Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

sábado, 17 de setembro de 2011

Lavadora Panasonic 12kg (NA-FS12G1)



Minha opinião sobre a lavadora: Recomendada!!!  Uma das melhores lavadoras 12kg da categoria!

Excelente lavadora para famílias até 6 pessoas. Lava até edredons queen size!

Se você procura uma lavadora top load muito eficiente, com excelente capacidade, que lave qualquer tipo de roupa sem danificar os tecidos, tenha 11 níveis de água para lavar roupas sem desperdícios, seja muito silenciosa, não forme fiapos, tenha 5 anos de garantia no painel eletrônico e permita até que você lave roupas à noite sem incomodar ninguém, acaba de encontrar!

O sistema de lavagem DWS (Dancing Water System) utiliza diferentes movimentos e fluxos de água fazendo com que as roupas se esfreguem umas nas outras e que a lavagem seja muito eficiente, proporcionando menor desgaste dos tecidos se comparado com as lavadoras top load que lavam por agitação, além de economizar até 15% de água.

Seu motor com tecnologia Inverter é muito silencioso e economiza energia porque o ele funciona constantemente e de forma adequada, ao contrário das lavadoras top load convencionais que o motor fica ligando e desligando constantemente durante a agitação, dando arrancadas a cada giro e gastando mais energia, diminuindo a vida útil do motor e fazendo com que a corrente elétrica da residência fique oscilando.

Seu painel é muito fácil de operar e os programas de lavagem são bem flexíveis, além do programa Favorito que permite que você decida por quanto tempo as roupas serão agitadas (lavar), quantos enxagues a lavadora fará e por quanto tempo as roupas serão centrifugadas.

Para conhecê-la um pouco melhor, assista um dos vídeos que fiz mostrando as funcionalidades do produto.


Sobre a assistência técnica, na imagem abaixo consta a relação de postos autorizados que já atendem a Linha Branca da Panasonic, além dos postos autorizados localizados nos estados PR, RS e SC que podem ser visualizados no site do fabricante.


Sobre a lavadora
Desde 1951, a Panasonic vem desenvolvendo lavadoras de roupas de alto desempenho e tecnologia. Assim, a Panasonic chega ao mercado brasileiro com os modelos NA-FS12G1 (12Kg) e NA-FS14G1 (14Kg) que possuem a exclusiva tecnologia Inverter e o inovador sistema de lavagem DWS (Dancing Water System).

Características:
- Sistema de lavagem "DWS" (Dancing Water System): Sistema de lavagem através de fluxos de água, com alta performance de lavagem sem danificar os tecidos.
- Diferentes fluxos que compõem a dança das águas: Marítimo, Parafuso e Flash.

- Tecnologia Inverter: 20% na economia de energia, 15% na economia de água e operação silenciosa. Enquanto o motor de um modelo convencional funciona ligando e desligando, a lavadora Panasonic com Inverter controla o motor para funcionar constantemente e de forma adequada.
- Fácil de colocar as roupas: A ausência do agitador e a ampla entrada do tambor tornam mais fácil colocar as peças de roupas para lavar, até mesmo grandes itens como lençóis, cobertores etc.

- Pré-secagem à ar: Programa de centrifugação que deixa as roupas mais secas diminuindo o tempo de secagem em varais.

- Painel digital a prova d’água: Garantia de 5 anos do controle eletrônico do painel.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Cor: Branca
- Voltagem: 127V
- Capacidade: 12 Kg*
- Material da tampa: Vidro temperado
- Acabamento do cesto: Aço inox
- Velocidade de rotação em centrifugação: 680 rpm *com a lavadora vazia e tensão nominal
- Dimensões de produto sem embalagem (LxAxP): 640 x 1030 x 700mm
- Dimensões de produto com embalagem (LxAxP): 745 x 1120 x 810mm
- Peso Líquido: 55Kg
- Peso Bruto: 63Kg
- Eficiência energia: A
- Consumo de energia (/Kg): 0.013 KwH/Kg*
- Consumo de energia (/ciclo): 0.152KwH/ciclo*
- Performance de lavagem: 0.93
- Performance de rotação: A
- Consumo de água (/ciclo): 137.6L/ciclo*
- Consumo de água (/Kg): 11.5L/Kg*
- Garantia de 5 anos do Controle Eletrônico do Painel de Operação e 1 ano do motor.

MANUAL DE INSTRUÇÕES - 110V

MANUAL DE INSTRUÇÕES - 220V

OBS: PRODUTO FORA DE LINHA

322 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 322 de 322
Anônimo disse...

Vagner Olá, Parabens pelo blog !

Estou na dúvida entre a Lavadora de Roupas Brastemp 11 kg Ative! BWU11AB com Sistema Smart & Fast ou a Panasonic como vc elogiou... qual a melhor escolha ?

Brigadu

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Tanto a Panasonic como a LG Spirit DDD são excelentes lavadoras. A LG tem mais opções de lavagem e tem o sistema 6 Motion e motor Direct Drive.

Vale a pena aproveitar a oferta do site www.extra.com.br onde a LG Spirit DDD 14kg (T-1409DS) está saindo por R$1.799,91.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vagner, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Entre a Brastemp Ative! 11kg (BWU11A) e a Panasonic 12kg ou 14kg, sem sombra de dúvidas a Panasonic.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá, Fernando tudo bem?
Eu comprei panasonic 12 kg há quase um mês, e estou com dificuldade de programação.
Se não quiser escolher nenhum programa e fazer o meu. Por exemplo, escolhe o nível em 65, lavar duas vezes e enxaguar três vezes e centrifugar apenas uma vez. É possível? Percebo que depois que escolho o programa, se quero aumentar a quantidade de lavar, não é possível.
Espero que entenda...rs

Obrigada,
Marcia

Anônimo disse...

Olá Fernando!

Eu e meu namorado precisamos de uma lavadora que possa lavar edredons e que tenha boa remoção de sujeira. Além disso, nossa maior dificuldade é o quesito secagem: como moramos em apartamento, nosso espaço para secagem é reduzido e comprometido. Não queremos uma lava e seca porque ambos temos experiências de danos aos tecidos pelo processo de secagem a ar quente. Mas vimos essa da Panasonic (e uma com sistema igual, mas da LG) que tem esse sistema de secagem a ar, que creio que facilitaria muito para nós. Você acha que essa Panasonic nos ajudaria com essa questão de facilitar o tempo de secagem? Entre ela e a LG, qual é a melhor na sua opinião?

Obrigada!!
Ludmila

Anônimo disse...

Basta ligar a maquina, escolher o programa, quant de água, tempo de lavagem, quant de enxágüe, tempo de secagem e apertar inicio.

Anônimo disse...

Bom dia Fernando!
Eu adorei a Panasonic e meu marido quer comprar outra Brastemp. Temos cama King e vc sabe como o edredon é pesado! Gostaria de adquirir a Panasonic 14 kg,mas meu marido prefere comprar uma Brastemp com medo da Assistencia Tecnica da Panasonic. Nesses últimos 2 anos, acabei gastando o preço de quase 2 maquinas só de conserto da Brastemp ... Tudo bem que a tenho a quase 10 anos...
Qual seu conselho?
Adorei o blog e tive sorte em encontra- lo!
Abraços,
Angélica

Fernando Ricci disse...

Olá Marcia, estou bem e você?

Não entendi quando você diz que quer programar a lavadora Panasonic para lavar duas vezes e centrifugar apenas uma vez.

Por exemplo, você pode selecionar o nível 65, selecionar o tempo que quer que ela lave as roupas (Lavar - 6 a 15 min), quantas vezes quer que ela enxague as roupas (Enxaguar - 1 para enxaguar 1 vez, 2 para fazer um pré-enxague com jatos de água e enxaguar 1 vez ou 3 para fazer um pré-enxague com jatos de água e enxaguar 2 vezes) e quanto tempo quer que ela centrifugue as roupas (Centrifugar - 3 a 12 min). Se não quiser que ela faça uma das etapas (Lavar, Enxaguar ou Centrifugar), pressione a tecla da função correspondente até que nenhuma das opções dessa função fique selecionada.

No youtube tem vários vídeos (inclusive alguns que eu mesmo fiz) ensinando a usar a lavadora Panasonic. Se puder dê uma pesquisada e assista alguns. Eles te ajudarão muito.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ludmila, tudo bem?

A pré-secagem a ar das lavadoras Panasonic e LG Spirit DDD realmente ajuda as roupas a saírem mais leves da lavadora diminuindo o tempo de secagem no varal.

Tanto a Panasonic como a LG são um espetáculo! Recomendo adquirir a que conseguir com melhor preço.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Angélica, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A única lavadora da Brastemp que lava edredons king size e a front load Ative! 11kg (BNQ11C). As top load 11kg da Brastemp lavam no máximo edredons de casal.

