Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Lavadora Electrolux Turbo Capacidade 15kg (LT15F)

Minha opinião sobre a lavadora: Recomendada!!
Excelente lavadora para famílias grandes ou para quem quer uma lavadora de grande capacidade para lavar edredons queen size ou king size.
Tem excelente agitação para roupas muito sujas ou grandes cargas (programas com turbo agitação).
Conta com 5 níveis de água para não haver desperdício quando for lavar pequenas cargas, teclas Duplo Enxague e Economia, que faz com que a lavadora entre em pausa na hora de drenar a água, para que você possa reaproveitar a água da lavagem.

Características
- Turbo Capacidade 15 Kg: Lava mais roupa em menos tempo e espaço, economizando água, energia e produtos de limpeza. lava até edredon King Size;
- 12 programas de lavagem: Programação completa especialmente desenvolvida para lavar adequadamente todos os tipos de roupas e sujeiras;
- Programa Rápido 25 Minutos: Ideal para roupas pouco sujas. mais tempo livre para você;
- Exclusiva Função Lava Tênis: A lavagem ideal que proteje o tênis e a lavadora;
- Filtro pega-fapos no agitador: Retém os fapos desagradáveis que podem fcar nas roupas após a lavagem;
- Exclusiva Tecla Economia: Praticidade total no reaproveitamento de água da lavagem para outros fns. você economiza muito e ajuda o planeta;
- Exclusivo e Inovador Multidispenser: Muito mais prático: fácil de abrir e manusear. Interior removível que facilita a limpeza no dia-a-dia;
- Tecla Avança Etapas: Você pode avançar as etapas a qualquer momento. muito mais fexibilidade na hora da lavagem;
- 5 Níveis de água: Você só utiliza a quantidade  necessária de água, evitando desperdícios;
- Tecla Turbo Agitação: Proporciona uma agitação mais potente para roupas mais sujas e pesadas;
- Tecla Duplo Enxágue: Garante roupas sem resíduos de sabão;
- Gabinete Zyncplus de aço galvanizado: Muito mais resistente e durável, com 3 anos de garantia;
- Cesto com 10 anos de garantia: Em polipropileno especial muito mais resistente. não enferruja nunca.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
- Modelo: LT15F;
- Código Comercial - 127V: 21151GBB106;
- Código Comercial - 220V: 21151GBB106;
- Capacidade (Kg):   15;
- RPM na Centrifugação: 750;
- Numero de Programas: 12;
- Altura(mm): 1015;
- Largura(mm): 660;
- Profundidade(mm): 730;
- Altura embalado(mm): 1040;
- Largura embalado(mm): 700;
- Profundidade embalado(mm): 770;
- Peso Líquido (Kg): 48,6;
- Peso Bruto (Kg): 50,5;
- Tensão (V): 127/220;
- Frequencia (Hz): 60;
- Cores: Branco;
- Consumo aprox.: 0,46;
- Eficiência de lavagem (127/220V): 0,88;
- Eficênlcia de centrifugação: A;
- Consumo de água (litros/ciclo/kg): 13,1;
- Garantia: 1 Ano (pelo fabricante contra defeitos de fabricação conforme certificado que acompanha o produto);














Fonte: www.electrolux.com.br

742 comentários:

1 – 200 de 742   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Gostaria de saber qual é a melhor lavadora entre a LTC15 e a LT15F, pois a LT15F, não consta no site da Electrolux do Brasil.

Fernando Ricci disse...

Elas são praticamente a mesma lavadora. O que muda é que a LTC15 tem a tecla Molho Dinâmico Amaciante que deixa as roupas de molho na água do enxague por 25 minutos e a LT15F no lugar dessa tecla ela tem a tecla Economia, que quando acionada a lavadora entra em pausa na hora de drenar a água da lavagem para que o usuário reaproveite a água da forma que quiser e no agitador ela não tem a parte lilás do lava tenis.

Anônimo disse...

Fernando, parabéns pelo blog.
Estou para comprar uma lavadora e estou em duvida entre os seguintes modelos: LTC12, LTE12, LTC15 e LT15F.
Estou mais propenso a LT15F, pois consegui um preço excelente nela fazendo seu preço praticamente empatar com as de 12 Kg.
De qual delas exitem menos reclamações?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog.

Esses modelos que você citou apresentam poucos problemas.

Feche com a LT15F. Os modelos LTC12 e LTE12 são muito ineficientes pois tem o agitador mau projetado e como eu disse acima a LTC15 é praticamente igual a LT15F.

Anônimo disse...

oi fernando, gostaria da sua opinião: comprei uma lavadora lt15f, desde o inicio verifiquei q ela está furando algumas roupas e ficam muitas linhas de toalhas e lençois presas naquela divisão q tem no meio do agitador. O tecnico veio ver e disse q não viu defeito algum pois o agitador está firme. Será q estas roupas não são furadas pq ficam presas naquela divisão do agitador?
Adorei seu blog pois tem uma linguagem simples e bem clara, PARABÉNS! Berenice

Fernando Ricci disse...

Olá Berenice, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog.

É certeza que é essa divisão do agitador que está furando suas roupas e puxando linhas das toalhas e lençóis. No encaixe entre as partes do agitador ele deve estar com algum espaço a mais do que o normal e conforme o agitador gira ele deve estar beliscando as roupas. Ligue na autorizada e peça para eles trocarem o agitador.

Depois volte para me contar o desenrolar do caso.

Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Fernando, lendo a sua resposta agora pude ver q vc entendeu exatamente minha dúvida e foi no ponto certo pois é isto q está acontecendo, "ELA ESTÁ BELISCANDO ALGUMAS ROUPAS" principalmente malhas.
Muuuito obrigada pela atenção pois me ajudou muito, vou passar seu blog adiante pois adorei.
Ah, pode deixar q quando terminar essa maratona q estou prestes a começar lhe direi o resultado.
Abraços, Berenice.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! É muito bom quando temos informações precisas e bastante claras para nos ajudar. Me ajudou muito. Obrigada. Ana Paula.

Curriculo disse...

Fernando, Parabens pelo blog,
Graças as informações que vc postou aqui, comprei a LT15F, e estou achando muito boa, Quase fiz a burrada de comprar as de 15 kg com blue touch, mas como tive uma pessima experiência com máquinas de painel eletrônico, botão de toque, fugi delas e fui atrás da ltc15 e lt15f.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Adorei saber que meu blog te ajudou na escolha da lavadora e que está gostando dela!

Qualquer coisa estou à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Val disse...

Olá Fernando, preciso trocar minha máquina.Na minha cidade a LT15F está com preço excelente mas fico em dúvida referente a marca electrolux principalmente em relação a manutenção. O que você me diz em relação a consul/brastemp?

Fernando Ricci disse...

Olá Val, tudo bem?

Infelizmente não tenho como te responder com precisão manutenção da Electrolux porque depende muito do posto autorizado. Isso não vale só para a Electrolux, mas sim para todas as marcas.

Eu particularmente nunca tive problemas com a autorizada da Electrolux que me atende aqui em SP. Eles sempre me atenderam rapidamente.

O que posso dizer é que referente as peças para manutenção é muito fácil encontrar tanto para a Electrolux como para a Brastemp/Consul.

A LT15F é uma excelente lavadora. Eu a recomendo.

Val, espero ter ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Gabriel disse...

Olá, irei comprar uma lavadoura de 15kg, mas estou muito receoso, pois sempre comprei Brastemp, mas como a Brastemp não tem 15 kg estou indo para a eletcrolux. É uma boa opção, ou seria melhor eu me contentar com a Brastemp de 11kg?

Outra pergunta. Qual seria a melhor lavadoura da electrolux d e15 kg (estou fugindo da que contenha o painel blue touch). LT15F , LTC15 ou LTA15 ?

PS: Parabéns pelo blog. É muito bom poder contar com alguém que não tenha interesse em empurrar um ou outro produto

Fernando Ricci disse...

Olá Gabriel, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Realmente eu não empurro produtos de uma determinada marca para as pessoas poque não ganho nada de nenhuma marca e por este motivo sou livre para falar bem ou mal de todas.

Não tenha receio de comprar uma Electrolux e não se prenda a Brastemp porque ela já não é mais uma Brastemp. Hoje em dia as marcas tem modelos bons e modelos problemáticos, mas todas estão sujeitas a apresentar defeitos. É questão de sorte.

Compre uma 15kg da Electrolux, mas não precisa fugir da Blue Touch não pois ela é uma das melhores 15kg que está à venda atualmente. Fuja da LTA15. Essa é a top load recorde de reclamações da Electrolux (site www.reclameaqui.com.br). Ela é ineficiente porque tem agitação lenta demais para uma lavadora de 15kg e é problemática, além de ter a manutenção bem mais cara que os demais modelos de 15kg porque ela tem motor DD (Direct Drive) que não utiliza correia nem polia, é acoplado diretamente na transmissão da lavadora. Se der problema na transmissão da lavadora você terá que trocar a transmissão e o motor pois eles não são vendidos separadamente.

A LTC15 está saindo de linha dando lugar para a LT15F. Fique com a LT15F ou com a LBU15.

A Brastemp Ative! 11kg (BWL11A) é top load mais problemática da Brastemp. Além de ineficiente, devido a um erro de projeto muitas delas na centrifugação começam a se bater e saem pulando pelas lavanderias do Brasil a fora. Você pode ver a quantidade de reclamações no site www.reclameaqui.com.br e ver videos no youtube.

Gabriel, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Val disse...

Oi Fernando, parabéns pelo site e agora estou mais tranquila na minha decisão. Vou comprar a LT15F pois
o preço está bem atrativo e confio nas suas dicas. Assim que chegar volto para te contar.
Obrigada pela atenção e pela rapidez da resposta!

Um grande abraço!
Val

Anônimo disse...

Fernando,amei seu blog, pois me ajudou muito. Estava procurando uma máquina de lavar de 15 kg da Eletrolux, mas tinha muitas duvidas quanto ao modelo, estava quase comprando a LTA15, mas depois de ler os seus comentários vou mudar para a LT15F. Obrigada e depois que a comprar darei meu comentário a respeito

Anônimo disse...

Esqueci de mencionar meu nome no comentário.
Obrigada e grande abraço,

Pilar

Fernando Ricci disse...

Oi Val, tudo bem?

Ficarei no aguardo de você voltar para dar sua opinião sobre a LT15F.

Um abraço!

Fernando Ricci disse...

Olá Pilar, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que gostou do meu blog e que ele te ajudou na decisão de qual lavadora comprar.

Acredito que ficará satisfeita com a LT15F.

Ficarei no aguardo de você voltar para dar sua opinião sobre a lavadora.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Ronald disse...

Olá fernando, primeiro parabéns pelo blog, muito esclarecedor, estou na dúvida, existe alguma "LT13F"? ou só a 15? tem alguma de 13 que vc recomenda? AH! voe sabe me recomendar um chuveiro/ducha que realmente esquente? tenho um Turbo Advanced da Lorenzetti e é pura propaganda enganosa, ou então sabe onde posso procurar informação sobre o que procuro? Novamente PARABÉNS!!!

Fernando Ricci disse...

Olá Ronald, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Infelizmente não existe uma LT13F e não tem nenhuma lavadora 13kg que eu recomende.

Sobre o chuveiro/ducha que esquente, eu não entendo muito disso mas em casa tenho uma ducha eletrônica TermoSystem que é excelente. Não tenho do que reclamar.

Ronald, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Anônimo disse...

Olá amigo!
Estou pesquisando a máquina ideal, gostaria de saber se você sabe a diferença entre as Lavadoras Blue Touch Ultra Clean 15kg (LBU15) e a Lavadora Turbo Capacidade 15kg (LT15F)
Estou na dúvida entre essas duas.
Achei interessante pela capacidade, mas devo admitir que acho a frontal excelente, por exemplo a LG 1485TDA, porém a capacidade dela é de 8,5 a dúvida é justamente a capacidade. Será que a frontal lava melhor?
Desde já agradeço a ajuda!!

Renata e Raikon de Uberlandia Mg disse...

lOlá Fernando, Só passei por aqui para lhe agradecer pelas dicas que me deu pelo email sobre as maquinas da Eletrolux de 15 kls (LT 15F ou LBU 15)....Comprei pela internet com um preço ótimo a(LT15 F).Estou aguardando ela chegar e assim que fazer o uso volto para postar meu comentário,se Deus quiser estarei satisfeita....PARABÉNS PELO BLOG,VOCÊ NÃO DEIXA NADA A DESEJAR....Que Deus Abençõe.OBRIGADA MESMO...Renata e Raikon

Cristina disse...

