Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

Escolhendo uma lava e seca

É normal termos muitas dúvidas na hora de escolher uma lava e seca diante de tantas opiniões positivas e negativas que encontramos do mesmo equipamento e por este motivo criei esse tópico para tentar clarear um pouco a mente de vocês leitores falando um pouco sobre o que é mito e o que é verdade sobre esses equipamentos.

As lava e seca são uma excelente opção para quem quer praticidade ou ainda para quem tem pouco espaço e precisa de um único equipamento que execute as duas funções (lavar e secar). O sistema de lavagem por tombamento é muito eficiente e economiza água e insumos (sabão, alvejante e amaciante), além de preservar os tecidos. Elas também contam com motores de alta tecnologia e que não utilizam correia nem polia e por este motivo são muito mais silenciosas e vibram menos na centrifugação e algumas até contam com funções adicionais como a lavagem a seco.

É verdade que elas levam um tempo maior para secar as roupas se comparadas com uma secadora de tambor porque o sistema de secagem das lava e seca é diferente do sistema de secagem das secadoras de tambor. As secadoras de tambor secam as roupas por exaustão, eliminando a umidade das roupas através do ar quente que é eliminado pela parte de trás do equipamento. Já as lava e seca secam por condensação. Elas transformam a umidade retirada das roupas em água e a elimina através da mangueira de drenagem.

Vocês já devem ter visto muitas reclamações que as lava e seca não secam as roupas direito, as roupas saem amassadas demais e difíceis de passar ou ainda que as roupas secas saem da máquina com cheiro de borracha queimada. Vamos as explicações:

Sobre as roupas não secarem as roupas completamente, em 95% dos casos é culpa do usuário que não respeitou a capacidade de secagem do equipamento colocando roupas em excesso. As lava e seca tem capacidades diferentes para lavagem e secagem.

Por exemplo: uma lava e seca com capacidade para 8,5 kg, na verdade ela lava 8,5 kg, porém seca 4 kg/5 kg (a capacidade pode variar para cada marca e/ou modelo). Ou seja, sempre que você for colocar uma carga de roupas para lavar e secar deverá colocar somente a quantidade de roupas referente a capacidade de secagem do equipamento (4 kg/5 kg). Verifique no manual de instruções da sua lava e seca a capacidade de secagem.

Sobre as roupas saírem com cheiro de borracha queimada é normal quando a lava e seca é nova e a cada novo ciclo de secagem esse cheiro vai diminuindo até desaparecer. É normal também quando a roupa passa do ponto de secagem (tempo de secagem maior do que o necessário para secar a carga de roupas).

Sobre as roupas saírem muito amassadas da máquina, é normal acontecer quando secar maiores quantidades de roupas porque o cesto das lava e seca são pequenos e as roupas tem pouco espaço para tombarem, principalmente se ela for de 8,5 kg. Para se ter roupas menos amassadas ou ainda prontas para guardar, o lance é secar pouca roupa por vez. Outra coisa que se deve fazer é retirar as roupas da máquina imediatamente após ela terminar a secagem ou desligar. Roupas paradas dentro da lava e seca ficam amarrotadíssimas!

Para escolher uma lava e seca que atenderá suas necessidades deve-se levar em consideração a quantidade de pessoas e o tamanho dos edredons que irá lavar/secar (caso tenha intenção de lavar e secar edredons):

- Para famílias até 3 pessoas/lavar e secar edredons de casal leve: 8,5 kg
- Para famílias até 4 pessoas/lavar e secar edredons de casal normal: 10,1 kg /10,2 kg
- Para famílias de 6 ou mais pessoas/lavar e secar edredons queen size ou king size: 14 kg ou superior.

Espero que esse tópico tenha ajudado mas, como sabem, continuo à disposição.

1.838 comentários:

1 – 200 de 1838   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Acho seu blog o máximo! Um serviço de utilidade pública.Como estou escolhendo pela primeira vez esse tipo de eletrodoméstco tinha milhares de dúvidas.Graças a você estou fazendo uma opção estudada.Obrigado Miguel

Anônimo disse...

Olá Fernando,
Tenho um conjunto de lavadora e secadora Bosch com 10 anos de uso e a lavadora cansou de vez... A secadora ainda está firme e forte, mas é daquele tipo que encaixa em cima da lavadora.
Somos uma familia de 4 pessoas e a máquina funciona 3 dias por semana (dia da diarista - 3 ou 4 vezes ao dia, pois ela comporta 5 kg). Espaço é um problema, pois as maquinas não podem ficar lado a lado. Sendo assim, ou usamos as maquinas "empilhadas" ou trocamos o conjunto por uma "lava-e-seca".
Queremos trocar por uma máquina de maior vazão (10kg a 15kg) mas que não dê tanto problema quanto tenho visto nos sites da web.
Dúvidas :
1) Se formos trocar somente a lavadora, qual seria a melhor opção para comprar ?
2) Se formos trocar por uma "lava-e-seca" qual é a melhor e que não vai me dar "dor de cabeça" ?
Observação : se exitir máquina que lave sem precisar esfregar a roupa antes, melhor ainda !!

Obrigado pela ajuda,
Marcio

Anônimo disse...

Boa noite Fernando,
Depois de ler o blog, estava inclinado a comprar uma lavadora de roupas ElectroLux LB12Q, porém notei que está fora de linha e existe um modelo semelhante com o código de LT12Q.
Voce sabe me informar se este novo modelo é realmente semelhante e com performance igual ou melhor ?
Grato pela ajuda,
Marcio

Leandro disse...

Boa tarde. Seu blog é realmente fantástico!
Estou com uma pequena dúvida entre essas duas lavadoras:
- Samsung Lava e Seca WD8854RJF Frontal 8,5 kg
e
- LG Prime WD-1485AD Frontal 8,5 kg.

AMbas achei no ponto frio loja fisica com 1999,00 (em 10x), mas a garantia estendida na loja está 666,00 reais para mais 2 anos. E nas lojas virtuais (submarino, ...) achei pelo mesmo preço, mas no caso da samsung no submarino a garantia estendida está saindo por 250,00 reais em média por mais 2 anos. A situação é: Na loja física eu posso agendar a entrega (para meu futuro apt) e a instalação é grátis. Já no submarino eu vou receber na minha casa atual e não tem instalação....

O que vc me aconselha? A instalação seu eu fizer, não perco a garantia né?
Uma outra pergunta, entre essa samsung e a LG, qual melhor? Sei que essa samsung tem aquele problema do erro HE02, mas perguntei no site da samsung e me disseram que resolveram essa problema... A samsung tem a tal da airwash, coisa que a LG não tem. A LG tem melhor cobertura de assistência aqui no RJ que a samsung. A samsung gasta menos agua por ciclo (66L samsung e 100L a LG) e consume menos...

Enfim, vc pode me ajdar a escolher?

abraços

Leandro

Fernando Ricci disse...

Olá Marcio, tudo bem?

Te respondi por e-mail. Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Leandro, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os dois modelos de lava e seca que você citou são excelentes. Desconsiderando o erro HE2, eu particularmente prefiro a Samsung. Gosto do funcionamento, da flexibilidade dos programas de lavagem/secagem, o fácil entendimento do painel, do Air Wash e ela seca 5kg de roupas contra 4kg da LG WD-1485AD.

Você não perde a garantia fazendo a instalação do equipamento desde que siga as orientações do manual de instruções.

Se a Samsung garantir que o problema no termostato que causa o erro HE2 foi solucionado, eu prefiro a Samsung. Eu só parei de recomendá-la por conta deste erro, mas sempre gostei do funcionamento e eficiência do equipamento.

Leandro, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Bruno disse...

Fernando,

Vou pular os elogios pq seria redundante, mas deixo meus parabéns !!!
Há anos "torço" pra minha lavadora desintegrar, pq quero comprar uma lava & seca, sempre tento pesquisar o que tem de lançamento e os defeitos que cada uma apresenta.
A decisão não é nada fácil, pois todas tem prós e contras.
Você poderia me indicar uns 3 modelos que atendam minhas necessidades?
Sou casado, 2 filhos e preciso de secadora pq onde moro é dificil secar roupas em época de chuvas, por isso elas ficam com mal cheiro e não secam.
Sei que preciso de algo maior que 10kg para lavar edredons das crianças que tão saindo das fraldas.
Se fossem mais compactas seria melhor ainda, pq não tenho muito espaço.

Desde já,

Muito Obrigado.

Leandro disse...

Obrigado Fernando.

Acabei comprando a Samsung mesmo. No ponto frio (loja fisica) ela está saindo por 1799,00 em 10X... A garantia estendida de mais 2 anos fica por 666,00.... A garantia estendida da ponto frio loja fisica é mais cara que a do submarino...

Ah descobri que a loja virtual da ponto frio foi comprada pela B2W (americanas/subamrino).

AH, outra vantagem da loja fisica da ponto frio, é que a entrega pode ser agendada por até 45 dias, e instalam degraça....


A samsung me disse através de email que o erro HE02 foi solucionado... Bem, agora e esperar para ver....

obrigado pela ajuda..

Leandro

Fernando Ricci disse...

Olá Bruno, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Realmente todas as lava e seca tem prós e contras e não existe uma marca ou modelo que seja garantia de que não apresentará defeitos.

Os três modelos indicados para a sua necessidade são:

- Samsung 10,5kg (WD9102RNW);
- LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD);
- LG Elf 11kg (WD-12596RW).

Estou te indicando três modelos que são muito eficientes e vem apresentando poucos problemas e eles estão na ordem de minha preferência.

Bruno, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Leandro!

Que legal que vc comprou a Samsung WD8854. Tenho certeza que ficará satisfeito porque ela é uma excelente lava e seca.

Depois que usá-la no seu novo apto, volte para dar sua opinião sobre ela.

Abraços!

Marcia disse...

Estamos com muita dificuldade em escolher uma lava e seca. Sou casada e tenho 2 filhos e tbm preciso lavar ededrons em casa. Vi a promoção da Sansung do ponto Frio e fiquei em duvida. Qual seria melhor pra nós, ela ou a LG ? Vimos uma Lg de 11 k por 1. 800. Agradeço desde já
Márcia

Kátia disse...

Olá Fernando tudo bem. Gostei muito de seu blog, bastante instrutivo.
Estou com uma dúvida semelhante a do Márcio. E este vc respondeu por email. Eu tb tenho um conjunto de da lavadora e a secadora evolution, deste que um encaixa em cima do outro. A minha lavadora estragou de vez e não acho mais as peças. Gostaria de saber qual máquina comprar, só a lavadora ou uma lava e seca? Outra pergunta, é possivel colocar a secadora evolution em cima da lavadora da samsung? Vi que as 2 tem o mesmo tamanho. Não causaria problemas na lavadora?
Obrigada,
Kátia.

Fernando Ricci disse...

Olá Márcia, tudo bem?

Se for a LG Elf 11kg (WD-12596RW ou WD-12596RD) que você viu por R$1.800,00, corra comprá-la porque está de graça! Com certeza ela é a melhor opção entre ela e a Samsung WD8854.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Eduardo disse...

Ola Fernando, seu blog estah fantastico. Estou em duvida entre a Samsung Airwash 8,5kg e a Samsung Eco Bubble? A diferenca de preco entre uma e outra estah grande (a Eco Bubble estah mais cara R$500). O que vc me recomenda? Outra duvida: vc considera essencial a compra de garantia estendida? Se sim, por quanto tempo? Agradeco antecipadamente pelas dicas. Abcs, Eduardo

Joao disse...

Olá Fernando.

Muito legal sua iniciativa.

Gostaria de uma resposta sobre a melhor dessas 3 máquinas:

LG - WD1485AD
Samsung - WD8854RJF
Electrolux LSE09

Estou em uma grande dúvida, obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Eduardo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Referente as lava e seca Samsung, eu particularmente acho que vale mais a pena gastar R$500,00 a mais e ficar com a Eco Bubble, porque além dela ser muito eficiente, ter mais programas de lavagem e mais funções, ela tem bem menos reclamações do que o modelo WD8854.
Eu acho interessante a aquisição da garantia estendida desde que o preço não seja absurdo. Eu geralmente adquiro + 2 anos de garantia estendida.

Caso tenha intenção em comprá-la pela internet, me envie um e-mail (lavadorasderoupas@msn.com) que te envio um link promocional que tenho de uma loja virtual muito bem conceituada onde a Eco Bubble está com excelente preço.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá João, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Entre as três lava e seca citadas, as melhores são Electrolux LSE09 e LG WD-1485AD, respectivamente.

As vantagens da LSE09 é a capacidade de secagem (5,5kg contra 4kg da LG) e tem opção de deixar as roupas de molho na lavagem.

João, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Ola Fernando, boa noite!
Gostaria de, se possível uma ajuda sua.
Preciso compar uma lava e seca e não tenho nenhum conhecimento sobre este produto.
Somos em duas pessoas, e não é essencial pra mim lavar e secar edredons e cobertores em casa. Preciso de uma máquina que lave sem estragar as roupas e seque sem deixar cheiro (ruim), e fácil de manusear.
Por favor, ajude-me a escolher a de melhor custo-benefício.
Obrigada!
Rosangela

Fernando Ricci disse...

Olá Rosangela, tudo bem?

