Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lavadora Electrolux 14 kg (LFE14)


Principais características
- 11 programas de lavagem: Programação completa especialmente desenvolvida para lavar adequadamente todos os tipos de roupas e sujeiras.
- Alta capacidade de 14 kg: Para lavar as roupas de toda família, lava até edredom King Size.
- Gaveta multidispenser: Com compartimento exclusivo para sabão líquido. 
- Motor Direct Drive: Ultrasilencioso com 10 anos de garantia. 
- Enxágue antialérgico: Para eliminar resíduos de sabão e amaciante. 
- Programa Preferido: Você memoriza a programação de acordo com o que mais usa.
- Abrir Porta: Para adicionar roupas esquecidas após o início do ciclo.
- Programa Rápido: Ideal para cargas pequenas e roupas pouco sujas. 
- Programa Tênis: Facilidade na lavagem de calçados sem danificá-los. 
- Indicador de etapas e tempo de lavagem: É possível acompanhar as etapas de lavagem no próprio painel e saber a que horas sua lavagem vai terminar.

Especificações Técnicas 
Cor: Branca.
Abertura: Front Load.
Voltagem: 110V / 220V (Não é bivolt).
Dimensões (AxLxP): 1020x686x807mm.
Peso: 93 kg.
Garantia: 1 ano.
Lançamento: Dezembro/13

MANUAL DE INSTRUÇÕES

150 comentários:

VANIA disse...

Boa Noite, Fernando.
Estou amando seu blog, já tirei várias dúvidas e aprendi um monte de coisas rsrsrs

Desculpe por escrever neste post, mas não achei um email para contato então estou colocando em seu ultimo post.

Preciso trocar minha máquina, que depois de uns 8 anos e vááários consertos se tornou temperamental. Tem vezes, como agora à pouco, em que do nada ela resolve não bater. Depois volta a funcionar como se nada tivesse acontecido (eletrolux 6kg). Nem quero mais fazer revisão pq o técnico vem aqui e ela funciona normalmente e eu passo vergonha rsrsrs. Enfim, ela quebra um galho, mas preciso de uma nova.
Vou aproveitar as ofertas de janeiro e comprar uma nova.
Estava olhando a Maré 7,5kg. Mas um comentário chamou minha atenção: O BARULHO DURANTE A CENTRIFUGAÇÃO. Como gosto de lavar de madrugada e moro em apartamento não quero incomodar meus vizinhos. O que vc sugere?
Preciso que seja SILENCIOSA, pequena (casal), e não gosto daquelas de tombamento. E tb não gosto daquelas que têm placa digital pq queima e custa mais caro que a máquina para trocar.

Muitíssimo obrigada.

Vania

Unknown disse...

Fernando,
Feliz 2014!!!

Parabéns Fernando, pelo seu trabalho e experiência no assunto.
Como sempre, na frente. Nem no site do fabricante existe informações sobre este modelo (LFE14) e você já o expõe e detalha.
Qual modelo de lavadora ou lava e seca (prefiro ambas front load) fariam um bom par com a minha secadora duet black a gás da brastemp? Prefiro Electrolux e Brastemp por causa de assistência técnica onde moro. Andei vendo as BNQ11, LSE12, TRW12, BNS10, mas essa LFE14 me balançou...
Um abraço! Tudo do melhor, sempre!
Miguel

Fernando Kolbe disse...

Olá xará, tudo bem?

Vou morar sozinho e quero uma máquina que tenha uma boa relação custo x benefício x praticidade x dor de cabeça. Ou seja, que tenha um bom preço, seja boa, seja prática e me dê o mínimo de dor de cabeça possível.

Estou entre a Brastemp BWL09B e a Eletrolux LTD09, qual é a melhor?

Existe outra nessa faixa de preço (R$800-R$1000), se possível mais barata? Alguma que você diga "Ah, essa outra tem menos funções mas é tão boa quanto, e é mais barata". Pra mim não precisa ter milhares de programas, desde que lave bem e centrifugue. Me recomendaria dar uma olhada em outra além dessas duas?

A Jasmin você não recomendaria em NENHUMA ocasião, nem para alguém que vai morar sozinho? rsrsrs

Obrigado e parabéns pelo trabalho.

Lidiane disse...

Bom dia! quero compra uma lavadora até 10 kg. Lavadora Automática Consul Facilite - 10kg (CWC10AB)é uma boa? O que você sugere? Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá Vania, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora!!!

Olha, realmente não tenho como te garantir que a Maré 7,5kg é uma lavadora silenciosa, porque as lavadoras fabricadas pela Whirlpool (Consul e Brastemp) são tipo uma loteria. Eu posso comprar uma e a minha ser silenciosa e você pode comprar uma igual e a sua ser extremamente barulhenta. As lavadoras que tem melhor sistema de suspensão e são silenciosas são as Electrolux.

Eu te recomendo a lavadora Electrolux Turbo Economia 10 kg (LTD11). Ela é uma lavadora muito eficiente, muito silenciosa e lava a mesma quantidade de roupas que a sua atual Electrolux 6 kg. Isso ocorre porque algum tempo atrás mudou a forma de pesagem das roupas para determinar a capacidade das lavadoras.

Vania, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz Ano Novo!

Fernando Ricci disse...

Olá Miguel, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!!!

Te respondi por e-mail.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e Feliz Ano Novo!

Fernando Ricci disse...

E aí Fernando, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Olha, a Jasmim eu particularmente não recomendo à ninguém. Nem nível de água essa lavadora tem. Ela sempre enche de água até o máximo e, além de não ter nível de água, ela não tem tanque. Ou seja, bebe uma água terrível!

Quer gastar pouco e comprar uma lavadora boa para uma pessoa? Electrolux Turbo Economia 6 kg (LTE06 ou LTD06). Ela é praticamente o mesmo preço da Jasmim e é muito melhor. Para uma pessoa, sabendo usá-la (colocando poucas peças de roupa por vez e usando sabão e amaciante de qualidade), ela proporciona excelentes resultados de lavagem e ainda é silenciosa. Quando a roupa é muito suja, deixe-a no programa Molho Dinâmico durante 1 hora e meia e depois selecione o programa Branco Encardido ou Pesado Sujo.

Pode comprar a LTE06 ou LTD06 tranquilo. A LTD06 é mais recente e tem programa de lavagem específico para roupas coloridas e pretas.

Depois me conte qual comprou.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e Feliz Ano Novo!

Fernando Ricci disse...

Olá Lidiane, tudo bem?

A lavadora Consul Facilite 10 kg (CWC0) é excelente e muito eficiente. Pode comprá-la tranquila.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando, amo seu blog, sério.
Utilidade pública! Gostaria de saber se você tem algum blog para recomendar ou algum site, etc, sobre geladeiras? Tem sido um martírio decidir por qual comprar. Brastemp, Consul e Electrolux estão sendo massacradas na internet, e estou com muito medo de comprar qualquer uma delas, afinal, meu dinheiro é fruto de muito suor. Muito orgulho seu blog, mantenha-o ativo, Fernando.

Penélope

Kita disse...

Ola fernando! Incrivel seu blog! Qual a melhor lava e seca 8 a 10 kg atualmente? Grataaa

Fernando K. disse...

Verdade, achei a LTD06 por um ótimo preço! Muito obrigado pela dica, vai me ajudar muito!

Sabe se eu consigo lavar apenas um edredon de solteiro nela? Ou seria necessário pegar a LTD09?

Abs

Unknown disse...

Boa noite, Fernando!!!

Achei seu blog super interessante e estou precisando comprar uma lavadora urgente, vc pode me tirar uma dúvida? Qual é a melhor lava e seca desses modelos?

Lavadora de Roupas LG 6 Motion - 10,2kg Lava e Seca Painel Touch Função Turbo Branca ou Lavadora e Secadora 10,1 Kg Samsung ( eco bubble) - WD106UHSAWA SGWD106UHSAWA

Se puder me tirar essa dúvida lhe agradeço muitooooo!!!!
Tatiana.

Sysneia disse...

Boa noite Fernando, em primeiro lugar parabéns pelo blog, é com certeza de muita ajuda.
Preciso urgente comprar uma máquina e quero uma front load com mais de 10kg, pois a demanda aqui em casa é grande...Quero ver se consigo comprar uma lavadora e uma secadora (separadas) na sua opinião qual a melhor marca e modelo? LG ou Electrolux? Seria muito interessante um post seu com suas Top Five..rs Desde já agradeço e aguardo sua resposta.
Sysneia

Vania disse...

Obrigada por responder tão prontamente.
Fui olhar na loja (eu só tinha visto pela net) e não gostei da maré, achei aqueles botões meio com cara de que vai quebrar a qualquer momento.
E pude conferir aquilo que vc falou dos filtros da consul/brastemp rsrsrs
Mas que idéia de jerico eles trocarem o nylon por uma coisinha de plástico, hein?!

Estou querendo sair da eletrolux, tive tantos problemas com essa minha. Na verdade, vai ver eu é que usei errado, não sei.

Vi uma Brastemp BWL09BB e achei interessante. Tudo bem que ela é de placas, mas vc disse em outro post que agora todas são e que os botões são apenas para enganar donas de casa mais velhas e tradicionais, dentre as quais eu me incluo.
Será que essa Brastemp 9 kg lava edredon?

Obrigada, por enquanto.
:)

PS. Ah, adorei a idéia de vc fazer um irmãozinho para este blog só de geladeiras. Ou quem sabe expandir para todos os eletros.
:)



vania disse...

Já encontrei no post sobre a Brastemp 9kg: lava apenas edredons não muito volumosos.

http://lavadorasderoupas.blogspot.com.br/2010/10/lavadora-brastemp-ative-9kg.html

Rodrigo disse...

Fernando feliz 2014! tenha um ano cheio de luz e alegria!

Abraços.
Rodrigo.

Anônimo disse...

EAE FERNANDO, TUDO TRANQUILO? Estou a procura de uma maquina de lavar roupas que nao seja cara e de conta de lavar e deixar bem limpa as minhas roupas, pois vou morar sozinho em apartamento. Como tenho problemas de alergia acredito vou precisar lavar roupas de cama e cortinas com mais frequencia. Se voce puder me indicar uma lavadora que se enquadre nessas caracteristicas eu agradeceria muito. Ah preciso que a maquina seja bem barata, no maximo 1000 reais, mas se o valor for inferior a isso melhor. DESDE JA AGRADEÇO!!! ABRAÇOS, MATT

Luciana disse...