Olá Fernando,

Recebi hoje a minha LT15F...e, para minha tristeza ela a parou de funcionar na 1ª lavagem, pois não da sinais de que esteja ligada, a luz led e avança etapas não acendem. Você imagina o que pode ser?

Um abraço

Cristina

Ronald disse...

Fernando,

a respeito da ducha eletrônica TermoSystem que vc tem, vc mora em casa ou apto? esquenta bem no inverno?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

As diferenças entre a LT15F e LBU15 é que a LBU15 tem o tira manchas ultrassônico e nível automático de água. O funcionamento é idêntico para os dois modelos.

A LG-1485TD é uma excelente lavadora e lava sim os 8,5kg. As lavadoras frontais são muito eficientes, econômicas, silenciosas e desgastam bem menos os tecidos. o único contra é o custo de manutenção maior do que as lavadoras convencionais porque elas são importadas e as peças para manutenção também. Por este motivo eu sempre recomendo comprar a garantia estendida da loja.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Renata e Raikon, tudo bem?

Amém. Muito obrigado pelas palavras!!!! :-)

Acredito que ficarão satisfeitos com a LT15F. Ficarei no aguardo de vocês voltarem para dar a opinião sobre a lavadora.

Um abraço!

Fernando Ricci disse...

Olá Cristina, tudo bem?

Poxa vida, você não teve sorte heim! Infelizmente hoje em dia quando compramos um produto seja eletro ou eletrônico corremos esse risco porque a qualidade deles não é mais como antigamente.

Bem provável que seja falha na placa eletrônica.

Como você a recebeu hoje ainda não faz 24hs então se você a comprou em loja física vá até a loja e peça a troca da lavadora. Se você a comprou pela internet entre em contato com o SAC da loja e peça a troca da lavadora, pois para compras feitas pela internet nós consumidores temos até 7 dias corridos a contar do dia do recebimento da mercadoria para em caso de defeito ou se não ficar satisfeita com o produto solicitar a troca ou a devolução e o ressarcimento do valor pago.

Por favor, me mantenha informado sobre o caso.

Um abraço!

Ronald disse...

Bom Dia Fernando,

Após conhecer este seu Blog, eu e minha esposa decidimos em comprar um LT15F, tinhamos uma Brastemp Smart 6 Kg, com mais de 10 anos, agora começou a fazer muito barulho e às vezes deixa sabão nas roupas, o conserto ficar R$400,00, então preferimos comprar a LT15F, poderia me dizer se posso carragá-la (a LT15F) no porta-malas da minha quantum? É que moramos no interior e demora para entregá-la, tem algum problema se eu comprá-la na loja e transportá-la para minha casa assim? Corre o risco de algum problema? Aguardo a resposta para saber o que fazer. Obrigado!

Anônimo disse...

fernando voce acha que pela Lt15 F nao ter agua quente ,faz muita falta?
Obrigado

Fernando Ricci disse...

Olá Ronald, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que meu blog ajudou na escolha da lavadora.

Não é muito recomendado transportar inclinado ou deitado esse tipo de eletrodoméstico. A viagem será muito longa? Se a viagem não for muito longa e você andar em baixa velocidade para que a lavadora sacuda o menos possível acredito que não terá problemas. Mas é colocar a conta em risco.

Mas ela caberá no porta malas da Quantum? Essa lavadora é gorda heim! rsrsrsrs...

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog?

Ronald disse...

Serão 50 Kilometros da loja até minha casa, sendo todo o trajeto sobre asfalto, e ela cabe sim já verifiquei, só queria confirmar com voce se não há risco de algum problema, tipo "o motor não pode inclinar-se senão cai o óleo dele" algo assim...

obrigado pela atenção!

Ronald disse...

Mais uma pergunta pra finalizar, a LT11F e a LTC12 tem a mesma qualidade da LT15F ou tem algum quesito com a qualidade inferior???

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A água quente não é fundamental em uma lavadora.

Sobre a utilidade da lavagem com água quente, depende da necessidade. Tem pessoas que gostam de lavar com água quente roupas brancas, roupas de cama, toalhas de banho, panos de prato porque a água quente higieniza as roupas e potencializa a ação do sabão facilitando a remoção de encardidos e manchas difíceis. Mas para se ter um resultado satisfatório é necessário utilizar um sabão de boa qualidade, senão a água quente sozinha não faz milagres.

Mas também é possível conseguir resultados muito satisfatórios lavando essas mesmas roupas com água fria e a LT15F é uma excelente lavadora.

Fernando Ricci disse...

Oi Ronald!

Não, ela não vazará óleo não porque a transmissão é completamente vedada.

A LT11F e a LTC12 são inferiores na lavagem das roupas. Elas são ineficientes na lavagem porque agitador delas é mau projetado.

Outros modelos que eu recomendo da Electrolux são LBT12 e LB12Q. Essas sim são eficientes.

Fernando Ricci disse...

Ah Ronald, esqueci de responder sobre o ThermoSystem.

Eu moro em casa térrea e ele esquenta muito bem no no inverno porque ele tem 6800W de potência. Como ele é bem potente, ele exige que a fiação e o disjuntor do quadro de energia seja bom também.

Cristina disse...

Olá Fernando,

Você tinha razão, realmente foi a placa.
Entrei em contato com a loja e estou aguardando a substituição produto, que ocorrerá ainda esta semana.
Agora, espero ter mais sorte...rsrsrs

Obrigada

Cristina

Anônimo disse...

Fernando, boa noite!

Poderia me ajudar na escolha de uma lavadora categoria 15KG. a duvida esta entre as marcas GE e Electrolux.

Obrigado, Wagner.

Fernando Ricci disse...

Olá Cristina, tudo bem?

Se puder, me conte se o caso foi solucionado e se está tudo bem e o que está achando da lavadora.

Um abraço!

Fernando Ricci disse...

Olá Wagner, tudo bem?

Eu não costumo recomendar as lavadoras da GE devido a elas serem problemáticas, terem a manutenção mais cara que as demais marcas, é difícil encotrar peças para reparo e a maioria dos técnicos não consertam essas lavadoras devido a complexidade na manutenção.

Eu recomendo as Electrolux Turbo Capacidade 15kg (LT15F) e Electrolux Blue Touch Ultra Clean 15kg (LBU15). Esses modelos são muito eficientes e estão apresentando poucos problemas.

Wagner, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Eu tinha uma lavadora Brastemp Luxo 5 KG com 32 anos e depois de conhecer seu blog e vendo os seus comentários sobre as máquinas me decidi pela LT15F. Estou muito satisfeita com a aquisição mas estou estranhando pois entre cada ciclo ela fica mais de 5 minutos parada, por exemplo: após a agitação ela despeja a água, dá uma centrifugada, depois ela fica os 5 minutos parada para depois encher de água novamente para o enxague, depois desse ciclo volta a ficar parada mais uns 5 minutos para começar a centrifugação. Isso é normal? Tirando isso ela é extremamente eficiente na lavagem e na centrifugação a roupa sai quase seca. Estou muito satisfeita.
Abraços,

Pilar

Ronald disse...

Olá Fernando,

a nossa LT15F chegou, porém, primeiro ligamos ela sem roupas no nível muito baixo para niverlarmos, porém:

*Percebemos que cai pouca água através do dispenser de sabão, mas notei que o barulho da água dentro dela é maior, e constatamos que ela está enchendo de água por baixo,

1) é assim mesmo? Cai pouca água no dispenser do sabão para dissolvê-lo bem lentamente?

*Em seguida mudei para centrifugar a pouca água que estava dentro (cobrindo a 2.ª fileira de furos) só que ficou nesta função (centrifugação) por mais de 10 minutos;

2) O que está acontecendo? é normal por ser a 1.ª vez?

*Após este período e parar de centrifugar, demorou mais de 1 minuto para desligar todas as luzes;

3) Há alguma coisa errada? o que fazer?

Resolvi numerar as dúvidas para quando vc responder eu possa entender cada situação.
Aguardo retorno...

Obrigado pela atenção dispensada não só a mim, como a todos que lhe procuram.

AH! Obrigado pela dica do Termo System...

Fernando Ricci disse...

Olá Ronald, tudo bem?

Que legal que a sua LT15F chegou! Tudo que você relatou abaixo é normal. Vamos as explicações:

1) É normal cair pouca água pelo dispenser. As lavadoras 15kg da Electrolux tem 2 entradas de água para que elas encham mais rapidamente: a do dispenser (para jogar na lavadora o sabão, alvejante e amaciante) e tem outra entrada que fica do lado direito em cima do cesto e essa joga água um jato de água atrás do cesto e por isso você ouviu barulho de água por dentro e parecia que ela estava enchendo por baixo. Na verdade ela estava enchendo por trás do cesto.

O tempo de centrifugação varia de acordo com o programa escolhido e nada tem a ver com o nível de água selecionado, mas na maioria deles o tempo é longo sim porque a programação das lavadoras são feitas com base na sua capacidade, então a programação dela é dela é feita com base em 15kg, porém isso não significa que não possa lavar quantidades menores de roupas.

2) Após terminar de centrifugar, ela fica parada por um tempo parada para destravar a tampa e só após o destravamento o painel desliga.

3) Não há nada errado.

Fique tranquilo, a programação/funcionamento das lavadoras atuais são diferentes das lavadoras antigas.

Qualquer dúvida que tiver pode publicar aqui que te respondo.

E sobre o Thermosystem? Vc comprou?

Forte abraço!

Ronald disse...

Boa tarde Fernando,

Pra fazer um bom teste inicial resolvi encher a máquina com a capacidade máxima, ela levou um pouco mais de trinta minutos para encher, mas o sabão em pó que coloquei no dispenser só diluiu 1/3 do total, será algum problema?

Agurado retorno, obrigado!

Fernando Ricci disse...

Olá Ronald!

Bem provável que a pressão da água na torneira onde está conectada a lavadora é fraca. Em condições normais ela leva no máximo 13 minutos para encher até o nível máximo de água.

Como é a pressão da água na torneira da lavadora? É fraca? A água vem direto da rua ou da caixa d'agua?

Ronald disse...

Vem direto da caixa d'água que fica acima do banheiro (uns 3 metros e meio de altura), a pressão na torneira da pia da cozinha (que está na mesma altura) é satisfatória, tem até uma certa pressão...

Ronald disse...

Maia uma informação:

Demorou + ou - 2 horas para o completo ciclo ligada com a função: Molho + Agistação (2ª opção)...

Fernando Ricci disse...

Ronald, o problema é exatamente a pressão da água. A água quando vem da caixa, mesmo que ela tenha uma pressão razoável, quando ela passa pela mangueira e pela válvula de entrada de água da lavadora, essa pressão reduz bastante.

Ah sim, se ela demorou meia hora só pra encher e ela enche 2 vezes. ela gastou 1 hora só enchendo de água.

Qual programa você utilizou?

Ronald disse...

o 2.º de cima para baixo: Molho + agitação...

Posso retirar a válvula da mangueira para acelerar?

Fernando Ricci disse...

Ronald, o Molho + Agitação é a etapa de lavagem que o programa iniciou. Qual programa você selecionou no seletor de programas, no seleetor rotativo?

A válvula de entrada de água fica dentro da lavadora. Se você retirá-la a lavadora não funcionará.

Não tem nenhuma peça que possa ser retirada da mangueira de entrada de água.

Ronald disse...

Bom dia Fernando,

Programa = Normal
Nível de Água = Alto

Fernando Ricci disse...

Oi Ronald!

Então tá tudo certo com a sua lavadora mesmo!

O programa Normal dura em média 1h 21min, mais o tempo que ela demorou para encher as 2x até o nível alto, o programa completo deve ter demorado + ou - 2hs 30min mesmo.

Anônimo disse...

Olá Fernando, boa noite!

muito bom seu blog e muito esclarecedor, vc é expert em lavadoras rsrs. Hj eu adquiri a LT15F e devo receber ela em 2 dias. Estou ansioso. Eu tinha visto outros modelos de lavadoras (brastemp ative 11kg, consul 10kg e a electrolux 12kg) mas quando cheguei na loja eu resolvi ficar com a de 15kg, acho q vale a pena investir um pouco mais. Quando cheguei em casa resolvi procurar foto da lavadora na internet e achei o seu blog explicando tudo. Obrigado fernando!

Hector.

Fernando Ricci disse...

Olá Hector, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog e que ele tenha te passado as informações essenciais para conhecer a sua nova lavadora de roupas!

Acredito que ficará satisfeito com a LT15F porque ela é uma excelente lavadora!

Qualquer dúvida que tenha estou à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao blog!

Ronald disse...

Bom dia Fernando,

Como vc disse que poderia lhe procurar sobre alguma dúvida ai vai:
è normal na LT15F durante a agitação após encher emitir um pequeno som como se fosse um "ronco" no momento em que o agitador está girando?