Atualmente as melhores lava e seca são Electrolux Eco Turbo 9 kg (LSE09), Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1) e LG Prime 6 Motion 8,5 kg (WD-1485AD).

Qualquer uma das três que você comprar estará adquirindo um excelente equipamento.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Tati disse...

Bom dia Fernando!

Entre as lava e seca abaixo, qual é a mais recomendada, levando em consideração a eficiência na lavagem e secagem, economia, assistência técnica do fabricante, probabilidade de dar problemas?

Lavadora e Secadora Prime Refresh 8,5kg WD-1485 - LG
Lavadora e Secadora Automática 12kg LST12 - Electrolux

Quanto o modelo da LG, você saberia quantoS graus é a abertura da porta? O espaço que tenho para colocá-la é em um canto, mas a abertura da porta vai ficar ao contrário (Máquina no canto direito e porta fixa no canto esquerdo).

Qual é a vida útil de uma lava e seca?

Obrigada! Abraços

Tatiane

Anônimo disse...

Ola Fernando td bem? gostaria que me ajudasse pois preciso de uma lava e seca....não tenho muito espaço.
Minha familia são 2 adultos e 1 criança gostaria que me indicasse uma máquina ,venho lendo sobre vários problemas e esta me gerando dúvida se compro uma lava e seca ou a antiga de cesto?
valeu um abraço.

Anônimo disse...

Ola Fernando! Td bem? Tenho a lava e seca Samsung WD9102 e ontem pela primeira vez lavei blusas de la~. No inicio da lavagem o tambor faz uma volta inteira por umas 4x. Depois fica somente dando pequenos balancos para direita e esquerda, e apos o tambor da meio giro. Fica fazendo estes movimentos ate o final do ciclo, inclusive nos 3 enxagues. O tambor so gira por inteiro no comeco da lavagem. Achei esta lavagem estranha, pq algumas blusas q ficaram por cima so ficaram molhadas e nao foram lavadas. Nesta primeira vez havia colocado 7 blusinhas de la. Para tirar duvida se havia peso em excesso, fiz outro teste, colocando apenas 3 blusas, e o ciclo de lavagem foi realizado como descrito na primeira vez. Gostaria de saber se a lavagem la eh assim mesmo conforme descrevi ou se a minha lava e seca no ciclo la esta com defeito. Agradeco pela atencao mais uma vez! Abs. Yasmin

Maresa disse...

Adorei seu Blog, pena que comprei a minha lava e seca antes de ter acesso ao seu blog (que só descobri agora) comprei a lava e seca da Brastemp 7Kg, pq moro em uma ape pequeno e é difícil de secar, acabei de ganhar nenem por isso comprei, pois até então eu e meu marido lavavamos na minha mãe no sábado mas com bebÊ em casa não dá para eu esperar a semana toda.....Mas e ai o que vc acha da Lava e Seca Brastemp, levando em conta que ainda nem cheguei a usá - la, meu marido instalou hoje e amanhã que vou p casa....

dolores disse...

nao compra LG, a minha lava e seca lg WD 1403RDA deu problema no rolamento com 1 ano de uso, e pesquisando na internet vi que é problema comun nesa maquina.

Anônimo disse...

nao compra LG, a minha lava e seca lg WD 1403RDA deu problema no rolamento com 1 ano de uso, e pesquisando na internet vi que é problema comun nesa maquina.

Marcus Vinícius disse...

Bom dia Fernando! Parabéns pelo seu blog!
Acompanho seu blog já faz algum tempo, e foi através dele que tirei a minha dúvida a respeito da máquina lava e seca (SAMSUNG E LG). Optei por comprar no dia 07/03/2012 a WD9102RNW SAMSUNG e estou gostando do produto. Já estudei todo o manual, porém estou com algumas dúvidas em relação a alguns eventos que acontecem no momento da secagem, como: tentei interromper uma secagem e a máquina me apresentou este seguinte código nop visor Hö e quase um 3 invertido sem a perna de cima, consultei o manual novamente e esse código não constava depois esse código saiu e a máquina continuou secando normalmente; E a outra dúvida que tenho é que no momento da secagem (logo abaixo do compartimento de colocar o sabão e abaixo daquela roldana de alumínio/inox onde escolhemos o tipo da lavada , está saindo um pouco de água, acho que pode ser o vapor. O que vc acha? Conto com a sua ajuda e compreensão e aguardo retorno. Desde já agradeço! Um abraço;
Marcus Vinícius.

Fernando Ricci disse...

Olá Marcus Vinicius, tudo bem?

Fico feliz que acompanhe meu blog e que ele tenha te ajudado na escolha da lava e seca!

Você fez uma excelente escolha. Eu adoro demais a WD9102.

Sobre seus questionamentos, se você interromper a secagem no visor aparecerá a mensagem Hot informando que temperatura interna da lava e seca está em muito alta e ela continuará em funcionamento fazendo o resfriamento das roupas e do interior do equipamento até que ele atinja uma temperatura que não cause risco de queimadura ao usuário. Após atingir essa baixa temperatura, então a lava e seca libera a porta.

Sobre essa água que pelo que entendi está escorrendo pela porta durante a secagem é vapor mesmo e isso ocorre devido a diferença de temperaturas interna e externa do equipamento. Só que é bem pouca água que as vezes sai por ali. Se estiver saindo muita água não é normal.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços!

Marcus Vinícius disse...

Bom dia Fernando! Estou bem, obrigado!
Muito obrigado pelas explicações e por sanar minhas dúvidas, agora estou mais tranquilo! E em relação a água no momento da secagem sai bem pouca quantidade. Obrigado!
Atenciosamente;
Marcus Vinícius.

Alex disse...

Bom dia Fernando,

Resolvi arriscar e comprar a lavadora de 8,5Kg da Samsung WD8854, estou começando a utilizar a máquina, e gostaria de saber como faço uma prova de fogo com ela, para verificar se da algum erro, (se for para dar problema, que seja o quanto antes, enquanto esta na garantia).
Parabéns pelo blog e obrigado pela atenção.
Alex J. Santos

Anônimo disse...

Bom dia Fernando,

Primeiramente parabéns pelo blog que vem auxiliar consumidores com insegurança na compra de lava e seca como eu. Estou em dúvida entre a Samsung Airwash 8,5 kg, Lg 8,5 kg e a Electrolux 9 kg sinceramente não sei qual comprar. O vendedor do Magazine Luiza me recomendeu a Samsung Airwash 8,5 kg disse que é ótima, essa máquina é lançamento ou está saindo de linha ? Qual a mehor marca de lava e seca entre as três acima você me recomendaria comprar ?

No aguardo,
Desde já agradeço sua atenção.
Janaina

Flavinha disse...

Oi, Fernando
Eu tive uma lava e seca LG que durou um ano e meio e pifou, de acordo com o laudo da autorizada porque entrou água (???). O conserto ficou em R$1.200,00 e tem garantia apenas de 3 meses, portanto vou fazer dela uma escultura e comprar outra... Estive pensando: vale a pena mesmo a lava e seca? Ou seria melhor uma secadora e uma lavadora?
Tenho outro problema: espaço! Vc sabe de alguma secadora que pode ficar em cima da lavadora, para ocuparem o mesmo espaço?
Obrigada e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando, estou com muita dúvida, é que me apaixonei pelo design da Brastemp active preta lava e seca 7kg e a altura dela me facilita por ser portadora de doenças reumáticas, mas quero uma lava e seca eficiente, aqui no nordeste não preciso de que tenha função agua quente, até porque meu aparto. não tem como instalar agua quente e/ou mais uma torneira, o que faço? como também gostaria se não fosse preta fosse de inox, aqui tem muito salitre. Tô precisando o mais urgente possível, o espaço que disponho para a maquina é A 1,05 X L 0,67 X P 0,66cm. Quero uma que seja prática e com assistencia nesta localidade SãoLuis/MA., abração e parabéns! Ana Tereza - email: atazoubel@hotmail.com

Jussara disse...

Oi Fernando, que pena encontrar este blog maravilhoso somente agora!!! Ontem 27.03.12 comprei a lava e seca Eletrolux LSE11, que ainda não foi entregue, espero não ter problemas.
Eu até procurei a Samsung WD9102 mas não achei 220v e acabei ficando com a LSE11... Acho que já me arrependi.

Anônimo disse...

Boa-noite, Fernando! Gostaria de saber se a lava e seca da electrolux de 10,5kg, front load, seca edredons king e se ela é melhor do que a de 12kg da mesma marca, sendo top load. Agradeço a sua ajuda.

Anônimo disse...

OLá Fernando, estou pesquisando máquina lava e seca para comprar, estou em dúvida entre a Samsung 10,4 ou LG 10kg, muitos falam que a LG tem apresentado muitos problemas como a roupa sair com cheiro de queimado, qual a sua opinião? Ah, parabéns pelo Blog, excelente ajudar as pessoas na hora da compra da maquina, é muito dinheiro investido para acabr comprando errado.

Lu Martins disse...

Olá! Adorei o seu blog e tirou um pouco da minhas dúvidas quanto a "lava e seca". Vc tem citado muito LG e Samsung, mas o que me diz da Brastemp? Eu fui na Fast Shop e lá não vende mais, como estou querendo toda linha allblack ta difícil de resolver, mesmo pq das outra marcas não tem black. Pra mim o ideal seria de no mínimo 10kg.

Thiago Duarte disse...

Bom dia Fernando! Parabéns pelo seu blog!

Estou em dúvida entre dois modelos:
Lavadora/Secadora de Roupas Samsung 10,5Kg WD9102 e a Lavadora e Secadora de Roupa 10Kg, LG - WD1410RD. Sou casado ainda não tenho filhos, gostaria de lavar o edredom e etc, atualmente possuo uma 9kg da brastemp top load.
Vou acordar a sua opinião para decidir sobre as dimensões que neste caso, a lg está levando uma certa vantagem em relação ao meu espaço. Desde já obrigado!

Anônimo disse...

Boa Tarde, Fernando, gostaria de parabenizá-lo pelo BLOG...


Simplesmente imprescindível....


Tenho uma duvida: moramos só eu e a minha irmã, mas pretendemos lavar edredons de casal normal em casa...Queremos uma lava e seca.... Pensei, a princípio, na Samsung de 8,5Kg.... Mas a Samsung de 10,5 Kg tem uma diferença de R$ 500,00.... Então comecei a me questionar se não valeria à pena investir...


Sabe me dizer se compensa?


Outro ponto... a garantia estendida está custando no Ponto Frio 24 x 30,08... achei salgadinha.... Já a de 12 meses está R$ 232,90 (achei bem mais razoável) e no site da SAMSUNG diz que a garantia do motor no modelo de 10,5 Kg é de 10 anos.... Sabe me dizer o que compensa neste caso?


Acredito que pela internet é mais barato e o pagamento é mais facilitado (12 x, por exemplo)... Confirma esta informação?


Muitíssimo obrigada... Já recomendei seu blog para várias amigas....


Atenciosamente, Júlia!

Fernando Ricci disse...

Olá Thiago, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os dois modelos que você citou são excelentes e eu os recomendo muito aqui no blog, porém a minha preferência é pela Samsung WD9102. Ela tem excelente capacidade, é extremamente eficiente tanto na lavagem como na secagem faz o balanceamento da carga antes das centrifugações mais rapidamente que a LG. Ela usa maior nível de água nos enxagues garantindo roupas perfeitamente enxaguadas e se você programá-la primeiro para somente lavar e depois que ela terminar você programá-la para secar seca mais rapidamente as roupa do que você programando-a para lavar + secar.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Thiago Duarte disse...

Obrigado pela ajuda Fernando!


Como anteriormente você falou que a LG WD1410RD é uma excelente máquina estou optando por ela devido as dimensões da minha pequena área de serviços. Gostaria ter comprado a Samsung WD9102 modelo que pelo seu conhecimento tem melhor desempenho. Estou aguardando a máquina chegar, eu paguei 2427 Reais no site fastshop... Darei minha opinião para ajudar neste blog nossos amigos...

Um grande abraço

Anônimo disse...

Olá Fernando, indico seu blog para todas as pessoas que vão comprar uma maquina de lavar, agora chegou a minha vez.....Estou comprando uma maquina para minha mãe que tem 75anos e mora sozinha, gostaria de uma maquina eficiente e fácil de pilotar. A area de serviço é pequena. Ela leu sobre estas maquinas que lavam e secam e pediu para eu me informar. Resolvi falar com a pessoa certa. Muito obrigada pela atenção. Silvia

Fernando Ricci disse...

Olá Thiago!

A LG WD-1410RD é excelente mesmo e acredito que ficará satisfeito com ela. Ficarei no aguardo de você voltar para dar sua opinião sobre a lava e seca.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Júlia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras e por recomendar o blog para suas amigas!

Tanto a lava e seca Samsung 8,5kg como a 10,5kg são muito eficientes, mas eu particularmente acho que vale a pena investir na 10,5kg. Este modelo é um pouco mais caro mas ela tem excelente capacidade e é um dos modelos que apresentam menos problemas. As lava e seca tem normalmente 10 anos de garantia no motor. Mas também ele é o que menos costuma apresentar problema numa lava e seca.

Eu também gosto muito de comprar pela internet. Sempre aproveito ofertas e consigo excelentes preços e descontos.

