Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lavadora Electrolux Ecologic 12 kg (LEC12)


Minha opinião sobre a lavadora: Recomendadíssima!!! Um espetáculo!!

Se você procura uma lavadora top load eficiente, silenciosa, econômica como uma front load e que preserva os tecidos, encontrou!
Excelente lavadora para famílias até 6 pessoas. Lava muito bem e com muita eficiência qualquer tipo de roupa sem danificar os tecidos e não deixa fiapos (desde que separados os tipos de roupas corretamente, pois nenhuma lavadora faz milagres!). Seu agitador dual action com pás grossas e bem arredondadas em conjunto com o exclusivo motor Direct Drive proporcionam limpeza mais eficiente com menor desgaste dos tecidos. Seu cesto em polipropileno sem furos proporciona economia de até 40% de água se comparada com as top load tradicionais e ela conta com 3 filtros pega fiapos.
Lindo painel com luzes verdes simples de operar e de fácil entendimento, 5 níveis de água, eficientes programas de lavagem para diversos tipos de roupas, 3 perfis de agitação e excelente enxague. 
Graças a alta tecnologia de seu motor Direct Drive que não usa correias nem polias proporciona à lavadora funcionamento perfeito e silencioso permitindo lavar roupas a noite em apartamentos. Ela não produz os estalos altos durante o funcionamento que muitas pessoas reclamavam dos modelos anteriores. Se você mora em apartamento e/ou costuma lavar roupas à noite, pode comprá-la sem medo.
Na etapa enxague a lavadora libera o amaciante somente quando já tem bastante água dentro do cesto aproveitando 100% do amaciante. As roupas ficam imersas na água do enxague durante 8 minutos, tempo suficiente para o amaciante agir nos tecidos.
Na centrifugação final ela não joga jatos de água limpa em cima das roupas. Muitas pessoas não gostavam desses jatos porque eles mandavam o amaciante das roupas por água abaixo.
Lava edredons de casal com tranquilidade. Ao contrário do que o fabricante informa, não lava edredons king size.
Este modelo conta com as funções opcionais:
- Turbo Secagem: aumenta o tempo de centrifugação deixando as roupas menos úmidas;

- Passa Fácil: diminui o tempo de centrifugação ideal para tecidos que amarrotam com facilidade; 

- Eco Reservatório: a lavadora armazena até 15 litros de água da centrifugação final e esta pode ser utilizada na próxima carga (a lavadora utiliza a água armazenada no reservatório e completa o nível de água selecionado com água limpa);

- Eco Reaproveitamento: permite reutilizar a água da lavagem ou do enxague para lavar uma nova carga ou para outros fins, como lavar quintal, calçada, etc...

- Eco Enxague: quando acionada essa função a lavadora não enche de água na etapa enxague. Ela apenas joga jatos de água limpa em cima das roupas e o cesto gira em alta velocidade para que a água atravesse as fibras dos tecidos e elimine os resíduos de sabão, economizando até 50% de água se comparado com o enxague tradicional. Esse enxague não utiliza amaciante.

Para melhores resultados de lavagem, sempre que for lavar grandes quantidades de roupas e selecionar os níveis de água Alto ou Edredom selecione um dos programas da faixa Turbo Limpeza ou os programas Jeans ou Toalha de banho porque eles tem agitação com perfil turbo proporcionando melhor movimentação das roupas.

Assista o vídeo que fiz apresentando essa espetacular lavadora, seus diferenciais e suas funções!


                            
Sustentabilidade é foco da nova lavadora Ecologic da Electrolux

A primeira lavadora com reservatório economiza até 15 litros de água quando comparada a outras da mesma categoria e utiliza plástico de etanol em sua composição

Imagine economizar, em um ano, a água de 50 lavagens de quintal, 21 lavagens de carro com mangueira, 104 lavagens de louça e 90 banhos de 15 minutos. Este é o objetivo da Electrolux com a nova lavadora Ecologic 12 kg, que garante economia em todo o processo e poupa até 45% de água quando comparada aos modelos da mesma categoria disponíveis no mercado.

Com este lançamento a empresa propõe uma forma de lavar roupas de maneira mais sustentável e com maior economia de recursos naturais, se aproximando do conceito eco-friendly. Desenvolvida no Brasil, a novidade conta com o inovador e exclusivo Eco Reservatório, tecnologia pioneira que permite a reutilização da água do enxágue para uma nova lavagem.

O Eco Reservatório é capaz de acumular até 15 litros de água proveniente da centrifugação, que podem ser reutilizados quando um novo lote é colocado no cesto de lavagem. Uma luz de led no painel da lavadora Ecologic 12 kg avisa quando o reservatório contiver água.

Caso a consumidora desista de reutilizar a água, deve ser acionado o comando “esvaziar reservatório” localizado no painel da lavadora. Se a água do reservatório não for utilizada em até 72 horas, a lavadora o esvazia automaticamente.

O produto também apresenta o inovador cesto sem furos que evita o desperdício da água acumulada entre o cesto e o tanque, como nos modelos tradicionais, responsável por poupar 40% de toda a água utilizada na lavagem e, consequentemente, utiliza 40% a menos de sabão.

Com a melhor performance de lavagem da categoria* (*fonte: tabela do INMETRO edição 97 de 15/07/2012), a Ecologic 12 kg consome a cada quilo de roupa lavada, apenas 7,6 litros de água por ciclo, ao contrário das lavadoras comuns que utilizam, em média, 13 litros para o mesmo ciclo.

Com classificação energética “A”, o modelo é o primeiro do mundo a utilizar plástico verde com base em cana de açúcar, uma fonte 100% renovável, reciclável e que ainda reduz a emissão de gases do efeito estufa em alguns componentes.

“Foram dois anos de pesquisas para chegar a um produto com características que realmente contribuem para a preservação do meio ambiente”, conta Joana Dias, gerente de produtos da Electrolux. “Está nos pilares da empresa ajudar no uso racional da água e de energia internamente como também levar este benefício para os consumidores. Tendo em vista um cenário de alto consumo com tarifa elevada, com a Ecologic 12 kg, podemos gerar uma economia de 15% ao ano nas contas de água e luz”, completa.

Outra característica que merece destaque é a função Eco Enxágue, em que o cesto gira em alta rotação e dispara sprays de água sobre as roupas, potencializando a economia de água e energia, já que não é necessário encher o cesto todo para remover o sabão. Essa função permite uma economia de até 50% comparada aos enxágues tradicionais.

A função Turbo Secagem permite que as roupas saiam mais secas da etapa de centrifugação diminuindo o consumo de energia e tempo de varal.

Como toda a linha de lavadoras da Electrolux, a Ecologic 12kg tem ainda a função Eco Reaproveitamento, que permite à consumidora parar o processo antes de escoar a água do enxágue e reutilizar a água para lavar o quintal ou regar plantas. Porém, a Electrolux trouxe mais um avanço nessa função. Na lavadora Ecologic é possível reaproveitar a água da lavagem (antes de iniciar o enxágue) e a água do enxágue. É a primeira vez que uma lavadora traz ao mercado essa função.

Veja algumas razões para economizar água e o quanto você poderá economizar lavando suas roupas na lavadora Electrolux Ecologic 12kg (LEC12)




Características:
- Exclusivo motor Direct Drive & Gear (DD&G): sem correia e nem polias, maior força na lavagem sem danificar as roupas, centrifugação com menos vibração e ruído, durabilidade com alta eficiência energética e economia.
- Eco Reservatório: um compartimento capaz de acumular até 15 litros de água, para ser utilizada em uma nova lavagem ou outro tipo de uso.
- Eco Reaproveitamento: uma vez que a função é selecionada, a lavadora fará uma pausa antes de todas as etapas de drenagem, aguardando que se faça uso da água.
- Eco Enxágue: economiza até 50% de água em comparação ao enxágue normal do próprio produto (LEC12).
- Cesto sem furos: economiza até 40% de água em comparação a uma lavadora tradicional de mesma capacidade sem afetar o desempenho de centrifugação. Também proporciona a redução do uso de sabão em 40%.
- Plástico Verde: utiliza um biopolímero - PE verde (plástico verde) - em sua composição, fabricado a partir de matéria-prima renovável (cana-de-açúcar) e contribui para a redução dos gases de efeito estufa. A utilização deste material é identificada com o selo “I'm green”.

