Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

Instalando uma lavadora frontal ou lava e seca

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estou aqui para orientá-los na instalação da sua lavadora frontal ou lava e seca.

Muitas pessoas questionam se é obrigatório fazer a instalação desses equipamentos com a assistência técnica ou credenciados porque o vendedor disse que é obrigatório senão perde a garantia, etc..., etc... A resposta é NÃO. Não é obrigatório e não existe lei que regulamente isso. Qualquer pessoa que adquirir esses equipamentos pode fazer a instalação sem nenhum problema. PORÉM é obrigatório que sejam seguidas todas as etapas de instalação que constam no manual de instruções, pois caso o seu equipamento venha apresentar defeito e você acione a assistência técnica, se quando o técnico chegar no local detectar que a instalação está incorreta e/ou não está de acordo com as instruções do manual, você pode perder a garantia do equipamento.

Assista o vídeo abaixo que ensina a fazer a instalação de uma lava e seca.



As principais etapas de instalação e que jamais devem deixar de serem feitas são:

1) Remover a base de isopor que vem embaixo do equipamento.

2) Retirar os parafusos traseiros de transporte (são 3 ou 4 parafusos, varia de acordo com o modelo)
NUNCA coloque o equipamento para funcionar sem antes retirar esses parafusos. Eles são somente para transporte para segurar o cesto/tanque da lavadora.
Para facilitar a retirada dos parafusos de transporte, afrouxe todos os parafusos com a chave que acompanha o equipamento e somente depois comece a retirá-los, retirando primeiro os parafusos inferiores.

3) Ajustar os pés niveladores
É imprescindível que o equipamento esteja nivelado e os 4 pés estejam regulados e fixos no chão. Lavadora/lava e seca mal nivelada detona o rolamento e mancal do equipamento.

4) Conexão das mangueiras de entrada de água
A maioria das lavadoras frontais e lava e seca vêm com 2 mangueiras de entrada de água (uma para água fria "COLD" e outra para água quente "HOT").

Caso você tenha aquecimento central na residência, basta conectar a mangueira COLD na torneira de água fria e a HOT na torneira com água quente.

Caso você não tenha aquecimento central na residência, basta conectar apenas uma mangueira na entrada COLD da sua lavadora ou lava e seca.

Não há mais necessidade de conectar as duas mangueiras em torneiras com água fria.

5) Instalação da mangueira de drenagem
Ela deverá ser instalada no tanque ou cano de drenagem na parede, respeitando sempre as alturas mínima e máxima descritas no manual de instruções do equipamento adquirido.

6) Verificação da rede elétrica (tomada) onde será ligada o equipamento:
Esses equipamentos quando estão aquecendo a água ou fazendo a secagem das roupas puxam energia equivalente a um grill ou ferro de passar e dependendo da grossura do fio da tomada (bitola) ele pode aquecer e derreter. Então é extremamente recomendado chamar um eletricista ou técnico qualificado para analisar a tomada onde será ligada o equipamento e instalar ao lado da tomada um disjuntor que tenha as especificações descritas no manual de instruções.

Se o equipamento for 220V é obrigatório também fazer o aterramento (fio terra).

Só lembrando que essas são as principais etapas de instalação. Leia atentamente o manual de instruções do equipamento.

Espero que essa explicação tenha-os ajudado e qualquer dúvida envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com.

*Verificar no manual de instruções ou junto ao fabricante se o modelo adquirido dispõe de aquecimento automático.

497 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 497   Recentes›   Mais recentes»
Unknown disse...

Óla tenha a dois anos uma lava e seca sansung WD9102RNW 10,5KG/6KG, não esta enxaguando, nem centrifuga, se eu tirar a agua e no outro dia ligar ela as vezes centrifuga,a algo que possa fazer ou so chamando um técnico, esta fora da garantia.obrigada
SELMA REGINA

Cris Miura disse...

Por que será que atendente da Eletrolux é TÃO insistente quanto a ter que conectar as duas mangueiras na LSE09? Eu não tenho como conectar, só tenho uma saída de água. Mas ela diz que a máquina com o tempo pode dar problema por tentar puxar água pela outra mangueira.... Vi que você diz que não precisa, mas sabe dizer porque eles insistem nesta recomentadação? Parabéns pelo blog!

Carmem disse...

Bom dia, Fernando. Que bom que exisem pessoas como tu, interessadas em ajudar.
Tenho uma lava e seca Lg! 10,1 kg e, agora, estou construindo uma lavanderia maior. O pedreiro deixou as esperas de entrada e drenagem de agua em alturas diferentes das que sempre conheci. A entrada está a 83 cm do chão e a drenagem a 1,12 m. Já assisti ao vídeo e li o manual. No manual especifica que a drenagem deve estar a uma altura mínima de 60 cm e máxima de 1 m.
Pergunto: qual a altura mínima para adentrada de agua na lavadora?
Obrigada desde já.

Anônimo disse...

Olá Fernando eu tenho uma lava e seca Electrolux kg9 xlse09 ela esguicha agua normal mas não gira o cesto e aparece um código E8 oque será .

Felipe disse...

Olá, Fernando

Tenho uma lava e seca LG de 8,5kg e recentemente tive que trocar a câmara e rolamento dela.
Acontece, que após esse reparo, notei que após algum tempo no processo de secagem, começa a sair vapor e até pingar água quente, pela gaveta do sabão. Nunca aconteceu isso antes. A autorizada LG já foi 2x em casa, trocaram algumas peças, que me confessaram que eram apenas tentativas, pois não sabiam ao certo qual era o real problema. E o problema persiste. Você tem alguma idéia do que possa ter acontecido?
Eu ventilei a possibilidade da vedação da câmara não estar ok, e eles me disseram que se fosse isso, vazaria água também.

Um abraço e parabéns pelo BLOG!!

Fernando Ricci disse...

Olá Selma Regina, tudo bem?

Você faz semanalmente a limpeza do filtro de detritos da sua lava e seca? Caso não tenha costume de fazer a limpeza do filtro, acesse o youtube e procure o vídeo "LSE09 - Limpeza do filtro de detritos". No vídeo eu ensino a fazer a limpeza desse filtro e nele utilizo a lava e seca Electrolux LSE09 como exemplo, mas o procedimento é igual para todas as marcas e modelos.

Depois me conte se resolveu o problema.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Cris Miura, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu também não entendo o porque da insistência da atendente do SAC da Electrolux em conectar as duas mangueiras da LSE09 sendo que no próprio manual de instruções na pág. 5 está escrito "Caso sua residência possua apenas uma saída de água fria, conecte uma das mangueiras fornecidas com o produto apenas na entrada de água fria, indicada como COLD na parte posterior do seu produto."

Os atendentes do SAC leem scripts prontos que consultam no sistema, por isso a insistência.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog"

Fernando Ricci disse...

Olá Carmem, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!

Para a mangueira de entrada de água não existe altura máxima ou mínima porque na hora de encher a válvula de entrada de água não faz força para que a água entre na lavadora. Ela apenas abre e é a pressão da água que empurra a água para dentro da lavadora.

Somente para a mangueira de drenagem existem alturas máximas e mínimas a serem respeitadas porque na drenagem é a bomba de drenagem da máquina que tem que fazer força para jogar a água pra fora e se a mangueira estiver alta demais a bomba terá que fazer muita força, diminuindo o tempo de vida útil da mesma.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

O erro E8 na lava e seca LSE09 pode ser problema no motor ou no estator do motor.

Recomendo que acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Bom dia Fernando,

Durante mudança de endereço, perdeu-se um dos pés traseiros de minha lavadora (Samsung WD0854W8E1/XAZ) e onde moro não tem assistência técnica. A de Campinas não atende o telefone há dias e a de Mogi Mirim não tem a peça e não tem posicionamento se vai trazer pra mim. você saberia me dizer se há algum modelo (de outra marca, se necessário) que possa substituir o pé faltante? Obrigada.
Kathia

Anônimo disse...

Fernando, Bom dia!

Comprei uma LG 12 KG WD1252RD, porém a água não sai quente como eu imaginava. Ela meio morna, isto é normal?

atenciosamente,
Cris

Unknown disse...

Olá, Fernando

Tenho uma lava e seca LG de 8,5kg e recentemente tive que trocar a câmara e rolamento dela.
Acontece, que após esse reparo, notei que após algum tempo no processo de secagem, começa a sair vapor e até pingar água quente, pela gaveta do sabão. Nunca aconteceu isso antes. A autorizada LG já foi 2x em casa, trocaram algumas peças, que me confessaram que eram apenas tentativas, pois não sabiam ao certo qual era o real problema. E o problema persiste. Você tem alguma idéia do que possa ter acontecido?
Eu ventilei a possibilidade da vedação da câmara não estar ok, e eles me disseram que se fosse isso, vazaria água também.

Um abraço e parabéns pelo BLOG!!

Fernando Ricci disse...

Olá Kathia, tudo bem?

Na cidade onde você mora tem loja que vende peças para consertar lavadoras ou lojas que vendem lavadoras reformadas/consertadas? Se tiver, vá até uma delas e pergunte se eles não tem um pé de lava e seca para te vender. Os pés são iguais para a maioria das lava e seca 8,5kg/9kg.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Cris, tudo bem?

A temperatura da água ao final da lavagem vai depender da temperatura de lavagem selecionada, da temperatura que a água entrou e do programa de lavagem selecionado. Para a maioria dos modelos da LG, se a temperatura selecionada for alta (60ºC ou superior - para modelos 220V), antes de drenar a água a lava e seca mistura um pouco de água fria na água quente para que a água saia a uma temperatura que não cause riscos ao usuário.

Qual programa e temperatura de lavagem você selecionou?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Cinara disse...

Boa Tarde, adorei saber melhor sobre maquinas, adquiri uma lava e seca da eletrolux 9kg, eu mesma fiz a instalação esta perfeita, porem na centrifugação e na secagem ela trepida por demais...esta nivelada fiz alguns testes, pergunto por estar usando um adaptador, pode ser esse o motivo?

Anônimo disse...

OLa Fernando Parabéns pelo blog... Tenho uma duvida... possuo um LG 8,5kg, ao final da secagem aparece a mensagem END e destrava a porta, existe algum problema em retirar as roupas secas neste momento, ou é essencial aguardar a sigla CD?? Desde já agradeço

Katia

Anônimo disse...

