Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

domingo, 15 de maio de 2011

Lava e seca Electrolux Eco Turbo 9Kg (LSE09)


Minha opinião sobre a lava e seca: Recomendada!!!

Excelente lava e seca para famílias até 4 pessoas.
Muito eficiente, silenciosa, permite customizar os programas de lavagem e tem opção de deixar as roupas de molho durante 30 minutos.

Assista o vídeo que fiz apresentando o equipamento e suas principais funções.

Dúvidas na instalação da sua lava e seca? Assista o vídeo abaixo:




Principais Características:
- Função 2 em 1 Lavadora e Secadora de Roupas: lava e seca suas roupas e de toda família em um único produto. Economiza tempo e espaço e traz muita modernidade.
- Capacidade: 9 kg de lavagem e 5,5 kg de secagem. Lava e seca suas roupas e de toda família em um único produto. Economiza tempo e espaço e traz muita modernidade.
- 5 opções de enxágue: mais enxágues ajudam a eliminar quaisquer resíduos, ideal especialmente para peles extra sensíveis.

- Secagem por condensação: condensa o ar que retém a umidade das roupas e elimina água residual, otimizando e eficiência de calor. Economiza até 25% de energia se comparada aos sistemas convencionais.
- Pré-lavagem: para a limpeza ainda mais eficaz de peças com sujeira muito pesada.
- Sistema antirrugas: mantém 'as roupas girando no cesto com ar frio após cada ciclo de secagem, evitando a formação de rugas.
- Tamanho externo compacto: ideal para lavanderias com espaço reduzido.
- Função Destravar Porta: permite que você abra a porta a qualquer momento para adicionar peças de roupa esquecidas.
- Trava de segurança para crianças: bloqueia os controles do painel ao seu comando. Evita que a programação seja alterada acidentalmente.

- Gaveta Multidispenser: distribui automaticamente o sabão, amaciante e o alvejante no momento certo.
- Programa Preferido: você escolhe e a lavadora memoriza a programação desejada. Basta um toque para realizar a lavagem e secagem programadas por você. Muito fácil para qualquer um usar.

- 11 programas de lavagem: programação completa especialmente desenvolvida para lavar adequadamente todos os tipos de roupas e sujeiras.

- Porta com abertura 130º: a ampla abertura da porta permite colocar e tirar da lavadora até mesmo as peças mais volumosas.
- Tecnologia Nano Silver: partículas de prata que eliminam 99,9% de tipos comuns de bactérias. É a mais recente tecnologia pró-saúde para assegurar limpeza das roupas e da lavadora.
- Motor de alta tecnologia com 1400 rpm: não utiliza correia nem polia, é ultrasilencioso.
- Segurança total: 10 anos de garantia no motor.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Cor: Branca.
- Voltagem: 110V (EXLSE0911006) 220V (EXLSE0922006).
- Velocidades de centrifugação: 1400rpm.
- Classificação energética: A.
- Eficiência de centrifugação: A.
- Consumo de água espec.: 10L/ciclo/kg.
- Consumo de energia água fria: 0,031kwh/ciclo.
- Consumo de energia água quente: 0,3143kwh/ciclo.
- Dimensões (LxAxP): 600x850x640 mm.
- Peso: 64 kg.
- Garantia de 1 ano para o produto e 10 anos de garantia no motor.

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Fonte: www.electrolux.com.br

616 comentários:

1 – 200 de 616   Recentes›   Mais recentes»
Glenda disse...

A lava e seca é uma ótima opção para economizar espaço e também para quem tem pouco tempo, pois é possível sair e deixar lavando e ao voltar a roupa está limpa e seca. Mas não gostei de algumas coisas, o cheiro dela é muito ruim, acho que é da borracha da porta e chega a pegar na roupa quando é usada na função secar. Se você colocar peças pequenas, como meias, elas ficam presas no vão da porta. Limpar o filtro é outra coisa ruim, porque a mangueira para escoar a água é muito curta e é difícil ter um recipiente baixo e com capacidade suficiente para receber a água. Outra coisa, é que os ciclos demoram demais, os completos passam de 5h. Mas é uma máquina eficiente para limpar a roupa, não estraga e a deixa macia. Quanto a demora, como não tenho pressa, coloco a roupa quando saio de manhã e só retorno à noite, já está tudo pronto. De tudo mesmo, o que mais incomoda é o cheiro ruim.

Anônimo disse...

Boa noite gostaria muito da ajuda de vcs ontem eu comprei uma electrolux eco turbo lse09 9kg mais lá tbm tinha uma lg prime 8,5kg e uma de 10kg tbm prime fiquei com uma dúvida cruel será q fiz a escolha certa?Qual delas é a melhor?
Na minha casa somos eu, meu marido e meu filho eu moro no ES,mais como eu trabalho fora fica difícil né rsrsrs, me ajudem por favor! pra que serve a água quente da máquina, eu posso instalar a entrada de água quente na entrada de água fria msm?
Desde já agraço pela atenção

karini disse...

É uma ótima lava e seca,limpa as roupas muito bem, seca também muito bem deixando as roupas macias e cheirosas, só ficam com o cheiro da borracha da porta se secar no tempo errado, não agride as roupas, além de ser muito econômica em relação à energia e água.

Fernando Ricci disse...

Olá Karini, tudo bem?

Fico feliz que esteja gostando da sua LSE09!

Obrigado por ter voltado para registrar sua opinião sobre a lava e seca.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Fernando, estou em duvida entre uma electrolux 9kg lse09 e uma samsung air washo de 8.5kg. elas estao na mesma faixa de preco. o que vc recomendaria?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Os dois modelos citados são excelentes e muito eficientes, porém eu recomendo a Electrolux Eco Turbo 9 kg (LSE09) porque a Samsung 8,5kg (WD8854RJF) vem apresentando alto índice de reclamações por apresentar o erro HE2 (falha no termostato) na hora da secagem e não faz a etapa de secagem das roupas.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

camila disse...

Boa tarde vou comprar uma lava e seca mas estou na duvida entre a eletrolux LST12 com capacidade de 12 kg, não achei nenhum comentario sobre ela ainda ou a LSE11, com capacidade de 10,5 kg.Qual será que é melhor?

Fernando Ricci disse...

Olá Camila, tudo bem?

Sobre as lava e seca, se você tiver intenção de secar edredons a LST12 está descartada pois ela não seca esse tipo de carga.

A LSE11 é um modelo que tem bastante reclamações no site www.reclameaqui.com.br. Caso tenha interesse em comprar uma lava e seca 10,5kg, recomendo a Samsung WD9102RNW.

Camila, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Anônimo disse...

Olá Fernando, tudo bem?


Estou precisando de ajuda para escolher minha primeira maquina de lavar (recem casada rsrs!)
Então, somos só eu e meu marido, mas, gostaria de uma maquinha que durasse um tempo bom, para que quando tenhamos filhos eu não precise troca-la.
Moro na Bahia, por ser quente aqui, não preciso de uma maquina que lave edredon.
Quero uma maquina que lave tão bem que eu não tenha que esfregar a roupa antes. ( se é que existe essa maquinha! ¬¬' )rsrs. As pessoas que eu conheço dizem que mesmo que a maquina seja boa, tem que esfregar embaixo da manga da camisa por que a maquina não tira o mal cheiro. :(
De preferencia que seja economica também!

Obrigada por ter feito esse blog, acredito que é uma grande ajuda para muitos!

Tami

Fernando Ricci disse...

Olá Tami, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras.

A lavadora perfeita para a sua necessidade é a Consul Facilite 10kg (CWC10). Ela tem a lavagem muito eficiente, tem excelentes programas de lavagem, o painel é de fácil entendimento e ela é silenciosa.

Escolhendo o programa correto de lavagem, usando sabão de boa qualidade e alvejante seguro ou tira manchas (estes no caso de roupas muito sujas) você conseguirá excelentes resultados sem a necessidade de esfregar as roupas antes de colocá-las na lavadora.

Tami, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Mariana disse...

Olá, Fernando, boa noite!

Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Estava procurando sobre qual lavadora comprar e encontrei seu blog cheio de informações =)

Vou me casar neste mês e estou na dúvida sobre qual lavadora adquirir:

- A Consul Facilite 10Kg ou
- Brastemp Meu Jeito 9Kg
- Uma front load.

Por um bom tempo, seremos apenas meu noivo e eu. Temos um apartamento pequeno e terei que lavar roupa de cama Queen. Quero uma máquina que dure muito tempo e que não necessite trocá-la mesmo depois de termos nossos filhos. Começamos a ver sobre as "lava e seca" front load, vi que são mais econômicas no consumo de energia, água e insumos, mas vale realmente a pena comprar uma dessas agora?

Obrigada pela ajuda,
Mariana.

Gustavo disse...

Olá,
Gostaria sua opinião entre a lava e seca Electrolux - LSE11WBA e Elf LG - WD12596RW. Qual a mais recomendada para uso normal doméstico. Grato

Licinio disse...

Olá Fernando,
estou em dúvida qual escolher
** LG WD1403RD PRIME 9P F LOAD
** ELECTROLUX ECO TURBO LSE 09

QUAL ME RECOMENDA?
OBRIGADO.

LICINIO

Fernando Ricci disse...

Olá Mariana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lavadora!

Infelizmente hoje em dia não existe uma lavadora que eu possa te indicar e garantir que ela durará muito tempo. É questão de sorte e também do cuidado que o usuário tem com o equipamento.

Como sua cama é queen, se a intenção for lavar edredons queem terá que ser uma lavadora top load 15kg ou uma front load 10kg.

Como você mora em apartamento, seria muito interessante uma lavadora front load porque, além delas serem muito econômicas, a centrifugação delas é bem mais eficiente devido a alta velocidade (normalmente quase o dobro da velocidade das top load). Também seria muito interessante adquirir uma lava e seca assim sempre que você precisasse de uma secadora ela também te atenderia.

Caso opte por uma top load, eu recomendo a Consul Facilite 10kg porque como você mora em apartamento ela tem a função Mais Secas que aumenta o tempo de centrifugação fazendo com que as roupas saiam menos úmidas da lavadora e também porque ela é uma lavadora muito eficiente.

A Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg também é uma excelente lavadora e eu a recomendo muito aqui no blog, porém a centrifugação dela é muito curta (3 ou 4 minutos dependendo do programa selecionado).

Caso opte por uma lavadora front load eu recomendo a Samsung 8,5kg (WF8854LJF1/XAZ) ou a LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485TD).

Caso opte por uma lava e seca eu recomendo a Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Gustavo, tudo bem?

Entre os dois modelos citados eu recomendo a LG Elf 11kg (WD12596RW) porque a Electrolux Eco Turbo 10,5kg (LSE11) é muito problemática. Quando puder entre no site www.reclameaqui.com.br e veja a quantidade de reclamações que este modelo apresenta.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Licino, tudo bem?

Entre os dois modelos citados eu recomendo a Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09). Este modelo é muito eficiente e vem apresentando poucos problemas, além de ter excelentes opções de lavagem como deixar as roupas de molho e também porque a WD1403RD está fora de linha.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Licinio disse...

Tudo blz Fernando!!!
Obrigado pela recomendação!!!
Parabéns pelo blog!!

Bárbara Marinho disse...

Olá Fernando,

Estou escolhendo os eletrodomésticos para o meu apartamento que tem 42m². Eu e meu noivo nos interessamos por uma Lava e Seca o que facilitará bastante a nossa vida. Qual modelo você indica uma vez que pretendo lavar edredom casal ou queen?
Me interessei bastante pela Electrolux LSE09...ela atenderá minhas expectativas? As roupas saem secas mesmo?

Obrigada pelo blog!
Uma maravilha!!!

Fernando Ricci disse...

Olá Bárbara, tudo bem?

A lava e seca Electrolux LSE09 é uma excelente lava e seca e eu a recomendo muito aqui no blog. Ela seca as roupas sim, desde que respeite a capacidade de secagem do equipamento, que é de 5,5kg de roupas. Então sempre que for colocar uma carga para lavar e secar não poderá ultrapassar 5,5kg. Porém ela não lava nem seca edredons queen, somente de casal.

Para edredons queen a lava e seca tem que ter no mínimo 10kg de capacidade.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Anônimo disse...

Fernando estou em duvida entre a Lava e Seca 10,5 kg Eco Turbo LSE11 - Electrolux, e a Lavadora e Secadora de Roupa 10Kg, LG - WD1410RD, qual vc recomenda?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Entre os dois modelos eu recomendo a LG WD-1410RD.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

LUCIANE disse...

Olá, quem bom q tem pessoas como vc que dispendem de seu tempo para tirar dúvidas de desconhecidos!!
Gostaria q vc me ajudasse na escolhe entre:
sansung lava e seca wd 9102 - 10kg
electrolux ecoturbo trw12 lava e seca - 12 kg
lg elf wd lava e seca - 11kg

gostaria de registrar que minha mae tem um LG dessas novas, mas q nao seca, e eu acho q nao lava tao bem, nao sei se devido a economia de agua, pq uma velinha anterior (continental/porta frontal) usava bastante agua e as roupas saíam limpíssimas.
Desde já agradeço a atencao!
Luciane

Fernando Ricci disse...