- Turbo Capacidade 12 kg: Lava mais roupa em menos tempo e espaço, economizando água, energia e produtos de limpeza. Lava até edredom King Size.

 - 5 Níveis de água: para utilizar somente a quantidade necessária de água, evitando desperdícios.
- Tripla filtragem: além do filtro pega-fiapos tradicional, essa lavadora possui outros dois filtros nas laterais do cesto que aumentam ainda mais a eficiência da filtragem.
- Limpeza do Eco Reservatório: programa específico de limpeza que remove resíduos de sabão e outros produtos de limpeza do interior da lavadora.

- Exclusivo e inovador multidispenser: muito mais prático, fácil de abrir e manusear. Interior removível que facilita a limpeza no dia-a-dia.
- Programa Tênis: A lavagem ideal que protege o tênis e a lavadora.
- Turbo Secagem: Este sistema aumenta o tempo e rotação de centrifugação permitindo que as roupas saiam mais secas da lavadora comparado a uma centrifugação normal.
- Tecla Avança Etapas: Você pode avançar as etapas a qualquer momento. Muito mais flexibilidade na hora da lavagem.
- Tecla Passa Fácil: As roupas saem com menos rugas. Muito mais facilidade na hora de passar.
- Gabinete Zyncplus de aço galvanizado: Muito mais resistente e durável, com 3 anos de garantia.
- Cesto com 10 anos de garantia: Em polipropileno especial muito mais resistente. Não enferruja nunca.

*Lavadoras de roupas automáticas abertura superior (Top Load). 
Fonte: tabela do INMETRO edição 97 de 15/07/2012.

OBS.: Este modelo NÃO tem opção de lavar com água quente.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
- Capacidade total (kg): 12
- Número de programas: 12
- RPM na centrifugação: 780
- Tensão: 127V e 220V
- Peso (kg): 47
- Cor disponível: Branco

- Dimensões (mm):  
Altura: 1015
Largura: 660
Profundidade: 730

Dados do INMETRO:
- Eficiência energética: A
- Consumo de energia (kWh/ciclo): 0,37
- Eficiência de lavagem: 0,99
- Eficiência de centrifugação: A
- Consumo de água espec . (L/ciclo): 90,0

Etiqueta INMETRO

MANUAL DE INSTRUÇÕES

OBS: PRODUTO FORA DE LINHA

370 comentários:

1 – 200 de 370   Recentes›   Mais recentes»
Amanda disse...

Que sonho! Só que não encontro em nenhuma loja na internet pra saber o preço...

Fernando Ricci disse...

Olá Amanda, tudo bem?

Ela é um sonho mesmo! Em breve ela estará à venda nas lojas.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando ....

Adorei seu blog, mas estou com uma dúvida eu ia comprar a lavadora lbu15 da Eletrolux , agora com esta nova de 12kg Ecologic eu quero esta , sera que vai demorar muito para chegar nas lojas?

Abraços
Rita

Fernando Ricci disse...

Olá Rita, tudo bem?

Fico feliz que gostou do blog!

A Electrolux Ecologic 12kg (LEC12) já está à venda nos sites www.americanas.com.br, www.submarino.com.br e www.shoptime.com.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando.....

Esta LEC 12 será que ela é melhor que a LBU15 , o que vc acha?


Abraços

Rita

Fernando Ricci disse...

Olá Rita!

Ainda não posso responder sua pergunta porque ainda não tive oportunidade de testar a LEC12.

Abraços,

Fernando

Anônimo disse...

Me diz uma coisa fernando... o que diferencia a eficiencia dessa lavadora se compararmos com os outros modelos de 12 kg da electrolux? Essa de acordo com o selo procel e mais eficiente que lt12f, ltp12, etc.

Manu disse...

BOA NOITE FERNANDO, EM PRIMEIRO LUGAR PARABÉNS PELO ¨BLOG AJUDA¨ É MARAVILHOSO,ESTOU NA DUVIDA PARA COMPRAR MINHA LAVADORA,E ME DEPARO COM SEU BLOG,SEMPRE PRONTO PARA NOS AJUDAR NESSA ESCOLHA,PARABÉNS MESMO!VAMOS LÀ PARA AS PERGUNTAS: QUAL LAVADORA VC TEM NA SUA CASA? É APENAS UMA CURIOSIDADE MINHA. ENTRE A CONSUL FACILITE CWC10, E A ELETROLUX LTE12,ME DIGA QUAL A MELHOR?DIZEM QUE A ELETROLUX É BARULHENTA, ISSO REALMENTE É VERDADE? A CONSUL DIZEM QUE NÃO LAVA MUITO BEM,ACABEI DE VER NO SITE DAS CASAS BAHIA A ELETROLUX ESTA MAIS BARATA QUE A CONSUL,REALMENTE NÃO SEI O QUE FAZER, POR ISSO TE PEÇO AJUDA, PARA QUE EU TOME A DECISÃO CERTA NA HORA DA COMPRA E NÃO ME ARREPENDA DEPOIS.DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO,E VOLTAREI PARA DAR MINHA OPINIÃO SOBRE A LAVADORA QUE IREI COMPRAR. OBRIGADA ABRAÇOS

MANU disse...

Manu disse...
BOA NOITE FERNANDO, EM PRIMEIRO LUGAR PARABÉNS PELO ¨BLOG AJUDA¨ É MARAVILHOSO,ESTOU NA DUVIDA PARA COMPRAR MINHA LAVADORA,E ME DEPARO COM SEU BLOG,SEMPRE PRONTO PARA NOS AJUDAR NESSA ESCOLHA,PARABÉNS MESMO!VAMOS LÀ PARA AS PERGUNTAS: QUAL LAVADORA VC TEM NA SUA CASA? É APENAS UMA CURIOSIDADE MINHA. ENTRE A CONSUL FACILITE CWC10, E A ELETROLUX LTE12,ME DIGA QUAL A MELHOR?DIZEM QUE A ELETROLUX É BARULHENTA, ISSO REALMENTE É VERDADE? A CONSUL DIZEM QUE NÃO LAVA MUITO BEM,ACABEI DE VER NO SITE DAS CASAS BAHIA A ELETROLUX ESTA MAIS BARATA QUE A CONSUL,REALMENTE NÃO SEI O QUE FAZER, POR ISSO TE PEÇO AJUDA, PARA QUE EU TOME A DECISÃO CERTA NA HORA DA COMPRA E NÃO ME ARREPENDA DEPOIS.DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO,E VOLTAREI PARA DAR MINHA OPINIÃO SOBRE A LAVADORA QUE IREI COMPRAR. OBRIGADA ABRAÇOS

Unknown disse...

Ola Fernando, temos acompanhado o seu blog e ele é ótimo, foi com ele a decisão de comprarmos a nossa maquina. Inclusive compramos recentemente maquina LEC12, deve chegar na semana que vem. Vamos utiliza-la e postaremos mais comentarios em breve.

Higor e Michele.

Fernando Ricci disse...

Olá Manu, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

Atualmente o único modelo 12kg da Electrolux que eu não recomendo atualmente é a LTE12 porque ela é ineficiente e barulhenta. Os modelos LT12F, LT12Q, LTP12 e LP12Q eu recomendo porque não muito eficientes e silenciosas.

A Consul Facilite 10kg é muito eficiente, lava muito bem e eu a recomendo bastante aqui no blog.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Higor e Michele, tudo bem?

Fico feliz que tenham gostado do blog e em saber que ele ajudou na escolha da lavadora!

Acredito que ficarão satisfeitos com a LEC12 porque ela é uma lavadora excelente. Ficarei no aguardo de vocês voltarem para contar o que estão achando da lavadora.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

bia disse...

vninglOlá! acompanho seu blog a MESES.vc é phd no assunto!!incrível a sua dedicação!! Preciso comprar uma lavadora 12kg e queria saber sua opiniao sobre a lec 12 electrolux. Estou apreensiva pelo seu teste !!!!
Bia

Unknown disse...

