Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

sábado, 18 de dezembro de 2010

Lava e seca LG Prime 8,5kg (WD-1403RD)

Economia e mais cuidado para suas roupas!
Lavadora e Secadora na mesma máquina: economia e mais cuidado para suas roupas.
Lava & Seca LG Prime 8,5kg com sistema Front Load e sensor automático de cargas.
Economize água e energia com a Lava&Seca LG Prime. Com o sistema Front Load e o sensor automático de carga você tem muito mais cuidado com os tecidos.
Ela também conta com a tranquilidade do motor Direct Drive sem ruídos ou vibrações e garantia de 10 anos.
Conta ainda com capacidade para até 8,5kg de roupa, display digital, 9 programas de lavagem, 1.400 rpm de velocidade de centrifugação e tecnologia Nano Silver, que esteriliza as roupas.

Front Load
Conheça uma nova experiência na lavagem de roupas. Lave melhor, de maneira mais delicada e ainda economize água (50%) e energia (40%).

Nano Silver
Com a tecnologia Nano Silver, partículas de prata promovem ação antibacteriana e de esterilização das roupas durante o ciclo de lavagem e enxágue. Quando as bactérias entram em contato com essas partículas, elas são eliminadas. Assim, suas roupas ficam esterilizadas e livres de bactérias.

Sensores automáticos de carga
Logo que você aperta a tecla "Início", sensores detectam a carga e ajustam o nível de água para otimizar a lavagem e o tempo de ciclo.

Características
- Sistema de Lavagem inteligente
- Sensor automático de carga de roupas
- Com sensibilidade de detectção e remoção de espuma
- Nível automático de água
- Circulação Spray D´Água (economia de água)
- Porta com sistema de segurança
- Possibilidade de abertura sem encerrar o ciclo
- Ausência de ruídos e vibrações (Ultra silenciosa)

- Tecnologia Front Load: Lave melhor, de maneira mais delicada e ainda economize água (50%) e energia (40%).

- Nano Silver: partículas de prata promovem ação antibacteriana e de esterilização das roupas durante o ciclo de lavagem e enxágue.

- Alta capacidade no menor espaço: maior capacidade em apenas 600mm de largura. Desta forma, você pode embutir a sua Lava&Seca LG nos menores espaços, aproveitando melhor a sua lavanderia.


Programas
- Roupa de bebê
- Algodão
- Algodão Rápido
- Sintético
- Tecidos Delicados
- Lãs
- Lavagem Manual
- Edredom
- Rápido 30

Programas adicionais
- Pré- Lavagem
- Enxaguar + Centtrifugação
- Normal sem centrifugar
- Enxaguar+
- Limpeza do cesto
- Adiar início
- Favorito
- Intensivo
- Enxágue Anti- Alérgico
- Trava de Segurança para crianças


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Cor: Branco.
- Voltagem: 110V (LGWD1403RD) 220V (LGWD1403RDA).
- Capacidade de lavagem: 8,5kg (roupa seca).
- Capacidade de secagem: 8,5kg (roupa centrifugada) / 4kg (roupa seca)
- Frequência: 60Hz.
- Velocidades de centrifugação: 6 - (1400; 1200; 1000; 800; 600; 400).
- Eficiência Energética e de centrifugação: Classe A.
- Consumo de água: 96L/ciclo.
- Consumo de energia água fria: 0,26kwh/ciclo.
- Consumo de energia água quente: 1,62kwh/ciclo.
- Dimensões (LxAxP): 600x850x550mm.
- Peso: 65Kg.
- Garantia de 1 ano para o produto e 10 anos no motor.

MANUAL DE INSTRUÇÕES 

OBS: MODELO FORA DE LINHA

87 comentários:

Unknown disse...

Oi Fernando, gostei do blog, tem bastante informação. Dá uma olhada nesse link: http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/linha_setor.asp?linha=ED&Setor=LAVA ,que também dá algumas dicas bem interessantes sobre as lavadoras de roupas, os diferenciais, retirar manchas e como usar os produtos químicos.

Unknown disse...

oi, Fernando, tudo bem? tenho uma WD1403RD há pouco mais de 1 ano e gosto dela, as roupas brancas encardidas saem limpas sem que eu precise esfregar (mesmo as meias!), e ela tem entrada pra água quente que eu uso pois tenho aquecedor. o grande problema é que minhas toalhas de banho saem duras da máquina, não importa o que eu faça, e vejo que essa é uma reclamação frequente na internet. já tentei lavar sem sabão, já tentei todos os ciclos diferentes, todas as temperaturas, todas as velocidades de centrifugação e acontece a mesma coisa sempre, toalhas duras, não importa se penduro no varal ou seco na secadora. não sei o que acontece. acho que não excedo a capacidade pois sempre são 3 toalhas de banho e 2 de rosto, com certeza não são 8,5kg. vi em fóruns americanos algumas formas de resolver o problema, como molho em água com vinagre e usar bolas de tênis na hora de secar. mas ela não faz molho, tive que fazer no tanque e resolveu parcialmente - elas ficaram menos duras mas não fofas. parece que é um problema comum em muitas front loaders. vc tem alguma ideia ou dica? obrigada e parabéns pelo site, super útil e completo!

Dante Souza e Souza disse...

Entre essa e a Samsung 8854 qual a melhor?

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda, tudo bem?

Toalhas são o grande problema das front load. Seguem algumas dicas que podem ajudar suas toalhas a ficarem menos duras:

- Utilize sabão líquido de boa qualidade (Omo Líquido ou Ariel Líquido);
- Diminua a quantidade de sabão: espuma não é sinônimo de limpeza, mas sim de dureza das toalhas! Utilize pouco sabão para que forme o mínimo de espuma possível (ou nem forme espuma);
- Programe a lavadora/lava e seca para fazer o maior número de enxagues possíveis;
- Utilize amaciante concentrado (Comfort Concentrado Tanquinho);
- Programe a velocidade de centrifugação 800RPM.