Me envie um e-mail (lavadorasderoupas@msn.com) que te te retorno com um link promocional de uma loja virtual muito bem conceituada onde as lava e seca estão com excelentes preços.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lu, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te esclarecido algumas dúvidas sobre as lava e seca.

Eu não recomendo as lava e seca Brastemp Ative! 7kg não. Elas são extremamente problemáticas. Se você navegar alguns minutos no site www.reclameaqui.com.br verá a quantidade de reclamações que elas tem.

Embora você queira toda a linha All Black, eu particularmente recomendo então você adquirir a lava e seca Samsung 14kg (WD1142XVMXAZ) porque ela é na cor Platinum ou ainda adquirir uma lava e seca prata. As LG Elf 11kg (WD-12596RD) e Discovery Titanuim 13kg (WD-13436RD) são excelentes opções.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá, tenho pocuo espaço no apartamento e precisaria de uma lava e seca que coubesse edredons queens. Qual (ou quais) vc me indicaria?
Obrigada

Patricia disse...

Oi Fernando,

Alguma recomendação quanto à
Lavadora e Secadora de Roupa 10,5kg Eco Turbo LSE11 Electrolux? Caso aches que não é uma boa opção, por favor, sugira alguma outra com especifidades parecidas.
Procurei nas resenhas e não vi nenhum comentário, se souber de algum site com preço bom!
Obrigada

Anônimo disse...

Caro Fernando, parabéns pelo blog!
Gostaria de comprar minha 1ªLava e Seca e gostaria de sua ajuda. Somos um casal e aguardamos nosso primeiro herdeiro, assim, achei interessante a opção da sansumg Air Wash. Pode nos recomendar 2 modelos? Preferencialmente os que dão menos problemas. A Eco Buble tem sistema de limpeza a seco também?
Grata,
Elaine

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Lava e seca que lava/seca edredons queen tem que ser de 10kg para cima.

Eu recomendo a Samsung 10,5kg (WD9102RNW) ou a LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Silvia, tudo bem?

Fico feliz que indique o blog para outras pessoas!

As lava e seca são excelentes para quem tem área de serviço pequena e/ou problemas com espaço para secar roupas.

Uma lava e seca que é muito eficiente, tem painel de fácil entendimento e é fácil de programar é a Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ). Você coloca as roupas, abastece o dispenser com sabão e amaciante, liga a lava e seca, seleciona o programa de lavagem, seleciona a opção de secagem (caso queira também secar) e aperta Inicio/Pausa e ela faz todo o resto.

Silvia, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

adriana disse...

Olá Fernando, adorei seu blog! Mas com tantas ofertas no mercado, fico seriamente em dúvida de qual é o melhor modelo de lava e saca. Moro em uma cidade onde chove muito, e é muito úmido também, principalmente no inverno. Tenho maquina de lavar e de secar separadas, mas estou me mudando pra um apartamento onde infelizmente não cabem as duas. Preciso comprar uma lava e seca, mas confesso que estou totalmente perdida... Nao entendo nada dessas novas tecnologias, só preciso que lave e seque com eficiência. Somos em duas pessoas, não lavo edredom em casa. Gostaria que vc me indicasse aquela que na sua opinião é a melhor, em custo beneficio, eficiência, manutenção, peças...

Obrigada
Adriana

Fernando Ricci disse...

Olá Patricia, tudo bem?

Conversamos por MSN. Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Elaine, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os dois modelos da Samsung que eu recomendo são Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ) e Minerva 10,5kg (WD9102RNW/XAZ). Estes dois modelos tem o Air Wash e vem apresentando poucos problemas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Adriana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Atualmente o melhor custo x benefício para 2 pessoas é a Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09). Outros modelos que também recomendo são Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ) e LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485AD).

Quanto a assistência, manutenção e peças, todas são complicadas porque as lava e seca são importadas. O que eu recomendo é que você adquira uma marca que tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Thiago Duarte disse...

[texto corrigido]

Olá Fernando!


Tem poucos dias que a lavadora LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD) chegou e já estou adorando... Seguindo a risca as suas recomendações e também a do manual da máquina tanto na lavagem como na secagem, a mesma cumpriu muito bem aos programas selecionados. A costumado com antiga lavadora do tipo top load estou pensando suspender a lavadora uns 30 cm do chão fazendo uma base nivelada no chão para melhorar a manipulação das roupas na lavadora, seria uma boa não é?

Obrigado pela força!

Até mais

Thiago Duarte

Baillare disse...

Nossa esse blog tem que ser lido por TODAS as pessoas que pensam um dia em ter uma maquina Lava e Seca....
Minha duvida é qual a maquina que voce acha que da menos Problema (minha voltagem é 220v):
Lavadora e Secadora Automática 9 Kg LSE09 - Electrolux
Lavadora Prime Refresh Automática 8,5kg Wd-1485 - LG
ou a Lavadora e Secadora de Roupas 8,5Kg Display LED - Sistema Air Wash - Samsung WD8854RJF1/XAZ

Elas estão todas com preços similares, eu moro em Apto e agora no inverno vai ser duro secar roupas pesadas...

E vi tambem que nem todo peso que lavamos é o que seca, qual a proporção? Tipo uma lavadora de 9ks seca qtos quilos de roupa? E o site e-mail citado por você é de confiança?

Grata,

Ana Luisa

Baillare disse...

Desculpe e-facil é de confiança?

Cris Migdaleski disse...

Fernando, ajude me please. Minha maquina chegou sexta e usei ontem (sabado) mas na primeira secagem ela ficou com um cheiro muito desagradável, tive que lavar minhas toalhas novamente, gostaria de saber se você também teve esse problema, no resto ela é maravilhosa, lava bem, só esse problema ai, eu usei o tempo recomendado no manual. Grata

Anônimo disse...

Oi Fernando.
O seu blog me ajudou bastante.Vc recomenda muito a lava e seca da Sansung 9102,mas pelo tamanho da minha área de serviço,estou em dúvida se compro a LSE 09 ou WD1410 da LG.Vi algumas reclamações da Lava e seca LSE da Electrolux,mas é a que está mais barata.Qual das duas vc acha melhor?
Obrigada
Denise

Fernando Ricci disse...

Oi Cris, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado da lava e seca!!!!

É normal as roupas ficarem com cheiro de borracha queimada nas primeiras secagens. Esse cheiro diminui bastante após + ou - 10 ciclos de secagem.

Infelizmente isso acontece em qualquer modelo de lava e seca. Esse cheiro sai da borracha da porta porque quando a borracha é nova ela fede e esse cheiro é exalado quando ela é aquecida na secagem e fica nas roupas.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olha Thiago, tudo bem?

Fico feliz que esteja gostando da lava e seca e esteja seguindo as minhas recomendações.

É excelente a ideia de fazer uma base nivelada para colocar a lava e seca para melhorar a manipulação das roupas. Pode fazer que ficará ótimo!

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Baillare disse...

E a minha pergunta sobre as lavadoras qual é a melhor Lava e Seca ( que da menos problema, minha voltagem é 220v)

LSE 09 Eletrolux
Prime Refresh wd 1485 LG
Sansung WD 8854RFF1 /XAZ

Aguardo retorno

Ana Luisa

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Luisa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sobre a capacidade de secagem, ela varia para cada modelo. Entre os modelos citados:

- Electrolux LSE09: Seca 5,5kg de roupas;
- LG WD-1485AD: Seca 4kg de roupas;
- Samsung WD8854RJF1: Seca 5kg de roupas.

Os três modelos citados são muito eficientes, porém eu particularmente parei de recomendar a Samsung WD8854RJF porque ela vem apresentando alto índice de reclamações por apareser no visor o erro HE2 (problema no termostato) na secagem e a ela não seca as roupas. A Samsung informou que esse problema já foi corrigido, porém eu particularmente prefiro continuar não a recomendando.

Diante dessa situação eu recomendo a Electrolux LSE09 e a LG WD-1485AD, respectivamente.

A loja virtual na qual eu encaminho os links promocionais para as pessoas que solicitam é de confiança e o e-Facil também é de confiança.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Respondido acima.

Baillare disse...

Obrigadissimo....

Carla disse...

Olá Fernando, com sua ajuda comprei uma lava e seca da Samsung WD 8854 por R$ 1.800,00 e ela chegou hoje. Fui informada pelo entregador que seria necessário ligar no SAC para solicitar o "destravamento" da máquina. Isso é verdade? Liguei no SAC e na autorizada e me passaram o valor de R$ 70,00 para instalação que seria feita daqui a exato 8 dias. Nunca vi isso. Gasto um valor desses e ainda tenho que pagar a instalação...Absurdo!!! Tenho uma grande dúvida. Será que preciso instalar uma torneira dupla? Devo mudar a tomada ou comprar um adaptador? Minha tomada é antiga e tenho medo que isso implique na danificação do produto. Desde já muito obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!!!

PS disse...

Ola Fernando, ótimo blog!

estou avaliando comprar uma lava e seca com a minha esposa. Hoje temos Brastemp top loado de 7 kg, que nos atende bem, mas estamos com espaço reduzido para secagem e Curitiba, no inverno, é quase só umidade a 100%.
Perguntas: Vale a pena comprar Brastemp de 7 kg? Tenho facilidade de aquisição com um amigo que trabalha na empresa e tem descontos para compra.
Já chegaste a averiguar a razão da Brastemp não ter máquinas maiores?
Outra opção seria a Electrolux LSE 09, mas me parece que as duas opções que imagino melhores são as menos recomendadas aqui no blog.
Pode me ajudar um pouco mais?
Obrigado
Paolo

Elaine disse...

Boa noite Fernando!
Parabéns pelo Blog.
gostaria de saber sua opinião sobre o lançamento da Eletrolux inteligente sensor 12kg LST12,minha maquina anterior era 11 kg Ge e pifou,somos 6 pessoas tenho medo se o desempenho é bom já que lava e seca,tbm o que vc acha sobre consul CWG11 e a eletrolux 15 kg,preciso decidir logo obrigado!!!
Elaine.

Anônimo disse...

Preciso trocar minha máquina e estou pesquisando da electrolux, qual vc me me recomendaria, de agitação ou tombamento? A de 12 Kg

Fernando Ricci disse...

Olá Carla, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog e que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

Não existe destravamento da máquina e a instalação não precisa ser feita obrigatoriamente com a assistência técnica da marca. No topo aqui do blog do lado direito tem um tópico "Instalando uma lavadora frontal ou lava e seca". Dê uma lida nele. Acredito que ele lhe ajudará bastante.

Sobre a tomada, é recomendado trocá-la ao invés de usar adaptador.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Laurinha disse...

Fernando, boa tarde. Lendo o blog e o face, vi que dentre as lavadoras frontais na faixa dos 9kg, você recomenda Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09), Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ) e LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485AD). Dentre estas qual você compraria? A Samsung tem lavagem a seco, o que não encontrei nas outras, e achei esta função bem interessante. Mas existe uma variação de preço desta para as outras. O que indica? Obrigada

Anônimo disse...

Olá Fernando , parabéns pelo blog, excelente!
Eu e minha esposa estamos precisando comprar uma lava e seca, estamos há alguns meses pesquisando...já fomos em lavanderias, pesquisamos em sites,..etc...Gostariamos de uma lava e seca com maior custo benefício:

Opção de cilo economico(menor tempo),
Praticicidade,
Capacidade de lavar edredon Queen,
Maior durabilidade,
Fácil instalação,
Enfim, optamos por 4 modelos e goatariamos da sua opnião, ou melhor, a ordem de sua preferencia:

Samsung WD9102RNWXAZ

Electrolux ECO TURBO LSE11 10,5 Kg( vi algumas reclamações em sites desta)

LG Elf 11 Kg WD-12596RD

LG Discovery Titanium 13 Kg WD-13436RD

Abraço, muito obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Paolo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu particularmente não recomendo a lava e seca Brastemp Ative! 7kg porque ela é um dos equipamentos recorde de reclamações da marca (www.reclameaqui.com.br).

Eu já questionei sim a Brastemp porém não tive retorno.

A Electrolux LSE09 eu a recomendo bastante aqui no blog porque ela é excelente. Outro modelo que eu recomendo bastante é a Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Elaine, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lava e seca Electrolux Intelligent Sensor 12kg (LST12) é excelente como lavadora porém não é muito eficiente como secadora. Ela seca bem desde que sejam poucas peças.

A Consul CWG11 é uma excelente lavadora e eu a recomendo muito aqui no blog.

A Electrolux também tem modelos muito eficientes de 15kg, são Electrolux Blue Touch 15kg (LBU15), Electrolux Turbo Capacidade 15kg (LT15F) e Electrolux Turbo Capacidade Premium 15kg (LTP15).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando, acabei de comprar uma LG WD- 1410RD, e precisaria suspende la para cima do tanque....o que vc me aconselaharia fazer já que o sac da LG innsiste em dizer que tem que ficar nivelada e coisa e tal?!
Agradeço a atenção e pode ter certeza que li tudo em seu blog e não tinha nenhuma pergunta exatamente como esta,rs.
Aguardo retorno.

Fabinho Costa disse...