Boa Fernando,
Finalmente chegou a nossa LEC12 e podemos testa-la. E ela faz tudo o que diz. Eu e minha esposa estamos impressionados e muito satisfeitos com essa maquina. Silenciosa, lava e centrifuga com eficiência, ainda é cedo identificar algum ponto negativo, mas o que vimos até agora, ela é ótima.
Abraços
Higor/Michele

Unknown disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Primeiramente parabéns pelo blog e pelo seu conhecimento técnico e por disponibilizar essas informações para nós. Excelente e de muita utilidade.

Gostaria de tirar uma dúvida com você: Pelo que entendi a Brastemp tem alguns probleminhas como a agitação, a Consul 11kg tem a mesma qualidade da Brastemp porém mais eficiente na lavagem e a Electrolux é a que "reina" no momento (se eu estiver errado me corrija). Mas minha maior dúvida está na MECÂNICA e no PAINEL:
1 - A Brastemp ainda tem a melhor mecânica (que dura mais anos sem manutenção)?
2 - A Consul tem a mesma qualidade mecânica da Brastemp em durabilidade?
3 - Qual é o melhor agitador hoje Brastemp/Consul ou Eletrolux?
4 - O painel da Brastemp e da Consul são digital, parece ser frágil e parece dar problema rápido em comparação com a Electrolux que parece ser ter mais durabilidade. Estou certo? O painel da Brastemp e Consul dão muito problema em placa?

Acho que são essas as minhas dúvidas Fernando. Espero sua resposta, pois estou pronto para comprar uma maquina 11kg ou 12kg. Deixa sua sujestão por favor entre as três marcas sitadas.

Obrigado pela atenção!

Enio Lançone (Rio de Janeiro).

Daniela Jara disse...

Oi Fernando! Li muito seu site e optei pela lava e seca da Samsung (aquela com lavagem a seco) mas agora não sei que produtos usar para realizar a tal lavagem a seco...e no atendimento ao cliente eles dizem que no Brasil não temos esse tipo de produto :S....Desde já agradeço a atenção.Damiela

Fernando Ricci disse...

Olá Bia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

Conforme te respondi por e-mail, a LEC12 será a próxima lavadora que eu testarei. Assim que tiver novidades te aviso e publico aqui no blog!

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Higor e Michele, tudo bem com vocês?

Fiquei muito feliz ao ler a mensagem dizendo que ficaram satisfeitos com a LEC12!

Eu já a vi funcionando somente com água e adorei. Devo testá-la em breve.

Muito obrigado por terem voltado para contar o que estão achando da lavadora e fiquem à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e boas festas!

Fernando Ricci disse...

Olá Enio, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

Para mim a Electrolux realmente reina quando falamos de lavadoras 12kg e 15kg. Lavadoras abaixo dessa capacidade por enquanto as melhores são Brastemp e Consul.

Vamos as respostas para os seus questionamentos:

1) Não. Atualmente a durabilidade da mecãnica das Brastemp/Consul e Electrolux são idênticas. É questão de sorte e do cuidado que o usuário tem com o equipamento. Se você não sobrecarregar a lavadora e evitar usá-la em sua máxima capacidade já estará contribuindo muito para minimizar o desgaste natural das engrenagens da transmissão aumentando assim a durabilidade do equipamento.

2) Sim. A mecânica é praticamente a mesma. Inclusive quando vamos comprar peças para manutenção das lavadoras Brastemp ou Consul, a embalagem vem com as marcas Brasstemp/Consul - Peças Originais(quando a peça é original).

3) Depende do modelo. O agitador das Electrolux 12kg e 15kg são um pouco menos agressivos com os tecidos porque eles tem pás grossas e arredondadas.

4) Isso também é relativo e depende de sorte e do cuidado que o usuário tem com o equipamento. Eu já tive lavadoras Brastemp e Consul que tinham painel totalmente digital (sem nenhum seletor rotativo), fiquei com elas por mais de 4 anos e elas não apresentaram defeito. O que eu recomendo é sempre terminar de lavar roupas e não for usar mais a lavadora, retirar o plug da tomada e também não usar a lavadora em dias de tempestade com raios.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

luciara disse...

Bom dia Fernando td bem?

Vou comprar uma máquina d lavar e estou numa dúvida cruel entre a LTP12 ,a Ative!BWL09B e a LT11F. Comparando as eficiências d lavagens no site do INMETRO vi q respectivamente são 0,96, 0,88 e 0,94 minha dúvida é se isso realmente é confiável. Qual dessas vc me indicaria tendo em vista q mora só eu e meu filho d 5 anos, mas as roupas dele são muito sujas,quero uma máquina q limpe de verdade as roupas e q seja econômica para mim. Minha irmã tem uma LT11F q limpa bem, mas, em alguns comentários vc diz q ela é ineficiente. A Ative!09k limpa melhor? E em questão d economia qual delas? Lavo pouca roupa mas MUITO SUJA como citei acima. Me ajude por favor!!!
Parabéns pelo blog está sendo muito útil pra mim.

Aguardo resposta,
Lu.

Fernando Ricci disse...

Olá Lu, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

Entre os três modelos citados, a que tem a lavagem mais eficiente (esquecendo os dados do INMETRO) é a LTP12 e é ela que eu recomendo para a sua necessidade. Tenho certeza que ficará satisfeita com a lavadora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

luciara disse...

bom dia,

obrigada pela recomendação da lavadora LTP12. Mas me deparei com duas lavadoras que me pareceram muito boas tbm, a LEC12 e a Panassonic NA-FS12G1.
Qual das três lava melhor as roupas imundas do meu filho?

Mais uma vez obrigada pela atenção, aguardo resposta e parabéns por ajudar pessoas indecisas como eu.

Abraços,
Lu.

Anônimo disse...

Olá Fernando!!
por favor me diga se a eletrolux turbo de 6 quilos é uma boa máquina. Ela tem um tamanho bom para o espaço que tenho na área de serviço ou se é melhor a mueller special, embora tenha que sacrificar um espacinho a mais.
preciso mesmo saber, minha mondial está com fraco desempenho já.
obrigada pela atenção.
Marina

Anônimo disse...

desculpe, ainda sou eu, esqueci de mencionar a consul de 6 quilos também. Caso vc tenha alguma sugestão melhor, agradecia muuuuiiito.
Marina

Fernando Ricci disse...

Olá Lu!

As três lavadoras citadas são um espetáculo e lavarão as roupas imundas do seu filho com muita eficiência.

A Panasonic é ultra silenciosa e seu sistema DWS de lavagem preserva os tecidos. O único ponto negativo dela é que por enquanto ela é importada então tem a manutenção mais cara.

A LEC12 é muito eficiente, silenciosa e é a top load 12kg mais econômica do mercado (consome até 40% menos água que os demais modelos 12kg).

A LTP12 também é excelente.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Marina, tudo bem?

As lavadoras 6kg que estão no mercado (Consul Jasmim, Electrolux LTE06 e Mueller Class) tem qualidade e eficiência de lavagem e centrifugação bem inferiores que a sua Mondial. A melhorzinha é a Mueller Class.

Você tem 60 cm de largura de espaço disponível para acomodar a lavadora? Caso tenha, recomendo as lavadoras Consul Maré 7,5kg (CWL75A), Brastemp Clean 8kg (BWB08A) ou Brastemp Ative! 9kg (BWL09B). Essas são tão eficientes quanto sua Mondial.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Viviane Furtado disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog, ele realmente ajuda milhares de pessoas. Tenho uma dúvida quanto a lavadora LCE 12 kg da eletrolux; li em um site de vendas que ela usa água quente. Gostaria de saber se é verdade. Obrigada pela atenção. Até breve...

Paty disse...

Olá, Fernando!
Tudo bem? Primeiramente, muito obrigada pelas dicas em seu blog!
Quero comprar uma lavadora de roupas, mas estou indecisa entre a Electrolux Ecologic e a Brastemp BWT09B. Gostei muito do fato da primeira ser econômica, mas não sei se consegue remover tão bem manchas quanto a segunda. Vc teria alguma dica para me dar?
Muito obrigada,
Paty

Paty disse...