Fernando,

Seu blog parece ajudar muitas pessoas, espero que vc tbm possa me ajudar pois nem os técnicos da autorizada estão conseguindo, não vamos nem comentar sobre a boa vontade deles e competência.
Comprei uma lavadora Brastemp BNQ11CV - o técnico instalou hj contudo quando iniciamos um programa de lavagem ao mesmo tempo que entra agua na maquina pela entrada de agua fria (pois não vamos usar a entrada de agua quente) tbm sai agua pela ENTRADA de agua quente. O técnico viu o problema e não soube solucionar disse que era para eu usar a maquina e era para ligar para a assistência se ocorresse esse problema novamente. Vc sabe pq a agua esta saindo pela entrada da agua quente ??
Desde já muito obrigada

Anônimo disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Comprei uma maquina lava e seca eletrolux 9 kg, o que gostaria de saber é que em minha uso hoje em minha maquina somente entrada de agua quente, pois a de agua fria é ligada no vaso sanitario, minha pergunta é se posso instalar a lava e seca somente com entrada de agua quente e se com isso o gasto de energia é maior. obrigada Francine

Francine disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Comprei uma maquina lava e seca eletrolux 9 kg, o que gostaria de saber é que em minha uso hoje em minha maquina somente entrada de agua quente, pois a de agua fria é ligada no vaso sanitario, minha pergunta é se posso instalar a lava e seca somente com entrada de agua quente e se com isso o gasto de energia é maior. obrigada Francine

Anônimo disse...

Olá Td bem?? Faz pouco tempo comprei uma máquina Electrolux LSE09. É realmente uma ótima máquina, porém, na hora da secagem as roupas ficam amassadas e com um cheiro bem forte da máquina, por que isso acontece?? E por que as roupas não ficam cheirosas na secagem mesmo colocando o melhor amaciante??

Abraços e parabéns pelo blog!!

Sandro disse...

Olá Fernando,
Meu nome é Sandro e quero parabenizá-lo pelo blog e pela sua boa vontade em sanar as dúvidas que lhe são direcionadas.
Gostaria de um auxílio seu na escolha de uma lavadora.
Já optei por uma front load para uso por 2 pessoas (entre 8 e 10kg).
A última recomendação que encontrei no seu blog é datada de 21/07 do ano passado.
Quais modelos de front load vc me recomendaria?

Unknown disse...

Olá Fernando.. Parabéns pelo Blog!

Tenho uma LG LAva e Seca 8,5 Kg ( LGWD-1403RDA 8,5Kg ) desde fevereiro deste ano. De uns dias ela tem dado um erro ao centrifugar. Quando vou retirar a roupa ela está toda molhada... O que pode estar acontecendo? Será que é algum erro na hora de programar a lavagem ou só chamando um técnico pra resolver? Desde já agradeço...

Uyara

MJM disse...

Olá Fernando

Boa noite!
Tenho uma lava e seca e gostaria de saber se você sabe o que fazer quando a á não entra o tambor?
Desde já agradeço

Michelli

andressa disse...

boa tarde sou a Andressa, comprei uma lava e seca 9 kl, mas ela esta vazando agua pela borracha da frente o que faço?

Fernando Ricci disse...

Olá Cinara, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Como é e onde você está usando adaptador na lava e seca LSE09?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Katia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Quando aparecer a mensagem END você já pode retirar as roupas da lava e seca sem problemas porque a secagem já terminou. Quando aparece CD no display a lava e seca informa que está fazendo o anti-rugas. Nessa etapa ela gira o tambor em intervalos de tempo para que as roupas não fiquem paradas na mesma posição evitando que formem vincos difíceis de remover com o ferro de passar.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder,

Sobre a sua lavadora Brastemp BNQ11CV estar saindo água pela entrada de água quente, muito provável que a válvula de entrada de água da lavadora está com defeito. Basta trocá-la. Se após trocá-la o problema persistir, então pode ser problema no pressostato ou na placa eletrônica.

Não acredito que o técnico não soube solucionar o problema! A que ponto estamos chegando!

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Francine, tudo bem?

Se você está conseguindo usar sua LSE09 tendo conectado apenas a entrada de água quente, sem problemas. Pode ser que em algum momento ela apresente o erro IE. Se isso acontecer é porque ela está tentando encher de água pela entrada de água fria.

Sobre o consumo de energia, a lava e seca consumirá menos energia porque a água já está entrando quente então ela não consumirá energia para aquecer a água.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Quando a lava e seca é nova é normal as roupas secas ficarem com cheiro de borracha queimada. Após fazer uns 10 ciclos de secagem o cheiro começa a diminuir e com o tempo ele desaparece completamente.

Para as roupas ficarem macias e perfumadas nas lava e seca é necessário não exagerar na quantidade de sabão (quanto menos espuma formar, mais eficiente será a lavagem), programar 4 ou 5 enxagues, usar amaciante concentrado (Comfort, Downy, Mon Bijou ou outro de sua preferência) e quando programar secagem não exagerar no tempo porque roupas que passam do ponto de secagem ficam difíceis de passar e perdem o cheiro do amaciante.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Sandro, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

Quase não temos no mercado front load somente lavadora. O modelo que recomendo para a sua necessidade é a Samsung Eco Bubble 10,1kg (WF106).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Uyara, tudo bem?

Qual é o erro que a sua lava e seca está apresentando ao centrifugar?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Michelli, tudo bem?

Muito provável que sua lava e seca esteja com defeito na válvula de entrada de água.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Andressa, tudo bem?

Você retirou a base de isopor que vem embaixo da lava e seca antes de utilizá-la? Se sim, sua lava e seca está com problema na borracha que veda a porta ou na trava da porta. Se você a comprou pela internet tem até 7 dias a contar da data de recebimento para entrar em contato com a loja onde a comprou e solicitar a troca ou a devolução e o ressarcimento pelo valor pago. Se a comprou em loja física, vale a pena ir até a loja explicar o ocorrido e tentar negociar a troca. Caso nenhuma das duas soluções se encaixem ao caso, entre em contato com o SAC da do fabricante e agende uma visita técnica para verificação do equipamento.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Claudia Santos disse...

Fernando! Que sorte ter encontrado o seu blog! Acho que só vc me entenderá: moro sozinha, num apto. bem pequeno e tenho há 20 anos uma Enxuta Luxo Soft 4 kg. Costumo dizer que ela é a "pessoa" mais importante da casa, pois eu não vivo sem ela... Mas está chegando a hora de sua "aposentadoria" e eu estava bastante preocupada pois já não se fabricam maquinas pequenas como a Enxuta...até que encontrei você e sua dica: o lançamento da Electrolux LFE03, de parede! Vou chamar a autorizada para ver se tenho espaço suficiente e adequado, mas só em saber que o produto é bom, já fico bem animada.
Parabéns pelo blog e por sua generosidade! Cláudia

BARBARA disse...

Olá Fernando! Parabéns pelo Blog show! um sonho pra nós donas e donos de casa!

Tenho uma LG LAva e Seca 8,5 Kg ( LGWD-1403RDA 8,5Kg ). minha maquina de repente não centrifuga nada, deu erro "LE" tentei novamente e agora faz um barulho de motor e contiu sem centrifugar oque faço??
desde já agradeço!!!

Unknown disse...

Boa noite Fernando,

Comprei uma lava e seca modelo WD1252RW(A) e não tenho água quente em minha casa. Como faço para a lava e seca esquentar a água sozinha? Quando coloco a temperatura em 60 graus ela puxa da torneira laranja que não está ligada.

Anônimo disse...

Olá Fernando! tudo bem? gostaria que me esclarecesse uma dúvida, tenho uma LG WD1403rda que está fazendo um barulhão no momento em que esguicha água para lavagem, mas somente quando uso sabão em pó, com o sabão liquido ela não faz este barulho. Isto é aparentemente algum problema na bombinha ou é pelo uso do sabão mesmo?

Abraço, jussara.

Sandro disse...

Olá Fernando,
Deixei uma pergunta para você mas creio que eu tenha me expressado mal.
Meu post foi o seguinte:
"Meu nome é Sandro e quero parabenizá-lo pelo blog e pela sua boa vontade em sanar as dúvidas que lhe são direcionadas.
Gostaria de um auxílio seu na escolha de uma lavadora.
Já optei por uma front load para uso por 2 pessoas (entre 8 e 10kg).
A última recomendação que encontrei no seu blog é datada de 21/07 do ano passado.

Quais modelos de front load vc me recomendaria?"

Vc me recomendou a Samsung WF106, creio que vc a recomendou pq eu pedi dica de lavadora, mas estou interessado mesmo numa lava e seca.

Desculpe pelo transtorno e novamente parabenizo-o.

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo Blog! Encontrei-o pesquisando na internet, pois comprei uma lava e seca electrolux 9 quilos a duas semanas. Já usei ela algumas vezes. Uma vez vasou água por baixo dela, mas depois não aconteceu mais, então desencanei. Hoje, ao lavar roupas, no final do ciclo ela ficou com o cesto cheio de água e a porta travada. Coloquei pra centrifugar, ela centrifugou e quando eu fui estender as roupas, tinha água no fundo do cesto. O que pode ser? Decerto terei que chamar a assistencia técnica com a máquina novinha :( ...obrigada pela atenção.

William Maia disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Temos lido bastante seu blog, ele tem ajudado muito. Desde já muito obrigado.
Cara, estamos morando temporariamente em uma cidade cuja voltagem é 110 Volts. Porém nossa cidade natal é 220. Sendo assim, acabamos optando por comprar máquina LSE09 de 220 pois usaremos por mais tempo em nossa cidade.
Enfim, para usar a máquina aqui compramos um Transformador 110 para 220 de 1500 Watts que suporta a voltagem da máquina. Fizemos toda a instalação, trocamos a torneira, compramos o extensor para o cabo de drenagem, retiramos os parafusos de segurança, ajustamos os pés da máquina, finalmente quando fomos ligar para fazer a primeira lavagem a tomada da máquina simplesmente não encaixa no transformador. :/
O que você achamos que podemos fazer neste caso?
Já li por aqui não pode usar adaptador. Há algo que possa ser feito?
Desde já agradecemos qualquer ajuda.
William Maia

Vitória disse...

Oi Fernando, tudo bem?
Estou apavorada, pq comprei lava e seca lg 8.5 kg, linda e maravilhosa, ocorre que ela pula na hora da centrifugação, ela sai correndo pela area de serviço, já ajustei várias vezes os pés, coloquei uma madeira como palet, e agora coloqueis aqueles tapetes anti derrapante e nada continua a mesma situação, estou apavorada, pq a máquina faz um barulhão. O q faço?
Peço sua ajuda.

Anônimo disse...

Ola, tenho uma maquina lava e seca, e vi aqui no seu blog que nao ha necessidade de instalar as duas mangueiras se nao tiver agua quente em casa, nao sabia disso e ai estao as duas conectadas, messe caso, é só isolar a mangueira de agua quente?? Obrigada

Fernando Ricci disse...

Olá Cláudia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!!

Concordo plenamente com você quando diz que a lavadora é a "pessoa" mais importante da casa rsrsrs... Eu também não sou nada sem elas!

A Electrolux LFE03 é linda e espetacular! Se o técnico disser que é possível instalá-la na sua residência e você a comprar, por gentileza volte posteriormente para contar o que está achando dela.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Barbara, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

O erro LE nas lava e seca LG pode aparecer quando há excesso de espuma dentro da máquina ou quando o motor está com problema. Vale lembrar que elas tem 10 anos de garantia no motor. Você ainda tem a nota fiscal do equipamento? Entre em contato com a assistência técnica autorizada, informe o problema e agende uma visita técnica.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Juliana Campos, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Mesmo que você tenha somente água fria na residência, sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria a lava e seca WD-1252RW(A) aquece a água automaticamente durante a lavagem. Quando você seleciona a temperatura 60º ela começa a encher de água pela válvula laranja (HOT). Passado 2 minutos ela detectará que não está entrando água na lava e seca e passará a encher de água pela entrada azul COLD.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jussara, estou bem e você?