Boa noite Fernando, parabéns pelo blog, estou em dúvida em comprar uma Lava & Seca Prime da LG capacidade 8,5 Kg(LG WD-1485AD(A)) ou uma Lavadora e Secadora Automática 9 Kg LSE09 - Electrolux, pois tenho dúvida quanto ao custo benefício, consumo de energia(qual consome mais?) e quanto a problemas de quebra e manutenção, qual delas vc indicaria, levando em conta as minhas dúvidas?

Kadu disse...

Olá. Eu havia lido em alguns posts mais antigos que você não recomendava a Lava e Seca da Electrolux e da Brastemp, pois essas marcas apresentavam problemas mais frequentemente.
As marcas mais indicadas eram Samsung (especialmente a de 10kg) e a LG.
Porém em alguns posts mais recentes, notei que você tem recomendado a Electrolux LSE09 e não indica a Samsung!
Eu estou pesquisando para comprar uma Lava e Seca e acabei ficando com mais dúvidas... Existe algum motivo para a mudança nas indicações?
Muito obrigado!

ricardo disse...

ola, muito bom o seu blog.
se eu tivesse visto antes nao estaria com problemas.
eu comprei uma electrolux lse11 faz 2 anos e agora apresentou um problema h3.
liguei na autorizada e me deram um orcamento de 1400 reais.
achei um absurdo.
a minha duvida é: vale a pena consertar ou comprar uma nova?
moro com a minha namorada e esvive lendo as suas sugestoes.
pensei na samsung wd0854 pois estou recioso da eletrolux lse09.
o que voce me recomenda?caso eu compre uma nova, o que faco com essa lse 11? vendo? taco fogo?
obrigado

Fernando Ricci disse...

Olá Kadu, tudo bem?

Existe sim um motivo para a mudança das minhas indicações.

Quando eu dizia que não recomendava as lava e seca da Electrolux a marca tinha somente em linha o modelo Eco Turbo 10,5kg (LSE11) o qual eu não recomendo até hoje porque ele é muito problemático (coincidentemente tem uma reclamação deste modelo logo abaixo feita pelo Ricardo). Porém um tempo depois eles lançaram a Eco Turbo 9kg (LSE09) e este modelo é excelente e apresenta menos problemas e por isso eu o indico.

A Samsung eu continuo indicando sim. Eles tem o modelo WD8854 e este atualmente eu não estou indicando porque ele vem apresentando alto índice de reclamações por apresentar falha no termostato na hora da secagem e não secar as roupas (aparece o erro HE2 no visor). A Samsung informou que o problema com o termostato já foi solucionado, porém eu particularmente prefiro continuar não o indicando.

A Samsung tem também o modelo Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ) e este eu recomendo muito aqui no blog porque, além de muito eficiente, ele apresenta poucos problemas. Indico também o modelo 10,5kg (WD9102RNW/XAZ) porque ele também é muito eficiente e apresenta poucos problemas.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Flora Vieira Balieiro disse...

Olá Fernando, tudo bem?

Li seu blog e achei genial! Antes de encontrá-lo pesquisei sobre lavadoras de roupas em vários outros portais e as informações que encontrei estavam muito dispersas, fragmentadas e me inspiraram pouca confiança. Seu Blog é muito bom, parabéns pela iniciativa.

Pretendo comprar uma lavadora de roupas que seja capaz de lavar edredons e cobertores de casal e gostaria de comprar uma que fosse o mais econômica possível quanto aos gastos com água e energia elétrica.

Gostaria de saber qual marca e modelo de lavadora você recomenda.
Também gostaria de saber qual a melhor marca/modelo de lavadora com secadora disponível no mercado para o meu caso.

Obrigada!

Flora.

Fernando Ricci disse...

Olá Ricardo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu particularmente não consertaria a LSE11. Tanto a Electrolux LSE09 como a Samsung WD0854 são muito eficientes, porém entre as duas eu particularmente compraria a Samsung WD0854.

Venda a sua LSE11 no mercado livre ou para algum lugar que conserte lavadoras.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Rafael disse...

Ola Fernando, boa noite...

Parabéns pelo Blog..realmente essencial para quem quer comprar uma lavadora e secadora..

Li quase o seu blog inteiro, e notei todas as suas indicações..as suas ultimas indicações são, nesta sequencia:

ELETROLUX LSE09 8.5 KGS
SANSUNG ECOBLUE 9.5 KGS
LG PRIME MOTION 8.5 KGS

Mas fiquei impressionado com a quantidade de reclamações recentes da ELETROLUX no RECLAME AQUI...e agora fiquei com mais um pouco de duvida..vc ainda continua indicando a ELETROLUX?

Me passa por favor o site que vc indica para compra na Internet

_epb_ disse...

Bom dia Fernando,

Excelente o seu blog, basta ver quantos comentários elogiando o seu trabalho.

Já vi um comentário seu dizendo que a manutenção das máquinas lava e seca é cara porque todos os modelos disponíveis no mercado são importados. Você saberia me dizer se alguma marca pretende fabricar essas máquinas no Brasil? Na sua opinião, mesmo sem fabricação no país, a tendência é de redução do custo de manutenção?

Obrigado.

Unknown disse...

Olá Fernando.

Parabéns pelo blog. Maravilhoso.

Vou comprar uma lava e seca e ainda tenho algumas dúvidas e uma urgência enorme, pois estou há uma semana sem máquina.
Somos em 5 pessoas.
Minhas opções de compra são:

ELETROLUX
LST12
LSE11
LSE9

SAMSUNG
WD9102

LG
WD1410

Qual delas tem filtro para fiapos?
Qual deixa as roupas menos amarrotadas?
Qual a mais econômica?
Qual seca edredom de casal?
Qual tem menor índice de reclamação?
Alguma já saiu de linha?

Qual você me recomenda?

Muitíssimo obrigada.

Rosangela Oliveira

Fernando Ricci disse...

Olá Rafael, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lavadora.

Você filtrou no Reclame Aqui por LSE09? A Electrolux tem também a LSE11 que é um modelo muito problemático e inclusive este eu não recomendo aqui no blog.

A LSE09 foi lançada há 1 ano e 10 dias e ter + ou - 70 reclamações no Reclame Aqui é um índice aceitável, mesmo porque nem todas as reclamações são referentes ao equipamento, mas também referentes a problemas com a loja virtual onde ela foi adquirida e este modelo está sendo muito vendido.

Se eu for indicar aqui no blog somente modelos que não tenham reclamações ou não dão defeitos, não restará nenhuma marca/modelo para indicar.

Os três modelos que você citou tem reclamações no reclame aqui. A minha ordem de preferência por eles é a seguinte:

- Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854);
- Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09);
- LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485AD).

Eu venho indicando mais a LSE09 porque ela tem o preço mais acessível e é um excelente custo x benefício.

Sobre o link promocional que cito aqui no blog, me envie um e-mail que te retorno com ele.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá epb, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A Mueller acaba de lançar a primeira de lava e seca front load desenvolvida e fabricada no Brasil.

A lava e seca top load Electrolux Intelligent Sensor 12kg (LST12) também foi desenvolvida e fabricada no Brasil, porém seu motor Direct Drive & Gear é importado.

Até o momento eu não tenho informação de que alguma outra marca tenha intenção de fabricar lava e seca aqui no Brasil e nos próximos 3 anos acho pouco provável que o custo de manutenção das lava e seca importadas tenha alguma redução.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rosangela, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Para a sua necessidade é necessário uma lava e seca de 10kg ou mais então para a sua necessidade, entre as citadas, eu recomendo a Samsung WD9102 ou a LG WD1410.

Vamos as respostas para suas perguntas:

Qual delas tem filtro para fiapos?
Resp: Nenhuma. As lavadoras frontais e lava e seca frontais não necessitam de filtro pega fiapos.

Qual deixa as roupas menos amarrotadas?
Resp: As que tem o tambor maior (10,5kg).

Qual a mais econômica?
Resp: Samsung WD9102

Qual seca edredom de casal?
Resp: Exceto a LST12, as demais citadas secam.

Qual tem menor índice de reclamação?
Resp: A Samsung WD9102

Alguma já saiu de linha?
Resp: Até hoje nenhuma das citadas.

Qual você me recomenda?
Resp: A Samsung WD9102. Se for comprar 220V é 99% de certeza que não encontrará este modelo nessa tensão, então no lugar dela eu recomendo a LG Elf 11kg (WD-12596RW).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Marcos Coelho disse...

Fernando, o que você diria da Samsung WF1124XBC?

Pe disse...

Ola
Muito útil seu site..sana muitas dúvidas
Estou pensando em adquirir uma lava e seca e vi seus comentários a respeito
Estou pensando em um samsung..mas prefiro a de 14 kg e comparando com a de 10 algumas funções não existem na de 14..Lavo edredom King e quase sempre..Qual me indicaria? ou outra que n apresentasse muitos problemas

Obrigada

Carliana disse...

Olá Fernando, muitos parabéns pelo site!
Estou à procura de uma lavadora há um mês, e pelos comentários do site e pela visita que fiz à uma loja física, fiquei inclinada pela WD9102 da Samsung.
Entretanto, está difícil de encontrá-la, e agora tenho que decidir esperar que ela apareça ou escolher outra.
Assim, minhas dúvidas são:
1) A WD9102 aparece no site da Samsung como a "mais antiga" quando se escolher por "Novidade", será que ela já está saindo de linha?
2) Minhas necessidades são:
a) acima de 10kg para lavar edredom Queen;
b) Sou alérgica a mofo, poeira etc, e me recomendaram a lavadora com "Esterilização" e lavagem à vapor ou à seco (não me lembro) para os travesseiros, roupas guardadas etc, mas qual a diferença entre lavagem/secagem À VAPOR E À SECO? preciso das duas especificações na lavadora, ou só uma?
3) Vi que a WD1250 da LG tem vapor, mas também não a encontro, ela tem muita reclamação? E vc recomenda bem a WD-12596, mas ela não tem vapor não é mesmo!
4) Para informação: a WD-1409 sairá de linha agora em junho de acordo com o vendedor da loja, como vc havia premeditado!
Obrigada,
Carliana

Fernando Ricci disse...

Tombamento.

Fernando Ricci disse...

Olá Bira, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As minhas indicações de lava e seca para a sua necessidade, dentro dos modelos citados, são na seguinte ordem:

- Samsung 10,4kg WD9102RNW/XAZ;
- LG Discovery Titanium 13kg (Wd-13436RD);
- LG Elf 11kg (Wd-12596RD ou RW).

A Electrolux Eco Turbo 10,5kg (LSE11) eu não recomendo porque este modelo é muito problemático.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marcos, tudo bem?

O que tenho a dizer sobre a WF1124XBCF é que ela é uma lavadora espetacular.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carliana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Vamos as respostas para as suas perguntas:

1) A WD9102 está em linha desde 2008 e deve sair de linha em breve.

2) Os modelos que te recomendo são Samsung WD9102, LG Elf 11kg (WD-12596 RD ou RW) e Lg Discovery Titanium 13kg (WD-13436RD)
b)Não existe modelo de lava e seca que tenha lavagem a vapor e lavagem a seco.
Para esterilizar travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia, roupas de cama, etc... tem que ser a lavagem a seco.

3) A LG WD-1250 saiu de linha em 2011 e não é mais encontrada à venda.

4) A LG WD-1409RD já parou de ser produzida.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

acsm disse...

Olá Fernando,
Estou em busca de uma lava e seca e seu blog caiu como uma luva.
Somos 2 adultos e 2 crianças em casa e estava pensando em uma máquina com capacidade acima de 10kg. Minhas opções eram:
Samsung WD1142XVMXAZ
LG Tintanium WD13436RD
LG WD1410RD ou LG WD12596RD.

A primeira, pelo que li, tem opção de lavagem a seco, mas o custo está quase 3x mais caro...

Qual delas vc me indica? Tem alguma outra opção?

Obrigada,

Ana Carolina

Fernando Ricci disse...

Olá Fabinho, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Tanto a LG WD-1485AD como a Electrolux LSE09 são excelentes lava e seca. A LSE09 tem as vantagens de ter maior capacidade de secagem, permitir que seja adicionado molho ao programa de lavagem, ter o ciclo Tira Odor que elimina odores das roupas através de ar quente e pela Electrolux ter mais postos de assistência técnica autorizada. Porém ela consome um pouco mais de energia do que a LG WD-1485AD.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Sobre a instalação da sua lava e seca, eu acho que fazer a instalação dela num balcão em cima do tanque dificultará a operação do painel e também colocar e tirar as roupas. Caso vá mesmo fazer a instalação dessa forma, deverá ser feito um balcão muito firme e resistente e que comporte o peso de no mínimo 100kg, uma vez que essas lava e seca pesam mais de 70kg e elas precisam obrigatoriamente serem instaladas em uma superfície que seja extremamente rígida e firme para que não ocorra problemas durante a centrifugação.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa noite Fernando,

Me ajuda com uma decisão, preciso de uma lava e seca entre 8 e 9kg. Quais marcas e modelo vc. recomenda?

Li uma vez que vc. oferece também voucher ou senha para compra com desconto. Vc consegue me ajudar neste ponto também? (meu e-mail é quelicrist@hotmail.com.

Por favor, aguardo ANSIOSAMENTE seu retorno.

Abraço

Queli

Anônimo disse...

Boa noite Fernando!