Meu voto também é para a Panasonic 14kg porque ela é um espetáculo! Você nunca mais vai querer ver Brastemp na frente rsrsrs...

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Cristiane Nagata disse...

Olá Fernando!!
Parabéns pelo seu blog.... com certeza nos ajuda muito nessa escolha tão difícil!
Eu estava pensando em comprar uma máquina de lavar roupas frontal, pois as top load com agitador amassam muito as roupas, sem contar que estragam as roupas, deixam muitos fiapos...
Mas aí descobri a lg spirit, e fiquei encantada com ela, mas achei o preço muito alto! E pesquisando na internet encontrei seu blog e acabei descobrindo esta top load da panasonic... me encantei, mas encontrei muitas reclamações dela no site reclame aqui! Agora estou com muito medo de comprá-la e me arrepender.
Ela amassa muito as roupas? Limpa tão bem quanto tanquinho? As pessoas que você conhece e que têm essa máquina, têm ela há quanto tempo? Tem alguma frontal que você me indicaria, que não seja muito cara, e que também não seja importada? As frontais amassam muito a roupa? Limpam tão bem quanto tanquinho?

Elaine Souza disse...

Fernando, bom dia!

Preciso da sua ajuda. Estou em dúvida entre uma 15kg da Electrolux e a 14 kg da Panasonic. Minha cama é king size e preciso de uma lavadora grande pra me atender. Entendi aqui pelo seu blog que a Electrolux gasta mais água e luz que a Panasonic, é isso? A Panasonic parece-me que só há 1 modelo, mas da Electrolux existem vários... Vc recomendaria mais a LBU15 ou a LTP15? Qual das duas é mais moderna? O painel de ambas costuma dar problemas? Se hoje você fosse comprar uma dessas máquinas, qual compraria????? Obrigada!!!

Fernando Ricci disse...

Olá Elaine, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O consumo de água e energia das lavadoras Electrolux 15kg são um pouco maiores do que o consumo da Panasonic 14kg.

A Panasonic está há pouco tempo no mercado brasileiro e por enquanto tem apenas um modelo.

O modelo mais moderno 15kg da Electrolux é a LTP15 e é a que eu mais recomendo no blog porque é muito eficiente.

O painel dessas lavadoras não vem apresentando defeitos frequentes.

Se eu fosse comprar uma dessas lavadoras hoje eu compraria a Panasonic.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Elaine Souza disse...

Muito obrigada pela sua resposta, Fernando!!! Seu blog realmente nos abre os olhos para a compra dessa ferramenta tão sensacional! Eu sou daquelas que adora ficar olhando a máquina trabalhar... kkk... vc deve ser assim também! rsss.... Eu fico muito na dúvida quanto a Panasonic pq tenho medo da assistência técnica ainda ser pequena no Brasil, sabe? A única desvantagem que eu vejo na LTP15 é que ela não tem o nível automático de água, né? E isso é mega importante pra economizar... Na verdade eu queria juntar várias coisas numa máquina só: 15kg, opção automático de água, cesto de inox, recipiente para sabão líquido, diluição inteligente do sabão, aquele ultrason pras manchas, e o passa fácil... kkk.... .Será que existe uma máquina com tudo isso? rss... E, por favor, você sabe me dizer qual é a diferença entre a LA15F e a LT15F? Te add no MSN. Muito obrigada por tudo.... vc não sabe como nos ajuda com o seu blog!!!! Abs, Elaine

Elaine Souza disse...

Muito obrigada pela sua resposta, Fernando!!! Seu blog realmente nos abre os olhos para a compra dessa ferramenta tão sensacional! Eu sou daquelas que adora ficar olhando a máquina trabalhar... kkk... vc deve ser assim também! rsss.... Eu fico muito na dúvida quanto a Panasonic pq tenho medo da assistência técnica ainda ser pequena no Brasil, sabe? É verdade que a Panasonic tem timer para começar a funcionar no horário programado? A única desvantagem que eu vejo na LTP15 é que ela não tem o nível automático de água, né? E isso é mega importante pra economizar... Na verdade eu queria juntar várias coisas numa máquina só: 15kg, opção automático de água, cesto de inox, recipiente para sabão líquido, diluição inteligente do sabão, aquele ultrason pras manchas, e o passa fácil... kkk.... .Será que existe uma máquina com tudo isso? rss... E, por favor, você sabe me dizer qual é a diferença entre a LA15F e a LT15F? Te add no MSN. Muito obrigada por tudo.... vc não sabe como nos ajuda com o seu blog!!!! Abs, Elaine

Cristiane Nagata disse...

Olá Fernando!!
Parabéns pelo seu blog.... com certeza nos ajuda muito nessa escolha tão difícil!
Eu estava pensando em comprar uma máquina de lavar roupas frontal, pois as top load com agitador amassam muito as roupas, sem contar que estragam as roupas, deixam muitos fiapos...
Mas aí descobri a lg spirit, e fiquei encantada com ela, mas achei o preço muito alto! E pesquisando na internet encontrei seu blog e acabei descobrindo esta top load da panasonic... me encantei, mas encontrei muitas reclamações dela no site reclame aqui! Agora estou com muito medo de comprá-la e me arrepender.
Ela amassa muito as roupas? Limpa tão bem quanto tanquinho? As pessoas que você conhece e que têm essa máquina, têm ela há quanto tempo? Tem alguma frontal que você me indicaria, que não seja muito cara, e que também não seja importada? As frontais amassam muito a roupa? Limpam tão bem quanto tanquinho?

Fernando Ricci disse...

Olá Elaine, tudo bem?

Que legal que você também gosta de ficar olhando a máquina trabalhar! Eu amo! São raras as vezes que não acompanho todo o processo de lavagem.

Infelizmente ainda não existe uma lavadora que reúna tudo o que você citou que gostaria que ela tivesse, mas ela seria quase perfeita!

A Panasonic tem timer para que você programe quando quer que ela termine de lavar as roupas entre 2 e 24 horas.

A LA15F tem motor Direct Drive (aquele silencioso de alta tecnologia que não tem correia nem polia, é conectado diretamente na transmissão da lavadora), tem nível automático, mas não tem cesto em inox nem dispenser para sabão líquido.

A LT15F é o modelo 15kg mais simples que a Electrolux tem em linha. Ela só tem as funções Turbo Agitação, Duplo Enxague e Economia.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Cristiane, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Se eu te disser que existe uma lavadora que limpe como os tanquinhos, eu estarei mentindo. Eles limpam rapidamente as roupas porque são muito agressivos com os tecidos deixando as roupas com aparência de velhas logo nas primeiras lavagens. Mas existem lavadoras muito eficientes capazes de remover sujeiras pesadas.

O que deixa as roupas amassadas não é o sistema de lavagem da lavadora, mas sim a centrifugação. O correto é retirar as roupas imediatamente da lavadora assim que ela termina a centrifugação e sacudir as peças antes de estendê-las ou colocá-las na secadora para desembaraçar as fibras.

Todas as frontais são importadas.

Eu conheço pessoas que tem a lavadora Panasonic há + ou - 1 ano e não tiveram problemas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

ESTA LAVADORA É PROPAGANDA ENGANOSA.COMPREI E DEVOLVI POIS RASGA AS ROUPAS E RALA TAMBÉM.SEUS DOIS FILTROS FICAM CHEIOS DAS FIBRAS DAS ROUPAS DEVIDO A AGRESSÃO DA MÁQUINA, E A CADA LAVADA PERCEBE-SE QUE AS ROUPAS FICAM CADA VEZ MAIS FINAS. A PANASONIC ESTA ENGANANDO TODO MUNDO, POIS ESTA MÁQUINA É PIOR QUE TANQUINHO.SE VOCÊ GOSTA DAS SUAS ROUPAS FUJAM DESTA MÁQUINA.

Unknown disse...

Bom dia Fernando,

Preciso trocar a minha máquina de lavar com URGENCIA e pediria o seu auxilio.Somos 2 pessoas em casa.
Lavo roupas de cama normais, edredons (solteiro e casal normais).
As minhas 2 ultimas máquinas tinha água quante mas não sei se realmente é necessário.
Ah! gostaria de lavar tenis tb/ e por eu morar no interior, que tenha assitencia técnica
Muito obrigado
Marcela
Juiz de Fora - MG

Flávio disse...

Boa noite, Fernando!
Mesmo sendo repetitivo, tenho que te dar os parabéns pelo conteúdo do blog, e principalmente pela forma como vc se dispõe a orientar as pessoas e tirar as dúvidas que surgem no decorrer deste processo, muito mais complicado do que aparenta, que é o de escolha de uma máquina de lavar. Meus sinceros parabéns!!
Agora a minha dúvida:
Eu preciso de uma máquina 220v que lave edredons queen, e pensei na panasonic de 14kg, mas só encontro a de 12kg na voltagem que preciso. Li no seu review que a de 12kg já seria suficiente. Mas isto mesmo se o edredom for mais "fofo", mais volumoso? Fiquei com esta duvida.