Olá Luciane, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

Eu recomendo a lava e seca Samsung 10,5kg (WD9102RNW) ou a LG Elf 11kg. Estes dois modelos utilizam maior nível de água na lavagem e nos enxagues se comparadas com as lavadoras LG, principalmente a Samsung WD9102.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando achei o máximo esse seu blog, ajuda muita gente.Parabéns!A minha dúvida é a seguinte eu comprei a LSE09 Eletrolux, mas como ainda não me mudei (recém casada rs)eu não procurei saber sobre a instalação, seria uma pessoa qualificada ou nós mesmo que instalamos? É pq tem dois tipos de mangueira agua quente e agua fria, vc saberia me dizer como seria isso? Aguardo resposta.Lorrana

Fernando Ricci disse...

Olá Lorrana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

A instalação da LSE09 não necessita de uma pessoa qualificada. Basta seguir as orientações do manual de instruções.

Sobre as entradas de água quente e fria, caso você tenha somente água fria na residência pode conectar somente uma mangueira na entrada de água fria (COLD) e deixar a entrada de água quente (HOT) sem conectar nada. Neste caso sempre que for selecionada uma temperatura de lavagem diferente de FRIA a lava e seca aquecerá a água automaticamente.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Olá Fernando.

Parabéns pelo blog é ótimo. Fernando estou querendo trocar minha lavadora. Estou pensando na compra da Eletrolux LSE 09 ou a Panasonic 12Kg. Uma tem a vantagem de secar. O que você acha? Em questão de conservação dos tecidos que qual seria a malhor? Não penso em lavar edredons e cobertores nelas.

Viniicius

Fernando Ricci disse...

Olá Vinicius, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Tanto a Panasonic 12kg como a Electrolux LSE09 são excelentes e preservam os tecidos.

A Electrolux LSE09 tem as vantagens de secar, de ter opção para lavar com água quente e de gastar menos água e insumos (sabão e amaciante) por ser frontal.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

ivan disse...

Ola Fernando, parabens pelo blog, comprei uma electrolux lse09, mas pobre nao tem sorte mesmo e acho que veio com defeito... a porta travou e nao abre mais, e ta fazendo uns estalos mesmo estando desligada no botao, apenas ligada na tomada. Apesar de eu achar a apresentaçao do produto excelente, vou ligar na assistencia pra receber a visita do tecnico... volto a postar quando o problema for sanado, abraço!

Débora disse...

Olá, fernando.Estou quase decidida em comprar a lava e seca electrolux 9kg. Está com um preço bom. Queria saber a tua opinião, pois pretendo lavar edredom de casal nela. Li o manual e diz que pode,mas nem sempre é a real... Pode me ajudar?
Parabéns pelo blog. Muito legal!

Bruno Magão disse...

Caro Fernando, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa do blog. Andei muito por essas paginas antes de tomar a decisão de comprar uma LSE09. Realmente tem um tamanho muito bacana para atender a nós(eu, minha esposa e o bebe que esta chegando). Mas surgiu um problema desde a primeira lavagem, que acredito ser algum defeito. Ela vibra muito quando inicia o processo de centrifugação e piora bastante quando começa a secagem. Mas eh muuuuito mesmo! Ela chega a sair do lugar, não é algo normal. Alguma dica ou orientação?

Fernando Ricci disse...

Olá Débora, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lava e seca Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09) é uma excelente lava e seca e eu a recomendo muito aqui no blog!

Ela lava e seca edredons de solteiro e casal.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ivan, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu conheço bem essa história que de alegria de pobre dura pouco, viu! rsrsrs...

Brincadeira à parte, a LSE09 não tem apresentado alto índice de defeitos, porém, como todo equipamento, aparelhos eletrônicos estão sujeitos a falhas.

Por gentileza, me mantenha informado sobre o caso.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Bruno, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te ajudado na escolha da lava e seca.

Realmente não é normal essa vibração excessiva que você cita no funcionamento a sua LSE09, muito menos ela sair do lugar na centrifugação.

Você seguiu todas as orientações de instalação que constam no manual de instruções? Você retirou os 4 parafusos traseiros de transporte? Você nivelou a lava e seca e ajustou os pés para que ela fique bem firme no piso?

Se estiver tudo ok e ainda assim o problema persistir, solicite a troca da lava e seca junto a loja onde a comprou (se ainda estiver dentro do prazo de troca) ou acione a assistência técnica.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando, muito bom o seu blog. Parabéns!

Comprei a Electrolux LSE09 e estou na dúvida quanto à instalação hidráulica. Li sua resposta para a Lorrana, mas não sei se preciso tapar com algum plug a entrada de água quente ou simplesmente deixá-la sem instalação mesmo (não terá vazamentos?). Se eu ligar as duas entradas com água fria, através de um "T", o rendimento será melhor? Só tenho uma torneira simples de água fria. A pressão aqui no meu apartamento é muito boa.

Obrigado pela ajuda.
Alfredo

Fernando Ricci disse...

Olá Alfredo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sobre a instalação da LSE09, se você tiver somente água fria na residência basta conectar somente ma mangueira na entrada COLD atrás da lava e seca. Instalar duas mangueiras de água fria não mudará em nada no rendimento da lava e seca.

Você não precisa tampar a entrada HOT e não ocorrerá nenhum tipo de vazamento por essa válvula. O que você precisa tampar são os 4 buracos que ficarão quando retirar os 4 parafusos traseiros. Para tampá-los utilize os 4 tapa-furos que acompanham o produto.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Ajudou muito, Fernando.

Uma informação simples que deveria estar no manual, porque gera muitas dúvidas.
Sua explicação não poderia ser mais clara.
Ainda bem que há pessoas como você para nos esclarecer.

Muito obrigado!

Abraços

Alfredo

Anônimo disse...

Olá Fernando, Parabéns pelo blog!
Estava completamnete perdida na escolha da minha máquina, mas agora ví uma luz!!
Pretendo comprar uma lava e seca, porém havia visto mtos comentários ruins sobre elas, agora aqui ví mta coisa boa principalmete sobre a LSE09,na minha casa, somos eu, meu marido, e meu filho.Acredito que tenham outras que são boas tb!Me de sua opinião, hj qual lava e seca vc compraria?!
Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lava e seca!

Atualmente existem vários modelos eficientes de lava e seca.

Hoje eu compraria:
- Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854);
- Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09);
- LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD).

Elas estão na minha ordem de preferência, mas isso não significa que a 2ª e a 3ª citadas não sejam eficientes.

Estou indicando três marcas diferentes pois recomendo que você adquira uma marca que tenhas assistência técnica na cidade onde mora.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá, Fernando,
Parabéns pelo seu excelente blog
Já fiz uma pergunta, mas não consigo visualizá-la, então vou perguntar novamente. A Samsung lava e seca de 8,5 kg é silenciosa? É verdade que as roupas encolhem muito nas lavadoras e secadoras, independente da marca? Que tipo de roupas podem ser secas?
Muito obrigada pela atenção!
Rita

cleilda Benjamin disse...

Gostaria de saber mais informações sobre a eco Bublle da samsung 8,5kg, ela é realmente tudo o q diz no anuncio? Obrigada, aguardo sua resposta

cleilda Benjamin disse...

A lava e seca da samsung eco bublle, é realmente boa?

Anônimo disse...

Olá, Fernando.
Gostaria de sanar uma dúvida contigo, se for possível. Aqui em casa temos uma eco turbo de 9kg. Ótima lava e seca porém em algumas lavagens ela solta espuma e água por um orifício que fica atrás próximo às duas entradas de água. Molha a área de serviço toda. Gostaria de saber o porque disso acontecer, se é a máquina ou nós que estamos usando errado. Obrigado e parabéns pelo blog.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lava e seca Electrolux LSE09 possui um respiro localizado na parte traseira e quando exageramos na quantidade de sabão e ela forma muita espuma na lavagem, o excesso de espuma vaza por esse respiro. O que recomendo é dosar corretamente o sabão e evitar que forme muita espuma na lavagem (o ideal é que forme no máximo 1 dedo de espuma).

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Cleida, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Nada é tão perfeito como nos anúncios e propagandas. O que posso te dizer é que a Eco Bubble 8,5kg (WD0854) é uma lava e seca muito eficiente. Inclusive eu a recomendo muito aqui no blog.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando, ainda continuo procurando minha lava e seca, e até deixo seu blog aberto pra sempre entrar e pesquisar. Hoje estive numa loja Ponto Frio e vi esta lava e seca eletrolux LSE09, por R$1.999,00 (preço que, segundo o vendedor, vale apenas por hoje!rsrs). Estava olhando, antes, a LG ELF 12596 ou a Samsung de 11kg que vc indica e que não acho em lugar nenhum. Enfim, qual a melhor opção? Esta eletrolux consegue lavar um cobre-leito queen (que é equivalente a uma manta, e não a um edredon)? Obrigada, Cíntia

Fernando Ricci disse...

Olá Cintia!

Esses vendedores adoram contar piadas! rsrsrs...

A Electrolux LSE09 lava/seca cobre-leito queen sim.

Eu tenho um link promocional do site Fast Shop onde a LSE09 está saindo à vista por R$1.949,00. Caso tenha interesse me envie um e-mail (lavadorasderoupas@msn.com) que te retorno com o link.

Abraços.

rodrigo leinig disse...

compramos uma electrolux lse09 la e seca e esta vazando agua por um furinho que tem atras em cima no meio da lavadora , gostaria de saber que buraco é aquele e porque esta vazando espuma(agua) por ele?

Anônimo disse...

Fernando, obrigado pelas dicas e pelo link promocional.
Eu ia fechar hoje pelo link promocional da fastshop, mas SOMENTE HOJE, direto pelo site www.fastshop.com.br, esta saindo a R$ 1.906,33(+ R$ 10,00 Frete para minha região).
Achei que seria legal compartilhar esta informação com os demais.
Obrigado.
Felipe

Nayara Gnoato disse...

tb estou com esse problema, e o motor está com cheiro de queimado... pode ter entrado água no motor???

Anônimo disse...

Olá Fernando, meu nome é Christiane e estou com uma dúvida com a Eletrolux LSE09, quando coloco para secar as roupas, tanto no programa lavagem + secagem, quanto no só secagem, a máquina de por exemplo de 1 hora que coloco para secar, ela centrifuga 15 minutos e seca 1h e 45min, acho que isso não é normal, a minha irma tem uma LSE11 e veio aqui em casa para me ensinar a usar a máquina e ela disse que a dela não fazi isso, até porque nem tem sentido, tipo, eu coloco as toalhas que acabamos de tomar banho para secar por 1 hora, a minha irmã disse que é só acionar secagem, tempo, 1hora e iniciar que ela já começa a secar, mas a minha começa a centrifugar por 15 minutos e depois seca por 1 hora e 45 min, como pode ? Pois as toalhas, não estão molhadas o suficiente para centrifugar. E outra coisa, vamos supor que eu coloque as roupas para secar no varal e só depois de quase secas coloco na secadora para terminar de secar, ela centrifuga ??? Pode me ajudar ?? Minha irmã acha que a máquina está com problema pois isso não tem lógica, mas como a dela é diferente da minha, será que o funcionamento difere ? Aguardo sua breve resposta, Obrigada

politicanoar disse...

Ajuda... fui tirar os 4 parafusos de transporte e acontece que em dois deles uma rosca de plastico branca caiu dentro do buraco... e agora como faço para tirar ou deixo lá?

Unknown disse...

Oi meu Nome é danielle tenho uma eletrolux 12 lts turbo secagem ela ta dando um defeito ela dá 3 bipes e desliga sozinha ñ faz nada ao precionar o botão liga ela apita e desliga.então pra arrumar é muito caro tô querndo dá uma apértada e comprar outra oque vc acha??

Bazar Rock Chick disse...

Boa noite,pessoal.
A minha tambem está com o mesmo problema na porta..vim buscar informaçoes pois estou estreando ela,rs
será q fiz algo errado??
outra coisa no cilclo normal a roupa saiu umida não secou totalmemte...

Unknown disse...

Olá Fernando, gostei muito do blog e é um otimo centro de informações, parabéns.
Estou na duvida entre comprar uma LG WD1485 ou a Eletrolux LSE09, tenho duvidas quanto as lavagens, se existe diferenças na qualidade das lavagens de roupas, se alguma delas salta os fiapos das roupas; pois minha mãe possui uma maquina com tampa superior e o filtro de fiapos e a dela não é eficiente, então gostaria de saber se esses modelos tem o filtro eficiente. Acredito que não usarei a opção de secagem, ja que o sol da Bahia é forte o ano todo rsrsr.

Grato,

Rômulo Zogaib.

Fernando Ricci disse...

Olá Rômulo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As lavadoras frontais não formam fiapos e não necessitam de filtro pega fiapos.

Tanto a LG WD1485 como a Electrolux LSE09 são muito eficientes na lavagem.

Que bom que você normalmente não usará a opção secagem. A conta de energia elétrica agradece!

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Danielle, tudo bem?

Pelo que você relata a sua LTS12 está com problema na placa eletrônica.

A placa eletrônica da LTS12 custa + ou - R$120,00 (o preço varia para cada região). O problema é saber quanto um técnico cobrará para trocar a placa.

Acredito que seja interessante acionar um técnico para fazer o orçamento de quanto ficará o reparo da sua lavadora. De repente compensa consertá-la ao invés de comprar uma nova.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Bom dia Fernando tudo bem contigo?
Achei muito interessante o seu blog e possuo uma maquina de lavar roupa Continental Evolution 13 Programas a qual possui aproximadamente 12 anos nunca nos deu problema.
Mas devido ao tempo de São Paulo estou pensando em troca-la por uma da Samsung a qual me parece o melhor custo beneficio. Vale a pena trocar a fiação para 220 v ou pode ser 110 qual a diferença em performance e economia. Preciso trocar a torneira para uma dupla ou um Y resolve o caso das duas entradas de agua.