Ola Fernando! Estou te acompanhando aqui há algum tempo e agora q a antiga pifou vou ter que comprar outra mesmo...
Gostaria de uma sugestão. Família de 4 pessoas (a anterior era 15kg e eram 4 a 5 maquinadas por semana), já tenho secadora separada boa ( quero uma só pra lavar), quero front load (estraga menos as roupas e lava melhor).
Vi algo contra a Samsung pela dificuldade de assistência... O que você me diz?
Muiiiito grata, Luciana.

Maria Angela disse...

Ola Fernando
Nao estou achando esta lavadora da Eletrolux 14kg. Sera que ela ainda nao esta diponovel? Pq nem no site da Eletrolux eu achei. Tambem gostria de saber qual a diferenca da Top e load e front Load> Qual vc recomenda?
Obrigada

Tamara Silva disse...

Olá Fernando. Acompanho o seu blog e gosto muito do que leio, sempre muito bem explicado, parabéns. Bom, comprei uma LEC 12 devido a sua super recomendação e também depois de pesquisar muito. Acontece que não faz nem 20 dias que estou com ela e a mesma já apresentou um defeito: está vazando água por baixo da máquina! Não acreditei quando vi, e confesso que fiquei decepcionada,pois quando compramos uma coisa ( ainda mais sendo cara) queremos que funcione tudo perfeitamente bem durante um bom tempo. Tudo começou quando eu estava lavando panos de pratos (uns 6) e uma toalha de mesa, coisas leves, e no enxague a máquina começou a fazer aqueles barulhos como se estivesse com roupas pesadas e mal colocadas (o que não era o caso). Depois disso verifiquei que havia água no piso onde estava a máquina. Já liguei em uma autorizada e estou aguardando o técnico. Notei que ontem ela não dispensou o amaciante, e eu não havia ultrapassado o limite indicado. Bom, sei que você não é técnico, mas você tem idéia do que possa ser?
Outra pergunta também, porque não vejo essa máquina em lojas físicas?
Obrigada,Abraços.

Anônimo disse...

Oi Fernando, vou escrever neste tópico pois vi que tem respostas mais recentes....já havia deixado msg no post específico da lavadora.

Vamos ver se vc pode me ajudar:

Comprei a WD-1412 branca...estou com dúvida quanto a função secar...todas as opções a máquina seleciona automaticamente a função "centrifugação". Por que?

Ai eu sempre escolho a opção "sem centrifugação" e o tempo de secagem reduz.

Eu não coloco roupas encharcadas para secar....eu penduro, deixo secar e dai coloco na máquina apenas para esquentar e dobrar, geralmente as roupas já estão bem secas.

Queria saber pq a máquina seleciona a centrifugação junto com secar....tem alguma função isso?

Outra coisa,...quando seleciono baixa temperatura não consigo perceber diferença com as outras opções....parece tão quente quanto....tenho medo de estragar tecidos mais sintéticos.

Enfim....estou super na dúvida com as funções de secagem....o manual também é bem falho neste quesito. Podes me ajudar?!?!!?

Muito Obrigada!!!

Manoela

Unknown disse...

Olá Fernando,

estou procurando uma lava e seca, front load, e gostaria de saber qual a capacidade ela deve ter para lavar edredon king. (eu vi que as especificações da página principal do blog são para top load).
Você tem essa informação?

E sobre assistência técnica, devo considerar na hora da escolha? Existe muita diferença de disponibilidade de assistência entre uma electrolux, brastemp e samsung por exemplo?

Grato,

Guilherme

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo!

Obrigado!!! Feliz 2014 para você e toda a família!! Que seja um ano iluminado, com muita paz, saúde, amor e realizações.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

E aí Matt, tudo tranquilo e você?

Se você precisar lavar edredons de solteiro ou não precisar lavar edredons, recomendo a Brastemp Ative! 9 kg (BWL09B), Consul Facilite 10 kg (CWC10) ou Brastemp Clean 8 kg (BWB08A).

Se você precisar lavar edredons de casal, precisará de uma lavadora 11 kg ou superior. Neste caso recomendo a Consul Facilite 11 kg (CWG11) ou a Electrolux Turbo Capacidade 12 kg (LT12F).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luciana, tudo bem?

Fico feliz em saber que vem acompanhando o blog!

Atualmente temos poucas opções de lavadoras front load no mercado. A maioria é lava e seca. Os modelos que te recomendo são:
- Lavadora Electrolux Eco Turbo 12 kg (TRW12)
- Lavadora Electrolux 14 kg (LFE14)
- Samsung Yukon 14 kg (WF431ABP)

Todas as frontais, seja lavadora ou lava e seca e independente da marca, são importadas e tem a manutenção mais cara e as vezes demorada. Quanto a assistência técnica da Samsung, eu particularmente já precisei e não tive problemas. O mais importante é que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Maria Angela, tudo bem?

As lavadoras front load lavam as roupas através do sistema de tombamento. Além dele ser mais eficiente e econômico, ele ainda preserva os tecidos porque neste não ocorre o atrito entre as pás de plástico do agitador e as fibras dos tecidos. No sistema de lavagem por agitação das lavadoras top load, o desgaste dos tecidos é maior e o consumo de água também.

A Electrolux LFE14 está disponível para compra no site Fast Shop.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Tamara, tudo bem?

Fico feliz em saber que gosta do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lavadora!

Nossa, eu testei a LEC12 durante 9 meses e a minha não apresentou defeito. Acredito que alguma mangueira tenha desencaixado um pouco ou rachado.

Se puder, volte posteriormente para me contar o diagnóstico do técnico. Ficarei no aguardo.

Sobre você não ver esse modelo em lojas físicas, como existem diversos modelos de lavadora, ela custa um pouco mais caro que os modelos tradicionais e os lojistas não tem espaço físico suficiente para acomodar todos os modelos que estão em linha, geralmente eles optam por disponibilizar no mostruário os modelos mais baratos e/ou mais tradicionais. Aqui em SP já vi a LEC12 em várias lojas físicas.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi, Fernando.
Estava pesquisando sobre lavadoras e tive a grata surpresa de encontrar seu blog, que é muito esclarecedor e com o qual tirei muitas dúvidas.
Gostaria de saber sua opinião sobre qual lavadora front load devo comprar. Tenho uma secadora Brastemp Ative. Minha família é composta de 2 adultos e 2 adolescentes, minha cama é queen e gosto de lavar os edredons. A lavadora deve ser silenciosa, pois gosto de lavar roupas à noite. Na minha cidade a voltagem é 220V.
Aguardo sua resposta.
Agradeço a atenção.
Kathya.

Andressa disse...

Fernando, tudo bem?

Seu blog é mto bom e ajuda bastante com as dicas!
Comprei uma da LG 8,5kg
A minha duvida é a seguinte: Secar encolhe a roupa?
E teria alguma dica/ciclo para isso não acontecer?

Sei q na etiqueta vem a informação, mas sinceramente, nunca olhei! E varias roupas minhas com o tempo ela vai sumindo ou eu corto qdo fica pinicando...

Poderia me ajudar??
Obrigada!!

Fernando Ricci disse...

Olá Kathya, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou esclarecendo algumas dúvidas!

A única lavadora front load disponível no mercado em 220V e que comporta edredons queen size é a Electrolux 14 kg (LFE14). Ela é muito silenciosa e inclusive tem um programa chamado Lavagem Noturna, onde a lavadora realiza uma lavagem mais silenciosa do que a lavagem dos demais ciclos.

Caso encontre oferta das lava e seca Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12) ou LG Noblige 12 kg (WD-1252RW ou RD), elas também são uma excelente opção porque você pode utilizá-las somente como lavadora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Andressa, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A secagem pode encolher as roupas quando:
- Na etiqueta consta que a roupa não pode ser seca em secadora de tambor;
- Elas passam do ponto de secagem ou é programado tempo de secagem acima do necessário;
- Selecionado opção ou temperatura de secagem errada.

A melhor forma de conservar as roupas e prevenir contra encolhimento na secagem é verificando a etiqueta. Neste caso, infelizmente não existe dica que eu possa dar porque é muito relativo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando, preciso da sua ajuda!

Tenho uma WD-1412...até deixei algumas mensagens sobre dúvidas quanto a secagem (quando puder, por favor me responda).

Mas o que está acontecendo é o seguinte....estes dias fui usar a maquina para secar e tinha água dentro...achei estranho....coloquei para centrifugar e depois usei a máquina....novamente esse problema se repetiu, então ontem resolvemos limpar o dreno....tinha uns poucos fiapinhos e saiu bastante água...OK. Achavamos que estava resolvido....o tambor esvaziou.

Agora hoje fui abrir a máquina novamente, qual foi minha surpresa....está cheia de água novamente. O que pode ser?

O que pode estar fazendo a máquina encher sem estar em uso?


Por favor, se puder me ajude!

Obrigada!!!

Manoela

Ligia Borges disse...

Olá Fernando

Postei um comentário em uma postagem mais antiga, sobre a Eletrolux LSE12, mas vi que esta postagem é mais recente e resolvi postar aqui também.

Entre as lavadoras LSE12, da Eletrolux; a Squall 13Kg da Samsung (WD136UVHJWD; e a Noblige de 12Kg da LG qual você mais recomenda?

A função Air Wash da Samsung realmente "lava a seco"? Pode higienizar roupas 100% linho sem encolher? Essa da Samsung permite que as roupas sejam apenas centrifugadas (as outras duas parece que sim).

Obrigada
Lígia

Unknown disse...

Boa noite, Fernando!

Li seu blog, bem como assisti alguns vídeos do seu canal no Youtube, é um trabalho fantástico! Diante disto, venho por aqui tentar tirar umas dúvidas, e por fim, se possível, peço uma indicação de qual lavadora adquirir.
Então, aqui em casa nós somos três pessoas, e temos uma lavadora Brastemp bem antiga, daquelas quadradas, que fazem muito barulho e pulam, mas raramente nos deu problemas. Porém, minha mãe não é uma pessoa fácil de se agradar, ela trabalha como dona de casa, mas tem um ciúme das roupas que só vendo, e não coloca as roupas de dia a dia na máquina, só para enxague, e ainda assim a muito contragosto, porque fala que a máquina estraga muito as peças de roupas, e desgastam muito fácil. Da mesma forma trata algumas roupas de cama (colchas de crochê, e afins). No entanto, ela tem sentido a saúde bater a porta, e se recusa que nós mandemos as roupas que usamos no dia a dia para lavanderias, pelo ciúme que tem destas, o que levou a eu e meu pai pensarmos em comprar uma máquina que possa agradar e livrar minha mãe desse trabalho todo de uma maneira que ela se sinta "segura" de colocar as roupas em uma lavadora.
Contada esta história, vem as perguntas:
- É possível uma lavadora que seja bem cuidadosa com roupas? Para que não desgastem a roupa tão facilmente? Sei que não há comparação com a lavagem à mão, que é muito mais sutil, mas há alguma lavadora no mercado que possa suprir essa necessidade?
- As quantidades de roupas variam bastante, podendo surgir a necessidade de se lavar algumas coisas pesadas, como colchas, e lençóis.
- Minha mãe cismou que precisa de uma com água quente, porque falaram pra ela que limpa melhor a roupa, procede? Se sim, há alguma no mercado que abarque também essa característica?

