Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

sábado, 17 de setembro de 2011

Lavadora Panasonic 12kg (NA-FS12G1)



Minha opinião sobre a lavadora: Recomendada!!!  Uma das melhores lavadoras 12kg da categoria!

Excelente lavadora para famílias até 6 pessoas. Lava até edredons queen size!

Se você procura uma lavadora top load muito eficiente, com excelente capacidade, que lave qualquer tipo de roupa sem danificar os tecidos, tenha 11 níveis de água para lavar roupas sem desperdícios, seja muito silenciosa, não forme fiapos, tenha 5 anos de garantia no painel eletrônico e permita até que você lave roupas à noite sem incomodar ninguém, acaba de encontrar!

O sistema de lavagem DWS (Dancing Water System) utiliza diferentes movimentos e fluxos de água fazendo com que as roupas se esfreguem umas nas outras e que a lavagem seja muito eficiente, proporcionando menor desgaste dos tecidos se comparado com as lavadoras top load que lavam por agitação, além de economizar até 15% de água.

Seu motor com tecnologia Inverter é muito silencioso e economiza energia porque o ele funciona constantemente e de forma adequada, ao contrário das lavadoras top load convencionais que o motor fica ligando e desligando constantemente durante a agitação, dando arrancadas a cada giro e gastando mais energia, diminuindo a vida útil do motor e fazendo com que a corrente elétrica da residência fique oscilando.

Seu painel é muito fácil de operar e os programas de lavagem são bem flexíveis, além do programa Favorito que permite que você decida por quanto tempo as roupas serão agitadas (lavar), quantos enxagues a lavadora fará e por quanto tempo as roupas serão centrifugadas.

Para conhecê-la um pouco melhor, assista um dos vídeos que fiz mostrando as funcionalidades do produto.


Sobre a assistência técnica, na imagem abaixo consta a relação de postos autorizados que já atendem a Linha Branca da Panasonic, além dos postos autorizados localizados nos estados PR, RS e SC que podem ser visualizados no site do fabricante.


Sobre a lavadora
Desde 1951, a Panasonic vem desenvolvendo lavadoras de roupas de alto desempenho e tecnologia. Assim, a Panasonic chega ao mercado brasileiro com os modelos NA-FS12G1 (12Kg) e NA-FS14G1 (14Kg) que possuem a exclusiva tecnologia Inverter e o inovador sistema de lavagem DWS (Dancing Water System).

Características:
- Sistema de lavagem "DWS" (Dancing Water System): Sistema de lavagem através de fluxos de água, com alta performance de lavagem sem danificar os tecidos.
- Diferentes fluxos que compõem a dança das águas: Marítimo, Parafuso e Flash.

- Tecnologia Inverter: 20% na economia de energia, 15% na economia de água e operação silenciosa. Enquanto o motor de um modelo convencional funciona ligando e desligando, a lavadora Panasonic com Inverter controla o motor para funcionar constantemente e de forma adequada.
- Fácil de colocar as roupas: A ausência do agitador e a ampla entrada do tambor tornam mais fácil colocar as peças de roupas para lavar, até mesmo grandes itens como lençóis, cobertores etc.

- Pré-secagem à ar: Programa de centrifugação que deixa as roupas mais secas diminuindo o tempo de secagem em varais.

- Painel digital a prova d’água: Garantia de 5 anos do controle eletrônico do painel.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Cor: Branca
- Voltagem: 127V
- Capacidade: 12 Kg*
- Material da tampa: Vidro temperado
- Acabamento do cesto: Aço inox
- Velocidade de rotação em centrifugação: 680 rpm *com a lavadora vazia e tensão nominal
- Dimensões de produto sem embalagem (LxAxP): 640 x 1030 x 700mm
- Dimensões de produto com embalagem (LxAxP): 745 x 1120 x 810mm
- Peso Líquido: 55Kg
- Peso Bruto: 63Kg
- Eficiência energia: A
- Consumo de energia (/Kg): 0.013 KwH/Kg*
- Consumo de energia (/ciclo): 0.152KwH/ciclo*
- Performance de lavagem: 0.93
- Performance de rotação: A
- Consumo de água (/ciclo): 137.6L/ciclo*
- Consumo de água (/Kg): 11.5L/Kg*
- Garantia de 5 anos do Controle Eletrônico do Painel de Operação e 1 ano do motor.

MANUAL DE INSTRUÇÕES - 110V

MANUAL DE INSTRUÇÕES - 220V

OBS: PRODUTO FORA DE LINHA

322 comentários:

1 – 200 de 322   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Fernando, gostaria de saber se vale apena adquirir uma lavadora dessas. Tinha uma lavadora brastemp clean 5kg que depois de muito tempo de uso quebrou pela 1ª vez, mas acho que não compensa arrumar, pois ela esta velha e não esta vencendo lavar roupas para familia toda, pois aqui em casa somos em 5.

Brigada, Maria Regina.

Fernando Ricci disse...

Olá Maria Regina, tudo bem? Ficarei te devendo sobre essa lavadora pois ainda não tive oportunidade de testá-la e ainda não encontrei ela à venda.

Para você que vai lavar roupas de 5 pessoas as lavadoras que eu recomendo por enquanto são Consul Facilite 11kg, Electrolux Blue Touch 12kg (LBT12 ou LB12Q - água quente) e Samsung 8,5kg (WF8854LJF/ZAX).

Maria Regina, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Vivian disse...

Ei Fernando!
Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog! Excelente! Mais impressionante ainda é sua dedicação em responder as pessoas. Parabéns!
Gostaria também de saber sua opinião. Preciso de uma máquina que lave edredom king. Li vários comentários seus e cheguei a conclusão que vc indica a LTC15, LBT12 e a LB12Q. Mas dessas 3, qual seria a melhor escolha?!
Obrigada!
Vivian

Fernando Ricci disse...

Olá Vivian, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!!

Para o seu caso que vai lavar edredom king tem que ser uma lavadora 15kg.
Eu recomendo os modelos LBU15, LT15F ou LTC15 da Electrolux. Os três modelos são eficientes e apresentam poucos problemas.

O modelo LBU15 tem painel Blue Touch sensivel ao toque (que está apresentando poucos problemas) e tem nível automático de água.
Os modelos LTC15 e LT15F são praticamente iguais nos programas e funcionamento.

Vivian, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Vivian disse...

Na verdade, meu edredom é queen. Será que a de 12kg me satisfaz?!
Obrigada!
Vivian

Fernando Ricci disse...

Olá Vivian!

Somente as LBT12 e LB12Q lavam edredom queen, desde que ele não tenha o enchimento volumoso demais.

Continuo à disposição.

Um abraço!

Patricia disse...

Oi Fernando. Olha, adorei seu blog. Comprei sabado a lava e seca da Samsung WD 8854. Espero gostar dela. Qualquer duvida vou te perguntar. beijos

Fernando Ricci disse...

Oi Patricia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Acredito que ficará satisfeita com a WD8854. Ela é excelente!

Qualquer coisa pode vir perguntar.

Estou aguardando você voltar pra me contar o que está achando dela.

Bjus...

Anderson disse...

Ola boa tarde Fernando,estou com uma grande duvida,preciso comprar uma lavadora para mim,porém estou na duvida entre a Brastemp Ative Meu Jeito 9kg,e a nova lavadora da Panasonic de 12 kg.Gostaria de saber qual vc me indica,qual lava melhor e que danifique menos as roupas durante o processo de lavagem?Desde ja agradeço e parabéns pelo Blog.

Fernando Ricci disse...

Olá Anderson, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Os dois modelos que você citou são excelentes e muito eficientes, mas a que desgasta menos as roupas na lavagem é a Panasonic 12kg. O legal dela também é que ela é muito silenciosa e tem 5 anos de garantia no painel eletrônico e ele é resistente à água.

Anderson, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando,
gostei muito das diversas dicas.
Fiquei super curiosa por esta lavadora da panasonic.
Vi no comentário anterior, que você informou que ela desgasta menos as roupas. Porém, gostaria de saber se ela lava bem roupas mais pesadas, tipo jeans, roupas encardidas e edredons.
Estou super na dúvida entre ela e a lavadora eletrolux blue touch 12kg água quente, lava tênis.
já vi essa da eletrolux, ainda não vi, pessoalmente, essa da panasonic. Preciso de ajuda e sugestões. Quero algo que lave edredon, roupas pesadas, roupas delicadas, com eficiencia e sem tantaaaa demora hehe vi no manual da eletrolux que na lavagem pesada pode demorar até 3h, na agua quente!!!

Muito obrigada.
graci

Anônimo disse...

Oi fernando, é a Graci novamente rs
também estou na dúvida com a brastemp Meu Jeito 9kg (BWT09B).
Então, são dúvidas entre as 3:
eletrolux blue touch 12kg
panasonic 12kg
e brastemp Meu Jeito 9kg (BWT09B).

Aiii meu deus, me ajuda!!
Como é difícil comprar uma máquina!! rsrs.
Muito obrigada e aguardo uma breve resposta.

Graci

Edleusa disse...

Fernando, parabéns por sua prontidão em responder às diversas dúvidas! Já tenho uma lavadora comum, mas pretendo comprar uma com água quente, porém tenho dúvidas quanto a questão da água quente. Preciso colocar uma torneira que já saia água quente; ou a própria máquina já converte a áqua fria em quente? Ou seja, não preciso fazer adaptações na minha instalação já existente?

Fernando Ricci disse...

Olá Graci, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

As três lavadoras que você está em dúvida são excelentes e muito eficientes.

As lavadoras Panasonic são excelentes mesmo. Elas lavam com eficiência qualquer tipo de roupa, tem a operação muito silenciosa e os tempos dos programas são variados. O legal também é que você pode escolher entre 11 níveis de água, ajustar o tempo de lavagem e centrifugação e acrescentar 1 hora de molho quando as roupas estiverem muito sujas (ou 2 horas no programa Favorito).

Graci, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz Natal!

Fernando Ricci disse...

Olá Edleusa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

A instalação para lavadoras top load que lavam com água quente é igual a de qualquer outra lavadora. Quando você selecionar um programa de lavagem com água quente a água entrará fria na lavadora e ela irá aquecendo a água automaticamente durante o programa de lavagem (a maioria dos modelos aquecem a água durante o molho).

Para o caso das lava e seca, elas vem com duas mangueiras de entrada de água (uma para água fria e outra para água quente) e para o correto funcionamento do produto é obrigatória a conexão das duas mangueiras em fontes com água. Caso você não tenha aquecimento central na residência, basta conectar as duas mangueiras em torneiras com água fria (pode substituir a torneira convencional por uma torneira dupla). Neste caso, sempre que for selecionado lavagem com uma temperatura diferente de fria os sensores da lavadora detectarão que a água entrou fria e a lavadora aquecerá a água automaticamente até a temperatura selecionada.

Edleusa, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz Natal!

Edleusa disse...

Fernando,

Obrigada pela resposta! Antes de postar no seu blog, tinha ligado para a Brastemp para tirar essa dúvida e ninguém soube me informar nada. Mas, felizmente, encontrei o seu blog e de forma clara vc me tirou todas as dúvidas. Acredito que se vc fosse o gerente do SAC dessa empresa os funcionários seriam mais esclarecidos!

Fernando, só aproveitando um pouco da sua generosidade em nos esclarecer, vc sabe se a Lav panasonic, que vc postou no seu blog, converte a água fria em quente?

Abraços e Feliz ano novo!!!
Edleusa

Fernando Ricci disse...

Oi Edleusa, tudo bem?

Que bom que consegui esclarecer suas dúvidas.

Infelizmente os fabricantes não investem em treinamento para os atendentes do SAC e por este motivo eles não sabem responder a maioria dos nossos questionamentos.

A lavadora Panasonic não opção de lavagem com água quente.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e Feliz 2012!!!

Dgrebogi disse...

Oi Fernando, depois de muito pesquisar e depois de muita indecisão, baseada em todas as suas informações me decidi pela compra da Panasonic 12kg. Ela é simplesmente maravilhosa! Super silenciosa, lava super bem, o sistema de lavagem é incrível, a centrifugação é ótima, além dela ser linda, com aquele painel luminoso. Não me arrependi da minha escolha e te agradeço muito por todas as dicas que tem nos dado em seu blog. Um grande abraço e um 2012 repleto de alegrias e realizações.

Dilséa

On Sale! disse...

Fernando,

Eu estava decidida a comprar uma lavadora e secadora pq moro no RS e no inverno é meio dificil de secar as roupas, mas pelo que eu tenho visto as lavadoras front load não tem filtro de fiapos, pra mim é muito necessario pq tenho gatos então o filtro ajuda na remoção dos pelos...então me interessei por essa que parece ser uma maquina boa, que não é tão cara, a centrifugação dela é boa?

Fernando Ricci disse...

Olá Dilséa, tudo bem?

Fiquei muito feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lavadora e mais feliz ainda em saber que está satisfeita com a lavadora Panasonic.

Eu também acho ela incrível! Eu nunca tinha visto uma lavadora top load tão silenciosa, tão eficiente e que cuide tão bem das roupas.

Dilséa, qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e desejo que 2012 seja para você e toda a família um ano iluminado e repleto de coisas boas e que vários de seus sonhos se realizem.

Fernando Ricci disse...

Olá "On Sale", tudo bem?

A lavadora Panasonic é excelente e muito eficiente e a centrifugação dela é ótima. Ela ainda conta com a "Pré-secagem a ar" que é uma extensão da centrifugação, onde a lavadora centrifuga jogando ar dentro do cesto para que as roupas saiam mais leves da lavadora.

Eu recomendo a lavadora.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Matheus Fernandes disse...

Olá Fernando, estou na dúvida entre esta Panasonic e a LG Prime WD1485TD. O preço da Panasonic encontrei por R$ 1493, porém ela é top load, mas muito elogiada aqui. Já a LG é front load e também elogiada, porém custa um pouco mais, R$ 1779. Qual você me aconselharia?

Abraço, e parabéns pelo blog, totalmente original e útil.

Marco disse...

Olá Fernando,
primeiramente parabéns pelo blog, ele é muito esclarecedor.

Eu e minha esposa estamos buscando uma lavadora que não estrague tanto as roupas e seja mais silenciosa (temos uma electrolux lm08, que mesmo após várias manutenções, parece que vai decolar quando centrifuga...).