Muito obrigado, Fernando!

Anônimo disse...

Olá Fernando, estava pesquisando lavadoras e encontrei seu blog...na verdade não é pra mim, é para meu irmão que tem uma loja e lava muiiita roupa, fiquei interessada na panasonic,mas meu receio é por ela não ter a pá do meio do bojo..qual vc me indicaria?...essa é realmente a melhor opção nessa faixa de preço?...Obrigada...Fabiana

Anônimo disse...


Conforme combinado, por telefone no dia de hoje, segue anexo nota fiscal, cic, rg, e c. de endereço, para
efetuar em até 25 dias úteis a troca da Lavadora de Roupas Pansonic NA FS14G1.

Antes de compra dessa máquina, pesquisei muito, mas muito mesmo: site de maquina de lavar, sites de reclamações, Youtube, etc.Brastemp, eletrolux, Lg, Samsung... e que pesou na minha compra foi a credibilidade da marca Panasonic e a garantia de 5 anos na placa, embora eu já sabia da dificuldade de assistência técnica, pois segundo informações a Panasonic esta começando seu linha branca com a fabrica em Extrema/mg. Mas pensei .. que diferença isso faz??... é uma Panasonic!! e não é para dar problema....
Comprei a maquina e me surpreendi! " Que máquina!!!"" sensacional!!! ( tirando a entrada de água " estranha " por cima da máquina) lava muito bem, silenciosa, enfim uma máquina que pode ficar na sala de visitas!!
Temos o cuidado, de finalizado o ciclo de lavar, tiramos da tomada, no dia 22 de fevereiro de 2013, após um
primeiro ciclo de lavagem e ao iniciar um segundo ciclo máquina simplesmente "apagou" e não iniciou a segundo ciclo que iamos fazer naquele dia.
Portanto já estamos ai com mais de 20 dias com a máquina parada, e o que nos esta salvando é uma antiga que
por sorte não jogamos fora quando da compra da Panasonic.

Assim a Panasonic, fazendo a troca do produto, esta honrando com a Marca e eu espero estar certo que minha
escolha foi a melhor !

Solicito garantia de 1 ano na Máquina nova, já que se passou 6 meses e 1 meses parada.
Faço aqui uma critica ao tempo de espera para o atendimento no 0300! precisam melhorar!

Thiago Silva disse...

Fernando, Comprei a Panasonic 12kg e estou satisfeito, só tenho uma dúvida quanto a utilização de sabão líquido, Colocar no dispenser ou direto no cesto?

Fernando Ricci disse...

Olá Marcela A, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

AS lavadoras que recomendo para a sua necessidade são:
- Electrolux Ecologic 12kg (LEC12): Muito eficiente, silenciosa, preserva os tecidos e economiza até 40% de água se comparada com as lavadoras tradicionais porque seu cesto não tem furos.
- Electrolux Turbo Capacidade Premium 12kg (LTP12)
- Electrolux Turbo Capacidade 12kg (LT12F)

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Flávio, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!!!

Peço desculpas pela demora em responder.

Se o edredom queen for mais fofo do que o normal é necessário a Panasonic 14kg para lavá-lo com tranquilidade e eficiência sem forçar o equipamento. A 12kg lava edredons queen tradicionais.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiana, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

A lavadora Panasonic é um espetáculo! Muito eficiente, silenciosa e seu sistema DWS de lavagem lava com eficiência sem danificar os tecidos.
Desencane por ela não ter o agitador em pé no centro do cesto. Ela é ótima.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Thiago Silva, tudo bem?

Sobre o uso de sabão líquido na lavadora Panasonic, eu particularmente prefiro esperar ela encher de água iniciar a agitação então abro a tampa e despejo o sabão líquido diretamente dentro do cesto. Dessa forma o sabão é totalmente aproveitado.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando,
Você pode me orientar que transformador (máquina 110p/220) usar na LG WD-1485TD
Eu li no manual que ela tem 2100w de potencia maxima e me indicaram um de 4000w e eu achei superdimensionado...
Eu tenho aqui um de 3000VA será que suporta?
Obrigado e parabéns pelo blog

Simone disse...

Olá Fernando, gostei muito do seu blog, quero trocar minha máquina eltrolux 12kg que está apresentando problemas... estou em duvida entre a panasonic e a lava seca da eletrolux.... tenho pouco espaço para secar as roupas então pensei na lava e seca, mas lendo seus comentários fiquei interessada na panasonic, utilizando a pré secagem as roupas saem mais seca que as da eletrolux normal?
Aguardo seu retorno

Anônimo disse...

Fernando,

Gostaria de saber como efetuar o processo de higienização da Panasonic 12kg. É preciso utilizar algum produto específico? Se sim, onde poderia comprá-lo? Informamos que a compramos em Dez/12 após lermos suas recomendações, e desde então só temos tido felicidades com esta máquina.

Grato e no aguardo,
Leonardo -SP

Cezar Wagenheimer disse...

Tenho algumas dúvida :

Quando configuro o Timer, o tempo que escolho indica quando tempo vai demorar para começar a lavagem, ou é o tempo final que vai demorar já pra começar e terminar a lavagem?

Como consigo estimar a hora que vai ficar pronta? Porque ele só mostra o tempo restante pra mim depois que o processo já começou, dai como calculo quando tempo tenho que por para acabar na hora que eu quero?

Outra coisa, quando coloco pra ela pesar a roupa para calcular a quantidade de água, ela já começa a lavagem. Tem como fazer ela fazer esse cálculo e ai programar o timer para começar depois?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O transformador de 3000VA é indicado para aparelhos elétricos com até 1800W. Como a sua lavadora tem 2100W deverá ser utilizado realmente um transformador de 4000VA.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Simone, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A função pré-secagem a ar das lavadoras Panasonic deixam as roupas menos úmidas do que elas saem normalmente quando centrifugadas nas lavadoras top load tradicionais, porém não sei se atende sua necessidade.

Como você tem pouco espaço para secar roupas acho que a melhor opção é uma lava e seca, mesmo porque as lava e seca permitem centrifugar as roupas à 1200RPM/1400RPM fazendo com que elas saiam bem leves da lavadora então nem sempre você precisará usar a função secagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Leonardo, tudo bem?

Fiquei muito feliz em saber que o blog ajudou na escolha da lavadora e que estão satisfeitos com ela.

Para fazer o processo de higienização da lavadora Panasonic selecione o programa Higienicação/Molho e quando ela já estiver cheia de água abra a tampa e despeje meio copo de água sanitária ou alvejante com cloro diretamente dentro do cesto. Feche a tampa da lavadora e deixe-a fazer o ciclo completo.

Você pode usar também, no lugar da água sanitária/alvejante, um envelope do Limpa Máquinas Mon Bijou.

Espero tê-lo ajudado e continuo À disposição.

Abraços!

Fabricia disse...

Ola Fernando!
Adorei conhecer o site, é de muita utilidade pois tira nossas duvidas.

Gostaria de saber qual maquina é a melhor para limpeza pesada? Aquela que tira as sujeiras de crianças mesmo...
E tem também que lavar edredom queen!
Sera que temos uma compatível?

Obrigada!!!!

Anônimo disse...

Olá Fernando, estou pesquisando antes de adquirir uma lavadora, e seu blog tem sido de grande utilidade. Quero uma máquina de lavar que não desgaste muito as roupas delicadas, mas que também dê pra lavar edredons. Estou na dúvida entre a Panasonic 12 ou 14Kg e a Sansungo Frontal WF106U4SAWQ. Vi que a centrifugação da sansung é melhor, mas a Panasonic tem aquela pré-secagem...quero somente máquina de lavar, pois já tenho de secar. Entre essas duas, qual sua indicação? desde já, muito obrigada! Paula

Anônimo disse...

Olá, estou procurando uma máquina de lavar (só lavar) por tombamento ou sem o agitador no meio, pois lavo roupas delicadas, mas também quero que lave edredom. Poderia me dar sua opinião entre a Panasonic de 12Kg ou a sansung WF106U4SAWQ/AZ? Obrigada! Paula

Anônimo disse...

Há, também gostaria de sua opinião entre a da Panasonic e da sansung (já citadas) e a Lavadora de Roupa Electrolux 12kg Automática Branca - TRW12! É mais cara, mas se for melhor...Obrigada desculpa pelo abuso! rs
Paula

Fernando Ricci disse...

Olá Fabricia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

As lavadoras que tiram sujeira pesada e lavam edredom queen que eu recomendo são:
- Lavadora Electrolux Turbo Capacidade 15kg (LT15F)
- Lavadora Electrolux Turbo Capacidade Premium 15kg (LTP15)
- Lavadora Panasonic 14kg (NA-FS14G1).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Paula, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora.