Olá, novamente, Fernando!
Atualmente tenho uma lava e seca Brastemp. Quero muito trocá-la porque a máquina estraga muito as roupas. Entre as opções que lhe falei, acima (Electrolux Ecologic e Brastemp BWT09B), vc saberia me dizer qual é a mais silenciosa? E qual estraga menos a roupa? Parabéns pelo blog! Sua contribuição é admirável! Mais uma vez, muito obrigada, Paty

Fernando Ricci disse...

Olá Viviane Furtado, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lavadora Electrolux Ecologic 12kg (LEC12) não tem opção de lavar com água quente. Os sites que informarem que ela lava com água quente estão passando informações erradas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Paty, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sua lava e seca Brastemp estraga as roupas? Estranho, ela deve estar com defeito. Eu não a recomendo aqui no blog porque esse modelo é extremamente problemático. Mas como lavadora ela é excelente.

Entre a Brastemp BWT09B e a Electrolux LEC12, a mais eficiente, mais silenciosa e que desgasta menos os tecidos é a Electrolux LEC12.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Viviane Furtado disse...

Olá Fernando. Graças a Deus estou muito bem e agora que li seu comentário, mais ainda. Estou super anciosa para comprar minha primeira lavadora e por tudo que li, juntamente com sua resposta, acho que é uma ótima escolha. Espero estar certa. Novamente, muito obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá Viviane!

Você comprou a LEC12? Se sim, acredito que ficará satisfeita porque ela é um espetáculo!

Se puder, volte posteriormente para contar qual lavadora comprou e sua opinião e experiências com ela.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e Feliz Ano Novo!

Paty disse...

Olá, de novo, Fernando! Obrigada pelas dicas e atenção, mas ainda estou em dúvida: perguntei-lhe sobre a BWT09B e a LEC12. Você me orientou que as características da segunda são melhores que da primeira. Você saberia me dizer se ela lava bem, inclusive roupas bastante sujas (como panos de limpeza)? E você teria alguma outra sugestão de máquina que julgasse melhor, nessa faixa de 9 a 12Kg? Muito obrigada mesmo! Paty

Fernando Ricci disse...

Olá Paty!

Sim, a LEC12 é muito eficiente na lavagem e lava muito bem roupas com sujeira pesada. Considerando lavagem com água fria ela é a melhor entre as 9kg a 12kg do mercado.

Melhor do que a LEC12 só a LP12Q lavando com água quente. Vale lembrar que as lavadoras top load que tem opção de lavar com água quente só lavam com água quente de verdade quando selecionado o nível baixo de água e o programa de lavagem mais longo disponível. A LP12Q lava com água quente mesmo nos níveis extra-baixo e baixo nos programas Tira Manchas e Branco Encardido e nos níveis extra-baixo, baixo e médio no programa Pesado Sujo. Nas demais combinações a água ficará no máximo morna.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e Feliz 2013!!!

Anônimo disse...

essa máquina lava com água quente? Parabéns pelo blog.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A LEC12 não tem opção de lavar com água quente.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

OLÁ FERNANDO, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, É TUDO FEITO COM MUITO ZELO E AS INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS SÃO CLARAS E OBJETIVAS, MEUS PARABÉNS O BLOG ESTÁ LINDA GOSTEI MUITO DESTA LAVADORA PARECE SER UMA BOA OPÇÃO PRA ECONOMIA DE ÁGUA, MAIS ESTOU EM DÚVIDA ENTRE ESTA E A LAVA E SECA SENSOR, POIS TAMBÉM PRECISO DE UMA SECADORA ENTENDE E NÃO TENHO ESPAÇO, ESSA INTELIGENT SENSOR DANIFICA AS ROUPAS NO PROCESSO DE SECAGEM, É MUITO ESTRANHO AQUELE PROCESSO?? grato RODRIGO.

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!

A lava e seca Electrolux Intelligent Sensor 12kg é muito eficiente na lavagem mas não é eficiente na secagem. O sistema de movimentação das roupas durante a secagem é através de agitação e muitas vezes as roupas que estão por baixo não passam para a superfície e terminam o ciclo molhadas e as roupas que estão na superfície passam do ponto de secagem, além das roupas ficarem extremamente amarrotadas.

Eu particularmente recomendo você comprar a lavadora Ecologic 12kg e a secadora Brastemp Ative! 10kg suspensa (BSI10A) e você terá uma dupla imbatível para lavar e secar suas roupas.

Caso você não disponha de espaço nem para uma secadora suspensa, recomendo então a lava e seca Electrolux Eco Turbo 9kg (LSE09).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ismenia disse...

Tenho uma família grande, 5 filhos e muitas roupas para lavar! Só hoje ao ler o seu blog descobri a péssima compra que fiz GE15kg! O defeito que li hoje aqui é o que aconteceu vazamento de liquido escuro e barulho ao centrifugar. Fiz 2 orçamentos e vai ficar por volta de $500, mas também li aqui que o defeito vai voltar... Então o que fazer, comprar outra? A electrolux 15kg é realmente durável? Vi que tem uma de 12kg que lava edredon king é melhor a de 12kg ou preciso mesmo de uma de 15kg? Qual modelo?

Fernando Ricci disse...

Olá Ismenia, tudo bem?

Infelizmente o que ocorreu com a sua lavadora GE é muito comum nas lavadoras da marca. Sinceramente não sei se vale a pena consertá-la.

As lavadoras 12kg da Electrolux, embora o fabricante informe que elas lavam edredons king, não lavam edredons king.

Como você precisa de uma lavadora de grande capacidade, recomendo a Electrolux Turbo Capacidade 15kg (LT15F) ou Turbo Capacidade Premium 15kg (LTP15).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ismenia disse...

Obrigada pela resposta, só ficou uma pequena dúvida, a electrolux tem um outro modelo blue touch ou algo parecido, qual a diferença entre as duas que vc se referiu e esta, mas principalmente qual é a mais durável? Desde já agradeço sua atenção!

Informações disse...

Caro Fernando,

Frente a essa nova lavadora ecológica da Eletrolux, você ainda continua preferindo as lavadoras front load?
Porque?

Grande Abraço e muito obrigado.

Informações disse...

Caro Fernando,

acabei esquecendo de me identificar na mensagem anterior.

Sou o Guilherme de Florianópolis.

Obrigado

Fernando Ricci disse...

Olá Ismenia.

A Electrolux tem também o modelo Blue Touch Ultra Clean 15kg (LBU15). Ele também é muito eficiente e eu o recomendo bastante aqui no blog. Porém atualmente a que eu particularmente prefiro é a LTP15 porque ela é o modelo mais recente e tem alguns diferenciais como cesto em inox, dispenser para sabão líquido e o sistema Diluição Inteligente onde a lavadora joga o sabão somente quando está cheia de água e começa a bater as roupas, evitando manchas e aproveitando totalmente o produto.

O modelo LT15F é o mais simples, mas nem por isso ele é menos eficiente que os demais modelos.

Quanto a durabilidade, os modelos LT15F, LBU15 e LTP15 são iguais porque a mecânica é a mesma para os três modelos.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Guilherme!

A lavadora Electrolux Ecologic 12kg (LEC12) é um espetáculo. Ela é uma das melhores top load 12kg do mercado e é a top load mais econômica do mercado. Mas ela não deixa de ser uma top load e eu tiver que escolher continuo preferindo front load pelos motivos que já citei anteriormente.

Caso queira adquirir uma top load pode comprar a LEC12 sem medo.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Unknown disse...

Olá, Fernando! Meu nome é Simone Annita, quero parabenizá-lo pelo site é excelente e bem esclarecedor. Estou querendo comprar uma máquina de lavar e estou na dúvida entre os modelos "LT12F","LTP12"ou"LP12Q. Qual vc me sujere entre as três citadas. Beijinhos e obrigada!

Gustavo disse...

Olá. Seu blog é muito erriquecedor.
Estou pesquisando a compra de uma nova lavadora de roupas, pois minha família aumentou e a máquina que tenho (eletrolux de 8kg) não bate os meus edredons de cama queem.
Estou na dúvida entre a lavadora da Panasonic de 12 kg e a Ecologic da Eletrolux, sendo que está última consigo à pronta entrega na minha cidade à R$ 1.300,00, enquanto a Panasonic é mais difícil e ainda tenho de pagar frete, totalizando R$ 1.600,00.
Gostaria de saber sua opnião. Minha família tem três integrantes, mas tenho duas camas queem com edredons. Estou tentado pela Ecologic, mas não quero me arrepender no futuro. Vale à pena a Ecologic?