Vanessa, não posso garantir que suas toalhas ficarão fofinhas, mas acredito que elas ficarão menos duras.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Dante, tudo bem?

Eu prefiro a Samsung devido a ela ter o diferencial da lavagem a vapor que é ótima para lavar roupas somente com odores e para sanitizar e esterilizar travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia entre muitos outros e também por ela utilizar maior nível de água nos enxagues.

Dante Souza e Souza disse...

Fernando, qual seria uma solução no caso de comprar uma lava e seca de voltagem diferente da que temos (aqui onde moro é 220 e eu tenho visto a Samsung á venda somente em 110v...)

Fernando Ricci disse...

Olá Dante, tudo bem?

Para lavadoras que tem resistência (aquecimento e/ou secagem), é necessário um transformador de 2000 Watts de potência.

Unknown disse...

oi, Fernando

depois de alguns testes escrevo pra contar como resolvi o problema das toalhas duras na LG. espero que ajude outras pessoas, eu já cheguei a perder um jogo de toalhas de tão duras que ficaram, não é nada legal!

- primeiro lave as toalhas duras num ciclo Algodão / 800RPM / 60 graus / Enxágue + / Enxágue Anti-Alérgico SEM SABÃO. se estiverem usadas lave SEM sabão mesmo assim. se estiverem com manchas use um tira-manchas líquido com peróxido de hidrogênio (a famosa água oxigenada) somente nas manchas.
- depois da lavagem passe as toalhas para o tanque e cubra com água morna. não precisa deixar boiando em muita água. para 5 toalhas usei uns 20l de água (um balde comum tem 8l). uma dica é ferver água para encher 1 balde e depois completar com água fria direto da torneira do tanque. nesse caso, misturar a água primeiro, não jogar água fervendo sobre as toalhas.
- adicione 1 copo de vinagre claro e deixe de molho por 2 horas (fiz o teste deixando por mais tempo e não fez diferença).
- volte as toalhas para a máquina. esprema pra tirar um pouco da água, é melhor não torcer muito. ajuste a máquina para Algodão / Enxágue + Centrifugação / 800RPM. coloque amaciante no compartimento para amaciante mas ATENÇÃO: use somente amaciante concentrado e MUITO POUCO, para 5 toalhas use no máximo 1 colher de sobremesa rasa ou 2 col. chá.
- quando a máquina terminar, tire as toalhas e volte uma a uma para a secagem. antes de colocar de volta, dê uma boa chacoalhada nelas. seque SEMPRE na temperatura BAIXA. coloque no tambor 3 bolas de tênis, que vão ajudar as toalhas a se movimentarem soltas enquanto secam. isso é um super truque que funciona mesmo!
- acompanhe a secagem. eu percebi que o sensor de umidade da secadora não é tão preciso, então elas secam de menos ou secam demais. se as minhas continuam úmidas eu ajusto pra secar de novo, mas depois de 40 minutos abro a porta pra ver se já estão secas. as de rosto costumam secar primeiro, então tiro antes. se você deixar secar demais, elas ficam amassadas e não tão macias.

Agora vem a manutenção. Quando for lavar de novo, ajustar sempre para Algodão / 800 RPM / 60 graus / Enxágue + / Enxágue Anti-Alérgico. Use SOMENTE sabão LÍQUIDO CONCENTRADO, no máximo 1 COL. SOBREMESA RASA (para 5 toalhas). Quando ela estiver no último enxágue, se você notar que ainda tem espuma, ajuste para mais um enxágue, até não sair mais nada. As toalhas ficam SIM limpas com pouquíssimo sabão, se você usar o sabão certo e temperatura alta de água. Sem medo. E continue a secá-las na secadora.

OBS:
- testei secá-las no varal e não deu certo, continuaram duras.
- as toalhas duras voltam a ficar macias mas nunca ficam fofas como no dia em que foram compradas. eu acho que as fibras da toalha de alguma forma se deformam na lavagem na front load e não voltam mais ao estado normal.

um abraço.

Unknown disse...

quero aproveitar e fazer um comentário sobre sabão. não existe no mercado um sabão específico para front load, que seja realmente eficaz em pouca quantidade sem fazer muita espuma. testei todos os concentrados e não dá pra usar mais do que 1 col. sopa pra metade da capacidade da máquina, e sempre programando Enxágue + E Enxágue Anti-Alérgico. mais sabão do que isso te obriga a programar pelo menos mais 2 ciclos de enxágue e aí não tem roupa que aguente toda essa esfregação, principalmente as escuras. entre as marcas, o que achei que limpa um pouco mais é o Ariel Líquido (verde) e mesmo assim tem dia que tenho problemas com as manchas de gordura. faço uma ginástica pra distribuir a 1 col. sopa sobre as manchas de todas as roupas que vão pra máquina, e se uso tudo é isso aí, não dá pra colocar mais no compartimento ou o resultado é aquela espumeira.

outra coisa que me deixa chateada é que procuro sempre usar produtos ecológicos, biodegradáveis, mas infelizmente eles não limpam tão bem na front load. uso para lençóis e roupas delicadas, mas para as roupas do dia-a-dia não dá. amaciante só uso nas toalhas (não gosto da sensação do amaciante nas roupas e nem do cheiro) e tenho usado o Ecobril, que dura uma eternidade.

um abraço!

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda, tudo bem?

Menina, que trabalhão para conseguir as toalhas um pouco mais macias na front load!!!!!! rsrsrs...

Pode ter certeza que isso ajudará muitas pessoas, pois toalhas duras é o maior problema das front load.