As três lavadoras citadas são um espetáculo, mas entre elas a melhor é a Samsung WF106 por ser frontal. Ela é muito eficiente, econômica, preserva os tecidos e como você já tem secadora ela centrifuga com velocidade até 1200 RPM deixando as roupas menos úmidas reduzindo de 20 e 30% o tempo de secagem das roupas no varal ou secadora.

A Electrolux TRW12 é tão eficiente quanto a Samsung WF106. O que muda é a capacidade pois a TRW12 é enorme e lava até edredons king size.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Muitíssimo obrigada! Depois volto para postar as primeiras impressões da lavadora! Abraço! Paula

Anônimo disse...

Fernando, mais um detalhe...no caso da sansung, ela aquece automaticamente a água né (não preciso ter água quente em casa)? E se eu for utilizar somente água fria, tenho que instalar uma mangueira igual na entrada de água quente? Obrigada, novamente!
Paula

marco disse...

Olá Fernando. Sou eu de novo, hehe.
Obrigado pela resposta da pergunta anterior, sobre as maquinas top load danificarem roupas.
Em consideração a sua indicação na outra resposta, estou pensando em comprar esta máquina Panasonic, já que disse que ela estraga menos os tecidos, e então me surgiram outras pequenas dúvidas, se puder me ajudar novamente eu agradeceria.
Primeira: O sistema dela, sem o batedor central, parece muito a de uma máquina antiga que eu tinha (electrolux sem o batedor central, do modelo mais popular, muito parecida coma o modelo LTE06, que ainda encontra-se nova na internet). Minha mulher reclamava para mim que tinha impressão de que ela estragava as roupas. Então, o sistema de lavagem desta Panasonic é parecido com o da minha electrolux antiga sem o batedor no meio, mais ou menos a mesma coisa?
Outra coisa que está pesando um pouco é que estou morando no interior do paraná, proximo a Cascavel, não tem assitencia técnica por perto. Estas lavadoras panasonic são de boa qualidade? Quebram facialmente? Se quebrar na garantia, longe da assistência técnica, eles vem até aqui ou eu tenho que levar até assistencia? (que pra mim será sinonimo de jogar a máquina no lixo), hehe.
Um abraço, obrigado novamente

marco disse...

Só complementando, digo isso do batedor porque, das lavadoras que eu vejo, a caracteristica de não ter batedor é própria das mais baratas, mais populares, então talves eu pudesse concluir que o batedor é algo bom, não sei. valeu

Anônimo disse...

oi FERNANDO...BOA TARDE...SEU BLOG É O MAXIMO..PARABÉNS....PRECISO DA SUA AJUDA.MEU IRMÃO TEM UMA LOJA DE MODALTERNATIVA,SÃO ROUPAS SEMINOVAS, MAS ELE LAVA TODAS ELAS E PASSA NO AMACIANTE, QUERO PRESENTEA-LO COM UMA MAQUINA MELHOR,JÁ QUE A DELE ESTA BEM FRAQUINHA...VI A PANASONIC NO QUAL VC DISSE QUE ERA EXCELENTE,MAS TO ACHANDO PEQUENA,ENTÃO VI UM LANÇAMENTO DA ELETROLUX ECO, GOSTARIA DA SUA OPINIÃO ENTRE ELAS, QUAL SERIA MELHOR....TB TEM A ELETROLUX TURBO LT15F QUE TEM O SISTEMA DE DRENAR AGUA...NOSSA...SÃO TANTAS OPÇOES....POR FAVOR ME AJUDE...oBRIGADA..FABIANA

Ruchelle disse...

oi! Fernando, muito interessante seu blog, conheci ele procurando informações pela NET, ele deveria ser mais divulgado e estarei ajudando...
Estou em dúvida na compra de uma brastemp Ative 11 kg (aquela com o arco rosa)e a panasonic 12 kg. O que mais eu penso é que a Brastemp sempre fez parte da minha vida e nunca tive problemas, tenho uma a 7 anos e nunca me deu problema. sobre a Panasonic não achei nenhum histórico de anos. Me ajuda a escolher!!!

Anônimo disse...

Oi pessoal
Tambem tenho essa maquina,muito boa,ja faz uns 8 anos que tenho,mas nunca deu problema,mesmo usando com transformador,por causa da voltagem da minha cidade.Muito silencioso e lava bem as roupas,e nao amarrota as roupas,mesmo depois de secos.Se caso quebre essa compro da mesma marca.

Abracos...

Anilde disse...

OI FERNANDO ESTOU FELIZ COM SEU BLOG E MAIS FELIZ COM A MINHA MAQUINA, POIS COMPREI UMA E ADOREI, SÓ QUE ELA DEU UM PROBLEMINHA AGORA ELA ESTÁ LAVANDANDO ATÉ A METADE, QUANDO CHEGA NO ULTIMO ENXAGUE ELA PARA E NÃO CONTINUA O PROCESSO, O QUE DEVE ESTÁ ACONTECENDO?

Fernando Ricci disse...

Olá Ruchelle, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado por ajudar a divulgá-lo!

Sobre a dúvida entre as lavadoras, a lavadora Panasonic é nova no mercado Brasileiro (está há quase 2 anos no mercado). Ela é uma lavadora espetacular. O único ponto negativo é que ela é importada e tem a manutenção mais cara que as tradicionais e menos postos de assistência técnica autorizada.

As lavadoras Brastemp Ative! 11kg (BWG11AB e BWU11AB) são excelentes e eu as recomendo muito aqui no blog, além de terem manutenção mais simples e barata.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Anilde, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que está feliz com a lavadora Panasonic!

Sobre ela estar parando no último enxague, ela apresenta alguma mensagem de erro? Está selecionado o tempo de centrifugação?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Kelly Alcantara disse...

Fernando, boa tarde.

Eu acompanho as dicas no seu blog, sobre as maquinas de lavar e são ótimas.

Eu moro em apartamento com uma área de serviço pequena, todo inverno eu tenho problemas com a secagem das roupas por isso estou pensando e adquirir uma Lava e Seca, em casa são 4 pessoas.

Quando estava decidida em adquirir uma Lava e Seca, bateu aquela duvida.

Verifiquei através do seu blog que as maquinas da Panasonic são excelentes e parece que a sua centrifugação e melhor comparada com as outras da categoria (a roupa fica quase seca) isso é verdade?

Gostaria muito da sua opinião, se eu for optar por uma lava e seca quais os modelos que você sugere.

A Panasonic e tão boa assim?

Obrigada

Kelly Alcântara

Anônimo disse...

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho no seu blog.

Minha dúvida é sobre a lavadora da Panasonic de 12kg modelo NA-FS12G1.

Eu pesquisei bastante sobre as funcionalidades dela, principalmente no seu blog e acabei comprando no site efacil por R$1324,98, mas ainda nem instalei pois preciso fazer a cobertura na lavanderia pra máquina não ficar exposta.

Porém somente hoje fui ver sobre as reclamações no site reclameaqui, a maioria na centrifugação e geralmente aparecem de 4 a 6 meses de uso....os defeitos apresentados vc sabe me informar se é geral ou por lote?

Moro em Passos-MG e a assistência mais próxima é em Ribeirão Preto-SP (170km)...agora fiquei com medo de instalar a máquina e ocorrer o problema.

Estou na dúvida se devolvo (ainda está no prazo legal de 7 dias) e compro outra marca como Brastemp ou Consul.


Aguardo seu breve retorno.


Obrigado.


Guilherme Santos.

Anônimo disse...

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho no seu blog.

Minha dúvida é sobre a lavadora da Panasonic de 12kg modelo NA-FS12G1.

Eu pesquisei bastante sobre as funcionalidades dela, principalmente no seu blog e acabei comprando no site efacil por R$1324,98, mas ainda nem instalei pois preciso fazer a cobertura na lavanderia pra máquina não ficar exposta.

Porém somente hoje fui ver sobre as reclamações no site reclameaqui, a maioria na centrifugação e geralmente aparecem de 4 a 6 meses de uso....os defeitos apresentados vc sabe me informar se é geral ou por lote?

Moro em Passos-MG e a assistência mais próxima é em Ribeirão Preto-SP (170km)...agora fiquei com medo de instalar a máquina e ocorrer o problema.

Estou na dúvida se devolvo (ainda está no prazo legal de 7 dias) e compro outra marca como Brastemp ou Consul.


Aguardo seu breve retorno.


Obrigado.


Guilherme Santos.

Anônimo disse...

Estou realmente na duvida em comprar um panassonic 12k ou 14k vale a pena pagar a diferença?

Anônimo disse...