Desculpe o longo texto, espero sua resposta. Desde já, muito, mas muito obrigado!


Att.,

Luciano

Gabriela disse...

Oi Fernando

Me tira uma dúvida?
Tem alguma máquina dessas frontload
que tenha a opção de escolher o nível de água para lavagem que desejo para fazer a lavagem de pouca quantidade de roupa, não necessariamente comprometendo o tempo para lavagem.
Pois nas pesquisas que tenho feito ainda não vi nenhuma que oferecesse este recurso.

Obrigada.

GAbriela

Jonathan Carvalho Romanus disse...

Boa tarde Fernando, parabéns pelo blog, muito bem estruturado e informações sempre muito úteis.
Gostaria de uma recomendação, atualmente em casa somos apenas eu e minha esposa, mas como gosto de lavar os edredons em casa e não temos muito tempo livre durante a semana, as roupas acabam se acumulando e pretendo comprar uma lava e seca acima de 10 kg (preferencialmente de 12kg ou mais), já prevendo tudo isso e aumento da família e tal.
Vi que você recomenda bastante os modelos Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12), LG Noblige 12kg (WD1252) e Samsung Eco Bubble 13kg (WD136).
Como moro em SC e a tensão daqui é 220V, estou com dificuldade de encontrar as mesmas, mas pretendo aguardar, apenas gostaria de saber se dentre as três existe alguma que você destacaria como melhor (pode ser opinião pessoal sua, quanto a utilização/funcionalidades) para que eu aguarde por ela especificamente ou qualquer uma delas vale a pena, visto que a diferença de preço não é absurda entre elas, prefiro levar a melhor recomendada.
Desde já agradeço a atenção e parabéns novamente pela iniciativa do blog.

Gabriel Justino disse...

Boa tarde Fernando, muito bacana a interatividade com os leitores por meio dos comentários. Parabéns pela iniciativa e paciência em testar lavadoras.
Estou em busca de uma lavadora Front Load que tenha a capacidade de lavar edredom queen size. Busco por tecnologias novas e achei algumas lavadoras da Electrolux como a LSI11 10,5Kg; LSE12 12Kg; também da LG Noblige 12kg e Samsung WD136 13kg. Todas essas são lava e seca no qual estou empenhado, mas não descarto a Eletrolux LFE 14kg por ser um lançamento recente e já que quase não irei usar tanto a função secar. Percebi que a LSI11 tem menor capacidade em relação as LSE12 mas a LSI foi lançada mais recente e o motor é o direct drive.
Gostaria de sua opinião sobre qual seria a melhor entre todas citadas.
Caso tenha algum link de desconto na qual vai me indicar, me envie . Obrigado

Gabriel

Unknown disse...

Fernando
Boa noite.
Gostaria que me indicasse uma lava e seca, com capacidade para lavar edredon queen, que seja econômica, silenciosa.
Abraços
o blog é muito bom.

Rodrigo disse...

Olá Fernando,um dia sequei uma carga de toalhas na minha LSI09 e quando fui usar elas elas estavam não absorviam mais a água e fora um cheiro orrivel de borracha queimada (ela não é nova estou com ela desde julho de 2013) e selecionei o tipo de secagem como extra seca e tirei 40 mins antes de terminar a secagem pois as toalhas já tinham secado. oque eu faço?
Grato des de agora!de seu fã n°1
Rodrigo.

Anônimo disse...

Oi Fernando, tudo bem?

Adorei seu blog, parabéns!

Fernando estou querendo comprar uma máquina de lavar (ou lava e seca) front load, não preciso de uma máquina de muitos kgs, necessariamente, pois sou solteira, mas gostaria de uma máquina boa e que não me desse dor de cabeça. O que você me recomenda?? Obrigada Lívia

Sysneia disse...

Boa tarde Fernando.
Tenho visto muito seu blog e adoro suas dicas, inclusive já lhe escrevi no começo de janeiro mais ainda não obtive sua resposta, mas eu entendo perfeitamente, pois são muitas pessoas com dúvidas e querendo suas dicas..rsrs Estou pesquisando uma máquina front load que seja boa pois tenho que comprar uma URGENTE... para ontem!! Tenho uma Brastemp Mondial que comprei quando meu filho nasceu, hoje ele esta com 22 anos...kkk nestes últimos 4 anos ela tem dado muitos concertos, é super barulhenta. Estou super na dúvida entre duas maquinas a Eletrolux Eco Vapor LSE12 e a LG Noblige WD 1252 que vc indica muito, mas quero uma opinião sincera de qual das 2 devo comprar? qual é a melhor? preciso da sua opinião pois quero comprá-la ainda esta semana, please, me de uma Luz!! Eu lhe fico muito grata e depois dou minha opinião no blog a respeito da escolhida.
Desde já lhe agradeço muuuuitoooo, um abraço
Sysneia

Anônimo disse...

BOA TARDE FERNANDO!!

Assim como vc sou FÃ de lavadoras, e do seu blog também! Admiro muito o seu trabalho voluntario de ajudar consumidores leigos a resolverem problemas com tal produto. Mas vamos direto ao assunto: tava dando uma navegada na internet e encontrei esse modelo "EXÓTICO" a venda no site do OLX. Como sera que uma lavadora dessas se comporta durante a lavagem? HEHEHE

SEGUE O LINK ABAIXO

http://curitiba.olx.com.br/maquina-de-lavar-eletrolux-com-capacidade-pra-ate-12-kl-350-oo-iid-597476511

ABRAÇOS, MATHEUS

Fernando Ricci disse...

Olá Gabriela, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

As únicas front load que permitem selecionar nível de água são as lavadoras e lava e seca Mueller Special 7 kg. Todas as demais tem nível automático de água.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jonathan, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Realmente as três lava e seca citadas eu recomendo bastante porque elas são um espetáculo e esses modelos vem apresentando baixos índices de defeitos. Eu garanto que qualquer uma delas vale a pena. Eu particularmente prefiro a Electrolux Eco Vapor LSE12 porque ela tem dispenser para sabão líquido, opção de deixar as roupas de molho por 30 minutos, opção de adicionar vapor em 8 programas de lavagem que remove sujeira pesada com eficiência e mata micro-organismos, painel inclinado que facilita a visualização e operação, maior variedade de programas de lavagem e opção de secagem Suave em baixa temperatura para tecidos que não resistem a altas temperaturas.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Gabriel Justino, tudo bem

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

As quatro lava e seca citadas e a lavadora LFE14 usam motor Direct Drive.

Como a função secar não terá tanta utilidade, eu ficaria com a LFE14. Caso queira uma lava e seca, então ficaria com a LSE12 ou com a LG WD1252RW.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Elaine Reis, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

As lava e seca que recomendo para a sua necessidade são:
- Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12)
- LG Noblige 12 kg (WD1252RW)

As duas são espetaculares!

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Sobre as toalhas que foram secas na LSI09 não absorverem água após a secagem, não sei te dizer o que ocorreu porque nunca tive esse problema. Na etiqueta das toalhas tem o símbolo informando que elas podem ser secas em secadoras de tambor? Você usou amaciante ou sabão em excesso?

Sobre o cheiro de borracha queimada, é normal quando a lava e seca é nova. Após realizar uns 10 ciclos de secagem o cheiro começa a diminuir e com o tempo desaparece completamente.

Caso as toalhas ainda estejam com esse problema, lave-as novamente no programa Cama e Banho, água 45ºC e não use sabão nem amaciante. No compartimento para sabão coloque 100 ml de vinagre branco. Caso necessite programar secagem, selecione a opção Normal.

Depois me conte o resultado.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Lívia, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Para a sua necessidade eu recomendo a lavadora Samsung Seine 10,1 kg (WF106), a lava e seca LG Prime Touch 8,5 kg (WD1485AT) ou a lava e seca LG Mega2 8,5 kg (WD1496ADP).

Lavadora front load abaixo de 10 kg a única disponível atualmente no mercado é a Electrolux Mini Silent 3 kg (LFE03). Essa lavadora só pode ser instalada pendurada/fixada na parede.

Esses modelos são excelentes e muito eficientes e vem apresentando baixos índices de defeitos.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Synesia, tudo bem?

Fico feliz em saber que gosta do blog e das minhas dicas e peço desculpas pela demora em responder. Minha vida está bastante corrida testando novos modelos de lavadora e lava e seca novos e também alguns que ainda serão lançados para posteriormente poder recomendá-los à vocês, mas sempre que tenho um tempinho venho aqui pra responder as dúvidas.

As duas lava e seca que você está em dúvida são espetaculares e é difícil dizer qual é melhor porque cada uma tem suas particularidades e os dois modelos vem apresentando pouquíssimos problemas. Qualquer um desses modelos que adquirir tenho certeza que ficará satisfeita. Eu particularmente gosto mais da Electrolux Eco Vapor LSE12 porque ela tem dispenser para sabão líquido, opção de deixar as roupas de molho por 30 minutos, opção de adicionar vapor em 8 programas de lavagem que remove sujeira pesada com eficiência e mata micro-organismos, painel inclinado que facilita a visualização e operação, maior variedade de programas de lavagem e opção de secagem Suave em baixa temperatura para tecidos que não resistem a altas temperaturas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Matheus, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que gosta do meu trabalho e que também é fã de lavadoras e muito obrigado pelas palavras!!!!

Eu visitei o link que você deixou e realmente essa lavadora Electrolux é muito exótica! Eu adoraria vê-la em funcionamento. Deve ser interessante ela realizar os ciclos da LTE06 com o interior da TOP8S.

Você acompanha também a minha fan page "Roupa suja se lava na máquina"? Se ainda não, curte lá.

Abração!

