Voce tem alguma dica de que tipo de prestador de servico eu chamo para fazer essa instalacao? Ou é muito simples? Como ela tem duas mangueiras me pareceu complexo, mas assumo que nao entendo nada do assunto. obrigada

Fernando Ricci disse...

Olá Maria Costa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ilana!

A instalação é muito simples. No topo do blog na barra perto de onde está a minha foto tem um link para um vídeo que fiz ensinando a fazer a instalação de lava e seca. Assista o vídeo que tenho certeza que ele lhe ajudará.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Ana Claudia disse...

Gostaria de elevar minha lava e seca samsung.Poderia coloca-la e m algum suporte, tipo de ar condicionado.
Ha algum problema em deixar conectadas as duas mangueiras de água mesmo que só tenha água fria?

M. Izabel disse...

Gostaria de saber as vantagens em ter uma lavadora (apenas lavadora) Brastemp, abertura frontal, a gás. Quero comprar uma lavadora separada a secadora e esta é mais cara que as outras.

Obrigada.

Anônimo disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Primeiramente gostaria de agradecer pelas dicas do blog! Acabamos de receber nossa electrolux lse09 e utilizamos as dicas de instalação e primeira lavagem!
Hoje fui realizar a primeira lavagem de roupas nela e fiquei com uma duvida.. A lse 09 seleciona automaticamente o nivel de agua de acordo com a quantidade de roupas?! Pois nao queremos errar na quantidade de sabao e amaciante, que jah li aqui que deve ser pouca! Hehehe
Muito obrigada se puder responder!
Abraço,
Giovana

Anônimo disse...

Olá Fernando,
Graças ao seu blog e o cupom promocional da Eco bubble 8,5kg eu adquiri essa lava e seca. Ela tem sido ótima! Mas tenho dúvida quanto ao cheiro que estou sentindo ao utilizá-la. Parece um cheiro de queimado, mas a máquina está funcionando normalmente. Seria o "cheiro de novo"? Seguimos todos os passos do vídeo de instalação.
Obrigada,
Lívia

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Claudia, tudo bem?

Você pode deixar as duas mangueiras de entradas conectadas em torneira com água fria sem problemas. A lava e seca funcionará corretamente.

Não existe suporte para colocar lava e seca porque ela não poderia ficar presa em um suporte como um ar condicionado ou microondas. O que você pode fazer para elevar sua lava e seca é mandar fazer uma bancada de aço, ferro, mármore ou madeira e colocar sua lava e seca em cima. É extremamente importante que ela seja firme e suporte no mínimo 20kg a mais que o peso da lava e seca.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá M. Izabel, tudo bem?

A pergunta está confusa. Você quer saber as vantagens de ter uma secadora à gás? As vantagens são:
- Economia de energia: ela usa energia somente para alimentar o painel e girar o tambor. O aquecimento é à gás e ainda assim ela consome pouquíssimo gás;
- Praticidade: a maioria das roupas saem prontas para guardar;
- Alta eficiência de secagem: Elas secam grandes volumes de roupas em 1 hora (+ ou -);
- Roupas secas com perfeição: Elas tem sensores de umidade e as roupas não passam do ponto de secagem e não encolhem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Giovana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sim, a LSE09 tem nível automático de água.

A quantidade de sabão e amaciante deve ser pouca mesmo, principalmente a de sabão. Ela não deve formar quase espuma durante a lavagem (no máximo 2 dedos de espuma aparentes no vidro da porta).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e brigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lívia, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lava e seca e que está gostando dela!

Esse cheiro de "queimado" você sente em alguma etapa específica ou ocorre durante todo o funcionamento?

Fico no aguardo.

Abraços.

Amanda Navarro disse...

Olá fernando, boa noite.
Acabei de comprar a lava e seca samsung eco bubble 8,5 e tenho uma dúvida.
Na minha cozinha a tomada para a lava roupas( que teoricamente já é preparada para uma potência maior) é 10A, tenho uma outra tomada proxima que é de 20A, mas essa é uma tomada comum, 200v. Aterrada (todas aqui são). Posso usar a maquina nesta tomada comum até que eu troque a propria para a maquina por uma de 20A? Ela vai funcionar normalmente?

Amanda Navarro disse...

Olá fernando, sou eu novamente :)
Minha sansung está vazando um pouco pela gaveta de sabão e acredito que um pouco também por baixo, o que seria isso? É a primeira lavagem que ela realiza.
Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá Amanda, tudo bem?

Eu precisaria analisar a rede elétrica de sua residência para responder com precisão. A princípio acredito que não terá problemas em ligar sua lava e seca na tomada 20A que você citou.

Sobre o vazamento pela gaveta, a pressão da água na torneira onde a lava e seca está conectada está muito forte. Diminua o fluxo fechando um pouco a torneira ou registro. Após fazer isso o vazamento pela gaveta não ocorrerá mais e possivelmente o que está ocorrendo por baixo também cessará.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Giovana disse...

Ola Fernando!
Muito obrigada pela ajuda! :)
Gostamos muito do blog e estamos recorrendo a ele a cada duvida! Hehehe
Mais uma que surgiu: neste final de semana fizemos o primeiro ciclo de secagem, na verdade fiz lavagem+secagem juntas.. No final da secagem ela deu um aviso de "fan", depois deu o barulhinho de que havia terminado o ciclo.. Porem demorei uns minutinhos para ir buscar a roupa e quando cheguei ela estava com dois luminosos acesos "porta travada" e "anti-rugas" e no visor aparecia algo que nao identifiquei, como se fossem dois "C", um de frente pro outro, e no centro deles girava em sentido horario um "palitinho"... Como se estivesse tentando formar letras, mas nao formava nada legível.. Depois de uns 5-10 min assim, ela deu aviso de "end", destravou a porta e desligou...
Fiquei co impressao de que ela estava esfriando a roupa ou o cesto ou algo assim, mas procurei no manual e na internet e nao encontrei resposta...
Sabes o que eh isso?! Jah viu alguma vez?!
Agradeço muito a ajuda, pois a autorizada da minha cidade entende menos da maquina do que eu!!!!!
Abraços!
Giovana

Claudia disse...