Olá olhei várias vezes Fernando seu blog e no início dele consta que a máquina panasonic 12 kg lava até edredons king size, gostaria de saber se procede está informação. Pois pretendo comprar uma somos 4 pessoas e tenho edredons quenn e king. Obrigada
Ana

Anônimo disse...

Fernando, você poderia e dizer onde encontro capa para o modelo 12 kgs e se você tem alguma sugestão para me indicar ???

Muito obrigado.

Marco.

Anônimo disse...

que bom que achei seu blog !
Fiquei apaixonada quando conheci a Panasonic 14 Kg.(na minha cidade só encontrei a de 14 Kg). já estava decidida a comprar quando uma pessoa me disse que a máquina sem agitador não era legal pq embolava a roupa e dava nó e também que o sistema de pre-secagem deixava a roupa muito amarrotada... pq achei perfeita pois não tem aquele agitador que acaba com as roupas, os fiapos e o barulho que a GE faz. Tem seis meses que comprei a GE mas não aquento. Você pode me ajudar ?
Um abraço, Rute de João Pessoa

Fernando Ricci disse...

Olá Ana, tudo bem?

A lavadora Panasonic 12kg lava até edredons queen size. Para edredons king size é necessário a 14kg.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marco, tudo bem?

Que eu tenha conhecimento não existe capa original para as lavadoras Panasonic. Mas você pode comprar as capas das lavadoras Electrolux 12kg de qualquer modelo que serve direitinho na Panasonic.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rute, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lavadora Panasonic 14kg é um espetáculo mesmo! Lava muito bem as roupas, preserva os tecidos e é muito silenciosa. Ela não dá nó nas roupas e a função Pré-secagem a Ar não deixa as roupas muito amarrotadas.

Infelizmente não há nada que eu possa fazer. O que você pode fazer é acionar a assistência técnica da GE para eles verificarem sua lavadora e se o técnico disser que ela está normal peça para ele deixar um laudo técnico informando que a lavadora não tem problemas e então vá ao Pequenas Causas e mova uma ação judicial contra a Mabe e peça a devolução da lavadora e o ressarcimento pelo valor pago. Vai dar um pouco de canseira mas é a única forma de devolver a lavadora.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Rodrigo disse...

Eu pesquisei muito a respeito de lavadoras antes de escolher o modelo que iria comprar.

Queria uma front-load mas como são mais caras e tem fama de darem muitos problemas, optei pela Panasonic, que a maioria das pessoas estavam falando bem na internet.

Pois eu acho que essa fama toda é forjada. Pelo visto as empresas também fazem uso do mercado de perfis falsos para forjarem comentários positivos de seus produtos. Só pode!

Em primeiro lugar essa máquina não é tão delicada com a roupa como dizem. Ela enrosca a roupa tanto quanto aqueles tanquinhos baratos. Em poucas lavagens ela já conseguiu arrancar o botão de uma camisa e já tem outros soltando.

Segundo, um dos aspectos que me motivaram a escolher este modelo foi justamente o fato dela poder ser programada pra efetuar até três enxágues. Porém ela não efetua 3 enxágues de fato.

No primeiro ela apenas joga água por 10s e depois centrifuga, faz isso 3 vezes, em seguida vai direto para o 2º enxague. Quando comecei notar isso pensei que ela estivesse com defeito, porque hora ela fazia os 3 enxágues normalmente e hora não. Foi pesquisando na internet que encontrei um canal no YouTube onde explicam o processo de enxague dela, que é desta forma mesmo. Só que é algo totalmente sem sentido: ela só faz três enxagues de verdade se você programá-la no programa Especial ou no Jeans. No Normal ou Favorito ela executa o processo que descrevi e nos outros não tem como programar 3 enxagues.

O problema é que em lugar nenhum na descrição do produto explica isso, nem no manual (é mole?). Estou me sentido enganado. Justo eu que comprei a máquina em parte por causa da opção de 3 enxágues.

Terceiro, esta lavadora não é tão silenciosa quanto os outros dizem. O motor dela é silenciosissímo mesmo, durante a agitação da roupa praticamente só se escuta o barulho da água, a centrifugação também é muito silenciosa. O que faz ela ser barulhenta é a bomba de drenagem. E isso é muito curioso porque não entendo como foram colocar uma bomba tão barulhenta numa máquina que é tão silenciosa nas demais operações? Não dá pra entender.

Outro ponto, os programas de lavagem não são tão flexíveis quanto aparentam. Por exemplo, se você escolhe o programa Rápido não pode personalizar os enxágues. Se escolhe Delicado ou Especial tem que utilizar níveis de água específicos. E ela não permite escolher o tipo de agitação (intensivo, normal ou delicado) acho até que seria melhor ter esta opção ao invés deste monte de programas.

E por fim, pesquisando em sites lá fora descobri que essa linha de lavadoras já está 3 gerações desatualizada em relação às vendidas pela Panasonic nos outros países. Na Europa, por exemplo, a linha top load atual é a "Eco AquaBeat". Entre outras coisas, ela tem opção de lavar com água quente e utiliza cristais de prata que auxiliam na limpeza. Além disso tem opções menores de 7Kg, 8Kg e 9Kg. Agora eu pergunto, por que não temos estes modelos mais modernos aqui no Brasil?

Enfim, estou frustrado com a lavadora.

Só recomendo para quem costuma lavar roupa mais pesada (cobertores, edredons, roupas de trabalhadores braçais etc.) porque são mais resistentes. Mas tem o problema do enxague...

Milena Albuquerque disse...

Olá Fernando!
Gostaria de lamentar aqui, que comprei a minha Panasonic em março, confiando em parte nas suas recomendações e nas postagens do blog, mas ela já deu problema! Em menos de 6 meses completos... é lamentável!

Espero que se resolva logo.
Estou postando o comentário, pq como eu, muitas pessoas já se basearam por este blog pra comprar e gostaria de alertá-las sobre a compra deste produto.
A gente sempre acha q não acontecer com a gente... da máquina não dar problema, mas acontece viu? E infelizmente, não é só com a gente!

Jean C. Santos disse...

Fernando Verifiquei minha máquina só tem uma manopla com pé ajustável as outras 3 não vejo como ajustar .

Pode me ajudar?

Jean C. Santos disse...

Olá

Fernando minha Panasonic 14 kilos só tem uma manopla com pé ajustável.

Os outro tres pés não consigo nivelar porque a manopla é bem menor.

Pode me ajudar?

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Parabéns pelo Blog.

Tenho uma Electrolux muito antiga que está pifando. Na procura por máquinas achei o seu blog. Eu já estava praticamente convencida a comprar a Panasonic 12 kg, vi o seu blog e me convenci, mas resolvi olhar o Reclame Aqui e voltei ao seu blog e vi posts com reclamações e fiquei apreensiva. Nos casos de problema com o painel a reposição da peça é muuuuito demorada, tipo meses!!!
Somos em 4 pessoas, 2 adultos, uma criança e um bebê. As roupas do meu marido e meu filho sujam muito e não tenho tempo pra esfregar, e lavamos lençóis e edredons de casal na máquina também.
Pelo que percebi a Pansonic 12 kg, a LG Spirit, Samsung WF106 e Electrolux TRW12 são similares?!? A Brastemp Ative! 11kg também?
Estou muito na dúvida de qual vai atender melhor, queria uma comparação levando em conta: eficácia na limpeza de roupas muito sujas sem estragá-las, preço, assistência técnica, funções, enfim sua experiência.
Sei que todas são excelentes, justamente por isso estou em dúvida! Me ajuda!

Carolina Diniz

Anônimo disse...

Prezada Carolina,

Sou o Rodrigo que fez o comentário no dia 26/08 às 16:22.

Sou proprietário de uma Panasonic 12Kg e posso te dizer sem dúvida nenhuma que se vc tem condições de comprar a Samsung WF106 então compre, pq ela é bem melhor que as outras.

Você não tem ideia de como me arrependo de não ter comprado uma front-load.

Lavadora front-load é outra categoria.

Se eu pudesse voltar no tempo não teria jamais comprado essa Panasonic, vendida a base de propaganda enganosa.

Quanto a defeitos, não vai fazer muita diferença de uma para outra porque todas são importadas então o risco de não ter peça de reposição é o mesmo.

Unknown disse...

Obrigada Rodrigo pelo conselho.

Fernando, postei outro comentário em Ofertas (n. 372) pois ainda estou em dúvida entre algumas marcas modelos, por favor me responda!

Obrigada

Carolina Diniz

hugo disse...

Ola Fernando. Gostaria de parabeniza-lo pelo blog, e dizer que este foi decisivo na compra da lavadora panasonic de 14 kg. estou muito contento com ela, mas o unico problema é que ela faza agua por algum lugar que não consegui identificar. a entrada e saida de agua estão secas, mas quando lavo a roupa, o chão sempre acaba com uma poça de agua. Você sabe me dizer se isso é normal? Se não for, compensa eu pedir a troca da maquina? estou com ela faz 3 dias e estou lavando e relavando tudo pra testar a maquina, e o unico problema que achei foi esse vazamento

Fernando Ricci disse...