Rodrigo disse...

muito obrigado fêr, sobre a demora da resposta não tem problema! sei que vc tem outros diversos compromissos alem de responder nossas perguntas não é? na etiqueta vi que nenhuma delas podia ser secada em secadora mas como ia viajar em 12 horas e o clima de minha cidade (curitiba-pr)é muito instavel, não dei bola e acabei colcando para secar e acabou nisso. já usei a secadora umas 20 veses des de que adiquiri ela, naquela carga só usei 1/2 tampa de comfort concentrado e 50 mls de Ariel liquido como vc me ensinou nos seus maravilhosos videos! e por causa da pequena demora da resposta acabei ja usando todas as toalhas para as lavar novamente e depois que lavei elas denovo estendi no varal e dai voltaram ao normal!! mto obrigado!
quer ver a minha LSI09? vá no meu canal do you tube o nome do canal é rodrigo filho, veja ela e comente oque achou dela!
abraços de seu fã nº1 Rodrigo

rosoares disse...

Boa tarde! Preciso trocar minha máquina (com urgência) e a principal questão é espaço. Profundidade máxima de 70 cm, com preferência por frontal. Não é necessário a função secar, pois tenho secadora, mas vi que são poucas as opções sem a secadora. Portanto, o tamanho ideal seria as de 10,5kg mas não consegui chegar a uma conclusão sobre qual escolher. Roupa suja se lava na máquina por favor me ajuda!!

Anônimo disse...

Oi Fernando,
Estou para trocar a máquina de lavar. Tenho uma Bosch 11kg 110V que começou a dar problemas como não tenho mais assistência, quero trocar de marca. Minha família é composta de 2 adultos e 2 crianças, o que vc indicaria? e máquina de secar?
Grata pela atenção
Bruna

Anônimo disse...

continuando....
Vi que vc recomenda muito a LEC12, mas ela não tem o cesto de inox e sim de polipropileno. Soube que que o cesto de inox é melhor, é verdade?
Att.,
Bruna

Jonathan Carvalho Romanus disse...

Bom dia Fernando, obrigado pela resposta, não se preocupe quanto a demora, entendo perfeitamente a correria.
Terei que adiar em um ou dois meses a compra da máquina por conta de alguns gastos extras não esperados (mas necessários), pois pretendo pagar a vista com algum desconto, rs.
Pelas descrições das máquinas estava pensando realmente em comprar a LSE12, agora baseado na sua opinião estou decidido que será ela.
Caso você possua alguma oferta ou algum cupom de desconto agradeço se for possível me avisar.
Parabéns pelo blog.
Jonathan.

Jonathan Carvalho Romanus disse...

Boa tarde Fernando, primeiro obrigado pela resposta da última pergunta, assim que possível comprarei a máquina Electrolux LSE12 e depois que receber posto meu comentário sobre ela.
Gostaria apenas de mais uma informação. Vi que existem para algumas lavadoras suportes organizadores para deixá-las mais altas, porém pelo que percebi a única marca que possui o próprio suporte é a Brastemp.
Gostaria de saber se esses suportes para máquinas são confiáveis, e também se é permitido usá-los sem riscos de perda de garantia por exemplo.
Caso seja permitido, você conhece algum suporte que serviria para a LSE12? Pois nessa situação eu teria interesse para não deixá-la tão baixa.
Desde já agradeço.
Jonathan.

Unknown disse...

Oi Fernando!!
Parabéns pelo blog, gostaria de uma opinião de quem entende. Estou muito na dúvida de qual lava e seca comprar. Entre essas duas qual voce recomenda?

Lava e Seca 10.2kg Prime Touch Sistema 6 Motion WD-1412RT Branca - LG

ou

Lavadora de Roupas 10kg Eco Bubble WF106U4SAWQ Branca - Samsung

Obrigada pela atençao!!

TAMIRES disse...

Fernando,

Sobre a BWL11 da brastemp, tem algum ponto negativo pra ela? Agradeço desde já.

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo!

Acabei de assistir dois vídeos seus, vi sua LSI09 e você usando Tide Febreze Sport e as folhas Bounce e me inscrevi em seu canal do youtube!

Quando precisar secar alguma peça de roupa que não pode ser seca em secadora de tambor, primeiro programe a LSI09 para somente lavar (lavar, enxaguar e centrifugar) e depois que ela terminar, selecione o programa Delicado, aperte as teclas Temperatura e Enxágue até nenhuma opção ficar selecionada e selecione a opção de secagem desejada. Ficará aceso no indicador de etapas somente Centrif. e Secagem. No programa Delicado a secagem é feita em baixa temperatura.

Em breve assistirei seus outros vídeos.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Rosoares, tudo bem?

A única lavadora disponível no mercado com até 70 cm de profundidade é a Samsung Seine 10,1 kg (WF106U). Essa tem 65 cm de profundidade e é espetacular! Inclusive uma das minhas lavadoras é esse modelo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Bruna, tudo bem?

Sobre o cesto ser em inox ou polipropileno, é somente questão de estética. Não existe nada que comprove que o inox melhora a performance de lavagem e os cestos de polipropileno são tão duráveis quanto os de inox.

Eu acho a LEC12 um espetáculo, mas algumas pessoas não gostam deste modelo porque os ciclos dela são mais longos que os ciclos das demais lavadoras. Isso ocorre porque a drenagem é mais lenta, já que o cesto não tem furos.

Outro modelo que é um espetáculo é a LTP12. Essa tem cesto em inox e os ciclos são mais rápidos.

Sobre secadora, eu recomendo a Brastemp Ative! 10 kg (BSR10A/BSI10A).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jonathan!

Me envie seu e-mail (lavadorasderoupas@msn.com) ou curta minha fan page "Roupa suja se lava na máquina" no Facebook que te aviso quando encontrar uma boa oferta da LSE12.

Os suportes são confiáveis desde que eles sejam feitos especificamente para o equipamento.

Eu particularmente não recomendo colocar a LSE12 em nenhum dos suportes existentes no mercado.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Tanto a lava e seca LG WD1412RT como a lavadora Samsung WF106U são excelentes máquinas e eu as recomendo muito no blog!

Se a sua necessidade é uma lava e seca, recomendo a LG WD1412RT. Se uma lavadora atende suas necessidades, recomendo a Samsung WF106U.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Tamires, tudo bem?

Até pouco tempo atrás eu não recomendava a Brastemp BWL11A. Porém, como ela está há mais de 4 anos em linha, a Brastemp já realizou 4 revisões neste modelo e atualmente ela está uma boa lavadora. Porém, eu não a compraria. Compraria a BWG11A.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Maria disse...

Ei Fernando tudo bem??
Estou precisando de uma lava e seca com certa urgência e confesso que estou completamente perdida com esse monte de modelo e marca... Sou recém casada com uma família pequena ainda (somente meu marido e eu)...mas queria uma boa opção já que o investimento não eh pouco...pretendo aproveita-la por muitos anos ainda...
Parabéns pela iniciativa!!! E desculpe o incomodo...

Aline Morotti disse...

Boa noite Fernando!

Adorei o seu site, é bastante informativo mesmo!
Você recomenda nos últimos comentários, a lavadora e secadora, da LG, modelo WD-1412RT mas alguns usuários que a possuem há mais tempo dizem que a garantia de 10 anos é no motor e que ela tem um defeito vicioso nos rolamentos...
Gostaria de adquirir uma lavadora e secadora que ainda estivesse em linha, mas que já tivesse mais tempo no mercado... Você recomendaria a LSE12 da Electrolux? E quanto a LST12? Realmente é mais demorado o tempo para secagem das roupas???
Todo técnico que pergunto, pede pra eu fugir de Samsung, LG e qualquer máquina da Brastemp com painel eletrônico... e alguns usuários que conheço reclamam muito da Electrolux. Estou desesperada para encontrar uma lavadora e secadora que não venha a apresentar problemas por pelo menos 3 anos. Estou grávida de 6 meses e não quero ter problemas com SAC.
Me ajude. Por favor! Abraços"

Unknown disse...

Fernando, parabéns pelo blog.
Preciso comprar uma lavadora e secadora separadas front load. Os modelos novos da Electrolux são muito grandes e não cabem. Custo benefício estou pensando na samsung (brancas). Vc sabe quais modelos podem ser empilhadas? Pensei na dupla WF106V4SAWQFe SDC3101XA2, mas não tenho certeza que elas podem ser empilhadas. Agradeço a ajuda!!!

ana carolina disse...

Boa tarde Fernando, somos em 4 pessoas (duas crianças) e necessito de uma lavadora tbm para edredom king size além de poder colocar camisas sociais (hoje o tempo é corrido pra ficar esfregando a barriga no tanque :) )
1) vc acha que a Front Load é a melhor opção?
2) pode ser de 12 kg ou precisa ser de 15 tipo a LFE14?
Muito obrigada e parabéns novamente pelo blog

Fernando Ricci disse...

Olá Maria, estou bem e você?

Os modelos que recomendo para a sua necessidade são:
- Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12)
- LG Noblige 12 kg (WD1252RW)
- LG Prime Touch 10,2 kg (WD1412RT)

Esses modelos, além de espetaculares, vem apresentando baixos índices de defeitos.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Aline Morotti, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Infelizmente não existe uma lavadora ou lava e seca que eu possa indicar e garantir que não apresentará defeitos, principalmente no prazo de três anos.

Esse vício oculto que ocorria nas lava e seca LG era problema de desgaste na engrenagem do rotor, porque essa era feita em plástico. Nos modelos atuais essa engrenagem é feita em metal e esse problema não ocorre mais.

Eu recomendo muito a Electrolux LSE12! Ela é espetacular e é a minha lava e seca preferida que está no mercado atualmente. Eu estou com uma há 9 meses e estou muito satisfeito com o funcionamento e desempenho da máquina!

Eu tive oportunidade de testar durante três meses a lava e seca Electrolux Intelligent Sensor 12kg (LST12) e ela é excelente na lavagem mas não é eficiente na secagem e não seca edredons e cobertores, além de deixar as roupas extremamente amarrotadas e muitas vezes as roupas que ficam por baixo não secam completamente e as roupas que ficam por cima passam do ponto de secagem ficando difíceis de passar. Eu particularmente prefiro as lava e seca frontais tradicionais que funcionam por tombamento.

Os técnicos falam para fugir de máquinas com painel eletrônico, mas levando em consideração que atualmente TODAS tem painel eletrônico, então não poderemos mais comprar nenhum modelo existente no mercado.