Obrigado!

Fernando Ricci disse...

Bom dia Ronald, tudo bem?

É normal sim. Esse som é normal na maioria das lavadoras top load.

Esse som é característico das engrenagens da transmissão girando durante a agitação.

Um abraço.

Ronald disse...

Obrigado pela atenção e presteza nas respostas...

É muito bom contar com alguém que sabe muito sobre lavadoras...

qualquer nova dúvida volto a postar..


Abraço

Fernando Ricci disse...

Oi Ronald!

Fique à vontade para perguntar.

Um abraço!

Anônimo disse...

olá! tudo bem?
depois de olhar alguns cometários,comprei a eletrolux 15kg LBU na internet,mas, ainda não chegou.Entre a LBU15 e a LT15F,qual na sua opinião é a melhor?
Na minha casa somos somente meu marido e eu,mas, pretendemos aumentar a família futuramente.
Luciana

Anônimo disse...

Olá Fernando, tudo bem?
finalmente minha lavadoura chegou hj. Ja fui logo testando e etc... Na primeira lavagem eu coloquei no nivel medio umas 4 camisas e 3 bermudas e um lençol de solteiro no modo rapido 25min. Ai ela fez tudo direitinho e na hora de enchaguar ela começou a bater dos lados (e eu coloquei as roupas bem espalhadas no cesto, mas durante a lavagem a roupa nao ficou bem espalhada. E na próxima lavagem eu coloquei no modo edredon e coloquei 1 edredon de solteiro e 1 colcha de solteiro ai ela bateu tudo direitinho (demorouuu, mas sei q é pq a água é da caixa) e na hora de enxaguar ela nao bateu dos lados, ficou bem dividido o peso. Depois eu coloquei no modo toalha e coloquei 1 colcha de casal + 2 lençois de solteiro + 3 toalhas de banho e deixei la, e na hora q a lavadora ia enchendo ela vai girando um pouco tipo pra molhar por igual e espalhar por igual o sabão, só q eu reparei q na hora do arranque do cesto ela faz um barulho meio alto, gostaria de saber se isso é normal. Depois na hora de enxaguar ela bateu dos lados no inicio, mas depois q pegou velocidade nao bateu mais. E normal isso tbm? desculpe a ignorancia, é q eu sou pobre e nunca tive essas maravilhas rsrs. Desde ja agradeço a atenção.

obg HECTOR!

Fernando Ricci disse...

Olá Hector, tudo bem?

Que legal que a sua LT15F chegou!!!!

Hector, não precisa se desculpar por estar fazendo perguntas sobre o funcionamento da lavadora. Qualquer dúvida que vc tiver ou algo que achar estranho, pergunte mesmo!

Sobre o cesto bater no gabinete por dentro quando ela está centrifugando em baixa velocidade, é normal nos modelos 15kg da Electrolux porque o espaço entre o cesto e o gabinete é pequeno, mas a lavadora já é preparada para isso. O gabinete por dentro tem algumas partes forradas com uma espuma metálica para amortecer essas batidas. Isso acontece somente quando ela está em baixa velocidade. Assim que a velocidade aumenta ela para de bater.

Na hora de encher de água ela dá esses giros que vc citou e cada vez que o motor dá uma arrancada pra ela girar ela faz um "toommm" e as vezes faz também um "tac". É normal também, pode ficar tranquilo.

Conforme você for usando a lavadora irá se acostumar com o funcionamento dela.

Hector, muito obrigado por ter voltado pra contar sobre a sua LT15F e depois me conte se está gostando dela.

Forte abraço!

Fernando Ricci disse...

Olá Luciana, tudo bem?

Na minha opinião os dois modelos são igualmente eficientes.

A diferença entre os dois modelos é que a LBU15 tem painel Blue Touch, nível automático de água e o tira manchas ultrassônico. O funcionamento é praticamente o mesmo para os dois modelos.

Depois volte para me contar o que está achando da LBU15.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Fernando, muito o brigado pelos esclarecimentos. Eu to gostando bastante da lavadora, da vontade de lavar todas as roupas de casa inclusive as limpas (rsrsrs), mas o que está me intrigando é justamente esse som na arrancada do cesto, é um som rapido só quando arranca mesmo, e parece que na primeira lavagem nao fez esse barulho. É tipo o som de torcer um balão de aniversário ou passar o dedo no balão de aniversario. Mais 1x muito obrigado pela ajuda fernando.

abração, Hector.

Anônimo disse...

Olá Fernando bom dia!
Estou pesquisando na internet sobre lavadoras de 15kg e encontrei seu blog . . . fantástico!
Eu e meu marido (Valdir) estamos saindo hoje pra comprarmos uma lavadora de 15kg e, graças às suas orientações, temos certeza de que faremos uma excelente compra. Pretendemos comprar o modelo LT15F ou LBU 15.
Abraços,
Márcia - Ribeirão Preto/SP

Anônimo disse...

Fernando estamos pesquisando ainda na internet e encontramos um modelo de 13kg - Lavadora de Roupas 13Kg - Continental Evolution LVCT1330LA. Nossa lavadora atual, que tem 16 anos, é dessa marca com a abertura frontal, função água quente . . . enfim, nesses 16 anos estivemos satisfeitos. Você tem alguma referência desse modelo novo da continental? Obrigada!

Anônimo disse...

Desculpe, esqueci de me identificar no comentário anterior sobre a lavadora Continental . . .
Márcia - Ribeirão Preto/SP.

Fernando Ricci disse...

Oi Hector!

Que bom que você está gostando da lavadora!

Eu sem bem como é. Também tenho vontade de lavar tudo que vejo na frente quando a lavadora é nova. rsrsrsrs...

Quanto ao barulho que você está intrigado, pelo que você conta eu acho que é normal porque ela faz mesmo um som estranho nessas arrancadas. Mas sua lavadora tem 1 ano de garantia. A qualquer momento você pode ligar na assistência técnica e agendar uma visita para que o técnico avalie se está tudo bem com a lavadora.

Qualquer coisa estou por aqui.

Abração e Boas Festas!

Fernando Ricci disse...

Olá Márcia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lavadora!

A lavadora Continental Evolution 13kg (LVCT1330LA) não é fabricada pela Continental como a sua antiga e maravilhosa Continental Evolution frontal. As Continental atuais são fabricadas pela Mabe, que é o mesmo fabricante dos eletrodomésticos Dako/GE/Mabe/Bosch. Eu particularmente não recomendo as lavadoras fabricadas pela Mabe porque elas são problemáticas, tem a manutenção cara, é difícil encontrar peças para reposição e a maioria dos técnicos não consertam as lavadoras dessa marca devido a complexidade da manutenção.

Sei que muitas pessoas estão adqurindo as lavadoras Continental Evolution atuais porque tiveram excelente experiência com as antigas lavadoras Evolution frontal e acreditam estar adquirindo uma nova lavadora com a mesma qualidade. Infelizmente não é essa a realidade.

Márcia, espero tê-la ajudado e continuam a disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Anônimo disse...

obrigado +1x Fernando. Ontem eu percebi outra coisa :(, quando eu giro o cesto da lavadora vazio ele parece q raspa em alguma coisa, acredito q o normal seria nao pegar em nada, mas ele pega de leve em algo, tipo se tivesse empenado. Olhei por baixo da lavadora e nao vi nada. Acho q to sem sorte mesmo, ouuuu eu to procurando defeito onde nao tem ne kkkkk. Te adicionei no msn, me aceita se puder. Fica com Deus Fernando,tudo de bom pra vc. Abração!

Hector

Fernando Ricci disse...

E aí Hector, blz?

Hector, para de caçar defeito onde não tem! rsrsrsrs...

Esse barulho que você citou que ela faz qdo vc gira o cesto é normal também. Hector, nem as lavadoras frontais são 100% silenciosas, quem dirá as top load. Elas estão cada dia mais barulhentas.

E pode se preparar, é totalmente normal a lavadora de vez em quando fazer algum barulho que ela não havia feito antes. Isso vale para qualquer marca/modelo.

Eu aceitei vc no msn pra gente bater um papo.

Abração!

Dan disse...

Blz? muinto bom seu blog! Uma dúvida a lt15f tem eficiência de lavagem de 0.88. vi que a lta15 tem 0.98. Esse 0.88 é pouco. A partir de qt a máquina pode ser considerada eficiente? Segundo a minha cunhada ela tem uma máquina que não lava direito as roupas e ela verificou que o problema era a eficiência dela...

Dan disse...

Boa tarde! A eficiência da lt15f é de 0.88, isso é pouco? A lta15 tem uma eficiência de lavagem de 0.98. Minha cunhada que disse para cuidar essa característica porque ela tem uma máquina com baixa eficiência e suas roupas não saem bem limpas...

ronald disse...

Olá Fernando,

Passando para agradecer todo a atenção que vc teve comigo durante o período de pesquisa e solucionando todas as minhas dúvida pré e pós compra da sua recomendade LT15F.

Realmente, excelente aquisição, graças à vc, temos uma lavadora excelente que facilita e muito o trabalho de limpeza de roupas.

Aproveito para antecipar os votos de UM EXCELENTE NATAL, PARA VOCE E TODOS SEUS FAMILIARES, muita saúde e alegrias (afinal vc fez a nossa na hora de comprar a lavadora)!!!!!!

Fernando Ricci disse...

Olá Dan, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Dan, desapegue do índice de eficiência de lavagem apresentado nessas etiquetas do INMETRO para escolher uma lavadora eficiente. Eu já testei lavadoras que tinham 0,86 de eficiência de lavagem que dão uma surra na LTA15 que na etiqueta ganhou 0,98.

Eu não considero nenhuma lavadora eficiente através do índice apresentado na etiqueta, mas sim depois que eu testá-la e ver quais são os resultados que ela realmente apresentam na prática.

Dan, qualquer coisa estou à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Ronald, tudo bem?

Poxa, muito obrigado mesmo por ter voltado pra agradecer e registrar sua satisfação e também pelos votos!! Também desejo à você e toda a família um Feliz Natal e um 2012 repleto de paz, amor, saúde e realizações!!!

Para mim é muito gratificante quando as pessoas voltam para me contar que estão satisfeitas com a lavadora que eu e meu blog ajudamos na escolha. Ver a satisfação das pessoas só faz com que cada dia eu me dedique mais a esse trabalho, mesmo que ele não me proporcione nenhum ganho financeiro.

Qualquer coisa estou por aqui.

Abração! :)

Maria Isabel disse...

Oi Fernando,

Preciso urgentemente de uma máquina de lavar e ja optei pela Eletrolux 15 k. O problema é que no site tem 4 modelos e não consigo me decidir. Vi que vc recomenda muito a LT15F só que não tem essa no site e só encontrei em uma unica loja virtual. No site existe a LA15F mas não encontrei para vender em nenhuma loja. LA15F e LT15F são as mesmas máquinas? Porque não as encontro para comprar? Alguma sugestão para substituí-las caso não as encontre? Grata.

Fernando Ricci disse...

Olá Maria Isabel!

Os modelos LA15F e LT15F são diferentes. Eu ainda não tive oportunidade de testar a LA15F então ainda não posso falar sobre a eficiência deste modelo.

Modelos 15kg da Electrolux eu recomendo LT15F, LBU15 e LTC15.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e Feliz Natal!

Anônimo disse...

Bom dia, adorei o seu blog. Me ajudou muito, acabei de adquirir uma LT15F, chega em 6 dias, comprei na gazin por 1.179,00 em 12x sem juros. Achei um ótimo negócio.
Bom, pesquisando sobre a maquina, achei um plágio do seu blog. verifique...
http://maquinas-de-lavar.blogspot.com/2011/12/lancamento-lavadora-electrolux-turbo.html
Obrigada.
Cris

Anônimo disse...

boa tarde, estou pesquisando a dias na internet sobre a melhor opção para compra de uma lavadora nova, encontrei seus comentários e achei eles muito interessantes, então gostaria de pedir uma ajuda se possível, somos em 4 pessoas, (duas crianças) então tem roupa pra lavar todos os dias... gostaríamos de uma lavadora silenciosa e eficaz, encontrei a LB12Q da electrolux que gostei por ter água quente, mas fiquei na dúvida com os opcionais que a LT15F oferecem, poderia me ajudar?? pode até me indicar uma outra lavadora.
obrigada
Viviane

Anônimo disse...

oi, outra dúvida que tenho, é qto a compra da secadora de roupas, qual o melhor modelo dispónível hj no mercado? independente da marca.
pensei em comprar a lavadora e a secadora separados, será a melhor opção , já que não tenho problema de espaço? ou mesmo assim é melhor comprar a lava/seca?
obrigada
att
viviane

Fernando Ricci disse...

Olá Cris, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te ajudado na escolha da lavadora.