Anônimo disse...

Olá, comprei a Lavadora Electrolux Ecologic LEC 12 KG e faz um barulho horrível , como se tivesse um isopor por baixo do cesto. Será se isso é normal? ou pode ser algum problema na fabricação? é a minha primeira lavagem.

Fernando Ricci disse...

Olá Simone Annita, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

Os três modelos citados são um espetáculo e eu as recomendo muito aqui no blog! As LTP12 e LP12Q são as mais completas e a diferença de uma para a outra é que a LP12Q tem opção de lavar com água quente. Recomendo que compre uma dessas duas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Bjus e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Gustavo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lavadora Ecologic 12kg é um espetáculo, mas não lava edredons queen size. Entre as duas tem que ser a Panasonic 12kg.

Aí na sua cidade você não consegue nenhum modelo 15kg da Electrolux para pronta entrega? Existe a possibilidade de mandar os edredons para a lavanderia.

Qual é o modelo 8kg da Electrolux que você tem atualmente?

Fico no aguardo para melhor poder ajudá-lo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Tem alguma coisa errada com a sua lavadora Electrolux Ecologic 12kg (LEC12) porque ela é muito silenciosa.

Você retirou a base de isopor que vem embaixo da lavadora antes de utilizá-la? Caso tenha retirado, com a ajuda de outra pessoa, incline a lavadora e verifique se ficou algum pedaço de isopor por dentro do gabinete da lavadora ou em uma parte de plástico redonda onde ficam as polias do motor, transmissão e a correia. Se estiver tudo ok, entre em contato com a loja onde adquiriu a lavadora e solicite a troca da lavadora.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Regina Azevedo disse...

Oi, Fernando, tudo bem? Não sei se valeu a postagem do primeiro comentário, então vai de novo...
Você recomenda a Continental Evolution 13kg? Gostaria de uma máquina que lavasse edredom de casal e fosse eficiente e silenciosa.Também pensei na Consul Evolution 10kh e na Electrolux LTP 12kg. Gostaria de aproveitar os preços, estão bastante bons, embora o desconto do IPI seja pequeno...
Obrigada, aguardando sua resposta

Anônimo disse...

Olá, obrigada pelas dicas. Descobrimos ond estava o problema que causava o barulho e é nos pés (suporte da máquina) regulamos direito e ela ficou silenciosa. Não tenho nenhum contra sobre a máquina, as roupas lavam muito bem e secam tbm.

Anônimo disse...

ALÉM DE LAVAR MUITO BEM E CENTRIFUGAR, A MÁQUINA É LINDA, TEM UM DESING MODERNO COM LUZ VERDE NO PAINEL, ENFIM TUDO DE BOM.

yara disse...

Ola boa noite! Primeiro parabens pelo blog, maravilhoso! Preciso trocar minha lavadora e estou em duvida entre a samsung ecobubble e a panasonic. Nao vi muitos comentarios sobre a segunda. Vc pode me ajudar a fazer a compra certa? Nao preciso de lava e seca. Grata.

Fernando Ricci disse...

Olá Regina Azevedo, tudo bem?

Eu particularmente não gosto e nem recomendo as lavadoras fabricadas pela Mabe (GE, Dako, Mabe e Continental). Acho elas ineficientes, barulhentas, não gosto dos programas de lavagem, elas costumam apresentar defeito com facilidade, a manutenção é mais cara e as peças difíceis de encontrar. Aqui no blog diversas pessoas que compraram as lavadoras Evolution 10kg e 13kg reclamaram da eficiência e de problemas. São pouquíssimas as que elogiaram.

Tanto a Consul Facilite 10kg como a Electrolux LTP12 são excelentes e eu as recomendo muito aqui no blog. Eu particularmente prefiro a Electrolux LTP12 porque, além de muito eficiente, ela é silenciosa e seu agitador tem pás grossas e arredondadas e desgasta um pouco menos os tecidos.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que solucionou o problema do barulho da lavadora Electrolux Ecologic 12kg está normal e que está satisfeita com ela.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Yara, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog! Tanto a lavadora Panasonic como a Samsung Eco Bubble são um espetáculo e eu as recomendo muito aqui no blog! Entre as duas eu particularmente prefiro a Samsung Eco Bubble devido ao sistema de lavagem por tombamento que é muito eficiente, econômico, não forma fiapos, preserva os tecidos e também porque a centrifugação dela é muito mais eficiente, além de ter opção de lavar com água quente.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Regina Serpes disse...

Boa tarde Fernando!
Primeiramente, rasgo elogios por suas postagens sobre lavadoras e secadoras. É de grande valia para nós, consumidores inexperientes e inseguros, acompanhar um blog que nos fornece muitas variedades de marca, preço e modelo, tudo explicado com a paciência “tibetana” e perfeita clareza.
Li e reli desde o ano passado (no seu blog, claro) sobre as máquinas lava/seca. Vi que a Samsung Eco bubble-8,5 e 13 kg estão entre as mais indicadas de acordo com as necessidades de cada um.
Tenho uma Electrolux 7,5kg sistema de catraca que está assustando os vizinhos além de estar toda enferrujada. Vai pro "saco" mesmo,rsrsr!
Minha família é pequena: três pessoas. Tenho muitos edredons, roupas encardidas com o saibro de quadra de tênis, roupas finas, roupas delicadas, calça jeans e toda a parafernália diária.
Qual a sua recomendação?Vejo atualmente em seu blog, poucos comentários sobre a Samsung. Lançaram “lava e seca” mais eficiente no mercado? Qual a melhor opção? Vejo que você também sugere LG... Ah, preciso mudar a tomada,né?
Agradeço a você pelo blog explicativo, honesto e imparcial! Aguardo seu precioso retorno esclarecedor.
Um abraço!
Regina Serpes - Rio de Janeiro

Paola Orsini Ando disse...

Boa tarde!

Sou recém-casada e estou precisando comprar minha primeira lavadora mas são tantas opções e eu tenho tão pouca "experiência no ramo" que mal sei por onde começar, rs.
A única coisa que tenho certeza é de que quero uma front load.
Lá em casa é só eu e meu marido. Nós temos roupas de cama no tamanho queen, lavamos bastante jeans, camisetas de malha e muitos vestidos delicados.

Qual seria a melhor opção para o nosso caso?!

Muito obrigada desde já e parabéns pelo blog, ele é MARAVILHOSO!

Anônimo disse...

ola fernando ,sou marcos estou com uma enorme duvida em que lavadora comprar a ltp 15 ou a lec 12 pois sao muito eficientes e modernas mas com funcoes ecologicas diferentes me ajude com sua opiniao por favor,obrigado e parabems pelo seu blog .

Lupa disse...

Pôxa, adorei seu site. Tenho uma lavadora Brastemp Luxo que vai fazer 26 anos de ótimos serviços !!!. Quem a conserta diz que são as melhores que existem e que as novas não duram nada. Preciso trocar o tanque E o tambor dela pois já estão com ferrugem que "dura-epóxi" não resolve mais. Vale a pena trocar ou compro outra? O orçamento ultrapassa os R$500 mas uma nova é mais do que o dobro... O motor está novo (tive que trocar devido ao primeiro vazamento devido à ferrugem no tanque) e, segundo o rapaz do conserto, ela está "novinha"... (gabinete, mangueiras, contatos, tudo OK). Dou mais uma "sobrevida à ela ???

Paty disse...

Olá, Fernando! Desculpe não ter lhe respondido antes (você me escreveu em 30.12.12!). Em primeiro lugar, um excelente 2013 para você e seu blog. Quero agradecer-lhe imensamente pela atenção e cordialidade dispensadas. Por sua página e suas dicas, consegui decidir-me pela lavadora. Grande abraço, Paty

Lupa disse...

Esqueci de acrescentar que o rapaz disse que, se trocar o tanque e o cesto que tb já tem ferrugem, ela deve durar outros "20 anos" e essas novas,com sorte, chegam aos 5 !! Será ???
Obrigado

Andreia disse...