Peço desculpas pela demora em responder.

Se a sua LG WD-1403RDA está fazendo esse barulho durante a entrada de água para lavagem somente quando você usa sabão em pó então esse barulho é característico dos jatos de água em contato com o sabão em pó. Não acredito que seja problema na válvula de entrada de água porque se fosse ela faria o barulho sempre, independente do tipo de sabão utilizado.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Sandro, tudo bem?

Como você está interessado em lava e seca entre 8kg e 10kg, os modelos que te recomendo são Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD856) ou 10,1kg (WD106) e a LG Prime Touch 8,5kg (WD-1485AT) ou 10,2kg (WD-1412RT).

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Si Meneghinni, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Quando você diz que ficou com água no fundo do cesto da sua LSE09, essa água chegou a molhar as roupas?
Se sim, a mangueira de drenagem está corretamente instalada (dentro de um tubo de drenagem ou dentro do tanque)?
Se a mangueira fica com a ponta dentro do tanque, a ponta fica numa posição alta e fora do contato com a água do tanque?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá William, tudo bem?

Fico feliz em saber que acompanha o blog e que ele o esteja ajudando!

Eu não sou muito adepto ao uso de transformadores em equipamentos que tem aquecimento. Particularmente prefiro adaptar a tomada à tensão do equipamento (quando possível pois depende da rede elétrica da residência). Se possível, recomendo que chame um eletricista para verificar se existe essa possibilidade.

Para a LSE09 220V é necessário um transformador de 2500 Watts de potência porque a potência máxima dela é de 2100 Watts. Realmente não é recomendado o uso de adaptadores. O correto é comprar um transformador que a tomada de encaixe seja compatível com o plug da lava e seca. Se você não tiver mesmo outra opção até pode usar um adaptador, mas sempre que programar a máquina para fazer secagem fique de olho no adaptador e se notar que ele está aquecendo desligue a máquina. Se for usar a lava e seca para somente lavar, não tem problema usar o adaptador.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vitória, estou bem e você?

Você retirou os parafusos traseiros de transporte antes de usar sua lava e seca?

Fico no aguardo da resposta.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Vitória disse...

Fernando, muiiiiito obrigada. Era isso oproblema,meu marido não tinha tirado. Tirei e funcionou tranquilamente, até chorei de emoção.

Yasmin disse...

Olá Fernando;
Seu blog é simplesmente fantástico!!
Preciso de sua opinião com relação às lavadoras front load. Realmente são melhores que as convencionais? Gostaria que me indicasse uma boa lavadora, pois, minha casa são 05 pessoas e é muita roupa para lavar.
Estou pensando em comprar uma centrífuga separada para não sobrecarregar a lavadora com este processo, o que acha? Grata. No aguardo.

Fierro disse...

Olá Fernando, disculpa meu portugés.. (novo Mexicano em Brasil)... então, acabei de comprar uma Lavadora LSE09 e desde o primer programa (lava-seca) apresenta vazamento pela parte de abaxio..

eu estava leindo que pode ser a quantidade de sabão, ou nivelamento da mesma.. tem alguma outra causa, o só isso?

Obrigado/Gracias!
Oscar Fierro

... disse...

Olá Fernando!

Seu blog é muito bom!

Poderia me ajudar?

Adquiri recentemente uma SAMSUNG 8,5 kg.

Fiz a primeira lavagem ontem e notei que o display está com umidade (gotas de água dentro mesmo).

É assim mesmo ou há algum problema?

Abraço!

Tania Rodriguez disse...

Olá Fernando,como vai? Parabéns pelo Blog.

Recebi minha lavadora hoje, é uma Brastemp Ative BWG11AB. A mangueira de drenagem da água é curta e preciso de uma mangueira mais longa de tal forma que alcance o local para escoamento. Onde posso adquirir essa mangueira e qual a medida? Preciso também que você me dê uma dica de como realizar a troca dessas mangueiras.
Abraços e obrigada

aline disse...

ola Fernando! adorei o blog! parabens!!
to com uma duvida, comprei uma lg 8,5 ha 2 semanas e esta vazando agua na hora de enxaguar mas n consigo visualizar de onde vem essa agua pq as mangueiras estao secas! o que sera? obrigado aline

Anônimo disse...

Olá,
instalei não consegui instalar a mangueira,ela não para de vazar,o que faço?

Anônimo disse...

Olá Fernando, Tudo bem ?

Gostaria de saber qual maquina lavadora e secadora front load, vc recomenda ??

wd856uh seria uma boa opção ??

gostaria uma que nao desse problemas,rs

Anônimo disse...

Comprei uma lavadora samsung em um leilão não veio o manual de instruções, instalei a mesma sem pesquisar o manual, minha mulher colocou roupas para lavar quando estávamos jantando a maquina saiu sozinha da lavanderia parecia um cabrito pulando, graças ao seu vide teuto rial consegui instalar a lavadora valeu Fernando!!!

Patrícis disse...

oi!

Parabéns pelo blog! Gostaria de saber se posso instalar minha LG 8,5 kg 6 motion perto do fogão sem necessariamente ter que colocar uma divisória ou uma chapa de alumínio.
Obrigada!
Patrícia

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Qual o modelo de lavadora ou lava e seca que você adquiriu? Qual mangueira você não conseguiu instalar? Onde ela não para de vazar?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Alfred Eduardo, estou bem e você?

Olha, eu também queria uma lava e seca que não desse problemas, mas tá difícil viu! rsrsrsrsrs...

A lava e seca Samsung WD856UH é uma excelente opção e eu a recomendo muito no blog. Recomendo também a LG Prime Touch 8,5kg (WD-1485AT) e a Electrolux Intuitive 9kg (LSI09).

É muito importante que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz em saber que o vídeo que fiz ensinando a fazer a instalação de lava e seca te ajudou a resolver o problema da sua lava e seca!

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa noite, tenho a LG Lava e seca 10kg há 3anos e já precisei fazer 2vezes a "Higienização completa" porque a maquina para de funcionar. Qual é a frequencia dessa higienização, de modo geral?
Na ultima visita, me ofereceram colocar "pés" na máquina. Vc acha que ajuda a ficar ainda mais silenciosa, pode danificar a maquina por algum motivo?
Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Bom dia!

Somos da labo Eletrônica uma empresa especializada em conserto de placas eletrônicas de eletrodomésticos.
O motivo de nosso contato é oferecer nosso serviço especializado em placas eletrônicas,pois somos uma empresa com estrutura compromisso e competência.
Recondicionamos todo tipo de placa,prime,Brastemp,placa principal lava e seca,ar condicionado split,bebedouros,adegas e geladeiras todas as marcas e modelos,se é eletrônica nós consertamos!!
Atendemos todo Brasil via correio ou em nossa loja.

Estamos na zona sul de são paulo.

Contato (11)2371-1563 .

Contato Skype: Laboeletronica

Obrigado!

Nina disse...

Olá, Fernando,
Moro em uma kitnet e estou pensando em comprar uma lava e seca (minha primeira máquina de lavar!). Não tenho muito espaço e gostaria de saber se eu poderia ligar a máquina com uma extensão na torneira do banheiro, e se posso ligar apenas uma mangueira, pois vi que essas máquinas vêm com duas entradas de água.

Unknown disse...

Bom dia Fernendo tudo certo?
Cara é o seguinte, comprei uma LSE09 da Electrolux, quanto ao funcionamento dela não tenho reclamação nenhuma, porém estou tendo um sério problema em secagem, ela deixa um cheiro terrível em todas as roupas... um cheiro de enxofre misturado ao de borracha derretida, espero que você possa me ajudar... Abraços.

Unknown disse...

Prezado, comprei uma lava e saca Samsung 110V porém a tomada não entra em minha tomada do apartamento (ambos são as novas com 3 pontas, incluindo aterramento). A tomada da máquina é mais grossa do que a de minha residência. O que devo fazer ?

Vania disse...

Boa noite!

Comprei uma máquina - Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854) com 4 meses de uso,hoje resolvi secar uma roupa e a secagem desprograma do nada e aparece esse código HE2,e qdo abro a roupa continua fria,o processo q teve + ou - 20 minutos antes de desprogramar.vc poderia me informar o que seria isso..decepcionada!!!

Obriga

Anônimo disse...

Olá Fernando. ..adoro o seu blog . Meu nome é Daniella, Queria que vc me ajudasse estou na duvida entre a lava e seca eco bubble 10.1 samsung e a 10.2 da lg qual que vc me indica?

Mari disse...

Olá, Fernando,

Pretendo comprar uma Lg 6 Motion WD1485AT, mas antes preciso de orientações quanto a:
1) posso utilizar uma extensão para ligar a mangueira de alimentação de água?
2)moro em um prédio muito antigo, com tomadas bipolares antigas, devo tomar alguma providência ao ligar na rede elétrica, além de utilizar um adaptador de tomada tripolar para bipolar?

Grata

Fernando Ricci disse...

Olá Thiago Ribeiro, tudo certo e você?

Esse cheiro ruim parecido com enxofre misturado ao de borracha queimada nas roupas secas é normal quando a lava e seca é nova, independente da marca. É o cheiro da borracha da porta. Após fazer uns 10 ciclos de secagem o cheiro começa a diminuir até desaparecer completamente. Minha recomendação é que utilize amaciante concentrado Downy ou Comfort porque eles tem o perfume mais forte e minimizam um pouco esse cheiro ruim. Mas fique tranquilo que com o tempo ele desaparecerá.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Leandro Moretti, tudo bem?

O plug que vem nas lava e seca atende o novo padrão da norma NBR 14136 (ABNT). Ele tem três pinos grossos. Recomendo trocar a tomada da parede por uma tripolar 20A (3 pinos grossos). Não recomendo utilizar adaptadores porque esses podem derreter durante a utilização da secagem e até causar incêndios.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vania, tudo bem?

O erro HE2 é famoso nas lava e seca Samsung. Nos modelos mais atuais (WD0854 e WD856) ele é bem menos frequente, mas pode ocorrer. o HE2 informa falha no termostato de secagem. Aproveite que ela está na garantia e acione a assistência técnica para troca da peça.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Daniella, tudo bem?

Fico feliz em saber que adora o blog!

As duas lava e seca são excelentes e muito eficientes e eu as recomendo muito no blog! Eu particularmente gosto mais da Samsung porque ela utiliza maior nível de água e por ter a função Air Wash que é excelente para esterilizar e sanitizar travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia, roupas de cama, etc...