Sobre o sabão, o sabão ideal para lavadoras front load são os HE (High Efficiency), pois eles são altamente eficientes e quase não produzem espuma. Porém esse tipo de sabão ainda não é comercializado no Brasil.

Fernanda, muito obrigado mesmo pelas suas explicações e esclarecimentos aqui no blog e fique à vontade pra voltar sempre que quiser.

Um abraço e ótimo fds!

Ivo Eduardo disse...

Olá, Fernando,

Minha LG WD-1403RD enguiçou. Não consegue centrifugar. Um técnico de uma oficina autorizada esteve aqui e disse que é necessário trocar a placa principal.

Como já consertei outros eletrodomésticos, estou pensando na possibilidade de obter a placa e fazer o serviço em casa mesmo.

Sabes onde conseguir manual de serviço e a placa em Porto Alegre, ou mesmo em outra cidade?

Atenciosamente,

Ivo Eduardo

Fernando Ricci disse...

Olá Ivo, tudo bem?

É bem difícil encontrar na net o manual de serviço dessas lava e seca. Mas no blog do meu amigo Nilton que é técnico especializado em lavadoras tem um artigo que orienta como fazer manutenção nessas lava e seca. Segue o link do artigo.

http://www.niltran.com/manual-de-servicos-lavadora-lg-lava-e-seca-importada/

Acredito que esse artigo te ajudará a fazer o reparo na sua lava e seca.

Só precisa saber se realmente é a placa principal que está com defeito, pois o defeito mais comum nessas lavadoras quando ela não consegue centrifugar é o desgaste das engrenagens do rotor.

Dê uma olhada neste vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=org4rXo3Bus

Estou à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog.

Gabriel-ssa/Ba disse...

Fernando,
Depois de longa pesquisa e com o suporte de seu blog fiz a minha compra hoje. Depois de horas em várias lojas, comprei a LGWD1403 Lava e seca, 8,5 kg. Considerei o valor bem alto (2.732,00 - garantia adicional de 12 meses), mas acho que os preços em outros estados devem ser mais baratos. Estou com super sensação de culpa e para piorar só irei receber no próximo sábado, 1 semana depois. Estou pensando que deveri ter escolhido um outro modelo mais barato ou uma frontal só lavadora...

Fernando Ricci disse...

Olá Gabriel, tudo bem?

Não estou querendo aumentar seu sentimento de culpa não, mas eu também acho que você pagou muito caro pelo modelo WD-1403RD, tendo em vista que ela está para sair de linha já que foi lançado o modelo WD-1485AD com tecnologia mais avançada. Não existe a possibilidade de cancelar essa compra?

O site Fast Shop entrega na cidade onde vc mora?

Fico no aguardo.

Forte abraço.

daniela disse...

OLa fernando tb?
Estou com um problema na minha Lg (220V) alem de ter que aprender a mexer testando o amaciante sempre fica na máquina, ele não sai na lavagem. Eu li que tem que ser amaciante bem liquido mas mesmo assim não funciona vc pode me ajudar porfavor? obrigada e aguardo

Lídia disse...

Oi Fernando,
Adorei o seu blog. Parabéns!
Tenho uma LG WD1403. Retirei os parafusos como indicado pelo manual, mas, mesmo assim, ela me parece barulhenta. As roupas quando giram dentro do tambor fazem barulho? Na primeira centrifugação com pouco volume trepidou bastante, é normal? Estou sozinha em casa e fiquei com dúvida sobre a embalagem central que fica na embalagem de base (segundo o manual). Se retar alguma peça de isopor na base pode acontecer de ela vibrar ou fazer barulho enquanto lava? Já aconteceu com alguém isso? É que como é muito pesada, não conseguimos levantar completamente e retiramos a embalagem de base com dificuldade...
Grata.

Lídia disse...

Oi,
Segundo teste com nova lavagem (máquina de 8,5 KG). Coloquei mais roupa (02 toalhas de banho, 02 de rosto, 02 lençóis de casal, 02 de solteiro e 06 fronhas). No programa adicionei secagem e reduzi a rotação de 1400 para 1000. Ela faz barulho quando está injetando água, algum meio "arranhando" quando gira o cesto e vibrando quando centrifuga (vibração bem menor do que quando não se retira os parafusos). Fiz o teste de nivelamento como indicado no manual e utilizei também um instrumento de nível. Vi algumas coisas sobre distribuição das roupas no cesto, mas como saber o que seria uma distribuição adequada? Quando está desbalanceado, como é possível saber? Alguém que tem esta lavadora, por favor, me descreva quais os barulhos normais durante o funcionamento.
Grata.

Fernando Ricci disse...

Olá Daniela, estou bem e você?

A pressão da água onde estão conectadas as duas mangueiras de entrada de água da lavadora é fraca? Talvez seja esse o motivo do amaciante não estar escorrendo para dentro da lavadora.

É recomendado mesmo usar amaciantes concentrados mais ralos e não encher completamente o dispenser até a indicação MAX. É bom sempre deixar um pouquinho abaixo.

Continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lídia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Sobre a sua LG WD-1403, os sons normais dela são um chiado forte quando ela está enchedo de água (se a pressão da água na torneira for forte), barulho das roupas batendo no cesto durante a lavagem, barulho da bomba puxando a água na hora de soltar a água e barulho de turbina e de molas na centrifugação. É um pouco difícil descrever com precisão os sons. Se puder, procure no Youtube por Lavadora LG Prime, LG Prime 8,5kg, WD-1409FD e veja os vídeos delas funcionando.

Pode acontecer de ficar algum pedaço de isopor se a base não for totalmente retirada.

Referente ao segundo teste, se o barulho meio que "arranhando" for somente enquanto entra a água, é normal. Se esse barulho estiver ocorrendo durante toda a etapa de lavagem, então não é normal.