Oi Fernando, assim como o Marcos também estou com dúvida entre a LTP15 e a LEC12.
Apesar da família não ser muito grande, eu acumulo o máximo de roupa para lavar de uma só vez, e lavo edredons (casal) em casa, por isso me interessei pela lavadora 15kg, já que suas dimensões são iguais a de 12kg e eu tenho uma lavanderia pequena.
A LEC12 me interessou bastante por suas qualidades ecológicas, pela novidade no sistema sem correias/polias e principalmente por ser silenciosa, a minha atual (GE) parece um helicóptero!
Meu medo sempre é a manutenção, geralmente os consertos da lavadora GE é 50% do valor de uma nova.
Qual das duas é a melhor?

Adorei encontrar esse Blog. Parabéns, pois conteúdo é de grande ajuda!

Fernando Ricci disse...

Olá Regina Serpes, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que o acompanha para que ele lhe ajude a escolher uma lava e seca e obrigado pelas palavras! :-)

É eu conheço a Electrolux LF75 e sei o quanto a catraca é barulhenta! rsrsrs...

Analisando os tipos de roupas que você disse ter para lavar com frequência recomendo uma lava e seca 10,4kg ou superior.
Os modelos que recomendo são:
- Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12)
- Samsung Eco Bubble 13kg (WD136)
- Samsung 10,4kg (WD9102RNW)
- LG Elf 11kg (WD-12596RW)

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Paola, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

Você já começou acertando na escolha optando por uma front load.

Infelizmente temos pouquíssimas opções de front load somente lavadora no mercado.

Como você tem roupas de cama tamanho queem as que te recomendo são Electrolux Eco Turbo 12kg (TRW12) e Samsung Eco Bubble 12kg (WF1124XBCF).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marcos, tudo bem?

Tanto a Electrolux LEC12 como a LTP15 são um espetáculo e eu as recomendo muito aqui no blog! É realmente uma escolha bem difícil porque cada uma tem sua particularidade. No youtube eu publiquei vídeos dos dois modelos mostrando o funcionamento. Se tiver oportunidade, assista alguns vídeos.

Se a capacidade não for um fator decisivo para a escolha hoje eu optaria pela LEC12 pela economia de água e insumos que ela proporciona e porque ela é muito silenciosa.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lupa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Com qual frequência você vem fazendo manutenção na sua Brastemp Luxo? Quais foram os últimos reparos realizados e quanto custou cada reparo?
Pergunto porque tem técnicos espertos que orientam as pessoas a nunca trocarem sua Brastemp de ferro por uma lavadora nova porque a cada reparo que ele realiza na lavadora ele ganha muito dinheiro e se a pessoa trocá-la por uma lavadora nova ele perde a mina de ouro.

Fico no aguardo para poder ajudar.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Paty, tudo bem?

Obrigado!!! Um Feliz 2013 à você e toda a família!!!

Fico feliz em tê-la ajudado na escolha da lavadora!

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Andreia, tudo bem?

Fico feliz eque tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

Tanto a Electrolux LEC12 como a LTP15 são um espetáculo e eu as recomendo muito aqui no blog! É realmente uma escolha bem difícil porque cada uma tem sua particularidade. No youtube eu publiquei vídeos dos dois modelos mostrando o funcionamento. Se tiver oportunidade, assista alguns vídeos.

Se a capacidade não for um fator decisivo para a escolha hoje eu optaria pela LEC12 pela economia de água e insumos que ela proporciona e porque ela é realmente muito silenciosa.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Lupa disse...

Agradeço por tentar me ajudar. A última vez que fiz um reparo nela foi justamente qdo o vazamento do tanque acabou "queimando" meu motor. Isso foi em março de 2011 qdo então o motor foi trocado e foi colocado "durepoxi" no tanque pra evitar novos vazamentos (que tornou a acontecer só agora, praticamente 2 anos depois e o próprio técnico acha melhor trocar o tanque por um novo do que continuar com o epoxi... Até que ela é resistente mesmo !!!
Obrigado

Carlos Roberto disse...


Olá Fernando,

Parabéns pelo seu Blog, realmente podem ser encontradas informações muito úteis nele.

Estou com um problema e talvez você possa ajudar: comprei uma Consul Facilite 10Kg faz 4 meses e uns 10 dias para cá ela começou a demorar muito para passar da lavagem para o enxágue, sendo que o ciclo total de lavagem que durava uns 24 minutos agora está durando mais de uma hora. Após a lavagem ela fica fazendo um zunido fraco, como se tivesse um motor fraco funcionando. Se eu desligar ela e ligar novamente ela volta para o início da lavagem.

O que você acha, será que preciso acionar a Assistência ?

Obrigado pela atenção,
Carlos R.P.

Andreia disse...

Fernando, boa tarde.

Muito obrigada por sua atenção e opinião, que para mim foi decisiva.

Assisti seus videos e vou optar pela LEC12.

Assim que ela chegar venho aqui contar tudo!


Abraços,
Andréia

Fernando Ricci disse...

Olá Lupa!

Eu não posso afirmar nada sem avaliar pessoalmente a lavadora, mas pelo que você relata e pelo que o técnico disse parece que vale mesmo a pena consertar sua lavadora antiga.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos, Roberto, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Pelo que você relata sua Consul Facilite está com defeito e você deve sim acionar a assistência técnica.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Andréia, tudo bem?

Acredito que ficará satisfeita com a LEC12. Se puder, volte posteriormente para contar o que está achando da lavadora.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Paola Orsini Ando disse...

Ola Fernando! Muito obrigada pela ajuda, só equeci de comentar que na verdade eu quero uma lava e seca mesmo, rs Qual você me recomendaria?

Muito obrigada pela atenção! Abraços

Anônimo disse...

Olá Fernando,
Tudo bem??? Pretendo trocar minha lavadora de 6kg por um modelo de maior capacidade. Vejo que você recomenda muito a Samsung Ecobuble 8,5 kg e a essa LEC12. Gostaria de saber qual delas é a melhor em lavar roupas bem sujas sem ter que esfregar (de Crianças) e qual centrifuga melhor. Em relação a preço a diferença é muito grande entre esses modelos? E a Samsung ainda é importada ou já fabricam aqui no Brasil? Estou com medo de comprar a Samsung por causa das peças que eu vi vários comentários que é difícil de encontrar.
Estou muito em dúvida, por favor me ajude. Ah, você acha que a Electrolux está melhor que a Brastemp?
Parabéns pelo blog e obrigada pela ajuda!!
Thaise

Fernando Ricci disse...

Olá Paola!

Neste caso, os modelos de lava e seca que recomendo para a sua necessidade são:

- Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12)
- Samsung Eco Bubble 13kg (WD136)
- Samsung 10,4kg (WD9102RNW)
- LG Elf 11kg (WD-12596RW)

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Emerson Aquino disse...

Olá Fernando,
Comprei uma LG Elf 11kg (WD-12596RD, por ver boas recomendações no blog, aliás, parabéns por ele. Minha dúvida é que quando uso a função secar nesta lavadora ela esquenta bastante do lado de fora principalmente do lado direito superior, olhando frontalmente, isto é normal?
Obrigado!
Emerson

Lupa disse...

Fernando obrigado pelas respostas. Já sabemos que as máquinas "antigas" podem durar "fácil" 25 anos como a minha. Pergunto: qual a REAL durabilidade de estas novas com circuito eletrônico ???? Se tiverem vida longa como a minha, até compro pelas funcionalidades mas para durar menos da metade, acho que conserto a minha !! ;-)
Qual sua experiencia neste assunto (durabilidade) ??

Fernando Ricci disse...

Olá Emerson, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

É normal o gabinete das lava e seca esquentarem bastante durante a etapa secagem. Não esqueça de deixar sempre as torneiras abertas durante a secagem.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Emerson Aquino disse...

Obrigado Fernando, fico mais tranquilo em saber que é normal esquentar. Quanto as torneiras eu conectei apenas a torneira de agua fria é necessário conectar a outra também mesmo que seja na água fria?
Li em vários lugares que não.
Obrigado
Emerson

Unknown disse...

obrigadaa Fernando !!

Anônimo disse...