Olá Milena Albuquerque, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Os produtos eletrônicos de um modo geral são passíveis de defeitos, independente da marca. Por isso eles possuem a garantia do fabricante, onde, o prazo para reparo é determinado pela legislação vigente, e não pelo próprio fabricante. Realmente a gente acha que com a gente não vai acontecer, mas infelizmente pode acontecer.

Por gentileza, me mantenha informado sobre o caso.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Jean C. Santos, tudo bem?

A lavadora Panasonic tem apenas um pé ajustável mesmo.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carolina Diniz, tudo bem?

Te respondi na sua outra mensagem e também por e-mail.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Hugo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele foi decisivo na escolha da lavadora!

A lavadora Panasonic 14 kg é realmente um espetáculo, mas não é normal ela vazar água durante o funcionamento. Como faz apenas 3 dias que ela chegou, vale a pena sim entrar em contato com a loja onde a comprou e pedir a troca da máquina.

Por gentileza, me mantenha informado sobre o caso.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando.
Tenho a panasonic 12kg e acho ela fantástica, é muito bom ficar mais de um ano usando a lavadora sem ela dar problema sério como as brastemp e dako que tive antes dela.
Um único porém, deve se tomar muito cuidado com moedas, pode ser qualquer uma, elas enroscam e máquina não trabalha como deve, dá erro.
Para quem tem um mínimo de intimidade com uma chave de fenda e um alicate é muito fácil de resolver. Vai precisar de uma chave de fenda grande e um alicate de ponta.
Com a chave de fenda grande é só desaparafusar e retirar o agitador, então, procure pelas moedas, enfie os dedos onde der e incline a máquina para todos os lados. Não acaba aí. Deite a máquina de lado e procure o cano da saída de água( parte onde a água sai da máquina e entra na mangueira para ser descartada), ela é presa com uma presilha de arame, é só apertar a presilha e puxar o cano, talvez encontre aí alguma moeda também, se for uma de 1 real, provavelmente só conseguirá tira-la com um alicate de ponta. PRONTO, furunfa novamente.
Para quem não tem essas intimidades e não tiver a assistência técnica com facilidade e optar por chamar algum outro técnico, sugiro que peça para procurar primeiro pelas moedas.

abs

Anônimo disse...

comprei uma lavadora Panasonic 12k e ela esta descosturado as roupas

Anônimo disse...

além de ela enroscar as roupas ela tbm esta descosturando

Anônimo disse...

oi rodrigo li teu comentário sob a maquina de lavar Panasonic e o mesmo proplema esta acontecendo com a minha maquina gostaria de poder contatar com vc pois confirmando se dois CASOS SE TORNA UM PROPLEMA EM QUE A FABRICA VAI TER QUE SE EXPLICAR SE ACONTECEU ISSO COM VCS TAMBEM POR FAVOR DEIXEM SEUS COMENTARIOS

Anônimo disse...

PEÇO A TODOS QUE COMPRARAM UMA LAVADORA PANASONIC E AVERIGUEM SE ELA NAO ESTA DANIFICANDO AS SUAS ROUPAS LI COMENTARIOS A ESSE RESPEITO EO MESMO ESTA ACONTECENDO COM A MINHA

Anônimo disse...

Esses comentários da máquina estar DESCOSTURANDO roupas é BEM SUSPEITO, hein!!

Usamos a máquina há mais de 1 ano e é do jeito que o Fernando postou, a máquina é muito silenciosa e eficiente e NÃO HÁ COMO ela descosturar roupas, isso não tem sentido. Isso tá cheirando dor de cotovelo da concorrência.

Anônimo disse...

VOCE DISSE QUE COMPROU UMA MAQUINA DE LAVAR PANASONIC E ACHA QUE E IMPOSSIVEL QUE ELA ESTEJA DESCOSTURANDO. A TUA OPINIAO OU MELHOR RESPOSTA E A MESMA DA FABRICA. EMBORA MANDEI VARIAS FOTOS PARA ELES COMPROVANDO ELES SIMPLESMENTE ME DISSERAM QUE E IMPOSSIVEL. FUI NO PROCON E VOU TER UMA AUDIENCIA EM POUCOS DIAS E ESTOU AQUI NAO para CRITICAR NENHUMA MARCA DE LAVAR, MAS APENAS COMENTANDO O QUE ESTA ACONTECENDO COM A MAQUINA QUE COMPREI. SE A TUA ESTA TUDO BEM .melhor pra você, porem não duvide dos comentário dos outros ate porque estou pesquisando e encontrei proplemas similares.,

Anônimo disse...

Seu relato teria mais credibilidade se você saisse do anonimato e mostrasse os meios de comunicação que usou para tentar resolver o problema. Entre no reclame aqui e veja o monte de reclamações iguais a tua, NENHUMA!!
Descosturando a roupa??!! fala sério!!!

Eu tava numa loja de shopping vendo umas roupas, chegou um senhor com sua esposa, os 2 aparentemente distintos, classe média alta, o senhor tirou uma camisa de uma sacola e disse que queria trocar porque ele derrubou ketchup e a mancha não saiu.
Saiu bufando quando o gerente da loja educadamente disse que não poderia fazer a troca da camisa por causa daquele motivo.

Vai ver deixou de molho a roupa branca em 2 litros de água sanitária.

Anônimo disse...

Olá Fernando.

Gostaria de saber se a de 14kg é mais robusta ou se o projeto estrutural, motor e dos rotores é o mesmo da 12kg.

Um técnico da Brastemp me contou que o motor da 9kg é o mesmo da 11kg (e de outra medida. Não lembro a capacidade, mas eram 3, iniciando na 9kg) e isso força todo o sistema, comprometendo a durabilidade e eficiência.

Se na Panasonic for igual, vou repensar a compra ou comprar a de 12kg, para não arriscar.

Difícil mesmo é encontrar. Ô lavadora difícil! Em 110v então...

Parece que a Panasonic não tem muito interesse em vender, porque não respondem aos emails.

Abração e parabéns pelo blog de utilidade pública.

Ayrton

Anônimo disse...

Olá Fernando.

Gostaria de saber se a de 14kg é mais robusta ou se o projeto estrutural, motor e dos rotores é o mesmo da 12kg.

Um técnico da Brastemp me contou que o motor da 9kg é o mesmo da 11kg (e de outra medida. Não lembro a capacidade, mas eram 3, iniciando na 9kg) e isso força todo o sistema, comprometendo a durabilidade e eficiência.

Se na Panasonic for igual, vou repensar a compra ou comprar a de 12kg, para não arriscar.

Difícil mesmo é encontrar. Ô lavadora difícil! Em 110v então...

Parece que a Panasonic não tem muito interesse em vender, porque não respondem aos emails.

Abração e parabéns pelo blog de utilidade pública.

Ayrton

Rodrigo disse...

Ayrton,

Não perca seu tempo procurando esta lavadora para comprar. Primeiro porque não vale a pena, há grandes chances de você ter dor de cabeça com ela a curto prazo.

Segundo, devido ao grande número de reclamações parece que a Panasonic está deixando de importar essa máquina (coisa que nem deveria ter começado a fazer!), daí a dificuldade em encontrá-la.

Ao Anônimo que está tendo problemas com a lavadora (roupas descosturando), não tive este problema ainda, mas não duvido que esteja acontecendo isso com você. Essa máquina é muito agressiva com as roupas.

O registro da minha reclamação no Reclame Aqui é este: http://www.reclameaqui.com.br/6320895/panasonic/panasonic-vende-maquina-de-lavar-omitindo-informacoes-import/

Como vocês poderão ver, a Panasonic não está nem aí pra minha reclamação.

E pra complementar minha frustração, ontem a lavadora apresentou um mau funcionamento durante o enxágue, ficou inserindo água no cesto ao mesmo tempo que drenava, observei isso por 10 minutos. Tive que desligá-la e ligar de novo pra voltar a funcionar.

Vou acompanhar as próximas lavagens, se acontecer novamente vou gravar um vídeo e postar no YouTube.

Só decepções...

--Rodrigo

analhia disse...

olá fernando , gostaria da sua opiniao , estou em duvida se compro uma lavadora eletrolux 15 quilos ou a panasonic 15 k , qual vc recomenda? obrigada.

Jean C. Santos disse...

Fernando!

Confiei muito no se site e realmente a lavadora Panasonic é espetacular, mas preciso da sua ajuda. A máquina somente tem um pé de ajuste para nivelar os outros são fixo. Não consigo nivelar a máquina de jeito nenhum somente com um pé.
Você falou que tinha mais pés niveladores, mas não tem.