Sobre a vibração, é normal elas vibrarem um pouquinho. O que não pode ocorrer é ela sair andando pela lavanderia.

Em lavadoras frontais não tem como fazer distribuição adequada das roupas porque conforme vamos colocando roupas dentro dela vão ficando umas sobre as outras.

A lavadora tem sensores de vibração e na centrifugação ela só pega velocidade se a carga estiver balanceada. Se ela sentir que a carga está desbalanceada, ela para de girar o cesto e depois começa girando lentamente para tentar balancear.

Lídia, qualquer coisa continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog.

Lídia disse...

Obrigada Fernando.
Estou mais tranquila agora. Vi vídeos de máquinas semelhantes funcionando e ouvi alguns barulhos semelhantes. O que tinha como referência era um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=Rm2lJpigHTM) de uma Sansung funcionando e sem nenhum ruído ou vibração aparente. Ficarei atenta ao funcionamento e verei a possibilidade de um técnico da autorizada fazer uma visita e me tranquilizar ou desesperar por completo. Comento depois que finalizar a secagem. Vi o comentário sobre as toalhas duras e outros sobre cheiro de borracha após secagem.
Grata.

Lídia disse...

Oi Fernando,
Ao final, interrompi, do meu segundo teste de lavagem e secagem a contagem do tempo parou em 6 minutos sem mudar por algum tempo. Encontrei vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=yXCFdEnNVrs) e muitos comentários sobre isto. Vou realizar um novo ciclo com pequena quantidade de roupa para testar a conclusão da secagem. Estou rezando para não ter problemas...

Fernando Ricci disse...

Oi Lídia!

As lava e seca da LG tem sensor de umidade que entra em ação quando o display chega em 6 minutos. Ele analiza a umidade das roupas e se elas ainda não estiverem totalmente secas ela continuará o processo de secagem até que as roupas estejam totalmente secas e o display ficará travado nos 6 min enquanto isso ocorre. Assim que ele detectar que as roupas estão secas, então o display sairá do 6 min e ela finalizará o processo.

Pode ficar tranquila, tudo indica que a sua lava e seca está normal.

Lídia disse...

Oi Fernando,
Tenho utilizado a minha lavadora e venho trazer comentários.
O principal deles é que eu não achei esta lavadora silenciosa como às descrições nem os vídeos que encontrei sobre ela. A bomba de drenagem faz um barulho enorme. Mesmo nivelada a centrifugação 1.400 rpm ouso o som de turbina, descrito como normal, e a vibração. Chamei assistência, mas como fica na cidade vizinha, ainda não me atenderam. Gostei do processo de lavagem, percebesse na roupa quando sai da lavadora. Gostei também do baixo consumo de água e de material para lavagem. A secagem é eficiente, embora a roupa fique mesmo com cheiro de borracha. Estou experimentando borrifar amaciante diluído no início do processo de secagem para ver se as roupas saem com algum perfume. O que tem me incomodado mesmo são os ruídos. Tão barulhenta quando a que eu tinha antes. Tentei gravar os sons, mas não são capturados com precisão.
Abraço.

Ricardo disse...

Ola, notei que no programa LÃS e Lavagem Manual o tambor roda pouco, roda lento duas vezes e para fica um tempo parado depois roda mais duas vezes se nao me engano e assim segue, é assim mesmo???, No inicio destes 2 programas maquina ja começa a encher de agua, ela nao faz pesagem como no algodão, é assim??
Desde já agradeço a atenção.

Abraços

Fernando Ricci disse...

Olá Ricardo, tudo bem?

Fique tranquilo, esse funcionamento é normal característico dos programas de lavagem mais delicada.

Ela não faz a pesagem da carga antes da entrada de água em todos os programas. Para alguns programas ela coloca um pouco de água e inicia a lavagem e caso ela detecte que é necessário mais água então ela para e enche mais um pouco.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Gabriela Mota disse...

Fernando tudo bem?

Meu bnome é Gabriela,

Comprei uma Lava e seca WD-1403RD 8,5 kg, estou aprendendo a usar, estou gostando mas apanhando um pouco já que o manual não é tão claro ... tenho algumas dúvidas se conseguir me ajudar ... lá vai: Quando escolho um ciclo automático, ainda sim tenho que escolher aquelas opções de enxague e centrifugação?
Como lavar roupas brancas pra que elas fiquem realmente limpas e brancas? Vi que é possivel lava-las, como descrevem outras pessoas em seus comentários mas comigo não deu certo. Coloquei roupas de algodão brancas e elas sairam amarelas, coloquei toalhas também que tinhas renda e bordados brancos e também sairam amarelados, não sei o motivo, fiquei pensando se poderia ser a temperatura da alta água que usei ou a secagem ... Se puder por gentileza me responder no meu email (gleitemota@gmail.com). Obrigada e até mais ...

Dilti Xavier Lopes disse...

Bom dia Fernando.
Nossa, a máquina WD-1403RD pode ser boa, mas é complicada pra caramba. O manual não explica quase nada. Não estou conseguindo operar a máquina... que lastima.
Deveria ter um manual explicando para que serve cada botão da máquina, e como utiliza-los também.
Gostaria de saber se é possível usar a máquina apenas para centrifugar e secar, ou seja, quero lavar alguns tapetes de banheiro no tanque e colocar na lavadora&secadora apenas para centrifugar e secar.
Grata pela ajuda.
Dilti

Fernando Ricci disse...

Olá Diiti e Gabriela, tudo bem com vocês?

Realmente os manuais de instruções das lava e seca não ajudam em nada o usuário.