Estamos em dúvida entre a panasonic NAFS12G1 de 12 kg e a Samsung WD8854RJFF.

O problema da panasonic é que só tem 110V, e quanto à Samsung, só encontramos em 220V a de 8,5 kg. temos muita dúvida se ela seria eficiente para lavar edredons de casal tamanho normal. Vi que em seus comentários você diz que a Samsung 8,5 kg lavaria esse tipo de edredom, mas ao vê-la na loja, achamos o tambor tão pequeno...
Detalhe: já possuimos secadora tambor convencional...
Por isso estamos tentados a comprar a Panasonic 110V e usar um transformador.
Na sua opinião, o uso do transformador 220>110V seria muito problemático com essa lavadora Panasonic?
Ou seria mais vantajoso adquirir uma 220V frontal da Samsung, mesmo que seja de 8,5kg?

desde já agradeço se puderes nos dar sua opinião!
Abraço
Marco

Fernando Ricci disse...

Olá Marco, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Atualmente não estou mais recomendando a Samsung WD8854 devido ao alto índice de reclamações que esse modelo vem apresentando na hora da secagem. Ela apresenta o erro HE2 (problema no termostato) e não faz a etapa de secagem. Como você já possui uma secadora de tambor, recomendo que continue secando as roupas nela porque a secagem nas secadoras de tambor é mais rápida e mais eficiente do que a secagem das lava e seca, além de deixar os tecidos menos amarrotados.

A Panasonic 12kg (NA-FS12G1) é sem dúvidas a top load mais eficiente e silenciosa que já testei. Eu estou usando uma lavadora dessas e estou amando.

Quanto ao uso de transformador, não vejo problemas já que a lavadora não tem nenhum tipo de resistência para aquecimento da água. Digo isso porque não sou adepto a uso de transformadores em aparelhos com resistências.

Marco, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Rodrigo Rosciano disse...

Cara, eu estava na dúvida de qual máquina comprar, quase comprei a Ative 11 Kg da Brastemp...por sorte pesquisei mais ao fundo!

Daí ia comprar a LBT12, mas depois de ver tantos elogios e recomendações da Panasonic estou na dúvida...

Você acha que compensa pagar R$300 a mais pela Panasonic ao invés da LBT12?
Existe assistências técnicas para esta máquina da Panasonic?


Parabéns pelo blog cara, tem um excelente material aqui!

Rodrigo Rosciano disse...

Vixi...R$ 300 nada, acabei de ver, diferença de R$ 500!

Vale a pena?

Maira disse...

Fernando Boa noite. Primeiramente parabens pelo seu blog, estou querendo trocar a maquina aqui de casa e acabei encontrando seu blog e achei muito util.
Ouvi falar que as maquinas sem agitador ou as comuns "tanquinhos" estragam as roupas por nao ter agitador. Isso ta correto. Pelo seus videos realmente batem a roupa muito mais que as que as com agitador.
Obrigado pelas outras todas dicas e quando trocar de maquina volto ao blog para te falar.
Grande beijo e bom ano.

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog e que ele está te ajudando na escolha da lavadora.

Na minha opinião vale a pena sim pagar a diferença de R$300,00/R$500,00 pela lavadora Panasonic porque ela é sensacional! É a top load mais silenciosa do mercado, seu sistema de lavagem é muito eficiente e preserva os tecidos, a programação é bem flexível, ela tem 11 níveis de água e é a top load 12kg que gasta menos energia do mercado.

Sobre as assistências técnicas, estou verificando junto com a Panasonic e assim que tiver uma resposta publico aqui no blog.

Rodrigo, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Maira, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sobre as máquinas sem agitador estragarem mais as roupas do que as lavadoras tradicionais que tem agitador, depende da lavadora. Se estivermos falando de "tanquinhos", eles realmente desgastam mais os tecidos porque a turbina gira constantemente e em alta velocidade.

Agora, quanto a lavadora Panasonic, ela é um caso a parte. O sistema DWS de lavagem dela combina movimentos da turbina com fluxos de água fazendo com que as roupas se esfreguem umas nas outras danificando bem menos os tecidos por não ter o contato direto das pás de plástico do agitador em atrito com os tecidos como nas lavadoras tradicionais. Ela realmente bate muito bem as roupas e na minha opinião ela é uma das melhores top load do mercado.

Maira, ficarei no aguardo de você voltar para contar qual lavadora comprou e dar sua opinião sobre ela.

Qualquer coisa estou à disposição.

Beijos, obrigado pela visita ao blog e Feliz 2012 pra vc e toda a família!

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando!

Sensacional seu blog.Parabéns!! Bom Fernando, queria se possível tirar duas dúvidas com vc a respeito da Panasonic 12 kg. A primeiro diz respeito ao sistema de não formar fiapos. Essa máquina posssui filtro, ou possui ela os fiapos de outra forma? A segunda seria se ela também para ser usada para a lavagem de tenis. Mais uma vez parabéns!!! Mto obrigada, Isabela

Anônimo disse...

Oi Fernando, é Isabela! Retificando a primeira pergunta:"Essa máquina posssui filtro, ou possui outro sistema de eliminação de fiapos?" Caso possua outro sistema, ele é de fato eficiente? Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá Isabela, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sobre a lavadora Panasonic, ela tem 2 filtros pega fiapos que funcionam a partir do nível de água 58L e é muito eficiente. Porém o sistema DWS de lavagem da Panasonic desgasta menos os tecidos se comparado com as lavadoras convencionais que tem agitador e ela quase não forma fiapos. Já lavei diversas cargas de roupas em níveis de água menores do que o 58L e nestes a água não passa pelo filtro e não tive problemas com fiapos.

Sobre lavar tênis, não é recomendado.

Isabela, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Rodrigo Rosciano disse...

Caro Fernando, obrigado pela resposta!
Minha última dúvida, eu tenho problema com secagem de roupas...a Panasonic é melhor no quesito pré secagem do que Eletrolux?

Obrigado novamente!
Abraço!

Anônimo disse...

Olá Fernando!!

Mto obrigada pela resposta! Vc está me ajudando mto! Desta forma, me sinto mais segura para fazer a aquisição da panasonic. Gostaria, se possível tirar mais última dúvida. Seria a respeito da assistência técnica da panasonic, pois entrei no site, e vi lá que sobre lavadoras de roupa a assitência se dá apenas em alguns estados do sul. Será que o site está desatualizado, ou é isso mesmo? Mais uma vez agradeço a atenção!

Isabela

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo!

Tanto a pré-secagem a ar da Panasonic como a função Turbo Secagem das Electrolux não secam as roupas. Elas deixam as roupas menos úmidas, facilitando assim a secagem. Entre as duas, a pré-secagem da Panasonic é mais eficiente.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Isabela!

Fico feliz em estar te ajudando a escolher a lavadora!

Sobre a assistência técnica da Panasonic, eu questionei o pessoal da Panasonic sobre o assunto e eles ficaram de me dar um retorno. Assim que eu tiver o retorno deles publico aqui no blog.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Semíramis disse...

Olá Fernando,

Estou interessada na lavadora Panasonic mas estou em dúvidas se a de 12 ou 14 Kg. Voce disse que a de 12 Kg lava bem um edredon queen size. Essa seria a minha necessidade. Mas o que me gerou dúvidas foi que as duas máquinas, de acordo com o vendedor, só diferem no tamanho interno do cesto, o resto é tudo igual. Eu só vi a de 14 Kg mas como pode a máquina de 12 kg ter os mesmos níveis de água se o cesto é menor?
Quanto a assistência técnica em SP, embora não esteja especificada no site, liguei para a empresa que atende os produtos Panasonic e me informaram que também trabalham com as lavadoras, embora ainda não tenham nenhum atendimento registrado.
Abs, Semíramis

Fernando Ricci disse...

Olá Semíramis, tudo bem?

A lavadora Panasonic é sensacional mesmo!

Eu também tenho essa mesma dúvida sobre os modelos 12kg e 14kg. Como 2 lavadoras com capacidades diferentes podem ter os mesmos níveis de água (em litros)? Questionei a Panasonic sobre isso estou aguardando retorno.

Quanto a assistência técnica, ainda não tive retorno da Panasonic, porém fui informado por outras fontes que a empresa está treinando boa parte das assistências que atendem refrigeradores e microondas para atenderem também lavadoras.

Mas pode comprar a 12kg que ela lavará seus edredons queen sim.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Lucas C disse...

Fernando, estive olhando uma máquina nova aqui pra casa, meu pai insiste em comprar um top loading e nem cogita as front, então pesquisei logo de cara as melhores top loading que chegassem no nível de opções das front. Minhas pesquisas me trouxeram especificamente a 2 modelos, essa Panasonic, e também uma da LG (T-1209DS), bem mais cara.
Temos aquecedor solar em casa, e a opção de usar agua quente na LG me chamou aatenção.
Outra coisa que me chamou a atenção na LG foi ter motor com Direct Drive, mas não encontro em lugar nenhum se a Panasonic também utiliza essa tecnologia.

Aparentemente o modo de lavagem das duas é similar, já que nenhuma tem batedor.

Atualmente temos uma Brastemp advantech wash de 8Kg que atende muito bem nossa família de 5 pessoas, com a excessão de não conseguir lavar edredons, que é o que o meu pai mais quer no momento.
O porém é que nossa máquina vive quebrando, e outra, nunca vi uma máquina que deixa TANTO fiapo e encardido na roupa, chega ao absurdo de estragar uma roupa nova após 3 lavagens.

Dito isso, procuro uma máquina confiável, que lave edredons e não coma a roupa no processo.
O preço não importa muito, qualquer coisa até 2700 é aceitável.
Já mencionei que precisa ser confiável? xD

Se puder me ajudar, fico muito grato.

christiane rodrigues martins disse...

ola fernando ,eu estive conversando com vc sobre a compra que fiz no site fast shop ,lembra fiz a devolucao da lavadora elctrolux la 15kg pois ela transbordou, lembra ai vou a procura de novo de uma outra maquina fernando estou na duvida entre a pananonic 12kg e a spirit da lg qual seria a diferenca das duas o que uma tem que a outra nao tem e meu maior medo e assistencia dessas maquinas sera que sao caras pois estive falando com um tecnico e ele me recomenda maquinas da consul ou brastemp pois diz que a assistencia delas sao sem sombra de duvida mais baratas pois hoje em dia o painel esta dividido em moduloos vc ja explicou isso no seu blog o que faco fernando ou eu compro a facilite11kg sera que nao vou me arrepender ai que duvida cruel desde ja muito abrigada fernado pela atencao ha! eu vi no yotube os videos da panassonic fiquei maravilhada, obrigada

Fernando Ricci disse...

Oi Chris, tudo bem com você?

Eu lembro de toda a sua história sim!!!!

Chris, realmente as lavadoras que tem manutenção mais barata são as Brastemp e Consul.

Tanto a Panasonic como a LG são importadas. A Panasonic tem projeto para instalar uma unidade de fabricação da linha branca da marca aqui no Brasil esse ano.

A Panasonic está oferecendo 5 anos de garantia para o painel eletrônico e hoje eu recebi uma relação dos postos de assistência técnica autorizada da Panasonic que atende a linha branca. Está na postagem das lavadoras Panasonic.

A LG Spirit 12kg é excelente, porém é muito cara e complicada de programar. Ela tem sensores que detectam a quantidade de sabão que foi colocada na lavadora e ajustam os enxagues para eliminar completamente os resíduos e tem a tecnologia 6 Motion que faz 6 movimentos diferentes de lavagem (os movimentos variam para cada programa), tem opções de tempo de molho, pré-lavagem, etc... Porém a Panasonic dá conta do recado tanto quanto a LG Spirit.

Eu estou apaixonado pela Panasonic. Você viu os vídeos né?

Chris, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Bjus.

Fernando Ricci disse...

Olá Lucas, tudo bem?

O sistema de lavagem da Panasonic e da LG Spirit são idênticos. As principais diferenças entre elas é que a LG Spirit tem a tecnologia 6 Motion que faz 6 movimentos diferentes de lavagem, tem funções como o I-Sensor, que é sensor de sabão, onde a lavadora detecta a quantidade de sabão analisando a água da lavagem e ela ajusta os enxagues para remover totalmente os resíduos de sabão (esse sensor só funciona caso você selecione um programa de lavagem e não faça alteração nenhuma, tipo tempo de agitação ou centrifugação). Qualquer alteração feita no programa de lavagem o I-Sensor é desativado. Ela tem também função pré-lavar e permite usar água quente (para quem tem aquecedor central na residência).

A Panasonic tem motor de passo e esse é tão potente e silencioso quanto o Direct Drive.

As duas lavadoras lavam muito bem as roupas, preservando os tecidos e não deixando fiapos e as duas são importadas, porém a Panasonic tem projeto para instalar uma unidade de fabricação da linha branca da marca aqui no Brasil esse ano e ela oferece 5 anos de garantia para o painel eletrônico.

Lucas, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando, estou em dúvida entre comprar a Panasonic ou uma lava e seca de 8,5. Em casa são quatro pessoas. E queria saber também se essas máquinas front load de 8,5 kg conseguem lavar cobertor de casal. Você sabe se a Panasonic tem 220V ou é só 110V mesmo? Que tipo de transformador eu teria que usar nesse caso?

Fernando Ricci disse...

Olá Vanderleia, tudo bem?

AS lavadoras front load 8,5kg lavam edredons e cobertores de casal.

A lavadora Panasonic ainda não está sendo comercializada em 220V. A previsão para comercialização é + ou - para Julho/2012.

Caso opte por usar transformador na lavadora Panasonic, ele terá que ser de 1000W.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Gisele disse...

Olá Fernando, estou aqui novamente. Gostaria que vc me tirasse umas dúvidas se puder. Cancelei uma compra da Eletrolux LBU15 pq será só eu e meu noivo em casa, achei muito grande. Pensei na Panasonic 12kg ou LG Prime 8,5kg que minha irmã Kátia está interessada, mas sei que são marcas importadas e a assistência técnica da LG fica há 1 hora da minha cidade e a da Panasonic há 3 horas, só em Belo Horizonte. Estou juntando dinheiro há muito tempo e fico com medo de investir em produtos importados. Sabemos que é possível dar algum problema pq não existe produto perfeito. Mas tenho medo de que as peças para reposição dessas máquinas sejam difíceis de encontrar e caras, vc sabe algo a respeito? Qual das duas vc acha que tem peças mais baratas e acessíveis caso dê problema? Vc acha que vale a pena arriscar? Obrigada.