Comprei uma lava e seca roupa da Samsung 8,5kg e até agora nao consegui usa-lá porque toda vez que vai centrifugar começa a trepidar e tenho que desliga-lá já retirei os parafusos de transporte, nivelei os pés, mas nada adiantou. Estou procurando pés para maquina da lavar da Samsung para ver se consigo resolver o problema. Onde encontro? Será que isso vai solucionar meu problema?
Aguardo a resposta.
Atenciosamente
Claudia

Giovana disse...

Ah, esqueci de dizer que de tanto em tanto tempo, um min mais ou menos, a roupa girava dentro da maquina, durante todo esse tempo que ela permaneceu travada...

Fernando Ricci disse...

Olá Giovana!

A mensagem "Fan" no final da secagem é normal e indica que a lava e seca está resfriando a temperatura interna. Após desaparecer o Fan a lava e seca inicia o Anti-rugas que é onde no visor aparece como se fossem dois "C" um de frente para o outro e um pontinho fica girando dentro deles e cada pouco o cesto dá um giro para que as roupas não fiquem o tempo todo paradas na mesma posição para evitar que elas fiquem com vincos difíceis de remover. Durante o Anti-rugas a qualquer momento você pode apertar Inicio/Pausa para interromper essa função e retirar as roupas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Claudia, tudo bem?

Se você retirou os parafusos traseiros de transporte, regulou os pés e ainda assim sua lava e seca Samsung 8,5kg está trepidando muito durante a centrifugação é porque ela veio com defeito de fábrica. Não existem pés que sejam próprios para lavadoras frontais ou lava e seca porque o correto é usar os pés que vem de fábrica.

Se você a comprou pela internet tem até 7 dias a contar da data de recebimento para entrar em contato com a loja onde a comprou e solicitar a troca ou a devolução e o ressarcimento do valor pago.

Se você a comprou em loja física acho que vale ir até a loja e tentar negociar a troca.

Ou outra opção é agendar uma visita técnica junto à autorizada da Samsung mais próxima de sua residência.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

olá Fernando.

Comprei uma lava e seca Electroluz LSE 09 a uns 3 meses. Toda vez que coloco para secar, o ciclo não acaba nunca, fica se refazendo de tempos em tempos. Acabo dendo que desligar a máquina. E agora pra ajudar aparece a mensagem (fan) ja procurei no manual mas não encontrei nada. ja ouvi falar de casos semelhantes da mesma.
Se puder me ajudar agradeço
Adorei o seu blog

Anônimo disse...

Obrigada Fernando, vou chamar um técnico para ver o que está acontecendo e se for defeito da máquina entro em contato com a loja, pois ainda está na garantia.
Mais uma vez obrigada.

Unknown disse...

Fernando, como vai?
Estou com um problema. Comprei um LG WD1410RDA e começamos a instalação. Os parafusos de travamento estavam muito, muito duros. Verificamos que o anel de borracha estava mais comprimido de um lado do q de outro em todos os 4 parafusos. O primeiro foi retirado com esforço e vimos q estava torto. O segundo, quando saiu, estava quebrado e menor q o anterior. Paramos nesse momento. Liguei para a assistência técnica e agendei a instalação, q precisarei pagar. Liguei para o suporte técnico e a moça q me atendeu recomendou ligar para a assistência técncia e usar a garantia para remover o restante do parafuso e pagar pela instalação. Estou esperando o vendedor da loja chegar para eu ver se consigo trocar a máquina, pois não quero ficar com uma máquina q pode ter um grande problema de montagem. Pergunto se esse tipo de problema é comum (ou se só aconteceu comigo) e se existe algo mais q posso fazer para resolver o problema.
Obrigada, Alice

Anônimo disse...

Boa noite, fernando. Tenho um tanquinho suggar lavamatic 10kg zerinho. Logo na primeira lavagem, notei que o fluxo de agua que saia do enxague, era pouco demais. Para esvazia-lo do nivel maximo dele, demora cerca de meia hora. Muito tempo! Nao sei se isso e normal. Gostaria de sua opiniao.Me chamo Elaine e estarei aguardando. Obrigada.


Priscila disse...

Olá Fernando, boa noite.

Acabei de comprar uma LSE09, depois de muito ler o seu blog. Digo uma coisa, foi DECISIVO! Muito obrigada!!
Por sinal, o PONTO FRIO/CASAS BAHIA estão vendendo por R$ 1699,00. Não sei quanto tempo dura a promoção. Mas no BUSCAPÉ já vi gente comentando que comprou por 1700,00 no SAMS também.

Agora estou com uma dúvida que já foi respondida diveeeersas vezes, mas na loja o vendedor foi muito enfático em dizer que era preciso instalar as duas mangueiras mesmo que só haja água fria, para não entrar ar na máquina. Essa possível entrada de ar procede?

Espero ficar satisfeita com a máquina e não ter problemas. Tenho uma Electrolux de 12kg que me atende muito bem, mas com as chuvas de ultimamente minhas roupas não estão secando, por isso a troca da máquina.

Agradeço mais uma vez por todas as dicas do seu blog!!

Abraços,
Priscila

Giovana disse...