Quando você seleciona um programa de lavagem, a lava e seca seleciona automaticamente as opções de temperatura de água, quantidade de enxague e velocidade de centrifugação referentes ao programa selecionado. Caso queira, então você pode modificar as opções que foram selecionadas automaticamente. Você pode selecionar também as opções adicionais:

- Pré-Lavagem: A lavadora faz uma lavagem rápida antes da lavagem principal. Indicada para roupas sujas de terra, cortinas com muito pó que a água da lavagem sai muito suja, etc...

- Enxaguar+: Signifca Enxague Extra. Os programas de lavagem tem como padrão 2 ou 3 enxagues. No programa Algodão são feitos 3 enxágues, acionando “Enxágue +” = 4 enxágues,; Algodão Rápido são feitos 2 enxágues, acionada a função “Enxágue +” = 3 enxágues,; e Rápido 30 é feito 1 enxágue, acionando a função “Enxágue +” = 2 enxágues.

- Enxague Anti-Alérgico: A lavadora faz um enxague com água quente para eliminar totalmente os resíduos de sabão.

- Intensivo: Aumenta o tempo de lavagem. Indicado para roupas muito sujas.

Sobre as roupas brancas, recomendo usar Omo Líquido e Vanish em pó (meia medida) e selecionar o programa Algodão 60ºC. Sempre verifique na etiqueta das roupas qual a temperatura de lavagem indicada. Quando não souber a temperatura indicada ou não tiver etiqueta nas roupas, recomendo usar no máximo 40ºC.

Esses dois links podem te esclarecer mais algumas dúvidas:

http://bloglge.com.br/2010/05/14/lg-responde-dicas-para-a-operacao-das-lavadoras-lg/

http://bloglge.com.br/2010/10/07/lg-responde-guia-de-secagem-para-lavadoras/

Diiti, para usar a máquina apenas para centrifugar e secar, basta você colocar as roupas já enxaguadas na máquina, ligar, girar o botão secagem até a opção desejada (sem apertar/girar nenhum outro botão) e apertar Início/Pausae a máquina fará primeiro uma centrifugação e logo depois a secagem.

Espero tê-las ajudado e continuo á disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

minhas roupas e meias brancas saem super brancas lavando a 60 graus no ciclo Algodão com todos os enxágues que tenho direito rs uso meia medida de Vanish em pó com meia medida de sabão de coco em pó. às vezes trato as manchas com Brilhante Utile antes de colocar na máquina, às vezes não.
(ainda não achei uma maneira mais ecológica de ter roupas brancas sem esforço)

fiz outros testes com as toalhas e venho compartilhar: depois da lavagem e enxágue, faço mais um enxágue com vinagre e centrifugação a 800rpm. então estendo no varal e deixo secar um pouco (fica um pouco úmida). aí coloco pra secar na temperatura mais baixa, com as bolas de tênis, e deixo por no máximo 1 hora. páro a máquina e estendo as toalhas de novo, se não estiverem completamente secas. o resultado é o mesmo de deixar secar por 3 horas, mas minha conta de luz diminuiu!

abraços!

Gabriel disse...

Oi Fernando,

A minha WD-1403 esta vazando água durante a drenagem, faz idéia do que possa ser?

Anônimo disse...

Ola Fernando,

A minha LG - WD1403RDA está manchando as roupas com o que parece ser óleo, independente do ciclo que use, a assistência técnica já efetuou uma limpeza mas o problema permanece... tens ideia da causa do problema ?

Att. Denise

Fernando Ricci disse...

Olá Denise, tudo bem?

Essas lava e seca não tem nenhum tipo de óleo ou graxa em sua mecânica. Geralmente essas manchas são resíduos de sabão e amaciante que se acumulam no interior da lava e seca e com o tempo começam a se desprender e grudar nas roupas. Talvez a assistência técnica não tenha feito a limpeza direito.

Você faz mensalmente o ciclo Limpeza do Tambor conforme orientações do manual de instruções?

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Gabriel, tudo bem?

Possivelmente a mangueira de drenagem esteja rachada na parte interna da lava e seca.

Abraços.

Anônimo disse...

Ola Fernando,

Faço regularmente a limpeza de tambor, mas fiquei na dúvida de qual o melhor produto para realizar a limpeza, pois obtive a informação que a agua sanitária com cloro pode danificar, estou utilizando vanish, outra sugestão?

Unknown disse...

FAÇO UM SABÃO LIQUIDO MUITO BOM, QUANDO USAVA SABÃO EM PÓ AS TOALHAS REALMENTE FICAVAM DURAS, AGORA ESTÃO SHOW!!!

Unknown disse...

olha amigão tive esse problema na LE750 umas manchas que pareciam graxa, até chequei a pensar se o rolamento que teria estourado, mas verificando vi que é o que o fernando falou ai, sujeira do sabão em pó que nehuma marca por melhor que seja preste, então tirei um gogozinho que entra a agua para maquina e ao ver estava lá a sujeira que parecia uma graxa, que por sinal lavei com oléo diesel e depois com sabão, e apos isso faço um sabão liquido muito bom que deixou de me dar esses problemas...

Christiana disse...

Fernando,
Tenho uma LG WD1403RD há dois anos e na semana passada ela deu um erro de código FE. Como li no manual que seria referente ao desgaste do moto, desliguei a lavadora da tomada, desliguei a torneira de abastecimento e chamei a assistência técnica. Hoje a assistência técnica foi em minha casa e informou que o sistema de rolamento tinha estourado e que havia, inclusive, derramamento de óleo. Disseram que teriam que retirar a lavadora da minha casa e levar para uma oficina, onde seria feita a troca do rolamento e do sensor. A lavadora nunca tinha apresentado qualquer problema e não estava fazendo nenhum ruído estranho, até a semana passada. Fizeram um orçamento de R$ 650,00. Achei caríssimo. Tudo isso é normal? A garantia de 10 anos do Motor DD não serve para isso? Obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá Christiana, tudo bem?