Estou pretendendo comprar a lavadora e secadora electrolux intelligent sensor 12kg (lst12). Mas gostaria de saber se eu posso lavar, separadamente, um edredon queen ou um cobre leito. Eu já li sobre as informações da mesma e vi que pode lavar edredon de casal, mas como penso adquir uma lavadora que lava e seca de 12 kg, pois aqui em casa somos 1 casal e três crianças até 9 anos de idade, por isso a minha escolha por uma que lava e seca.
Aguado respostas!!! Obrigada!
Milayne

Carliana disse...

Olá Fernando, obrigada pelas indicações e pelo email com o link promocional.
Sobre as indicações, continuo em dúvida: a WD12596 e a WD13436 não possuem lavagem a seco (para a lavagem de travesseiros etc) e a WD9102 está pra sair de linha... E além disso a WD9102 é a mais conta para o meu bolso (queria gastar até R$3.000,00 na lava e seca). A WD1142 da Samsung tem lavagem a seco mas custa R$5.626,00!!! Realmente estou sem opção de lava e seca que lava a seco no meu orçamento (10Kg) ou tem alguma opção que não estou enchergando? Obrigada, Carliana.

Anônimo disse...

Olá Fernando, Adorei as informações do seu blog....parabens...
Gostaria de saber sua opnião em relação a lava e seca Samsung Eco Bubble 8,5 Kgs (WD0854W8N1) e a LG Prime 6 Motion 8,5 Kgs (WD-1485AD)qual seria a melhor opção de qualidade e de tempo de secagem???
Agradeço desde já sua ajuda...
Obrigado...Vanessa.

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Carolina, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lava e seca!

A Samsung acaba de lançar uma lava e seca 13kg espetacular!!!! É o modelo WD136. Ela tem Eco Bubble, lavagem a seco, sistema de amortecimento VRT Plus que reduz ao máximo a vibração durante a centrifugação, tem programa Anti-bactérias e seca 8kg de roupas. Caso tenha interesse em adquiri-la, me envie um e-mail (lavadorasderoupas@msn.com) que te retorno com um cupom de desconto onde ela está saindo à vista por R$2.999,00.

Os outros três modelos citados da LG também são muito eficientes e eu também os recomendo muito aqui no blog, porém a minha preferência pessoal é pela Samsung.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Milayne, tudo bem?

A Electrolux LST12 não lava edredons queen. Ela lava somente edredons de solteiro e casal.

Pelo visto você tem bastante roupa para lavar (e secar). Para a sua necessidade eu particularmente recomendo a lava e seca Samsung 10,5kg (WD9102RNW), a Samsung 13kg (WD136) ou a LG Elf 11kg (WD-12596RW).

O sistema de secagem da Electrolux LST12 não é muito eficiente e só seca bem se colocar poucas peças por vez.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Carliana!

A Samsung acaba de lançar uma lava e seca 13kg espetacular! É o modelo WD136.

No link promocional que te enviei ela sai à vista por R$2.999,00!!! Ela tem Eco Bubble, lavagem a seco, sistema VRT Plus que reduz ao máximo a vibração na centrifugação, tem programa Anti-bactéria e seca 8kg de roupas.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os dois modelos citados são muito eficientes e eu os recomendo muito aqui no blog. Porém na minha opinião a melhor é a Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1). Ela tem maior capacidade de secagem e secagem mais eficiente, além de usar maior nível de água nos enxagues que ajuda muito na remoção dos resíduos de sabão.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Queli, tudo bem?

Te respondi por e-mail.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A Samsung acaba de lançar um modelo 13kg (WD136) que é espetacular e lava e seca edredons king size e seu preço é mais acessível que o preço da WD1142XVM.

A WD136 tem Eco Bubble, lavagem a seco, sistema de amortecimento VRT Plus que reduz ao máximo a vibração durante a centrifugação, tem programa Anti-bactérias e seca 8kg de roupas. Caso tenha interesse em adquiri-la, me envie um e-mail (lavadorasderoupas@msn.com) que te retorno com um cupom de desconto onde ela está saindo à vista por R$2.999,00.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Monica disse...

Fernando,
boa noite.

Parabéns pelo blog! Depois de ler tudo e fazer muitas buscas pela internet, acabei comprando mesmo a SAMSUMG WD8854... Já sei que ela tem dado problema, mas li avaliações horríveis dos modelos similares da LG e da ELETROLUX e preferi arriscar pela marca (embora as outras duas marcas também sejam excelentes).

Voce saberia dizer se mais alguém reclamou do tal problema da mensagem de erro na SAMSUMG?

Como eu poderia testar a máquina de uma vez para saber se ela veio com esse problema??

Desde já agradeço pela dica!

Profa Elizangela disse...

olá Fernando!!!
Estou precisando comprar uma lava seca. Vi uma da LG de 10kg que muito me interessou e uma da samsung de 8,5kg, fiquei na dúvida, o q vc me diz?

Profa Elizangela disse...

Fernando,
a LG que eu vi foi a WD 1410RD e a Samsung WD 8854 qual a melhor?

Anônimo disse...

Obrigada Fernando, pela atenção!!!
Vou pesquisar!!!

Milayne

Fernanda Julião disse...

Olá Fernando,

Adorei o Blog, é realmente de muita utilidade.
Eu estou procurando uma lava e saca, vou morar em apartamento pequeno e por isso acredito que vai ser difícil ter lugar p secar roupas, principalmente edredons. Por enquanto sou só eu e meu marido, mas procuro uma máquina acima de 10 kg. Principalmente pela capacidade de secagem da máquina, que é inferior ao de lavagem.

Já tive 2 Eletrolux e adorei!!! Possuo o modelo LB12Q e gosto muito, atende super minhas necessidades, mas por conta da mudança p o ap, estamos querendo mudar p uma lava e seca.

Qual vc me aconselharia???

Capacidade acima de 10kg,
Seque edredom casal,
água quente,
Se possível, com dispenser para sabão líquido, pois observei que são poucas as que possuem.

Na loja gostei de alguns modelos da Samsung, principalmente a de 14kg, mas o preço está bem acima do pretendido.

Vi que você elogiou muito a lava e seca da Eletrolux, com abertura superior.

É melhor uma abertura frontal ou superior?

Rachel disse...

Olá olá Fernando td bem? Seu blog é ótimo! Pessoas como vc fazem a diferença . Estou em duvida entre
lavadoras e lavadoras com secadoras . Moramos em um apto(duas pessoas) e nao tenho dificuldade em secar as roupas exceto em dias de inverno com chuva . Porem ,nao tenho mto espaço para varal . Gostaria de saber se as lavadoras sao mto superiores nas lavagens em relação as lavadoras com secadoras e se vc acha que água quente faz a diferença na lavagem ? Para as lavadoras estou coma opção Brastemp BWT09B , gostaria de saber da LCU10 (eletrolux) e no caso das lavadoras com secadora estou pensando na LSE09 (eletrolux ) , LGWD1410R e LGWD1485AD. Nao citei Samsung pois a assistencia tecnica aqui em Campinas é péssima ! Vc me ajudar a esclarecer estas duvidas ?

Baillare disse...

Gente comprei a LSE09 ( Eletrolux) ha mais ou menos 25 dias e estou muito contente, ela realmente é melhor que a minha antiga, que não era frontal, seca a roupa toda sem problemas, eu só tenho um inconveniente, meu marido é tecnico de Futebol e usa uniformes e as camisas como são daquele tecido muito fininho se eu deixo secar na maquina parece que sairam do "frasquinho do yakult", para evitar esse problema eu lavo e antes de iniciar a secagem eu tiro as camisas (que ja saem praticamente secas) coloco no varal e o restante da roupa vai para a secagem, valeu pela dica Fernando,

Att

Ana Luisa

Unknown disse...

Oi Fernando, tudo bem? Este blog está simplesmente fantástico, estava com muitas dúvidas para comprar minha 1˚ lava e seca e quase fiz besteira de cair na Brastemp por falta de espaço.

Vejo muitas recomendação sobre algumas marcas e modelos aqui, mas tenho um problema aqui no meu apto, o espaço que tenho para a lava e seca é de 63cm de largura portanto tenho alguns modelos que tive que excluir, mesmo assim fiquei com algumas dúvidas, sou casado e tenho uma filha, pretendo utilizar para também lavar edredon de casal e travesseiros pois minha filha é alérgica vejo que você indica muito a Samsung, Lg e eletrolux, gostaria de saber qual os modelos que você me indica (melhor delas e o custo-benefício) e se você pode me enviar por email o cupom de desconto da loja virtual que você indica para comprar, preciso decidir rápido pois tenho um varal pequeno e no inverno as roupas demoram muito para secar.
Desde já agradeço meu email é eduardo_rolim@ig.com.br

att.

Eduardo

Christiano disse...

Oi Fernando. Parabéns pelo blog. Muito esclarecedor.
Estou interessado em comprar uma lava e seca, mas tenho algumas dúvidas:
1) Qual seria o melhor modelo em termos de custo-benefício, eficiência, economia de energia e durabilidade para um casal?

2) Compensa o custo mais elevado comprar lavadora e secadora separados? Quais seriam os modelos indicados de forma a ser possível colocar uma em cima da outra?

3) Você saberia dizer qual o consumo médio, em kWh, de uma lava e seca em ciclo completo com carga total?

Obrigado.

Anônimo disse...

Ola Fernando,estou pesquisando sobre lava e seca, e achei seu blog super útil, você está de parabéns!!
Mas lendo alguns comentários pude notar que sua opinião sobre a brastemp all black não é muito precisa,pois você indica a sansung como uma otima opção.
Gostaria de saber o que exatamente é prejudicial nesse modelo, pois tenho interesse em fazer minha lavanderia com eletrodomésticos pretos e não tenho muita opção.
Atenciosamente Pâmela

marta disse...

Olá Fernando parabens!me ajudou bastante mas ainda tenho algumas duvidas.espero que possa me ajudar.
Somos em 5 adultos lavo roupas 3 x por semana e sempre muita roupa ,atualmente tenho uma eletrolux da qual me arrependi de tela adquirida pois deixa muito fiapo ,tenho que lavar quase td separadamente.agora pretendo comprar uma lava e seca só que aqui em minha cidade nao tenho problemas para secar pois o sol é intenso,queria o modela lava e seca apenas para não ter que ficar estendendo e recolhendo roupas pois isso facilitaria muito o meu trabalho, qual o melhor modelo?

Isabella disse...

Oi, Fernando,
Parabéns pelo sucesso do blog! Gostei muito das orientações que vc transmite no blog! Fiquei muito tentada a comprar a sua indicação da Samsung WD136, porém tenho visto que se comprar uma lavadora e uma secadora gastarei bem menos e terei maior capacidade de secagem... Você recomenda a secadora Brastemp BSI10AB ou a Eletrolux STR10? Realmente preciso de capacidade de lavagem e secagem pois moramos eu, meu marido e 3 crianças em local muito úmido, e no inverno as roupas muitas vezes não secam e precisam ser lavadas novamente para tirar o mau cheiro.
Conseguirei lavar e secar edredon king em casa se tiver as duas máquinas separadas? Atualmente mando lavar em lavanderia.
Preciso decidir com urgência.
Atenciosamente,
Isabella

Anônimo disse...

Olá Fernado, parabéns pelo blog, extremamente útil. O que você me fala sobre a secadora a gás da samsung, vale a pena? Qual outro modelo e marca você sugere? Obrigada Lucienne

Fernando Ricci disse...

Olá Marta, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu não sei se uma lava e seca é a melhor opção para o seu caso, já que você lava muita roupa e não tem problemas para secar roupas no varal.

Uma lava e seca demora em média de 4 a 5 horas para lavar e secar uma carga de roupas (dependendo da quantidade de roupas e do programa de lavagem selecionado. Sem contar que as roupas saem muito amarrotadas da lava e seca. Para que elas saiam menos amarrotadas é necessário secar poucas peças por vez.

E também elas não secam a mesma quantidade que lavam. Uma lava e seca 13kg, lava 13kg mas seca somente 8kg de roupas.

Caso ainda assim queira adquirir uma lava e seca, os modelos que te recomendo são Samsung Eco Bubble 13kg (WD136) ou LG Elf 11kg (WD-12596RW).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Elizangela, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Entre os 2 modelos citados eu recomendo a LG WD-1410RD.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Pâmela, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Realmente eu indico aqui no blog a Samsung como uma ótima opção de lava e seca.

A lava e seca Brastemp Ative! 7kg (tanto prata como preta) eu não recomendo aqui no blog porque ela é recorde de reclamações da marca no site Reclame Aqui por ser muito frágil e problemática.

Se tiver oportunidade, acesse o site www.reclameaqui.com.br e entenderá o que estou dizendo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Isabella, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Tendo as máquinas separadas você terá maior capacidade de secagem e ganhará tempo, além de poder guardar a maioria das roupas que saírem da secadora sem precisar passá-las.

Entre as secadoras 10kg a melhor é a Brastemp BSI10AB.

As secadoras 10kg não secam edredons king. Você terá que continuar mandando eles para a lavanderia.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

olá Fernando, que lavadora e secadora com capacidade de 10 kg ou mais você recomenda, a secadora é a Brastemp mesmo? E a lavadora, qual seria? Muito obrigada e parabéns pelo blog, adorei. Lucienne

Christiano disse...