Olá mais uma vez Fernando!
Novamente, muito obrigada pela resposta! Eh exatamente isso que ela fez e nao sabiamos se era normal! Antes de perguntar pra vc, liguei no sac da electrolux e me pediram para procurar a assistencia, pq a moça nao sabia dizer pq a maquina estava fazendo aquilo!! Fui na autorizada aqui na minha cidade e mostrei um video da maquina fazendo isso e a mulher q me atendeu disse q nao sabia, que poderia ser um erro! Fiquei indignada!
Que bom que seu blog existe e podemos recorrer a vc para nos ajudar!
Muito obrigada mais uma vez! Agora usaremos tranquilos a funcao secar novamente! :)
Abraços,
Giovana

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda Alves, tudo bem?

Sobre a sua LSE09 ficar aumentando sozinha o tempo de secagem, ela está com defeito. Recomendo acionar a assistência técnica para verificação do equipamento.

Sobre a mensagem "Fan" que aparece quando termina a secagem ou quando interrompemos a secagem e normal e significa que a temperatura interna está muito alta e a lava e seca está fazendo o resfriamento interno. Quando ela atingir uma temperatura que não cause queimadura ao usuário então a mensagem "Fan" desaparece do visor.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Alice, tudo bem?

O que aconteceu com a sua LG WD-1410RD não ocorre com frequência, mas tenho conhecimento de outros casos iguais. Eu particularmente não aceitaria outra solução que não fosse a troca da lava e seca porque possivelmente ela deve ter "sofrido" bastante durante seu transporte (não temos como saber se foi por parte da transportadora ou do importador) e poderá desencadear outros defeitos durante a utilização.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Elaine, tudo bem?

Minha experiência com tanquinho é pequena. Ficarei devendo a ajuda. Peço desculpas.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Priscila, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

Acredito que ficará satisfeita com a LSE09 porque ela é excelente!

Como você tem somente água fria na residência pode instalar somente uma mangueira na entrada COLD atrás da lava e seca. Não é necessário instalar as duas mangueiras e não existe isso de entrar ar na lavadora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Bets disse...

Olá!
Gostaria de saber se você trocou de e-mail, já que o msn parece que não existe mais? Ou mesmo o messenger tendo sido extinto, você conseguiu manter seu e-mail?

Vou fazer a instalação da minha WD-12596(RD) e queria te mandar fotos para ver se fiz tudo direitinho!

Obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá Bets, tudo bem?

O e-mail do blog continua o mesmo (lavadorasderoupas@msn.com).

Pode enviar as fotos. No blog lá em cima perto da minha foto tem uma barra onde está escrito "Dúvidas na instalação a sua lava e seca, CLIQUE AQUI e assista o vídeo. Esse vídeo também pode te ajudar a saber se a instalação foi feita da maneira correta.

Ficarei no aguardo.

Abraços.

Eduardo disse...

Fernando, tudo bem?
Tenho uma lava/seca da LG para 10kgs comprada em 2010. Infelizmente não lembro o modelo dela. A respeito das duas mangueiras, tenho as duas conectadas mas não tenho ponto de água quente, somente fria. Posso deixar uma apenas conectada e também funcionará?

A propósito, vc conhece alguma solução para conectar 2 saídas de água na saída de esgosto da parede? Tenho um "banheiro de gato" automático que tem a saída e precisaria conectar os dois na parede!

Grato e parabéns pelo site.
Eduardo.

Carlos disse...

Caro Fernando,

Comprei uma Lava e Seca Electrolux LSE-09. Acontece que o espaço da área de serviço do apartamento que estou morando é muito limitado, e por isso precisarei utilizar uma mangueira de entrada mais extensa. Neste caso, causaria algum dano ao equipamento se eu utilizasse uma emenda na mangueira?
Talvez eu também precise de um prolongamento na mangueira de drenagem. Será que se eu fizer isso pode acontecer algum problema?

Anônimo disse...

nossa estava pesquisando sobre uma lavadora e secadora, vendo reclamaçoes e etc... me deparei com seu blog... e so tenho que parabeniza-lo por ajudar a tantos com seu conhecimento!! muito bacana da sua parte!! agora antes de decidir pela compra vou ler suas indicaçoes com calma... novamente parabens!

Fernando Ricci disse...

Olá Eduardo, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Preciso saber do modelo exato para te responder sobre as mangueiras, mas pela data de compra tenho quase certeza que é obrigatória a conexão das duas mangueiras.

Sobre conectar 2 saídas de água no mesmo tubo na parede, procure por "Junção Simples Esgoto" no site www.cec.com.br. Acredito que esse tipo de conexão resolva seu problema.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos, tudo bem?

Pode usar mangueira de entrada de água e de drenagem mais extensa sem nenhum problema.

Você usar um nípel rosca 3/4 para juntar as duas mangueiras de entrada de água que vieram com a lava e seca formando uma mangueira grande ou se preferir pode comprar uma mangueira maior.

A mangueira de drenagem você pode comprar um pedaço de mangueira que tenha diâmetro pouca coisa maior ou menor para que uma encaixe dentro da outra e emendá-las com bastante cola quente.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog e que o usará para que ele te ajude na escolha da lavadora e secadora.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando!

Acabei de comprar um alava e seca e tenho uma duvida:

Não instalei a torneira e sim direto a mangueira da maquina na rede de agua, ou seja, não tenho a opçõa de fechar a torneira quando nao estou usando a maquina. Se quiser fechar terei que fechar o registro da lavanderia, coisa que nao costumo fazer. Você acha necessário instalar a torneira e também se é necessário fechar a entrada da agua qdo a maquina nao esta em funcionameto.
Obrigada
vanessa

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Acabo de adquirir uma Samsung 8,5 Kg Eco Bubble e gostaria de saber quanto sabão em pó devo colocar no compartimento "II" da maquina. Posso preencher todo o espaço ou tem uma quantidade específica?