As lava e seca da Samsung só tenho visto na Fast shop e com propaganda de IPI reduzido se elas são importadas tem essa redução do IPI?
Por ser 2 adultos e 1 criança acredito que a de 8,5 Kg resolve.
Qual a diferença além da capacidade de kg ( essa Eco Bubble faz alguma diferença) entre as :
Lavadora e Secadora 8,5 kg Samsung com Eco Bubble, Diamond Drum, Cor Branca - D0854W8E


Lavadora e Secadora de Roupa 10,4Kg com Display Digital / Sistema Air Wash / Branca - Samsung - WD9102RNWXAZ



Lavadora e Secadora de Roupa Samsung WD136 13Kg com 11 Programas de Lavagem, Eco Bubble, Air Wash, Diamond Drum, Cor Branca

Antecipadamente agradeço a ajuda.
Abraços
André

Rubi disse...

Boa noite Fernando!

Seu blog foi excelente para me ajudar a tomar uma decisão de compra.
Semana passada eu comprei uma Electrolux Ecoturbo e preciso dizer, foi a melhor compra que eu fiz em séculos. Ela é a excelente!!!! Eu estava em dúvidas entre a Electrolux e a Samsung, acabei optando pela primeira.
Já utilizei todos os programas que pude, pois deixei muitas roupas para testá-la. Instalando direitinho e usando de acordo com o manual, o produto excede as expectativas. Abraços.

Unknown disse...

Olá Fernando,

Recentemente fui informado de que as lavadoras Samsung não seriam recomendáveis pelo fato de existirem pouquíssimos pontos de assistência técnica.

Saberia você informar algo a respeito.

Obrigado,

Cezar

Fabiana Cesquim disse...

Olá Fernando, tudo bem? Seu blog continua ótimo, é um serviço excelente que vc presta à comunidade. Comprei uma lava e seca Electrolux LSE09, e no primeiro uso ocorreu o erro H7 em certa altura da secagem, vc sabe o que é? bjs e parabéns,

Fabiana.

Fernando Ricci disse...

Olá Rene, tudo bem?

Isso que está acontecendo são resíduos de sabão e amaciante que se acumularam no interior da lavadora e agora estão se desprendendo e grudando nas roupas.

Para tentar solucionar o problema faça a limpeza interna da lavadora: com a lavadora vazia, despeje 1 litro de água sanitária dentro do cesto, selecione nível alto de água e o programa Lavagem Completa e deixe a lavadora encher de água e iniciar o funcionamento. Desligue a lavadora e deixe ela de molho durante a noite toda. No dia seguinte, ligue a lavadora selecionando o nível alto de água e o programa Lavagem Completa e deixe ela fazer o ciclo completo. Se após esse procedimento o problema persistir, deverá acionar um técnico de confiança para que ele faça a limpeza interna manualmente, retirando o cesto da lavadora.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiana, tudo bem?

Fico feliz em saber que gosta do blog!

O erro H7 na LSE09 acredito que seja referente a falha no termostato que controla a temperatura interna da lava e seca durante a secagem para que não haja superaquecimento.

Você já agendou uma visita junto a assistência técnica da Electrolux para avaliação do equipamento?

Por gentileza, me mantenha informado sobre o caso.

Abraços.

Gabriela disse...

Olá, Fernando!
Já faz algum tempo que frequento o blog, olho pesquiso, mas acabo sempre desistindo de comprar pelo preço das lava e seca.
Tenho uma lavadora Brastemp com tampa superior novinha (menos de 3 anos de uso). Ela é super boa, mas tem um defeito terrível, as roupas enchem de pelinhos...

Agora estou esperando bebê e preciso de uma secadora. Fico na maior dúvida se invisto apenas numa secadora ou se invisto pesado e troco de uma vez por uma lava e seca.
Dei uma olhada na tua lista de preferidas e tenho algumas dúvidas...
- Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854);
- Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09);
- LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD).
Estas 3 máquinas gastam muita energia. Por exemplo, pra quem lava umas 4 a 5 roupas na semana e seca eventualmente, qual o impacto na conta de luz?
Elas não encolhem mto a roupa na secagem? (tem diferentes temperaturas para selecionar?)
Elas tem um sistema de filtragem realmente eficiente? Minhas roupas escuras não vão encher de pelinhos? :)
Para a minha família (eu, meu marido e bebê pequeno) em uma cidade do sul do país onde faz mto frio, mtos dias nublados e mta umidade, qual a máquina ideal?
Obrigada pela atenção!

luciaba disse...

Olá, primeiramente venho lhe parabenizar pelo blog é otimo, mas meu marido e eu tivemos uma proposta de comprar uma lava e seca Brastemp de inox 7k BW524 .que é de demostração de uma loja, e esta com um probleminha no funcionamento,na hora de centrifugar ela vasa um pouco de aguá, ela disse que para arrumar é coisa simples, gostaria de saber da sua opinião pq estou mesmo precisando de uma, ainda mas pq não teno onde secar roupa e acabei de tr bebê.
att.Luciana

Fabiana Cesquim disse...

Olá Fernando, estou retornando aq para informar que o erro H7 não ocorreu mais :), acredito que tenha acontecido por causa de erro na instalação hidráulica, que foi realizada segundo o Manual, que diz: "Havendo uma torneira com dupla saída, mesmo sendo apenas água fria, conecte as mangueiras uma em cada entrada de água, indicadads como COLD e HOT na parte posterior do produto."
Li sua instrução no blog para conectar somente a mangueira de água fria e ignorar a outra, deu certo! a máquina está funcionando muito bem, nem chamei o técnico. Obrigada por seus comentários e atenção que dispensa ao seu blog.

MARIA RITA disse...

Olá FERNANDO, bom dia!

Estou em duvida para comprar a LSE09, pois preciso lavar edredon de cama QUEEN SIZE, o que você me sugere?

Fernando Ricci disse...

Olá Gabriela, tudo bem?

Fico feliz em saber que em saber que acompanha o blog!

As lava e seca não consomem muita energia. O consumo na secagem é idêntico ao consumo de um ferro elétrico. Usando 5x por semana para lavar e secar o impacto na conta de luz é de em média R$15,00 (o valor varia de acordo com a região por conta da variação de preço de kWh).

Selecionando a opção de secagem correta elas não encolhem as roupas (também é necessário olhar as instruções de lavagem e secagem na etiqueta das roupas).

AS lavadoras frontais e lava e seca frontais não dispõem de filtro pega-fiapos porque para esse sistema de lavagem ele não se faz necessário porque o desgaste dos tecidos é muito menor.

Os três modelos que você citou são os que eu mais recomendo no blog. Qualquer uma delas atenderá suas necessidades com tranquilidade.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luciana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu particularmente não recomendo as lava e seca Brastemp Ative! 7kg aqui no blog. Elas são muito problemáticas e praticamente descartáveis e tem a manutenção super cara. Se eu já não recomendo a compra de uma nova, o que dirá de uma com defeito.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiana, tudo bem?

Fiquei super feliz em saber que a sua LSE09 está funcionando corretamente e nem precisou chamar um técnico!

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

pois é fernando depois de ler muito seu blog desisti das frontais e fiquei em 4 opções que considero melhor CxB até o momento. estou entre a LSE09 a WD1410 a ELF e a WD9102 entre as 4 estou tentado pela WD9102 mais pelo consumo 0,14/1,25/128L/94min esses dados são realmente verdadeiros dessa Samsung? e em segundo pela LSE09 pelo preço. Vc disse que a 9102 vai sair de linha em breve e que a WD136 esta no lugar mais muito cara sem chances. Se vc que tivesse que escolher dessas 4 qual vc ficaria e por quais motivos? as 4 tem AT na minha cidade. Vc ainda não recomenda a LSE11. Obrigado Jorge!

Anônimo disse...

ops errei fernando, quis dizer que desisti das Top Load blz abÇ!

Anônimo disse...

Fernando, parabéns pelo BLOG...
Estou decidido a comprar a electrolux 9kg, mas tenho lido algumas reclamações de que quando se lava pequenas peças como meias, as mesmas ficam presas na borracha da porta. VC sabe alguma coisa a respeito disso?

Anônimo disse...

Bom dia

Minha mãe acabou de comprar a lavadora da eletrolux (LSE 09) 9kg e eu fiquei com uma dúvida analisando todos os comentários. É verdade que será necessário um eletricista pra fazer instlação de disjuntor pra poder utilizar a lavadora sem problemas? ou somente ligando na instalação normal (tomada) que tem na lavanderia de casa funcionaria sem problemas?

Desde já agradeço

Anselmo

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As peças de roupa só ficam presas na porta quando o usuário fecha a porta da lava e seca sem empurrar as roupas totalmente para dentro do cesto.

Pode acontecer de peças pequenas como meias entrarem no vão que tem na borracha da porta durante a lavagem. Caso isso aconteça, geralmente a própria lava e seca acaba retirando a meia do vão durante o funcionamento. Mas caso ela não consiga retirar a peça, basta apertar a tecla Pausa e retirar a peça e jogá-la novamente dentro do cesto.

Isso acontece com maior frequência em lava e seca de grande capacidade. Com a LSE09 não tenho conhecimento desse tipo de ocorrência.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Anselmo, tudo bem?

Conforme orientações do manual de instruções, é importante ter um disjuntor instalado próximo a tomada da lava e seca porque elas "puxam" bastante energia quando estão na etapa de secagem e em caso de sobrecarga ou outro problema esse disjuntor desarma para não danificar a lava e seca e não correr risco de incêndio.

Você pode usar a lava e seca sem instalar o disjuntor. Caso faça isso, sempre que for usar a secagem fique de olho se a tomada aquece demais.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jorge, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lava e seca!

Eu ainda não recomendo a LSE11 pelos motivos já citados.

Sobre o consumo de água e energia da Samsung informados no selo do INMETRO são verídicos, desde que utilizada a lava e seca da mesma forma que ela foi utilizada no teste do IMNETRO.

Eu gosto das 4 lava e seca citadas e sempre as recomendo aqui no blog. Se eu fosse comprar uma delas para mim hoje, desconsiderando a capacidade, compraria a LSE09 ou a WD9102. Gosto muito do funcionamento, programas de lavagem, flexibilidade da programação e eficiência de lavagem e secagem de ambas.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Aurélio Penna disse...

Olá Ricci,

Seu blog é ótimo, parabéns pela iniciativa.

Eu e minha futura esposa não estamos querendo errar na lava e Seca por isso estamos entre a 1410 da LG, a Samsung 13Kg WD136 ou LG ELF 11kg WD-12596RD ou mesmo a LSE11 kg da electrolux. Gostariamos de poder lavar um edredon queen size. Acredita que alguma dessas daria conta?

OBrigado
Abraço

Fernando Ricci disse...

Olá Aurélio, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Para atender sua necessidade com tranquilidade e eficiência recomendo a Samsung 13kg (WD136) ou a LG Elf 11kg (WD-12586RD ou RW).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Bom dia!!

Novamente parabéns pelo site e obrigado por todas as dicas e pela atenção com os leitores!

Depois de pesquisar um bocado, fiquei muito em dúvida entre a LSE09 da Eletrolux e a D0854W8E da Sansung. Estão com uma diferença de 200 reais que eu estava disposto a pagar. Porém pouco antes de eu fechar a compra, li diversos comentários dizendo que a 0854W estava passando pelo erro HE2. Achei que a problemática fosse a WD8854... Você tem ouvido reclamações de HE2 na 0854W? Vale a pena arriscar nela ou é melhor ficar com a LSE09...? Socorro!!

Paulo Bellini disse...

Levado pela ótima experiência que tive com minha "dupla" de lavadora e secadora da Electrolux, comprei a nova Ecoturbo LSE09. Que decepção!! A máquina é muito demorada e o cheiro que fica na roupa é horrível. Nem adiantar colocar amaciante, que o cheiro sai totalmente, ficando apenas o cheiro ruim da lavadora. Fora que ela encolheu um monte de roupas minhas. Ai que saudade de minhas velhas companheiras de lavar e secar, que nunca me deram um probleminha sequer.

Leandro Javilaski disse...

Fernando, comprei a máquina Eletrolux LSE09 estou contente com a maquina além de linda, moderna, muito eficiente na limpeza, no começo tive problema com o cheiro das roupas também, não ficavam com cheiro nem amaciante nem de sabão, ou melhor com cheiro de roupa limpa, situação que resolvi comprando o amaciante concentrado Downy (recomendo o azul).
Raramente uso o modo de secagem, e hoje resolvi secar e apareceu o código H7, simplesmente parou.
No manual não consta esse codigo, a fabrica já passou qual melhor procedimento tomar diante deste codigo que nem foi informado por eles?
Por favor me fale se teve algum caso e qual foi a melhor resolução....
Abraços!!!

Larissa disse...

Olá Fernando, td bem?
Tenho uma lava e seca Electrolux LSE09.

Não sei o que acontece..pq qdo lava pouca roupa..acaba vazando agua.
EU uso o Omo liquido pra lavar roupas. Sempre coloca uma tampinha.
Pensei que poderia ser isso: mto sabao pra pouca roupa.
A impressao que dá é que faz mta espuma aí vaza.
Qdo lava mto roupa isso nao acontece.
Vc tem ideia do que pode ser?

Obrigada

Larissa

Fernando Ricci disse...

Olá Leandro, tudo bem?

Fico feliz em saber que está satifeito com a LSE09!