Você conseguiu a LT15F por um excelente preço! Acredito que ficará satisfeita com a lavadora. Depois que usá-la, volte para dar sua opinião sobre a lavadora.

Cris, muito obrigado por me avisar sobre esse blog que está plagiando o meu! Eu nem sabia que ele existia e o que me deixou mais furioso é que ele está copiando inclusive as MINHAS opiniões sobre as lavadoras, além da formatação dos textos, etc... resumindo, praticamente o blog todo.

Cris, qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e Feliz 2012!!!!

Fernando Ricci disse...

Olá Viviane, tudo bem?

Se você não tem problemas com espaço e tem condições financeiras para adquirir as máquinas separadas, eu recomendo sim. A vantagem de ter as máquinas separadas é que enquanto uma seca uma carga de roupas a outra já pode ir lavando uma nova carga, e também porque a secadora seca as roupas em menos tempo que uma lava e seca.

Só não entendi quando você diz sobre os opcionais que a LT15F oferece.

Você faz questão que a lavadora tenha água quente? Caso não faça, eu te recomendo a lavadora Panasonic 12kg (NA-FS12G1). Estou tendo oportunidade de testar essa lavadora e estou maravilhado com ela. Ela é muito eficiente e é sem dúvidas a lavadora top load mais silenciosa que já usei. O sistema de lavagem dela lava qualquer tipo de roupa com muita eficiência e com menor desgaste dos tecidos se comparado com as lavadoras tradicionais, ela tem 11 níveis de água e o fabricante está oferecendo 5 anos de garantia no painel eletrônico, que é uma das peças que mais apresentam problemas nas lavadoras. Como você disse que procura uma lavadora eficiente e silenciosa, ela é bem recomendada.

Sobre a secadora, a melhor opção atualmente é a Samsung 10,2kg (SDC3C101XAZ), mas ela está à venda somente no site Fast Shop e em 220V.

As secadoras Brastemp Ative! 10kg (BSI10AB/BSR10AB) também são boas.

Viviane, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz 2012!!!

Anônimo disse...

oi Fernando, bom dia, adorei suas sugestões tanto da panasonic , qto da secadora samsung, mas... eu não tinha me lembrado de um detalhe, qdo te fiz as perguntas sem especificar a marca, eu moro no interior, e não temos aqui todas as assistências técnicas, então por favor me ajude a escolher uma lavadora e uma secadora que seja da Electrolux ou brastemp, que são as marcas que temos assistencia tecnica.
Ref. as lavadoras eu fiquei na dúvida qto a LT15F e a LB12Q, qual das duas vc me indica, e elas são silenciosas?
obrigada.
Feliz Ano Novo, com muita saúde!
Viviane

Fernando Ricci disse...

Olá Viviane, tudo bem?

Tanto a LB12Q como a LT15F são muito eficientes e silenciosas. A LB12Q tem um sistema de freio que dá um estalo alto cada vez que a lavadora trava o cesto. Mas não é nada que tenha matado ninguém de enfarto até hoje.

Referente a secadora, embora eu não goste de nenhuma das duas, ainda a Brastemp 10kg é a que vem apresentando um pouco menos problemas.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e Feliz Ano Novo pra vc e toda a família!

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando.
o modelo LBU 15 tem as funções turbo secagem e passa fácil que não tem no LT15F. Estas funções fazem alguma diferença significativa ou são apenas perfumaria, ou questão de marketing?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

As funções Passa Fácil e Turbo Secagem da LBU15 tem efeito, mas são funções que eu particularmente usaria com pouquíssima frequência.

O Passa Fácil quando acionado diminui o tempo de centrifugação porém as roupas saem mais úmidas da lavadora e a Turbo Secagem aumenta o tempo de centrifugação e eu particularmente já acho a centrifugação das lavadoras Electrolux longas demais.

claudio disse...

Olá Fernando,

Estou na dúvida na compra de uma máquina de 15 KG. Li no seu blog a respeito da Electrolux LBU 15 e a LT15F e vi que uma das diferenças é o painel em que uma é mecânico(LT15F) e o outro é digital(LBU15).
´lém de outras diferenças daLBU15(tira-manchas, nível automático de água).
Você acha que essas diferenças valem , apesar do painel digital?

Abraços,

Claudio

Fernando Ricci disse...

Olá Claudio, tudo bem?

Os dois modelos tem painel eletrônico. A única diferença entre eles é que o painel da LBU15 é touch.

Eu prefiro a LBU15 pelo nível automático de água e também por ela colocar menos água no nível extra-baixo se comparado com o mesmo nível de água da LT15F. O tira manchas ultrassônico eu acho uma bobeira.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

oi Fernando, td bem?
ainda estou na pesquisa da lavadora e da secadora de roupas, gostei das tuas sugestões das lavadoras tanto a LB12Q como a LT15F , mas uma conhecida me falou da brastemp BWL11A , e eu gostaria da tua opinião sobre ela, vc pode me ajudar mais uma vez?
e a secadora acho que vou ficar com a brastemp BSR10AB mesmo...
obrigada
Viviane

Fernando Ricci disse...

Olá Viviane!

Eu particularmente não recomendo a Brastemp Ative! 11kg branca (BWL11A) porque acho a agitação dela lenta para uma lavadora 11kg e ela é o modelo da Brastemp recorde de reclamações no site Reclame Aqui por sair pulando pela lavanderia durante a centrifugação. Inclusive tem vários vídeos no youtube dessa lavadora pulando.

Ouvi comentários que a Brastemp solucionou essa falha, mas eu particularmente ainda continuo não a recomendando.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Bom dia Fernando, tudo bem?
Pense numa agonia!!! Comprei a maquina dia 28, o prazo era de 6 dias, mas o detalhe é que a transportadora RECRIS está com ela parada desde o dia 3 em Sao José dos Pinhais, uns 300km de onde eu moro...
Meu tanquinho da Colormaq 6,4 kg resolveu, por ciumes, estragar (depois de tres anos) no sabado passado... tenho uma filha de seis anos e um filho de tres... to ficando maluca...hehehehehe
Quando eu finalmente receber e colocar as roupas em dia eu volto para contar a experiencia...
E a respeito do plagio, alguma novidade?
Abraços
Cris

Debora disse...

Olá, Fernando! Parabéns pelo blog! Tenho uma máquina front load da Electrolux 5kg que amo de paixão, nunca deu problema e já faz uns 10 anos que está comigo, mas como preciso de uma máquina maior, resolvi comprar outra. Gosto das máquinas do tipo front load pois não danificam as roupas. Pensei em comprar uma lava e seca, mas li muitos comentários ruins sobre elas, dizem que encolhem e deixam as roupas com cheiro de queimado, outras nem secam direito e dão muitos problemas de manutenção, será que é verdade??? O que me diz da Lava e Seca Discovery 13kg WD-13436RD da LG? Quero uma máquina grande, de preferência que possa lavar e secar edredon king ou queen size, mas tem que ser front load. O que me sugere???

Fernando Ricci disse...

Oi Cris, estou bem e você?

Menina, eu imagino como vc está agoniada! Eu não estaria diferente. Não me vejo lavando um lenço na mão (nem sei lavar kkkkk).

Ficarei no aguardo de você voltar pra me contar sobre a nova lavadora.

A respeito do plágio, nenhuma novidade. Tenho alguns nomes em mente, mas não tenho provas.

Abraços!!!

F...B MG disse...

EXISTE ESTE MODELO DE LAVADORA LT15F ELECTROLUX NA CAPACIDADE DE 12KILOS? POR QUE NAO ENCONTREI EM NENHUMA LOJA VIRTUAL E QUAL SERIA O MELHOR MODELO DE 12KILOS ELECTROLUX pois queria muito as funcões reaproveitamento de agua e turbo agitação na maquina que vou comprar pela eficiencia destas funções estou certo.

Fernando Ricci disse...

Olá Debora, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Acho que a Electrolux front load 5kg que você tem e ama de paixão é a mesma que eu tenho (LE750). A minha completa 10 anos em Março/12 e também nunca apresentou problemas.

Debora, se a gente for levar em consideração tudo o que ouvimos/lemos sobre os produtos, nunca mais compraríamos nada. Referente ao que dizem sobre as lava e seca:

- Encolhem as roupas: a maioria das pessoas não olham na etiqueta das roupas se elas podem ser secas em secadoras, e se ela não puder encolhe mesmo!

- Cheiro de queimado/borracha/roupa fervida nas roupas: Os modelos que costumam fazer isso com frequência são as Electrolux Eco Turbo 9kg/10,5kg. As Samsung e LG raramente fazem isso. Quando a lava e seca é nova pode acontecer de nas primeiras secagens as roupas ficarem com cheiro de borracha, mas isso vai sumindo com o tempo. O que ocasiona isso também é a escolha incorreta do tipo/tempo de secagem.

- Muitos problemas de manutenção: Não existe uma marca/modelo que não dê defeito. Existem os modelos mais problemáticos e os menos problemáticos, assim como somente lavadoras ou qualquer outro equipamento. A manutenção é cara porque elas são importadas, por este motivo eu recomendo comprar também a garantia estendida da loja.

A LG Discovery Titanium 13kg (WD-13436RD) é uma das melhores lava e seca do mercado. Eu não costumo recomendá-la aqui no blog porque ela é a mais cara do mercado e nem todo mundo está disposto a investir esse valor numa lava e seca. Eu recomendo bastante a LG Elf 11kg (WD-12596RW/RD) porque ela também é enorme e excelente, lava/seca edredons king size e custa bem menos que a Discovery Titanium.

Debora, caso tenha intenção de comprar sua lava e seca pela internet, me envie um e-mail que te encaminho um link promocional de uma loja virtual muito bem conceituada e nele as lava e seca estão com excelentes preços.

Debora, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá "F...B MG", tudo bem?

Existe sim um modelo 12kg com as mesmas funções da LT15F. É a Turbo Capacidade 12kg (LT12F). A Electrolux lançou este modelo no início de Dezembro/11 porém ainda não o encontrei à venda em nenhum lugar.

Os melhores modelos 12kg da Electrolux na minha opinião são as Blue Touch LBT12 e LB12Q, porém elas não tem tecla Turbo Agitação nem Reaproveitamento de água.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Tamiris Silva disse...

Fernando, seu Blog é de extrema utilidade, muito obrigada!
estava prestes a comprar uma GE Ecoperformance...Foi por pouco que me livre de um possivel problema terrivel.
Hoje comprei uma LT15F,vai chegar daqui uma semana, depois voltyo aqui para falar do desempenho dela!!!

Mario disse...

Ola Fernando! Meu nome é Mario e quero parabeniza-lo por este blog.
A lavadora aqui de casa estava detonada, e precisava comprar urgente uma nova. Estava decidido a comprar a Eletrolux LTE12, mas no dia em que iria fazer a compra, descobri o seu blog, e ela me esclareceu muitas dúvidas. Decidi então mudar para a LT15F, e não me arrependi. Assim como no comentário da Cris, comprei na Gazin na mesma semana. Chegou no dia 05/01. Minha esposa experimentou e aprovou. Ela é muito silenciosa e eficiente. Os ciclos são um pouco demorados, mas temos que nos adaptar, já que na lavadora antiga minha esposa costumava adiantar os ciclos e colocar água com o balde. Agora vamos seguir as instruções do manual.
Obrigado pelas dicas, pois elas estão ajudando muita gente, já que comprar uma lavadora não é um investimento pequeno.

Fernando Ricci disse...

Olá Tamiris, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te ajudado na escolha da lavadora.

Acredito que ficará satisfetia com a LT15F porque ela é excelente!

Ficarei no aguardo de você voltar para contar sua opinião sobre a lavadora.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Mario, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lavadora.

Que bom que você e sua esposa estão gostando da LT15F. Para mim é muito gratificante quando as pessoas me contam que estão satisfeitas com a lavadora que eu e o meu blog ajudaram na escolha.

Mario, muito obrigado por ter registrado sua opinião sobre a lavadora no blog e qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Anônimo disse...

Bom dia Fernando, td bem?
Pois é, nada da minha lavadora ainda..rsrs o jeito é ficar namorando ela na net em vez de encarar o tanque...rsrs
Você pode me esclarecer uma dúvida? Bem, vi no site do Magazine Luiza que a LT15F é semi-automatica, qual é a diferença pra uma automática? Eu sempre achei que era só botar a roupa dentro dela, programar e pronto...
Obrigada
Cris

Fernando Ricci disse...

Boa tarde Cris, tudo bem e vc?

Menina, essa lavadora tá encantada mesmo heim!!!! rsrsrsrsrs... Mas e aí, eles não deram uma previsão de quando entregarão a lavadora? Daqui a pouco eles podem mandar junto um bolinho de aniversário e a gente e canta parabéns para a lavadora por ela estar completando 1 ano de vida! rsrsrsrsrs...