Obrigado e parabéns. Seu blog ajudou muito na minha escolha.

Julio

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?

Se a pressão da água for forte demais, eu recomendo instalar uma torneira e fechá-la quando a lava e seca não estiver em uso. Se a pressão for normal, não há necessidade da torneira nem de fechar o registro.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Julio, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

A quantidade de sabão em pó ou líquido que as front load usam é pequena e não deve formar quase espuma durante a lavagem. Não encha o compartimento não.

A quantidade de sabão a ser utilizada dependerá do tipo e grau de sujidade da roupa. Comece colocando 5 colheres de sopa para a máquina até a metade do cesto. Caso seja insuficiente coloque mais uma colher de sopa no compartimento II e jogue um copo de água no compartimento para o sabão escorrer.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Vc ainda tem o link com o desconto para a lava e seca da Sansumg 13 kg?

Pode me passar?

Obrigada.

Marilene

Unknown disse...

Ola Fernando, meu nome é Adriano e tennho uma dúvida. Nossa eletrolux LSE09 esta saindo espuma pelo parte de trás por uma saída pequena de tampinha branca... você acha que devo chamar a assistência ou é a quantidade de sabão que estamos colocando ??

Unknown disse...

ola, Fernando.

Tenho uma eletrolux SLE09 e vem saindo espuma pela parte superior traseira, por uma saida pequena de tampa branca...seria a quantidade de sabão exagerada ? devo chamar a assistencia ?

Fernando Ricci disse...

Olá Marilene, tudo bem?

Já respondi teu e-mail com o link promocional.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Adriano, tudo bem?

Sua LSE09 está vazando espuma pelo respiro traseiro porque você está colocando sabão em excesso. Inclusive eu fiz um vídeo explicando isso e publiquei no Youtube. O correto é fazer no máximo 2 dedos de espuma.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

eu posso usar capa na minha lava e seca enquanto ela funciona?

A Cidade que Queremos! disse...

Olá, Bom dia.
é possível apenas fazer a limpeza da bomba de drenagem da Samsung WD9102RNW, ou substituir? assisti alguns vídeo qual eles abrem e removem sujeiras agarradas. abraço!

nanci disse...

olaa adorei encontrar alguem q ajude a nós navegantes primarios..
comprei uma maq LG WD1412RTA e fiz um suporte em alvenaria para toda a area de serviço e com profundidade de 61cm.. minha duvida eh . a maq em funcionamento teria chance de vibrar e chegar a cair deste apoio?

Janine disse...

comprei a minha (BWU11A, chegou e não contratei ninguém para instalar... agora eu não sei o que faço com um fio que vem (fio terra?) atras dela... vc pode me ajudar? fica conectado em alguma coisa ou fica solto mesmo? obrigada

Janine disse...

comprei a minha (BWU11A, chegou e não contratei ninguém para instalar... agora eu não sei o que faço com um fio que vem (fio terra?) atras dela... vc pode me ajudar? fica conectado em alguma coisa ou fica solto mesmo? obrigada

Anônimo disse...

Olá, bom dia!

Comprei uma maquina Eletrolux Lava e Seca Ecoturbo 9kg, e a maquina no momento da centrifugaçao, começa a bater e faz um barulho enorme, parece que a maquina vai levantar voo.

Fiz todas a instalaçao de forma correta, tirei todos os parafusos de acordo com o manual, o pé está nivelado no piso, e mesmo assim o barulho insuportavel persiste.

Este barulho é normal, ou a maquina esta com algum problema?

Faz 2 meses que comprei.

Aguardo a sua ajuda...abraços.





Fernando Ricci disse...

Olá Paulo Márcio, tudo bem?

Se você programar a sua lava e seca para somente lavar e com água fria, pode usar capa enquanto ela funciona. Se ela estiver programada para lavar com água quente, lavar e secar ou somente secar, não.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Você pode fazer semanalmente a limpeza do filtro de detritos que fica localizado na frente da máquina no canto inferior direito. É ele quem coleta fiapos e objetos antes que esses cheguem na bomba de drenagem.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Nanci, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A WD1412RT tem 64cm de profundidade.

Eu não posso te garantir que sua lava e seca nunca se deslocará alguns cm durante a centrifugação. O normal é ela não se mover 1 milímetro, mas como a tecnologia é sujeita a falhas, se um dia o sensor de balanceamento falhar ela pode vir a se deslocar durante a centrifugação.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Janine, tudo bem?

Se a sua lavadora for 110V, pode deixar o fio terra como ele veio com a lavadora. Se ela for 220V é necessário aterrá-lo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Se você fez a instalação corretamente e sua lava e seca está fazendo muito barulho durante a centrifugação, acione a assistência técnica para verificação do equipamento.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Baba Neuci disse...

Bom dia!Estou angustiada pois comprei uma máquina 8,5kg sansung lava e seca e esta vazando espuma e agua. Tentei observar por onde sai, e só deu pra ver que não é pelo tubo de entrada de agua e nem pelo de saida na parede.Vi espuma saindo por uma tampinha plastica por cima, mas não sei por onde sai a agua.Como moro em apto vai acabar infiltrando no apto do vizinho de baixo.O que eu faço?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Sua lava e seca não está com defeito. Esse vazamento está ocorrendo porque você está colocando sabão em excesso. Diminua pela metade a quantidade de sabão utilizada. Nas frontais durante a lavagem deve formar no máximo 2 dedos de espuma.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

kamila disse...

olá curti muito o blog.
minha maquina brasstemp active 9 kg
está com 1 ano e meio de uso e está soltandoo pedaço de plático será que tem concerto, o que fazer,
obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá Kamila, tudo bem?