Esse defeito que sua lava e seca apresentou ocorre com certa frequência nas lavadoras e lava e seca da linha Prime da LG.

A manutenção das lava e seca é cara porque elas são importadas.

A garantia de 10 anos é somente para o motor DD. As demais peças não estão inclusas na garantia.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Elisangela disse...

Oi Fernando.
Estou pensando em comprar a lava e seca LG WD1403RD. Encontrei com um preço muito bom, R$ 1700,00, mas acho q é um modelo que está saindo de linha. Na sua opinião até que ponto compensa pagar mais barato por uma máquina fora de linha?

Abraço, Elisangela.

Anônimo disse...

Bom Dia, tenho uma dúvida que nenhum representante ou vendedor conseguio esclarecer, o botão maior de programação, quando puxa ele sai um sentimetro, ele tem um vai e vem, não sei para que serve isso, não acho normal, alguma função deve ter, se souber por favor me diga, é uma lg direct drive 9 kg, f1403 fds5 e meu email é marcospereira_assis@hotmail.com

Sandra disse...

Estava pesquisando para a compra de uma lavadora e encontrei seu blog. Parabéns, ele é excelente e me tirou muitas dúvidas.
Somos só 2 pessoas em casa e minha lavadora é uma valente Enxuta, que supre perfeitamente nossas necessidades, mas está começando a dar mostras da idade. De todas as que vi, esta é a de menor profundidade, 55cm mas vários sites informam 60cm (o da LG diz 59cm). Você poderia esclarecer? Vc conhece alguma outra que tenha 55cm de profundidade com no máximo 85cm de altura? Obrigada.

Anônimo disse...

Olá, parabéns pela iniciativa!

Tenho esta LG só que ela não está utilizando o amaciante, sabe porque?

Obrigada!

Unknown disse...

Olá Fernando,

Excelente iniciativa a sua de criar esse blog para compartilhar informações sobre os equipamentos. Ajuda a nos tornar menos reféns de problemas que possam eventualmente ocorrer com os equipamentos. Semelhante a muito dos nossos colegas também possuo uma WD-1403RD; e que, infelizmente, apresentou um problema que necessitava da visita do técnico.

Procurei empresas autorizadas diretamente no site da LG e encontrei um que veio hoje prestar o serviço de manutenção. O código do erro apresentado é um FE(com o F de cabeça para baixo). Informamos ele que o equipamento parou de funcionar no meio do ciclo de lavagem, e segundo ele seria necessário a troca de um sensor de temperatura.

Obviamente como não temos conhecimento sobre o assunto fomos levados a confiar no julgamento dele. Procurando a descrição do produto trocado, ele é realmente um sensor de temperatura. Agora a máquina está funcionando novamente e até o momento não apresentou problemas. Todavia, você, ou algum dos nossos colegas que visitam o seu Blog, poderia me informar algum local onde possa ver a lista de potenciais causas para esse erro FE?

Atenciosamente,

Anônimo disse...

Olá!
Tenho notado que o local aonde se coloca amaciante na minha LG frontal fica cheio de água, logo após as lavagens. E não é amaciante não, é agua mesmo. Precisei retirar a agua com uma seringa por várias vezes, para poder caber o amaciante. O que será que está acontecendo? Nunca havia acontecido isso... Obrigada!

Fabi disse...

Olá, Fernando, Tenho a Lg Lava e seca e gostaria de saber como fazer a limpeza da maquina de maneira correta. pode me ajudar? Obrigada, Fabiane

malu disse...

bom dia. alguem sabe me informar como tiro aquela musiquinha que toca no final de cada lavagem? grata

Malu

Claudia Furtuna Design disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog.
Só conheci depois que comprei uma lava e seca LG 6 Motion WD 1485, ela tem todos esses problemas?

Grata

Claudia

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

É normal ficar água no compartimento do amaciante ao final do ciclo. Remova a gaveta dispenser apertando a parte azul que tem ao lado do buraco onde coloca o amaciante. Retire a tampa azul do compartimento do amaciante e verifique se o sifão está entupido.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabi, tudo bem?

Para fazer a limpeza do tambor despeje 100ml de alvejante (água sanitária) no compartimento de sabão para lavagem principal e pressione as teclas indicadas para acionar o programa Limpeza do tambor.

Após a lava e seca terminar o ciclo, deixe-a aberta para que o interior seque.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Malu, tudo bem?

Para desativar os sinais sonoros na sua lava e seca LG, ligue a lava e seca, pressione Início/Pausa e depois mantenha pressionadas simultaneamente as telas Opção (que fica do lado esquerdo da tecla Centrifugação) e Centrifugação durante três segundos e os sinais sonoros serão desativados.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Claudia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Fique tranquila pois a lava e seca LG 6 Motion (WD-1485) não vem apresentando quase problemas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog!
Minha WD1403RD de cerca de 18 meses parou de funcionar no meio do ciclo e apresentou um código de erro "tE" sendo que o "t" é semelhante a um "F" invertido. O manual apenas orienta a desligar da tomada e chamar um técnico. Ao contactar a assistência da LG me informaram dois serviços autorizados em BH, onde moro. Em contato telefônico com os dois serviços, cada um me deu um diagnóstico diferente apenas com o código informado, bem como orçamentos diferentes. Um deles disse que o problema seria com o termostato e o outro identificou que o problema seria com a placa da fonte ou placa fonte e o sensor da fonte e que o conserto seria realizado aqui mesmo sem necessidade de remover a maquina. Agora, com dois diagnósticos, não sei o que fazer... Você saberia me orientar? Grato, Leonardo.

Unknown disse...

Ola tudo em?

Tenho a maquina LG WD-1403RD ja vai fazer 4 anos.

Nesse tempo ela nunca apresentou nenhum problema.

Ela esta apresentando um problema.