Gisele disse...

Fernando, esqueci de comentar que a minha pergunta se refere a longo prazo, ou seja, quando a garantia do fabricante LG e Panasonic já tiver acabado.

Anônimo disse...

Fernando primeiramente queria te parabenizar pelo seu blog.

Eu queria uma opiniao sua porque eu estou em duvida entre a lavadora Panasonic 14kg ou a Lg spirit 14kg (eu lí que vc esta testando uma panasonic)sendo que eu analizei a eficiencia de lavagem conforme o inmetro; da panasonic 0.90 e da LG 0.91 mas a LG tem entrada para agua quente o que torna a lavagem mais eficiente ainda.

Agora a duvida vai para a parte mecanica.A LG tem o velho problema da quebra da engrenagem do rotor que é feito de plastico e que normalmente quebra todo ano e a LG tem a cara de pau de falar que o rotor nao faz parte do motor e que só o motor tem 10 anos de garantia ,porem a LG tem uma funcao chamada wave force que eu acho que lava bem as roupas fora os 6 movimentos de agitaçoes e as pás do agitador sao maiores do que o da panasonic.

A Panasonic eu ví que tem um motor com correia, um sistema parecido com as da brastemp o que em termos de durabilidade eu acho que dificilmente vai quebrar e a placa do painel tem 5 anos de garantia, mas falta uma entrada de agua quente ou uma resistencia para aquecer a agua, reparei tambem que o agitador da Panasonic tem as pás menores que da LG

Levando em consideração os prós e contras de cada uma queria uma opinião sua.

Conclusão que eu cheguei é que a Panasonic vai quebrar menos e tem um preço bem menor que o da LG mas a impresão que eu tenho é que a LG lava melhor, o que vc acha? vc concorda comigo? Aguardo sua resposta.

Fernando Ricci disse...

Olá Gisele, tudo bem?

Realmente as duas marcas são importadas e por conta disso a manutenção é um pouco cara e demorada porque geralmente a assistência técnica encomenda a peça necessária para fazer a manutenção do equipamento.

A Panasonic está construindo uma unidade de produção da linha branca (refrigeradores e lavadoras) em Minas Gerais e esta deve entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2012.

Infelizmente eu não tenho como te garantir durante quanto tempo haverá peças para reposição, seja da LG, Panasonic, Samsung, Brastemp, etc... Porém entre a LG e a Panasonic eu acredito que daqui alguns anos será mais fácil encontrar peças da Panasonic, mesmo porque ela dá 5 anos de garantia para o painel eletrônico então ela terá que produzir durante pelo menos 5 anos as peças para reposição e pelo que eu disse acima sobre a unidade de produção que ela terá em Minas Gerais.

Pela legislação o fabricante deve assegurar peças para reposição de seus equipamentos durante 10 (dez) anos, mas estamos no Brasil.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Gisele disse...

Boa noite Fernando! Mais uma vez não tenho palavras para agradecer a atenção com que vc nos responde. Realmente acho que não irei arriscar. Escolha minha. Como vc disse, estamos no Brasil. Sei que as peças de reposição têm de ser disponibilizadas em até 10 anos mas não é o que acontece. A Electrolux por exemplo, só disponibiliza as peças 5 anos depois que o produto sai de linha. Mas tem assistência técnica na minha cidade e acho mais confiável. Estou só esperando uma pequena reforma na casa onde irei morar e fico receosa de comprar e deixar guardada a lavadora. Essas coisas é bom usar logo e testar para ver se não há vício no produto. Mas assim que eu fizer a aquisição da minha máquina volto para contar o modelo e a eficiência da mesma. Obrigada! Que Deus te abençoe!

KATIA disse...

Parabéns por seu blog, nossa ele é bastante esclarecedor, pois tirei minhas dúvidas sobre maquina de lavar panasonic 12kg, e já até comprei a minha rsrs.....

Fernando Ricci disse...

Oi Gisele!

Amém.

Fico feliz em tê-la ajudado!

Ficarei no aguardo de você voltar para contar qual lavadora comprou e sua opinião sobre ela.

Fique à vontade para voltar sempre que quiser. Continuo à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Katia, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lavadora.

A Panasonic 12kg é uma excelente lavadora. Acredito que ficará satisfeita.

Se puder, volte posteriormente para dar sua opinião sobre ela.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

simone disse...

De todas as lavadoras que já testou, e pela sua experiencia, qual lavadora mais resistente, com bom custo/beneficio( que possivelmente dara menos assistencia tecnica durante sua vida util)?

Anônimo disse...

Boa noite Fernando.

Estou entre a LBU15 e a NAFS14G.

A principio preferia a Panasonic, partindo de suas analises. Porém não a encontrei com garantia extendida e estou com muito receio de comprar uma lavadora importada e correr o risco de ter que pagar "por outra" se esta quebrar. Tive uma triste experiencia com filmadora digital que quebrou uma placa onde o conserto custava o mesmo preço de uma nova.

Por favor me dê uma luz.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A Panasonic 14kg está disponível para compra com garantia estendida no site www.fastshop.com.br.

Caso não se sinta à vontade para comprar uma lavadora importada compre a LBU15 pois ela é uma lavadora muito eficiente.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Anônimo disse...

Obrigado Fernando.

Pelo visto, além de excelente, seus serviços são 24 horas (rs).

Vou colocar na balança os prós e contras.

Vi em comentários anteriores seus que a Panasonic está para começar a produzir a linha branca no Brasil. Creio que motores e controles eletrônicos devem ser todos importados e eles montariam no Brasil, ou pelo menos é assim que imagino.

Quanto a tecnologia inverter, que eles também utilizam em geladeiras, trata-se de motor de indução acionado por inversor de freqüência? vi nalgum lugar que se tratava de motor de passo.

Pergunto isto pois creio que embarcar tais tecnologias em lavadoras certamente encarecerá significativamente a manutenção. Aqui no Brasil saiu do feijão com arroz a coisa complica.

Parabenizo seu trabalho e desejo bom carnaval.

Cesar

Fernando Ricci disse...

Olá Cesar, tudo bem?

Obrigado pelas palavras!

O motor utilizado nas lavadoras Panasonic é o motor de passo. Mesmo tendo a unidade de produção aqui no Brasil, acredito que o motor, por ser de alta tecnologia, e outras peças continuarão sendo importadas.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Fernando! Estou com uma dúvida cruel! Qual comprar? A LG Steam WD-1250ERD Frontal 12 kg ou a Panasonic? Eu gostei que a da LG tem essa Tecnologia Nano Silver que tem ação antibacteriana e de esterilização nas roupas. Parece ser melhor que a da Panasonic, mas o que me faz ficar em dúvida é a assistência técnica da LG, que foi horrível! A lavadora/secadora frontal da LG da minha tia quebrou, o técnico veio trocar a peça que quebrou, ela parou de funcionar, não fazia o segundo travamento, e ao invés de consertar, ele acabou queimando o painel que no final levou mais de um mês pra chegar a peça. Uma amiga minha tem uma TV LG que também deu problema logo quando ela comprou, e então perdi a confiança... Quando falei com o SAC da LG, não resolveram nada, ficaram só enrolando. Além da máquina ser beeeem mais cara que a da Panasonic... Mesmo assim, será que o STEAM lava melhor? E compensa?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A LG Steam (WD-1250ERD) saiu de linha já há algum tempo e não está mais à venda.

A lavadora Panasonic é excelente, muito eficiente e muito silenciosa.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Anônimo disse...

Olá Fernando, tudo bem??

Venho acompanhando seu blog já a alguns dias, pois, como a maioria das pessoas necessito trocar minha lavadora e diante de tantos modelos as dúvidas são imensas!!!!
Estou em duvidas entre a LBU15( apesar de ser o meu grande desejo até mes passado,tenho receio de fazer mau negocio, ja que em casa somos 3 pessoas), a NAFS12/14G1( gostei muito, fui ve-la mas fico com pé atras em relação ao modo de lavagem, será que limpa msm? é boa?) ou a LB12Q.
Por favor Fernando, com toda sua experiencia, qual me indicaria levando em conta que dê pra lavar pouca roupa, porém, qdo necessário edredons queen.e também que estrague menos as roupas. Tenho uma Continental frontal de 4kl, preciso "sair" dela urgentimente e gostaria de uma lavadora boa que não fosse frontal.
Desde já te agradeço muitissimo.
Abçs
Patricia.

Fernando Ricci disse...

Olá Patricia, tudo bem?

Fico feliz que esteja acompanhando o blog para decidir qual lavadora irá comprar.

Para atender suas necessidades com tranquilidade eu recomendo a Electrolux LBU15 ou a Panasonic 14 kg. As duas tem vários níveis de água e quando você for lavar pouca roupa não haverá desperdício de água.

A Panasonic eu tive oportunidade de testar o modelo 12 kg e ela limpa sim. Ela é muito eficiente.

Patricia, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

LucianaBluz disse...

Olá Fernando,
Por sua causa, estou louca para comprar a lavadora Panasonic. Cheguei a fechar a compra do modelo 14kg na Fast Shop, mas eles não entregaram o produto, cancelei a compra, enfim, um estresse.
Estou procurando outro local para comprar e está difícil achar...
Somos eu, meu marido e nosso bebê de quatro meses. As peças maiores são mesmo os edredons. No nosso caso, o que vc sugere, 12kg ou 14kg? Existe alguma outra diferença entre os modelos além do peso?
Muito, muito obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá Luciana, tudo bem?

Então quer dizer que por minha causa você está louca para comprar a lavadora Panasonic? Olha, acredito que ficará muito satisfeita com a lavadora porque ela é uma lavadora excepcional!

Realmente está dificílimo encontrar essa lavadora em outro lugar que não seja a Fast Shop. Eu questionei hoje o pessoal da Panasonic sobre isso e assim que eles me responderem eu publico aqui no blog.

As 12kg e 14kg tem exatamente os mesmos programas de lavagem, funcionamento e funções. O que muda é que o cesto da 14kg é um pouco mais profundo.

Se os edredons forem casal ou queen a 12kg lava. Se for king tem que ser a 14kg.

Luciana, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ana Lucia disse...

Comprei semana passada para a minha mae a de 12 kg através do site da fast e quem tem cartao do Santander eles dao um super desconto. Em 4 dias entregaram e um dia antes ligaram para confirmar a entrega no dia seguinte e ainda faltando uma hora ligaram denovo. Gostei muito do atendimento e do preço, paguei 1207 e frete gratis.

A escolha da maquina foi graças a este blog e minha mae esta' adorando. Super facil de usar ( minha mae nao gosta de coisa muito complicada nao kkkkkk) e silenciosa.
Obrigada Fernando!
Ana

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Lucia, tudo bem?

Fiquei super feliz em saber que foi o blog que te ajudou na escolha da lavadora e que sua mãe está adorando ela!!!!

As lavadoras Panasonic são realmente muito eficientes, silenciosas e fáceis de operar.

Você pagou realmente um excelente preço nela!

Ana Lucia, muito obrigado pela credibilidade e por ter vindo nos contar sua opinião sobre a lavadora.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ana Lucia disse...

Fernando, queria saber se existe uma capa para esta maquina ou se tem alguma capa que posso comprar sendo de outra marca. Qual marca teria mais ou menos as mesmas dimensoes da panasonic? Brastemp, eletrolux? Eu vi na internet somente para estas marcas.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar quero elogiar o blog e os vídeos, são muitíssimo úteis! Pois é, comprar eletrodomésticos hoje em dia é mesmo uma loteria... pesquisei bastante, vi os videos e adorei essa lavadora Panasonic... Graças a este blog e ao comentário da Ana Lucia, comprei também pelo mesmo preço na Fast Shop (só que de mim foi cobrado frete). Recebi a lavadora ontem e para meu desgosto ela não funciona... Já solicitei a troca e agora vou depender da boa vontade da Fast Shop. Fica aí então um primeiro registro de frustração... Espero que eu receba logo outra e que seja maravilhosa como parece!

Anônimo disse...

Desculpe, esqueci de assinar meu comentário logo acima. Meu nome é Simone, moro em Curitiba.

Fernando Ricci disse...

Oi Simone, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te ajudado na escolha da lavadora!

Que pena que a sua Panasonic veio com defeito de fábrica. Infelizmente isso pode mesmo acontecer com qualquer marca/modelo de lavadora.

Por gentileza, me mantenha informado sobre o caso.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando...
Obrigada pelas dicas, te escrevi anteriormente pedindo opinião p/ LBU, LBQ e PANASONIC.
Bem,depois de muito pensar e já que não consegui me "desligar" da lavadora frontal, acabei comprando a lava e seca Sumsung WD9102. Minha decisão também foi com ajuda do seu blog. Espero ter feito uma boa escolha,devo recebe-la até quinta feira.
Obrigada mais uma vez!!!

Patricia.

Anônimo disse...

Fernando, parabens pelo seu blog, maravilhoso, informativo, completo! Adorei! Bianca-RJ

Anônimo disse...

Olá Fernando,
Informando sobre o caso: precisei chamar a assistência autorizada, senão a Fast Shop não faria a troca. Resultado da avaliação: defeito na placa principal e no acionamento mecânico. Pois então, depois de muitos telefonemas, informações contraditórias do SAC e um tanto de dor de cabeça, recebi hoje a nova lavadora. Acredite se quiser, está com o mesmo defeito! O técnico que veio avaliar a primeira máquina disse que essa lavadora é excelente, que nunca tinha visto uma com defeito, e eu consigo duas... será possível? Agora estou com três lavadoras no meu apartamento: duas novas com defeito (a primeira ainda não vieram retirar) e minha velha Brastemp que já está pifando. A sala está praticamente intransitável. Bom, volto a escrever quando tiver alguma novidade (boa, espero...)
Simone

Anônimo disse...

Favor desconsiderar meu comentário acima. Já descobri o que aconteceu... o problema era com a tomada (...). Nem mesmo o técnico desconfiou, pois a máquina ligava e fazia tudo, menos agitar a água e centrifugar. Então, devo deixar registrado que a lavadora Panasonic não tem defeito! Fernando, peço desculpas pela confusão.
Simone

Fernando Ricci disse...