Se sua lavadora está soltando pedaços de plástico no meio das roupas quando está lavando, ela está com o agitador quebrado. O conserto é simples, é apenas a troca do agitador.

Se ela estiver soltando pedaços de plástico em outra situação, me explique com mais detalhes quando isso acontece, por favor.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

kamila disse...

Olá Fernando, muito obrigado , fiquei aliviada em saber que tem concerto, mais gostaria de saber que eu mesmo posso trocar ou devo chama um técnico?
ela só solta pedaço plastico quando está lavando
obrigada me ajudou muito !!

Fernando Ricci disse...

Olá Kamila!

Recomendo chamar um técnico porque esse agitador necessita de uma chave especial para retirá-lo. É uma chave T 10mm longa que os técnicos normalmente tem, mas ela pode ser encontrada à venda em lojas que vendem peças para reparo de lavadoras.

Abraços.

Unknown disse...

Olá Fernando! Estou com o mesmo problema da colega que postou no seu blog, minha lava e seca LSE09 eletrolux esta vazando água e sabão em jato por uma tampinha que fica bem ao lado da mangueira de saída da água fria. Coloquei somente um copo descartável daquele pequeno (+\- 200ml) de sabão em pó, é muito?
Desde a primeira lavagem esta acontecendo isso! Tem 5 dias que comprei... Espero sua ajuda! Obrigada!!
Vanessa.

Unknown disse...

E a quantidade de água e sabão é muita coisa!! Chega a fazer poças grandes no chão.,.

Obrigada!

Vanessa.

Anônimo disse...

ola boa noite!
eu tenho uma lavadora eletrolux 12k, e esta dando o seguinte problema, ela centrifuga normalmente , mais na hora da agitação ela trava, da pra perceber, que o motor tenta fazer o giro, mais ela ficar presa como que forçando o motor. gostaria que voce me ajudasse! Um abraço

Tomaz disse...

Olá Fernando, tudo bem?...

Durante a minha mudança, minha máquina teve sua mangueira de drenagem partida. Tentei dar uma procurada rápida na internet para tentar encontrar para repor, mas não achei. Qualquer mangueira dessas de drenagem serve?... A substituição é tranquila?... Ou precisa de algum técnico pra fazer?...
Minha máquina é uma LG Prime 8,5Kg WD-1403RD (A).

Muito Grato,
Tomaz

Unknown disse...

Olá Fernando.

Bacana o site...Estou com um dúvida sobre o que comprar...Lava e seca ou lavadora comum. Vi seus comentários sobre a LT12F onde diz que está é uma ótima lavadoura e bons comentários sobre a Lava e seca da Samsung. Ter a secagem é bom mas, essencial? Moro em casa terrea e tenho espaço. O que recomenta? abs

Anônimo disse...

Tenho uma Electrolux lava e seca frontal que instalei numa bancada de granito, porém na centrifugação preciso segurar porque caso contrário ela cai, balança muito e faz barulho de mais... O que fazer para melhorar????

Salvadeo disse...

Fernando, boa tarde.
Gostaria de saber se aquele plástico aderente (laterais esmaltadas) que vem na Lavadora Samsung
WF104 deve ser retirado. Você poderia me informar também onde consigo comprar uma capa para esta máquina?

Anônimo disse...

Olá, Fernando! Tudo bem??
Comprei uma lava e seca LG-WD 1485AD e liguei apenas a mangueira de água fria pois não tenho aquecimento em casa...
A dúvida é a seguinte: consigo lavar com água quente tendo ligado somente a mangueira de água fria?? Ou preciso ligar a outra mangueira também em água fria??
Aguardo contato! Obrigada!!

Tania disse...

Olá Fernando,
Temos uma lava e seca LSE09 com um ano de uso. Esteve com alguns problemas que foram resolvidos:. fazia muito barulho ao centrifugar - Isso foi resolvido com melhor nivelamento dos pés; . Vazamento de água por baixo dela - em seu blog vimos que pode ser quantidade excessiva de sabão. Mas tem outro problema agora: ela não está descartando a água do enxague; paralisa a operação e às vezes no visor aparece a mensagem de erro. Alguma ideia do que pode estar provocando isso ? Obrigada pela atenção.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A Lavadora Electrolux LT12F é realmente uma excelente lavadora e as lava e seca da Samsung também são excelentes.
Sobre a função secagem ser essencial ou não, depende da necessidade de cada um. O que você pode fazer é comprar uma lava e seca, usar ela frequentemente para somente lavar e em dias frios ou chuvosos que as roupas demoram mais para secar então você pode usar a função secadora.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A sua lava e seca Electrolux que está instalada numa bancada de granito, na instalação você retirou os 4 parafusos traseiros de transporte antes de começar a usá-la? A lava e seca está corretamente nivelada? Os pés foram ajustados e estão firmes no piso?

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Salvadeo, tudo bem?

O plástico de proteção que vem no gabinete da lavadora Samsung deve ser retirado senão com o tempo o gabinete ficará todo marcado com a cola do plástico.

No site Mercado Livre vende capa para lavadoras frontais e lava e seca. No campo busca digite "capa para lava e seca". Tem um vendedor de Bauru-SP que vende capas. No seu caso compre para Samsung 8,5kg porque a WF106 tem as dimensões dos modelos 8,5kg.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, estou bem e você?