Caro Fernando,

Gostaria saber se até o fim do mes (fim do IPI para linha branca) teremos alguma promoçao.

bem cordialmente,

João

Loja Virtual Waldorf - ACONCHEGAR disse...

Fernando,

Boa noite!
Queria te parabenizar pela iniciativa do blog!!!!
Vc pode me ajudar por favor?
Precisamos de uma lava e seca urgente!!! Tenho bebê num apartamento pequeno!!!
Aqui em casa somos 3!!! Eu, meu marido e nosso pequeno!!!
Precisamos comprar só no submarino, pois temos cartão de lá...
Você pode nos ajudar?
Os modelos que tem lá são:

Lavadora e Secadora de Roupa Brastemp Ative! BWS24 - 7kg - Prata

Lavadora e Secadora de Roupas Samsung Ecobubble - 8,5 Kg - Prata

Lavadora e Secadora de Roupas LSE09 9Kg - Electrolux

Lavadora e Secadora de Roupas Samsung Ecobubble - 8,5kg Front Load - Branca

Lavadora e Secadora de Roupa Ative! BWS24 7kg Preta - Brastemp

Lava e Seca Electrolux Eco Turbo 10,5kg 11 Programas Água Quente Branca

Lava e Seca Scout c/ Eco Bubble 8,5kg Prata - Samsung

Lavadora e Secadora de Roupa 8,5kg Prime WD-1403RD Branca - LG

Lavadora e Secadora de Roupas Samsung WD8854RJF - 8,5Kg - Branca

Segue o link deles:

http://www.submarino.com.br/portal/hotsite-sl/0/sl-27lavaeseca/258551/258551/108518531?WT.mc_id=12Banner_dir_6&WT.mc_ev=click#redir=/ajax/ofertas/portal/hotsite-sl/0/sl-27lavaeseca/258551/258551/108518531?WT.mc_ev=click&ofertas.order=salesPriceasc&WT.mc_id=12Banner_dir_6&ofertas.dir=asc


Te agradecemos imensamente!!!
Grata!!!
Raquel e cia

Fernando Ricci disse...

Olá Emerson!

Não é necessário conectar as duas mangueiras. Pode conectar somente a de água fria na entrada COLD.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá João, tudo bem?

Infelizmente não sei te dar essa informação. Ficarei devendo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Raquel, tudo bem?

Te respondi por e-mail.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi tudo bem amigo? Meu filho vai morar sozinho pra fazer cursinho em outra cidade, no ano que vem. Já estamos começando a e lidar com o apartamento. Queria uma opinião sua sobre qual lavadora devemos comprar para ele. Uma maquina que seja eficiente, rápida e fácil de usar e limpar. Precisamos de uma maquina grande, de 12 kg pra cima pois uma vez a cada 15 dias tiramos cobertas e edredons para lavar, por causa do acumulo de ácaros para amenizar a alergia. Gostei dos modelos de 15 kg da electrolux que vi numa loja mas (eram dois ou 3 se nao me lembro) porém não sei qual é o mais adequado. Se vc pudesse me mostrar a diferença entre os modelos de 15 kg da marca e me indicar um modelo específico para a nossa necessidade eu ficaria extremamente agradecida.
Obrigado, Eliane

Anônimo disse...

Boa tarde, parabens pelo blog, por favor amigo gostaria que vc me ajudasse encontrar o problema da minha ltr10, pois ja troquei oe botão do programa que tem o liga junto emaquina quando chega no enxague ela desliga, tbm ja limpei a bomba e nao adiantou, comprei uma LEC12, mas preciso consertar para dar a minha

Kari disse...

Oi Fernando. Adoro seu blog e o acompanho sempre. Esses dias estive lendo mais aki para decidir q lavadora comprar. Fiquei muito interessada pela LEC 12, mas o melhor preço q encontrei na net foi no Efacil e não consegui concluir a compra... a diferença é de mais de R$400 entre outras lojas. Então estou pensando em comprar a LP12Q... embora me preocupe muito com desperdicio de água... Vc saberia me dizer há como diminuir o despedicio, msm numa lavadora que não oferece essa função específica?

Anônimo disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog!

Estava quenrendo comprar uma LTP12 ou 15 mas estou com dificuldade de encontra-las. Então estou na duvida entre a LBU 15 e a LEC 12 e gostaria de saber a sua opinião sobre elas e quais são os prós e os contras dessas lavadouras? E eu não entendi muito bem a forma de enxague da LEC12, ela retira bem o sabão?
Desde já agradeço sua atenção.
Fabiane

Fernando Ricci disse...

Olá Eliane, estou bem e você?

Eu particularmente não gosto dos modelos 15kg para lavar poucas peças de roupa. Como elas tem o cesto bem grande consomem mais água e as vezes as roupas ficam mau distribuídas no cesto porque ele é muito largo e não tem peças de roupas suficiente dentro do cesto para a lavadora fazer um balanceamento perfeito. Para o seu filho eu compraria um modelo 12kg.

Atualmente os modelos mais completos de lavadoras 12kg e 15kg são os da linha Turbo Capacidade Premium da Electrolux (LTP12, LP12Q e LTP15). Elas tem cesto em inox, dispenser para sabão liquido e o sistema Diluição Inteligente onde a lavadora joga o sabão somente quando já está cheia de água evitando manchas e aproveitando totalmente o produto.

Os Turbo Capacidade 12kg (LT12F) e 15kg (LT15F) também são muito eficientes, porém são mais simples.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Acredito que ficará satisfeita com a LEC12 porque ela é um espetáculo!
Sua LTR10 está com defeito no módulo que controla as etapas de lavagem.

Se puder, volte posteriormente para contar o que está achando da LEC12.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Kari, tudo bem?

Fico feliz em saber que acompanha o blog e que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

A Ecologic 12kg é econômica porque seu cesto não tem furos. A LP12Q é uma lavadora espetacular mas ela tem o cesto com furos como qualquer outra top load tradicional. O que dá para fazer para economizar água é lavar mais de uma carga de roupas na mesma água retirando as roupas da lavadora quando ela passar da etapa agitação para a etapa enxague e então colocar uma nova carga de roupas e reprogramar a lavadora para lavar essa nova carga na mesma água.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiane, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O enxague da LEC12 é por imersão igual ao de qualquer outra lavadora top load. A diferença é que ela tem a função Eco Enxague que quando acionada a lavadora não enche de água para enxaguar. Ela apenas joga jatos de água limpa em cima das roupas e depois gira o cesto em alta velocidade para que a água atravesse as roupas eliminando os resíduos de sabão. No Eco Enxague ela não usa amaciante. Eu particularmente deixo ela fazer o enxague tradicional porque ela já é econômica por natureza.

A LBU15 também é uma excelente lavadora e eu a recomendo muito aqui no blog. Porém na centrifugação final ela joga vários jatos de água limpa em cima das roupas retirando praticamente todo o amaciante das roupas e eu detesto isso. Sempre que ela chegava na centrifugação final eu fechava a torneira para ela não jogar esses jatos, mas as vezes eu esquecia e lá ia embora o amaciante das minhas roupas.

Entre os dois modelos acima citados, se a capacidade não for um fator decisivo para a escolha, eu fico com a LEC12.

A LTP12 também é um espetáculo e não joga esses jatos na centrifugação final.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Regina Serpes disse...

Olá Fernando,tudo bem?
Venho aqui prestar meu depoimento sobre as opções sugeridas de máquinas lava/seca.
Eu pensei muito sobre a lavagem de edredons. (custo/benefício)
Conclusão,comprei a Samsung 8,5 kg e resolvi continuar mandando para lavanderia os edredons queens.
Estou super satisfeita com a máquina.Ela é eficiente e silenciosa.Adorei.
Preciso apenas saber onde compro uma capa adequada para o modelo (0854) aqui no Rio de Janeiro?Você pode me dar mais essa ajuda?
Fernando,muitíssimo obrigada pelas
dicas.Foi muito útil!
Um grande abraço!
Regina Serpes

Unknown disse...

Fernando, muito bom e útil seu blog! Comprei a LEC12 e gostaria de saber como proceder para deixar a roupa de molho, por exemplo, durante a noite inteira. Na minha GE antiga (americana), enchia o cesto, acionava o agitador e retornava a função inicial qdo fosse liga-la, mas pelo jeito vai ser complicado na LEC12. Vc tem alguma sugestão? Obrigado, desde já..
Angelo

Anônimo disse...