O erro H7 na lava e seca Electrolux LSE09 informa problema no termostato de segurança da resistência de secagem.

A solução é acionar a assistência técnica para que eles façam a troca do termostato.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Larissa, estou bem e você?

O motivo do vazamento é exatamente excesso de sabão que acarreta em excesso de espuma e roupas duras e ásperas.. Essa lava e seca tem um respiro traseiro e quando exageramos na quantidade de sabão e forma espuma em excesso durante a lavagem a espuma vaza por esse respiro e pinga água no chão.

O Omo Líquido é excelente inclusive eu o uso bastante, mas é uma fábrica de espuma e para as lavadoras front load quanto menos espuma formar, melhor é a eficiência de lavagem.

Para lavar cargas menores recomendo diminuir a dose para meia tampa ou até menos (dependendo da quantidade de roupas).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Rodrigo Weber disse...

Fernando, parabéns pelo blog.

Depois de ler vários comentários estou decidindo pela Lave e Seca Electrolux ELS09. Somos uma família com 3 adultos e um bebe, mas é provável que tenhamos mais um filho, somando 5 pessoas. Se você puder , por gentileza me responda,

1) Esta maquina estaria bem dimensionada para nós?
2) Tenho tomadas de 220 e 110 V na lavanderia, qual seria melhor?
3) O preço está em R$2051 na Fast Shop? Compatível? Qto custaria pela sua loja do FB?
4) Preciso comprar a Garantia Estendida + 24 meses custa R$471.
5) Você recomendaria alguma outra marca e modelo?

A propósito, não consegui encontrar sua loja no FB.

Abraços, Rodrigo Weber

... disse...

Oi Fernando
vc tem algum cupom de desconto para a aquisiçã da lse09 ou da lg elfwd?
Abraço!

Renan disse...

Olá...

Gostaria de saber se essa máquina Electrolux LSE 09 estão saindo de linha???

Qual lava e seca você me aconselharia a comprar hoje???

Pergunto sobre essa lse 09, pois consegui uma pelo preço de R$ 1.887,00...

É um bom preço? ou achas que eu deveria apostar "minhas fichas" em outra lava e seca???

Renan

josy souza disse...

oii fernando boa noite,adorei o seu blog me ajudou muito.comprei uma eletrolux eco turbo 9kg(lse09)usei pela primeira vez hoje as roupas ficaram super limpas e e bem sequinhas,espero nao ter nenhum problema com ela.bjosss

Unknown disse...

Fernado, primeiramente gostaria de parabenizar voce pelo seu blog, ajudou eu e minha esposa a escolher esta maquina.
Estamos gostando dela, porem temos duvidas quanto a realização de lavagens mais eficientes com a máquina, hoje tentamos usar o ciclo tira-manchas, porem mesmo usando OMO com Vanish, percebemos que as manchas de colarinho não saem.
Que produtos e modo de lavagem voce recomenda utilizar para reduzirmos esse problema?

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo Weber, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lava e seca!

Vamos as respostas para as suas perguntas:
1) Ela atende uma família de 5 pessoas.
2) A melhor é a 220V. A potência da resistência de secagem é maior e a secagem é mais rápida e mais eficiente.
3) O preço está bom. Tenho um link promocional do site Fast Shop que ela está saindo à vista no boleto por R$1.959,00. Infelizmente na minha loja do FB ela está saindo bem mais caro.
4) Acho interesante a garantia estendida porque nunca sabemos quando o equipamento apresentará defeito. O preço de R$471,00 por +24 meses está excelente. A troca da placa eletrônica, por exemplo, custaria no mínimo R$400,00.
5) Além dela, te recomendo a LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD), a Samsung 10,5kg (WD9102RNW) e a LG Elf 11kg (WD-12596RW).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Tenho sim um link promocional que tem os modelos LSE09 e LG Elf 11kg. Envie um e-mail para lavadorasderoupas@msn.com.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Renan, tudo bem?

A Electrolux LSE09 não está saindo de linha. Eu a recomendo porque ela é uma lava e seca muito eficiente e o preço que você conseguiu está excelente.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Josy, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog, que ele te ajudou na escolha da lava e seca e que você está gostando da LSE09!

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luiz Gustavo, tudo bem?

Fico feliz que tenham gostado do blog e em saber que ele ajudou na escolha da lava e seca!

Para remover manchas de colarinho com eficiência recomendo usar sabão líquido de boa qualidade (Omo, Ariel, Brilhante ou Ace), meia medida de tira manchas em pó (Vanish, Vantage, Inglesa Facilita, Minuano, etc...). Selecione o programa Tira Manchas, altere a opção de lavagem para Normal, a temperatura para 50ºC, 4 enxagues e centrifugação 1400 RPM. Passe sabão líquido diretamente nas manchas e não exagere na quantidade de sabão utilizada porque para que a lavagem seja eficiente deve formar pouca espuma.

Use a lava e seca da forma acima e depois me conte o resultado.

Ficarei no aguardo.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando,

Muito obrigado pelas informações.
Você poderia me enviar o link com a promoção da fastshop para a LSE09?

rodrigoweber@hotmail.com

Abraços e obrigado, Rodrigo

... disse...

Oi Fernando
depois de muitas duvidas acabei comprando a LSE09. ela já chegou e estou testando hoje. Ela lavando é bem silenciosa,mas achei que na centrifugação de 100 rpm ela é muito barulhenta. Será que é assim mesmo? será que fiz algo errado?Meu marido disse que a instalação esta correta, mas quiz deixar a base de isopór por enquanto, será que é por sisso ou a centrifugação dela é barulhenta mesmo? quando mandar ir a 1400rpm então a rua inteira vao ouvir...meu Deus e quando minha bebe estiver dormindo??? me ajude por favor...è assim mesmo???programeu lavagem normal+ 2 enxagues+ 1000 de centrifugação para 4 lençois e 6 fronhas de casal. Me ajude!!!!!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Pelo amor de Deus!!!!! Retire a base de isopor da lava e seca!

Os 4 parafusos traseiros e a base de isopor são para proteger o equipamento durante o transporte. A lava e seca nunca deve ser usada com os parafusos nem com a base de isopor.

Depois me conte como está o barulho da centrifugação.

Abraços.

victorcarvalho03 disse...

Olá!
Amigo, minha mãe comprou uma Electrolux eco turbo de 9kg e estamos tendo uns problemas com ela:

1° A máquina tem dado erro nos programas praticamente todas as vezes que lavamos roupa. Já experimentamos colocar pouca roupa, do mesmo tipo e mesmo assim ainda acontece.
2° por algumas vezes algumas roupas saíram manchadas e ná última que fizemos, as roupas saíram com pontinhos cinzas(quase pretos). Detalhe: as camisas eram brancas. Gostaria da ajuda do blog para tentar descobrir o que está acontecendo. A máquina está em um lugar plano como manda o manual

Abraço!

Fernando Ricci disse...

Olá Victor, tudo bem?

Há quanto tempo vocês tem essa lava e seca?

Qual é o erro que ela apresenta durante o ciclo?

Vocês tem o hábito de fazer mensalmente a limpeza interna executando o programa Auto Limpeza de acordo com as orientações do manual de instruções?

Fico no aguardo para poder ajudá-lo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Luiza Zanatta disse...

Olá Fernando, será que pode me ajudar?
Adquiri recentemente a lava e seca LSE 09 e estou enfrentando o seguinte problema.. quando a maquina faz o enxague com amaciante.. o compartimento do amaciante fica cheio de agua com restos de amaciante.. como não tivesse saido todo o amaciante.. vc saberia me dizer o que pode ser isso?
Atenciosamente, aguardo resposta

Fernando Ricci disse...

Olá Luiza, tudo bem?

É normal ficar água e resíduos de amaciante no compartimento do dispenser de todas as lavadoras e lava e seca. Isso pode ocorrer porque o amaciante é muito viscoso e/ou porque a pressão da água é fraca na torneira onde está conectada a lavadora/lava e seca.

O que eu recomendo é usar amaciantes concentrados ralos (Downy, Comfort Concentrado, etc...)

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

victorcarvalho03 disse...

Olá Fernando!

Temos a máquina a uns 4 meses. Costumo fazer a limpeza, admito que não exatamente de 30 em 30 dias.
Todas as vezes que colocamos a máquina pra lavar ela dá o erro "IE" e o amaciante não desce.

Desde já obrigado!

Hygoor Jorge disse...

Olá Fernando, estou com o mesmíssimo problema que o Rodrigo Leinig. Tenho uma LSE 09 e já estou usando a 2 meses. Hoje quando fui lavar começou a vazer água/espuma por um buraco no alto na parte de trás no meio da máquina. O que pode ser isso?

Fernando Ricci disse...

Olá Victor, tudo bem?

O erro IE é referente a entrada de água. A pressão da água na torneira onde está ligada a lava e seca é muito fraca?
Essa lava e seca tem um filtro telado na válvula de entrada de água. Desrosqueie a mangueira de entrada de água da parte de trás da lava e seca e verá que dentro da válvula tem uma peça de plástico branca com uma telinha de metal (que é o filtro telado). Puxe esse filtro para fora, faça a limpeza do mesmo e recoloque-o.

Depois me avise se resolveu o problema.

Ficarei no aguardo.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Hygoor, tudo bem?

A LSE09 vazou água/espuma pelo respiro porque você exagerou na quantidade de sabão utilizada na lavagem. Eu fiz um vídeo e publiquei no Youtube da LSE09 vazando água/espuma por esse respiro e explicando que a culpa é do usuário.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

victorcarvalho03 disse...

Fala Fernando!

Retirei o filtro, lavei e recoloquei...Deu erro
Retirei o filtro para diminuir a queda de pressão...deu Erro
A pressão aqui realmente não é muito boa (vem da caixa d'água). O que você recomenda?

Obrigado!

... disse...

Olá Fernando
Retiramos a base de isopor e o barulho melhorou 100%
Agora estou com os seguinte problemas:
-Na hora da centrifugação a maquina esta saindo do lugar
-Quando uso a a secadora por tempo aparece o codigo FAn e fica girando e apagando c3 fo
-O dispenser de amaciante fica cheio de agua e sempre uso no nivel indicado
Tenho 3 perguntas tambem:
Existe pes para esta maquina??? ela é um pouco baixa e proxima demais do chão...
existe capa protetora para ela?
è possivel retirar a gaveta de sabão e amaciante??/ Tentei e não consegui retira-la...
Por favor responda minhas duvidas e me ajude com os problemas da maquina, ela é uma boa maquina, robusta, lava super bem e não estraga as roupas, mas gostaria de resolver estes probleminhas dela pular, do dispenser de amaciante e do codigo que surge no final da secagem...
aguardo
abraço
Alessandra

Fernando Ricci disse...

Olá Victor!

Me tire uma dúvida: O erro IE aparece somente no último enxague?

Fico no aguardo.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Alessandra!

Vamos as respostas para as suas dúvidas:

-Na hora da centrifugação a maquina esta saindo do lugar
RESPOSTA: Você retirou os 4 parafusos traseiros? Os pés foram regulados e estão firmes no chão dando estabilidade para a lava e seca?

-Quando uso a a secadora por tempo aparece o código FAn e fica girando e apagando c3 fo
RESPOSTA: Quando aparece a mensagem FAn significa que a temperatura interna está alta e a lava e seca está fazendo o resfriamento para que as roupas atinjam uma temperatura que você possa abrir a porta e retirar as roupas em correr o risco de se queimar. Isso é normal.
Quando ela fica girando um desenho que parece C3 significa que a secagem terminou e ela está fazendo o Anti-rugas e essa etapa dura 30 minutos. Você não é obrigada a esperar. A qualquer momento você pode apertar Início/Pausa e retirar as roupas da lava e seca.

-Existe pés para esta maquina??? ela é um pouco baixa e próxima demais do chão...
RESPOSTA: A lava e seca já vem com pés e não é recomendado colocar nenhum outro tipo de pé pois a lava e seca perderá a estabilidade e isso afetará no balanceamento da carga e desgaste do rolamento.

- Existe capa protetora para ela?
RESPOSTA: Existe. Entre em contato com a autorizada Electrolux mais próxima da sua residência e veja se eles tem a capa disponível.

-É possível retirar a gaveta de sabão e amaciante??/ Tentei e não consegui retira-la...
RESPOSTA: Sim. Para retirá-la aperte para baixo a parte lilás onde está escrito MAX e puxe a gaveta para fora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

victorcarvalho03 disse...

Olá Fernando

Não tenho certeza (minha mãe que sempre coloca a máquina pra lavar) Mas acho que as vezes não dá erro logo "de cara" não.

Abraço

... disse...

Muito obrigada pelas respostas Fernando! Estou adorando minha LSE09 e recomendo a compra dela. Consegui retirar a gavetinha e retirar os residuos de amaciante. seria legal que esses esclarecimentos viessem no manual! Ainda bem que temos vc e seu blog para nos ajudar!
abra;o
Alessandra

Fernando Ricci disse...

Olá Alessandra!

Fiquei feliz em saber que está gostando da sua LSE09!

Realmente o manual de instruções das lavadoras e lava e seca deixam muito a desejar, faltando informações importantes.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Bjus e Feliz Ano Novo!

Gleidiston disse...