A Electrolux LSE12 e os modelos WD1412RT e WD1252RW da LG vem apresentando baixos índices de defeitos, mas estes não estão descartados.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A dupla WF106V4SAWQF e SDC3101XA2 poderiam ser empilhadas se a Samsung vendesse aqui no Brasil o kit de empilhamento. Eu particularmente recomendo a lavadora Samsung WF106V4SAWQFe a secadora suspensa Brastemp Ative! 10 kg (BSI10A), pois este modelo pode ser fixado na parede.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Carolina, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As front load são sempre a melhor opção. Elas são mais eficientes, econômicas e preservam os tecidos. Para lavar edredons king size uma frontal 12 kg dá conta do recado.

Atualmente temos poucos modelos front load somente lavadora no mercado. Os modelos disponíveis que atendem sua necessidade são:
- Electrolux 14 kg (LFE14)
- Samsung Yukon 14 kg (WF431)
- Brastemp Ative! 11 kg (BNQ11DC)
- Electrolux Eco Turbo 12 kg (TRW12)

Existe a possibilidade de você adquirir uma lava e seca e usá-la com maior frequência somente para lavar, usando a função secagem apenas quando necessitar. Neste caso os modelos que recomendo são:
- Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12)
- LG Noblige 12 kg (WD1252RW)
- Samsung Squall Jr. 13 kg (WD136)
- Electrolux Intuitive 10,5 kg (LSI11) - Essa, embora seja comercializada como 10,5 kg, tem as mesmas dimensões e lava o mesmo volume de roupas que o modelo LSE12 - 12 kg.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

ana carolina disse...

Oi Fernando, eu de novo!!
Devido a assistência técnica em minha cidade ,optei pela TRW12 ou a LSE12.
Me falaram que a manutenção da lava e seca é muito mais cara. É verdade?
É minha última dúvida, prometo!
Muito obrigada

Unknown disse...

Olá Fernando,
Excelente suas informações! Obrigada por nos ajudar.
Estamos constuindo uma casa que está na fase das tubulações e encanamentos e estamos com dúvidas sobre máquinas de lavar roupas com água quente e máquina de lavar louças. Elas apenas apresentam o dispositivo que aquece a água? ou precisamos fazer encanamento com acesso a água quente? No caso de encanamento, o aquecimento seria solar e a temperatura da água é bem elevada, as máquinas são preparadas (peças) para receber esta água já aquecida? Esta água já aquecida é recomendada para as roupas? Preciso tomar alguma precaução nesta fase da construção em relação às máquinas? Existem máquinas específicas para água com aquecimento solar?
Desde já agredço a atenção.
Grde Abço,
Fabiola

Unknown disse...

Olá Boa Tarde!!
Gostaria de saber qual a melhor lavadora hj do mercado entre 10 e 12kg????
E a secadora 10kg??

Obrigado

Eduardo

Unknown disse...

Olá Boa tarde
Gostaria de saber qual melhor lavadora entra 10 e 12 kg??
E a secadora de 10kg?

Rosimari disse...

Olá Fernando, eu querendo comprar uma lava e seca,mas estou com muitas duvidas. Qual a melhor marca? A função de secar e eficiente? Gasta muito energia?

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Carolina!

A maioria das frontais, sejam lavadoras ou lava e seca, são importadas e tem a manutenção cara. No caso da TRW12, ela também é importada.

Qualquer dúvida continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiola, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As lava louças tem apenas uma entrada para água fria e elas aquecem a água automaticamente durante a lavagem. Normalmente elas podem ser conectadas a uma torneira com água quente, desde que a temperatura da água não passe de 60ºC. É necessário verificar os modelos que podem ser instalados desta forma.

A maioria das lava e seca tem duas entradas de água (uma para água fria e outra para água quente), mas também aquecem a água nos casos em que o usuário tenha somente água fria na residência. Como você terá água aquecida, pode conectar a mangueira HOT nesse ponto de água aquecida. A lavadora fará o controle de temperatura de água, misturando água quente com água fria sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria.

Não existem máquinas específicas para uso de água com aquecimento solar.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Eduardo Marques, tudo bem?

As melhores lavadoras entre 10 kg e 12 kg são:
- Samsung Seine 10,1 kg (WF106)
- Electrolux Turbo Capacidade Premium 12 kg (LTP12)
- Electrolux Ecologic 12 kg (LEC12)

A melhor secadora é a Brastemp Ative! 10 kg (BSR10A - piso ou BSI10A - suspensa).

A lavadora que faz melhor par com a secadora Brastemp 10 kg é a Samsung Seine 10,1 kg (WF106).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rosimari, tudo bem?

Eu não tenho nenhuma marca como a "melhor". No mercado temos modelos eficientes, modelos problemáticos, modelos com menor índice de defeitos, etc...

A função secagem é eficiente desde que a capacidade de secagem da máquina seja respeitada. O consumo de energia durante a secagem é equivalente a um ferro de passar ou grill elétrico.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Ola Fernando, gostei muita dessa maquina silver wash que você comprou no mercado livre, estive procurando no site mais não consigo localizar, voce sabe dizer outro lugar que eu posso acha-la, Muito obrigada. Andréia Melero

Unknown disse...

Fernando obrigada pelas dicas referentes as frontload. Se eu conseguir o kit de empilhamento no Mercado Livre vc acha que vale a pena? wf106u4sawq com SDC3C101?

Unknown disse...

Obrigada Fernando,

As informações serão super válidas!
Se possível, gostaria que me auxiliasse na escolha.
Preciso de uma máquina de lavar roupas, uma secadora, individualizadas e uma lavadora de louças 12 serviços.
Não sei qual modelo (abertura frontal ou em cima) e tamanho (kg) mais apropriados e que sejam econômicos qto a energia.
Casa com 4 pessoas, sem problemas com espaço, e com roupa de cama tamanho king.
Obrigada,
Abço
Fabiola

Fernanda Ogata disse...

Olá!!! Gostaria que me ajudasse na escolha da melhor lavadora e secadora separadas para uma família de três pessoas e uma cachorrinha!!! Gostaria de poder empilhar!

Fernanda Ogata disse...

Se tiver algum cupom de desconto vai me ajudar bastante!!!! Abraços!!

Carolinambernardi disse...

Estou a procura de uma lava e seca de alta capacidade.
Em minhas pesquisas, tenho visto sempre a samsung yukon 14 kg, porém gostaria que vc me indicasse outras opções

Ariane disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Na época que fui comprar a minha lava e seca você me indicou o modelo Lavadora e Secadora 10,1 Kg Samsung Front Load com Eco Bubble, Air Wash, Diamond Drum, Cor Inox e eu comprei. Acontece que vi que precisa fazer a limpeza dela e não sei como fazer. O manual não ajuda muito a respeito e tenho medo de fazer e estragar. Saberia me ajudar? Muito obrigada. Ariane

Anônimo disse...

Olá Fernando, boa tarde! Gostaria de saber se a lavadora 6kg eletrolux (ltd06) lava automaticamente após selecionada a função ou precisamos ir fazendo o passo a passo da lavagem manualmente?!

Obrigada pela atenção e tenha uma ótima semana. Monique

kamila disse...

Bom dia Fernando.
primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog, adorei os posts, muito bem elaborado e cheio de dicas excelentes.

Como os demais estou pesquisando qual máquina comprar para atender minhas necessidades domésticas e são tantas opções com tanta tecnologia que nos deixa cheios de receio, pois são produtos que não são baratos e normalmente são meio que descartáveis, principalmente quando quem manuseia não somos nós.
Bom mas vamos lá. Eu preciso de uma máquina lava e seca que tenha uma capacidade de 12kgs ou superior (de preferencia uma de 14kgs), pois tenho muitos edredons king size (enormes e pesados); que tenha uma boa assistência (moro no interior do Mato Grosso e sabe como funcionam essas assistências nessas localidades); que seja silenciosa e não amasse muito as roupas; que não seja touch (é um diferencial, mas estraga muito fácil) e o principal que limpe bem e não estrague as roupas.
Andei pesquisando e me indicaram a Lava e Seca Electrolux LSE12 12kg, pelo que andei verificando há muitos comentários bons com relação a ela. Portanto, gostaria de uma opinião profissional de qual seria a máquina ideal para atender minhas necessidades.

Mais uma vez parabéns pelo blog, e muito obrigada. Um grande abraço.

Fernanda Oliveira disse...

Fernando, boa noite! Tenho a msm dúvida da Tatiane
"Boa noite, Fernando!!!

Achei seu blog super interessante e estou precisando comprar uma lavadora urgente, vc pode me tirar uma dúvida? Qual é a melhor lava e seca desses modelos?

Lavadora de Roupas LG 6 Motion - 10,2kg Lava e Seca Painel Touch Função Turbo Branca ou Lavadora e Secadora 10,1 Kg Samsung ( eco bubble) - WD106UHSAWA SGWD106UHSAWA

Se puder me tirar essa dúvida lhe agradeço muitooooo!!!!
Tatiana.

5 de janeiro de 2014 21:30"

Qual é a melhor?

Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá Carolina, tudo bem?

A lava e seca de maior capacidade do mercado atualmente é a Samsung Yukon 14 kg (WD1142XVM/XAZ).

Outros modelos que são excelentes e eu recomendo bastante são:
- Samsung Squall Jr. 13 kg (WD136)
- Electrolux Eco Turbo 12 kg (LSE12)
- LG Noblige 12 kg (WD1252RD ou RD)

Se você busca uma lava e seca com capacidade 14 kg ou superior e não tiver muita pressa, a LG lançará em breve uma lava e seca de 16 kg de capacidade. Ela custará em torno de R$6.499,00. O lançamento está previsto para Abril/14.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ariane, estou bem e você?

Peço desculpas pela demora em responder.

Para fazer a limpeza interna da sua lava e seca Samsung 10,1 kg utilize 1/3 da medida de Vanish em pó ou qualquer outro tira manchas em pó ou 30 ml de alvejante líquido sem cloro. Coloque um desses produtos no compartimento para sabão da lava e seca, selecione o programa Lavagem do Tambor Eco e deixe a máquina fazer o ciclo completo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Monique, tudo bem?

A lavadora Electrolux LTD06 realiza todas as etapas automaticamente. Somente nos programas Lavagem com Reutilização 1 enxágue e 2 enxágues e necessário abrir e fechar a tampa para ela fazer a drenagem quando a luz estiver piscando no painel.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Kamila, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e das dicas!