Oi Fernando, parabéns pelo blog. Muita informação boa.
Estou interessado em comprar uma lava e seca, mas tenho algumas dúvidas:
1) Qual seria o melhor modela em termos de custo-benefício, eficiência, economia de energia e durabilidade para um casal?

2) Compensa o custo mais elevado comprar uma lavadora e secadora separados? Quais seriam os modelos mais indicados que possa colocar uma em cima da outra em um espaço de 63cm?

3) Você saberia dizer qual o consumo médio, em kWh, de uma lava e seca em ciclo completo com carga total?

Obrigado
Christiano

Samuel disse...

Fernando,

Parabéns por seu trabalho, me ajude na escolha de uma máquina, tenho a seguinte situação: 2 adultos e duas crianças. No inverno preciso de secadora, tenho uma máquina de lavar brastemp 8kg, que atende e em 10 anos de uso diário (em média 1 vez ao dia), somente ano passado tive que trocar o eixo que acopla o motor ao cesto, pois teve desgaste e estava com vazamento de água. Segundo o técnico, a máquina deve aguentar mais uns 10 anos, no minimo 5.

Minha dúvida, custo benefício, é melhor comprar uma secadora ou uma lava e seca e aposentar a lavadora?

A lavadora atual atende perfeitamente, mas verifiquei que se eu pegar uma lava e seca de 8,5kG, vou levar o dia todo pra lavar e secar, considerando que a secagem é em torno de 50% da capacidade. Ou teria que comprar uma de uns 13kg, lavar com menor capacidade para secar tudo.

Aproveitando, tenho edredon king, mas creio que não vale a pena comprar equipamento de custo muito maior, por causa disso. Pelo custo benefício creio que é melhor enviar pra lavanderia.

O meu problema é secagem, e o tempo de secagem da lava e seca é um problema. Eis a questão! Uma secadora é muito melhor que a eficiencia de secagem de uma lava e seca?

O que comprar?

Dai-me uma luz!

Fernando Ricci disse...

Olá Samuel, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As lava e seca são uma excelente opção para quem precisa de uma lavadora e uma secadora e não tem espeço disponível para acomodar os dois equipamentos. Porém elas demoram para secar as roupas e as deixam bem mais amarrotadas, além de terem capacidades diferentes para lavagem e secagem.

As vantagens de uma secadora de tambor separada é que se ganha tempo pois enquanto uma máquina lava a outra seca e também a maior parte das roupas secas em secadoras de tambor saem prontas para serem guardadas.

Se você tiver espaço para acomodar as duas máquinas, recomendo que continue com a sua lavadora Brastemp 8kg e adquira uma secadora Brastemp Ative! 10kg (BSR10A). O dia que for necessário trocar a lavadora, então compre uma lavadora frontal 8,5kg para fazer par com a secadora.

As lavadoras frontais, além de serem muito eficientes e econômicas, centrifugam numa velocidade muito superior a velocidade das lavadoras top load fazendo com que as roupas saiam menos úmidas da lavadora e reduzindo em até 40% o tempo de secagem das roupas na secadora.

Quanto aos edredons king, o melhor que se tem a fazer é continuar mandando para a lavanderia.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Isabela disse...

Olá, por favor, preciso de uma lava e seca, sobre o modelo da eletrolux que abre em cima você tem alguma informação? você recomenda, somos e 3 pessoas em casa e temos muita roupa, é apartamento e não tem espaço para secar... por favor, me ajude!!

e-mail: isabelactba@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, Fernando

Parabéns pelo blog. Comprei uma lava e seca eletrolux LSE09 e vi no manual que a qualquer momento de uso da maquina eu poderia pausar o processo e destravar a porta. Quando do inicio do processo de lavagem segui conforme informa o manual (aperta o botão inicio/pausa e em seguida o botão destravar porta)o problema é que a porta não destrava e a maquina fica fazendo um tec-tec como querendo destravar, mas não ocorre. Não sei se a porta só destrava quando finaliza cada processo (Se for isso o manual dá uma informação incorreta quando informa que a qualquer momento eu posso destravar a porta)ou se de fato há algum problema. Poderia me ajudar com alguma informação a respeito??? Desde já agradeço. Clevson Mantena

Samuel disse...

Fernando,

Obrigado pela resposta (post 20:52 de 12/06), com indicação da secadora Brastemp BSR10A, verifiquei avaliações no buscapé de que é necessário comprar um tubo exaustor para eliminar a umidade e os resíduos (poeira dos tecidos), acessório este necessário para o funcionamento da máquina e que não vem junto com a máquina, é mesmo?

Considerando que é melhor comprar secadora separada, estou avaliando a questão do consumo de energia elétrica x gás. Pelo que consta no site da Brastemp, em média a BSR10A consome 4,8KW/H, se levar umas 3 horas pra secar x 30 dias x R$ 0,48/KWH, gastaria o equivalente R$ 207,36/mês e R$ 2.484,00/ano.

Li em uma avaliação da secadora lançamento da Brastemp, BSG17B, de um usuário, que usando todos dias, em um mês gastou uma botija de 13Kg de gás, o que custa por volta de R$ 40,00.

Claro que está máquina está custando R$ 4.600,00 fora o pedestal. Se não fosse tão cara, me parece que o conjunto lançamento Secadora BSG17B + Lavadora BNQ11 + pedestais, é uma beleza, pena que custa por volta de R$ 11.000,00...achei estranho que a máquina lava 11kg e secadora 17kg. Caro os pedestais! O que achou deste conjunto?

A questão é, essa BSR10A não tem opção de gás? Tem outra com a opção a gás? qual tem melhor relação custo benefício? Mesmo que for mais cara a gás, no longo prazo vai se pagar pela redução no custo de energia, não é?

Amalia disse...

Bom dia Fernando, tudo bom?

Muito legal da sua parte ajudar o pessoal, pois todos temos muitas dúvidas ao comprar esse tipo de máquina.
Em casa sou só eu e meu marido, porém com esse tempo nunca dá tempo de secar as roupas, aí vai acumulando de virando um desastre! Então resolvemos comprar uma lava e seca, mas fico extremamente receosa devido ao número de reclamações que elas têm.
Até gostaria de lavar o edredom, porém como é Queen, acho que não dará, e como é algo que não se lava frequentemente, mandar lavar na lavanderia mesmo.

Sendo assim, queria te pedir para me falar quais lavadoras que são secadoras também dão menos problemas. As da LG, pelas minhas pesquisas, são as que mais quebram, porém acho também que é devido a ter um maior número de pessoas que possuem ela.
Queria também que não demorasse 6h para secar, como já lí por aí... kkkkkk.. estou ciente que é melhor separar roupas por tipo de tecido (algodão e jeans, por exemplo), e que a secadora tem menor capacidade que a lavadora.

Hoje vi uma Eletrolux LSE09 por 1899, achei um ótimo preço, porém uma Samsung Eco Bubble D0854W8E, por exemplo, está 2199, o que não é taaanta diferença. Mas ao dar sua opinião, por favor, não se preenda a esses modelos que citei.

Ah! Garantia extendida vale mesmo a pena?

Obrigada!!!

Unknown disse...

Olá Fernando,
Primeiro quero dizer que seu blog é um espetáculo.
Segundo que tenho uma situação parecida com a do Samuel um pouco acima.
Tenho uma lavadora 8Kg e preciso comprar uma secadora.
A diferença é que minha máquina de lavar não me atende mais. ela tem apenas nível de aguá médio ou alto. isso me incomoda pois gasta muita água. Também não tem como colocar a scadora sobre a lavadora atual, pois tem abertura superior.
Então: compro uma que LAVA e SECA ou compro duas separadas?
Já estava praticamente decidido a comprar uma lava e seca, mas com as suas explicações ao Samuel, estou repensando.
A máquina que é apenas secadora funciona bem melhor, provavelmente comprarei separadas. Você diz que as roupas saem prontas para serem guardadas na secadora comparando com a LS que saem amarrotadas, é isso mesmo?
Depois troco a lavadora por uma com abertura frontal.
O que você me indica?
Modelos separados? quais? Secadora será Brastemp.
ou modelo LAVA e SECA conjugado? Preciso de uma máquina no porte de 8,5 ou 9,0 Kg. Oque você me indica e se puder me passe o link da loja que você diz ter promoções?
Estava pesquisando das 3 marcas Samsung, LG e Eletrolux.
Obrigado.

marta disse...

Olá Fernado...obrigado pela sua opnião me ajudou muuuuuito pois agora sei que uma lava e seca não resolverá o meu problema,vc pode por favor me indicar uma lavadora com melhor custo beneficio,sendo que seria para uso de 5 pessoas e que desce para lavar edredon king.
Obrigado!

Anônimo disse...

Olá, Fernando

Também tenho interesse nessa secadora a gás. Vale a pena o custo benefício?

Obrigada Cristina

Larissa disse...

Oi Fernando tudo bem?? preciso de um help, eu usei hj pela primeira vez minha lava e seca Electrolux LSE09 lavei roupas brancas na lavagem branco encardido, e algumas peças sairam cinzas????? as peças que eram de algodão não ficaram, mas algumas de tecidos sinteticos, com elastano e roupas intimas ficaram cinzas, será por causa da água quente??? O programa de lavagem errado??


Obrigada Fernando

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Gostei muito do blog de vocês!

A minha lavadora e secadora da Samsung esta vibrando demais!

Saberia me informar como proceder para a mesma funcionar normalmente ?

Grata,

Thalita

Fernando Ricci disse...

Olá Thalita, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A instalação da sua lava e seca foi feita seguindo as orientações do manual de instruções?

Foram retirados os 4 parafusos traseiros de transporte antes de utilizar a lava e seca?

Ela está corretamente nivelada e com os pés firmes no chão?

Fico no aguardo das respostas para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa Noite! Quero agradecer por tantas informações...Estou na mesma sitauação do Evandro Longo...minha máquina não presta mais pra nada....não centrifuga direito...Estou no aguardo das suas respostas para decidir o que comprar ( maquina e secadora ) Abraço: JANE

Fernando Ricci disse...

Olá Evandro, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A resposta para o seu caso é a mesma que dei para o Samuel.

Eu particularmente compraria uma secadora e depois trocaria a lavadora top load por uma front load.

O sistema de secagem das lava e seca é diferente do sistema de secagem das secadoras de tambor e por este motivo as roupas secas em lava e seca saem muito amarrotadas e a maioria das roupas secas em secadoras de tambor saem prontas para serem guardadas.

Não temos muitas opções de secadora no mercado. As melhores são a Samsung 10,2kg (SDC3C101/XAZ), porém este modelo é comercializado somente em 220V, e a Brastemp Ative! 10kg (BSR10AB ou BSI10AB - suspensa).

Sobre o link promocional, me envie um e-mail que te retorno com o link.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Larissa, estou bem e você?

Os tecidos sintéticos ficaram cinza porque a temperatura de lavagem do programa Branco Encardido é muito alta para esse tipo de tecido. Para roupas sintéticas a temperatura máxima de lavagem que pode ser selecionada é 30ºC (verificar na etiqueta das roupas a temperatura máxima de lavagem que cada uma comporta).

O programa de lavagem para roupas sintéticas é o Sintético/Delicado onde a temperatura de lavagem padrão é fria.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando, para complementar...Estou disposta a gastar até 3.500,00 no conjunto de secadora + lavadora. A secadora pelo que entendi é a Ative, 10 kg. Já a maquina quero com abertura frontal e se possivel ( orçamento) maior que 10kg para lavar edredons Queen. Muito Obrigada! JANE

Unknown disse...

Obrigado pelo retorno Fernando,
Só pra completar: Como tenho espaço vertical, penso em comprar secadora e lavadora separadas. O modelo da Brastemp (BSI10AB) é bem comum e existem poucas reclamações de problemas. Estou pensando nela. Só falta definir então uma lavadora com abertura frontal (acredito que 8,5 Kg seja suficiente). Quais modelos você me recomenda? (Se puder passar mais de um eu terei opções de escolha pra compra).
Obrigado desde já.
Fico no aguardo.

Anônimo disse...

Olá Fernando!
Parabéns pelo blog. Muito esclarecedor.
Estou pensando em comprar uma lava seca para meu apartamento, que é super pequeno. Espaço, portanto, é meu limitador.
Qual a menor lava seca do mercado? E esta lava seca é recomendável?
Agradeço sua atenção e ficarei muito feliz com sua resposta.

Larissa Zorzi disse...

Olá Fernando, estou novamente aqui,Obrigada pela resposta. Preciso de uma ajuda hoje minha máquinha LSE09 apresentou vazamento durante o enxágue, saiu água com espuma em baixo, eu já liguei para a loja colombo onde adquiri a máquina e eles não podem trocar pois hj éo 8º dia após a compra. Então irão manda rum técnico da electrolux, mas queria saber se isso pode ser algo que fiz de errado ou será que é defeito da máquina. OBS: estava lavando um cobertor fino de pulsh tamanho queen.

Desde já obrigada Fernando.

É muito bom podermos ter um lugar para tirar nossas dúvidas!

Fábio Morais disse...