Para a lava e seca LG WD-1485AD caso tenha somente água fria na residência você pode conectar apenas uma mangueira na entrada COLD atrás da lava e seca. Dessa forma, sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria a lava e seca aquecerá a água automaticamente durante a lavagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Tania, tudo bem?

Quando a sua LSE09 não descarta a água, qual é o erro que aparece?

Você faz a limpeza do filtro de detritos a cada 15 dias? No youtube também tenho um vídeo ensinando a fazer a limpeza desse filtro.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

oi fernado quando faço a secagens na lg(lse09) aparece um código FAN o que significa e se pode danificar a maquina

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A mensagem FAN na LSE09 é normal ao final da secagem e significa que a lava e seca está diminuindo a temperatura interna (resfriando) para que não haja perigo de causar queimaduras ao usuário quando for retirar as roupas da lava e seca. Assim que a lava e seca atingir uma temperatura segura a mensagem FAN desaparece do visor.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Bom dia. Tenho uma LG 8,5KG e estou com problemas. Ela liga , parece começar a trabalhar e para apitando um alarme com as letras IE no visor. Já tentei 3 vezes e acontece a mesma coisa. Nao é acesso de peso pois já reduzi o que tinha dentro. O que pode ser? Obrigada Monique

Fernando Ricci disse...

Olá Monique, tudo bem?

O erro IE informa que não está entrando água na lavadora. Verifique se tem água na torneira e se a pressão da água não está muito fraca. Desrosqueie a mangueira de entrada de água da parte traseira da lava e seca e limpe o filtro de entrada de água que fica dentro da válvula onde e rosqueada a mangueira.

Depois me conte se o problema foi solucionado.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

nadyachBoa noite Fernando!

Acabei de comprar uma ELETROLUX - LSE 11 - 10 kl. A cada lavagem ela pita com o erro OE, desligo verifico a mangueira de drenagem e ligo novamente. APós várias tentativas ela lava corretamente, só que quando programo a Secagem até 2 horas fica tudo bem, quando passa de 2 horas a roupa começa a enxarcar de água, no final fica quente e enxarcada. Será defeito ou algum erro na programação?

grata

Rose

Anônimo disse...

ola td bem é pq acho q agua da minha lavadora esta lenta p cair dentro dela , é assim mesmo ou tenho q tirar algum filtro da mangueira
daniella abraços espero resposta.

Fernando Ricci disse...

Olá Rose, tudo bem?

O erro OE é referente a dificuldade na drenagem da água. Faça a limpeza do filtro de drenagem conforme orientações na pág. 23 do manual de instruções. Se o problema persistir acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

O problema das roupas molharem durante a secagem está ocorrendo porque a bomba de drenagem não está drenando a água usada na secagem e ela começa a acumular no fundo do cesto da lavadora e molhar as roupas. Se o problema persistir acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Heloisa disse...

Olá, Fernando!

Acabo de adquirir uma lavadora Samsung Eco Bubble 8,5kg, código WD0854W8N, que chegará em casa em breve. Estava lendo o seu post sobre a instação e gostaria que você confirmasse que posso, sim, fazer a instalação sem perder as garantias, desde que eu a instale conforme o manual.

É isso mesmo?

Obrigada!!

Heloisa

Heloisa disse...

Olá, Fernando!

Acabo de adquirir uma lavadora Samsung Eco Bubble 8,5kg, código WD0854W8N, que chegará em casa em breve. Estava lendo o seu post sobre a instação e gostaria que você confirmasse que posso, sim, fazer a instalação sem perder as garantias, desde que eu a instale conforme o manual.

É isso mesmo?

Obrigada!!

Heloisa

Unknown disse...

Olá amigo tudo bem?posso trasportar a minha maquina de lavar sem os parafusos?tirei os 4 e vou mudar e perdi os mesmo.obrigado valeu mesmo.

Anônimo disse...

gostaria de comprar uma lavadora não tenho necessidade que seja secadora também, mas gostaria que ela tivesse água quente. Fernando você teria alguma sugestão? obrigada

Walter disse...

Olá Fernando, tudo bem?

Gostei muito do seu blog, comprei uma Samsung 8,5kg, segui suas dicas de instalação, obrigado por ter um blog tão útil!

Só tenho um pequeno problema: a primeira máquina que me entregaram, quando fazia o processo de secagem, ficava com um cheiro muito forte de queimado, como se fosse cola ou borracha ou óleo queimado. Pedi para a loja trocar, e a nova máquina tem um cheio muito mais fraco, mas ainda existe.

É normal os primeiros usos terem este odor após a secagem? Ele some com o tempo? Há algo que possa ser feito para diminuir o cheiro mais rapidamente?

Obrigado pelas dicas,

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Os modelos de lavadora que tem opção de lavar com água quente que eu recomendo são:

- Lavadora Electrolux Turbo Capacidade Premium 12kg - Água Quente (LP12Q): Ela é um espetáculo! Tem 12kg de capacidade mas tem 5 níveis de água para que você lave qualquer quantidade de roupas sem desperdícios, seu agitador com pás grossas e arredondadas proporcionam menor desgaste dos tecidos, ela tem cesto em inox e o sistema Diluição Inteligente onde a lavadora joga o sabão quando etá cheia de água e começa a bater as roupas, evitando manchas e aproveitando totalmente o produto.

- Lavadora Mueller Special 7kg - Água Quente: Como toda lavadora front load, eficiente e econômica e lava somente edredons leves. Ela está em promoção por R$1.099,00 no site www.comprafacil.com.br.

- Lavadora Samsung Eco Bubble 10kg (WF106): Excelente lavadora front load, lava até edredons de casal.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Heloisa, tudo bem?

A instalação das lava e seca pode ser feita pelo próprio usuário sem problema algum. Não existe nada que obrigue que a instalação seja feita pelo fabricante ou pela loja onde a mesma foi comprada.