Como você tem muitos edredons king enormes e pesados, a melhor opção para a sua necessidade é a lava e seca Samsung Yukon 14 kg (WD1142XVM/XAZ). A Samsung tem três postos de assistência no Mato Grosso. São eles:

1 - SPLIT CLIMATIZAÇÃO AV BRASIL, 379-S
2 - REFRIGERAÇAO CENTRAL RUA ROBERTO CARLOS BRAGA, 50
3 - CHICO REFRIGERAÇÕES RUA ANTONIO JOSE DA SILVA, 577W

Caso um desses fique próximo ao local onde você mora, não há problemas em adquirir uma lava e seca desse fabricante. Se todas as assistências técnicas forem longe, é melhor você ficar com a Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12) porque a quantidade de postos de assistência técnica autorizada da Electrolux é maior.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda Oliveira e Tatiana, tudo bem com vocês?

Fico feliz que tenham gostado do blog!

As duas lava e seca citadas são excelentes e muito eficientes e eu as recomendo bastante no blog! Eu particularmente gosto mais da Samsung por ela usar maior nível de água na lavagem e por ela ter a função Air Wash que é excelente para remover odores de roupas e para sanitizar e esterilizar ternos, almofadas, roupas de cama, bichos de pelúcia, travesseiros e outros itens, mas não tenho motivos para não recomendar a LG.

Espero tê-las ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

leofelis disse...

Gente... Essa máquinas com abertura frontal não ficam muito baixas para tirar e colocar roupas? Alguém tem alguma crítica? Fernando... Vc tem alguma fica de instalação deste tipo de máquina com uma espécie e "soquete" (elevação em concreto)? Enfim... Qual seria a altura ideal???

Unknown disse...

Olá Fernando! Tudo bem!? Minha máquina Continental Evolution morreu de vez...estava desesperada a procura de uma substituta e encontrei o seu blog e seus videos!!! Conclusão não comprei 1 e sim 2 máquinas! Uma Electrolux LFE14 e uma LFE03! Comprei na FastShop, recebi ontem (2 dias depois de ter comprado) e hoje já foram instaladas e testadas! ESTOU APAIXONADA! São maravilhosas! Valem cada centavo! Muito obrigada pelo seu serviço de utilidade pública! Nem precisei ler o manual para começar a usar!

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Parabéns pelo ótimo blog! Bem, estou procurando uma mini lavadora de roupa para lavar roupas íntimas e estava pensando na eggo da Brastemp, mas ouvi dizer que, apesar de ter ozônio, que esteriliza tudo, ela não centrifuga, deixando água dentro da máquina, causando cheiro ruim com o tempo, o que é nada higiênico. Então, queria saber se você poderia indicar alguma mini lavadora de roupa, mesmo que importada, com essa função, roupas intimas e delicadas, de preferência com ozônio ou algum sistema que esterilize. Já tenho máquina de lavar, mas queria uma só para as roupas íntimas e roupas delicadas, como alguma peça em seda, pois estou cansada de ter que lavá-las a mão!
Desde já agradeço a ajuda.

Andréa

J. Kumamoto disse...

Fernando, seu blog é simplesmente fantástico!! Você sempre responde a todos, isto é bem atencioso da sua parte :)

Dei uma lida geral, e tenho algumas necessidades "mais que especiais". Vamos lá. Acabei de me casar, não temos filhos, mas isso é o que menos importa. Devo adiantar que não temos assistência técnica Samsung ou LG aqui em João Pessoa/PB - pq tinha aprovado a Prime Touch e a Eco Bubble! :(

- O objetivo é uma lava e seca.
- Precisarei lavar e secar Edredons King Size
- Meu marido é atleta de jiu jitsu, periodicamente precisaremos lavar seus kimonos, bem como tênis e roupas de academia (amei a função esterilizar, mas funciona para kimonos trançados, tipo esse do link?
http://www.corpobrasil.com.br/imagens/produtos/10522.jpeg
- Preferência uma marca silenciosa!

Muito obrigada, e continue com seu belo trabalho!
Julyanna

Fernando Ricci disse...

Olá leofelis, tudo bem?

As frontais, apesar de serem espetaculares, não são muito ergonômicas na hora de colocar ou tirar as roupas. Se houver possibilidade de construir uma base/degrau de alvenaria com 60 cm altura para colocar a máquina em cima, aí fica perfeito.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Anelise, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha das lavadoras!!

Você comprou duas lavadoras espetaculares da Electrolux, a LFE14, que é a lavadora frontal de maior capacidade da Electrolux, e a LFE03, que é a mini lavadora que é mini só no nome, pois deixa muitas lavadoras maiores no chinelo em matéria de eficiência e silêncio.

Anelise, muito obrigado pela credibilidade e por ter vindo contar sua opinião sobre as lavadoras aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços! :)

Fernando Ricci disse...

Olá Andréa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A única mini lavadora do mercado que tem a função Ozônio (O3), é a Brastemp Eggo, mas, embora ela tenha sido desenvolvida para lavar roupas delicadas, eu acho ela violenta para esse tipo de roupa.

A única mini lavadora que lava com eficiência roupas íntimas e delicadas, além de lavar também roupas normais em pequena quantidade, e realiza o processo completo (lava, enxágua, centrifuga e ainda permite lavar com água quente), é a Electrolux Mini silent 3 kg (LFE03), que é a lavadora suspensa da Electrolux que só pode ser instalada pendurada na parede. Nela você pode lavar roupas íntimas usando sabão específico para lavar essas peças, como aqueles sabões para lavar roupas íntimas no chuveiro, e usar o programa de lavagem Roupa Íntima que lava com água morna a 40ºC.

Caso prefira uma pequena parecida com a Eggo, no site Magazine Luiza tem a mini lavadora Petit 1,2 kg, da Praxis, mas ela também não centrifuga e não tem sistema de esterilização

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Julyanna, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!

A Prime Touch 10 kg e a Eco Bubble 10 kg não comportam edredom king size.

Como na cidade onde você mora não tem assistência da LG nem da Samsung, a única lava e seca que atende suas necessidades é a Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12), que é espetacular e eu a recomendo muito!

Sobre usar a função esterilizar nos kimonos trançados, não sei te dizer se é possível. Verifique na etiqueta do kimono as instruções de lavagem e qual a temperatura de lavagem e secagem que ele comporta.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Bom Dia Fernando!

Estou pesquisando uma lava e seca para comprar, é para um casal, qual melhor opção hoje no mercado?

Abraços!

Unknown disse...

Olá Fernando,

Tudo bem?
Parabéns pelo blog! Excelentes informações prestadas!
Assim como a maioria que lhe escreve também estou com algumas dúvidas para comprar uma máquina de lavar.
Nossa família são de 4 pessoas, moramos em apartamento, em Anápolis/GO. Fica 50 km de Goiânia.
Inicialmente queríamos comprar uma lava e seca, mas minha esposa escutou alguns comentários de colegas 'entendidas' no assunto dizendo que dá mais problemas que uma máquina de lavar, que é mais difícil achar assistência técnica, um punhado de informações com 'muito conhecimento técnico'.
Quanto ao defeitos apresentados a lava e seca apresenta mais problemas em comparação a uma máquina de lavar? A qualidade, eficiência da limpeza das roupas é muito grande?
Li no blog que o sistema por tombamento é mais eficiente. Há muita diferença na eficiência de uma máquina de lavar front load para uma lava e seca?
Verifiquei também nos seus comentários que todas as máquinas (convencional ou lave e seca) front load são importadas, é isso mesmo? A assistência técnica é mais precária?
Sobre o aquecimento da água, é um fator que dá muita diferença na limpeza das roupas? Por exemplo: LTP12 X LP12Q?
Poderias me dizer qual o tamanho de edredon que as máquinas Electrolux LTP12/LP12Q e LTP 15 lavam?
Minha esposa gosta muito da marca Brastemp. Muito mais por outros eletrodomésticos do que máquina de lavar. Qual máquina de lavar da Brastemp recomendarias? BWU11AB?
A Electrolux LFE está mais cara que uma lava e seca (LSE) hein?
Muito obrigado!
Grande abraço,
Thomas

Roque Vinicius disse...

Olá Fernando, tudo bem?

Conheci seu blog ontem e devo dizer que é uma ótima fonte de aprendizagem e orientação, muito obrigado.

Tenho uma dúvida que tenho que resolver com uma certa urgência, uma pessoa esta me oferecendo para compra uma Samsung K4 (WD6122CKS) vinho em aparente bom estado de conservação e com 3 anos de uso.

A máquina esteticamente é linda e o preço, 1200 reais, parece adequado. Ela tem múltiplas funções porém fico com receio da falta de assistência, quebras, valores, etc.

Liguei na Samsung e a atendendte nunca tinha ouvido falar desta máquina, porém se debruçou em elogios quando achou as fotos dela porém as informações eram bem restritas visto que ela não obteve muitas informações acerca da máquina e me orientou a ligar em uma autorizada. Na autorizada também ninguém tinha atendido nenhuma máquina destas e não conheciam porém na pesquisa que fizeram me informam que a Samsung ainda dá assistência a esta máquina (na Samsung haviam me dito que ela atende até 5 anos após,. ou seja, me restariam apenas 2 anos...)

Gostaria de sua opinião a respeito da mpaquina, a sua opinião sobre esta aquisição.

Minha máquina atual é uma Brastemp 5Kg dos anos 90 que eu resgatei do limbo e há 10 anos me atende bem porém agora começou a dar problemas anualmente.

Moro sozinho e meu uso vai ser no máximo 2x por semana.

Desde já agradeço muito sua opinião pois ela será decisiva na minha compra.

Abraço;

Vinícius


Unknown disse...

URGENTE, POR FAVOR!
Olá, Fernando

Acabei de receber um lavadora Ative BWLA11. Só depois vi que vc não recomenda.
O problema é que ela veio com água na mangueira e um pouco de graxa na base, o que achei estranho...tenho sete dias para trocar.

Outro problema é que no site em que comprei só vende Brastemp e Consul, o que vc sugere?

Anônimo disse...

Oi Simone Aparecida, como você comprou sua lavadora pelo site, tem o direito de trocar ou DEVOLVER o produto em até 7 dias após o recebimento. Isso é lei, portanto, caso não exista no site outro produto de seu interesse, pode solicitar a devolução do produto e seu dinheiro de volta

Abraço.
Ludmila

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos, tudo bem?

Para um casal as melhores opções são a LG Prime Touch 8,5 kg (WD1485AT) e a Samsung Seine 8,5 kg (WD856).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Thomas, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

As lavadoras front load e lava e seca front load são igualmente eficientes na lavagem, mesmo porque o sistema de lavagem das duas é o mesmo.

Todas as lavadoras e lava e seca frontais que são vendidas no Brasil são importadas, por isso elas tem a manutenção mais cara e muitas vezes mais demorada que uma lavadora tradicional.