Olá Patricia, tudo bem?

Você fez uma excelente escolha! A Samsung WD9102 é uma das melhores lava e seca do mercado.

Ficarei no aguardo de você voltar para contar sua opinião sobre ela e qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Oi Simone, tudo bem?

Não precisa se desculpar não, isso acontece.

Fiquei feliz em saber que sua lavadora Panasonic não está com defeito. Eu também estava achando um pouco estranho porque essa lavadora não costuma vir com defeito de fábrica (esse era o primeiro caso que eu teria conhecimento).

Volte posteriormente para dar sua opinião sobre a lavadora.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Bianca, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

daniel disse...

Oi, Fernando

Primeiro, parabéns pelo blog e pela tua dedicação a ele. Estou tentando decidir que máquina comprar. A princípio, seria uma lava e seca, já que moro no RS e é complicado secar a roupa no inverno. Mas tenho lido muitos comentários a respeito de que as lava e seca não secam direito, e essa Panasonic está muito bem recomendada, e tem um sistema para acelerar a secagem. Ela é equivalente a uma lava e seca nesse aspecto?

Caso o ideal ainda seja uma lava e seca, qual seria alternativa? Não cogito as LG, pq tive experiências ruins com a assistência deles. Pretendo gastar uns R$ 2 mil, somos só eu e minha mulher.

Abraço

LUCIMARA disse...

OI FERNANDO HJ COMPREI A MINHA LAVADORA PANASONIC 14 KG ,FOI VENDO O SEU BLOG QUE ME INTERECEI POR ELA AQUI NA MINHA CASA SOMOS 5 ENTÃO ESPERO QUE ELA SEJA IDEAL,QUANDO EU COMEÇAR A USAR VENHO AQUI POSTAR INFORMAÇOES PRA VC,BJSSS.
LUCIMARA.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O sistema de Pré-secagem a ar da lavadora Panasonic não é equivalente a uma secadora. Nesta função a lavadora faz uma centrifugação jogando ar frio dentro do cesto deixando as roupas menos úmidas diminuindo o tempo de secagem no varal ou secadora.

As lava e seca secam as roupas completamente desde que respeitado a capacidade de secagem do equipamento porque essa é diferente da capacidade de lavagem. Uma lava e seca 8,5kg lava 8,5kg porém seca 4kg ou 5kg (varia para cada modelo). Então sempre que você for colocar uma carga para lavar e secar ou somente secar deverá colocar no máximo 4kg ou 5kg.

Como você não cogita LG, o modelo de lava e seca que recomendo é Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lucimara, tudo bem?

Fico feliz que o blog tenha te ajudado na escolha da lavadora!

Acredito que ficará satisfeita com a lavadora Panasonic 14kg porque ela é muito eficiente e silenciosa.

Ficarei no aguardo de você voltar para me contar o que está achando da sua nova lavadora.

Qualquer coisa estou à disposição.

Bjus e obrigado pela visita ao blog!

daniel disse...

Obrigado pela resposta, Fernando

O problema das Eco Bubble é que ainda estão acima do meu orçamento. O modelo da LG que tu recomenda é mais barato? Pelo que tenho, o pós-venda da Samsung tb é terrível, então as duas se equivalem nesse quesito.

Abraço

Fernando Ricci disse...

Sim, Daniel. A LG WD-1485AD custa menos que a Eco Bubble.

Infelizmente o pós-vendas de todas as marcas está deixando muito a desejar.

Abraços.

Everton disse...

Olá Fernando, parabéns pelo seu trabalho. É bom saber que tem pessoas com idéias muito boas a ponto de fazer um blog especializado em máquinas de lavar.
Percebi que aqui no Brasil algumas máquinas trabalham com temperatura, enquanto que nos eua ainda não vi uma que não tivesse. Quais modelos sao bons? A função higienização dessa panassonic tem realmente agua quente?

Obrigado.

Anônimo disse...

Oi Fernando! Tambem gostei muito do blog! Parabéns! Gostaria de uma ajuda para escolher uma lavadora e uma secadora (já que tem mais eficiência que a lava e seca junto...) que atendam um casal. Pesquisei a lavadora da Eletrolux LT11F e a Brastemp BWL11A (parece que tem sido criticada). Embora, tenha gostado muito dos comentários da Panasonic, não vou escolher por ser 110 e aqui na minha cidade ser tudo 220 e o transformador ser um inconveniênte por comprometer a potência, corre risco de aquecimento, custo do transformador... A secadora eu encontrei poucas opções, sendo a Eletrolux SRT10, a Brastemp suspensa (ideal por ser apto)BSI10AB, a Samsung SDC3C101X(profissional que não encontrei nenhum comentário). Fico agradecida desde já, pois estou aflita diante dessa escolha. Um beijo, Valéria,

LUCIMARA disse...

OI FERNANDO AQUI É A LUCIMARA,VOLTEI AQUI NO SEU BLOG PRA DIZER A VC QUE ESTOU AMANDO A MINHA LAVADORA PANASONIC ELA É MARAVILHOSA !!!!SÓ TENHO UMA DÚVIDA COMECEI A USA-LA NO DIA 21/04 E TEVE DUAS VEZES QUE COLOQUEI A ROUPA E DEIXEI FAZER TODO O PROCESSO E DEPOIS DE UM BOM TEMPO VOLTEI PRA VER SE TINHA TERMINADO ,ELA TAVA DESLIGADA E NÃO TINHA TERMINADO O PROCESSO DE LAVAGEM,FIQUEI SURPRESA POIS NAO TINHA ACABADO A ENERGIA DA MINHA CASA,FIQUEI SEM SABER????BJSSSS!!!

Fernando Ricci disse...

Olá Lucimara, tudo bem?

Fico feliz que esteja gostando da sua lavadora Panasonic!

Sobre ela não ter terminado o processo e ter desligado, preste atenção sempre que você a programar se tem opções selecionadas (luzes acesas) em todas as etapas (lavar, enxaguar e centrifugar) porque ela só faz as etapas que tiverem luzes acesas.

Por exemplo: se estiverem acesas algumas luzes do Lavar (exemplo 6, 9 e 12) e nas etapas Enxaguar e Centrifugar nenhuma opção/tempo estiver aceso/selecionado, a lavadora fará somente 12 minutos de lavagem e desligará.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Com certeza será a próxima máquina aqui de casa. Chega dessa porcaria de brastemps que queimam o painel, chega dessas porcarias de agitadores no centro que só danificam as roupas. Já tiveram algumas marcas corajosas que lançaram as máquinas sem agitador, tenho uma da DAKO que não é uma maravilha mas faz seu trabalho, mas infelizmente saiu de linha. PARECE que estão voltando aos poucos mas acho que o brasileiro pensa que se NÃO TIVER o AGITADOR a roupa não fica bem lavada.
No Japão existem MUITAS marcas(PANASONIC, HITACHI, SHARP, SANYO, LG e várias outras. NENHUMA tem o agitador e lavam a roupa muito bem e não pensem que lá não se suja a roupa. E lá, (não sei por quê) as máquinas não dão defeito como as daqui, funções como essa da panasonic e outras como TIMER são normais e o mais triste é o preço cobrado lá.
Interessante a opção de poder fazer a máquina parar depois de lavar, com isso, os ecológicos podem passar a água suja(que já está com sabão) para um balde e usar para lavar o chão, carro ou a calçada.

Fernando Ricci disse...

Olá Valéria, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As lavadoras Panasonic já estão à venda em 220V no site www.efacil.com.br. Caso vá adquirir outra marca, eu recomendo as Electrolux Turbo Capacidade 12kg (LT12F ou LT12Q - Água Quente) ou a Consul Facilite 10kg ou 11kg.

Referente as secadoras, os modelos 10kg da Brastemp e Electrolux tem bastante reclamações porque já faz tempo que elas estão em linha, porém a menos problemática é a Brastemp BSI10AB.

O que me faz desistir da secadora Samsung é que o sistema de secagem dela é por condensação igual o sistema das lava e seca e não por exaustão como o sistema das secadoras tradicionais.

Valéria, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Everton, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

A lavadora Panasonic não opção de lavagem com água quente. O ciclo Higienização que ela tem é para higienização da lavadora (limpeza interna do tambor).

Somente alguns modelos vendidos aqui no Brasil contam com higienização através de lavagem com alta temperatura. A maioria deles são lavadoras frontais e lava e seca.

Os modelos de lavadora que eu recomendo que contam com higienizaçãoa través de lavagem com alta temperatura são Samsung 8,5kg (WF8854LJF1/XAZ) e Samsung Eco Bubble 12kg (WF1124XBCF/XAZ).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Jordano disse...

Oi Fernando,td bem?

Sou totalmente leigo no assunto máquina de lavar.Seu site está salvando a minha vida. Já estou a alguns dias acessando diariamente ele para decidir qual máquina dar de presente para minha mãe. Aqui em casa somos apenas 3 pessoas e as vezes lavamos edredon queen size. Estou em dúvida entre: Consul CWG11, Brastemp BWL11AB e Panasonic NA-FS12G1. Confesso que gostei bastante da NA-FS12G1, mas tenho receio porque conto com pouco menos de 660mm de largura e esta máquina tem 640mm. É preciso de alguma folga entre a máquina e a parede? Gostei também da CWG11, pois ela pode trabalhar com água quente. Não gostaria de uma máquina muito barulheta. Não consigo decidir, help me!!!

Fernando Ricci disse...

Olá Jordano, estou bem e você?

Fico feliz que o blog esteja te ajudando na escolha da lavadora para presentear a sua mãe!

A CWG11 não tem opção de lavar com água quente.

A Brastemp BWL11A eu não recomendo porque a agitação dela é lenta e ineficiente para uma lavadora 11kg e quando usado ela no nível alto de água as roupas praticamente não saem do lugar, principalmente no enxague onde a função Turbo Performance não é considerada.

Eu recomendo a Panasonic NA-FS12G1, mesmo porque das citadas ela é a única que lava edredom queen size e é também a mais eficiente e a mais silenciosa.

Referente ao espaço que você tem disponível para acomodar a lavadora (66cm de largura), os fabricantes geralmente recomendam deixar 10cm de espaço entre a lavadora e a parede ou objetos, porém muitas pessoas não tem todo esse espaço disponível. No seu caso você teria que comprar uma lavadora com 46cm de largura e nem existe lavadora com essa medida. Pode comprar a Panasonic e colocá-la na sua lavanderia sem problemas.

Jordano, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Reinaldo disse...

Parabens pelo blog!
Me comente um pouco sobre a agitação, pois sinceramente achei que a agitação das roupas é muito fraca em comparação com as da brastemp e da electrolux. As roupas quase não se mexem na lavadora, será que limpa mesmo?
Obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Reinaldo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O sistema DWS (Dancing Water System = Dança das águas) de lavagem da Panasonic faz com que a água atravesse as fibras e as roupas se esfreguem umas nas outras proporcionando uma lavagem muito eficiente com menor desgaste dos tecidos. Eu tive oportunidade de testar essa lavadora durante pouco mais de 1 mês e ela me surpreendeu.

Procure no youtube por NA-FS12G1 e verá os vídeos que fiz da lavadora.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

RSM disse...

Boa Noite, acabei de comprar e agora tenho que esperar chegar a Panasonic NA-FS12G1 12K. Muito bom seu blog, pois estou acompanhando a dias e até te add no meu msn e enviei mensagem mais vc não respondeu...rsrs bom, tive grandes dúvidas entre LBT12, LB12Q, LBU15 e Brastemp 11K, mais depois que eu soube dessa no Blog e disseram informações boas inclusive a sua e diversos outros lugares na net e videos no youtube, cheguei a conclusão, pois meu maior problema aqui em casa com a Electrolux LM08 8K são os fiapos, minha esposa xinga até hoje...rsrs e eu sei que não tem milagres mais realmente é D+. Agora lembro bem que o filtro das antigas era no aro como na LBT12, LB12Q e essa Panasonic que ainda tem 2, mais como disseram o sistema dela já tem menos atrito e menos fiapos e vamos ver como vai ser aqui. quando tiver testes te aviso ok.

Mais sei blog é fantastico mesmo, parabéns mesmo por ser sincero, pois antes eu gostei da GE 15K e acabei desistindo na hora, mais painel apenas bonito não quer dizer melhor...rsrsrs
Abraço,

Ricardo

Fernando Ricci disse...

Olá Ricardo, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog e que ele te ajudou na escolha da lavadora!

Foi mal por não ter respondido sua mensagem no MSN.

Realmente o sistema mais eficiente de coleta de fiapos é o que funciona através de recirculação, que são os presentes atualmente nas Electrolux LBT12, LB12Q e nas lavadoras Panasonic.

A GE eu não a recomendo por vários motivos e ela não tem nenhum sistema de pega fiapos assim como a LM08.

Eu testei a lavadora Panasonic 12kg durante pouco mais de um mês e, além dela ser muito eficiente e silenciosa, eu não tive problemas com fiapos nas roupas.

Se puder, volte posteriormente para dar sua opinião sobre a lavadora.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

RSM disse...

Assim que testar com certeza venho postar aqui a experiência. Só gostaria de avisar que na ShopFato do Grupo Muffato tem a Lavadora Panasonic com melhor preço do mercado saindo a R$ 1.299,00 a de 12K e a R$ 1.499,00 a de 14K, a vista ainda tem descontos.
T+
Ricardo

RSM disse...

Fernando, bom dia!
Primeiro gostaria de agradeçer novamente sua indicação e informações muito boas que me fizeram escolher a Panasonic NA-FS12G1. A Minha já chegou e testamos já em 3 dias e o que tenho a dizer é que vc tem total razão, ela é excelente, eficiente, silenciosa e o melhor, acabei com o problema de fiapos...rsrsrs minha esposa está adorando, pois sei que milagres não existe , mais minha esposa mistura roupas que não deveria e mesmo assim os 2 filtros de fiapos da conta do recado, pois o processo de circulação de agua que ela faz e obriga a agua a passar no filtro, pega muito fiapo mesmo. Ela é muito silenciosa que no inicio foi engraçado, onde deixamos a roupa em uma programação normal (ainda aprendendo com o manual...rss) e quando fui ver já estava no final da agitação indo para enxague e nem escutei o barulho...rsrs só faz barulho de água mesmo... e já usamos a pré-secagem a ar que é uma grande ajuda na época de frio já percebemos. Maravilha 100% aprovada, e com certeza é a melhor. Abraço.