Essa informação do site do Magazine Luiza está errada. A LT15F é uma lavadora automática. É exatamente do jeito que vc disse: "É só botar a roupa dentro, programar e pronto".
As lavadoras semi-automáticas são os famosos tanquinhos. A sua finada Colormaq 6,4kg é uma lavadora semi-automática.

Abraços!

Selminha disse...

Oi Fernando, tenho uma duvida a capacidade do motor da electrolux lt 12k é a mesma de15k, sendo assim não vai comprometer o desempenho da maquina ? E o painel por que é diferente? Me falaram que a de 15k estraga as roupas.
Obrigado pelo seu empenho me ajudou muito os comentarios anteriores.

Anônimo disse...

olá Fernando, td bem?
Finalmente chegou!!! Não é a toa que não para de chover desde que amanheceu...rsrs
Foram varios e-mails para a loja e a transportadora... tirando o fato de dizerem que vieram entregar e eu não estava (eu estou sem sair de casa durante o dia desde o dia 2 para a esperar a bendita)... td certo...
Bom, ela já trabalhou um pouquinho... não demorou para encher de agua, usei o programa normal, nivel médio...a roupa que lavei não estava muito suja, então não posso dizer ainda sobre a eficiencia...
Só estranhei um pouco o tempo que fica centrifugando..rsrs
no mais, adorei a agitação...é otima!!!
Além disso é extremamente silenciosa... nem se compara com a minha turbo kin...hehe
Bem, depois que a lt15f encarar as roupas das crianças eu volto pra dizer o desempenho.. não há forma melhor de descobrir se é boa mesmo!!rsrs
E pensar que eu achei seu blog enquanto pensava em comprar uma ge 15kg...
Muito obrigada!!! Seu blog ajuda muita gente com toda a certeza!!! Pena que nem todos os que se utilizam de suas informações retornam para agradecer, afinal vc merece.
Obrigada pelas dicas e pela disposição!!
Abraço
Cris

Fernando Ricci disse...

Olá Selminha, tudo bem?

Muito obrigado pelas palavras!

Sobre o desempenho dos modelos 12kg e 15kg da Electrolux, os motores tem potência parecida, porém os dois modelos dão conta do recado desde que usados corretamente (não sobrecarregando a lavadora).

Referente aos painéis serem diferentes, é porque elas são modelos diferentes.

Os modelos 15kg não estragam as roupas, desde que selecionado o programa correto para o tipo de roupa a ser lavadora (como em qualquer outra lavadora).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Cris, tudo bem e você?

Que bom que a lavadora finalmente chegou!!!!!!!!!!!! Fiquei bem feliz. Eu também estava ancioso, acredita?

É, tá explicado mesmo o motivo das chuvas né! rsrsrsrsrsrs....

Fiquei feliz em saber que as primeiras impressões que a lavadora te passou foram boas. Quanto a centrifugação, ela tem um tempo exagerado mesmo! A Electrolux tem hábito de colocar centrifugações longas em suas lavadoras.

Agora ficarei no aguardo de você voltar pra me contar se ela passou pela prova de fogo (roupas das crianças).

Cris, muito obrigado mesmo pelas palavras e por estar sempre interagindo e qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e ótimo fim de semana!

Anônimo disse...

Fernando Boa Noite

Achei sensacional seu blog muito esclarecedor parabéns !
Minha dúvida é a seguinte: qual a lavadora de roupa que você indicaria para uma residência de l morador, porém roupas de cama KEEN.
Antecipo meus agradecimnetos.

Grata

Carlos - São José do Rio Preto - SP disse...

Olá Fernando

Gostaria de tirar um dúvid? Qual desses modelos é melhor? Quero comprar iuma lavadora devido a minha ter mais de 10 anos. Optei por estes três modelos. O modelo LT15F achei na loja fisíca para conhecer, mas a LTU15 não achei nem pra vender na NET nem nas lojas, os vendedore sdizem que o painel quando dá defeito vai me custar uns R$600,00 procede estas informações? Por que que a LT15F é mais cara que a LTU15? Será que a LTU está saindo de linha?
Carlos - São José do Rio Preto

Carlos - S.J. do Rio Preto - SP disse...

Fernando voltei pra postar os três modelos que disse:
LBU15;LTC15 e LT15F.
Qual delas é melhor?
O painel da LBU15 não dá muito defeito?

Anônimo disse...

Fernando boa noite !!!

Estou aqui novamente para complementar minha pergunta anterior em uma residência aonde reside somente uma pessoa, porém a roupa de cama é Queen você indicaria qual lavadora de roupa? Estive hoje na loja física da FAST SHOP e a vendedora me informou que devo comprar a de 15kg, em função da roupa de cama Queen indicando a marca ELECTROLUX LA15F que é lançamento pelo preço de 1.350,00, gostaria da sua opinião quanto as duas questões.
Antecipo meus agradecimentos

Grata
Vera Lucia

Selminha disse...

Oi Fernando desde de já quero agradecer-lhe dar tantas informações que jamais encontrariamos.

Estou muito insegura da compra que fizemos, aquei em casa somos 4, não tenho peças king. Seria mais indicado a LT 15k ou 12k; ainda não foi entregue. Compramos a de 15k que o vendedor disse que era a mesma coisa da de 12k electrolux. Porém vi ( na ficha de capacidade do imetro) depois que a eficiencia da 15k é menor do a de 12k. A LT15 tem correia ? Sei que seu blog explica muito mas se não for incomodo poderia me mostrar a diferença entre uma e outra. É minha primeira máquina gostaria de não errar.
Desde de já fico grata, esperei anos por essa compra e é muito bom poder comprar algo tendo como base alguém que passa tanta confiança como vc. Obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Vera Lucia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Para lavar edredons queen realmente precisa ser uma lavadora 15kg. Eu ainda não posso dar a minha opinião sobre o modelo LA15F porque ele realmente é lançamento e eu ainda não tive oportunidade de testá-lo. No momento eu recomendo a Electrolux Blue Touch Ultra Clean 15kg (LBU15) ou a Electrolux Turbo Capacidade 15kg (LT15F). Elas tem níveis extra baixo e baixo de água então pode lavar pouca roupa sem desperdícios.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Jorge Luis disse...

Fernando:
Qual a sua opiniao sobre o modelo LT12F DA ELECTROLUX? Somos eu e minha mãe e ela não gostou dos modelos com painel tipo Blue touch pois temos dois eletrodomésticos (máquina de lavar roupa e de lavar louça que o painel deu defeito e/ou os botões começaram a quebrar (racharam mesmo).

Carlos - Rio Preto disse...

Olá Fernando

Gostaria de tirar um dúvida? Qual desses modelos é melhor?
LBU15;LTC15 e LT15F.
O painel da LBU15 não dá muito defeito? Quero comprar uma lavadora devido a minha ter mais de 10 anos.E acho que o atuador e o batedor dela está com defeito, preciso de ver amanhã quanto vai ficar o conserto. Mas minha esposa quer um amaior devido esta que tenho da Consul CWC22B ser muito pequena, tem que lavar roupas várias vezes, onde acaba gastando muito tempo.Então optei pelos modelos acima. mas qual deles é melhor custo e benefício?O modelo LT15F achei na loja fisíca para conhecer, mas a LBU15 não achei nem pra vender na NET nem nas lojas, os vendedores dizem que o painel quando dá defeito vai me custar uns R$600,00, procede estas informações? Por que que a LT15F é mais cara que a LBU15? Será que a LBU está saindo de linha?
Carlos - São José do Rio Preto

Fernando Ricci disse...

Olá Jorge Luis, tudo bem?

Eu ainda não tive oportunidade de testar o modelo LT12F da Electrolux e por este motivo ainda não posso dar minha opinião sobre ele. Assim que eu testá-la publicarei minha review sobre a lavadora.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos, tudo bem?

A LTC15 saiu de linha e o modelo que a está substituindo é LT15F que é tão excelente quanto a LBU15.

O painel da LBU15 não fica R$600,00 para arrumar. Se ele custasse esse preço a lavadora custaria no mínimo R$2.000,00.

Qualquer um dos dois modelos te atenderá com eficiência.

Carlos, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Bom dia Fernando, td bem?
Estou feliz com a lavadora... passou no teste! É claro que tem umas roupinhas que já estao surradinhas e querer que ela deixe como novas também já é pedir de mais..rsrsr
Atendeu as minhas expectativas...
Ah... que delícia os meus cobertores todos fofinhos e cheirosos!!! A escola de uma lavadora 15 kg se deu em função deles. Aqui o inverno é bastante rigoroso, entao tenho cobertores king dupla face (exageradamente grandes), e a lt15f deu conta direitinho... chega de mandar pra lavanderia!
Realmente estou satisfeita...
Só falta testar o desempenho dela com sabão liquido, li que melhora a performance...vamos ver...rsrs
Obrigada
Abraço
Cris

Alegret disse...

ola Fernando, legal sua iniciativa, me ajudou muito. Estava pensando numa GE 15kg, mas pelo que li por ai é bomba. Escolhi a LT15F que vc recomendou. Qual diferenca (se existe) da 110v para 220v?

Anônimo disse...

Boa Tarde Fernando !

Muito agradecida pela sua orientação mas qual a diferença entre as indicadas por você.m è um investimento a longo prazo porisso a pertubação kkk...

Grata
Vera Lucia

Carlos - São José do Rio Preto - SP disse...

Oi Fernando

Eu fui na loja física ver os modelos LBU15 e o LBT12, são lindos, mas os valores na loja física são bme diferentes da virtual, por isso vou ver se encontro nos sites. Se todo caso não achar até o fim do mês, eu compro a LT12F, que você falou ser boa também.
Obrigado pelas dicas

Fernando Ricci disse...

Olá Cris, tudo bem?

EEEEEE!!!!!!!!!! Fiquei bem feliz em saber que você aprovou a LT15F e que ela passou nos testes!!!!

Então ela já lavou até cobertores king?? Que legal!!!!!

Use sabão líquido sim (Omo, Ariel, Ace...). Com eles a performance é excelente mesmo e eles não deixam resíduos nas roupas nem no interior da lavadora.

Cris, muito obrigado por ter voltado pra contar sobre a lavadora e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Alegret, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Não existe diferença de eficiência, funcionamento ou consumo de energia para o modelo LT15F em 110V ou 220V.

Depois volte para contar o que está achando da lavadora.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vera Lúcia!

A Blue Touch Ultra Clean 15kg (LBU15) tem nível automático de água e o tira manchas ultrassônico.
A Turbo Capacidade 15kg (LT15F) é um modelo mais simples, porém não menos eficiente que a LBU15.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos!

Realmente os modelos Blue Touch são lindos, além de muito eficientes.

Geralmemte o preço em loja física é mais alto do que nas lojas virtuais mesmo. Eu ultimamente compro poucas coisas em loja física.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Alegret disse...

Fernando, obrigado pela resposta. Estou pensando em "desapegar" de brastemp e partir para Electrolux.

Só mais uma pergunta... o que achas das geladeiras e fogão da GE?

Conhece? Presta?
abraços

Anônimo disse...

ola,Fernando...Ter encontrado seu blog,eu comparo como ter vc como meu vizinho...Estou mto feliz!!!E agora,vou bater no seu portao pra conversarmos...rsrsrs!!!
Estava quase comprando pela net a Continental 13kg,mas isso antes de conhece-lo,graças a Deus!!!Agora,comprei a Eletrolux LT15F.Na verdade,decidi por ela pq a LBU15 ta em falta nas lojas da net q pesquisei...
Entao,mtissimo obrigada pelas dicas.Seu trabalho é um DOM de DEUS(feito c AMOR)!!!
Ah,chegando minha maquina,darei notic...Pena q vai demorar.Optei pelo frete economico(30 dias uteis).
xxxxxxValeu,meu vizinho!!!xxxxxx
DAYANNA/PALMAS.TO

Fernando Ricci disse...

Olá Alegret!

Depois me conte qual foi sua decisão.

Sobre os fogões e refrigeradores, me envie um e-mail que te respondo.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá minha nova vizinha, tudo bem??

Pode entrar, seja bem vinda à nossa casa!! A casa é minha, sua e de todos as pessoas que a visitam, porque sem vocês essa casa não tem sentido.

Dayanna, fiquei feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lavadora. Acredito que ficará satisfeita com a LT15F porque ela é uma excelente lavadora. Agora ficarei na expectativa da sua lavadora chegar e você testar pra depois voltar e me contar o que achou.

Dayanna, muitíssimo obrigado pelas palavras e qualquer coisa estou à disposição.

Beijos e volte à nossa casa sempre que quiser.