Fernando inicialmente gostaria de lhe parabenizar pelo site que é fantástico e foi bastante decisivo para minha escolha. Agora vamos ao problema..rs
Tinha uma Consul vertical e decide comprar uma Eletrolux LSE09, a máquina foi instalada ontem em piso plano na área de serviço, alimentação de água e ponto elétrico, tudo ok até a primeira centrifugação...um barulho enorme como se o cesto estivesse fazendo contato com a lateral da máquina, vale ressaltar que está bem posicionada, ajuste do pé alinhado, mas ainda não consegui visualizar problema aparente. Ja tentei contato pelo 0800, passei e-mail para eletrolux e nada.
Qual sua orientação ???

Fernando Ricci disse...

Olá Gleidiston, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

Você retirou os 4 parafusos traseiros de transporte antes de usar sua lava e seca? Caso tenha retirado esses parafusos e ainda assim sua lava e seca está fazendo esse barulho enorme que você relata, ela veio com defeito de fábrica.

Se você a comprou pela internet tem até 7 dias a contar da data de recebimento do equipamento para entrar em contato com a loja onde a comprou e pedir a troca do equipamento ou a devolução e o ressarcimento pelo valor pago (isso está no Código de Defesa do Consumidor).

Se você a comprou em loja física, acho que vale ir até a loja e tentar negociar a troca do equipamento.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

victorcarvalho03 disse...

Boa Noite Fernando!

Qual a pressão mínima de água necessária para a máquina funcionar adequadamente? Confirmei com a minha mãe e ela disse que sempre é no início da lavagem e o amaciante nunca desce.

desde já obrigado

Unknown disse...

Olá Fernando, vc. é o salvador das máquinas de lavar. Qtas, pessoas obtiveram melhorias ! Chegou minha vez: agora em 2013, novas tecnologias, o que eu digo à minha filhota que vai se casar? A máq.lava e seca e para ontem, pois fiquei pensando e a dúvida me trava. Tem que lavar e secar tudo, até ededrons, o apto. é um apto.(sempre morei em casa c/ mui espaço)Ela tem simpatia pela electrolux, mas eu não lí a potência do motor em lugar nenhum. Sempre compro pela potência, mas c/ tanta tecnologia, quero uma que dê certo, ela troca toalhas e lençóis cd. 2 dias, e é um montão de roupas.Vc. que sabe td. do assunto, qual compraria prá sua filha? Pode ser uma que não deixa pelinho ou bolinhas em roupas de poliester, naylon, lã, cores mesclas, que não dê mão de obra, etc.. etc... enfim, uma máquina mãizona. Desejo tb. muita saúde a vc e seus familiares neste novo ano.Com carinho e gratidão, Rose Meire.

Unknown disse...

Fernando,

Primeiramente parabéns pelo blog.
Estou querendo comprar uma lava e seca e vi que você atualmente indica as seguintes marcas/modelos:
Samsung Eco Bubble 8,5 kg (WD0854)
Eletrolux Eco Turbo 9 kg (LSE09)
LG prime 6 Motion 10 kg (WD-1410RD)

Para lavar edredon queen, dessas três somente a LG de 10kg daria? Caso afirmativo, além dessa LG você indicaria alguma outra? Não queria comprar uma máquina muito grande, pois não disponho de muito espaço.
Há alguma desvantagem que você conheça nesse modelo da LG?
Desde já agradeço pela atenção.
Gláucia

Anônimo disse...

acabei de comprar uma lava e seca ecoturbo LSE09. fiz questão de retirar no deposito pois estava com muita pressa.
não consegui usar nehuma vez. já deu ero E6.
estou muito decepcionada. estou com um monte de roupa para lavar e vou tere que esperar até segunda feira para resolver.

Anônimo disse...

olá Fernando, comprei uma LSe09 e esta apresentando um vazamento de agua e sabão na parte de traz, em um botão bco, será que poderia me ajudar ?? obrigado

junior@spaluminio.com.br

Fernando Ricci disse...

Olá Victor, tudo bem?

Para o correto funcionamento da LSE09 a pressão mínima de água é de 50kPa

A instalação da mangueira de entrada de água está correta? Foi conectada mangueira na entrada COLD atrás da lava e seca?

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Rose Meire, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras e felicitações! :) Também desejo à você e toda sua família um 2013 espetacular!

Para lava e seca esqueça a potência do motor. Elas usam motor Direct Drive e todos são muito potentes.

Eu hoje compraria para a minha filha a lava e seca Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12). Ela é sensacional! Tem excelente capacidade, dispenser para sabão líquido, cesto inclinado facilitando colocar e retirar as roupas, opção de adicionar vapor em 8 programas de lavagem removendo com facilidade manchas secas e encardidos além de esterilizar as roupas matando micro-organismos e é a única lava e seca do mercado que lava tênis. Ah e também é uma das únicas que tem opção de deixar as roupas de molho (somente as lava e seca Electrolux tem essa opção).

Caso necessite de uma lava e seca de menor capacidade, recomendo a LG Prime Touch 10,2kg (WD-1412RT). Ela também é um espetáculo!

Rose Meire, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Gláucia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As três lava e seca citadas são excelentes e eu as recomendo muito aqui no blog. Porém nenhuma delas lava/seca edredons queen. Para eles precisa ser uma lavadora 10,5kg ou superior. Como você não dispõe de muito espaço para acomodar a lava e seca (e a 10,5kg já é enorme porque na verdade ela lava 13kg), recomendo comprar a LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RT) ou a Prime Touch 10,2kg (WD-1412RT) e arriscar ver se os seus edredons queen cabem na lava e seca (se o enchimento não for muito volumoso, talvez caiba).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

O erro E6 na lava e seca Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09) informa falha no sensor de travamento da porta. Como você acabou de comprá-la e no primeiro uso ela apresentou problemas, recomendo voltar onde a comprou solicitar a troca da mesma.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Junior, tudo bem?

A sua LSE09 está vazando água e espuma pelo respiro traseiro porque você está colocando sabão em excesso para lavar as roupas. Eu pedi essa lava e seca para a Electrolux exatamente para fazer um vídeo mostrando esse "problema" e explicando que ele é uma falha do usuário. Acesse o youtube e na busca digite "LSE09 vazando" e o primeiro resultado da busca será o vídeo que eu fiz.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá, Fernando, a maquina Electrolux LSE09, posso usar sabão liquido também?

Anônimo disse...

Olá, Fernando, obrigada pelas dicas preciosas. Estou namorando a lava e seca eletrolux eco turbo 9kg. Eis as dúvidas: 1) O vendedor da loja me disse ela lava e seca os 9kg. O manual confirma isso para alguns tipos de roupa. Poderia então encher a máquina e mandar lavar e secar tudo? Quanto tempo dura todo o processo? Por que você diz que ela só seca 5,5kg?
2) Ouvi dizer que esta máquina não tira bolinhas - principalmente se comparada à da LG - ou que eu teria que fazer a limpeza semanalmente, e também que ela deixa as roupas com cheiro ruim. É verdade? 3)Quem vai manusear a máquina é minha funcionária, por isso optei pela eletrolux - achei a LG muito complicada e com custo de manutenção alto. É isso mesmo?
4) Por último: você acha a SAMSUNG 8,5kg melhor? As peças são muito caras? A assistência técnica no ES é eficiente?
Obrigada pela atenção. Tathyana.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Sim, você pode usar sabão líquido na LSE09.

Abraços.

Vanessa disse...

Olá Fernando,

Estava resolvida em comprar uma lava e seca samsung WD0854, mas nao temos assistência em Varginha - MG.. Vc acha que esse motivo já é suficiente para que opte por uma Eletrolux Lse09? Ah vc tem algum link promocional para a lavadora que me recomendar?

yara disse...

Ola boa noite! Obrigada pela resposta. Nao estou encontrando na minha cidade a eco bublle , mas tem a panasonic. Vc me recomendaria essa? Ou alguma outra? Aqui geralmente acho eletrolux, brastemp, consul, e algumas lg. Tenho uma eletrolhx mas acho ela muito barulhenta e nao acho q a roupa saia bem lavada. A panasonic lava colcha queen?

Adalberto disse...

Olá Fernando, parabéns pelo seu blog!

Recebi esta semana a minha LSE09 e imediatamente assisti aos seus vídeos no Youtube e li parte do seu blog.

Infelizmente não encontrei informações sobre a gaveta do sabão: existe alguma finalidade para o compartimento do lado direito? É usado em algum programa de lavagem?

Tenho dúvida também em relação aos tipos de sabão que vc usa: em pó, líquido, amaciante... Percebi que em nenhum vídeo vc usou o mesmo sabão. Que critérios vc usa para determinar qual o sabão a ser usado?

Um abraço

Anônimo disse...

Estou mais conformada em saber que outros usuários tb tiveram os mesmos problemas com a LSE09 ... Comprei antes de ontem, e, hoje paguei R$120,00 para um técnico tirar 4 parafusos de segurança e trocar o dijuntor da tomada!! estou me sentindo lesada.. já na hora que ele ligou o chão ficou inundado de água e ela chacoalha pra caramba na centrifugação... amanhã vou à loja tentar trocar..pois segui todas as instruções do blog e nada =(
Parabéns pelo blog! sucesso Fernando!!!

Anônimo disse...

Boa tarde, estou desesperada será que você pode me ajudar? Comprei uma máquina electrolux lse09 9kg em setembro de 2012, a máquina (pelo menos a minha tem todos esses defeitos) não é nada silenciosa parece que tem um avião dentro do meu apartamento, tem que a cada 10 lavagens fazer a limpeza do filtro que como já postaram é uma mangueira curta e fica difícil achar uma bacia para escoar a água (fora o trabalho né! Cadê a facilidade?), para lavar as roupas tem que colocar pouco sabão ou escorre uma água com sabão e como eu moro em apartamento corro o risco de infiltração para o apartamento de baixo ou mesmo chegar a água até a minha sala e molhar o piso de madeira, até aí tudo bem a gente se adapta mas comprei principalmente para usar a secadora pois não tenho varal dentro de casa e a roupa fica cheirando borracha queimada já tentei colocar pouca roupa, bastante roupa, secagem por tempo, secagem por tipo de roupa e nada continua fedendo sem condições de usar as roupas, chamei um técnico e o mesmo disse sinto muito mas é característica do produto não podemos trocar pois todas tem esse mesmo problema. Sinto que fui enganada pois quando comprei ou até mesmo no manual da electrolux não diz que a máquina LAVA SECA E FICA COM A ROUPA FEDENDO QUEIMADO. Fernando será que você pode me dar alguma dica? Obrigada

Gleidiston disse...

Fernando o problema foi detectado, porém ainda não foi resolvido pela Electrolux. Suporte de Fixação da placa de comando quebrado, desta forma a placa eletrônica ficava entre o cesto e a lateral da máquina, na centrifugação gerando vibração e barulho. Estou aguardando reposição da peça sem poder usar a máquina a 17 dias. Pós venda, assistência técnica deixa muito a desejar, precisam evoluir muito para chegar num patamar aceitável.

Fernando Ricci disse...

Olá Tathyana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lava e seca!

Vamos as respostas para seus questionamentos:

1) Nenhuma lava e seca tem capacidades iguais para lavagem e secagem. No manual da LSE09 está escrito que ela lava 9kg de roupas secas e seca 9kg de roupas úmidas (centrifugadas) que equivalem a 5,5kg de roupas secas. Se você encher a lava e seca e mandar lavar e secar tudo o resultado final será roupas limpas, úmidas e extremamente amarrotadas.
A duração depende da quantidade de roupas, programa de lavagem e opção de secagem escolhidos.

2) Não entendi quando diz que esta máquina não tira bolinhas.
Todas as lavadoras e lava e seca necessitam que seja feita periodicamente a limpeza interna para remover os resíduos de sabão e amaciante que vão se acumulando no interior do equipamento.

3) A LSE09 é realmente muito simples de programar.

4) Tanto a Electrolux LSE09 como a Samsung 8,5kg são um espetáculo. Cada uma tem sua particularidade. Se pudesse juntar as vantagens das duas e montar uma aí criaríamos a lava e seca perfeita.
A manutenção de todas as lava e seca é cara porque elas são importadas.
Não sei falar sobre a eficiência da assistência técnica no ES porque moro em SP.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?

É de extrema importância ter assistência técnica na cidade onde mora. Eu acho sim que é motivo suficiente para você optar por uma Electrolux.
A Electrolux LSE09 hoje está com melhor preço no site www.walmart.com.br do que no link promocional que tenho.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Yara, tudo bem?

Qual o modelo da Electrolux que você tem?

Recomendo sim a Panasonic, ela é um espetáculo! A 12kg lava colcha queen com tranquilidade.

Os novos modelos 12kg da Electrolux estão muito eficientes e silenciosos. Recomendo a Ecologic 12kg (LEC12), Turbo Capacidade 12kg (LT12F ou LT12Q) e Turbo Capacidade Premium 12kg (LTP12 ou LP12Q).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Adalberto, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele e os vídeos do youtube estejam lhe ajudando.

O compartimento I que fica do lado direito da gaveta deverá ser abastecido quando você selecionar a opção Pré-lavar. Quando selecionada essa opção a lavadora faz uma pré-lavagem de 16 minutos para remover a sujeira mais grossa das roupas, solta a água e depois enche de água limpa novamente para fazer a lavagem principal. Quando selecionar a função Pré-lavar o compartimento I deverá ser abastecido com sabão para a pré-lavagem e o compartimento II também deverá ser abastecido pois a lavadora usará esse sabão para fazer a lavagem principal.

Eu não tenho hábito de usar sempre os mesmos insumos porque assim como testo as lavadoras e lava e seca testo também os sabões a amaciantes para identificar qual apresenta melhor eficiência em cada equipamento e qual é melhor para cada tipo de roupa.