É muito importante que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora e, se possível, adquira a garantia estendida da loja porque essas máquinas são importadas e tem a manutenção cara e infelizmente não temos como prever se nossa lava e seca apresentará ou não problemas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Mari, tudo bem?

Vamos as respostas para os seus questionamentos:

1) Sim, você pode comprar um niple 3/4 em qualquer depósito de material de construção e juntar 2 mangueiras ou comprar uma mangueira maior que atenda a sua necessidade.

2 Sobre a rede elétrica, o plug que vem na lava e seca atende o novo padrão da norma NBR 14136 (ABNT). Ele tem três pinos grossos. Recomendo trocar a tomada da parede por uma tripolar 20A (3 pinos grossos). Não recomendo utilizar adaptadores porque esses podem derreter durante a utilização da secagem e até causar incêndios.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernanda disse...

Olá Fernando, parabéns pelo site.
Tenho lido suas orientações e fiquei satisfeita.
Estou pretendendo comprar um lava e seca e queria tirar uma dúvida em relação a instalação de água quente.
Li em outros comentários que podemos realizar apenas a ligação de água fria, mas gostaria de saber se haverá muita diferença na conta de luz se fizer a instalação de água quente, vez que possuo aquecedor à gas.Será que vai ter muita difereça?
Aproveito para pedir sua opinião entre a LG NOBLIGE WD1252RW 12 KG e a ELECTROLUX LSE 12. Um abraço.

Fernanda disse...

Olá Fernando, parabéns pelo site.
Tenho lido suas orientações e fiquei satisfeita.
Estou pretendendo comprar um lava e seca e queria tirar uma dúvida em relação a instalação de água quente.
Li em outros comentários que podemos realizar apenas a ligação de água fria, mas gostaria de saber se haverá muita diferença na conta de luz se fizer a instalação de água quente, vez que possuo aquecedor à gas.Será que vai ter muita difereça?
Aproveito para pedir sua opinião entre a LG NOBLIGE WD1252RW 12 KG e a ELECTROLUX LSE 12. Um abraço.

Anônimo disse...

Fernando,

Tenho uma Lava e Seca da Samsung e a mangueira de dreno ressecou e rachou. Comprei uma mangueira para a troca mas reparei que preciso abrir a máquina para trocá-la. A Assistência Técnica está me cobrando R$ 160,00 para fazer o serviç e estou disposta a fazer eu mesma. Você tem alguma recomendaço de como fazer a troca?

Obrigada.

Adriana disse...

Bom dia Fernando,
Tenho uma Consul Facilite 10 kg e ela esta com problemas na hora do enxague. Ao colocar a roupa para lavar ela enche normalmente para lavar, bate a roupa, joga a água fora, mas na hora de encher para o enxague, não entra água,excedendo o tempo para enchimento, ela acende o botão de enxague duplo. Visto que que para bater ela enche normalmente, o que pode ser esse problema?

Amanda disse...

Boa tarde,Fernando!
Adoroo o seu blog!!!!:)
O sistema de recirculação de água da minha lava e seca elf está entupido.
O que faço,gostaria de tentar limpar manualmente,vc poderia ensinar?
O técnico demora muito...
Desde já agradeço,seu blog é sensacional!Parabéns!!!

Unknown disse...

Olá Fernando. Muito bom o seu blog... quase todas as dúvidas que tinha foram respondidas... Adquiri uma LSE09 lava e seca. Verifiquei que o tempo aproximado marcado para as lavagens nunca são respeitados... no meu caso por exemplo a primeira lavagem no modo EDREDON marcava 1h46 porem levou mais de 2h30.. mesma coisa vem acontecendo na lavagem RAPIDO que são somente 46 minutos porém tem levado em torno de 1 hora ou mais. Acredito que a máquina fica muito tempo centrifugando em cada enxague.. Isso é normal?? Como também o tempo não ser o estabelecido no visor?? Desde já agradeço pela atenção. Abraço, Cícero.

Synara disse...

Olá Fernando, tudo bem? Gostaria de ter uma dica acerca de uma máquina. Na minha casa (apto), sou eu e mais dois adultos, onde sujamos muitas roupas. E lendo algumas publicações do seu site minha escolha passou a ser tendente ao modelo de abertura frontal, por lavar com maior delicadeza, eficiência, ser mais silenciosa etc. Então te pergunto, primeiro, existe alguma, desse modelo, que apenas lave, sem a necessidade de secar, bastando uma centrifugação boa? De preferência uma compacta e que não precise de duas entradas de água (se é que as máquinas isso exigem)?

Claudia disse...

Boa noite, Fernando! Preciso de sua ajuda urgente!
Acabei de comprar uma lava e seca Samsung 8,5Kg. Ela vai ser entregue em 10 dias.
Vi nas dimensões que ela tem 60cm. Meu espaço para passagem é de 58cm!!!
Seria possível retirar a tampa frontal para a passagem sem danificar a máquina e sem perder a garantia???
Retirando a tampa ela passaria nos 58cm que tenho para entrar na lavanderia? O botão não atrapalharia na passagem? Ou seria necessário e possível retirar o botão tb?
Aiaiai... Se não for possível nada disso, terei que cancelar a compra...
Espero que possa me ajudar.

Anônimo disse...

OláFernando, meu nome é Cléber e tenho uma lava e seca eletrolux 9kg frontal, aquela q o motor tem dez anos de garantia e na secagem das roupas ela esta aquecendo muito a tampa encima, nao sei se isto é normal pois nunca havia reparado, nao da para colocar a mão de tão quente. A válvula estava vazando e a troquei, não sei se isto pode interferir em alguma coisa ou se devido ao vazamento pode ter queimado algum componente. Se puder me ajudar lhe agradeço muito. Cle_quel@hotmail.com este é meu email e face.

Ricardo P Silva disse...

Ola Fernando, parabens pelo BLOG, realmente muito util.
Tenho uma LG lava e Seca 8,5Kg e a mesma após uns 2 anos (+/-) começou a vazar pela tampa frontal.
Notei um "arame" em torno da borracha que na parte de baixo prende-se a uma mola. Isso parece estar fora do lugar.
Ate tentei por de volta no lugar mas não consegui. Isso é um item de troca ? é facil de faezr isso.
Sera que o vazamento é devido a essa borracha estar fora do lugar?
Agradeço muito a ajuda.

Ricardo p Silva - Sto Andre

Unknown disse...

Fernando, boa noite!

Acompanho seu blog e acho um máximo seu conhecimento e vontade em ajudar.

Gostaria de solicitar sua ajuda em minhas dúvidas.

Possuo um ponto de água quente do meu aquecedor solar na lavandeira.
Observei que as lava e seca, possuem entrada de água quente..... as máquinas detectam a temperatura e assim consomem menos energia para o processo de lavagem quente? É isso??

Funciona mesmo?

Outra dúvida, estou para adquirir uma Electrolux LS09 ou LSI09, qual é melhor? São boas?
Notei que a LSI09 é mais nova, porém não possui a entrada de água quente.

Agradeço desde já!!

Diego
Bauru/SP.

Unknown disse...

Bom dia Fernando!

Primeiro muito obrigada por manter esse blog! é excelente! Voce me ajudou muito na escolha de uma nova maquina de lavar. Acabei de comprar e instalar (seguindo seu video) uma Samsung eco bubble WF106 para substituir minha antiga LG de 8,5kg que queboru depois de 6 anos de uso.
Ate agora (2 dias de uso) a Samsung parece muito boa. minha unica duvida é que a maquina So usa a entrada de agua quente (tenho aquecimento central a gas em casa) quando seleciono temperatura de lavagem de 60graus. Em lavagens com agua quente, mas com temperatura mais baixa (30,40 ou 50 graus) a maquina usa agua fria e esquenta a agua com a resistencia eletria. Achei isso pouco economico, talvez esteja com algum defeito?? a minha LG antiga usava auga quente sempre que escolhia lavagem com agua quente. me parece mais economico do ponto de vista de economia de energia.

mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda!
Emi

Unknown disse...

ola, fernando comprei uma lavadora eletrolux lse09 funcionou tudo normal depois que tiro a roupa da maquina ela fica desligada passando algum tempo ele enche de agua mas sem ligar ai da outra vez desliguei fiz tudo de novo a tirar as roupas da maq.e desliguei da tomada ai ela encheu denovo me ajude por favor
se der me responde por email
obrigado julianofernandessilva@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia Fernando!

Muito precioso teu vídeo!
Ele salvou a minha maquina...
Comprei uma Eco bubble da samsung de 10 kg e ontem eu a usei pela primeira vez.
A maquina foi instalada pelo meu marido e meu sogro.
Cheguei na lavanderia antes de ontem (10 de setembro) e vi que minha maquina comprada e recebida 15 dias atraz estava no devido lugar com uma torneira nova inclusive, de saída de água dupla.
Ontem pela manha, comecei lavar lavar umas roupas e sai para pegar minha filha no colegio.
Qdo voltei e abri a porta de entrada da area de serviço notei que tinha água no chão por toda parte. A torneira estava toda torta com as mangueiras da maquina esticadas bem apertadas em torno da mesma...desuso que minha maquina andou e, forte!
No final do dia meu marido olhou, acertou a torneira e disse que tudo estava ok!
Hoje pela manha, lá fui eu novamente lavar roupas...a maquina andou e eu tentei segurar! Subi nela e nao consegui fazer parar! Que pavor! Cortei a crente elétrica!
Foi então que fiz uma pesquisa e achei teu maravilhoso blog...muito precioso!
Bom, eu e minha filha acabamos de fazer a verdadeira instalação da maquina. Tiramos as travas que ninguém sabia existir...inutilizamos a parte dupla da torneira de água fria, pois vc disse que HOT é a entrada para quem tem água quente...kkkk eu nao tenho água quente na lavanderia!
Nem precisava de torneira nova...kkkkk
Ajustei os pés...agora enquanto te agradeço minha linda maquina trabalha silenciosamente.
A pergunta é Fernando: por eu ter usado a maquina duas vezes com as travas atraz, eu danifiquei minha samsung? Isso pode me trazer problemas futuros?
Um forte abraço!

Alessandra Bersi
Jundiai - SP


Fabi Carvalhos disse...