Anônimo disse...

Olá Fernando!

Quero agradecer a sua atenção, tá difícil de achar ELECTROLUX LT15F por um bom preço nos sites, até achei no efácil R$.1.250,58 com a garantia estendida de 1 ano, porém fui pesquisar no reclame aqui Aff...desisti, eles não cumprem com o prazo, o cancelamento do pedido foi fácil porque era à vista, não paga o boleto... não recebe !!! Mas aproveitando sua disposição incansável, já testou LA15F? e outra dúvida a lavadora deve ser 110 ou 220v resido em São Paulo.
Muito grata pela atenção
Vera Lúcia

Fernando Ricci disse...

Olá Vera Lucia, tudo bem?

Realmente o preços das lavadoras deu uma subida e eles continuam falando que tem a redução de IPI. Gostaria de saber onde está essa redução?

Ainda não tive oportunidade de testar a LA15F e estou muito curioso para testá-la.

Quanto a tensão da lavadora, é necessário verificar qual é a tensão da tomada onde será ligada a lavadora,

Vera Lúcia, qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Claudio disse...

Olá!
Fernando, excente blog. Sorte a minha achá-lo justamente agora que estou por comprar um máquina.
Minha família tem 04 pessoas (2 adultos, 2 crianças). Estou em dúvida entre máquinas de 11Kg ou de 15Kg.
1) Qual das duas você recomendaria para meu caso - de forma que não tenha que ficar lavando roupas continuamente?
2) Se for a de 15Kg, já li que seria a LT15F, mas e se sua recomendação for a de 11Kg, qual seria o modelo?
3) Como faço para saber, no olhômetro, a quantidade de roupas dentro da máquina para não ultrapassar o limite de Kg permitido?

Obrigado.

Luís Fernando disse...

Oi Fernando,

Realmente, o teu blog é show de bola! Sou mais um a agradecer a tua preciosa ajuda na hora de escolher uma máquina de lavar.
Pois bem, estava inclinado a comprar a LT12F da Electrolux, mas lendo os comentários sobre a LT15F, já estou mudando de idéia (quero lavar edredom Queen Size e, apesar do fabricante anunciar que a de 12Kg lava, vi que a LT15F é mais recomendada pra isso).
Entretanto, consegui um preço bom em uma LT12F e ao ler os comentários relacionados ao post de lançamento dela no blog fiquei confuso. Em um post de 05/12/2011 às 11:01, comentaste o seguinte: "A LT12F é ineficiente igual a LTC12 e a LTE12. A LBT12 e LB12Q continuam sendo as lavadoras 12kg mais eficientes."
Entretanto, no post da LT15F, em 16/01/2012 às 18:56, comentaste o seguinte: "Eu ainda não tive oportunidade de testar o modelo LT12F da Electrolux e por este motivo ainda não posso dar minha opinião sobre ele. Assim que eu testá-la publicarei minha review sobre a lavadora."
Sendo assim, gostaria de saber se a LT12F é ineficiente mesmo ou se pode ser comparada a sua "irmã mais velha" LT15F, que é bem recomendada por ti.
Desde já, agradeço a atenção.

Anônimo disse...

Olá Fernando !

Mais uma vez agradecendo sua disposição para meus questionamentos kkk...
Estou aguardando uma oferta boa para a aquisição da lavadora de roupas.
Aproveitando quem sabe você possa me ajudar. Meu refrigerador PROSDÓCIMO (bem velhilho...)apagou... e em sua última manutenção (cerca de 2 anos) o técnico colocou "gas" acho que é assim que fala, seria possível novamente esse recurso? não tenho a intenção de comprar um novo, quero mudar de residência e na nova casa quero comprar um maior. Aguardo orientações.

Grata
Vera Lucia

Fernando Ricci disse...

Olá Claudio, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu não sei exatamente qual o volume de roupas que você terá para lavar.

1) Para uma família de 4 pessoas, uma lavadora 11kg é suficiente. Se for lavar edredon queen ou king, aí tem que ser obrigatoriamente uma lavadora 15kg.

2) Lavadora 11kg que eu estou recomendando muito aqui no blog é a Consul Facilite 11kg. Atualmente ela é a melhor lavadora 11kg da categoria. Várias pessoas que adquiriram esse modelo voltaram para contar que estão satisfeitas.

3) Para não sobrecarregar uma lavadora, é muito simples: esqueça a capacidade da lavadora. Uma lavadora 11kg, por exemplo, lava uma carga de 11kg de lençóis e/ou camisetas 100% algodão. Ela não lava 11kg de lã, 11kg de seda, 11kg de edredons, 11kg de cobertores, etc... Então sempre que for colocar roupas para lavar, as roupas não podem ultrapassar o topo do cesto e elas também não podem ficar socadas dentro da lavadora. As roupas precisam de espaço para se movimentarem durante a agitação. Quando for lavar edredons ou cobertores, lave 1 por vez. Essas peças quando molhadas dentro da lavadora chegam a quadriplicar o seu peso porque elas retém muita água.

Claudio, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Fernando Ricci disse...

Olá Luis Fernando, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lavadora.

Sobre o modelo LT12F, eu realmente ainda não tive oportunidade de testá-lo e eu fiz um comentário dizendo que ela é ineficiente igual a LTC12 (que inclusive é o comentário que você está citando) porque tenho amplo conhecimento em lavadoras e só de olhar o agitador de uma lavadora eu já tenho idéia se ela é ou não eficiente e como no modelo LT12F foi colocado o mesmo agitador da LTC12, a probabilidade delas terem a mesma eficiência é de 95%, a menos que a Electrolux tenha alterado a agitação do modelo LT12F fazendo com que ela seja mais eficiente do que a LTC12. Mas isso eu só terei certeza quando testá-la.

A eficiência de uma lavadora está atrelada a agitação + programas de lavagem + agitador eficiente.

A LT12F não pode ser comparada a LT15F porque o agitador dos dois modelos são completamente diferentes e a LT15F eu posso garantir que é muito eficiente porque essa eu já testei e conheço o funcionamento e eficiência.

Como você tem intenção de lavar edredons queen, tem que ser obrigatoriamente um modelo 15kg.

Luis Fernando, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Luís Fernando disse...

Oi Fernando,
Em primeiro lugar, obrigado pela pronta resposta.
Resolvi seguir a dica e comprei uma LT15F pela internet.
Agora é só esperar chegar e confirmar as expectativas.
Quando eu tiver posto ela pra trabalhar, volto pra contar os resultados.
Grande abraço.

Claudio disse...

Fernando,
Obrigado pela resposta.
Ficaram as seguintes dúvidas:
1) Se eu optar pela de 11Kg, qual você indicaria da marca Eletrolux?
2) Tem alguma Eletrolux 11Kg que tenha a função lavar tênis?
3) A Brastemp Ative BWL11A você recomendaria?
4) Se na de 15 Kg Eletrolux eu lavar com nível de água baixo por estar lavando pouca roupa, não estarei desperdiçando água. Mas, quanto à energia, acredito que estaria gastando mais do que uma de 11Kg com a mesma quantidade de roupa, pois o motor da 15Kg consome mais energia. Está certo meu raciocínio?

Obrigado e uma excelente semana para você e todos que visitam o site.

Claudio disse...

Desculpe, mas faltou um item:
5) É verdade que o cesto inox é bem melhor que o de polipropileno por não acumular mofo? Pergunto pois o cesto da Eletrolux é sempre de polipropileno.

Fernando Ricci disse...

Olá Luis Fernando!

Fico feliz que tenha optado pela LT15F. Acredito que ficará satisfeito com a lavadora.

Ficarei no aguardo de você voltar para dar sua opinião e experiências com a lavadora.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Claudio!

Vamos lá as respostas para seus questionamentos:

1) Se você optar por uma lavadora 11kg não poderei te indicar uma Electrolux pois atualmente ela não dispõe de nenhum modelo com essa capacidade.

2) Somente alguns modelos 12kg e 15kg da Electrolux tem função lava tênis.

3) Eu particularmente não recomendo a Brastemp Ative! 11kg (BWL11A) por ela ser o modelo recorde de reclamações da marca no site Reclame Aqui por sair pulando pelas lavanderias do Brasil a fora na hora da centrifugação. A Consul Facilite 11kg que te recomendei é fabricada pela Whirlpool, que é o mesmo fabricante da Brastemp, porém a Facilite 11kg não apresenta esse problema na centrifugação.

4) O seu raciocínio está certo em partes. Quanto maior a capacidade da lavadora, geralmente é maior o consumo de água e energia, porém o consumo de energia do motor também varia de acordo com o peso da carga de roupas. Quanto mais pesada a carga, maior o consumo de energia. Na etiqueta do INMETRO da LT15F, por exemplo, consta que ela consome em média 0,46kWh quando seleconado o programa normal e a lavadora é usada em sua total capacidade. Já a Consul Facilite 11kg consome 0,31kWh quando usada nas mesmas condições. Assim como quando lavado cargas menores que 15kg a LT15F consome um pouco menos que 0,46kWh, a Consul Facilite consome menos que 0,31kWh nas mesmas condições.

5) O material no qual o cesto é confeccionado não influencia no acúmulo de mofo no interior da lavadora.
Após usar a lavadora deve sempre deixá-la aberta durante algumas horas para que seque o interior. Caso não faça esse procedimento, com o tempo formarão odores desagradáveis e até mofo dentro da lavadora, independente do material do cesto.

Claudio, qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e ótima semana para vc tb!

Fernando Ricci disse...

Olá Vera Lúcia, tudo bem?

Quanto ao seu refrigerador, ficarei te devendo porque não entendo nada sobre reparo desse eletrodoméstico.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Alegret disse...

Fernando, te mandei o email na segunda... recebeu?

Anônimo disse...

Bom Dia Fernando, tenho uma lavadora electrolux LT15F, gostei muito dela, mas tenho uma dúvida, qdo ela inicia o processo de centrifugação ela puxa jatos de agua durante a centifugação,o primeiro e sobre a roupa e os demais são por traz do cesto, isso é normal? Se for normal, o amaciante vai embora.

Gerson disse...

Fernando, parabéns pelo blog.
Qual eletrolux de 12Kg vc me indica?

Andei olhando nas lojas e percebi que só a de 15Kg tem uns calços entre o cesto e o gabinete, já as demais da eletrolux, incluindo a de 12Kg, não tem... Isso poderá calsar algum aborrecimento, tipo ficar batendo?

Por que as eletrolux dão uns estralos no início e final dos ciclos?

Quanto ao problema no blog relatado sobre a brastemp Ative BWL11A, liguei para algumas autorizadas e os técnicos foram unânimes em me informar que o problema de vibrar demais na centrifugação já foi resolvido na linha de produção, pois substituiram o varão da suspensão. Sendo assim, o que você acha de eu comprar essa de 11Kg da brastemp? -Já tive problemas com a consul e desencantei...

Sem falar que a Brastemp ainda fabrica peças depois de 6 anos que o produto sai de linha, já a eletrolux são 5 anos... Também a eletrolux aqui em Natal/RN é ruim pra encontrar peças e boa assistência...
Obrigado.

Gerson disse...

Onde se lê "calsar", favor ler "causar". Foi mal...

Fernando Ricci disse...

Olá Alegret, tudo bem?

Recebi sim. Farei o possível para respondê-lo ainda hoje.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Esse spray que a lavadora Electrolux faz no início da centrifugação final é normal para a maioria das lavadoras da marca. Ela faz esse spray para eliminar a espuma do amaciante que pode ter ficado em cima das roupas. Eu particularmente detesto esse spray e sempre que estou perto da lavadora fecho a torneira assim que ela termina de encher de água para fazer o último enxague. Os sprays que sáo lançados atrás do cesto não retiram o amaciante das roupas não. A função deles é eliminar os resíduos de sabão e amaciante que se acumulam atrás do cesto.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Fernando Ricci disse...

Olá Gerson, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog.

Somente os modelos 15kg da Electrolux tem essas almofadas metálicas forrando algumas partes do gabinete porque o espaço que ela tem entre o tanque da lavadora e o gabinete é pequeno e é normal ela bater no gabinete por dentro quando ela está iniciando a centrifugação.

Os modelos 12kg não necessitam dessa forração porque o espaço entre o tanque e o gabinete é maior e ele não bate no gabinete.

Alguns modelos de lavadoras da Electrolux tem um sistema de trava do cesto através de uma catraca que emite esse estalo alto cada vez que o cesto precise ser travado/destravado durante o funcionamento.

Eu também já tive a confirmação que foi resolvido o problema da suspensão das Brastemp Ative! 11kg (BWL11A), mas como acho a agitação dessa lavadora ineeficiente nem perderei meu tempo em testá-la novamente. E também ainda não tenho certeza que os estoques dos modelos que sairam com problema já foram totalmente eliminado por todas as lojas.