Unknown disse...

Olá Fernando eu e meu marido ficamos loucos por está lavadora, após vermos seu blog e seus videos e depois de uma grande decepção com a lavadora GE 15 kg que após um ano de uso pifou, resolvemos pesquisar e após muita pesquisa compramos a Panasonic 14kg e estamos testando, mais posso dizer que é muita boa vale a pena o investimento, é muito silenciosa e limpa bem as roupas está Aprovada. Obrigado pela ajuda

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz em saber que eu e o blog ajudamos na escolha da lavadora e que está satisfeita com a lavadora escolhida.

Como eu disse acima, eu acho a lavadora Panasonic espetacular e extremamente superior a GE, tanto em eficiência como em durabilidade.

Muito obrigado por ter vindo dar sua opinião sobre a lavadora e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ricardo, tudo bem?

Fiquei super feliz ao ler seu comentário dizendo que você e sua esposa estão satisfeitos com a lavadora que eu e o blog ajudamos na escolha! Isso para mim é muito gratificante!

Eu acho lavadora Panasonic espetacular! Muito eficiente e silenciosa. Uma das melhores top load do mercado!

Ricardo, muito obrigado por ter voltado para contar sobre a lavadora e fique à vontade para voltar sempre que quiser. Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Renato Passadina disse...

Fernando, boa noite.

Estou postando em seu blog para agradecer todo o seu empenho na avaliação das lavadoras. Essa é uma área complicada e sem muito material útil, por isso te parabenizo pela ideia inovadora e pela qualidade do material aqui apresentado.

Aqui tínhamos uma lavadora Brastemp com praticamente 30 anos de uso, que encarava peças pesadas como edredons de casal queen size sem maiores dificuldades, porém andava impossível encontrar peças para manutenção e os reparos, quando necessários, andavam extremamente caros e pouco duradouros. Decidimos então providenciar a troca da lavadora por uma nova e neste momento percebi a dificuldade que teria pela frente, não seria nada fácil encontrar um modelo de boa capacidade, silencioso, eficiente e robusto, com um preço compatível. Por sorte acabei por achar um vídeo seu no Youtube, com a avaliação desta lavadora Panasonic, e assim cheguei ao blog. Após ler este review e ver sua recomendação sobre a máquina, não restaram mais dúvidas, acabei por adquirir a lavadora em promoção na Fast pelo valor de R$ 1315,00. Estou com esta Panasonic há uns 20 dias e devo dizer que estou muito feliz com a compra e certo de que não poderia ter feito escolha melhor para as nossas necessidades. Esta lavadora é fantástica! É impressionante como as roupas saem da máquina com nítida maciez, sem qualquer fiapo! O processo de lavagem dela facilitou até mesmo passar as roupas, que logo após secas não se mostraram amassadas. Também pude testar a eficiência com os edredons queen size, que saíram da lavadora com um aspecto muito melhor. O ponto forte deste modelo ao meu ver é a uniformidade com que as roupas são lavadas, é mesmo de se admirar. Tenho familiares interessados em trocar a lavadora deles e fiz questão de recomendar esta Panasonic, é satisfação garantida!

Muito grato, abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Renato, tudo bem?

Fico muito feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te ajudado na escolha da lavadora!

E fiquei muito feliz também ao ler seu depoimento dizendo que está satisfeito com a lavadora escolhida. Para mim isso é muito gratificante!

A lavadora Panasonic é realmente fantástica como você descreveu. O sistema de lavagem dela é muito eficiente e preserva os tecidos e você notou isso nas roupas que lavou.

Renato, muito obrigado por ter registrado sua opinião sobre a lavadora aqui no blog e qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Anônimo disse...

Oi Fernando, vi nos seus vídeos que você tem a panasonic e a samsung de 8,5kg. Se tivesse que ter só uma, qual você teria? Qual delas danifica menos as roupas (bolinhas e fiapos)?
Obrigada!

Unknown disse...

Caro Fernando,
Seu Blog é realmente muiito bom!
Sou recem casado e ainda estava na maior dúvida sobre qual lavadora escolher. Passada a festa, e como infelizmente ninguém se prontificou a me presentear com a máquina (rs), comecei a pesquisar na net e seu blog foi uma fonte valorosa para me decidir pela panasonic. Só pesquisei preços na internet, mas ainda não encontrei nenhum favorável hehehehe.
A de 12 Kg lava edredon de casal com eficiência?
Sou apenas eu e a esposa e acho que a de 14 Kg é um exagero.

Fora do tópico: Lendo em seus comentários vi que não recomenda as lavadoras da continental. Minha irmã tem uma geladeira dessa marca com freezer enorme da qual ela gosta muito. Você acha que vale arriscar ou devo escolher uma brastemp, eletrolux ou consul?

Mais uma vez Obrigado.

Anônimo disse...

OLÁ! Parabéns pelo blog!! Gostaria de saber qual a diferença da nafs12g1 ea nafs12g1wre que está no site da panasonic, é só a voltagem? A 220V que está a venda no site efacil é a mesma dessa nafs12g1, pois lá não aparece com nafs12g1wre como no site panasonic, só aparece nafs12g1 220V? Desde já agradeço!Gisele

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Tanto na Panasonic como na Samsung o desgaste das roupas é mínimo e nenhuma delas deixam fiapos ou formam bolinhas (claro que desde que separados os tipos e cores de roupas corretamente e selecionado o programa de lavagem de acordo com o tipo de tecido a ser lavado porque nenhuma das duas faz milagres).

Se eu tivesse que ter apenas uma, seria a Samsung porque prefiro lavadoras front load.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Sylvio, tudo bem!

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te ajudado na escolha da lavadora!

A lavadora Panasonic 12kg lava edredons de casal com tranquilidade e eficiência.

Sobre a Continental, no início do ano meu avô comprou refrigerador da marca que com 1 mês de uso deu defeito e o mesmo ficou mais de 30 dias parado aguardando peças (é exatamente o mesmo que acontece com qualquer equipamento da marca que apresente defeito). Como passou de 30 dias que o fabricante estava ciente do defeito e houve o reparo, de acordo com o CDC ele tinha direito em solicitar a devolução do refrigerador e o ressarcimento pelo valor pago. O fabricante não respeitou o CDC e nem o consumidor e não aceitou a devolução do refrigerador. Eles insistiam que ele deveria aguardar pois o mesmo seria consertado. Mas graças ao Extra Hipermercado (que foi onde o refrigerador foi adquirido) o caso foi solucionado. Eles trocaram o refrigerador Continental defeituoso por um Consul (escolhido pelo meu avô) e o mesmo está funcionando perfeitamente.

Eu particularmente desde 2008 não compro nada que seja fabricado pela Mabe e também não recomendo aqui no blog.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Gisele, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sim, a diferença para os modelos que tem no código a descrição WRE é somente a voltagem. Esses são 220V.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá! Estou bem e muito feliz porque compramos a panasonic 12kg 220V. Depois volto para contar como será a vida com ela.
Muito obrigada, seu blog foi essencial na escolha da máquina.
Gisele

Flaviane disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog. Tem sido muito útil na decisão de qual lavadora comprar. Estou encantada por essa Panasonic e espero adquiri-la logo. Mas também preciso de uma secadora. Mas não quero lava e seca, prefiro separadas. Sei que vai sair mais caro, mas penso que produtos separados funcionam melhor. Posso estar enganada, mas ainda não me convenci do contrário. Então, queria saber se você conhece a secadora da Samsung, modelo SDC3C101/XAZ 220V. Quase não a encontro nas lojas virtuais e nunca vi nenhuma opinião.
Li muitas reclamações da secadora Ative da Brastemp, por isso fico com medo de comprar um problema em vez de uma solução. Parece-me que essa Samsung é melhor, o que você acha?
Obrigada,
Flaviane

silmara disse...

Estou SATISFEITÍSSIMA com essa lavadora!!!! Ela é muito eficiente, silenciosa, te proporciona escolhas diversas no modo de lavagens.. sensacional. Quando fui comprar fiquei "meio assim", mas enfim fui pela vendedora da Fast e olha que grata surpresa viu!!! Estou amando..

mguto disse...

Olá Fernando,

Já estava de olho nessa lavadora e com seus comentários a favor comprei a de 12kg.
Estamos usando a menos de 1 mês e de uns dias pra cá ela dá erro U11, que tem a ver com a mangueira de dreno.
Você saberia dizer algo a esse respeito? O cano de escoamento fica dentro da altura especificada no manual. Eu posso enfiar toda a mangueira dentro do cano de escoamento ou é melhor deixar só a ponta? Já verifiquei a mangueira e não está entupida. Obrigado

Anônimo disse...

Flaviane, eu comprei a secadora da samsung SDC3C101/XAZ 220V, no carrefour, mas hoje está em falta. Você só vai encontrar no FAST. Ele é excelente secadora, nota 10, ela seca a roupa mesmo e não precisa ser um ciclo de 360 min. da brastemp active (muitos falam que precisa de 2 ciclos de 360min, um absurdo de gasto de energia), o ciclo secagem extra da samsung é de 2 horas e 16min, ela pode calcular para + ou -, e realmente seca. Vale a pena o gasto a mais de 400,00 reais para ter a da samsung. Enéas

Anônimo disse...

Putz, MUITO AZAR, minha máquina veio com defeito.
Dá muito erro U11, que tem a ver com a mangueira de dreno. Dá pra usar, é só abrir e fechar a tampa que a água começa a sair mas algumas vezes dá erro de novo. Algumas vezes era o último enxague e ela começou a colocar água de novo. O tempo de espera também ficou maluco, dizendo que faltava tantos minutos e logo em seguida aparecendo um número maior.
Acionei a assistência pelo 0800 da panasonic. A princípio parece ser uma assistência organizada. Acabei de receber uma ligação dizendo o nome da assistência técnica que entraria em contato para agendar o atendimendo.

PAMELLA disse...

OLÁ FERNANDO,ESTOU PENSANDO MUITO EM COMPRAR ESSA LAVADORA PANASONIC 12KG,JA VI EM UMA LOJA AQUI NA CIDADE ONDE MORO.PORÉM,MEU MEDO É COM RELAÇÃO A ASSISTENCIA TECNICA AUTORIZADA QUE OBSERVEI EM SUA TABELA,E NÃO HA NA CIDADE DE BELÉM/PA ONDE MORO.ALGUMA DICA PARA ME DAR,COM RELAÇÃO A ESSE PROBLEMA?POIS TENHO MEDO DE PERDER O ELETRO DOMÉSTICO POR NAO TER PEÇAS NO MERCADO LOCAL,E POSSUIR UM CUSTO ELEVADO FORA DO ESTADO.
ABRAÇOS,

Anônimo disse...

Olá, ligue para 0800 776 0000, é o telefone da central de atendimento ao consumidor.

Ligue e pergunte como seria a assisntência caso você coprasse uma máquina que viesse a dar defeito.

Moro no Rio e a minha máquina está estranha, entrei em contato e até agora o atendimento deles está sendo muito eficiente. Chega a impressionar o bom atendimento.

Anônimo disse...

Oi, procurei AQUI no site, mas não achei o link das cidades onde há assistência técnica para máquina de lavar panasonic. Meu medo de adquiri-la é esse.

Anônimo disse...

Quero agradecer o Fernando por recomendar a Lavadora Panasonic 12kg- 220V, comprei e estou usando, ela realmente cumpre o que promete, agora sei por que o Fernando quando perguntado educadamente indica a Lavadora Panasonic, ele tem o compromisso
de mostrar as melhores e temos que entender em relação as outras marcas. Obrigado Fernando.
Cesar.

Anônimo disse...

Problema resolvido, tinha a danada de uma moeda de 1 real enroscada na saída de água.
A dako apesar de ruim não era possível que moedas passassem do tambor.
Fica a dica, CUIDADO COM MOEDAS.

Anônimo disse...

A máquina possivelmente é boa, mas é impossível comprá-la. Não é achada em lojas físicas, nem nas indicadas pelo próprio site da Panasonic. Na compra pelo site da Panasonic é acrescido frete, e já vi reclamações em OUTROS sites que não entregam no prazo prometido. Aí vem o pior se a máquina vier com defeito, o site da Panasonic só indica uma autorizada no estado do RJ, liguei para lá e eles só atendem na CIDADE do RJ, não baixada fluminense ou Niterói.
Fica a indagação quanto as peças a serem trocadas em caso de conserto na garantia, se a máquina é importada imagino que deva ser demorado para se conseguir as peças para a mesma, e diante da escassez de autorizadas, o conserto então... Depois da garantia, então, que se deve pagar o preço do conserto e das peças que dependem da Panasonic fornecê-las, deve ser uma maravilha.
Conclusão por mais que a máquina seja boa para mim seria estressante contar com a sorte para que a entrega da mesma se dê no prazo e para que esta venha sem defeito, e se viesse com defeito me estressar com a Panasonic com a quase nula assistência técnica.
Obs: Enviei já 3 e-mails para a Panasonic do Brasil questionando e reclamando por não encontrar a lavadora da marca deles em lojas, nem mesmo nas indicadas por eles no próprio site da Panasonic do Brasil. Também questionei a falta de assistência técnica e quase uma semana depois NÃO ME RESPONDERAM. Enviei também um e-mail traduzido para o inglês para a Panasonic nos EUA reclamando a respeito, e estes me responderam no dia seguinte ao envio do e-mail - americanos são pontuais - que eles NÃO respondem pela Panasonic do Brasil e que deveria enviar um e-mail a esta, é para a Panasonic do Brasil, aquela que não responde aos meus e-mails.
Conclusão da história: Eles não estão interessados em vender para brasileiros.
Indago aos que acima compraram a referida máquina com defeito: CONSEGUIRAM RESOLVER O PROBLEMA?

Anônimo disse...

OBS: Sou a anônima da última postagem, sei que a Panasonic é uma empresa japonesa, tentei também enviar e-mail para a sede deles lá, mas é impossível mesmo com tradutor google. Também iriam responder como a Panasonic dos EUA.

Anônimo disse...