Olá, Fernando. Parabéns! E muito obrigado! Seu blog é muito bem organizado e esclarecedor, sem dúvida alguma auxilia demais aos leigos na compra de lavadoras, euipamentos de suma utilidade e que ainda geram tantos problemas muitas vezes gerados pela falta de conhecimento do usuário e consequente mal uso. Venho consultando-o diariamente como guia para minimizar as chances de decepção na escolha errada de minha primeira lava e seca. Apesar de ter lido seus posts e comentários ainda me sinto insegura na escolha da máquina mais adequada para mim. Explico. Somos eu, meu marido e filha de 6 anos aqui em casa. Não tenho empregada, somente diarista. Eu mesma coloco as roupas para lavar e as estendo no varal. Atualmente disponho de uma top load brastemp ative 9 kg, que depois de 5 anos começou a cobrar uma aposentadoria! :) Depois de ler seus posts concluí que vinha cobrando muito da coitada. :) Lavo roupas diariamente, pois separo as da minha filha das minhas e de meu marido, além de separar roupa de cama e tapetes. Também faço isso em razão do pouco espaço que disponho para secar as roupas, só tenho um varal, o outro é de chão e fica na varanda do apê. Sendo assim, acredito que o ideal seja uma lava e seca de 12 kg, já que uso edredons queen size, e os lavo semanalmente ( meu marido e filha são super alérgicos a ácaros). Entretanto, fico em dúvidas sobre a escolha de uma front load pois tenho hérnia na coluna, e como nunca tive destas máquinas não sei se conseguiria abaixar constantemente para colocar roupas secas e depois para pegar as molhadas, principalmente os edredons. Li aqui sobre a Eco vapor 12kg da electrolux e a top load inteligent sensor, mas também li que prefere as samsung como lava e seca. Fiquei confusa!:) Poderia me ajudar a escolher uma lava e seca ideal para minhas necessidades? Agradeço muitíssimo! Abçs, Fabiana.

Unknown disse...

Boa Noite Fernando! Tenho uma lavadora Electrolux LTC07 que apresenta o seguinte defeito: recentemente queimou a bomba de drenagem a mesma foi trocada, mas apos a troca quando ligo a lavadora a bomba fica ligada o tempo todo e drenando,mesmo com o botão na posição desligado. ou em qualquer outra posiçao, e não inicia o processo de centrifugação. o que pode ter ocorrido se antes de queimar a bomba ela funcionava tudo ok?

Leomara disse...

Boa noite!
Comprei uma Lavadora-Secadora da Eletrolux modelo LSE09 há dois meses e após utilizar a função de água quente a 95 graus, ela não está jogando mais a água para fora da máquina, não permitindo centrifugar.
Abri o compartimento abaixo, limpei o filtro, tirei a água pela mangueira e depois que saiu toda a água por ali, ela centrifugou.
Pensei que fosse um problema apenas naquele ciclo e tentei lavar roupas novamente, dessa vez na água fria. Quando chega o momento da máquina centrifugar ela para e não consegue mais jogar a água para fora. Apareceram os problemas OE e PFE, verifiquei o ocorrido mas não adiantou. O que devo fazer? Se possível enviar cópia da resposta para meu e-mail pessoal: leomara@hotmail.com
Obrigada!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, é muito útil !!!

Comprei uma Lava e Seca LG WD1412RT e gostaria de saber se realmente faz diferença na economia se eu tiver ponto de aguá quente ?

É que dependendo da sua resposta poderei adicionar esse ponto.



Agradeço e aguardo

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Obrigado pelas dicas, comprei uma LSE09.

Sabe se é recomendável colocar em cima dela uma lava louças de aprox. 50kg?


Eduardo

Fernando Ricci disse...

Olá Emi, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lavadora!

Acredito que ficará satisfeita com a Samsung WF106 porque ela é um espetáculo!

Sobre ela utilizar a entrada de água quente somente quando selecionado a temperatura 60ºC, é normal e característico do modelo. Eu também acho esse procedimento pouco econômico, mas infelizmente ela foi programada para funcionar desta forma.

Emi, muito obrigado pela credibilidade e, se puder, volte posteriormente para contar o que está achando da sua nova lavadora.

Qualquer dúvida continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Alessandra Bersi, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que meu vídeo salvou a sua lava e seca Samsung Eco Bubble! Isso para mim é muito gratificante!!

Fique tranquila. Como sua lava e seca está funcionando normalmente após ter retirado os parafusos de transporte, não há risco dela apresentar problemas futuros por você tê-la usado 2x com os parafusos.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Para a sua necessidade eu recomendo as lava e seca Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12) e a LG Noblige 12 kg (WD-125RW ou RD). Além de serem um espetáculo, elas são mais altas, tem cesto inclinado e são mais ergonômicas. As duas atenderão suas necessidades com tranquilidade.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Leomara, tudo bem?

Os erros OE e PFE na lava e seca Electrolux LSE09 é referente a bomba de drenagem. Se você realizou todos os procedimentos descritos no manual de instruções para solucionar e o erro persiste, ela está com problema na válvula de drenagem.

No youtube tem vídeos ensinando a fazer a troca da bomba de drenagem. Pesquise no youtube por "Como resolver o defeito "OE" da sua lava e seca Electrolux LSE11". O vídeo tem 2 partes.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Se a lava e seca LG WD-1412RT estiver conectada em uma torneira com água quente proporcionará economia no consumo de energia quando você selecionar lavagem com água quente. Se você pretende usar bastante a lavagem com água quente, vale a pena.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Eduardo, tudo bem?

50 kg é muito peso para ser colocado em cima da LSE09. Eu particularmente não recomendo.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Carol disse...

Bom dia Fernando, adorei seu blog...
Tenho uma Sansung WD8854RJF e quando termina o ciclo ela esta voltando água pra máquina. Já olhei o filtro e está limpo, pode ser o que? Obrigada desde já....
Carol

Alina Vieira disse...

Olá Fernando. Que blog excelente, parabéns!!!

Estamos neste momento decidindo qual máquina comprar, e seu blog tem nos ajudado muito.

Já decidimos que queremos uma máquina com abertura frontal. Costumávamos usar uma frontal quando morávamos na Europa. Mas quando voltamos ao Brasil, por falta de opção, compramos uma com abertura superior e nos arrependemos. Agora voltaremos à frontal.

Você pode nos recomendar quais os melhores modelos para mais de 10kg?

Obrigada!!!

Unknown disse...

Ola, ja passei no seu blog pra tirar uma duvida sobre a entrada traseira da maquina e quero te perguntar uma coisa, a minha maquina tem 4 meses de uso e ta começando a vazar agua por baixo dela..eu nivelei ela de olho, sem aparelho e tals, sera que pode ser esse o problema??Nao eh sempre que acontece, apenas em algumas lavagens..ela andava vibrando bastant..a minha maquina eh da SAMSUNG 8,5Kg..

Anônimo disse...

Boa noite Fernando! Meu nome é Karine, gostaria de saber sua opinião sobre a lava e seca da Mueller de 7 kg.

Sarah cruz disse...

Olá, tudo bem? Muito interessante o seu blog, gostaria muito que me desse uma opnião,eu moro com minha mãe, somente eu e ela, o que vc acha de comprarmos esta lavadora:
Lava e Seca LG 10 Kg 6 Motion Prata - WD1412RT5

Achei a lavadora bonita,com design bem moderna,enfim achei a lavadora linda e dizem que é muito boa, gostaria que me desse sua opnião.Outra coisa, ela é lava e seca,será que eu poderei programar apenas para lavar qdo eu quiser?Sem usar a função secar?
Aguardo retorno.OK?
Muito obrigada.
Sarah Cruz

Thais Okamoto disse...

Olá Fernando!
Tenho uma lava e seca LG WD1485AD 8,5Kg 1 ano e meio, e nesta semana percebi que começou a não secar as roupas o suficiente (sendo que fiz a limpeza 15 dias atrás). Qual poderia ser o problema ?

Unknown disse...

Ola Fernando,

tenho uma lava e seca samsung 8,5Kg air wash.....quando ela começa a centrifugar faz um barulho "tra tra tra".....quando a rotação aumenta isso para....ja verifiquei e a mesma esta bem centralizada...isso é normal!

Dora Pagliarani disse...

Olá Fernando.

No catalago da Electrolux Lava&Seca 9kg. avisa que não poderia deixar de instalar as duas mangueiras mesmo que não tenha entrada de água quente. Por favor, me confirme que vc usou sem danificar a máquina somente na água fria, para eu fazer a mesma coisa. E, outra coisa é, posso aumentar a mangueira que fica ao lado do filtro, pois ela é muito curta.

Grata,
Dora

Fernando Ricci disse...

Olá Sarah Cruz, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

A lava e seca LG WD-1412RT5 é excelente e eu a recomendo muito aqui no blog! Você pode programá-la para lavar, secar ou lavar e secar.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Thais Okamoto, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Pode ser que a sua lava e seca LG esteja com fiapos acumulados no duto de secagem. Quando isso acontece a performance de secagem diminui. Se ela não estiver mais na garantia, acesse o Youtube e na busca digite "Limpando o Duto de secagem Lava & Seca LG". Nesse vídeo um rapaz ensina a fazer a limpeza do duto de secagem porque o procedimento é muito simples e os técnicos cobram super caro para fazer.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Raul, tudo bem?

Pelo que você relata acredito que tenha algum fio que esteja próximo a parte interna do gabinete da sua lava e seca Samsung 8,5 kg e quando o cesto balança um pouco esse fica batendo no gabinete e fazendo esse barulho que você relatou. Quando a velocidade aumenta o cesto estabiliza então o barulho desaparece.

Ela ainda está na garantia?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Dora, tudo bem?

A sua lava e seca Electrolux 9 kg é a Eco Turbo ou a Intuitive? Na verdade eu já usei esses dois modelos conectando somente a mangueira na entrada de água fria e nunca tive problemas. Elas sempre funcionaram perfeitamente e não apresentaram defeito.

A mangueira que fica ao lado do filtro que você cita é aquela mangueira fina em borracha preta que fica dentro da portinha que tem o filtro de detritos? É possível aumentar um pouco o tamanho dela puxando-a suavemente para fora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

kirarj disse...

Oi , Fernando

Estava lendo, sobre a instalação da máquina Lava e seca Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09), e vc disse que NUNCA coloque a máquina pra funcionar com os parafusos de segurança, pois o técnico não tirou, fui coquei a máquina pra funcionar e ela saiu andando, chamei ele de novo e ele veio no mesmo dia, só que ele só foi descobrir isso 1 hr depois. Pergunto: A máquina pode ter sido danificada? o que pode acontecer pro futuro?

Aguardo sua resposta!

Christina

ricardo disse...

oi fernando boa noite queria tirar uma duvida tenho uma maquina lg wd-1410 rda ele não termina o ciclo dando erro OE o que poderia ser

Anônimo disse...

A minha Lav e Sec da samsung WD9102 não esta querendo centrifugar apresenta o erro SE ou seria 5E, fica parada com esse erro.O que pode ser?

Isabela Leocádio disse...

Olá, Fernando.
Boa noite!
Comprei uma lavadora Brastemp BWB08A. O problema é que a mangueira para entrada de água é em rosca e o cano por onde sai água aqui de casa também é rosca e acho que é um pouco maior que a mangueira.
O qe devo comprar? Outra mangueira ou adaptadores pro tubo? Se adaptador, existe algum com duas pontas de tamamhos distintos? Obrigada pela ajuda!

Isabela Leocádio

Unknown disse...

Li várias perguntas, mas infelizmente a resposta que eu precisava eu não encontrei. Espero que você, possa responder. Vou instalar minha LG 8,5kg embaixo de uma bancada de granito, ou seja, não terei acesso fácil à torneira. É necessário manter a torneira fechada quando a lavadora estiver desligada?