A Brastemp e Consul são fabricadas pela mesma empresa, a Whirlpool. Inclusive boa parte das peças da mecânica são as mesmas para as duas marcas e os postos autorizados são exatamente os mesmos para as duas marcas.

Gerson, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando , tudo bem?

Obrigada pelos esclarecimentos, mas fechando a entrada de água, não corro o risco de danificar a máquina?

Parabéns pelo blog.

Fernando Ricci disse...

Se você fechar a entrada de água somente na centrifugação, não tem problema algum.

O que pode danificar a válvula de entrada de água da lavadora é a torneira estar fechada quando ela for encher de água para lavar/enxaguar porque nessa etapa a válvula fica ligada o tempo todo para que a água passe contínuamente e entre na lavadora até que ela atinja o nível selecionado.

Durante a centrifugação ela liga a válvula várias vezes durante alguns segundos e por este motivo não corre o risco de danificar.

Anônimo disse...

Olá Fernando,
Parabéns pelo excelente Blog e pela sua disponibilidade em ajudar as pessoas na escolha e aquisição de máquinas de lavar. Se o mundo tivesse mais pessoas assim, seria muito melhor!
E eu aproveito pra te contar minha história e perguntar o que segue: há algum tempo tivemos uma LTR-15 que, por força maior (muito maior) foi destruída. Entretanto, consegui aproveitar dela todas as peças (placa eletrônica, motor, chaves, etc...). Agora que a situação está mais tranquila, pretendo adquirir uma LT15F. A pergunta é: caso necessário (e após o vencimento da garantia, claro), é possível reaproveitar as peças da LTR-15 para a nova LT15F?
Desde já, obrigado pela sua atenção.
Abração,

Marcos

Anônimo disse...

Olá Fernando

Mais um vez agradecendo o seu precioso tempo em responder a minha questão quanto ao refrigerador.
Agora aproveitando rsrs... estou aguardando quase um mês para uma boa promoção da LT15F, e as roupas que só podem ser lavadas na lavadora estão acumulando... e nada até agora... caso você tenha conhecimento de alguma promoção pode me avisar? meu email vlgadvogada@gmail.com, se não for pedir muito...

Muito agradecida
Vera Lucia

Anônimo disse...

Oi Fernando, obrigada pelas informações assim fico mais tranquila quanto a questão da centifugação e feliz por ter acertado na escolha da electrolux LT15F.

Parabéns pela sua disponibilidade em ajudar.

Gerson disse...

Fernando,
Quando você testou a Brastemp BWL11A, qual a ineficiência que você encontrou no sistema de agitação: mal lavagem ou agressividade às roupas?

Anônimo disse...

Ola Fernando td bem? parabens pelo blog, nossa é muito bom, eu estou com dúvidas ainda na compra da minha maquina, eu tinha decidido comprar a LBU15 mas eu não acho ela em lugar algum para comprar, simplesmente não tem, daí acho que vou ficar com a LTC15 mesmo que agora que saiu de linha esta com um preço bem atrativo, eu gostaria muito da sua opinião, eu espero a LBU15 chegar nas lojas ou ja compro a LTC15??? me ajuda eu estou anciosaaa, parabenssss pelo blog é otimooo

Fernando Ricci disse...

Olá Vera Lucia, tudo bem?

Pode deixar, se eu souber de alguma promoção legal te aviso.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Gerson, quando testei a BWL11A achei a agitação lenta e com pouca amplitude e para uma lavadora 11kg.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Se você encontrou a LTC15 com preço bom pode comprá-la sem medo. Ela é tão eficiente quanto a LBU15.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

dane disse...

ola, a minha familia e pequena sao 3 pessoas porem tenho lencois e cobre leito queen e size e edredons normal qual vc me indica to com duvida entre a brastemp 9kg ou a de 11kg, olhando seu blog vi uma eletrolux de 12kg e 15kg elas lavam o que eu estou querendo. parabens pelo blog...

Fernando Ricci disse...

Olá Dane, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Para lavar cobre leito queen e edredons casal eu recomendo a Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B), Consul Facilite 11kg (CWG11 ou CWK11) ou Electrolux Turbo Capacidade 12kg (LT12F). Os três modelos são muito eficientes e atenderão suas necessidades.
Não tenha medo de adquirir uma lavadora 11kg/12kg porque esses modelos que indiquei tem vários níveis de água então mesmo que você vá lavar pequenas quantidades de roupas elas não desperdiçarão água.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Bom dia Fernando! Parabéns pelo trabalho. Um Show!

Vejo que está se tornando um consultor de vida, pois a escolha da máquina tem a ver c/ mais coisas que apenas as capacidades dela, mas tbem das disponibilidades dos 'operadores' hehe! Vê só:

Li quase todos os comentários e vejo que recomenda os modelos CWC10, LBT12, LBU15...

Imagino que no meu caso (02 pessoas, pouca sujeira, edredon leve e pouco $$) vai recomendar entre CWC10 e LBT12, mas não sei se preciso de uma 12kg e temo comprar uma fraca ou sem uma boa programação...

Por favor, considere minhas restrições e me ajude a pesar:
Espero uma boa custo/benefício, mas que tenha boa capacidade de 'bater' e boas opções de programação, sendo rápida ou forte qdo preciso.
Estive pensando nas que tem opção 'turbo' ou 'economia' e descobri que é mais complicado do q parece.
Preciso dos teus comentários.. rs
Estou tentando interpretar as info do Inmetro: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/lavadorasTopLoad.pdf

Obrigado, Robson. MT


PS.
Gostaria de me atrever a comentar seu blog, mas por favor, apenas desconsidere se eu disser bobeira.
É que vejo que tem mto trabalho aqui respondendo e que algumas perguntas e respostas são recorrentes, necessitando de uma política de 'fóruns', onde vc poderia motivar os leitores que já 'aprenderam' algo a responder tbem organizando em categorias.
Perdoe minha intromissão, não é profissional, é apenas de um observador da net (sou técnico de computadores profissional).
Em alguns momentos li recomendações conflitantes ref. a modelos, mas lendo outras postagens percebí que variavam as circunstâncias de cada visitante tbem.
Ah, tive dificuldade de achar o link "Deixe um comentário".
Tbém não pude clicar nem copiar um link seu dentro do texto (protegido)
Como estão aparecendo concorrentes e plagiadores, seria interessante mexer na dinâmica. (pena que não sei fazer isso pra dar a solução tbem né...)

Muito sucesso pra vc brother! Abraço, Robson.

ronaldo disse...

fernando teu blog me ajudou muito, mas nao tive chance de postar antes de comprar. consultando todos os posts procurei a electrolux LT15F, mas encontrei na loja a LTR15 por 1475,00 em 10x sem juros. fiz uma boa escolha. um abraço e agradeço

Fernando Ricci disse...

Olá Robson, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!

Você acertou mesmo! Dentro das suas necessidades eu vou mesmo recomendar a Consul Facilite 10kg (CWC10) e uma 12kg é exagero mesmo.

A Facilite 10kg é um excelente custo-benefício pois é uma lavadora com excelentes programas de lavagem, funções legais e bem eficiente.

As informações do INMETRO são baseadas em testes feitos com a lavadoras usada em sua total capacidade e programa normal de lavagem.

Sobre seus comentários e opiniões sobre o blog são de muita valias mesmo porque a intenção do blog é que ele seja cada vez mais interativo e facilite a vida dos leitores. Porém como eu o mantenho por conta própria e nas horas vagas infelizmente não tenho muito tempo para aperfeiçoá-lo, mas aos poucos quero fazer isso.

Realmente você encontrará muitas opiniões minhas conflitantes, porém como você mesmo notou isso ocorre porque eu analiso as características e necessidades de cada leitor e também depende muito de quais modelos estão sendo comparados. Se existisse um único modelo que atendesse à todos isso não aconteceria.

Robson, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ronaldo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Nossa, você encontrou a LTR15 à venda? Ela saiu de linha faz um tempão mas é uma excelente lavadora. Eu tive uma durante 2 anos e não tive problemas com ela.

Depois que usar a lavadora me conte sua opinião sobre ela.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

ronaldo disse...

bom fernando tive uma surpresa. qdo tava lendo tua resposta chegou minha maquina. pra minha surpresa veio a LT15F e nao a LTR que tava no folheto da loja acho que ficou melhor ainda hehehe. pelo visto o pessoal da loja nao atualizou o cadastro deles e ta vendendo a LT15F no mesmo codigo da antiga LTR. depois que usar dou minha opiniao. abraço.

Fernando Ricci disse...

Oi Ronaldo!

Que legal que chegou a LT15F!!!

Eu tava achando estranho mesmo porque a LTR15 saiu de linha faz tempo e foi substituída pela LTC15 que também já saiu de linha e foi substituída pela atual LT15F.

Ficarei no aguardo da sua opinião sobre a lavadora.

Abração!

Anônimo disse...

Olá Fernando!

Comprei minha lavadora ELECTROLUX LT15F 15 kg 110 v na ELETROSOM.COM COMERCIO
ELETRONICO LTDA por R$ 1.198,00 à vista, espero não ter nenhum problema com a empresa Aff ... foi o melhor preço que encontrei após uma espera de um mês... Estou aguardando a chegada para utilizá-la e te contar.
Porém ficou uma nuvem juntamente com um ponto de interrogação... Dia atrás você respondeu (31/01) ao post da DANE (30/01) que as lavadoras Brastemp 9 kg, (BWT09B), Consul Facilite 11 kg (CWG11 Ou CWK11) ou Electrolux Turbo Capacidade 12 kg (LTF12F) seriam indicadas para a lavagem lençóis e cobre leito Queen e Size e edredons normais. Eu havia feito o mesmo questionamento e você indicou somente a Electrolux 15 kg... Não entendi?
Obrigada mais uma vez pela sua atenção

Vera Lucia

Fernando Ricci disse...

Olá Vera Lucia, tudo bem?

Que legal que vc comprou a LT15F! Ficarei no aguardo de você voltar para dar sua opinião sobre a lavadora.

Sobre o seu questionamento por que eu indiquei outros modelos de lavadoras à DANE, ela precisa de uma lavadora que lave cobre leito queen size e edredons normais (casal). Os modelos que indiquei à DANE não lavam edredons queen. Se a DANE me dissesse que precisava de uma lavadora que lavasse edredons queen eu indicaria as 15kg também.

O cobre leito tem enchimento bem menos volumoso que o edredom e por isso uma lavadora 11kg lava cobre leito queen mas não lava edredom queen.

Quando você me pediu indicações de lavadoras disse que precisava de uma que lavasse roupas de cama queen, e roupas de cama eu entendo que pode ser lençóis, cobre leito e edredons (todos queen).

Abraços.

Luís Fernando disse...

Oi Fernando,

Voltei pra comentar as minhas impressões da LT15F que eu comprei (comprei pela web na Shopfato - recomendo).
Comecei lavando toalhas e roupas de cama e nessas lavagens havia utilizado os níveis de água médio e alto. Até aí, tudo bem. Não notei nada de anormal e deu pra ver que ela é bem mais silenciosa que a minha antiga Electrolux de 6kg.
Aí resolvi lavar 2 edredons queen size. Segundo recomenda o manual, escolhi o nível de água "edredon" que é o nível máximo. Apesar do tamanho do cesto, achei que o edredon ficou muito apertado na máquina. Quase não mexia durante a lavagem. Quando acabou a lavagem, vi que havia um rasgo em uma ponta do edredon, como se ele tivesse raspado em algo durante a centrifugação. Além disso, me chamou a atenção o fato de que havia um pouco de água empoçada ao lado da máquina. Passando a mão embaixo, por dentro da parede da máquina vi que a água havia escorrido por ali.
Resolvi lavar o segundo edredon para ver se a situação se repetia. Esse edredon é um pouco menor que o primeiro e ficou um pouquinho mais folgado (mas não tanto) e, ao término da lavagem, havia muita água no chão da minha lavanderia.
Depois de retirar o edredon, deixei a máquina sem roupa nenhuma e fiz um ciclo completo com o mesmo nível de água "edredon". Dessa vez, não saiu nada de água embaixo da máquina.
Durante a semana irei testar novamente a lavagem com outros níveis de água que não o máximo pra ver se a situação se repete. Acredito que esse não deva ser um comportamento normal, uma vez que é uma lavadora de 15 Kg, recomendada para lavar esse tipo de edredon.
Tens alguma idéia de qual pode ser o problema? Será que foi algo de errado na instalação?

Fernando Ricci disse...

Olá Luis Fernando, tudo bem?