Inclusive eu publiquei um vídeo no youtube que se chama (Instalando uma lava e seca) onde ensino a fazer a instalação das mesmas.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Alves São Bento, tudo bem?

Não é recomendado transportar as front load sem os parafusos traseiros, mas caso precise fazer isso procure ter o máximo de cuidado no transporte, dirigindo devagar principalmente ao passar em buracos, lombadas, etc... para que o veículo e a lavadora balancem o menos possível.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando.

Primeiramente parabéns pelo blog, é muito bom !
Estou com uma duvida, comprei uma LSE09 e a mangueira vem parafusada por uma presilha na maquina. Esse parafuso deve ser retirado ou não ? Pergunto isso pois com ele a mangueira acaba ficando no formato de um sifão.(Ela desde um pouco faz uma volta e sobe para o tanque)

Obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando...
Parabéns cara, tem ajudado muita gente e espero que consiga me ajudar.
Comprei uma lava e seca LG de 8,5 kg...pedi na loja que comprei para indicara um cara para instalar a máquina. Sou péssimo para essas coisas. Após 15 dias de instalada, a diarista usou a máquina pela primeira vez. Fui trabalhar e em puco tempo me ligou assustada. Segundo ela a máquina estava fazendo um barulho terrível na centrifugação e tentando ''andar'' até o momento que a tampa superior soltou. Pedi para desligar até eu chegar no apto...verifiquei que o instalador não retirou os parafusos que são usados no transporte. Fiquei 'P' da vida, pq poderia ter estragado a máquina zerada. Retirei os parafusos e continuei a lavagem, com centrifugação e secagem aparentemente normais. Será que pode ter afetado ou danificado alguma coisa? Outra coisa que percebi foi o recipiente do amaciante, após a lavagem verifiquei que a maquina nao puxou ou usou quase nada do mesmo...o que pode estar acontecendo?

Adriano Martins disse...

Ótimo blog! Compramos uma LG WD12596R e qyando lavamos roupa o amaciante não está sendo usado. Nós diluímos o amaciante, logo, não é o caso de estar muito denso. Fizemos uso da opção limpar cesto e o priblema persuste. Poderia nos ajudar????

André disse...

Grande Fernando!

É um prazer encontrar uma pessoa pronta a auxiliar seus semelhantes, ainda que nem os conheça!
Pretendo comprar uma lavadora, de preferência SEM ser secadora, e estou interessado nas Samsung. Li no seu blog a respeito do modelo WD0854; mas queria saber sua opinião a respeito do modelo WF8854LJF/XAZ, se é tão boa quanto ou se tem algum problema. Li noutro site alguém dizendo que as 854 tinham problema de superaquecimento.
Obrigado pela sua atenção!

Carine Villarino Frischmann disse...

Olá Fernando. Comprei a electrolux Ls09, e minha duvida é se ela esquenta água. Estou prestes a fazer a instalação, mas nao sei se preciso "puxar" água quente Pra ela, ou se ela esquenta sozinha.
Obrigada, Carine

Unknown disse...

Bom dia!

Moro em Curitiba, tenho uma WD C 1485AD e instalei no piso de madeira, trepidou bastante o chão mas ela não saiu do lugar.

Não consegui o protetor de borracha para os pés, que consta no manual.

Pergunto: Há risco de danos para ela?

Onde compro esses protetores, se na única autorizada de Curitiba, não tem?

Obrigada. Abraço.

Alessandra

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Preferencialmente não retire a mangueira de drenagem da presilha na qual ela vem presa. Não tem problema que a mangueira tenha formado um sifão.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Me tire uma dúvida: você comprou/pagou pela instalação na loja onde adquiriu a lava e seca? Se foi isso, volte na loja e exija a troca da lava e seca.

Se após o ocorrido com a sua lava e seca LG 8,5kg você já a usou e ela funcionou normalmente, acredito que não tenha danificado nada internamente. Só fiquei preocupado com a tampa superior ter se soltado. Você conseguiu fixá-la novamente?

Sobre o amaciante, remova completamente a gaveta do dispenser pressioando a trava para baixo e puxe a gaveta para fora. Remova a parte superior do compartimento de amaciante e verifique se ele está obstruído.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Adriano Martins, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A pressão da água na torneira onde a lava e seca está conectada é muito baixa?

Remova completamente a gaveta do dispenser pressioando a trava para baixo e puxe a gaveta para fora. Remova a parte superior do compartimento de amaciante e verifique se ele está obstruído.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá André, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!!! :)

A lavadora Samsung WF8854LJF/XAZ é espetacular e não tem o problema de superaquecimento que causa o erro HE2 porque esse erro é referente a falha no termostato que controla a temperatura de secagem das lava e seca e ela não tem essa função.

Dificilmente você encontrará esse modelo à venda porque ele saiu de linha. Atualmente a Samsung está com o modelo Eco Bubble 10,1kg (WF106U) que também é excelente!

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carine, tudo bem?

Na Electrolux LSE09 você tem a opção de conectá-la somente na água fria conectando uma mangueira na entrada COLD atrás da lava e seca, neste caso sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria ela aquecerá automaticamente a água durante as etapas molho/lavagem e tem também a opção de conectar uma mangueira numa torneira com água fria e outra mangueira numa torneira com água quente. Neste caso, sempre que sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria ela "puxará" água quente e água fria economizando energia na lavagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Francesca disse...