Olá Fernando,

Parabéns pelo site!
Então, não estamos encontrando a lava e seca de WD1410 da LG. Há algum problema no mercado quanto à fabricação dessa lava e seca? Ela está saindo de linha?
Em substituição à ela, qual vc recomenda?
Somos 4 pessoas e temos um apartamento pequeno (A da LG de 11 kg tem 70 cm de profundidade e ficaria apertado, a WD1410 tem 60 cm e seria o ideal).
Uma de 8,5 kg nos atenderia bem? Qual vc recomenda? A da LG ou da SAMSUNG?

Fernando Ricci disse...

Olá Larissa, tudo bem?

A lava e seca Electrolux LSE09 possui um respiro localizado na parte traseira e quando exageramos na quantidade de sabão e forma muita espuma na lavagem, o excesso de espuma vaza por esse respiro. O que recomendo é dosar corretamente o sabão e evitar que forme muita espuma na lavagem (o ideal é que forme no máximo 1 dedo de espuma).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Jane, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Para lavar edredons queem eu recomendo a lavadora Samsung Eco Bubble 12kg (WF1124XBCF). Ela é uma lavadora espetacular! No site www.efacil.com.br ela está saindo hoje por R$2.499,00. No total o casal lavadora Eco Bubble 12kg + secadora Ative! 10kg sairá por + ou - R$3.900,00.

Se tiver intenção de pagar à vista, tenho um link promocional do site Fast Shop onde os dois equipamentos saem à vista por R$3.474,00 (+ frete). Se tiver interesse, me envie um e-mail que te mando o link.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Carol Gois disse...

Olá Fernando!
Conhecí o blog hoje pois estava pesquisando sobre máquinas de lavar e secar. Adorei suas dicas e sugestões então peço uma ajudinha para minha escolha pois estou prestes a me casar e ainda não sei que máquina atenderá as minhas necessidades: Eu, meu noivo e o filho dele de 6 anos iremos morar num apartamento pequeno. Sei que todas as máquinas tem seus prós e contras, quero muito que você me dê algumas opções de compra, se possível três para caso não encontre alguma.
Desde já agradeço! Parabéns pelo blog que com certeza ajuda muito!

Anônimo disse...

Olá Fernando,
primeiramente parabéns pelo seu blog.
Bem, minha dúvida é qual lava e seca melhor se encaixa a minha necessidade e que não vai me deixar na mão.
No início da minha busca, que ja dura 2 meses, estava decidido a compra uma LG 6 motion de 8,5kl, foi quando, lendo seu blog, descobri a função air wash da samsung e mudei totalmente meu foco.
Agora estou com dúvida em relação a qual modelo é o mais indicado.
Estava quase comprando o wd8854 mas, inúmeras pessoas estão se queixando em relação ao erro HE02, então decidi compra o modelo wd0854 (eco bubble). Foi quando, lendo novamente o seu blog, conheci outros dois modelos que achei mais vantajosos que os dois citados anteriormente o wd9102 (10,4kl) e o lançamento wd136 (13kl). Bem, como moro sozinho e costumo lavar poucas quantidades de roupas, com certeza o modelo 8,5kl supriria minha necessidade, porém, me parece (me corrija se eu estiver errado) que o modelo wd9102 é superior (embora seja mais antigo) que os de 8,5kl. Bem, de qualquer forma já estava disposto a comprar o wd9102, mas está quase impossível encotrá-lo para a venda, e quando encontro, não "existe" para 220 volts. Então comecei a pensar em comprar o modelo wd136, porém, acho que 13 kl é um exagero pra mim.
Caramba, fui tão a fundo que acabei criando um problemão que até então era pra ser bem simples.
Bem, entre esses modelos citados e outros que você conheça, qual vc me sugeriria? Me ajude por favor rs....

OBS: existe algum modelo somente de lavadora (sem secadora) que tenha a função air wash, se tiver vou ter outra confusão rs!!!, visto que, na minha região não vejo tanta necessidade de secadora. Aproveitando te pergunto: se eu utilizar pouco a secadora, a máquina pode dar problema.


Poxa Fernando, ao invés de uma pergunta te mandei um monte rs...
Bem, te agradeço muito a atenção e se possível aguardo uma orientação.
Abs,
Ricardo

Anônimo disse...

Olá Fernando, muito legal seu site achei pq estava pesquisando sobre maquinas de lavar. Estou procurando uma maquina frontal de 8,5 kg lavar e secar. Minha prioridade e uma maquina com durabilidade e economia, dizem por aí que elas quebram fácil , então queria algumas indicações , vc poderia me dar?

Samuel disse...

Fernando, comprei a secadora que me indicou a Brastemp BSR10AB, é excelente. Realmente a roupa sai pronta pra guardar, nao precisa passar! A roupa fica macia e fofinha. A Brastemp vende a parte um tubo de exasutao ou cotovelo, para conectar na saída do ar da máquina, contudo fiz um furo na parede e conectei um tubo de pvc de 100 ou seja da maquina liguei direto pra rua, tubo de 30cm (10cm distante da parede + 20cm da parede).

A patroa agradeçe, por não precisar mais passar roupas!!! Obrigado pela ajuda.

Anônimo disse...

Olá Fernando! Seu blog tem sido de grande utilidade pra mim! Estaria perdida na minha escolha... Mas como uma opinião de quem realmente entende sempre ajuda, gostaria de perguntar: qual lava e seca você indica além da samsung, considerando que está difícil de ser encontrada? Queria uma de pelo menos 10 kg... Obrigada, Cintia.

Anônimo disse...

Fernado muito obrigada. Já comprei a secadora, solicitei a visita de um técnico para ver se minha maquina aguenta mais uns meses..mas já estou de olho na Samsung...A secadora já comprei estou aguadando chegar. Grande abraço ! JANE

Fernando Ricci disse...

Olá Cintia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lava e seca!

Uma lava e seca que eu recomendo muito atualmente é a Samsung 13kg (WD136). Ela está substituindo a 10,5kg ( WD9102RNW) inclusive tem praticamente as mesmas medidas externas que a 10,5kg e está disponível no site Fast Shop.

Outras que eu recomendo bastante são a LG Elf 11kg (WD-12596RW ou RD) e LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Samuel, tudo bem?

Fico feliz em saber que você e a patroa aprovaram a secadora Brastemp! Eu também acho ela excelente!

Esse tubo improvisado de exaustão que você fez para a secadora foi perfeito!

Samuel, muito obrigado pelo retorno e qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Amalia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

O tempo que as lava e seca levam para lavar e secar uma carga de roupas é relativo. Esse tempo varia de acordo com a quantidade de roupas, tipo de tecido e programa de lavagem selecionado.

Lava e seca para lavar e secar edredons queen tem que ser de 11kg ou superior. Como na sua casa são somente 2 pessoas, eu particularmente recomendo que continue enviando os edredons para a lavanderia e adquira uma lava e seca 8.5kg.

Eu recomendo bastante aqui no blog tanto a Samsung Eco Bubble 8,5kg como a Electrolux LSE09, porém a minha preferência é pela Samsung. Gosto mais do funcionamento, funções e secagem da Samsung.

Sobre a garantia estendida, se houver possibilidade de contratar eu particularmente acho que vale a pena sim, porque como essas lava e seca são importadas, qualquer reparo simples não sai por menos de R$200,00.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

ESCORT DOURADO disse...

Boa noite, Fernando.
Qual a melhor LG Prime 6 Motion ou LG Elf ?

Vi que a Elf possui esterilização.

Anônimo disse...

Obrigada pela rápida resposta! Queria mesmo esta Samsung que vc indicou, mas está difícil de achar né? No Fast Shop não está disponível para o meu CEP. A LG Elf tb me interessou, e a achei por R$2.469 à vista no site Magazine Luíza. Será que vc tb consegue cupom de desconto para esta maquina? Ou para a Samsung que vc indicou? Obrigada, Cintia.

Fernando Ricci disse...

Oi Cintia!

Como a Samsung WD136 é lançamento ela está se fazendo de difícil para algumas localidades (rsrsrs...). Brincadeiras à parte, no link promocional que tenho a LG Elf 11kg branca (WD-12596RW) está saindo à vista por R$2.299,00 e a prata (WD-12596RD) R$2.569,00. Se tiver interesse me envie um e-mail que te mando o link (lavadorasderoupas@msn.com).

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Eu amei seu blog! Achei bastante esclarecedor! Sou casada e tenho um bebe de 5 meses, estamos comprando uma maquina de lavar e secar, mas quanta duvida!! Estamos duvida entre a LG 6 motion e entre a Samsung, qual a mais indicada p gente? Moro em Santos e a umidade e mto grande.
Aguardo resposta
Obrigada
Vanessa

Fábio Matos disse...

Ricardo,
Eu estava na mesma dúvida que tu. Eu tinha uma Lava e Seca Brastemp que era uma porcaria. Agora comprei a LG WD1485. Essa máquina é incrível cara. Ela faz tudo sozinha, lava e seca com perfeição, e no final do ciclo de secagem fica girando o tambor por um tempo pra roupa não ficar amarrotada. Além de quê os 6 ciclos da LG, que a Samsung não tem, melhoram bastante a limpeza das roupas. Acho que tu não deveria te apegar tanto ao Air Wash, pois ele não faz milagre, acho um recurso quase inútil pra dizer bem a verdade. Antes de optar pela Samsung só pelo Air Wash, sugiro tu achar alguém que tenha um pra olhar o resultado e ver se é o que tu espera.

Fábio Matos disse...

Eu acho que a diferença principal entre elas é a capacidade. Eu tenho a WD1485 e acho ela fantástica. Quanto à esterilização, ela aquece tanto a roupa na secagem que acho que nem precisa esterilizar. E, se for 220, tu pode colocar a temperatura da água em 95 graus se tu quiser, pode não esterilizar totalmente, mas deve eliminar un 90% de bactérias.

Fábio Matos disse...

Oi Vanessa. Eu e minha esposa também temos neném em casa. Compramos a LG 1485 e achamos ela maravilhosa. Roupa de bebê, ela lava e seca em 2h. Na minha Brastemp levava 4h!! É ótima a LG, não troco por nada! :)

Anônimo disse...

Fábio,
obrigadão pelo auxílio, devido a dificuldade de encontrar a samsung já estava reavaliando minha decisão, até pq, gosto muito da LG e era a minha primeira opção, e agora, depois de ler o que vc escreveu, vou dar uma olhada no modelo LG wd1484.

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Estou na dúvida entre lavadora/secadora conjugada ou separadas. Tenho uma tendência pela Brastemp e me interessei pela Lavadora de Roupa Brastemp Ative 11kg, que poderia fazer o conjunto cam a Secadora de Roupa Brastemp Ative 17Kg. O que você acha? Tem alguma outra lavadora que recomendaria para fazer "parceria" com a Secadora de Roupa Brastemp?

Obrigada,

Verônica

Anônimo disse...

Oi Fernando
Obrigada por seu blog, muito bom!! e
Acha que vale a pena comprar a maquina da samsung so para lavar ou lava e seca?
preciso de pelo menos 11kg
quais as melhores opcoes?
obrigada mesmo
Diana

Renata disse...

Olá Fernando,

Muito util seu blog.
Estou na duvida entre as lava e seca da Eletrolux 10.5kg LSE11 e a Samsung 10.5kg WD9102RNW. Procuro uma maquina eficiente na secagem considerando o tempo gasto (quanto menor tempo melhor). Qual voce me indicaria?

Espero seu retorno
Obrigada
Renata

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lava e seca!

Tanto a Samsung como a LG 6 Motion são excelentes e eu sempre as recomendo aqui no blog. Eu particularmente gosto mais da Samsung porque ela utiliza maior nível de água nos enxagues, os programas de lavagem são mais flexíveis e customizáveis, ela tem o Air Wash que é espetacular para esterilizar e sanitizar travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia, roupas de cama, etc... e para lavar roupas que estão somente com odores e a capacidade de secagem é maior (os modelos 8,5kg da Samsung secam 5kg contra 4kg da LG 6 Motion 8,5kg).

O que eu recomendo sempre é que adquira uma marca que tenha assistência técnica na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Verônica, tudo bem?

Sem sombra de dúvidas que as maquinas separadas é mais vantajoso, tanto no ganho de tempo porque enquanto uma lava a outra seca, porque também as lava e seca demoram muito mais para secar as roupas se comparada com uma secadora de tambor à gás. Sem contar que as roupas secas na secadora saem prontas para guardar e as secas nas lava e seca saem bem amarrotadas.

Tanto o casal da Brastemp (lavadora Ative! 11kg front load e secadora Ative! 17kg) como o da Samsung (lavadora Purple 13kg e secadora Purple 17kg) são perfeitos. A vantagem da Brastemp é que a secadora já vem pronta para trabalhar com gás GLP, enquanto a secadora da Samsung vem pronta para trabalhar com gás natural (GNV) e o kit para conversão para GLP custa em média R$200,00 (e tem que esperar a peça chegar na autorizada).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Jane!

Que legal que vc comprou a secadora!

Depois que usá-la, volte para contar o que está achando dela.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A durabilidade de uma lava e seca também depende muito da forma como o usuário a utiliza e do cuidado que ele tem com o equipamento.

Os modelos de lava e seca 8,5kg que eu recomendo são Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854) e LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485AD).