Não é uma regra que as lava e seca apresentem mais defeitos que um modelo que seja somente lavadora, mas é natural que um equipamento que tenha maior número de funções tem maior possibilidade de apresentar defeitos. Isso vale para qualquer eletrodoméstico e eletroeletrônico.

As lavadoras top load 12 kg lavam edredons de casal e as 15 kg lavam até edredons king size.

Sobre o aquecimento nas lavadoras top load, elas só aquecem a água de verdade quando selecionado o programa mais longo de lavagem e nível extra baixo, baixo ou médio de água porque elas precisam de um programa que tenha molho longo para que dê tempo de aquecer a água.

Lavadora Brastemp que eu recomendo é a BWG11AB. A BWU11AB eu não recomendo porque o sistema Smart Container, que dosa automaticamente a quantidade de sabão e amaciante usada em cada lavagem, não funciona corretamente e apresenta defeito com frequência. A minha já quebrou três vezes e agora não consertarei mais.

É normal as lavadoras front load custarem o mesmo preço ou até serem mais caras que as lava e seca.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vinícius, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog!

Eu conheço esse modelo da Samsung e ela é realmente linda e espetacular! Esse modelo é desconhecido porque ele é antigo e quando foi vendido no Brasil era caríssimo.

Embora seja uma máquina espetacular, eu particularmente não a compraria exatamente por conta de sua manutenção. Por ela ser um modelo antigo e pouco vendido, será bem difícil encontrar peças para reparo deste modelo. Eu preferia gastar R$800,00 a mais e comprar um modelo atual 8,5 kg, mais popular, com 1 ano de garantia e que terá peças para reparo durante um bom tempo.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Simone Aparecida, tudo bem?

Embora eu particularmente não recomende a Brastemp BWL11A, as unidades que estão sendo produzidas atualmente são eficientes e os problemas deste modelo já foram corrigidos.

É normal as lavadoras chegarem em nossa casa com a parte interna molhada e água nas mangueiras porque elas são testadas antes de serem embaladas. E é normal também a base de isopor vir com graxa e inclusive cair graxa no chão nos primeiros dias de uso. As varas de suspensão vem com graxa em excesso para garantir a lubrificação da suspensão.

Não há necessidade em devolver ou trocar sua lavadora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Olá, Fernando!
Obrigada pela sua atenção.
Até que estou gostando da BWLA11, não trepida e lava bem (testei roupa suja). Não é nenhuma Brastemp (kkkk), mas o ciclo de lavagem de roupa do dia a dia é muito demorado (uma hora e meia mais ou menos).
Há alguma da categoria que seja mais rápida sem ser necessário adiantar o enxágue?
Grata

Simone

Anônimo disse...

Ola Fernando,
Ja te enviei email mas nao obtive resposta.
Estou pensando em comprar a Lavadora de Roupas 10 Kg Samsung - WF106U4SAWQ e Secadora de Roupa Samsung 10,2kg com 14 Programas de Secagem, 4 Temperaturas Branca - SDC3C101XAZ. Queria sua opiniao sobre as maquinas, penso em comprar separadamente pois moreis nos EUA e adorava que a roupa saia sequinha e pronta pra ser dobrada e guardada.
Obrigada.
Danielle

Rosana disse...

Olá Fernando,

Gostaria de saber sua opinião sobre a lava e seca da Brastemp Ative, 10,1 kg, cinza platinum, vc a recomendaria?

Vi q vc recomenda muito a lava e seca da LG mas me disseram q a assistência técnica dela é muito ruim, ao menos no Rio de Janeiro, vc sabe de algo a respeito?

Obrigada

Anônimo disse...

Prezado Fernando,
Parabéns pelo blog! É a melhor ferramenta de auxílio para quem precisa escolher boas máquinas!
Preciso de uma excelente lavadora de roupas, que tenha bons ciclos, incluindo função lava tênis, roupas delicadas, opção de água quente e molho e que lave lençóis e mantas king, edredom não precisa.
Também necessito de uma eficiente secadora de roupas, no modelo suspenso, pois meu apartamento não tem muita área para secagem das roupas.
Itens separados.
Obrigada pela ajuda desde já
Att Camilla

Anônimo disse...

Prezado Fernando,
Complementando o meu comentário acima, tenho preferência que a lavadora seja front load.
Obrigada mais uma vez,
Att Camilla

Unknown disse...

Olá Fernando
Seu blog e muito interessante e que bom que os homens também se interessam por este eletrodoméstico tão importante no dia a dia de todos.
Estou querendo comprar uma lava e seca e estou na duvida entre. A lg noblige 12 kg e a samsung ecobubble 13 kg qual você recomendaria?

Fernando Ricci disse...

Olá Camila, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Caso ainda esteja precisando de indicações de lavadora e secadora, as melhores máquinas para a sua necessidade são a lavadora Samsung Seine 10,1 kg (WF106) e a secadora suspensa Brastemp Ative! 10 kg (BSI10A).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luciano, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Realmente nós homens precisamos muito desses eletrodomésticos que são indispensáveis na nossa vida!

As duas lava e seca citadas são espetaculares e eu as recomendo muito aqui no blog, mas a LG Noblige 12 kg seca as roupas em menor tempo, tem maior variedade de opções de lavagem e secagem e programação mais flexível. Se eu tiver que optar por apenas uma, fico com a LG.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Jonathan Carvalho Romanus disse...

Bruno Mottola (Lanna Schweder), desculpe te corrigir, posso até estar errado pois não possuo essa lavadora (LFE14)mas dei uma olhada no manual dela no site do fabricante e de acordo com o manual o funcionamento do dispenser de sabão dela é igual ao da minha LSE12.
Se isso realmente for verdade existe um compartimento de sabão líquido removível (de uma cor meio voltada para um roxo claro), que fica apenas apoiado no dispenser.
Se esse compartimento de sabão líquido realmente for removível como diz no manual e como é na LSE12, basta retirar o mesmo para usar sabão em pó, colocando o sabão no espaço que fica por baixo dele.
Abraço.
Jonathan.

Cristiane disse...

Olá Fernando!

Se possível, gostaria da tua opinião!

Há algum tempo pensei em comprar uma lavadora de roupa e me interessei por uma lava e seca. Conversando com amigos, me desaconselharam em função do custo alto em consertos. Comecei a pesquisar então apenas uma lavadora. Optei por abertura frontal, pois, pelo que eu li, a roupa limpa melhor. Escolhi a Electrolux Front Load 14 Kg (LFE14). Qual a tua opinião sobre ela? Por ser abertura frontal, os custos de eventuais consertos são equivalentes a uma lava e seca?
No caso de uma lava e seca, me interessei pela Electrolux Eco Vapor 12Kg (LSE12). Vc pode apontar, por favor, vantagens e desvantagens de uma em relação a outra?

Obrigada pela atenção.

Cristiane

Fernando Ricci disse...

Olá Lanna Schweder, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog, que ele te ajudou na escolha da lavadora e que está satisfeita com a Electrolux LFE14! Isso para mim é muito gratificante!!

O Jonathan Carvalho respondeu corretamente sobre o uso do sabão. Você pode usar qualquer tipo de sabão na sua lavadora. Quando for usar sabão em pó, é só retirar o compartimento para sabão líquido que está encaixado no dispenser. Se quiser usar sabão em cápsulas, basta colocá-lo diretamente dentro do cesto da lavadora e em seguida coloque as roupas.

O compartimento para amaciante é pequeno mesmo. Você conseguirá melhores resultados usando amaciante concentrado, Downy ou Comfort.

Lanna, muito obrigado por ter vindo contar o que está achando da lavadora LFE14 e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Cristiane, tudo bem?

As lavadoras frontais vendidas no Brasil são importadas e tem a manutenção cara assim como as lava e seca.

Tanto a lavadora Electrolux LFE14 como a lava e seca Eco Vapor 12 kg são máquinas espetaculares e eu as recomendo bastante aqui no blog. As duas são extremamente eficientes na lavagem das roupas. As vantagens é que a Eco Vapor tem a função vapor que ajuda na remoção de manchas difíceis e encardidos e também pode ser usada como secadora.

Se a função secagem é interessante para você, opte pela lava e seca.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando, seu blog é realmente um achado!

Amei as dicas...mas tenho uma dúvida.

Preciso de uma lavadora front load, não precisa de secadora, para uma família de 4 pessoas, que lave edredom queen.

O problema é que moro numa cidade praiana e, apesar de não morar muito perto da praia, nós sempre temos problemas com o salitre.

Tem alguma lavadora que seja toda em inox?

Se não, qual você recomenda para uma casa com 2 crianças pequenas?

Obrigada!
Kelly

Carla Almeida disse...

Olá Fernando! Seu blog me salvou de fazer uma compra ruim!
Qual marca/modelo de lavadora front load e top load, de 11kg, você indica?
Muiiito obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá Kelly, tudo bem?

A única lavadora que tem o gabinete todo em inox de verdade é a top load Brastemp Ative! Sistema Fast 11 kg (BWG11AR), mas ela não lava edredom queen.

O melhor custo x benefício para a sua necessidade é a lava e seca LG Noblige 12 kg - Aço Escovado (WD1252RD). Ela é espetacular e você pode usá-la somente como lavadora. Ela tem acabamento externo frontal em aço escovado, além lavar edredom queen com tranquilidade. Hoje ela está com melhor preço no site www.ricardoeletro.com.br

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carla, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando a fazer uma compra mais acertada!

As lavadoras top load que te recomendo são a Consul Facilite 11 kg (CWG11) e a Brastemp Ative! Sistema Fast 11 kg (BWG11) e front load te recomendo a Samsung Seine 10,1 kg (WF106).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando, estamos pesquisando a compra de uma lava e seca com capacidade de 10 a 12 quilos. Na sua opinião, qual a melhor marca e modelo do mercado?

celia disse...

Fernando quanto tem essa lavadora tem de profundidade com a tampa aberta

Juliana disse...