Alessandra disse...

Oi Fernando,

Tenho uma lava-seca Samsung WD8854RJS, 8.5kg/5kg.

A mangueira de drenagem partiu em alguns pontos, mas ainda resta uma boa parte intacta. Como na ponta dela tem uma faixa preta que deve dar mais firmeza na conexão com o cano de saída de água, eu vi que você deu a dica para outra pessoa de usar cola quente para conectar uma parte na outra.
Será que arriscar algo assim faz sentido neste caso?
Valeu.

Anônimo disse...

Como faço para adquirir um puxador da Porta LavSec LG WD-1410RDA ?
Tens endereço de algum fornecedor ?

Anônimo disse...

Fernando, seu blog está bem legal!!!Parabéns
Gostaria de saber qual a melhor lava e seca de 10 kg do mercado? E qual delas não tem problemas com retenção de fiapos.

A Eco Bubble Samsung pode ser instalada apenas com uma saída de água fria?

Obrigado

Beto

Anônimo disse...

Fernando, muito obrigada por esse tutorial! Consegui instalar minha máquina sozinha graças a ele! Sensação de vitória!!!
Abraços e obrigada mais uma vez,
Vanessa

Alessandra disse...

Olá Fernando, muuuuuito obrigada por esse blog!
Adquiri uma lava e seca da LG e estava trepidando ao centrifugar, depois de pesquisar encontrei seu vídeo e descobri que não havia retirado os 4 parafusos. Sem essa orientação teria quebrado a máquina.
Obrigada. Alessandra

Anônimo disse...

Olá Feenando tenho uma sansug lava e seca de 8, 5 kg mas há uns 2 ai final da utilização seja ela em qualquer ciclo o compartimento de amaciante está ficando cheio de água, como se não tivesse utilizado o amaciante e ainda retornado água para este compartimento, e as roupas não estão ficando com cheirinho. Sabe o que pode ser? ? Desde já muito obrigada. ....

Unknown disse...

Oláaa!!

Estou vivendo um dilema... Fiz aqueles projetos fofos que vemos nas revistas. Hoje, a minha lava e seca está abaixo da bancada de granito e ainda não foi instalada... Dúvida.. a saída de água será a mesma saída do registro.. logo, está mais ou menos no meio da máquina.. pergunto: Essa lava e seca conseguirá encher? ou terei q fazer um furo no granito e conectar na torneira?? Agradeço se puder me ajudar!! rs..

Obrigada.
Renata!

Unknown disse...

meu nome é leandro,eu instalei a eletrolux lse09,mas quando ela esta centrifugando ela vaza em um buraco perto da entrada de agua fria,porque? sera que é porque eu nåo tirei o isopor dos pés da maquina?

Unknown disse...

instalei minha eletrlux ls09,mas ao centrifugar ela vaza em um buraco perto da entrada de agua fria,sera que é porque nåo esta bem nivelada?

Unknown disse...

meu nome é leandro,eu instalei a eletrolux lse09,mas quando ela esta centrifugando ela vaza em um buraco perto da entrada de agua fria,porque? sera que é porque eu nåo tirei o isopor dos pés da maquina?

Sueli disse...

olá Fernando , depois de conhecer seu blog adquiri uma LG 1252RW estou satisfeita, porém tenho uma dúvida e espero que você possa me ajudar: coloco o amaciante no local próprio mas a roupa no final do ciclo não fica com o cheiro do amaciante, já aumentei a quantidade, dissolvi em agua, coloquei com apenas um enxague e nada, será que está com algum problema nesta operação? a minha amiga tem uma LG e disse que a roupa dela sai com o cheirinho do amaciante .

Anônimo disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog, realmente ele tem muitas informações úteis para nós que temos ou pretendemos ter uma Lava e Seca.

No meu caso, ganhei uma LG - WD1485AD - 8,5Kg e minhas dúvidas são:

- Na minha área de serviço tem na parede e próximo ao piso, o caninho (de certa forma isolado pela alvenaria) do gás de cozinha (encanado), e pela posição da máquina, ficará uns 40 a 60cm de distãncia da lavadora. Tem algum problema ficar assim próximo, já que não é botijão?
- Pelo que vi nos comentários anteriores, se no apartamento não tiver água quente (que é meu caso), não é preciso conectar a mangueira "Hot". Diante disso, como na área de serviço há duas saídas de água fria em pontos diferentes (da máquina e o tanquinho), não preciso instalar uma torneira com duas saídas como é o normal para máquina, correto? Pode ser uma torneira simples que vai ficar ligada somente na máquina?
- É recomendável comprar algum protetor de borracha para os pés? Se sim, existe para este modelo que ganhei?

Roberto Oliveira

Mariana Velloso disse...

Olá Fernando, estou a procura de uma lava e seca e gostaria de saber o que acha do modelo Lavadora e Secadora 10,1 Kg Samsung - WD106UHSAWA. Obrigada

jane disse...

Olá Fernando!

Tenho uma lava e seca samsung 10,4kg e ela travou na hora de centrifugar. Eu não consigo abrir a porta e quando eu coloco pra iniciar o ciclo ela faz tudo até chegar na hora de centrifugar... Aí ela trava novamente...

O que fazer?

Juliana B. disse...

Oi Fernando! Parabéns pelo site! Pois é, tb tenho uma Eletrolux LSE 09 que tb está reiniciando o ciclo da secagem... =´(

Obrigada pelo blog! Vou acionar a assistência técnica já!!!

Rose vieira disse...

Boa noite, Fernando!! de pronto já te agradeço, pelos toques aqui do blog que foram decisivos ao optar por uma lava e seca. Muito obrigada! Comprei um LSE 09
Estou com uma dúvida e entrei novamente no blog, para tentar solucioná-la, ocorre que o instalador da autorizada da
electrolux, se recusou a fazer a instalação usando apenas uma mangueira para aguá fria, será que há algum risco ou perda de rendimento se o fizer por conta própria? será que corro o risco de perder a garantia por instalar a máquina diferentemente do recomendado? Desde já agradeço sua atenção!

Anônimo disse...

Olá Fernando, moro em ap e ainda não tenho maquina de lavar porque preciso encaixa-la debaixo da bancada da pia e não encontro um modelo compacto com abertura frontal. São muitas as pessoas que moram em ap e precisam de modelos como o que procuro, será que nenuma industria do Brasil tem interesse em atender a esse público? Sabe de alguma novidade neste sentido
? ou a solução é um modelo importado?

glenda disse...

Oi Fernando!!!
tenho uma lavadora Samsung dessas que lava e seca. Geralmente nao utilizo muito a funcao secagem, mas hoje quando usei ela passo a apresentar um barulho super estranho na hora da secagem fiquei com medo e interrompi o ciclo pois ja havia utilizado esta função outras vezes mas nunca tinha feito esse barulho. Você faz ideia do que possa ser??

Anônimo disse...

Oi

marcelo disse...

Ola fernando, tudo bem?

Preciso de uma grande ajuda sua, pois to ficando maluco com estas empresas de assistencia tecnica.

Tenho uma lava e seca LG 1403, tudo funciona perfeitamente centrifugação OK, secagem OK, porem a lavagem não esta rolando, veja o que acontece. Quando eu ligo a lava e seca e seleciono qualquer opção para lavar a maquina automaticamente puxa a água da torneira como qualquer outra maquina normal, porem ela somente goteja no tambor e ao mesmo tempo ela solta a agua pela mangueira de drenagem fora ( Resumindo toda agua que entrada é descartada pela mangueira de drenagem simultaneamente ). Ja testei se havia obstrução na mangueira de entrada e filtro tudo OK, testei pressão da agua da torneira tudo OK. Então não sei qual o problema e os tecnicos que viram a maquina me deram orçamentos de quase o preço de uma maquina nova quando penso que o problema deve ser algo simples. ( Obs a mangueira de drenagem sai da maquina e entra no tanque sendo uma altura de 1mts ).

Aguardo sua ajuda e desde já agradeço.

Adriana disse...

Olá comprei uma maquina de lavar e secar e a duvida é ... eu posso isolar a entrada de agua quente ou tenho mesmo que instalar um Y .

Brisa disse...

Fernando boa noite! Li praticamente todos os comentários, minha máquina é a sansung 8,5kg eco bubble e está aparecendo o erro 3E vc saberia me dizer do que se trata?

Unknown disse...

Boa Noite Fernando, comprei uma lava/seca samsumg de 10,1 KG; ainda estou aprendendo a "lidar com ela" mas hoje coloquei uns panos de pratos para lavar e ela soltou água por baixo, molhando a lavanderia? O manual não prevê esta situação no item " problemas". Você pode me ajudar? Obrigada por disponibilizar seus conhecimentos aqui e doar seu tempo. Mlucia

Anônimo disse...

Olá,Fernando!
Parabéns pelo blog.
Tenho uma lava e seca Samsung Eco bubble 8,5Kg, há cerca de um ano e meio.Sempre usei a função secar. De umas duas semanas pra cá, ao usar esta função, tem apresentado um barulho muito diferente do acostumado, e por fim não completa o ciclo, ficando funcionando no último minuto indefinidamente. Tenho que interromper manualmente. Porém, fica superaquecida "Hot".
Tenho como resolver este problema ou só com assistência técnica?
Obrigado.

Anônimo disse...

OLÁ AMIGO, PRIMEIRO LUGAR PARABÉNS PELO SEU BLOG, ESPERO QUE VC PÓSSA ME AJUDAR, EU COMPREI UMA LAVA E SECA SANSUNG, EXCELENTE MÁQUINA, MAS QUANDO FUI USAR A SECADORA FIQUEI DECEPCIONADO, POIS A ROUPA SAI COM UM CHEIRO FORTE DE BORRACHA, OU SEJA PRASER SINCERO, CHEIRO DE CACHORRO MOLHADO, SEM CONDIÇÕES DE USAR,,LIGUEI PRA SANSUNG, ME DISSERAM QUE NÃO PÓDE ENVIAR UM TÉCNICO PORQUE É NORMAL, PEDIRAM PRA MIM FAZER UMA LIMPEZA NO TAMBOR ECO, FIZ MAS O PROBLEMA CONTINUA. E EU PERCEBI QUE ESSE ODOR FORTE É DA BORRACHA DE VEDAÇÃO DA PÓRTA, O QUE EU FAÇO,,,OBRIGADO...

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber qual melhor da modelo da marca samsung de lava e seca, de 10 e 8,5kg. Obrigada, Maria

Unknown disse...

Ola Fernando.
Tenho uma maquina de lavar Panasonic
12 KG.Esta com umas três vezes que eu coloco ela pra lavar no ciclo favorito molho e quando ela começa a enxaguar ela começa a encher e a esvaziar ao mesmo tempo e com um tempo depois ela começa a bipar e aparace no visor digital H14.

Cleusa Aureliano disse...