Para lavar roupas claras e brancas uso os sabões que considero mais fortes como Omo Progress+ (líquido ou em pó), Ace líquido, Brilhante líquido ou Ariel em pó, sempre coloco uma medida de tira manchas em pó e programo temperatura de lavagem 40ºC ou 50ºC.
Para lavar roupas coloridas ou escuras com grau de sujidade médio ou alto uso Ariel líquido. Se o grau de sujidade for alto coloco 100ml de alvejante liquido sem cloro e uso água a 30ºC.
Para lavar roupas coloridas ou escuras pouco sujas uso os sabões que considero mais fracos como Surf, Tanto, Ypê, Ypê Premium, Baby Soft (todos líquidos), uso o programa Normal ou Preferido, lavagem Curta e água fria.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Que pena que você não teve sorte com a LSE09. Se puder, volte posteriormente para contar qual comprou.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Romero disse...

Boa tarde Fernando,

Comprei essa electrolux LSE09 e tive 2 dúvidas que não consegui achar resposta.

1) Qual seria a quantidade máxima de sabão, para evitar que vaze pela traseira. Ou a ideal.
2) Estava no meio de um ciclo de lavagem e precisei pausar, de repente a máquina desligou, e para minha surpresa, não consegui retornar ao ponto em que estava o ciclo. Saberia dizer se conseguiria voltar ao ponto?

Obrigado pela atenção, e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Gente troquei uma Brastemp novinha pela Eletrolux LSE09 devido a secagem e me arrependo como nunca, ela não seca a roupa e vive dando erros na hora da lavagem. Não façam a mesma burrice!

Fernando Ricci disse...

Olá Romero, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Vamos as respostas para seus questionamentos:

1) A quantidade de sabão varia de acordo com a quantidade de roupas, grau de sujidade e tipo de tecido. Qual sabão você usa?
Se puder acesse o youtube e assista alguns vídeos que fiz mostrando o abastecimento do dispenser, programação e funcionamento da lava e seca.

2) Se você pausar a LSE09, após 10 minutos pausada ela desliga automaticamente. Nas lavadoras/lava e seca atuais, como elas tem painel eletrônico/digital, não é possível retornar ao ponto exato de onde ela parou. Se quando você interrompeu o funcionamento ela estava nos enxagues, ligue novamente a lava e seca, aperte a tecla Lavagem até que nenhuma opção fique acesa, aperte a tecla Enxaguar para selecionar a quantidade de enxagues que desejar, se necessário aperte Centrifugação para alterar a velocidade de centrifugação e pressione Inicio/Pausa para que a lava e seca faça os enxagues e centrifugação.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Ana disse...

Boa noite, Fernando!
Acabei de descobrir seu blog e estou achando ótimo. Estou pesquisando lavadoras e estou na dúvida entre 2 modelos: Electrolux LT11F e LSE09. Será que você poderia me ajudar:
1) Você já testou a LT11F? Você disse que ela não deve ser eficiente, pois é igual à LTC10. A diferença entre elas é só o cesto para fiapos?
2) Você recomenda a LT12F. Tem diferenças entre esta e a LT11F além da capacidade?
2) Em que sentido você diz que a LT11F é ineficiente?
3) No Selo Procel a eficiência da LT11F é 0,94 e o da LSE09 é 0,9 (com água fria). Você poderia me explicar como interpretar estes dados?
4) O que você pode me dizer a respeito do mau cheiro ou cheiro de queimado nas roupas na LSE09?
Muito obrigada pela atenção,
Ana

Unknown disse...

Fernando,

Muito obrigada pela resposta. Devido às dimensões da área de serviço do meu apartamento, acho que irei comprar a LSE09 mesmo e deixar para lavar os edredons queen na lavanderia mesmo. Depois que eu adquirir e testar o produto eu lhe dou um retorno.

Quanto à escolha do sabão, você disse que para lavar roupas claras e brancas, você prefere os sabões que você considera mais fortes como Omo Progress+ (líquido ou em pó), Ace líquido, Brilhante líquido ou Ariel em pó, mais uma medida de tira manchas em pó temperatura de lavagem 40ºC ou 50ºC.
Se as roupas brancas e claras não estiverem muito sujas, qual o sabão e temperatura de lavagem que você indica. Nesse caso o tira manchas seria dispensável?

Obrigada,

Gláucia

Cadu disse...

Fernando,
Li bem o blog e fiquei entre a Eletrolux Lse09 e a Samsung WD0854 Eco Buble. Hoje ao passarmos no Ponto Frio (loja física) nos deparamos com a Eletrolux por R$ 1699 em 10 X. Bem, com esse preço compramos.
O Fato é que ao chegar em casa continuei na minha pesquisa, agora no Reclame Aqui. Bem, de cara verifiquei que enquanto a Eletrolux tem 201 reclamações, a Samsumg tem 10. Além disso a Samsung tem o tal air wash.
Como paguei 2290,00 com dois anos de garantia na Eletrolux e o Walmart está com preço de 2068,00, devido ao preço e ao número baixo de reclamações, além das funções extras da Samsung você acha que devo cancelar a compra? Devo investir na Samsung?
Te agradeço pelo apoio e parabenizo pelo excelente trabalho nesse blog.
Muito obrigado.

Vivian disse...

Ola Fernando,

Parabens pelo blog...como empre ajudando muiiiito a gente!!

Tenho uma duvida: comprei a lava e seca 9kg eco turbo eletrolux e como coloco o tempo certo para cada secagem? tenho receio de colocar muito tempo....Me ajude!!!Obrigada Vivian

Anônimo disse...

bom dia Fernando, a minha lavadora-secadora lse09 deu erro h7 gostaria de saber mais a respeito se possível. grata Cleidy

Anônimo disse...

Aqui é Anselmo,a dúvida é sobre a centrifugação,Porque que há vezes que ela não centrifuga?

Vivi disse...

Boa Noite! acaba de adquirir a lava e seca eletrolux LSE09. Gostaria de saber quando e como usa a opção de secagem, "tira odor"; como essa opção funciona? Obrigada!!

Anônimo disse...

boa noite! preciso de ajuda! comprei uma lava e seca samsung, quando recebi a mercadoria percebi que o vendedor havia se enganado e me vendeu uma lavadora samsung WF 1124 - 11kg...voltei na loja e ele me deu duas opções para troca: samsung WD9102 10kg ou LG WD12596R de 11K. Andei pesquisando e pensei em trocar por uma WD136....sáo tantas minucias, que estou confusa. Gostei da lavadora...ouvi dizer que a WD136 tem que ser de 220v pq a de 110v gasta muito e náo é potente...a centrifugação da lavadora WF tem 1400 as outras 1000...vc pode me ajuda. So um detalhe, tenho que resolver isto até amanhá na hora do almoço. Obrigada,

...






.


.




.

Sandra G. disse...

Pessoal, creio que o Fernando deve estar aproveitando umas merecidas férias. Talvez seja esse o motivo porque ele, temporariamente, não está respondendo às dúvidas frequentes nesse blog.
Se estiver, desejo que ele aproveite o descanso ao máximo, porque somos humanos e precisamos descansar. Se até as máquinas precisam de manutenção, quem dirá o ser humano??? A manutenção dos humanos, provavelmente, seja o merecido descanso aos feriados, finais de semana e férias.
Olá, Fernando! Tudo bem? Num segundo momento, agradeço pelas excelentes contribuições, sugestões, dicas e comentários que tens feito em conjunto com a colaboração dos demais participantes desse blog/consumidores.
Compartilho de dúvidas semelhantes àquelas formuladas pela Ana, conforme supracitado. Adquiri uma lava e seca da marca Electrolux LSE09, pelo valor de R$1.999,00 à vista (ou seja, em 01X no cartão de crédito VISA) com desconto e IPI reduzido (o preço real para venda era de R$2.499,00) numa loja física das Lojas Colombo + R$20,00 de frete, com 10 anos de garantia, mas fiquei na dúvida se não seria melhor adquirir uma lavadora e secadora 10,5Kg LSE11 - Electrolux, que possui o sistema de filtro "pega fiapos" e a tecnologia "Nano Silver" (Partículas de prata que eliminam 99,9% de tipos comuns de bactérias das roupas e da lavadora), diferenciais que poderiam valer a pena com o acréscimo do valor de R$ 400,00 ou R$500,00 a mais no valor total (R$ 2.499,00 à vista ou R$ 2.999,00 a prazo, me parece), não lembro exatamente. Além disso, a garantia da Electrolux LSE11 era de apenas um ano. Convém observar que adquiri a lava e seca da marca Electrolux, porque é a única que possui assistência técnica autorizada na minha cidade (interior do RS, distante 100 Km da capital), que não dispõe de assistência técnica para produtos da marca Samsung. Outrossim, no site das Lojas Colombo os comentários dos consumidores com relação ao modelo LSE09 eram excelentes ou bons, mas não havia muitos comentários com relação ao modelo novo LSE11. Aliás, os poucos comentários quanto ao modelo LSE11 nem sempre eram bons. Ademais, por ora, a capacidade da lava e seca adquirida será necessária somente para o uso/lavagem e secagem das roupas de um casal (2 adultos), que, talvez, em breve, pretenda gerar um(a) filho(a).
Então, possuo as seguintes dúvidas:
1) A lava e seca da marca Electrolux LSE11 já foi eficientemente testada e aprovada pelo público consumidor? 2) O sistema de filtro "pega fiapos" da Electrolux LSE11 possui alguma diferença extremamente considerável com relação ao modelo LSE09 (lavadora e secadora automática 9 Kg LSE09 - Electrolux - 220V)? 3) O modelo LSE09 costuma eliminar com eficiência e aceitação os fiapos das roupas tanto na lavagem quanto na secagem ou não? 4) Se utilizarmos somente a função de lavagem (principalmente no verão) das roupas na lava e seca modelo LSE09 da Electrolux ficam muitos fiapos devido à ausência de algum tipo de sistema de filtro ou não?
5) Existem muitas diferenças consideráveis entre os modelos LSE 09 e LSE11 da marca Electrolux além da capacidade?
6) A tecnologia "nano silver" é muito importante ou não? 7) Existe alguma possibilidade de haver algum odor semelhante ao cheiro de queimado nas roupas lavadas e secadas na LSE09?
8) Efetivamente, fiz uma boa compra, considerando o binômio custo/benefício ou não?
9) Não seria melhor ter adquirido o modelo da lava e seca da Electrolux denominado como Intelligent Sensor? 10) Quais são as vantagens desse novo modelo da Electrolux de lava e seca com abertura superior?
Convém observar que ainda não utilizei o modelo adquirido (lavadora e secadora LSE09 da Electrolux), porque comprei hoje (31/01/2013), aproveitando o último dia das vendas com IPI reduzido, considerando que o produto será entregue somente no início da semana que vem. Logo, talvez, até amanhã, pela manhã, seja possível a troca dos modelos com o pagamento da respectiva diferença de valores.
Aguardando as respostas o mais breve possível, desde já agradeço pela atenção!
Sempre grata!
Sandra.

Fernando Ricci disse...

Olá Sandra, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras! :-)

Ainda não foi desta vez que eu estava curtindo umas mais que merecidas férias. Na verdade eu continuo respondendo diariamente as dúvidas do blog. Porém, como além do blog eu também disponibilizo um endereço de e-mail para contato, o dia que não estou respondendo mensagens deixadas no blog é porque estou respondendo e-mails e também não tenho somente as perguntas feitas aqui na página da LSE09 para responder. Recebo mensagens em muitas outras páginas e vou respondendo conforme a demanda.

Referente às suas dúvidas entre as lava e seca Electrolux LSE09 e LSE11:

1, 2, 3 e 4) Nenhuma lavadora front load ou lava e seca front load possui filtro pega fiapos porque o sistema de lavagem por tombamento desgasta bem menos os tecidos e dispensa esse tipo de filtro. As frontais tem apenas o filtro de detritos e esse é responsável por colher objetos que por ventura tenhamos esquecido no bolso de calças, camisas, etc...

5) As LSE09 e LSE11 são idênticas na eficiência e funcionamento. A principal diferença entre elas é realmente a capacidade. Porém a LSE11 costuma apresentar defeitos frequentes e por este motivo eu não a recomendo. A LSE09 eu recomendo.

6) Nunca senti nenhuma diferença em roupas lavadas em lavadoras/lava e seca com tecnologia Nano Silver.

7) Todas as lava e seca quando são novas deixam cheiro de borracha queimada nas roupas nos primeiros ciclos de secagem. Após fazer uns 10 ciclos de secagem o cheiro começa a diminuir e com o tempo ele desaparece completamente. Uma dica para evitar que as roupas fiquem com esse cheiro é não deixar a roupa passar do ponto de secagem.

8) Sim.

9) Não. Ela é muito eficiente na lavagem mas não é eficiente na secagem e não seca edredons e cobertores, além de consumir mais água e insumos porque é uma lavadora top load.

10) No meu ponto de vista a única vantagem é a ergonomia para colocar e retirar as roupas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci

Fernando Ricci disse...

Olá Ana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder!

Esqueça a eficiência de lavagem da etiqueta do INMETRO. Os testes feitos com as lavadoras para atribuir o índice não condizem com a nossa realidade. Eles não lavam roupas sujas iguais as que temos em casa, eles sujam tiras de tecidos e colocam para lavar e usam o ciclo padrão (Normal ou Algodão) da lavadora. Da etiqueta do INMETRO considere o consumo de água, energia e eficiência de centrifugação.