Amigo ao invés de você criticar tanto onde comprar e aassistência técnica da máquina panasonic, siga a orientação do Fernando, que está recomendando muitas outras da marca electrolux, samsung, consul, etc.

Gil Ferreira disse...

Olá Fernando gostei do teu blog , espero que vc possa me ajudar mudei e a cidade onde moro agora é 220w e a minh maquina de mavar GE 15 kg é 110w qual a potencia do transformador ,aqui ma cidade ninguem soube me informar . Gente eu tennho essa maquina a ums 5 anos e ela é otima nunca deu problema nenhum graças a Deus ... se puderes me da uma dica ficarei muito grata ...
Gil

Anônimo disse...

Querido estou pesquisando desde o ano passado máquinas de lavar. O Fernando indica as máquinas de lavar que são as melhores do ponto de vista delas serem entregues sem defeito de fabricação, e, serem as que apresentam menos chances de terem defeito por isso agradeço a generosidade dele. Mas ele não é o fabricante, nem é Deus para assegurar que elas virão sem defeito de fabricação ou que não apresentarão ao longo da garantia. Aí é que surge o problema, dê uma olhada no site RECLAME AQUI e veja as reclamações quanto ao atendimento do SAC e demora da assistência técnica das marcas que você citou, sem citar a durabilidade de algumas marcas.

Anônimo disse...

Oi Fernando.,
Preciso comprar uma lavadora de roupas e estou indecisa entre a consul facilite 11 kg e a panasonic 12kg. Qual você me recomenda? quero uma lavadora que não desgaste muito as roupas, mas limpe bem.

Angela

Fernando Ricci disse...

Olá Cesar, tudo bem?
Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que eu e ele ajudamos na escolha da lavadora e mais feliz ainda em saber que está satisfeito com a lavadora adquirida! Isso para mim é muito gratificante!

Cesar, muito obrigado por registrar seu depoimento aqui no blog e qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Gil, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O transformador precisa ter 1000W de potência.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Angela, tudo bem?

Tanto a Consul Faciite 11kg como a Panasonic 12kg são lavadoras muito eficientes e eu as recomendo muito aqui no blog. Porém, a que desgasta menos os tecidos é a Panasonic devido ao seu sistema de lavagem não ter um agitador vertical no centro do cesto e ela é muito eficiente na lavagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

A relação de assistências técnicas está no começo da página logo depois do vídeo da lavadora desde o dia que postei essa lavadora aqui no blog.

Anônimo disse...

Então compre a panasonic, eu comprei e garanto que você não vai se arrepender. Notícia:
São Paulo, 16 de fevereiro de 2011 – A Panasonic do Brasil anuncia que fechou acordo com o governo da cidade de Extrema, em Minas Gerais, para a construção de sua terceira unidade fabril no Brasil. A fábrica, que deve entrar em operação no primeiro semestre de 2012, produzirá eletrodomésticos da linha branca – refrigeradores e máquinas de lavar.

“A construção da terceira fábrica da Panasonic no Brasil reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento do País e com a oferta de uma completa linha de produtos eletrodomésticos para os consumidores”, afirma Masanobu Matsuda, presidente da Panasonic do Brasil. Com investimento de R$ 200 milhões para a construção da nova unidade, a Panasonic pretende atingir 10% de participação no mercado nacional de refrigeradores e máquinas de lavar.

Pode comprar sem medo!

Unknown disse...

Olá Fernando! Parabéns pelo blog! Me esclareceu bastante, principalmente com relação a panasonic. Já estava decidida a comprar quando me deparei com um problemão... o tamanho dela... Infelizmente não cabe no espaço que tenho reservado para a máquina (72 cm x 72 cm). Atualmente tenho uma consul 4 kg, porém não está sendo suficiente depois que casei. Gostaria da sua opinião!

Agradeço desde já a sua atenção! Anna Flávia

Flaviane disse...

Oi Enéas, obrigada pela dica. É sempre bom ter uma opiniao de quem já tem e conhece o produto. Cheguei até a ir à assistência técnica da Samsung que é a mesma da Brastemp na minha cidade. Queria falar com um técnico, mas só consegui falar com uma atendente. Questionei sobre as duas secadoras e a atendente sugeriu que eu comprasse a Brastemp por que se a Samsung der problema não conseguem repor as peças! Ainda assim estou inclinada a comprar a da Samsung, pois a da Brastemp tem muitas reclamações.
Obrigada,
Flaviane

Anônimo disse...

Qual a melhor LG T-1209DS ou Panasonic NA-FS12G1?

RSM disse...

Pessoal, estou a 2 meses com a lavadora Panasonic NA-FS12G1 e o que posso dizer é que é fantastica, minha esposa adorou, pois o nosso maior problema era de fiapos e essa te 2 filtros onde a aguá passa por eles o tempo todo e pega tudo, nem imagina o quanto de fiapos ficam as ropas sem esse tipo de filtro que ela tem, bem diferente dessas com agitador com o filtro no meio. Ela é muito silenciosa, só se escuta o barulho de água suavemente mesmo, tem diversos tipos de lavagem e o favorito vc faz o que preferir, ela reconhece o peso e indica a água mais pode alterar em até 11 niveis, é muito boa, minha esposa adorou. Se não fosse esse blog do Fernando eu não iria descobrir essa... obrigado.

Anônimo disse...

Ricardo e demais onde vcs compraram? Há alguma loja física que a venda? Já olhei em várias lojas físicas aqui no RJ e não a acho.

Karla disse...

Olá Fernando
Parabéns pelo Blog, é excelente. Através dele pude esclarecer detalhes para escolher a máquina que irei comprar. Estou em dúvida quanto a Panasonic de 12 kg e a Cônsul 11 Kg, e, peço-lhe que me esclareça, é possível colocar sabão Omo liquido na Panasonic? Já fui na loja, e fiquei mais interessada na Panasonic, ainda mais que a diferença de preços é pequena.
Abraços

Anônimo disse...

Desculpe me meter na conversa de vcs. Mas, Carla em qual loja vc achou a Panasonic e em qual cidade? Ficarei grata se puder, por favor, me responder.
E-mail> djasp23@yahoo.com.br

Fernando Ricci disse...

Olá Karla, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

Tanto a Consul Facilite 11kg como a Panasonic 12kg são lavadoras excelentes e eu as recomendo muito aqui no blog. Porém, entre as duas, eu particularmente prefiro a Panasonic. Ela é um espetáculo!

Na lavadora Panasonic é possível usar sabão em pó ou líquido. A diferença é que o dispenser dela não é preparado para segurar o sabão líquido e liberá-lo somente quando a lavadora estiver enchendo de água. Então quando colocamos o sabão líquido no dispenser ele escorre imediatamente para dentro da lavadora. O que eu recomendo é esperar a lavadora encher de água e quando ela iniciar o funcionamento, abra a tampa e despeje o sabão líquido diretamente dentro do cesto.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Fernando Ricci disse...

Aqui em SP as lavadoras Panasonic são encontradas nas lojas físicas da Fast Shop.

Fernando Ricci disse...

Olá Ricardo, tudo bem?

Fiquei super feliz ao ler seu depoimento dizendo que você e sua esposa estão satisfeitos com a lavadora que eu e o blog ajudamos na escolha! Isso para mim é muito gratificante!

A lavadora Panasonic é realmente fantástica!

Ricardo, muito obrigado por ter voltado para registrar sua opinião e experiências com a lavadora Panasonic e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

E sobre o amaciante como ela despeja ele em qual etapa.

Anônimo disse...

e o alvejante como é despejado pois vi que ele fica em local separado

Fernando Ricci disse...

Na lavadora Panasonic o amaciante e liberado no início da entrada de água do enxague e o alvejante, quando despejado no local indicado, cai imediatamente dentro da lavadora, atrás do cesto.

jessica disse...

Fernando, boa noite!

Finalmente estou passando aqui pra deixar meu comentário. Comprei a de 12 Kg da panasonic. É um luxo! Chique demais! E aquela função "pré secagem", que eu chamo de fuuuuu, é o máximo. A roupa sai cheirosinha. ela adequa o nível de água de acordo com o peso. Tudooooo!!! O efacil tb cumpriu o prazo, sem problemas. Obrigada pela dica!!!! Bem, foi a primeira vez que usei, mas deslumbrei! Ah, mega silenciosa!!!! abç!

Fernando Ricci disse...

Oi Jessica, tudo bem?

Fiquei super feliz quando li seu comentário dizendo que está gostando da sua lavadora Panasonic 12kg! Para mim é muito gratificante quando as pessoas voltam para contar que estão satisfeitas com a lavadora que eu e o blog ajudamos na escolha!

A lavadora Panasonic é um espetáculo!

Jessica, muito obrigado por ter voltado para dar sua opinião sobre a lavadora e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá, Fernando achei essa lava e seca por um preço bom e gostaria de saber sua opinião: Lavadora e Secadora de Roupa 7 Kg BWS24AE Preto - Brastemp, será utilizada para lavar as roupas de duas pessoas e também queria lavar edredon de casal. Ela é boa, não deixa fiapos e seca bem?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Eu não recomendo as lava e seca Brastemp Ative! 7kg porque elas são muito problemáticaa. Se puder, dê uma olhada no site www.reclameaqui.com.br e veja a quantidade absurda de reclamações que elas apresentam. Conheço pessoas que essa lava e seca deu defeito após acabar a garantia e elas tiveram que jogá-la fora.

Não estou dizendo que as lava e seca das outras marcas não apresentam problemas. Isso não existe. Mas essas Brastemp são problemáticas demais.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando!
Estou na dúvida entre a Lavadora Electrolux Turbo Capacidade Premium 12kg (LTP12)e a Lavadora Panasonic 12kg (NA-FS12G1), pois as 2 parecem ser muito boas. Qual a melhor na sua opinião?

Outra coisa, já tive uma Electrolux sem o agitador (se não me engano é LT60) e não gostei. No final da lavagem, após a centrifugação, as roupas ficavam totalmente enroladas umas nas outras. Ou seja, quando eu pegava uma peça, vinham todas as peças juntas, como um "grande nó". Por isso tenho muito medo de investir numa máquina sem o agitador e acontecer a mesma coisa. Será que com a Panasonic pode acontecer isso?

Att,
Gisele

Adriana disse...

Oi, Fernando. Foi ótimo ter conhecido seu Blog,para escolher melhor uma Lavadora e Secadora de roupas.Estava pensando em comprar a Electrolux LST12 pela facilidade da abertura superior, mas encontrei muitas reclamações sobre as roupas ficarem amassadas demais após a secagem.É mesmo tão ruim assim?Gostaria de um modelo grande, para lavar colchas Queen. Qual delas você me recomenda: Panasonic 12 kg,Samsung 13 kg ou Electrolux LST12? O modelo da Samsung Eco Bubble é o melhor? desde já,agradeço. Adriana

Fernando Ricci disse...

Olá Gisele, tueo bem?

A lavadora Panasonic 12kg (NA-FS12G1) é muito superior a LT60, tanto na eficiência de lavagem e centrifugação, além de ser muito silenciosa. Eu testei essa máquina com diversas cargas diferentes e em nenhuma lavagem as roupas sairam enroladas da forma que você citou que elas saiam da sua LT60. O único contra da lavadora Panasonic é que ela é importada então o custo de manutenção é mais alto.

Tanto a Electrolux LTP12 como a Panasonic 12kg são um espetáculo e eu as recomendo muito aqui no blog.

Gisele, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Adriana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando a escolher uma lava e seca!

Sobre a LST12, é isso mesmo. A secagem dela não é eficiente e as roupas saem muito amarrotadas.

A Panasonic 12kg é somente lavadora.

Para lavar colchas queen pode ser uma 8,5kg. Se for edredom queen então tem que ser uma 10,4kg ou superior.

A Samsung Eco Bubble 13kg (WD136) é um espetáculo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

A água que ela joga por cima com os 2 jatos é limpa ou é a propria água que esta dentro do cesto, como funciona isso ainda não entendi? obrigado perera!

Unknown disse...

Olá Fernando!

Estou aguardando a sua ajuda. Como já informei em um comentário do dia 13/07 estou com um problemão. Preciso trocar a minha máquina de lavar consul 4 kg, por outra maior, porém o espaço que eu tenho reservado é pequeno e a panasonic 12 kg é muito grande. Gostaria de uma sugestão sua se possível. Aguardo ansiosa! Agradeço desde já!

Fernando Ricci disse...

Olá Perera, tudo bem?

As cascatas que as lavadoras Panasonic jogam sobre as roupas durante a lavagem são da própria água que está dentro do cesto e ela funciona através do sistema de recirculação. É a turbina que impulsiona a água para cima formando as cascatas.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Fernando Ricci disse...

Olá Anna Flavia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Não entendi qual é o espaço que você tem reservado para a lavadora. Você citou acima 72cm x 72cm. Se essas medidas forem largura e profundidade, tanto a Panasonic 12kg como 14kg cabem porque elas tem 64cm de largura e 70cm de profundidade.

Se as medidas não forem largura e profundidade, me informe quais são essas medidas para que eu possa ajudá-la.

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Iae Fernando tudo bom? É o seguinte, comprei uma lavadora dessa, só que to muito preocupado, pq ela demora muito a lavar, eu boto ela no nível máximo de aguá boto 12 minutos pra lavar, 15 pra centrifugar, e boto no programa normal sem molho, só que ela demora muito tipo, hj eu botei de 6:45 da manhã e ela só veio terminar de 11:30, e detalhe ela apita pra pessoa levantar a tampa e abaixar pra poder ela continuar, tb não sei o que é isso, queria que vc me ajudasse!!! Des de já agradeço!!! =D

Fernando Ricci disse...

Opa, tudo tranquilo e você?

Quando sua lavadora Panasonic apita e você abre e fecha a tampa para ela continuar, ela apresenta alguma mensagem de erro no visor? Ela apita enquanto está enchendo de água ou em outra etapa? A pressão da água na torneira onde está ligada a lavadora é forte ou fraca?

Se for o erro U14 que aparece, é a pressão da água na torneira que é fraca.

Eu acredito que esse problema dela apitar e demorar para lavar seja devido a pressão da água na torneira que é fraca e ela excede o tempo máximo de entrada de água, principalmente quando você seleciona o nível máximo de água.