Fernando, boa tarde
Estou amando seu blog, parabéns pelo trabalho, é FANTÁSTICO!
Embora já tenha lido muitas informações aqui, gostaria que você me indicasse a melhor máquina e secadora pra atender as minhas necessidades.
Bom, estava em dúvida sobre máquinas separadas ou lava e seca, após ler seu blog percebi que tenho espaço pra colocar uma máquina sobre a outra e prefiro separadas mesmo. A questão é quais (rs)?
Moro com o meu marido e costumo lavar tudo em casa, camisas (muitassss), roupas de cama, toalhas e edredons queen (não muito volumosos). Gosto de lavar roupas duas vezes na semana, às vezes 3, mas sempre tem bastante :(
Gostaria de uma máquina boa que tirasse aqueles encardidos de meias, sem eu ter que esfregar antes e que não maltratasse tanto as roupas, como vou colocar uma sobre a outra, tem que ser front load.
Quanto a secadora gostaria de uma que secasse totalmente as roupas, eliminando de vez o varal e que algumas peças já saíssem prontas pra guardar.
Não tenho problema em pagar mais caro nas máquinas, desde que sejam as melhores atualmente e que não me dê muito trabalho com pequenos defeitos.
Estou com dúvida se compro as máquinas de 10kg e elas irão lavar meus edredons (um por vez, claro) ou se compro com uma capacidade maior, marcas, nem tenho idéia, o que vc me aconselhar vou fazer...rs, e depois volto pra contar!
Se puder me ajudar ficarei muitoooo feliz!
Muito obrigada e parabéns novamente por essa maravilha que "salva" muita gente...rsrs!

Abs,
Juliana Cordeiro

Kátia Valéria disse...

Olá Fernando! Amei seu blog, parabéns!

Procuro uma lavadora entre 10 e 12 kg
que tenha o menor consumo de água por lavagem e o menor barulho. E se possível me oriente qual é mais eficiente: abertura superior ou frontal? Comprei uma "Brastemp" lava e seca a um ano e meio e que decepção!
Já teve vários erros e nenhuma solução da empresa, inclusive um erro eu consegui solucionar sozinha por um vídeo no youtube, mas esse último erro EH1, não compensa arrumar pois é caro e não tem garantia, ou seja, se conserto hoje e estraga amanhã, o problema é meu. Agradeço desde já uma orientação sua, que é experiente no assunto.

Cris disse...

Fernando,
Preciso trocar minha lava roupa, qual lava/seca recomenda p melhor lavagem roupas sem danificar e tirar manchas? Tenho 3 criancas em casa...
obrigada
Cris

Fernando Ricci disse...

Olá Cris, tudo bem?

Para a sua necessidade recomendo a LG Noblige 12 kg (WD1252RW ou RD) ou a Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12). As duas são fantásticas e muito eficientes na lavagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fran disse...

Olá Fernando,
Tenho dois filhos de 5 anos + eu e uma marido que usa muito branco. Como a maioria das pessoas, tenho pouquíssimo tempo para lavar roupa. Penso em comprar uma lava e seca, que tamanho/marca/modelo é a melhor opção no meu caso?

Unknown disse...

Olá Fernando...Acho que agora comprarei uma máquina de lavar roupas com segurança, pois não entendo nada de máquinas e leio, leio os comentários, mas não consigo chegar a nenhuma conclusão. Socorrooooo
Preciso comprar uma lavadora de roupa grande (somos 4 na família e minha roupa de cama é King); de preferência que apenas lave (não quero comprar com secagem, pois a maioria vem apresentando problemas....); econômica; eficiente; com abertura frontal. Qual modelo você me indicaria?


Muuuuito obrigada!!!!

Andréa

Unknown disse...

Olá Fernando...adorei teu blog!

Não entendo NADA de máquinas de lavar roupas, por isso, gostaria de sua indicação: Preciso de uma máquina de lavar roupas com grande capacidade (tenho 2 filhos e minhas roupas de cama são super King), econômica, com tecnologia, pode ou não ter água quente, com abertura frontal e que apenas lave (não quero comprar com secagem , pois tenho observado que muitos modelos tem apresentado problemas). Obrigada, Andréa.

AlainG disse...

Olá Fernando, acabei de receber a LF14 e depois de dois lavagens posso falar que, pela primeira vez no Brasil, uma maquina de lavar me devolveu meus vestidos LIMPOS . Ru so do tipo "joga na maquina e quero receber de volta limpinhos" A LFE14 faz isso e sem empregada que pré lava as coisas muitas sujas. Finalmente uma maquina que trabalha como a maquina que eu tinha na Europa! Obrigado para seu blog e os conselhos aos consumidores.

LeOliveira disse...

Olá, sei que o post é bem antigo, mas tenho uma curiosidade. Esse modelo Lava e Seca ou só lava?

Jonathan Carvalho Romanus disse...

Essa do Post (LFE14) é apenas lavadora.

LeOliveira disse...

Obrigado pelo esclarecimento.
É que preciso arrumar uma de 12-15kg que lava e seca, mas to mais perdido que barata no galinheiro.

Jonathan Carvalho Romanus disse...

No blog tem como filtrar os lançamentos por lava e seca, e sempre que o Fernando já tenha mexido com uma ele põe um comentário recomendando ou não, a minha é uma Electrolux LSE12, abertura frontal, lava e seca, 12 kg, decidi comprar ela por causa do blog, não tenho do que reclamar, econômica, lava e seca muito bem, só tem que lembrar que a capacidade de secar é sempre menor que a de lavar, daí não adianta querer que ela seque uma carga que foi lavada no limite, não posso falar de outras porque não sou técnico e não mexi com outros modelos.

Revista\ disse...

Olá, Fernando.

Na busca por informações para trocar minha lavadora encontrei seu blog e adorei.

Hoje tenho (tinha) uma BRASTEMP horrível, cuja tampa de vidro temperado foi fixada com duas tirinhas de fita dupla face, com cerca de 3cm cada, descolou rapidinho e, claro, logo em seguida, o vidro estourou com as roupas dentro. Isso tudo sem falar que a roupa sai tão suja quanto entrou, mesmo usando o lentíssimo modo 'encardido'.

Também tenho uma secadora, que gosto (cumpre o papel e não tem dado problemas).

Pelo que li, uma lava e seca é muito mais eficiente. Não quero nem pensar em ter novamente nada da marca 'barbante' que frequenta hoje minha lavanderia.

Até onde percebi, as lava e seca mais elogiadas (apesar dos muitos problemas relatados no site Reclame Aqui) são a Samsung e a LG.

De acordo com o que li, uma máquina de 13kg seria suficiente para atender minhas necessidades (acho que a de 10kg não seria indicada porque tenho um edredon maior - mas é um só e não lavo toda semana).

É claro que fiquei maluca com a LG Titan 15kg, mas os preços são proibitivos.

Você pode me ajudar a desempatar?

Samsung ou LG? LG ou Samsung? Qual das duas vai me dar menos dor de cabeça e lavar as roupas com mais eficiência?

Detalhe: minha lavanderia é aberta (embora coberta). Preciso de uma máquina, além de tudo, resistente.

Obrigada
Cíntia Cury

Anônimo disse...

Parabéns pelo site. Na MINHA EXPERIENCIA, não recomendo Electrolux PARA NINGUÉM!! Péssima assistência e produto frágil!!! Em casa, nem liquidificador mais dessa marca entra!

Anônimo disse...

Boa tarde! Como os outros, também busco informações para investir numa maquina de lavar. Cansei de lençóis embolados na maquina, por isso gostaria de uma máquina sem pá central e com grande capacidade, para lavar edredon queen e roupa de toda a família ( 4 pessoas).A Titan infelizmente é cara demais. Pensei nesta Eletrolux 14 k, ainda cara, mas mais acessível. Qual SUA avaliação sobre ela? Tenho receio de investir em algo caro que não seja eficiente e durável. Desde já agradeço pela atenção. Att, Débora Abreu.

Rita disse...

Adorei teu blog Fernando! Muito útil!!
Preciso de tua ajuda... Estou procurando uma lavadora para minha mãe. Eu tenho uma Electrolux abertura frontal, antiga, nunca apresentou problema, porém não há mais no mercado.
Dei uma lida por aqui e vi que indicas a LFE14, porém o investimento é alto.
Nas opções normais, com valores mais acessíveis, abertura superior, qual acreditas estragar menos as roupas?
Obrigada e parabéns pela iniciativa!

Unknown disse...

OI Fernando,

Depois de ler seu blog, por sinal muito legal, estou muito inclinado a escolher Lava e seca LG TOP GUM 14 Kg branca( WD1014RW). Há maquina similar mais em conta? Recomenda algum outro modelo?
Atenciosamente,

Denilson

Melissa disse...

Fernando,
Parabéns pelo blog

Estou pretendendo trocar minha máquina, tenho uma de abertura superior Brastemp 11 Kg e tenho visto aqui e em lojas opções de abertura frontal
Vc acha uma boa troca?
Moro no Rio e não vejo necessidade da opção seca
Qual modelo e marca vc me indicaria só para lavadora abertura frontal?
Obrigada

AlainG disse...

Comprei a máquina de lavar Electrolux LFE14 em Maio 2015, valor R$3498.
Comprei essa máquina de Electrolux porque é a única marca que tem assistência técnica perto de minha casa (Prado BA). Essa máquina é fabricada para LG.
Os modelos LG eram mais baratas mas sem assistência aqui perto.
Três meses depois, quando tentei pela primeira vez de acionar o botão "Pre-lavar" a máquina travou com um código que eu não poderia resolver.
Chamei o autorizado de Teixeira de Freitas que .... nunca chegou. Mas não me preocupei muito porque a máquina, fora deste programa, funcionou bem até dezembro 2015 quando parou de funcionar totalmente com uma fumaça e cheiro de queimado. Na época liguei para a assistência técnica que falou que retornaria mais tarde para agendar mas informou que este modelo era desconhecido pelo técnico.
Sem nenhum retorno da assistência técnica liguei para a central de atendimento de Electrolux. Abri um novo protocolo 08805149 e pedi para uma intervenção urgente mas nada aconteceu.
Na época ,por problema de morte na família viajei para a Bélgica , mas eu liguei para a assistência técnica falando que teriam pessoas na casa e que eles poderiam fazer o reparo.
Retornei ao Brasil quase dois meses depois e a maquina continua quebrada!!!

Minha esposa ligou novamente na Electrolux, abriu um processo de urgência 09010493 com contato dentro das próxima 24 horas e nada!
Três dias atrás liguei de novo, recebi muitas desculpas e a promessa que seria contatado próximas 24 horas...

Hoje, ainda sem contato da Electrolux liguei de novo e... mesmo cenário... O que fazer???????????? Não sou acostumado a esta falta de responsabilidade... venho de um país onde o consumidor é tratado com respeito e os serviços funcionam. Pobre clientes! Comprei um produto caro e hoje não tenho a assistência esperada da ELETROLUX e de suas autorizadas.
Até hoje eu só COLECIONEI NUMEROS DE PROTOCOLOS.