Vamos as respostas para as suas dúvidas:
1) Não testei a LT11F mas na pratica a diferença entre ela e a LTC10 é o filtro pega fiapos.
2) O agitador da LT12F é totalmente diferente do agitador da LT11F e é o agitador quem esfrega as roupas, por isso a LT12F é eficiente.
3) As pás inferiores do agitador (que são responsáveis por causar turbulência na água e esfregar as roupas) são muito baixas e isso torna a lavadora ineficiente. Nos níveis extra baixo, baixo e médio é possível conseguir resultado satisfatório de lavagem. Mas no nível alto esse agitador tem dificuldade de movimentar as roupas. Edredons e cobertores então, esqueça.
4) Vale o que eu disse logo no início da resposta sobre os testes realizados pelo INMETRO.
5) É normal em todas as lava e seca quando elas são novas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Gláucia!

Para roupas claras e brancas que não estão muito sujas, se for roupas de algodão, eu uso sabão e tira manchas porque o tira manchas, além de retirar as manchas, também contribui para o branqueamento das roupas. O que eu faço de diferente de quando lavo roupas claras/brancas sujas ou muito sujas é selecionar um ciclo de lavagem com menor duração e água a 30ºC.

Se as roupas não forem de algodão então, além de mudar o programa de lavagem, não coloco o tira manchas.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Cadu, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A Samsung WD0854 não tem somente 10 reclamações não. Se você pesquisar por Eco Bubble, depois pelo modelo, depois somente por lava e seca Samsung encontrará mais reclamações.

A Samsung realmente tem o diferencial do Air Wash e a WD0854 é um dos modelos que eu mais recomendo aqui no blog. Mas se você tiver intenção de trocar a LSE09 pela WD0854 por causa da quantidade de reclamações que encontrou na internet, isso não significa que a sua WD0854 não tenha possibilidade de apresentar defeito.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Vivian, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O tempo de secagem correto para as roupas que você costuma lavar você aprenderá com o tempo conforme for usando a lava e seca.

- Poucas peças: programe a lava e seca para fazer somente a lavagem e depois que ela terminar a lavagem ligue-a novamente e programe a secagem Tira Odor e deixe a lava e seca fazer a secagem e o anti-rugas.
- Carga um pouco abaixo da metade do cesto: 1:00
- Metade do cesto: 2:00
- 3 dedos a mais que a metade do cesto ou metade: 3:00

Em todas as secagens, se possível, deixe sempre a lava e seca fazer a etapa anti-rugas que ela faz normalmente depois da secagem.

A função Tira Odor pode ser usada também para roupas que foram usadas apenas uma vez e estão com cheiro de perfume, cigarro, etc... ou para roupas que estão com cheiro de guardada. Borrife um pouco de água com amaciante na peça selecione a função Tira Odor. Neste caso não é necessário aguardar o anti-rugas que a lava e seca faz ao final do ciclo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Cleidy, tudo bem?

O erro h7 na lava e seca LSE09 informa falha no termostato de segurança da resistência da secagem.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Anselmo, tudo bem?

Se a sua lava e seca LSE09 aborta alguma centrifugação intermediária quando ela está com pouca roupa, isso é normal. Se ela estiver fazendo isso com qualquer tipo de carga e/ou com frequência ela pode estar com problema no sensor de balanceamento. Neste caso acione a assistência técnica.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

jorgina disse...

Oi Fernando,Gostei do blog!
Comprei uma lava e seca LSE09 Eletrolux mas não consegui utiliza-la. Tirei algo que parecia os pés da maquina que são 4 parafusos com umas borrachas na ponta e a maquina não para de tripidar na centrifugação,sai andando pela area.Não sei se preciso comprar os pés avulsos,não consigo encontrar uma assistencia tecnica que atenda o telefone em b.roxo.rj.

Pedalantigo disse...

prezado Fernando, parece-me que seu blog é um sucesso e isto me incetivou a te escrever.
Comprei um LSE09 e em um lavagem específica o ciclo que deveria ser de 5,5h durou quase 12h. Você já viu isto acontecer? existe alguma programação errada que pode ter ocasionado isto? quando, após selecionar o programa, mudamos o tempo desejado de secagem pode ocasionar um acréscimo extra ao tempo de secagem já programado?
Grande abraços e parabéns pelo blog.
Marcos

Elisa Araujo disse...

Fernando, parabens pelo seu trabalho. Trabalho com blogs há muitos anos e sei como isso é exigente e quanta dedicação tem que ser dada ao blog!
Estou muito inclinada a comprar uma Electrolux LSE09 Front Load; Pesquisei reclamações e esse modelo é um dos que gera menos queixas. Mas estou preocupada com assistência técnica e reposição de peças. Li reclamações de que a lavadora é importada e não há peças para reposição no Brasil (ou a reposição é dificil). Isso é verdade? Você tem informação sobre esse assunto?
Desde já obrigada. Sei que não é fácil responder a todas as perguntas :-)

Anônimo disse...

Olá Fernando.

Pretendo comprar a lava e seca Electrolux LSE 09, mas percebi muita reclamação que a maquina deixa as roupas com um cheiro ruim. Tem conhecimento disso? Se sim, qual a solução?

abraço

Ass: Ricardo

Cristiane disse...

Fernando, como vai?

Parabens por sua iniciativa, amei o seu blog!

Moro sozinha e tenho pouco espaço no apartamento.
O seu blog me ajudou a considerar a opção de comprar uma lava e seca ao invés das maquinas convencionais :-).


Estava inclinada a comprar a Eco Bubble da Samsung - 8,5kg - mas vi muitas reclamações sobre um erro comum e problemas na assistência técnica.

Hoje, eu achei uma Electrolux 9kg um pouco mais barata que a Samsung. Você a recomenda?
Ou existe outra opção melhor?

Muito obrigada,
Abraços

Cristiane

Fernando Ricci disse...

Olá Jorgina, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lava e seca Electrolux LSE09 não necessita de pés diferentes dos que já a acompanha.

Se os quatro parafusos que você tirou são os que ficam embaixo da lava e seca, você retirou os pés dela. Os quatro parafusos que devem ser retirados antes de usar a lava e seca para que ela não saia pulando pela lavanderia e se arrebente durante a centrifugação são os que ficam atrás dela.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marcos Feitosa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

O ciclo mais longo de uma lava e seca pode chegar a durar + ou - 9 horas e se ela já estiver iniciado o ciclo e você interrompê-la e alterar a programação, dependendo da alteração realizada o tempo também aumenta.

Preste atenção se sua lava e seca aumenta sozinha o tempo de secagem. Se isso estiver acontecendo, acione a assistência técnica.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Elisa Araujo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog! Que legal que você trabalha com blog! Se puder, me envie o endereço do seu blog para que eu possa visitá-lo.

Todas as lava e seca são importadas, mesmo as Brastemp ou Electrolux. Por este motivo a manutenção é cara e quando necessita de alguma peça para reparo o prazo mínimo que geralmente as assistências informam para chegar a peça é de 7 dias.

A Electrolux LSE09 é uma excelente lava e seca.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ricardo, tudo bem?

Todas as lava e seca deixam as roupas secas com cheiro de borracha queimada quando são novas. Após fazer uns 10 ciclos de secagem o cheiro começa a diminuir e com o tempo ele desaparece completamente.

Não existe solução. É ir fazendo ciclos de secagem que com o tempo o cheiro desaparece.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ricardo Neves disse...

Fernando, comprei a LSE09 graças ao seu blog/youtube e fiquei extremamente satisfeito com a compra. O único que achei que a Electrolux deixou a desejar foi no manual: muito resumido. Na seleção, por exemplo da centrifugação, ele não deixa claro quando optar por 800 ou 1200 rpm, ou quando lavar a 40º e não 60º.

Unknown disse...

Boa tarde Fernando!
Primeiramente parabéns pelo blog. É notável o grande auxilio que você vem prestando a todos.
Eu quero compartilhar os problemas que venho tendo com a LSE09 que comprei a pouco mais de um ano. Logo no começo apareceu o erro E3, onde não executava a secagem das roupas. Foi necessário a troca da placa eletrônica da máquina. Sorte minha que estava na garantia. Mas infelizmente esse erro E3 voltou novamente (não é o ventilador que está queimado, é a placa que não aciona ele), juntamente com o erro E6, que não permite nem que seja feita a lavagem das roupas. Eu particularmente estou muito insatisfeito com a máquina, até porque no momento da compra preferi investir um pouco mais achando que estaria comprando um produto de qualidade, mas, pelo menos para mim, apenas gastei dinheiro. Além disso, a assistência técnica Electrolux aqui da região que moro deixa muito a desejar, principalmente pelo atendimento. Pretendo arrumar esses problemas e me disfazer desse equipamento o quanto antes. Se tiver alguma dica sobre o porque desses problemas ficaria muito grato. Boa sorte a todos!

Monis disse...

Ola fernando! Parabens pelo blog! Sensacional! Comprei uma Lse09 hoje e ja estou amando! Duvida basica....sempre (em qq programa de secagem) qdo acaba ele parte para o anti rugas automatico? Ou eu consigo determinar se quero anti rugas ou nao? Ou qdo terminar a secagem ja posso pausar e depois desligar? Esta parte anti rugas faz parte da secagem? Pq tanto na limpeza automatica qto nesta primeira maquina, qdo acaba a secagem ela faz um "plim plim plim" e depois fica sem tempo no visor, fica girando o display e anti rugas aceso.
Queria saber se tenho alguma opçao de nao ativar o anti rugas ou só pausando e posteriormente desligando mesmo?
Obrigadíssima! Se puder mande tb a resposta para mozanetti@gmail.com
Valeuuu e parabens novamente! Abs, monica

Fabíola disse...

Bom dia Fernando! Me chamo Fabíola e também gostaria de lhe desejar parabéns pelo blog.. ele é ótimo! Comprei a minha lava e seca LSE09 devido as suas dicas!! Então.. primeira gostaria de lhe perguntar se o cheiro que a máquina exala realmente é normal? Pois esta acontecendo com a minha máquina.. o cheiro é muito forte e devido a isso as roupas não cheirosas.. Outra dúvida é sobre a qtidade de roupas, qdo lavei poucas peças de roupas e máquina foi mto silenciosa, e qdo fui lavar roupas de cama e banho e máquina fez alguns barulhos.. é normal? ela pode fazer barulhos dependendo da qtidade de roupas ou da maneira que vc coloca elas dentro da máquina? Vc tem algumas dicas de quando e quais ciclos devo selecionar na secagem das roupas? Desde já agradeço!

Mara Santos disse...

Oi Fernando! Parabens pelo blog ele é demais e tenho certeza q esta ajudando mtas pessoas! :)
Seguinte eu adquiri uma Eco bubble samsung Wd0854w8e e pela terceira vez percebi q ela nao seca a roupa completamente! Liguei na samsung e eles me informaram q a ela nao seca 100% q é uma característica do produto sair com a roupa úmida para nao danificar a roupa! Fiquei mto decepcionada pois imaginei q eu tiraria a roupa da maquina e que fosse dobrar e guardar! É isso msm? Nao existe lav e seca q seque completamente??

Ismael-LSE12 disse...

Fernando, parabéns pelo blog!! Eu comprei a LSE12 há umas semanas e começou a dar o mesmo problema que o victorcarvalho03 comentou (IE). Então procedi com a limpeza do filtro COLD (estava bem sujo) e do HOT (só um pouco sujo) e agora coloquei a roupa para lavar. Nos próximos dias contarei se deu certo.
Muito obrigado!!

Unknown disse...

oi tirei todas minhas duvidas sobre a a lava e seca. tudo de bom esse blog!
mais nesse vídeo explicativo não falou sobre a secagem a programação de 2hs e pouco ali eh com a secagem?


pri1412@hotmail.com

Carlos disse...

Ola Fernando , vi um video seu da centrifugação, onde vc aperta alguns botoes da maquina e mostra a velocidade em rpm da centrifugação qual seria essa combinação de botoes ?

Grato

Ismael-LSE12 disse...

Após 2 lavagens, 1 com pouca roupa e a outra estava cheia, não houve problemas, mas olhei o filtro do COLD e realmente está ficando de novo sujo. Assim que terei que limpar a caixa da água e comprar um filtro na caixa da água porque aqui em Florianópolis a água sempre chega suja da rua :-(.
Muito obrigado!!

Fernando Ricci disse...

Olá Ricardo Neves, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog/youtube te ajudaram na escolha da lava e seca e que está satisfeito com a LSE09! Isso para mim é muito gratificante!!

O manual das lava e seca são bem resumidos mesmo!

Sobre a velocidade de centrifugação, pode usar 1400 RPM para roupas de algodão em geral e jeans, 1000 para toalhas de banho, 800 para sintéticos e 400 para lã.

Sobre a temperatura da água, eu uso:
- água fria para jeans, roupas escuras/pretas e coloridas que desbotam;
- 30ºC para coloridas que não desbotam;
- 40ºC para claras/brancas com sujidade baixa ou média;
- 50º/60ºC para roupas claras/brancas encardidas ou com sujeira pesada.

Vale lembrar que temos que olhar na etiqueta das roupas para ver qual a temperatura máxima de lavagem suportada pelos tecidos.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Eder, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O erro E6 na LSE09 informa falha no sensor de travamento da porta e o E3 pode ser referente a problema na placa eletrônica. Nem sempre ele é referente ao ventilador.

Você já conseguiu solucionar o problema da sua lava e seca?

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Monis, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog e que está amando sua LSE09.