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Flaviane disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Tenho lido seu blog exaustivamente e tem sido muito útil na escolha do que comprar, assim como a rever alguns conceitos sobre máquinas front load. Como minha mãe teve uma Enxuta há uns 20 anos atrás e odiava eu achava que todas as front loads eram iguais.
Então, tenho algumas dúvidas e gostaria mais uma vez da sua ajuda, se possível.
Atualmente tenho um Brastemp Clean 5kg, que já devia ter sido aposentada, e um tanquinho. Lavo no tanquinho e só enxáguo e centrifugo na Brastemp. Mas os fiapos me deixam louca e agora, depois deste blog, sei o quanto desgasta a roupa fazer dessa maneira.
Somos apenas 1 casal em casa, mas pretendemos logo encomendar um baby. Meus edredons e cobertores são de casal e adoro lavá-los, ai começam as dúvidas:
1) A (somente)lavadora Samsung 8,5kg lava cobertor de casal? Vi a máquina (lava e seca ecobubble) numa loja e achei o tambor pequeno, parece que não vai caber.
2) Já estava decidida pela Panasonic 12Kg, mas quando li que você escreveu que os filtros pega-fiapos só são eficientes a partir de certo nível de água, fiquei desanimada. Odeio fiapos, eles são meu tormento.
3) Você acha exagero optar por uma Ecobubble 12kg sendo apenas 2 pessoas por enquanto?
4) A diferença de preço de 1.000,00 entre a Panasonic (Multiloja - R$1.339,00) e a Ecobubble WF1124 (Colombo - R$2.329,00) se justifica pela superioridade da Samsung? Ou a Panasonic me atenderia perfeitamente desde que eu sempre usasse a máquina na sua capacidade total ou quase total?
5) O que me encanta é a velocidade da centrifugação das Samsung. Isso faz com que a roupa saia mais seca, certo? Como moro no Paraná e tem épocas que fica difícil secar roupa, isso me ajudará enquanto eu não comprar uma secadora? Ou não faz diferença, já que pretendo comprar a secadora Samsung (elétrica) separada depois?

Ficarei muito grata se puder me responder.
Obrigada,
Flaviane

Anônimo disse...

Prezado Fernando!
Parabéns por seu blog, pela rapidez e
capacidade no esclarecimento de dúvidas.
Com referência a Lavadora Panasonic NAF14G: é possível a utilização somente do modo CENTRIFUGAÇÃO? (Tipo tecla Avança etapas). Tal questionamento se faz necessário porque, muitas vezes utilizo este processo para uma, duas ou três peças de roupas ou mesmo um par de tênis lavados à mão.
Muito Grato e, novamente, parabéns!
Junior SP.

Fernando Ricci disse...

Olá Flaviane, tudo bem?

Fico feliz que esteja acompanhando o blog para que ele te ajude a escolher uma lavadora de roupas que atenderá suas necessidades.

As lavadoras frontais atuais são um espetáculo! Elas dispõem de bem mais funções e são bem mais eficientes que as antigas Enxutas.

Vamos as respostas dos seus questionamentos:

1) RESP: Sim, a Samsung 8,5kg lava cobertor e edredom de casal.

2) RESP: Eu testei a lavadora Panasonic lavando roupas em todos os níveis de água e não tive problemas com fiapos nas roupas em nenhuma das lavagens.

3) RESP: Não acho exagero. As lavadoras frontais tem nível automático de água e além de serem muito econômicas ainda evitam desperdícios.

4) RESP: Não digo que a diferença de preço justifique superioridade pois a lavadora Panasonic é um espetáculo! Mas são sistemas de lavagem diferentes e as frontais normalmente são mais caras porque dispõem de mais funções. A Samsung tem maior variedade de programas de lavagem, maior velocidade de centrifugação, permite lavar com água quente e tem motor Direct Drive.

5) RESP: Totalmente. As roupas centrifugadas na Samsung a 1400 RPM saem muuuuuuuito menos úmidas e secam mais rápido que as roupas centrifugadas a 680 RPM na Panasonic. É o dobro da velocidade!

Enviei as respostas também para o seu e-mail.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Junior!

Nas lavadoras Panasonic é possível selecionar somente lavar, somente enxaguar, somente centrifugar, lavar + enxaguar, lavar + centrifugar, enxaguar + centrifugar e lavar + enxaguar + centrifugar.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Flaviane disse...

Oi Fernando,
tudo bem?

Muitíssimo obrigada pelo retorno.
Estou pensando, mas acho que meu bolso me permite comprar uma Panasonic no momento. Embora a tentação pela Samsung ainda seja grande. Até segunda-feira eu decido.
Por ela centrifugar numa rotação mais alta, as roupas ficam mais amassadas também?

Obrigada,
Flaviane

Ramos Andrade disse...

Parabéns novamente pelo seu blog, depois de varias pesquisas resolvi comprar a Lavadora Panasonic 14kg. Devo receber daqui 03 dias. Depois lhe informo qual foi a nossa impressão sobre a lavadora. Outro detalhe é que a Panasonic construiu uma fabrica na cidade de Extrema em Minas Gerais, lá eles vão fabricar geladeiras e lavadoras, segundo fui informado eles querem atingir 10% do mercado e com isto aumentar a quantidade de assistencia tecnica. Espero ter feito a escolha certa. At. Ramos Andrade

Unknown disse...

Pois é Fernando! O grande problema é que estou no limite, 72 cm de largura e 72 cm de profundidade. A questão é que para instalar a máquina vou precisar de mais 10 cm por conta da saída de água que fica atrás. Ou seja seria necessário um espaço maior. Por essa razão preciso de uma máquina que ocupe menos espaço. Sei que a minha solicitação é bem complicada, não é mesmo?! Mas agradeço desde já a sua atenção!

Unknown disse...

Olá Fernando!

Eu estava lendo a respeito das lavadoras front load e acredito que elas se encaixam no espaço que tenho para colocar a máquina, já que a maioria que andei vendo tem em média 60 cm de largura e 60 de profundidade.
A minha dificuldade agora é que na cidade onde moro (João Pessoa-PB) praticamente não tem front load e muito menos samsung. Só me resta agora comprar pela internet.

1)Não sei exatamente a capacidade da lavadora que devo escolher. Somos 3 pessoas em casa e em breve seremos quatro. Qual a capacidade que devo comprar? 8,5 Kg é suficiente?

2) Se eu optasse por comprar uma lavadora qual a sua sugestão

3)E uma máquina lava e seca, qual seria? Salientando que eu não possuo sistema de aquecimento de água no meu apartamento.

Agradeço novamente a sua atenção!

Unknown disse...

Fernando, boa noite!

Também pode-se lavar tênis na máquina NA-FS12G1 da Panasonic?

Obrigado

Fernando Ricci disse...

Olá Flaviane.

Eu centrifugo sempre as roupas a 1400 RPM e minhas roupas não ficam mais amassadas por conta da centrifugação. Para as roupas não ficarem amassadas deve-se retirá-las imediatamente da lavadora após a centrifugação e sacudir as peças antes de estendê-las para desembaraçar as fibras.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Ramos Andrade, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog lhe ajudou na escolha da lavadora!

A Panasonic 14kg é um espetáculo! Acredito que ficará satisfeito com ela.

Se puder, volte posteriormente para contar o que está achando da lavadora.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Anna Flavia.

Vamos para as respostas dos seus questionamentos:

1) Uma lavadora 8.5kg atende suas necessidades.

2)
- Samsung 8,5kg (WF8854LJF1/XAZ), mas está praticamente impossível encontrá-la;
- Samsung Eco Bubble 12kg (WF1124XBCF/XAZ). Ela tem as mesmas dimensões externas do modelo 8,5kg;
- LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485TD)

3)
- Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09)
- Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854)
- LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485AD)

Não é necessário aquecimento central para se ter uma lava e seca. Quando temos somente água fria na residência, conectamos apenas uma mangueira de entrada de água na entrada COLD atrás da lava e seca sempre que selecionarmos uma temperatura de lavagem diferente de fria ela aquecerá a água automaticamente.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Não se deve lavar tênis na lavadora Panasonic pois corre o risco de danificar o tênis e a lavadora.

Abraços.

Ana Clelia disse...

Oi Fernando, adoro seu blog! Seria o céu se existisse um desse para cada eletrodoméstico...
Há meses venho lendo seus comentários sobre as máquinas de lavar e apaixonei por essa Panasonic 12Kg, mas estou morando em João Pessoa/PB e não tem assistência técnica aqui, a mais próxima fica em Recife/PE. Você acha realmente arriscado comprá-la?
Se sim, minhas outras opções são a Samsung WD136 ou WD9102, que está difícil encontrar em 220V. A WD9102 vai sair mesmo de linha? O que você me aconselha, esperar aparecer a Samsung WD136 220V ou arriscar comprar a Panasonic 12 Kg, que achei maravilhosa, além de ser a metade do preço? E se aparecer uma Samsung WD9102 220V, você acha que devo descartar essa opção por estar saindo de linha?
Um abraço e agradeço sua atenção.

Flaviane disse...

Oi Fernando!
Tudo bem?

Voltei para testemunhar a minha satisfação com a compra da Panasonic 12Kg e mais uma vez te agradecer pela imensa ajuda que tem nos dado voluntariamente.
Estou encantada com a máquina! Adorei, é perfeita para o que eu preciso: roupas limpas e sem fiapos!
Já a usei 4 vezes, tinha acumulado bastante roupa para testar a minha nova aquisição e até agora não me decepcionou. Acredito que não vá.
Adoro ficar olhando ela trabalhar, é muito legal.
Só uma dúvida, em todas as vezes que a usei, ela pré selecionou o nível de água em 65 litros. será que é coincidência? O volume de roupas era semelhante mesmo.

Obrigada,
Abraços,
Flaviane

Fernando Ricci disse...

Olá Flaviane, estou bem e você?

Fiquei super feliz ao ler seu depoimento dizendo que está satisfeita com a lavadora Panasonic! Eu também acho ela um espetáculo por isso a indico muito aqui no blog.

Quanto ao nível de água que ela selecionou 65 litros em todas as vezes que você usou, com certeza foi coincidência. Ela é muito precisa quanto a seleção automática do nível de água.

Flaviane, muito obrigado por ter vindo registrar sua opinião e experiências com sua nova lavadora aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Adriana, tudo bem?

Muito obrigado por recomendar o blog para seus amigos e familiares!

O preço da Samsung Eco Bubble 12kg no site eFácil está bom mesmo.

A lavadora Panasonic 12kg também é uma lavadora espetacular e devido ao seu sistema DWS de lavagem, que não utiliza agitador vertical no centro do cesto, lava as roupas com muita eficiência e menor desgaste se comparada com as lavadoras top load tradicionais.

As vantagens da Samsung sobre a Panasonic são:
- Opção de lavar com água quente;
- Alta velocidade de centrifugação.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços

Sandra Vilela. disse...

Boa noite, Fernando. Após ler sua opinião e assistir ao vídeo postado por você, decidi comprar a Panasonic 12 kg. O preço está ótimo no Efácil e eles entregaram em apenas 4 dias aqui em Bh. A máquina é tudo aquilo que você falou, super silenciosa, e estou adorando. Obrigada por seus conselhos e pelo blog maravilhoso.Sandra Vilela

corporationduly disse...

Boa noite Fernando, depois de alguns meses pesquisando e pegando algumas dicas em seu blog, finalmente adquiri mina lavadora de roupas a Panasonic 12kg (NA-FS12G1), ateriormente estava em duvida entre 3 modelos :
- Eletrolux LBT12 12KG.
- Brastemp Ative! Meu Jeito 9Kg (BWT09B).
- LG Prime 8,5Kg (WD-1485TD(A)).

mas depois de alguns comentários e algumas pesquisas,e a facilidade que tive de encontra-la em uma rede de lojas local aqui em Belém do Pará onde moro, dessa forma não tive que pagar frete, acabei me rendendo a Panasonic, pois alem de todas as qualidades que ela possui na questão custo beneficio acho que irei ter o melhor dos 2 mundos uma boa lavadora com muita qualidade como as front loads e com preço bem mais barato que as fronts, mesmo sendo uma top load. Gostaria muito de agradecer novamente o Fernando Pelo Trabalho que ele faz e pelas dicas Parabens novamente pelo blog.

Fernando Ricci disse...

Olá Sandra Vilela, tudo bem?

Fico muito feliz em saber em saber que o blog e os vídeos que faço das lavadoras te ajudaram na escolha e mais feliz ainda em saber que está satisfeita com a lavadora adquirida! Isso para mim é muito gratificante!!!!

Sandra, muito obrigado pela credibilidade e por ter vindo registrar sua opinião sobre a lavadora Panasonic aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser. Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá corporationduly, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lavadora!

Acredito que ficará satisfeita com a Panasonic porque ela é um espetáculo! Ela realmente reune o silêncio no funcionamento e praticamente o mesmo cuidado com as roupas de uma front load com o preço mais acessível de uma lavadora top load de grande capacidade.

Se puder, volte posteriormente para dar sua opinião sobre a lavadora.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Soli disse...

Olá Fernando!!
Gostaria muito de agradecer pelas dicas aqui do blog.
Estive, por um bom tempo, lendo os posts e vendo seus videos e por fim adquiri a DWS 12k da Panasonic em Agosto. Minha decepção foi enorme!!!... até hj não consigo fazer uso da máquina sem um timer que nos lembre que - no último enxague - a máquina libera a água e permite que continue entrando também...lá se vai o amaciante embora e nunca torce a roupa...fica neste processo, sem parar (qdo no limite max de água e 2 enxágues ). Fora +- 9h de técnicos tentando resolver e 2 meses sem fazer o uso normal de uma lavadora. Por fim ela será retirada e lá vou eu atrás de posts que recomendem uma outra similar que lave edredon-casal!!!
Deixo aqui meu relato para que outros vejam o que tanto procurei pela internet:
Boa - no tocante a silencio e realmente não estraga a roupa, além de segurar boa parte dos fiapos, sim.
Ruim - máquina importada, falta conhecimento técnico sobre ela (assistência e SAC), manual absolutamente incompleto e superficial, internamente delicada (em minha Eletrolux eu lavava bolsas e tênis), nesta não pode nada muito rígido que estraga as partes plásticas de seu cesto. Lenta demais para processar suas escolhas no painel. Sem contar que, apesar dos tecnicos verificarem o problema, a Panasonic continua afirmando que ela não tem defeito, mas querem trocar a placa da mesma!!
Enfim desisti, eles prometem devolver o valor ( que foi bem alto, R$1.600!!! ) e vou, infelizmente, atrás de outra... qual vc me recomenda??
Obrigada

Unknown disse...