Ola por motivos de saude e cirurgia de lombar com protese o medico me mandou comprar uma maquina frontal mas tem que fazer uma adptaçao o medico mandou fazer uma mesa de concreto e colocar a maquina ecina pra que a porta fique na altura do meu peito,mas fiquei com uma duvida sera q a maquina nao vai pular e cair no chao,fui na loja e questionei se poderia alem de colocar na mesa de concreto e a maquina assim como as secadoras comuns poderia ser fixada na parede pra ter mais segurança e eles disseram que nao que ela eh feita pro chao,ai questionei nao vem com o espaço pra fixar como a secadora e mais uma vez a resposta foi nao,mas como eh por conta de problemas de saude eu preciso muito fazer essa adaptaçao nao posso mais usar a maquina normal,poderia me ajudar me dar uma luz um conselho,estou com o pedreiro aqui em casa mas logo ele vai embora e eu nao consigo comprar a maquina e fazer a adptaçao pois ninguem me da uma luz nas lojas,meu email,cleusa_100@hotmail.com.
meu face cleusa aureliano e o email eh o mesmo acima,desde ja agradeço que Deus abençoe sua vida

Anônimo disse...

Boa noite Fernando!

Acabei de instalar a lava e seca Ecco bubble 10,1 kg 220v e tentei fazer o ciclo enxaguar centrifugar conforme recomendado no manual (sem sabão), porém começou a vasar água por baixo da máquina, o que pode ser????

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

É normal as roupas ficarem com cheiro de borracha queimada quando a lava e seca é nova. Esse cheiro começará a diminuir após realizar uns 10 ciclos de secagem e com o tempo ele desaparecerá completamente.

Quando as roupas ficarem com esse cheiro ruim, sacuda-as bastante e deixe-as abertas em local ventilado durante algumas horas.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Maria, tudo bem?

As lava e seca Samsung Seine 8,5 kg (WD856) e 10,1 kg (WD106) são igualmente eficiente e tem exatamente as mesmas funções e programas de lavagem. O que muda mesmo é somente a capacidade. As duas são excelentes.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Dryka, tudo bem?

Não sei te informar o que significa o erro H14 na lavadora Panasonic. É a primeira vez que vejo esse erro nesta lavadora. Vou me informar com a Panasonic e volto para te falar. Como é somente no ciclo Favorito com molho, acredito que seja a placa eletrônica.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Cleusa, tudo bem?

Não existe a menor possibilidade de fixar uma lavadora ou lava e seca na parede. As secadoras de parede pesam no máximo 30 kg e uma lavadora frontal pesa em média 80 kg. A melhor opção é realmente fazer um degrau ou uma base em alvenaria para colocar a máquina em cima. As frontais atuais são muito estáveis e não saem pulando durante a centrifugação, inclusive elas tem sensores de balanceamento que não permitem que isso aconteça. É claro que ela precisa ser corretamente instalada e estar perfeitamente nivelada e o ideal é que o degrau ou base tenha alguns centímetros à mais que a lavadora ou lava e seca, tanto de largura como de profundidade.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Verifique se a mangueira de entrada de água está corretamente rosqueada na parte traseira da lavadora, na entrada COLD. Se estiver ok, pode ser que alguma mangueira interna tenha desencaixado ou rachado com o transporte. Acione a assistência técnica autorizada para verificação da lava e seca.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Luiz Fernando disse...

Transportar a máquina sem os parafusos de transporte pode danificar a mesma??? É um trajeto curto, de apenas 10km!!!

Os meus parafusos sumiram e as autorizadas não dispõe deles para venda!!!

Obrigado

PAMELA disse...

OLA FERNANDO TENHO UMA LAVA E SECA LG 8,5K E NOTEI QUE A 2 SEMANAS NO CICLO DE LAVAGEM ELA TEM VAZADO AGUÁ POR BAIXO VC SABERIA ME DIZER ALGUMA COISA RELACIONADA A ESSE PROBLEMA.

TENHO ELA A 2 ANOS.

OBRIGADA

Agda disse...

Boa noite, Fernando!
Maravilhoso este seu blog!
Ví seu vídeo no youtube sobre o vazamento da lava e seca Electrolux turbo 9kg... Porém a minha não está vazando naquela saída de trás, ela está vazando em baixo da máquina, e não coloco muito sabão, fica sempre em torno de 3 dedos. Percebo que antes não vazava sempre e agora está acontecendo constantemente. E quando abro aquele compartimento que fica bem em baixo do lado direito (acho que é o filtro) ele está lotado de água, aí não sei se isso é normal.

Se puder me ajudar! Por favor?

Obrigada,

Agda

Rodrigo Torres disse...

Ola... Tenho uma Lava e seca LG 8,5kg ... tenho essa maquina a 10 meses e tenho notado que de um tempo pra ca o ciclo termina com agua dentro do tambor e as vezes bastante agua... O que pode ser ?

Rodrigo Torres disse...

Ola... Tenho uma Lava e seca LG 8,5kg ... tenho essa maquina a 10 meses e tenho notado que de um tempo pra ca o ciclo termina com agua dentro do tambor e as vezes bastante agua... O que pode ser ?

Anônimo disse...

é possivel trocar a mangueira de drenagem ou seje a saida de agua que vai ao ralo ou ao tanque?

Unknown disse...

Olá Fernando,
Gostei muito do teu blog!
Fiz uma reforma na área de serviço e deixei 2 pontos de água (fria e quente) para a máquina de lavar e secar que pretendo comprar. Ocorre que depois de ter boas recomendações da Samsung WD0854W8EF, achei no site Reclame Aqui uma reclamação de que a máquina só funciona com a entrada de água quente se for acima de 60 graus. Os técnicos disseram que se a lavação for a 40 graus a máquina opta por esquentar usando a eletricidade.
Aí comecei a fazer uma pesquisa por máquinas com entrada de água quente, pois já que tenho a possibilidade de entrada quente achei que a lavação seria mais eficiente. Pode me dar uma dica de modelo? Tenho um espaço livre para embutir de 70cm de largura, o que me limita a 65cm de largura para a máquina nova.
Agradeço sua atenção! Luiz Henrique

Anônimo disse...

Olá Fernando, td bem?
Estou em um dilema para comprar uma lavadora. Acabei de me mudar e o espaco que tenho para instalação é 60cm, o que faz com q eu adquira uma até 8kg. Perfeita pra mim q moro sozinha. Estou pensando na Brastemp clean q possui 57cm de largura. existe problema de ficar proximo a parede?
Flavia
Rio de Janeiro

Mauricio disse...

Bom dia Fernando,
Comprei uma LSE 11 Eletrolux nova porém de um leilão, e entrei no teu blog para ver como instalar,muito fácil e bem explicado a montagem, obrigado pelas dicas, gostaria de saber se esse modelo é bom, pois como comprei em leilão não tenho garantia. Um abraço e obrigado.

Maurício

Fernando K disse...

Oi Fernando estou com um problema na minha Lg lava e seca que tem 3 anos, o parafuso traseiro que segura o tambor fica escapando ja apertei tres vezes mas é fazer o ciclo ela solta logo no começo tem alguma dica para apertar o mesmo ou será que ele espanou ?

Caio Montes disse...

Olá Fernando, No cano de entrada de agua e necessário instalar uma torneira, ou eu posso ligar a maquina diretamente no cano já que a mesma possui um válvula?

Unknown disse...

Máquina funcionou sem retirar parafusos de transporte! Vibrou muito e caminhou no piso. Descoberto o problema, os parafusos foram retirados e dois estavam quebrados... Qual poderia ser o dano? Pode-se colocar para funcionar sem abrir e verificar?

Douglas Araújo disse...

Olá Fernando Ricci. Tudo bem?

Gostaria de saber se posso usar a função vapor Na electrolux LSE12, mesmo não tendo uma saida de agua quente em casa?
Vi em alguns posts que alguns clientes ligaram a saída de agua fria normalmente e a saída de agua quente por nao possuirem aquecimento em casa ligaram tambem na saida de agua fria. Isso pode?

Rogimar disse...

Tenho uma mueller special novinha que interrompe a centrifugaçao por causa da trepidaçao, a maquina chega a sair do lugar. Os maquina esta nivelada, sabes me dizer o q pode ser?

Rogimar disse...

Maquina mueller special novinha interrompe centrifugaçao por trepidaçao. A maquina estah nivelada. Alguma dica?

Priscilla disse...

Boa tarde, Fernando.
Tenho uma LG lava e seca de 8KG e ela não tá centrifugando...tive que tirar a água de dentro dela com uma mangueira, fazendo sucção... Tem alguma solução para este problema ou será necessário a visita de um técnico? Estou lotada de roupa para lavar...
Parabéns pelo blog.
E desde já obrigada.

Unknown disse...

Olá Fernando.
Parabéns pela sua iniciativa.
Eu tenho uma lavadora lse11 que parou de aquecer a agua para efetuar a lavagem. Eu tenho dói tubos de agua que conectam na entrada fria e quente com conexão Y.
No principio ela funcionou, porém deixamos de utilizar este recurso e quando fui testar, minha surpresa, a agua nao esquenta.
Teste então o processo de secagem, e este esta normal.
Fato é que coloco a programação digo a temperaturas a maquina faz tudo normalmente porém nao esquenta a agua.
Será que pode ser a ligação Y da agua?
Me ajuda aí.
Abracos

kleiton alexandre disse...

obrigado pelas instrucoes, foram de grandes valia obrigado, uma pergunta nao tiramos os parafusos atraz da maquina e ligamos a mesmo e ela trepidou muito mais desligamos ela imediato, sera que pode ter estragado alguma peças???

Anônimo disse...

Ola fernando
seu site é um espetáculo! Tenho umalavadora brastemp 9kg e qro trocar porcuma lava e seca pois fiquei encantada qdo conheci no exterior pois a maioria das roupas nao precisaram ser passadas. Tem alguma equivalente aqui?
Outra duvida preciso ter agua quente para fazer a conexao na maquina? Precisa tb uma ligacao separada de 220v como o do chuveiro?
Ah qro comprar tb uma lava loucas e como n tenho espaco na cozinha estava pensando rm colocarcela em cima da lava e seca roupas., teria algum problema? Obrigada fernanda Fernandavoltam@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa Noite Fernando!
Procuro uma máquina de lavar roupa frontal(somente lavagem). Poderias me auxiliar informando quais as opções que o mercado me oferece neste tipo de máquina?

Unknown disse...

Fernando,

estou querendo presenter minha esposa com uma nova máquina Lava e Seca. Estou em dúvida qual comprar. Somos em quatro pessoas em minha casa (eu , minha esposa e um casal de filhos com 18 e 16 anos. Estava pesquisando a ecobluee da samsung de 13kg, mas não sei se é a melhor opção pois não tenho como colocar ponto de agua quente. O que você sugere, neste caso?

Unknown disse...

Gil.Olá Fernando,comprei pela internet um sansung wd106.conectei apenas a agua fria no cold,ela está instalada onde funcionava uma electrolux.tensão em 220V ok, porém ela nem dá sinal nenhum,nadinha mesmo.Tem algum teste que possa ser feito?