Eu particularmente gosto mais da Samsung porque ela utiliza maior nível de água nos enxagues, os programas de lavagem são mais flexíveis e customizáveis, ela tem o Air Wash que é espetacular para esterilizar e sanitizar travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia, roupas de cama, etc... e para lavar roupas que estão somente com odores e a capacidade de secagem é maior (os modelos 8,5kg da Samsung secam 5kg contra 4kg da LG 6 Motion 8,5kg).

O que eu recomendo sempre é que adquira uma marca que tenha assistência técnica na cidade onde mora.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fábio, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Não há nenhum problema com a fabricação da lava e seca LG WD-1410. Ela é um modelo recente ainda não há previsão para sair de linha.

Alguns modelos de lava e seca estão em falta devido a uma greve que aconteceu alguns dias atrás no Porto de Santos e por isso as entregas estão atrasadas. Ela já está disponível em alguns sites (Fast Shop é um deles).

Para uma família de 4 pessoas uma lava e seca 8,5kg geralmente atende as necessidades (mas também depende do volume de roupas que se costuma ou irá lavar/secar). Se puder comprar a 10kg é melhor.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carol, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lava e seca!

Os modelos que recomendo para sua necessidade, são:

- Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854);
- Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09);
- LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485AD).

Eu particularmente gosto mais da Samsung porque ela utiliza maior nível de água nos enxagues, os programas de lavagem são mais flexíveis e customizáveis, ela tem o Air Wash que é espetacular para esterilizar e sanitizar travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia, roupas de cama, etc... e para lavar roupas que estão somente com odores e a capacidade de secagem é maior (os modelos 8,5kg da Samsung secam 5kg contra 4kg da LG 6 Motion 8,5kg).

O que eu recomendo sempre é que adquira uma marca que tenha assistência técnica na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando, tudo bem?

Quero comprar uma lava e seca da LG WD 1403-RD. É uma boa máquina? Já li de tudo na internet...que só dá problema, que é uma excelente máquina...enfim...qual é a real sobre deste modelo? Obrigada pela ajuda! Thalita

Carol Gois disse...

Muito obrigada Fernando!
Agora é comprar... Assim que adquirir a minha deixo a minha opinião aqui no blog.

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando.
Estive pesquisando sobre Lavadoras e Secadoras que estão disponiveis no mercado. Fiquei preocupado com as reclamações encontradas. Encontrei seu trabalho e fiquei muito feliz de ter pessoas como vc disposta a ajudar pessoas com eu, parabéns.
Vamos direto aos fatos, tenho familia com 2 crianças menores de 10 anos e já temos uma lavadoura da Brastemp de 8kg que está atendendo a nós, mas tenho meus pais e estamos morando juntos para que eu possa cuidar dele já que estão muito doentes, principalmente meu pai que esta acamado e tem que fazer hemodialise 3X por semana, e eu estou dando todo o suporte possivel a eles porém a questão das roupas é mais complicado por não depender somente de mim, mas o tempo influencia muito aqui na região sul do Brasil, e devido a idade avançada de minha mãe estou em duvida de qual o melhor produto para comprar para auxiliar ela na tarefa de lavagem das roupas, acho que no caso deles seria preciso algo que lave e seque as roupas independente de estar chovendo e que tenha uma boa garantia para evitar custos com manutenção já que estamos gastando muito com o tratamento.
Pensando na saude dela também observei que temos opções de produtos que abrem a porta para cima e isso facilitaria para alguém que tenha problemas na coluna, mas ao mesmo tempo fico preocupado com a garantia de um produto tão caro ser de 1 ano, além disso ha opções que dizem ter 10 anos assim como a Samsung e a LG, porém acho desconfortavel ter que abaixar para colocar e retirar as roupas da máquina.
O que vc sugere para o nosso caso?

Desde já agradeço
Julio

Unknown disse...

Fernando,

Bom dia !

Excelente blog !!!

Estou entre a LG WD-1485AD ( R$2.299,00 ) e a Sansung Eco Bubble WD0854 ( R$2.600,00 )... já pesquisei bastante aqui no Blog
Vc tem algum link promocional para qualquer um dos modelos ? Estou falido em virtude de casamento ! Desde já muito obrigado

Anônimo disse...

O técnico respondeu a todos os meus questionamentos acerca desses equipamentos, pois acabo de adquirir uma lava e seca e estava preocupado principalmente com o cheiro...Muito bom...

Anônimo disse...

Boa noite !Estou na duvida quanto as maquinas da eletrolux Lavadora e Secadora de Roupa Eco Turbo 10,5 kg LSE11 - Elect ou a Electrolux Eco Turbo TRW12 Frontal 12 kg e somente eu e meu marido mas meu edredon e queen sera qual seria a melhor nesse caso?

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando,

Como todo mundo aqui estou procurando uma ótima maquina de levar e secar. Eu estava lendo seu blog algumas semanas atras e estava pronta para comprar a Lg Wd-1410. Mas agora estou na duvida sendo que ela vai sair de linha! Eu vi que voce recomenda muito a nova da samsung a wd 136, mas ela esta indisponível na fase Shop. Eu vi que voce recomendou também a Samsung wf1124Xbc e a lg elf Wd12596. Entre essas duas ultimas qual seria a melhor?

Muito obrigada.

Anônimo disse...

Boa noite Fernando! Parabéns pelo Blog!

Estou montando meu apartamento e minha área de serviço é bem pequena e então estou optando por uma lava/seca, também pretendo lavar edredon de casal, estou na dúvida entre 4 modelos, qual seria a melhor?

-LG WD1410RD
-SAMSUNG WF8854LJF1/XAZ
-SAMSUNG 8854RJF
-SAMSUNG WD0854W8N1/XAZ

Muito Obrigada!
Luciana

Karoline disse...

Olá Fernando, estou montando apartamento e gostaria de adiquirir uma lava e seca e fiquei em dúvida entre a Eco Turbo da Eletrolux (9kg) ou a Eco Bubble Samsung(8,5 kg). Qual vc recomenda??

Fernando Ricci disse...

Olá Luciana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Referente aos modelos citados acima, a WF8854LJF1/XAZ é somente lavadora.

Entre os modelos de lava e seca citados, as melhores são Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854) e LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD).

Recomendo que adquira uma marca que tenha assistência técnica na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Quem te disse que a LG WD-1410RD vai sair de linha? Essa pessoa está mal informada mesmo, heim! Esse modelo não tem nem 1 ano que foi lançado e não sairá de linha tão cedo. É mais fácil a Elf 11kg (WD-12596) sair de linha, pois ela está há mais tempo em linha, do que a WD-1410.

A Samsung WF1124XBCF é somente lavadora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Alexandre, tudo bem?

Respondi seu e-mai dia 08/07.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A LSE11 é lava e seca e a TRW12 é somente lavadora.

A LSE11 eu não recomendo porque ela é muito problemática. Se tiver oportunidade acesse o site www.reclameaqui.com.br e veja a quantidade absurda de reclamações existentes deste modelo.

A TRW12 ainda não tive oportunidade de testar então não posso falar quanto ao funcionamento e eficiência da mesma.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Verônica disse...

Oi fernando,

Parabéns, seu site é muito útil. Em minha casa somos eu, meu marido e nosso bebê. O nosso edredon é de casal. Preciso de uma lava e seca e gostaria de saber qual a mais indicada. Li sua recomendação da WD 136 e gostaria de saber se atualmente ela é a melhor do mercado, bem como se o processo de esterilização de pelúcia realmente funciona.

Viviani disse...

Olá Fernando,

Parabéns pelas dicas você nos ajuda muito.

Estou em dúvida entre as lava e seca da LG e Samsung, os modelos são:
LG WD1410RD e Samsung WF1124XBC Eco Bubble. Qual dessas você indica ? E qual a maior diferença entre elas ?

Obrigada,

Viviani

Unknown disse...

Fernando, boa tarde.

Quem apresenta mais qualidade, as lava e seca ou as secadoras?

Você poderia me indicar uma boa marca lava e seca, ou apenas secadora. Tenho uma lavadora Eletrolux 15 k, péssima não indico e gostaria de comprar uma secadora, ou uma lava e seca.

Pode me ajudar?

Obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá Karoline, tudo bem?

Tanto a Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09) como a Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854) são lava e seca muito eficientes e eu as recomendo muito aqui no blog, porém eu particularmente gosto mais do funcionamento, eficiência e funções da Samsung Eco Bubble.

Porém eu sempre recomendo que adquira uma marca que tenha posto de assistência técnica autorizada na cidade onde mora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Salve Fernando,
Parabéns pelo Blog, como já disseram ele é uma "utilidade pública", me encontrei aqui!
Quem lava melhor as front ou top?
eu noto (não sei se estou certo?) que as front demoram mais nos ciclos mas lavam melhor que as top.

Estou procurando uma parceira pra secadora a gás duet black da Brastemp. Vejo que não encontrarei mais a lavadora duet pois dessa vez saiu mesmo (não sei se vc reparou, mas elas já tinham saído de linha antes, voltaram e saíram novamente)
(atualmente eu tenho 2 de 5 kg: 1 bosch professional que eu não gosto muito: lava menos, torce menos e enxagua menos do que a outra, além de ter a tampa de acrílico. a outra é uma electrolux le750, que eu adoro, mas o botão de meia carga afundou, ela não aquece mais a água e a tampa rachou a guarnição que fica perto da alavanca de abertura. apesar disso tudo, eu gosto muito da qualidade da lavagem) eu desejo trocar por uma de 10,5 front load, a menos que vc me mostre que a top é melhor.
você indicaria alguma?
Um abraço,
Miguel

Fernando Ricci disse...

Olá Verônica, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

É muito difícil pegar um modelo de lava e seca e apontá-la como a melhor do mercado. Vários modelos são igualmente eficientes.

A lava e seca Samsung WD136 é atualmente o melhor custo x benefício do mercado. Ela tem excelente capacidade, é muito eficiente e tem a função Air Wash.

A esterilização através do Air Wash funciona.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Viviani, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A Samsung Eco Bubble 12kg (WF1124XBCF) é somente lavadora.

A LG Prime 6 Motion 10kg (WD-1410RD) é uma excelente lava e seca e eu a recomendo muito aqui no blog.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Miguel, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O melhor sistema de lavagem é sem dúvidas o por tombamento presente nas lavadoras frontais. Elas são muito eficientes, econômicas, silenciosas e desgastam bem menos os tecidos. Geralmente elas tem ciclos mais demorados porque a lavagem é mais lenta e cuidadosa e também por conta da quantidade de enxagues que elas fazem. Mas essa diferença de tempo é totalmente compensadora quando vemos o resultado final de lavagem.

Uma das minhas lavadoras é a LE750 e eu adoro ela!

A melhor lavadora para fazer par com a sua maravilhosa secadora Brastemp Duet Black 17kg é a Samsung Eco Bubble 12kg (WF1124XBCF). Essa lavadora é um espetáculo e substituirá com classe as suas 2 front load. Ela tem vários e excelentes programas de lavagem, é muito silenciosa, tem tamanho externo compacto, filtro de energia no painel e resistência em cerâmica que aquece mais rapidamente a água e tem superfície menos porosa acumulando menos resíduos com o tempo.

Eu tenho um link promocional do site Fast Shop onde essa lavadora está saindo à vista por R$2.199,00. Caso tenha interesse envie um e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que te retorno com o link.

Miguel, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Katia, tudo bem?

Levando em conta somente a secagem, uma secadora desempenha seu papel com maior eficiência e qualidade se comparada com uma lava e seca. Elas secam as roupas mais rapidamente e a maioria delas saem prontas para serem guardadas.

Você está a procura de uma secadora ou de uma lava e seca para substituir também a sua lavadora?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Olá Fernando.
Depois de muitas buscas por opiniões, sugestões e críticas quanto as máquinas que lavam e secam, encontrei seu blog.Achei bacana sua idéia.Li as postagens acima, e no final acabei ficando um pouco confusa entre tantos modelos e avaliações.
Qual você me indicaria, já que estava certa de comprar uma Brastemp 7kg BWS24AE. Somos um casal, sem filhos e o espaço para máquina não é grande.
Obrigada,
Alexandra.

Unknown disse...

Olá Fernando, obrigada pelo retorno.

Estou em busca de uma secadora.

Como vi as opções de lava e seca e não gosto da minha lavadora, pensei em troca-la por algo mais prático, no caso, uma lava e seca.

Neste caso, vou optar por uma secadora e permanecer com minha lavadora odiada por mais um tempo.

Gostaria de receber uma dica sua sobre uma secadora ideal para mim, algo a partir de 10k.

Agradeço desde já.

Viviani disse...

Fernando coloquei o modelo da Samsung errada o correto e WD9102RNWXAZ com sistema Air Wash e a LG WD-1410 Prime

Fernando Ricci disse...

Olá Katia!

Se a voltagem for 220V, recomendo a secadora Samsung 10,2kg (SDC3C101/XAZ). Ela é um espetáculo! Infelizmente ela está sendo comercializada somente em 220V.

Caso seja 110V recomendo a Brastemp Ative! 10kg (BSR10A ou BSI10A - suspensa).

Qualquer coisa continuo à disposição.

Unknown disse...

Fernando,

O Tira Odor da Electrolux faz a mesma coisa do Air Wash da Samsung?
Abraços

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 1838   Recentes› Mais recentes»