Nao esta saido agua da parte superior ( uma borracha laranja que fica bem na porta do tambor)

Aparentemente a agua esta surgindo da parte interna do tambor.

A agua sempre saia dessa borracha laranja em cima e agora nao sai mais.

O que sera que pode estar acontecendo?

No visor da maquina nao aparece nenhum erro e os ciclos estao ficando sempre completos.

As duas saidas das torneiras estao abertas saind agua normalmente.

Por favor. Preciso de uma resposta .

Obrigada


Anônimo disse...

O erro TE e nao FE, é uma falha no Termistor. Assita meu video: Corrigir Defeito Lava e Seca LG - Erro DHE e Erro tE - Falha no Termistor

Anônimo disse...

O video: http://m.youtube.com/watch?v=eQ7hTS8BM_0&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DeQ7hTS8BM_0

Bruna Silene disse...

Bom dia! Fernando!
Ganhei uma lava e seca 8,5kg 110V de presente ... meu apto é todo 110V mas, somente a área de serviço é de 220V =/ posso usar um transformador? Qual seria?
abraços.

BRUNA.

Unknown disse...

Oi Fernando, muito útil o seu blog. Agora, veja se consegue me ajudar. Tenho uma LG WD1403RD há 3 anos e fora da garantia. Há um pouco mais de três meses, a mesma parou de ligar. Chamei a assistência técnica e verificou que a placa-mãe havia queimado. Problema resolvido, agora apareceu outro: ao ligar, a máquina funciona por uns 3 minutos e para, aparecendo a mensagem de erro "LE" (sobrecarga no motor). Já tirei da tomada, fechei o registro, aguardei meia hora para religar, resetei e nada!
O pior é que agora ela está com água e a porta não abre... O que pode ser? Será que está realmente com outro problema?
Desde já lhe agradeço a ajuda.
Débora

Alina disse...

Olá Fernando.
Apareceu uma promoção ótima aqui em Caxias do Sul a WD 856UH Samsung e WDC1485AD LG, ambas de 8,5kg. Prefiro a Samsung eco Bublle, mas a assistência não é na minha cidade, mas numa cidade próxima. A LG tem assistência aqui, queria saber o que você sugere, urgentemente, porque a promoção é por pouco tempo. E também, queria saber qual a diferença entre a LG WDC1485AD e a LG WD1485AD. Obrigada, Alina.

Anônimo disse...

Olá, Fernando.

Possuo a 1403RD há um tempo e recentemente o "poder" de secagem diminuiu, ou seja, demora mais tempo para secar a mesma quantidade de roupa que eu secava antes.

Mais que isso, quando uso um ciclo de algodão para lavar e secar, por exemplo, duas toalhas de banho e uma de rosto, mesmo colocando no "muito seco", elas não saem secas. Antes saiam. Agora preciso colocar mais tempo manual (2 horas de secagem, por exemplo) para que termine de secar.

Há alguma manutenção que posso fazer ou somente assistência técnica?

Obrigado.
Andre

Lucy disse...

Minha lavadora LG está apresentando um barulho e parece que é de rolamento. Esse barulho se apresenta quando giro o tambor com a mão ou na centrifugação fica bem alto. Há como eu mesma arrumar?

Anônimo disse...

minha lavadora está com um aviso sonoro e aparece no visor a letra F invertida e a letra E, ao tentar iniciar a lavagem inicia o sinal sonoro e aparecem as letra piscando, não consegui encontrar uma resposta no site da LG na parte de problemas possíveis pois este código não aparece...por favor pode me dar uma luz!!!????? Não posso ficar sem lavadora... o que pode ser??

Anônimo disse...

Ola tenho uma Lg WD1403 e onde coloco o sabao e amaciante cai agua em casa um desses compartimentos que leva para maquina no entanto nao esta saindo agua no amaciante, ficando a roupa sem ter amaciante.

Anônimo disse...

Olá, minha lg 8,5 wd-1403fd, está fazendo um barulho na hora que dispensa água na lavagem das roupas, em todo momento. Pode ser a bomba?

Anônimo disse...

Minha maquina estava dando o erro "f de cabeça para baixo e E". Pelo manual tratava-se de problema no thermistor. E realmente encontrei o problema em um dos thermistor do "duto seco", o que fica após o "motor ciclone". Ele estava coberto com uma camada de fiapos de pano, o que estava causando leitura incoerente. Dessa forma a resistencia estava superaquecendo causando o erro. Detalhe: devido o superaquecimento, a carcaça do duto apresentava sinais de oxidação devido a tinta ter estourado em alguns pontos, mas nada que uma boa limpeza não resolvesse.

Rita disse...

Olá Fernando, será que vc pode me ajudar? Tenho uma Lg WD 1403FD há uns 4 anos. de uns meses pra cá noto que ela não centrifuga direito. Chamei o tecnico e ele disse que tinha que limpar o filtro da bomba,foi feita a limpeza e mesmo assim de vez em quando ela continua a não centrifugar . Li tb que pode ser a centrifugação do enxague desbalanceada, mas só foi acontecer isso agora depois de tanto tempo que já possuo a máquina? gostaria de saber sua opinião.Desde já agradeço. Meu nome é Rita.

Unknown disse...

oi ganhei uma lavadora e secadora da LG modelo prime wd1403rd é ótima para lavar só que coloco amaciante concentrado e nao fica o cheiro como que se ele não segurasse na roupa o que poderia fazer para melhorar isso? acho que quando coloco o sabão liquido e o amaciante na outra repartição o amaciante desse junto,na mesma hora que o sabão.

Unknown disse...