Daiane disse...

Olá Fernando,

Parabéns pelo excelente blog!
Acabei de adquirir uma Lava e se Eletrolux LSE09 e fizemos a instalação seguindo teu video.
Na primeira lavagem foi tranquilo até chegar na secagem, pois começou a pingar por baixo da máquina, bastante o suficiente para empossar. Pelo o que observei nos teus videos, foi quando começou a fazer aquela vaporização do Antirugas, mas a água não sai pelo respiro, sai por baixo mesmo, inclusive colocando a mão por baixo da máquina, observei que a fiação ficou molhada também. Será que é defeito? Tenho a sensação que ela fica injetando água na máquina, isso é correto? Será que fiz algo de errado na instalação?

Unknown disse...

bom dia Fernando
comprei A Samsung Eco Bubble 10 kg, e instalei conforme orientação, tudo ok. mas ao usá-la, percebi que a máquina quase não enche de água, a roupa não fica submersa na água, parece que não vai lavar direito por falta de água. é assim mesmo que funciona?
e tambem, quanto a quantidade de roupa p colocar na máquina, no manualfala para colocar bem menos, tipo 2 kg para roupas de cama, porque isso , já que a maquina é de 10 kg? não entendi essa posição.
por favor me oriente estou confusa. obrigada mais uma vez pelo carinho.

Anônimo disse...

Olá Fernando,
Gostei bastante do seu blog, muito esclarecedor! Sei que é um post antigo mas estou com uma dúvida em relação a minha lava e seca. Acabei de adquirir uma Samsung eco bubble e não possuo uma entrada para água quente, gostaria de saber se a máquina possui um resistor que aquecerá a água fria na temperatura que desejo?
Desde já agradeço e aguardo retorno.
Priscila.

Unknown disse...

Oi Fernando
parabens pelo site. tenho uma eletrolux ecoturbo lava e seca 9Kg há 1 ano. quando ligo o ciclo de secagem a maquina funciona, o cronometro também porem ela não aquece as roupas. o que será isso?

Anônimo disse...

Fernando, boa tarde!

Tenho uma Samsung WD9102 RNW, ela não esta centrifugando, aparece o erro "5E", ja limpei o filtro, arrumei a altura da mangueira de drenagem e nada, tem alguma providencia que posso tomar antes de chamar o tecnico???

Abs.

Unknown disse...

bom dia Fernando
comprei A Samsung Eco Bubble 10 kg,WF 106U4SA e instalei conforme SUA ORIENTAÇÃO, tudo ok. mas ao usá-la, percebi que a máquina quase não enche de água, a roupa não fica submersa na água, parece que não vai lavar direito por falta de água. é assim mesmo que funciona?
e tambem, quanto a quantidade de roupa p colocar na máquina, no manualfala para colocar bem menos, tipo 2 kg para roupas de cama, porque isso , já que a maquina é de 10 kg, então subentende-se que lava até edredom? não entendi essa posição.
por favor me oriente estou confusa. obrigada mais uma vez pelo carinho, e obrigada por estar sempre a disposição pela comunidade que te procura,por favor responda. Desejo que Deus o abençoe ricamente em nome de Jesus. bjs carmen motta

rose almeida disse...

Olá fernando, boa noite!!! Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela atenção com seus leitores e o cuidado e dedicação ao blog!!! Gostaria tbm que me auxiliasse qto a decisão da aquisição de um suporte ou pedestal para a lava e seca eco bubble siene 10.1 samsung, da qual só tenho elogios!!! Vc pode me orientar??? Abraços

Eveline Gava disse...

Olá, Fernando, como sei se a minha lsi09 está esquentando a água corretamente? Consigo sentir as roupas quentinhas quando termina a lavagem?

Eveline Gava disse...

Boa noite, Fernando.
Comprei uma Lava e seca LSI09. Instalei hoje, fiz a primeira lavagem conforme um vídeo seu que vi no YOUTUBE. Logo depois, coloquei algumas roupas para lavar no programa delicado e personalizei com a temperatura da água em 30 graus pois queria testar se a lava e seca estava aquecendo a água. Fui trabalhar e pedi pra minha mãe checar se havia esquentado, pegando as roupas após a lavagem e verificando se estavam mais quentes que o normal. Minha mãe me disse que não estavam quentes e que a centrifugação não deixou as roupas tão enxutas... Não sei se isso ocorreu pela temperatura não ser tão alta ou se houve algum enxague com água fria que deixou as roupas com temperatura normal. Vou chegar em casa e testar um novo ciclo em temperatura mais alta para ver se está esquentando e vou verificar a centrifugação. Você tem alguma idéia de como posso checar se a água está esquentando?
Obrigado,
Eveline

Anônimo disse...

boa noite, só gostaria de dizer que seu video de como instalar a máquina me salvou rsrsr. nunca imaginei que os pulos que ela dava era por causa dos parafusos do transporte.muito obrigada pelas orientações.

Unknown disse...

Bom dia Fernando,

Comprei uma lava e seca LG WD1252RW e quero saber se utilizar uma mangueira de drenagem e outra de admissão de agua, ambas com 3 metros irá interferir ou prejudicar o funcionamento da minha maquina? O ponto de agua está a 1m do chão e o de drenagem a 70 cm do chão.

Obrigado. Wellington

Fabio e Fabiana disse...

bom dia fernando eu tenho uma máquina eletrolux 12 kilos que não tem sistema para água quente somente para água fria, comprei ela em 2008 e nem sabia na época a existência de lavadoras que podem utilizar água quente, a minha dúvida seria com essa máquina que eu possuo eu posso fazer alguma instalação de algum equipamento na própria máquina ou na minha torneira para a minha lavadora se tornar uma lavadora de água quente e quando eu abrir a torneira a agua esquentar? Obs: não tenho aquecedor central na minha casa!

kassia disse...

bom dia Fernando,
tenho uma maquina consul facilite 11kg,qdo boto ela na tomada ela nao liga.por favor me dê uma luz.

Fernando Ricci disse...

Olá Carmen, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Sobre a quantidade de água usada na lavagem na lavadora Samsung WF106, é normal ela usar pouca água. Isso é característico do sistema de lavagem por tombamento. Por isso as frontais tem opção de fazer 4 ou até 5 enxágues.

Alguns programas são projetados para menores quantidades de roupas, pois a capacidade da máquina é de 10,1 kg de roupas de algodão (por isso somente o programa Algodão aparece no manual com 10,1 kg) e quando o manual diz 2 kg de roupas no programa Roupas de Cama, ele se refere a edredom, que é um item leve, porém volumoso e que fica muito pesado quando molhado. Lençóis você pode colocar a quantidade que quiser, até 10 kg.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Bjs.

Fernando Ricci disse...

Olá Rose Almeida, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Fiquei feliz em saber que está satisfeita com a lava e seca Samsung Seine 10,1 kg. O pedestal que recomendo para ela é o Amiga, que é vendido no site Magazine Luiza. Caso queira conhecê-lo melhor, acesse o youtube e na busca, digite "Pedestal para lava e seca Amiga", e assista o vídeo que fiz dele.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Eveline, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Quando selecionamos lavagem com água quente, as roupas não saem quentes da lavadora. A água é aquecida pela máquina apenas na lavagem. Todos os enxágues são realizados com água fria. Para saber se sua lavadora está ou não aquecendo a água você precisa analisar a água da drenagem da lavagem, se ela está ou não morna/quente.

No programa Delicado a centrifugação é feita em baixa velocidade para não danificar as roupas delicadas, por isso as roupas saíram mais úmidas. E também neste ciclo a água fica levemente morna, pois a alta temperatura também danifica os tecidos delicados.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Wellington, tudo bem?

Para a mangueira de entrada de água não há problemas. Para a mangueira de drenagem, por ela ser longa, forçará a bomba de drenagem da lavadora e ela poderá vir apresentar defeito.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabio e Fabiana, tudo bem com vocês?

As lavadoras Electrolux que não tem opção de lavar com água quente não são preparadas para receber/lavar com água quente. Caso você ligue-a numa torneira com água quente correrá o risco de danificar a lavadora. No manual de instruções tem a frase "Nunca instale a lavadora em torneira de água quente."

A temperatura máxima que a água pode entrar na lavadora é de 30ºC.

Espero tê-los ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Kassia, tudo bem?

Muito provável que sua lavadora Consul Facilite 11 kg esteja com a placa eletrônica queimada.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Job Nogueira disse...

Olá, sabem onde posso comprar os pés da máquina LSE09? pela internet.

SuBarreto disse...

Boa tarde Fernando, estou pensando em comprar uma lava e seca da Electrolux, mas aquela em que a tampa é em cima igual às maquinas comuns. Minha dúvida é a seguinte: preciso fazer a instalação de um duto por causa do calor que sai da máquina?

Juliana disse...

Primeiro, parabéns pelo blog. Li todos os comentários tentando encontrar a resposta pro meu problema, não encontrei. Caso já tenha respondido isso, por favor me desculpe. Tenho essa máquina (Electrolux LSE11) há quase 4 anos e honestamente tenho sido muito feliz desde então. Só que agora estou com problemas: na penúltima lavagem começou a sair cheiro de queimado da máquina (mas ela lavou e centrifugou normalmente até o final), e na última vez o cheiro era tão forte, que terminei de lavar a mão, com medo de queimar a máquina. O que poderia ser? Não sequei em nenhuma das duas vezes, só lavei mesmo, e isso nunca aconteceu, nem mesmo quando seco as roupas. A assistência só pode me fazer a visita daqui a um mês… poderia me dar uma luz? Não aparece mensagem de erro, nada… só o cheiro muito forte de queimado durante todo o processo de lavagem.

Muito obrigada desde já!
Juliana

Susana disse...

Ola Fernando. Comprei uma lava e seca Samsung 10kg, e estou tendo dificuldade, pois tenho idosos que a utilizam e por ser muito baixa, fica complicado para retirar e colocar as roupas. Sabes se posso coloca-la sobre uma base mais alta? ou um armario? tipo as lavanderias americanas. Obrigada. Susana.

Unknown disse...

Entendi que não preciso conectar a mangueira de água quente pois só tenho água fria, porém tenho que tamponar a entrada de água quante ou posso simplesmente deixar aberta?

Marcelo disse...

Gostei muito.
Tenho algumas duvidas:
Quero comprar uma lava e seca frontal qual devo comprar.
Tenho 6 pessoas em casa.
Já ouvi falar varias coisas a Electrolux é boa a Brastemp é melhor.
O que você me fala.

Fernando Ricci disse...

Olá Susana, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Para a lava e seca Samsung 10,1 kg tem no mercado o pedestal Amiga APLG-P61B. Ele é vendido no site Magazine Luiza. Eu tenho ele na minha lava e seca e a altura da máquina ficou excelente, ela quase não vibra em cima do pedestal e ainda tem uma gaveta onde é possível guardar produtos de limpeza, tapetes, panos, roupas ou o que o usuário desejar.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 497   Recentes› Mais recentes»