Jean C. Santos disse...

Pois é vi só agora o comentário seu dizendo que ela realmente tem só um pé ajustável.

E agora como faço para nivelar a máquina! Isso é um absurdo.

Esta situação me deixou decepcionado.

Jean C. Santos disse...

Pois é Fernando! Estou aguardando seus comentários sobre como nivelar a máquina da Panasonic.

TS2 disse...

fernando tudo bem? Comprei uma dessas de 14 kg e ainda nem usei porque vou me mudar no final de semana, mas gostaria de sua ajuda quando ao uso ou não de uma capa protetora, dessas de corino ou de PVC transparente, você recomenda? Obrigado

Fernando Ricci disse...

Olá Jean C. Santos, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lavadora!

As lavadoras Panasonic NA-FS12G1 e NA-FS14G1 tem apenas um pé regulável. A lavadora foi projetada desta forma. Se não for possível deixá-la firme no piso regulando apenas este pé, será necessário colocar um calço embaixo do pé.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá TS2, estou bem e você?

Você pode sim usar capa protetora na lavadora Panasonic. Porém, verifique periodicamente se a capa não está suada para não oxidar o gabinete.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo, tudo bem?

O blog "Roupa suja se lava na máquina!" foi criado para auxiliar as pessoas na escolha da lavadora de roupas ou lava e seca que melhor atenderá suas necessidades, assim como a troca de experiências entre os visitantes e leitores. Você já registrou sua insatisfação com a lavadora Panasonic 12 kg e o seu comentário está registrado na página do modelo 14 kg com data do dia 20 de Setembro de 2013 18:29 (esse ficará permanente no blog) e 5 mensagens nesta página (como Rodrigo, Anônimo e etc...). Porém, você quer registrar sua insatisfação todos os dias, poluindo o blog, e por este motivo seus comentários estão sendo e continuarão sendo apagados. Já registrou a insatisfação uma vez, já é suficiente para os leitores e visitantes saberem sua opinião sobre a lavadora.

Sem mais.

Anônimo disse...

A lavadora Panasonic é uma maravilha!!!! Fico feliz toda vez que vejp a roupa encardida sair limpa e sem fiapo algum, aqueles saquinhos laterais dela são muito eficiente. E ela não bate nas laterais e não faz barulho algum. Depois da Panasonic, Brastemp nunca mais.

Anônimo disse...

Bom dia a todos,

Meu nome é Leonardo de SP e deixei meu comentário inicial sobre as primeiras impressões há quase um ano e volto para reforçar minha satisfação com esta máquina além de deixar comentários adicionais. Antes dela tínhamos uma electrolux q estava um pouco velha e as roupas enroscavam no batedor central e o cesto batia nas laterais na centrifugação fazendo muito barulho, mas deve ser por causa da idade. Temos tb, e essa não recomendo de jeito nenhum, uma de 6kg LTE 06 que literalmente estragam as roupas e elas saem todas enroscadas (usamos somente para panos de chão).

Quanto a panasonic, ela retira muito bem os fiapos(tem 2 filtros para fiapos enorme), mas deve-se utilizá-lá com nível de água a partir de quase a metade. Qdo se escolhe o modo de enxágüe extra, ela acrescenta água ao mesmo tempo q drena. Isso é muito inteligente, pois drena a agua com sabão ao mesmo tempo q adiciona agua limpa, sem precisar trocar toda agua do cesto. Qto ao barulho, realmente a bomba de dreno faz certo barulho, mas muito menos do q outras q tínhamos antes. Qto ao nivelador, só tem um, mas eu calcei-a com uma pedaço de madeira e ficou perfeito. Qto a estragar roupas, não tivemos esse problema. Pelo contrário, nunca tivemos uma lavadora q lava tão bem sem estragá-las. Só notei que, ao lavar pouca roupa, ela tem uma agitação um pouco mais forte, por estar com pouca carga. Assim, o ideal mesmo é lavar com pelo menos a metade do nível de água (como somos em 5 pessoas, sempre há muita roupa suja). A opção normal permite a seleção da qtde de enxágües e tempo de centrifugação, e a opção rápida fixa esses parâmetros obviamente nos mínimos. Enfim, muito fácil de programar e consideramos uma das melhores top load de média/alta capacidade do mercado, ideal para quem mora em casa ou apto gde. Como eu estou me mudando para um apertamento, vou ter q comprar uma lava e seca front load 8,5kg da samsung ou lg, e qdo der, deixo meus comentários.
Abs, Leonardo.

RSM disse...

Gostaria de deixar novamente meu comentário, pois comprei em 2012 essa lavadora Panasonic 12kg e foi muita pesquisa e vendo os videos e comentários do Fernando que acabei comprando, pois o meu maior problema era acabar com fiapos nas roupas e essa lavadora é sensacional, ela limpa mesmo, esses 2 filtros que ela tem tiram tudo. Já se faz quase 2 anos que comprei e nenhum problema , podem comprar é ótima, Obrigado Fernando.

Anônimo disse...

gostaria de saber o que sao esses fiapos que ficam retidos,nos cestinhos da maquina. se tem bastante fiapos retidos isso e bom ou ruim?

Anônimo disse...

Esta lavadora panasonic e espetacular eu tinha uma brastemp mas quando fui em uma loja e por acaso a vi em um mostruario fiquei apaixonado e rapidamente vendi minha brastemp novinha e comprei a panasoniv nafs12g1.Alem de linda e muito eficiente e antes quando tinha que esfregar algumas partes mais sujas das roupas agora coloco tudo do jeito que esta e sai tudo limpinho e sem fiapos algum mesmo misturando roupas escuras com claras e tambem toalhas .Estou muito satisfeito e nunca deu um problema sequer e fora que e toda robusta pesando 20kg a mais que a brastemp.Parabens PANASONIC !!!

Anônimo disse...

OLA FERNANDO TOU COM UMA MAQUINAPARADA A MAIS DE 3 MESES APLACA QUEIMOU ASISTECIA TECNICA DIS QUE A FABRICA FALOU QUE A MAQUINA NAO TEM 5 ANOS DE GARANTIA PORQUE E PROPAGANDA ENGANOSA NAO TOU SATISFEITO COM A RESPOSTA DO MESMO VOU NA LOJA HOJE SEDO VOU QUEBRAR O PAU COM O GRENTE DA LOJA E VOU ASIONAR O PROCOM

FLAVIO disse...

OLA FERNANDO TOU COM UMA MAQUINAPARADA A MAIS DE 3 MESES APLACA QUEIMOU ASISTECIA TECNICA DIS QUE A FABRICA FALOU QUE A MAQUINA NAO TEM 5 ANOS DE GARANTIA PORQUE E PROPAGANDA ENGANOSA NAO TOU SATISFEITO COM A RESPOSTA DO MESMO VOU NA LOJA HOJE SEDO VOU QUEBRAR O PAU COM O GRENTE DA LOJA E VOU ACIONAR O PROCOM

Boreli disse...

Fernando, Boa tarde,
Estou na iminência de comprar uma lavadora. Aqui em casa somos 5 e uma lavadora de maior capacidade seria muito bem vinda. Dei uma olhada por ai e fiquei na dúvida entre duas máquinas que você recomendou aqui no seu blog. Uma é a nova panasonic 16kg, a outra é a eletrolux 15kg com aquele aparelho tira manchas. minha dúvida é em relação a conserto, caso uma delas venha a dar defeito qual assistência técnica é melhor e dar maior suporte de peças. Tive uma Dako que começou a vazar água e o técnico matou ela porque disse que o cesto havia quebrado e não existia peça de reposição mais. Então minha dúvida é entre essas duas lavadoras.
Parabéns pelo blog. Está me ajudando muito.
Abraços,
Alexandre Boreli

Anônimo disse...

VE SE DEIXA DE APAGAR OS COMENTARIOS E RESPONDE AS PERGUNTAS. NAO SO AS QUE TI ENTERESSAM MAS TODAS AS PERGUNTAS. OU VC ESTA SENDO PAGO POR ESSE BLOG.

Fernando Ricci disse...

Olá ANONIMO, tudo bem?

Você reclama que eu apago as mensagens, mas você não tem nem coragem de se identificar.

Eu respondo as perguntas de todas as pessoas. Na verdade só apago os seus comentários porque você escreve todo dia a mesma coisa, poluindo o blog.

TODOS OS DIAS você publica que a tem uma lavadora Panasonic e que ela desgata as roupas, que os filtros pega fiapos ficam cheios e que as roupas vão ficando finas com o tempo. Minha pergunta para você é: Você já teve outra lavadora de roupas antes da Panasonic? Porque TODAS AS LAVADORAS desgastam as roupas e com o tempo vão deixando os tecidos finos. É óbvio que, quanto mais vezes as roupas são lavadas, mais elas vão desgastando.