Olá Fernando!

Estou retornando ao blog para agradecer a sugestão da máquina lava e seca LG Prime 6 Motion 8,5kg (WD-1485AD) Excelente! Já faz um mês que adquirimos e ela é muito boa. As roupas brancas saem literalmente brancas e bem secas depois de centrifugadas. Já usei todos os seus recursos, menos a secagem, pois não tive necessidade ainda.
Muitíssimo obrigada pela sugestão! Estou satisfeitíssima!

Milena disse...

Olá Fernando, por causa do seu blog e dos seus vídeos fiquei apaixonada por essa lavadora da Panasonic, e também não há reclamações dela na internet, só elogios! Então comprei no Magazine Luiza a de 12 kg! Estou apanhando um pouco para usá-la agora no comecinho, é que ela tem várias fuções então me perco um pouco rsrsrs! Quando ela chegou achei q não iria funcionar pq minha água é da caixa, mas é que eu coloquei o sabão e o amaciante antes de colocar a roupa, ai depois coloquei as roupas e fechei e ela não soltava a água, fiquei desesperada! Ela demora um pouquinho p soltar a água né? Outra coisa é que no manual diz que ela vai soltar o amaciante apenas na água do último enxague, mas não é isso que eu vejo não, a não ser que o amaciante fica escondidinho em outro lugar lá atras, o amaciante escorre pelo compartimento assim q começa entrar água, e depois eu fui ver também o compartimento de amaciante antes do último enxágue e não tinha mais nada lá, então quer dizer o amaciante é colocado durante a lavagem né? Ela realmente é muuuito silenciosa e linda, ainda não coloquei nem uma roupa extremamente suja para testar, mas venho aqui compartilhar experiências, obrigada!

Viviane disse...

Fernando, seu blog é demais...
Gostei dessa lavadora mas fiquei em dúvida entre a Panasonic 12kg e a LTP12KG (tem valores aproximados) e LTF12 (que é mais barata). Qual vc indica e que apresenta maiores vantagens?
Abraços, Viviane.

Viviane disse...

Fernando, seu blog é demais...
Gostei dessa lavadora da panasonic mas fiquei em dúvida entre a Panasonic 12kg e a LTP12KG (tem valores aproximados) e LTF12 (que é mais barata). Qual vc indica e que apresenta maiores vantagens? Em caso de manutenção/conserto as peças da panasonic são mais caras ou difíceis de se encontrar?
Abraços, Viviane

Viviane-GO disse...

Fernando,
Gostei dessa lavadora da panasonic mas fiquei em dúvida entre a Panasonic 12kg e a LTP12KG (tem valores aproximados) e LTF12 (que é mais barata). Qual vc indica e que apresenta maiores vantagens? Em caso de manutenção/conserto as peças da panasonic são mais caras ou difíceis de se encontrar?
Obrigada, Viviane (Anápolis-GO)

Carlos Vianna disse...

Olá Fernando,

Inicialmente, parabéns pelo Blog.
Estou procurando minha primeira Lava-roupa. Moro sozinho, porém pretendo usar a máquina para lavar edredons de casal. Nesse sentido, penso que uma lavadora ideal seria de 10 a 12kg. Pretendo investir na faixa de R$ 1.000,00 reais para comprar uma boa máquina que não destrua minhas roupas, inclusive camisa social.
Pergunto: Qual máquina você recomendaria ou vale a pena investir mais 400,00 reais na Panasonic?
Essa Panasonic remove bem os encardidos? Em qual local você coloca o Vanish?
Obrigado pela atenção.
Abraços,
Carlos

NelsonBorg disse...

Caro Fernando ... Bom dia.
Perguntas:
(1) Como o consumo minimo de agua dos modelos 12kg e 14 kg são proximos, compensa pegar a de 14KG, mesmo sabendo que ... Existe uma diferença de preço de +- R$ 200,00 entre elas, pode-se lavar até Edredons ... Certo???
(2) Gostaria de saber se a de 14kg é mais robusta ou se o projeto estrutural e dos rotores é o mesmo ... Se for o mesmo, a de 14 poderá sofrer QUEBRAS com mais roupas dentro dela ... Certo ??? ...
(3) Se vc já testou os 2 modelos quanto a resistencia em carga máxima de roupas ??? Pergunto isso porque já vi vários modelos consagrados como Consul, Brastemp e outras quebrarem a engrenagem que fica na parte inferior do cesto, aquela que conecta o cesto ao cambio de movimentos ... ...
(4) Por último ... De que material é feito a caixa externa desses modelos ??? Se for plastica, não enferruja ... Mas será que resiste ao tempo, ou pode sofrer degradação e "Ressecamento ou tornar-se quebradiço" pelos raios ultra violetas ... ???
OBS.: Eu ainda tenho uma White WestingHouse firme e forte já há 30 anos sem quebrar, e com a melhor lavagem e centrifugação que já ví. Agora vc entende minha preocupação por resistencia ??? ... RRRSSS ... Se essa marca ainda existisse eu iria comprar outra sem perguntar ... Penso em trocar porque ela está um tanto enferrujada ...
.
GRATO >>>> Nelson Borges.

NelsonBorg disse...

OBS.: Na pergunta anterior, item (3) a engrenagem a que me refiro é de Plástico ... Como é a transmissão de movimentos da Panasonic 12 e 14 ???
Grato.

Leonardo disse...

Pessoal,

Pesquisando no YouTube encontrei vários vídeos postados pelo colega tdb6996 mostrando o funcionamento desta lavadora, e que respondem às dúvidas de alguns colegas:

Milena,

A máquina solta o amaciante somente no último enxágüe. Veja o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=KB9ayEJwXfk&feature=youtube_gdata_player

Carlos,

A maquina tb lava edredon de casal, e a de 14kg lava edredon King size conforme video abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=kKGFwfZFqzE&feature=youtube_gdata_player

Espero ter ajudado.
Abraços,
Leonardo

Tiago disse...

Fernando e colegas do blog,

Seguindo a indicação desse post, comprei essa panasonic 12 kg, gostei da máquina, mas minha esposa (sou recém casado) anda implicando com ela. Como nós dois ainda estamos aprendendo a lavar roupa, fica a dúvida se o problema está na máquina ou com a gente. O fato é que a roupa não tem saído da máquina limpa, digo, ela sai cheirosa, mas marcas de sujeira e/ ou manchas nem sempre saem, estamos usando omo concentrado líquido e vanish líquido como alvejante, além do amaciante, mas mesmo assim nem sempre conseguimos a roupa limpa.

Outra coisa, dá pra confiar na seleção automática do nível de água ? estamos colocando a roupa seca, do jeito que o manual fala, mas as vezes parece que fica um nível abaixo do ideal.

Quem puder ajudar fico grato desde já

Fernando Ricci disse...

Olá Tiago, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog ajudou na escolha da lavadora!

Para a lavagem ser eficiente é necessário separar as roupas por tipo de tecido, cor e grau de sujidade, pré-tratar as partes mais sujas como manchas, punhos, colarinhos e qualquer outra sujeira difícil de ser removida passando sabão líquido puro ou espirrando um produto de pré-lavagem (como Vanish Resolv, por exemplo), colocar a quantidade de sabão correta, selecionar um programa de lavagem longo com molho, usar sabão de boa qualidade (você já está usando) e um tira manchas em pó (Vanish, Vantage, Minuano, Inglesa Facilita, Urca Maxx, etc...). Essas orientações devem ser seguidas para qualquer lavadora e não somente para a Panasonic.

Sobre o nível automático, ele costuma funcionar. Porém caso ache que ela colocou pouca água, altere o nível manualmente. As roupas precisam se movimentar durante a lavagem.

Se puder, pesquise no youtube por "Panasonic 14kg" e encontrará diversos vídeos que também poderão te ajudar a conseguir melhores resultados de lavagem.

Espero tê-los ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Leonardo disse...

Fernando,

Gostaria de agradecer a indicação desta lavadora fantástica da Panasonic 12kg que compramos aqui em casa esta semana pelo site da FastShop. Antes utilizávamos a electrolux LTE06 de 6kg (que não lava direito e as camisas saem emboladas e amarrotadas) e a LM08 que trabalhou bem durante 8 anos (lava bem, mas deixava fiapos e desgastava um pouco as roupas) porém parou de drenar a água e as roupas ficavam enroscadas no agitador, e decidimos investir em uma nova lavadora. Antes de conhecer seu blog, era ignorante no assunto e achava normal roupas escuras ficarem cheias de fiapos e, certa vez lavei uma calça social e ela ficou cheio de bolinhas após a lavagem (e por isso gastava muito com lavanderia). Já na primeira lavagem com a Panasonic, ficamos impressionados com a quantidade de fiapos retidas pelo filtro, além do silêncio (se escuta mais a bomba do dreno) e de como as roupas saem bem menos amassadas e sem desgaste, o que facilita passar roupa. Já lavei todas as blusas de lã sem nenhum estrago no modo delicado e outras roupas que ficavam no fundo do armário com cheiro de mofo. Por fim, gostaria de destacar seu baixo consumo de energia (apenas 0,15Kwh/ciclo), modernidade, fácil operação, e excelente filtro de fiapos. O que antes considerava um tédio e um bicho de 7 cabeças, agora lavar roupas ficou simples e um grande prazer!

Obrigado!
Leonardo

Anônimo disse...

Olà Fernando;
Preciso saber como fazer Pré-secagem a ar.
Fico no aguardo
muito obrigada
Elisa

Futsal disse...

Car@s

se isto puder ajudar alguém, fico feliz. Adquirimos uma destas panasonic, de 12 kg há cerca de um mês e estamos plenamente satisfeito: silenciosa, a qualidade da lavagem é excelente (meu filho joga tênis e quem já pisou numa quadra de saibro sabe do que estou falando), a capacidade é ótima e o consumo de água e luz é fantástico. Não posso ainda falar da durabilidade, mas depois desta nunca mais Brastemps da vida. Nota 10 com louvor!

Futsal disse...

Car@s

se isto puder ajudar alguém, fico feliz. Adquirimos uma destas panasonic, de 12 kg há cerca de um mês e estamos plenamente satisfeito: silenciosa, a qualidade da lavagem é excelente (meu filho joga tênis e quem já pisou numa quadra de saibro sabe do que estou falando), a capacidade é ótima e o consumo de água e luz é fantástico. Não posso ainda falar da durabilidade, mas depois desta nunca mais Brastemps da vida. Nota 10 com louvor!

Futsal disse...

Car@s

se isto puder ajudar alguém, fico feliz. Adquirimos uma destas panasonic, de 12 kg há cerca de um mês e estamos plenamente satisfeito: silenciosa, a qualidade da lavagem é excelente (meu filho joga tênis e quem já pisou numa quadra de saibro sabe do que estou falando), a capacidade é ótima e o consumo de água e luz é fantástico. Não posso ainda falar da durabilidade, mas depois desta nunca mais Brastemps da vida. Nota 10 com louvor!

Futsal disse...

Car@s

se isto puder ajudar alguém, fico feliz. Adquirimos uma destas panasonic, de 12 kg há cerca de um mês e estamos plenamente satisfeito: silenciosa, a qualidade da lavagem é excelente (meu filho joga tênis e quem já pisou numa quadra de saibro sabe do que estou falando), a capacidade é ótima e o consumo de água e luz é fantástico. Não posso ainda falar da durabilidade, mas depois desta nunca mais Brastemps da vida. Nota 10 com louvor!

Anônimo disse...

Futsal, concordamos plenamente com vc. Ela é fantástica e superou e muito nossas expectativas aqui em casa (somos em 5). As grandes vantagens que notamos nela são: lava e enxágua muito bem, preserva os tecidos, excelente filtro de fiapos , fácil operação, moderna, silenciosa, super econômica e c/ 11 níveis de água. Ficamos impressionados em como ela deixa as roupas tão limpas. Nunca imaginávamos que toalhas, cobertores e edredons encardidos, por exemplo, pudessem ficar incrivelmente limpos e com suas cores tão vivas como novas. Além disso, ficamos pasmos com a quantidade de fiapos retidos pelos seus filtros formando tufos, imaginando que tudo aquilo permanecia nas roupas com a máquina antiga. Por fim, notamos que as roupas saem mais soltinhas e menos enrugadas, devido ao seu ótimo enxágue. Gostaríamos de agradecer ao Fernando e seu Blog, que têm auxiliado a todos nessa difícil tarefa da escolha da máquina dos sonhos. O nosso foi realizado!

Anônimo disse...

ola fernando boa tarde, eu vi a lavadoura da panasonic e fiquei louca querendo comprar, tenho uma eletrolux 15KG...fui pesquisar nas reclamaçoes e vi muita reclamaçao da panasonic no quesito de centrifugação diz q o tambor bate nas laterais e não centrifuga..e agora me ajude pq ja ate esnegociei a minha para comprar esta

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Reclamações você encontrará de todas as marcas e modelos. Não existe uma que não tenha reclamação ou que seja garantia que ela não apresentará defeito.

A lavadora Panasonic é um espetáculo. Eu a testei durante 2 meses e não tive problema algum. A minha lavava, enxaguava e centrifugava perfeitamente. É normal as lavadoras de grande capacidade baterem nas laterais do cesto por dentro no início da centrifugação porque elas tem pouco espaço entre o cesto e o gabinete. Porém elas já são preparadas para essa situação. Nas partes do gabinete onde o cesto bate elas tem uam forração especial que amortece o impacto e não deixa fazer o barulho da batida. Conforme a velocidade de centrifugação vai aumentando elas estabilizam e centrifugam normalmente.

Se você ler os comentários acima verá que as pessoas que compraram estão satisfeitas com a lavadora.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Ola Fernando, gostaria saber qual é a melhor maquina de lavar inverter. A marca panasonic top load 12 Kg (NA-FS12G1) ou a marca LG Top Load SPIRIT DDD 12 Kg?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 322   Recentes› Mais recentes»