Sobre o anti-rugas ele inicia automaticamente após o término da secagem em qualquer programa de lavagem porque caso o usuário não possa tirar as roupas da máquina imediatamente, esse procedimento de ficar tombando as roupas evita que elas fiquem paradas e ainda mais amarrotadas. Mas você não é obrigada a esperar o anti-rugas terminar. Você pode interrompê-lo a qualquer momento apertando Inicio/Pausa e retirando as roupas da lava e seca.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabíola, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

O cheiro de borracha durante a secagem é normal quando a máquina é nova. Após fazer uns 10 ciclos de secagem esse cheiro começa a diminuir até desaparecer completamente. Uma dica é não deixar as roupas passar do ponto de secagem.

Sobre o barulho na lavagem, quando ela está com cargas maiores ou pesadas ela pode fazer alguns barulhos, mas nada absurdo. Você retirou os 4 parafusos traseiros de transporte? Ela está corretamente nivelada? Os pés estão firmes no piso dando estabilidade ao equipamento?

Sobre a secagem eu recomendo usar as opções automáticas (Normal ou Extra Seca) somente quando estiver usando a capacidade total de secagem do equipamento. Use a opção Delicada para roupas sintéticas/delicadas, a Tira Odor para secar até 4 camisetas (e deixe ela fazer o anti-rugas). Para cargas pequenas de algodão use a secagem por Tempo (1 hora), para cargas médias 2 horas, para cargas grandes 3 horas e sempre se possível deixando a lava e seca fazer o anti-rugas que ela faz automaticamente após terminar a secagem. Nessa etapa a lava e seca ainda está quente e termina de secar as roupas, mas não consome energia.

Quando for usar a opção Tira Odor para secar poucas peças de roupas, primeiro programe a lava e seca para somente lavar e depois que ela terminar então ligue-a novamente e programe a secagem Tira Odor.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Mara Santos, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O SAC da Samsung te disse besteira (esses SACs são um sacos mesmo! rsrsrs...). A WD0854 é uma lava e seca e seca completamente as roupas. Todas as lava e seca secam completamente as roupas desde que respeitada a capacidade de secagem do equipamento.

Talvez você tenha colocado muita roupa ou selecionado a opção de secagem errada para a carga.

Nessas lavagens que você fez qual foi a quantidade de roupas que colocou e qual opção de secagem você selecionou?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ismael, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os filtros localizados nas válvulas de entrada de água coletam mesmo as impurezas da água e acabam ficando entupidos, principalmente quando a água da região vem com muitas "pedrinhas".

Pelo que você relata a solução para o seu caso será realmente instalar um filtro. Pode ser até um filtro dedicado à lava e seca. No site Magazine Luiza tem o "Filtro para Máquina de Lavar Roupas Aquashine - Aqualar 3M" que é excelente.

Ah me conte o que está achando da sua LSE12.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos, tudo bem?

Sabe que eu esqueci a combinação correta! rsrsrs...

Quando ela estiver centrifugando segure apertada a tecla Lavagem e fique apertando a tecla Secagem. Se não funcionar segure apertada a tecla Enxague e fique apertando a tecla Secagem. Depois me conte se deu certo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

ines aranha disse...

Ola Fernando
Preciso comprar uma lavadora pois a minha velha brastemp já era...e pesquisando na net encontrei seu blog e gostei demais da maneira como vc orienta pessoas como eu que ficam na dúvida...só não comprei a minha ainda por isso.
pensei em uma de uns 11 quilos pelos edredons e roupas de cama, embora nãso sejam roupas muito sujas, mais suor e poeira mesmo. Somos em 4 pessoas adultas..
o que vc me recomenda,qual a melhor marca e modelo, ou seja a que tenhas menos chance de dar grandes problemas..
mais uma vez parabens pelo seu blog
e obrigado pela sua atenção
ines

Mara Santos disse...

Oi Fernando! Nunca coloco mta roupa, moro sozinha e lavo roupa com freqüência ou seja não acumulo mto! Umas das vezes coloquei 5 panos de prato na lavagem rápida (15 minutos), Depois fiz um ciclo personalizado com a temperatura de 40 (nao tenho a água quente usa apenas a mangueira COLD), dois enxágües, velocidade de 1200 e por tempo de secagem, nao sei exato qto tempo mas o total da lavagem ficou em 2:08 e eu coloquei apenas um lençol king, uma fronha, um par de meias, 4 regatas de pano fino e um boné! Ambos nao secaram completamente. Fico feliz em saber q o sac esteja errado, por favor me de dicas de como centrifugar e secar corretamente minhas roupas! Obrigada mais uma vez! :)

Elisa Araujo disse...

Oi Fernando, obrigada pela sua resposta. Acabei comprando a Electrolux LSE09. Foi instalada ontem. Depois de ler tudo aqui, eu sabia tanto quanto o instalador :-)
Já lavei roupa nela ontem e até agora estou muito satisfeita. Obrigada pelas suas dicas valiosas.
Se quiser conhecer o blog do qual sou sócia, entre em www.viajenaviagem.com
Abs
Elisa

Unknown disse...

Bom dia Fernando,

Ainda estou com a máquina parada. O técnico veio em casa semana passada e, segundo ele, o erro E6 é referente a problema no acionamento do motor. Eu acompanhei e também pude ver e medir no conector de potência do motor e direto no conector de saída que a placa não está enviando tensão (tanto no sentido horário quanto anti-horário) para o motor no momento que o mesmo deveria estar girando. Após algum tempo do motor parado aparece o E6. O mesmo acontece com o erro E3. Quando seleciono a função de secar, não há envio de tensão elétrica para o ventilador.
Já tive esses problemas antes, mas a máquina estava na garantia e foi trocada essa placa. Agora fiz o orçamento e só a placa é metade do preço que paguei na máquina. E ainda tenho grande risco de isso voltar a ocorrer novamente. Prefiro comprar uma nova e agora sem arriscar em tanta tecnologia, ás vezes menos é mais.
A máquina está instalada com aterramento OK, com resistência ohmica conforme normas etc.
Ela tem 1 ano e meio e usavamos ela 2X por semana, está muito nova.
Se tiver alguma placa sobressalente e quiser enviar um orçamento, me envie um e-mail para: engenharia.eder@yahoo.com.br

Agradeço novamente pela atenção.

Éder

Fernando Ricci disse...

Olá Inês, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

Para a sua necessidade eu recomendo alguns modelos 12kg da Electrolux assim você poderá lavar suas roupas de cama e edredons de casal com tranquilidade.
- Electrolux Ecologic 12kg (LEC12): Um espetáculo! É muito eficiente, silenciosa, tem motor Direct Drive que é mais potente e não usa correias nem polias, preserva os tecidos e economiza até 40% de água se comparada com as demais lavadoras top load porque seu cesto não tem furos.
- Electrolux Turbo Capacidade Premium 12kg (LTP12): É tão eficiente quanto a LEC12, porém não tem o mesmo sistema de economia de água. Tem cesto em inox, dispenser para sabão líquido e o sistema Diluição Inteligente onde a lavadora joga o sabão somente quando está cheia de água e começa a bater as roupas, evitando manchas e aproveitando totalmente o produto.
- Electrolux Turbo Capacidade 12kg (LT12F): É o modelo 12kg mais simples que a Electrolux tem em linha, mas não menos eficiente que as citadas acima. Ela apenas tem menos funções.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Mara Santos!

Mesmo que você tenha somente água fria sempre que você selecionar uma temperatura de lavagem diferente de fria a lava e seca aquecerá a água automaticamente durante a lavagem.

Sobre os enxagues, procure sempre programar de 3 a 5 porque as frontais usam pouca água e 2 enxagues só são suficientes quando lavamos poucas peças de roupas.

Quando for fazer a próxima lavagem de roupas de algodão selecione o programa de lavagem e ajuste as opções de lavagem como desejar e depois aperte a tecla Secagem até selecionar a opção "Gaveta" que o ícone é uma camiseta com um "S" no meio. Quando for secar roupas sintéticas ou delicadas selecione a opção "Baixa Temperatura" que o ícone é um termômetro. Não se assuste com os tempos que aparecerão no visor, essas opções de secagem são automáticas e após fazer a centrifugação final a lava e seca pesará a carga e calculará o tempo necessário para secar as roupas.
Não esqueça de deixar a torneira aberta durante a secagem porque a lava e seca usa água para condensar a umidade retirada das roupas e controlar a temperatura interna.

Faça o teste e depois volte para me contar se deu certo.

Fico no aguardo.

Fernando Ricci disse...

Olá Elisa, tudo bem?

Que legal que você comprou a LSE09 e fiquei feliz em saber que já estou e ficou satisfeita com os resultados!
É legal saber tanto quanto o técnico assim ele não enrola a gente.

Pode deixar que visitarei seu blog com o maior prazer.

Elisa, muito obrigado pela credibilidade e por ter vindo contar sua opinião sobre sua nova lava e seca e fique à vontade para voltar sempre que quiser. Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Carlos disse...

Bom dia Ferndando , obrigado por ter me ajudado, a opçao de segurar a tecla lavagem e apertar a secagem deu certo a maquina da outros numeros que nao sei oq sao antes de chegar a velocidade, quando esta secando tambem . Acho q a electrolux peca mto no manual dela mto resumido parece que comprei um fogao e nao uma maquina com tantas opçoes mas no resumo estou mto feliz com a lava e seca .
Outra duvida quando ela esta centrifugando ela vibra um pouco, e ela esta acumulando sabao na parte inferior da borracha rente a porta mesmo depois de 4 ciclos de enxague isso é normal ?
Queria parabenizar vc pelo seu blog vc nao sabe como me ajudou para a escolha da minha lse09.
Grato

Luzia disse...

Olá Fernando,não conhecia este blogger... adooorei.
queria a indicação de uma máquina lava/seca de 10kg ou mais... não importa a marca... qual vc compraria? melhor dizendo, qual me indicaria?

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos, tudo bem?

Fico muito feliz em saber que eu e o blog te ajudamos na escolha da lava e seca e que está feliz com ela. A LSE09 é um espetáculo mesmo!

O manual das lava e seca em geral são bem precários mesmo. Mal explicam o básico.

Na centrifugação é normal a lava e seca vibrar. O que não pode acontecer é ela sair andando pela lavanderia.

Nas frontais é normal acumular resíduos de sabão e amaciante na borracha da porta e fiapos das roupas quando usamos a secagem. O que eu faço e recomendo é após cada uso passar um pano úmido na borracha da porta para remover os resíduos, inclusive na fresta que tem nessa borracha.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Luzia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As lava e seca 10kg ou mais que eu compraria e te indico são:
- Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12)
- Samsung Eco Bubble 13kg (WD136)
- Samsung Eco Bubble 10,1kg (WD106)
- LG Prime Touch 10,2kg (WD-1412RT)

É importante que o fabricante tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ismael-LSE12 disse...

Oi Fernando!! olha eu estou gostando mas ainda estou me acostumando com o tempo que demora para lavar as roupas, talvez pq estava acostumado com a antiga maquina de lavar convencional, mas nada a reclamar. É muito legal a quantidade de opções que traz, a gente gostou muito da secagem, só que percebi que é preciso colocar no normal ou extrasseca. Sobre o barulho, olha Fernando, eu sempre o comparo com o convencional, uma maravilha e adoro o barulhinho quando centrifuga. Sou leigo nestas coisas e ainda preciso ver direitinho a opção de vapor, no inicio achei que esta opção fazia que a maquina parasse de lavar, mas o problema era no filtro do COLD, então terei que usar-lo mais para saber como ficarão as roupas. Pelo demais e como falei muito bacana esta máquina de lavar.
Abraços!

Mara santos disse...

Oi Fernando! Fiz o teste e deu certo! As roupas saíram 100% secas! Obrigada pela ajuda!!! Parabens pelo blog! =)

Ismael-LSE12 disse...

Oi Fernando, conversei com a minha esposa e ela notou que na hora de passar as roupas não fica legal. Então minha cunhada tem experiencia com uma LG(9kg) e disse para mudar a configuração da centrifugagem e da secagem. Preciso colocar no normal ou suave (este parece mais indicado), nunca mais no forte ou extrasseco. Então estarei lavando as roupas com essa configuração (suave) e mais na frente darei o parecer. Valeu!!!

Unknown disse...

Olá Fernando comprei a Lava e Seca LSE09 ela é otima , mas estou com duvidas em relação a secagem qual a melhor opção de secagem , é normal a lava e seca ficar quente durante esse ciclo?

Unknown disse...

Oi Fernando tenho mais duvidas em relação a funçõ adiar inicio de lavagem como funciona , tenho que colocal a roupas e os produtos de limpeza na lava e seca e adiar o inicio da lavagem?
e com relação a secagem ela pode aumenta o tempo de secagem automaticamente isso aconteceu uma vez no ciclo edredon.
Qual a combinação que vc usa para verificar a velocidade durante a centrifugação?
são essas as duvidas obrigado , seu blog é excelente parabens!

Fernando Ricci disse...

Olá Ismael, tudo bem?

As front load demoram mais mesmo para lavar as roupas mas a economia, eficiência, o silêncio e o cuidado com as roupas são impagáveis!

Diminuir a velocidade de centrifugação praticamente dobrará o tempo de secagem e consequentemente aumentará o consumo de energia. Eu não acho que seja a melhor opção. Mas faça o teste e depois me conte.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Mara Santos, tudo bem?

Fico super feliz que tenha dado certo!!!!

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 616   Recentes› Mais recentes»