Você sabe porque o filtro pega fiapos da Panasonic fica cheio de pelinhos e os das demais marcas não ficam? Porque ela é a ÚNICA QUE TEM FILTRO PEGA FIAPOS QUE FUNCIONA DE VERDADE. Todas as outras top load que estão no mercado e tem filtro pega fiapos, ele está lá só de enfeite e quando coleta, coleta uma quantidade pequena de fiapos que não condiz com a realidade.

Eu não sou pago por nenhum fabricante e por isso sou livre para falar bem ou mal de qualquer fabricante e reforço para todos que lerem essa mensagem que as lavadoras Panasonic são ESPETACULARES!!!! Se quiserem conferir é só acessarem o meu canal no youtube e assistirem os videos que fiz mostrando ela em funcionamento e inclusive usá-la da forma correta, que acho que é o que você não está fazendo.

Espero que eu tenha respondido e tirado as suas dúvidas e pare de publicar esse tipo de mensagem no blog, porque as suas eu continuarei apagando.

Anônimo disse...

Olá, Você poderia me informar onde consigo comprar a Lavadora da Panasonic 12 kg. Não estou encontrando.
Obrigada, Daniela

Fernando Ricci disse...

Olá Daniela, tudo bem?

A lavadora Panasonic 12 kg está fora de linha. A lançamento da marca é o modelo 16 kg (NA-FS160G2).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando, tudo bem?
Comprei minha panasonic 12kg por causa do blog e gosto muito dela, acontece que deu um problema agora, depois de 1 ano e meio de uso.
A máquina não para de drenar água e não adianta desligar que continua assim logo que aperto o LIGA.
Já ouviu algum problema parecido?
Será que não tem como resetar ela?
Obrigada
Marília

Anônimo disse...

oi Fernando, seráque você pode me ajudar? viu o post acima?

Fernando Ricci disse...

Olá Marília, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lavadora e que gosta dela!

Ainda não tive conhecimento desse tipo de problema nas lavadoras Panasonic, mas acredito que seja defeito na própria bomba de drenagem, no pressostato ou na placa eletrônica.

Não existe reset em lavadora de roupas, será necessário mesmo acionar a assistência técnica.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Não adianta nada ter 5 anos de garantia na placa do painel se a que queima é a placa de comando que só tem 1 ano de garantia e fica em R$ 850,00 pra consertar.
Com mais 600,00 dá pra comprar a modelo novo de 16kg com 1 ano de garantia.
O interessante é que a panasonic NÃO DÁ GARANTIA pra placa que trocar, é a assistência técnica que dá 3 meses de garantia no conserto. Não dá para entender, eles vendem uma placa que custa mais de 300U$ e não dão garantia.

É uma ÓTIMA lavadora, sem dúvidas mas se quebrar fora da garantia. Ferrou!!

Unknown disse...

Olá Fernando tenho uma panasonic NAFS14G1,á 2 anos só que agora ela me deixou literalmente na mão e estou com dificuldade de encontra uma assitencia, sera que vc poderia me ajuda, pois moro em apartamento não tenho área de serviço e somos 4 pessoas,e pense no transtorno para me que sou dona de casa e ainda trabalho fora.Ao compra essa maquina que não foi nada barata, pensei está levando algo que não me apresenta-se problema tão cedo. Me ajude !!!

Fernando Ricci disse...

Olá Valdomiro, tudo bem?

Infelizmente já tem algum tempo que as lavadoras e lava e seca não tem mais a durabilidade das antigas, independente da marca. É questão de sorte e do cuidado que o usuário tem com o equipamento, mas é mais sorte.

Me envie um e-mail (lavadorasderoupas@msn.com) com seu endereço e telefone para contato que passarei o caso para a Panasonic.

Fico no aguardo do contato.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Fernando. Me ajude!!
Minha mãe colocou uma mangueira pra encher pq na torneira de casa tava faltando água, ai transbordou só q estava somente na tomada e desligada no painel. O que fazemos agora??? O motor é protegido de vazamentos desse tipo???

NIVALDO PRADO REPORTER FOTOGRAFICO disse...

LAVADOURA PANASONIC DSW INVERTER 16 KG.. COMPREI UMA E FIQUEI MARAVILHADO COM A QUALIDADE DA MAQUINA.. SUPER PRATICA E SILENCIOSA... ESPACO FANTASTICO...

Marceli Fermin disse...

Olá Fernando, Parabéns pelo seu trabalho!

Estou prestes a comprar a Samsung Eco buble 10kg WF106 e a Secadora também samsung SDC3C101. Pelo que li no seu blog são ótimas, e quero comprar separadas, espaço não é um problema. Bem meu dilema é, sempre comprei brastemp e quando precisa deconserto não há dificuldade de comprar peças, e quanto a estes modelos, andei lendo que por serem importadas as peças são bem caras! Será que seria um mau negócio?? Estou a 1 passo de comprar mas com uma insegurança só!!!

Anônimo disse...

Boa noite Fernando, minha Panasonic depois de 1 ano e meio começou a deixar pedaços de sujeira nas roupas, já limpei por dentro, todas as frestas possíveis e mesmo assim continua sujando. Já ouviu alguém reclamar disso? Consegue dar alguma dica?

Obrigado,
Diego Couto

Unknown disse...

bom dia,
escrevo para alertar quanto aos produtos panasonic, compramos em maio de 2013 uma maquina de 12 kg, hoje em 2015 a maquina estragou e a peça custa o valor de uma maquina nova, pesquisei na net e tem muitos mas muitos outros consumidores na mesma situação, liguei na panasonic informaram que esta fora de garantia, defato esta, mas lembro que nossa maquina antiga funcionou 10 anos e ainda estava funcionando quando trocamos. bom se esta pensando em comprar alguma coisa panasonic, sugiro pesquisar antes.
abraço
Ricardo

Unknown disse...

Prezado Fernando,

Há um tempo atrás te consultei para comprar uma lavadora top load e na época você indicava uma Electrolux Ecologic, que economizava água e uma Panasonic que economizava energia.

Optei pela Electrolux até por seu comentário referente a assistência técnica mais fácil.

Gostei da aquisição apesar de ser demorada nos ciclos devido ao reservatório de água que é utilizado em todas as etapas. Porém apesar de ser relativamente nova já apresentou problema. Ela não atinge o nível de água selecionado, pois coloco no nível auto e ela só enche referente ao nível baixo, chamei um técnico mas não veio então fiquei enchendo com balde para completar o nível e em uma das lavagens a água vazou para o chão pela parte traseira interior. Ainda estou aguardando o técnico.

Porém acho que terei de comprar outra, pois quando começam os problemas é só gasto daí pra frente...

Qual lavadora você indicaria neste momento ? Vi que a Panasonic daquela época já saiu de linha, mas tem uma nova de 16 kg (G3W) que parece ser interessante.

Aguardo uma orientação sua. muito obrigado !

Anônimo disse...

Minha Marquina precisa Tirar a tampa d cima porque o Rato roeu o fio interno e onde posso comprar Esses fios

Unknown disse...

Boa Tarde Fernando.

Eu tinha uma panasonic inverter 12kg nafs12g1. Queimou, era excelente! Tinha 11 níveis de água e me permitia customizar vários modos de lavagem. Ou seja gastava pouca água e pouca energia, além de ter ótima lavagem.

Por favor, você poderia informar que lavadora há no mercado que mais se aproxima desta ?

Abraços e muito obrigada pelo seu blog.

Anônimo disse...

Olá fernando...
Sou técnico em lavadoras e estou com uma panasonic modelo NAFS12G1 127 Volts.
Ela chegou pra me mim faltando uma peça e não sei qual é,por ser a primeira vez que assisto esse tipo de modelo,gostaria de entrar em contato com o sr pelo celular via WHATSAPP,para que eu possa enviar fotos da parte onde se localiza a peça que está faltando.
Meu celular pra contato é:65996210115.
aguardo sua resposta.

obrigado.

luiz carlos.

Edemilson disse...

Olá Fernando, tenho uma lavadora FS12G1 (220v) e não consigo encontrar peças (placas) pode me orientar onde encontro?...na cidade onde moro não tem autorizada da linha branca.
Obrigado.

Unknown disse...

Fernando, meu guru , boa tarde.
Preciso consertar minha Panasonic (NA-FS14G1.
Ela deu pau devido a um surto de tensão elétrica.

Provavelmente a placa foi pro brejo.

Socorro!!!!

Onde a encontro

21 981638199

Unknown disse...

Fernando, meu guru , boa tarde.
Preciso consertar minha Panasonic (NA-FS14G1.
Ela deu pau devido a um surto de tensão elétrica.

Provavelmente a placa foi pro brejo.

Socorro!!!!

Onde a encontro

21 981638199

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 322 de 322   Recentes› Mais recentes»