Olá Fernando!
No meu caso substituirei o tanque pela maquina lava e seca, mas a torneira do tanque não é de parede, ou seja a alimentação de água para a torneira é feita através de rabicho. Como proceder neste caso? É preciso fazer alguma adaptação na magueira para ligá-la direto no ponto de água? Desde já agradeço e parabéns pelo blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Francesca, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Para não ter problemas na instalação de sua lava e seca, substitua a torneira atual por uma torneira dupla para máquina de lavar.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Carine Villarino Frischmann disse...

Muito obrigada, Eduardo!

Manin disse...

Olá Fernando, muito bom seu blog.

Eu comprei uma LSE09 faz 2 dias e estou com um problema eu acho. Ela lava e centrifuga normal, mas quando coloco pra secar a roupa, quando o tempo esta quase acabando, por exemplo de 20 a 30 min (faltando), ela aumenta o tempo pra 1:50 ou 2:50 horas. Isso nao é normal é? as cargas que testei foram uns 12 panos de prato e na outra lavagem umas 10 toalhas de rosto e banho +-. Não sei se isso é normal , mas acredito que não, aguardo resposta. Obrigado!

Unknown disse...

Olá Fernando,

Tenho uma LSE09 há 1 mês e na última lavagem a maquina parou o contador do programa e não fez a operaçao de centrifugação, tentei selecionar somente essa operação, também ficou travada no tempo e não executou o comando. Não apareceu nenhuma mensagem de erro. Poderia me ajudar...
Desde já agradeço!
Parabéns pelo blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Manin, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Isso que está acontecendo com a sua LSE09 de aumentar o tempo de secagem não é normal.

Se você a comprou pela internet tem até 7 dias a contar da data de recebimento para entrar em contato com a loja onde a comprou e pedir a troca do equipamento ou a devolução e o ressarcimento pelo valor pago.

Se você a comprou em loja física vale a pena ir até a loja tentar negociar a troca.

Caso nenhuma das situações acima se encaixem no caso, acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Karina Oliveira, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Quando as lava e seca estão fazendo o balanceamento da carga antes da centrifugação é normal o contador ficar parado. Ele só volta a contar o tempo depois que a lava e seca conseguiu fazer o balanceamento da carga e as vezes esse balanceamento demora muito. Se ela não deu nenhuma mensagem de erro é porque estava tentando balancear a carga.

Qual era a carga de roupas quando isso aconteceu?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Boa nooite Fernando,

Estou na dúvida em qual lavadora frontal comprar... Brastemp Ative BWS24 ou a Electrolux SLE09. Qual das duas vc me recomenda em questão de durabilidade/ qualidade? Não importa a capacidade.

Obrigado!

Unknown disse...

Caro Leandro, boa tarde!
Temos uma lavadora Electrolux Front Load LE05 que só está funcionando no programa de lavagem 1 apesar de ter 8 programas. o que pode ser?

Ivana disse...

Bom dia Fernando.

Seu blog é excelente! Estou querendo comprar uma lavadora mas tenho dúvidas quanto à melhor marca, maior durabilidade, etc. Tenho uma Brastemp Mondial há 16 anos que funciona muito bem mas estou querendo uma maior capacidade até p/ lavar cobertor e edredon king size. Estou em dúvida entre a Electrolux 15kg top load e a Electrolux front load TRW12 12 kg. Qual vc. me recomenda? Aguardo seu contato. Muito obrigada. Ivana

Anônimo disse...

Boa tarde!!!!!
Preciso de uma ajuda!!!Comprei uma lava e seca da Samsung e instalei conforme o manual, porém quando vou liga-la pela primeira vez para seguir a instrução de primeiro uso aparece a mensagem DE na tela, vi no manual que a porta pode estar aberta ou com roupa presa mas não esta? tem alguma trava na porta ou algo que possa ser feito? obrigada!!!!!

Unknown disse...

Prezado Fernando,

Acabei de Adquirir uma lava e seca 8,5 kg Samsung com Eco Bubble wd0854w8e, gostaria de saber se nesta maquina eu posso programa-la para apenas centrifugar (não precisa secar), pois algumas roupas bastar centrifugar

Unknown disse...

Prezado fernando, acabei de comprar uma Lavadora e Secadora 8,5 kg Samsung com Eco Bubble wd0854w8e, gostaria de saber se posso programar algum ciclo eventual de apenas lavagem+centrifugar (sem secar), pois as algumas roupas não vejo necessidade de programar a secagem.

Fernando Ricci disse...

Olá Silvio Fiusa, tudo bem?

Sua lavadora Electrolux LE05 está com defeito no timer automático.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Você retirou a base de isopor da sua lava e seca antes de utilizá-la? Pergunto porque se não retirar a base o cesto não deixa a porta fechar corretamente e aparece o erro DE.

Como você disse que fez a instalação conforme as orientações do manual de instruções, sua lava e seca está com defeito no sensor de trava da porta.

Recomendo que solicite a troca da lava e seca junto à loja onde a comprou ou acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marinaldo, tudo bem?

Os programas de lavagem da sua lava e seca Eco Bubble 8,5kg (WD0854) já são programados para que a lava e seca faça somente as etapas lavagem, enxague e centrifugação. Quando você quiser que a lava e seca lave e seque as roupas, após selecionar o programa de lavagem, aperte o botão Secagem e selecione a opção de secagem desejada. Se você selecionar um programa de lavagem e não selecionar manualmente uma opção de secagem, ela não fará secagem.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Óla tenha a dois anos uma lava e seca sansung WD9102RNW 10,5KG/6KG, não esta enxaguando, nem centrifuga, se eu tirar a agua e no outro dia ligar ela as vezes centrifuga,a algo que possa fazer ou so chamando um técnico, esta fora da garantia.obrigada
SELMA REGINA

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 497   Recentes› Mais recentes»