Fernando,

Minha maquina LG está sujando as roupas brancas com umas gordurinhas escuras que parecem resíduo de amaciante. Qdo lavo roupas de outras cores parece não sujar. Já limpei o tambor com água sanitária e cloro, mas o problema permanece. Vi nas postagens acima que o motor não usa óleo ou graxa. Alguma ideia do que mais posso fazer pra resolver o problema? Acha que a assistênvia técnica pode resolver? Uso sempre Omo ou Ariel e amaciante Confort concentrado. Obrigada.
Patrícia Vilaça

Unknown disse...

Minha LG sempre manchou roupas brancas. Fica como se fosse graxa e não sai nem com agua sanitária. Com relação as toalhas, elas realmente ficam duras, não adianta o ciclo nem a quantidade de sabão e amaciante. Já perdi a conta de quantas roupas brancas perdi. OAlem do cheiro horrivel que deixa nas roupas. Faço higienização a cada 4 lavagens e nada muda. ODEIO essa máquina. Doida pra comprar uma Brastemp FUJAM DA LG FRONTAL

Maria Cristina disse...

Minha lava e seca lg inverter direct drive 12 kg tem 4 meses de uso e começou a fazer barulho na bomba de água interna durante a lavagem. Faço direito todas as limpezas. O barulho é qdo aciona a água e é bem forte... Alguma sugestão ?

Simone Blanco disse...

Como vc resolveu? Aconteceu exatamente Tudo isso com a minha

Unknown disse...

Olá Fernando!
Tenho uma LG inverter direct drive wd1412rt.
Ela é ótima e funciona muito bem, porém há umas 2 semanas começou a apresentar um comportamento que estranhei. Ao final da lavagem quando abrimos a mangueira da frente para despejar a água da lavagem, tem saído pouquíssima água, quase nada. Tem ideia do que isso pode significar?

Unknown disse...

Boa noite, tenho uma lg prime 6 motion de 8,5 kg e ela joga agua no sabão pré-lavagem e no sabão mas não no amaciante ja tentei lavar umas cinco vezes e nada o amaciante fica la, ja troquei a marca do amaciante e nada, ja tentei usar outros processos de lavagem e continua sem sair o amaciante. o que pode ser? devo mandar a maquina pra garantia? pois ela chegou não tem nem dois dias.

Anna Carolina. Edição e Direção disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna Carolina. Edição e Direção disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa tarde Fernando,

Achei muito útil esse seu blog.. me ajudou muito ! parabéns pelo trabalho.

Comprei uma LG 8,5 kg 6 motion, e gostaria de saber como utilizo ela apenas como lavadora, sem a opção secar.

Obrigada

Unknown disse...

Tenho uma lg 8 k e nao tem cristo que faca ela sair com cheiro de amaciante alguem sabe me dizer como faz pra fazer a lavagem da roupa eu escolho a opcao lavagem algodao e dou enter lava mais depois sem chero de amaciante

Claudia disse...

A minha LG tambem não deixa cheiro de amaciante na roupa. minhas toalhas saem duras que nem lixa

souza1043 disse...

Olá boa noite, tenho uma LG 8,5 kg 6 motion, até o momento vinha funcionando normalmente lavando as vezes secando, de uns dias para cá ela parou o som do display, antes quando tocava no display tinha um som, e quando terminava a lavagem avisava o termino da lavagem. hoje está completamente mudo. Gostaria de ter uma ajuda de alguém que teve o mesmo problema, e que conhece alguém que pode me ajudar a resolver este problema. O meu Email souza1043@gmail.com

Unknown disse...

Bom Dia Fernando! Estou querendo comprar uma Samsung Lava e seca, mas a pressão da água na minha casa é baixa, isso pode me dar problemas?

Roberto disse...

Problemas aqui com o amaciante. Ele não desce por nada! Ja mudei o amaciante e nada. Qual o rolo?

Roberto disse...

Problemas aqui com o amaciante. Ele não desce por nada! Ja mudei o amaciante e nada. Qual o rolo?

Samanta Xavier disse...

Ola!
Tenho uma LG ... Funciona normalmente... Mas qdo começa a secar não para de bipar ... Não sei o q pode ser isso!

https://www.facebook.com/Pepita.Vitoria02/ disse...

Rio, 04/12/16. Boa tarde, Fernando!

Achei o seu site excelente, com informações super importantes.
Mas tenho uma duvida. A parte frontal da minha maquina apresenta pontos de ferrugem.
Onde posso fazer a troca dessas partes apneas, sem precisar comprar outra maquina?
Obrigado!

liliana disse...

Fernando.
Muito interessante teu blog, e muito obrigada por dedicar teu tempo em ajudar desconhecidos como eu.
Sabes me dizer se existe alguma maneira de deixar as roupas de molho nesse tipo de maquina?

Eduardo Farage disse...

bom dia minha maquina lg wd 1403 rd faz o auto teste normalmente, mas não passa da centrifugação para secagem. pode me dar alguma dica sobre o que pode estar causando isto?

Marcinha Melo disse...

Olá Bom dia. Eu tenho essa máquina há 10 anos e gosto muito dela. somos tres adultos em casa e temos roupa suja (camisas, calças suadas todos os dias) ..lençóis, toalhas, panos de copa.. até travesseiro. somente agora ela começou a dar problemas. trocamos com autorizada a bomba de injeção de água...agoora precisamos chamar novamente a autorizada devido água saíndo pela porta frontal enquanto ela enche. Mas é como falei: DEZ ANOS SENDO USADA TODOS OS DIAS. Agora estamos na dúvida entre ficar chamando autorizada ou comprar outra. Mas tem que ser igual a essa. Sei que ela saiu de linha, terá que ser novo modelo, mas queremos da mesma marca e tipo lava e seca. Super recomendo.

Unknown disse...

Olá Fernando tenho uma lg wd1403rd gostaria de saber se a opção secar pode ficar de fora ,queria lavar e centrifugar....para colocar no varal e economizar na energia .tem como fazer assim?