Esse modelo lava até edredons king size, porém se ele for volumoso demais e ficar apertado dentro do cesto a lavagem não será eficiente. Esse seu edredom queen deve ser muito volumoso para ter ficado apertado dentro do cesto. Eu já lavei edredons king size nela e não tive problemas.

Vazar água não é um comportamento normal para a lavadora e acredito que não tenha sido nada relacionado a instalação.

Você notou se durante a agitação o as pás do agitador espirravam água para os lados? Quando a lavadora está cheia o cesto abaixa e como os edredons ficaram apertados ou justos dentro da lavadora, o agitador durante os giros pode ter espirrado essa água na parte de dentro do gabinete e ela pode ter escorrido para o chão. Como quando você fez o ciclo no nível edredom com a lavadora vazia não tinha nada próximo as pás do agitador e por isso ela pode não ter espirrado água para os lados.

Caso não tenha sido isso que tenha ocorrido, como ela vazou somente quando foi selecionado o nível máximo/edredom e quando estava com edredom ela pode estar com o aro que fica em cima do cesto mal encaixado ou ainda com algum rachado no topo do cesto. Caso o problema persista eu recomendo acionar a assistência técnica.

Quanto a ela ter rasgado o edredom, como você disse que ele ficou apertado dentro da lavadora o atrito causado entre o agitador e o edredom deve ter causado esse rasgo. Neste caso não é recomendado lavar o edredom na lavadora, pois corre o risco de danificar o edredom e a lavadora.

Luis Fernando, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Fico no aguardo de suas próximas experiências com a lavadora.

Abraços!

Anônimo disse...

Oi Fernando, tudo bem?
Desculpe a falha... Não tinha percebido que Queen era somente o cobre leito ...somente vi a palavra Queen. Aff que mico kkk...
Mil desculpas... Minha máquina chega amanhã, estou muito satisfeita com a empresa ELETROSOM.COM liguei para empresa para ter uma posição e a atendente muito gentilmente pediu para a transportadora me ligar informando que chegará amanhã... Estou muito feliz ... Somente um pouco brava porque terei que pagar para a instalação e só agora percebi que me esqueci do mais importante como utilizar o espaço físico de uma lavadora de 64 cm de largura para colocar uma de 66 cm terei que trocar o tanque por um menor Aff...
Assim que utilizar as benesses te conto e mais uma vez quero agradecer a sua paciência e eficiência para nossos questionamentos PARABÉNS por esse maravilhoso blog !

Vera Lucia

LUNA disse...

Ola bom dia qual e a melhor para lavar cobre leito, lencois e edredon queen, kize size e edredons normal a de 12kg ltb, ou 12kg ltf, ou 15kg ltf,

Liv disse...

Ola bom dia qual e a melhor para lavar cobre leito, lencois e edredon queen, kize size e edredons normal a de 12kg lbt, ou 12kg ltf, ou 15kg ltf,e qual e a rotação do motor das mesma pois fiquei abendo que tem maquina para ser boa tem que ser acima de 750rpm. please ajuda-me a escolher a minha maquina.....

Fernando Ricci disse...

Olá LUNA e Liv, tudo bem?

Esqueça esse negócio que a lavadora tem que ter acima de 750RPM. Isso não influencia em nada no desempenho ou eficiência da lavadora.

Para lavar edredons king size precisa ser obrigatoriamente uma lavadora 15kg. Recomendo a Electrolux Turbo Capacidade 15kg (LT15F) pois ela é muito eficiente.

Espero tê-las ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Sandra Machado disse...

Oi Fernando obrigado pela sua luz rrsrsrs eu bati muita perna nas lojas e muito dedo no teclado para encontrar a LBU15 mas não achei e quando achava era em sites que não coloquei muita fé e eram na voltagem de 220V, aí optei pela LT15F pois a encontrei em uma loja e pude ve-la pessoalmente rsrsrs linda e aparentemente bem facil de manusear a outra seria muito complicada pois minha mãe tmb vai usar rsrsr agora é só aguardar a chegada dela para ver se fiz uma boa compra, para não ter muita dor de cabeça fiz tmb um garantia estendida de 24meses espero que possa ficar sossegada pelos próximos 3 anos( 1ºano da electrolux + 2 da loja). Muito obrigado pela sua atenção logo que usar volto para contar...abraços

Fernando Ricci disse...

Olá Sandra, tudo bem?

Fico feliz que minha luz tenha clareado sua decisão!! rsrsrs...

Que legal que vc comprou a LT15F! Ela é linda mesmo, além de muito eficiente.

Eu acho super legal adquirir a garantia estendida que as lojas oferecem assim ficamos tranquilos por mais tempo mesmo! Eu ando adquirindo para boa parte dos eletros e eletrônicos que compro.

Ficarei no aguardo de você voltar para contar o que está achando da LT15F.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

KATIA disse...

PARABENS PELO SEU BLOG, FERNANDO GOSTARIA DE SUA AJUDA PARA COMPRAR MINHA MAQUINA DE LAVAR, POIS ESTOU NA DÚVIDA ENTRE BRASTEMP MEU JEITO, ELETROLUZ LT15F OU A PANASONIC 12KG, SENDO QUE NA MINHA CASA MORA SÓ EU E MEU MARIDO, QUAL VC ME ACONSELHA A COMPRAR, APESAR QUE EU ACHEI A PANAONIC LINDA E MODERNA

angelica disse...

ola fernando .parabens pelo seu blog.
estou na duvida entre a LT15F e LBU.o que vc me diz?
a LBU por ter trava automatica na tampa nao me permitira abrir quando estiver no meio de uma centrifugaçao?

angelica disse...

mais uma pergunta Fernando,qual vc indicaria se fosse 12kg,pois li alguns comentarios que sao meio ineficientes...

Fernando Ricci disse...

Olá Katia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As três lavadoras que você citou são excelentes.

A Panasonic 12kg é excelente mesmo! Além de muito eficiente e silenciosa, tem 11 níveis de água para que não haja desperdícios.

A Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg é a melhor 9kg do mercado, atende tranquilamente 2 pessoas e lava edredons de casal.

A LT15F também é uma lavadora excelente, porém como são somente 2 pessoas eu só recomendo comprá-la caso tenha intenção de lavar edredons queen ou king, porque ela é muito grande.

Katia, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Angelica, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Tanto a LBU15 como a LT15F são excelentes lavadoras e eu sempre as recomendo muito aqui no blog.

Sobre a trava, ela não permite a abertura da tampa durante a centrifugação. Caso você queira interromper terá que desligar a lavadora e esperar a tampa destravar.

Sobre os modelos 12kg, existem modelos eficientes e modelos ineficiente. Eu recomendo os modelos LBT12, LB112Q, LT12F e LT12Q. Esses quatro são muito eficientes.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

angelica disse...

oi fernando,ainda nao comprei minha lavadora.qual a diferença entre a LBU15 e a LBT12, apenas tamanho e o ultra som? esse ultra som vale á pena ?a LBT12 tem turbo agitaçao?a minha maquina qwue quebrou , uma de 8kg turbo tinha e eu usava bastante...o que vc me sujere?ah e a LBT12 esta saindo de linha ?

Fernando Ricci disse...

Olá Angelica!

O tira manchas ultrassônico não faz milagres. Muitas vezes ele deixa as manchas bem clarinhas aí então a lavadora termina de removê-la.

As diferenças entre a LBT12 e LBU15 teoricamente é o tira manchas ultrassônico.

A LBT12 dá conta do recado tranquilamente para lavar roupas de 3 pessoas, tem a função Turbo Secagem e a Turbo Agitação nela é automatica quando selecionado algum programa de lavagem que esteja dentro da faixa Turbo Limpeza (Tira Manchas/Encardido, Jeans e Pesado Sujo).

A LBT12 já saiu de linha e a sua sucessora é a LT12F, porém ela não tem a função Turbo Secagem. O novo modelo 12kg que tem essa função é a LT12Q.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços!

Elson disse...

oi. Estou pensando em comprar uma LT15F. Mas aqui é 110 e na loja so tem 220 posso usar transformador? de quantos watts?

Fernando Ricci disse...

Olá Elson, tudo bem?

A LT15F está disponível em 110V em algumas lojas virtuais (Colombo, Ricardo Eletro, etc...).

Caso compre uma 220V será necessário adquirir um transformador de 1000W.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Elson disse...

Muito Obrigado Fernando.. adorei seu blog, muito rápido.
já comprei a maquina, so aguardando. mas usar c transformador nao gera problemas neh?
Abraço

Carlos disse...

Fernando, Olá tudo bem?
hoje faz 7 dias que chegou a nossa lavadora, olh amuiot boa mesmo, muito silenciosa, bem mais que a CC22BW de 5 kilos da Consul.
Minha esposa está amandando.
Recomendo hein, o preço dela está R$1.199,00 no E-fácil.
Muito obrigado pelas dicas.
Ah!! Nós compramos a LT15F .

Fernando Ricci disse...

Olá Elson!

Que legal que você comprou a LT15F! Acredito que ficará satisfeito com a lavadora.

Sobre o transformador, ele não prejudica a lavadora não.

Se puder, volte posteriormente para contar o que está achando da lavadora.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos, tudo bem e você?

Que legal que você voltou para dar sua opinião sobre a LT15F!

Fico feliz em saber que você e sua esposa estejam satisfeitos com a lavadora!

O preço no site e-Fácil está ótimo mesmo! Este é o mesmo preço das lavadoras 11kg das concorrentes.

Carlos, muito obrigado por ter voltado para contar sobre a lavadora e qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Boa noite Fernando,gosto muito das sua dicas...então estou querendo comprar uma lavadora mais não sei qual escolher e nem a diferença dela.. Electrolux Modelo LBU15,Modelo LTA15,Modelo LT15F,Modelo LA15F,qual a diferença entre elas e qual a melhor para comprar?

Juciara disse...

olá... qual a melhor maquina? a LT15F ou a BWL11A?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que goste do blog e das minhas dicas sobre lavadoras.

Entre os quatro modelos citados de lavadoras 15kg da Electrolux, eu recomendo a LT15F e a LBU15. As duas são igualmente eficientes. O que muda de uma para a outra é que a LBU15 tem o Tira Manchas Ultrassônico e nível automático de água.

A LTA15 saiu de linha e era um modelo problemático e a LA15F ainda não tive oportunidade de testá-la.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Juciara, tudo bem?

Entre os dois modelos citados sem dúvidas a melhor é a LT15F.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Paulo disse...

Comprei uma LT15F dia 17/02 no escuro. Ao verificar posteriormente em "caracteristicas" notei que continha a informação "semi automática". Iria cancelar a minha compra, quando encontrei seu blog, constando uma resposta que esse modelo é "automatico". Realmente essa máquina você programa e esquece? Minha esposa disse que se for para ficar "tomando conta" dela ela nâo quer... ja estou no aguardo dela.

Fernando Ricci disse...

Olá Paulo, tudo bem?

A Electrolux não possui nenhum modelo de lavadora que seja semi-automática.

A LT15F é uma lavadora automática. Você coloca as roupas, abastece o dispenser com insumos (sabão/amaciante), escolhe o programa de lavagem e ela faz tudo sozinha.

Em qual site consta essa informação? Não é a primeira vez que alguém me questiona isto sobre essa lavadora.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Bom Dia Fernando!

Resolvido o problema do espaço físico da lavadora LT15F estou adorando a lavadora. Somente um problema Fernando e peço sua ajuda.
O dispenser vasa em qualquer medida... você sabe me dizer qual o problema?
No aguardo.

Grata
Vera Lucia

Fernando Ricci disse...

Olá Vera Lucia, tudo bem?

Fico feliz em saber que está gostando da LT15F.

Sobre o dispenser vazar em qualquer medida, não entendi. Qual compartimento que vaza (sabão/amaciante/alvejante)?

Fico no aguardo.

Abraços.

Flavio Henrique disse...

Olá
Meu nome é Flavio
Estou querendo comprar uma maquina para minha mãe. Ela mora com meu irmão (2 adultos). Apesar de ser só duas pessoas, a máquina também deverá ser usada para lavar ededrons e cobertores de casal. (não são queen nem king).
Minha dúvida é que uma maquina de 15 kg quando utilizada para lavar pouca roupa, não vai consumir mais energia, mais sabão, etc?
Outra dúvida é quanto a função de lavar tênis, funciona bem?

Flavio Henrique disse...

mais uma dúvida.
Deve lavar roupa extremamente suja (meu irmão trabalha na roça as vezes)
vc acha que dá?

Anônimo disse...

Olá Fernando!

O dispenser da máquina vasa nos tres tipos de compartimentos (sabão, alvejante e amaciante) em todas as medidas mínino, médio e máximo.
No aguardo

Grata
Vera Lúcia

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 742   Recentes› Mais recentes»