Olá Fernando
Obrigado por me responder, sua resposta me ajudou muito!
Fiz o pedido da LEC12 e assim que ela chegue eu volto para contar o que achei.
Um forte abraço
Fabiane

Viviane Furtado disse...

Olá Fernando. Quanto tempo né, última postagem foi dia 27/12/12, mas só agora é que posso relatar sobre minha tão sonhada lavadora, afinal, só foi comprada dia 23/01 e chegou dia 31/01. Estou maravilhada com ela. É linda, eficiente, silenciosa, só achei visivelmente, um pouco grande, mas ela é tudo que sonhava. Agradeço a todos do blog pela grande contribuição em perguntas, comentários,etc e em especial a você, pela dedicação, carinho, imparcialidade e exposição do seu conhecimento a nos ajudar.
Muito obrigada; tudo de bom a você e ao blog. Abraços.

Ricardo Balsanufo disse...

Oi Fernando seu blog é muito bom auxílio diversas pessoas parabéns.....
Podes me ajudar?
preciso de uma maquina claro que não de problemas rsrsrs e seja forte sou solteiro mas uso muita roupa de cama e toalhas brancas, bem como tenho e uso sempre muito jeans claros, polos preta, (que algumas maquinas deixam fiapos, bolinhas, etc) não misturo. Enfim qual maquina me indicaria com bom preço ou seja bom custo benefício, estava pensando na maré?Mas a vontade mesmo é uma lava e seca (compensa é segura?)bom tem a mueller special (mas não confio, nunca vi em nenhuma loja), a minha atual é continental evolution, mas um probleminha atoa nela é sempre 180 reais cada peça, e não lava edredons.
Desculpe incomodar mas pode me auxiliar?
obrigado.......

Anônimo disse...

boa tarde Fernando
Primeiramente parabéns pelo blog demais.
Estou com duvida entre essas maquinas me ajuda
Qual a melhor, mais rapida e economica
Lavadora de Roupas 15Kg Turbo Capacidade LT15F Branco - Electrolux
Lavadora de Roupas 11kg Ative! Função Turbo Performance BWL11A Branca - Brastemp
Lavadora de Roupas 15kg Turbo Capacidade Premium LTP15 Branca - Electrolux
Lavadora de Roupas 11Kg Ative! Sistema Fast BWG11AB Branca – Brastemp

Brastemp Ative! Smart & Fast 11kg (BWU11AB)

Fernando Ricci disse...

Olá Ricardo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Não existe uma lavadora ou lava e seca que eu possa indicar e garantir que ela não apresentará defeitos. Aqui no blog eu recomendo os modelos que são eficientes e que vem apresentando menor índice de defeitos.

As lava e seca são excelentes mas tem a manutenção cara porque são importadas.

Você está acostumado com front load e se mudar para top load sentirá muita diferença no consumo de água e desgaste das roupas.

Se optar por uma lava e seca recomendo a Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854) ou a LG Prime Touch 8,5kg (WD-1485AT).
Se optar por uma top load e pretende lavar edredons de casal recomendo a Electrolux Ecologic 12kg (LEC12), Consul Facilite 11kg (CWG11 ou CWK11) ou Brastemp Ative! 11kg (BWG11A ou BWU11A). Se pretende lavar edredons de solteiro recomendo a Brastemp Ative! 9kg (BWL09B) ou a Consul Facilite 10kg (CWC10).

Ainda não tive oportunidade de testar a lava e seca Mueller Special 7kg.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Fernando Ricci disse...

Olá Angelo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Você pode fazer com a LEC12 da mesma forma que fazia com a sua antiga GE americana. Você liga a lavadora, aguarda ela encher de água e iniciar a agitação e então quando quiser desliga a lavadora. No dia seguinte você liga novamente a lavadora selecionando o mesmo nível de água que havia selecionado no dia anterior e a lavadora fará o programa de lavagem normalmente.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiane!

Fico feliz em tê-la ajudado!

Ficarei no aguardo de você voltar para contar o que está achando da LEC12.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Viviane Furtado, tudo bem? Quanto tempo!!!

Fiquei super feliz ao ler sua mensagem dizendo que está maravilhada com a LEC12. Eu também estou maravilhado com a minha e por isso a recomendo muito aqui no blog!

Viviane, muito obrigado pelas palavras e por ter vindo contar sua opinião sobre a lavadora e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Bom Dia, Fernando
minha família é composta por 04 pessoas, meu filho deixa suas roupas bem sujas.Eu Lavo edredons de casal na máquina de lvar...vc acha que a LEC12K é uma boa opção para minha família?

Adorei o Blog, Parabens!

Ligia

Unknown disse...

Fernando, agradeço o seu retorno. A LEC12 chegou e já esta pronta para uso, nivelada e com tudo o que é recomendado pelo manual, mas ainda não liguei pois fiquei com uma duvida que talvez vc possa me ajudar: na parte de baixo, tem um componente metálico, algo como um cilindro de mais ou menos 15X15cm, que vem plastificado eletronicamente (material transparente e forte). Minha dúvida é se devo remove-lo ou não. Obrigado, por mim e por todos que você tem ajudado. Abs Angelo

Fernando Ricci disse...

Olá Angelo, tudo bem?

Que legal que sua LEC12 já chegou! Estou ansioso para que use-a e volte para contar o que está achando da lavadora.

Sobre esse item metálico, não o remova. Remova apenas as duas bases de isopor que vem embaixo da lavadora.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Unknown disse...

Fernando, acabei me expressando mal.. a duvida é se devo remover a plastificação que envolve o "cilindro", que parece ser uma proteção, só não sei se temporária ou definitiva. Obrigado, mais uma vez!

Fernando Ricci disse...

Não remova a plastificação, Angelo. É uma proteção para o componente.

Abraços.

simone.oliveiraramos@yahoo.com.br disse...

Fernando, boa tarde

Quero comprar uma máquina, tenho tres adultos e tres crianças na casa que sujam muito a roupa , a maquina tem que limpar mesmo.

Simone

Unknown disse...

Parabéns Fernando pelo blog, para mim foi muito útil.
Gostaria de saber se no modelo LBU15 (eletrolux) o sabão é liberado após o enchimento da água, como no modelo LTP15 (conforme descrição no site da eletrolux). Para mim esse é um item essencial, pois mesmo usando sabão de boa qualidade, quando este cai diretamente sobre a roupa, muitas vezes mancha. Estou para trocar de máquina e não gostaria de arrepender depois... Gostei mais da LBU15, mas vou esperar sua resposta pois para mim esse item da liberação do sabão é essencial.
Obrigada

Cordélia

Unknown disse...

Aproveitando a questão levantada pela Cordélia, notei que na LEC12 o sabão flui diretamente para o cesto assim que colocado no Dispenser, podendo ocorrer o que a Cordélia mencionou (fiz exatamente como indica o manual). A "solução" é primeiro encher o cesto com agua, sem roupas, colocar o sabão, agitar e depois colocar as roupas, sem problemas, só que o "automatismo" do processo perde bastante efeito aqui. Sem querer abusar Fernando, por acaso você saberia dizer o tempo de agitação nos principais programas de lavagem? Não encontrei no manual. Hoje experimente molho manual (maquina desligada) e depois adiantei o programa para agitação, que não demorou mais q 5 minutos, o que achei muito pouco.. essa etapa acho fundamental para boa lavagem de roupas bem sujas..

Fernando Ricci disse...

Olá Cordélia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha de uma lavadora.

A LBU15 joga o sabão no início da entrada de água. Dos modelos 15kg atuais, os que jogam o sabão quando a lavadora está quase atingindo o nível de água são LTP15 e LA15F, porém somente a LTP15 tem dispenser para sabão líquido.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A LEC12 libera o sabão quando está quase atingindo o nível de água e as roupas já estão totalmente molhadas igual a LTP15. A diferença é que a LTP15 começa a bater as roupas quando libera o sabão e completa o nível de água batendo as roupas e a LEC12 começa a bater as roupas assim que completa o nível de água (uns 2 minutos depois de liberar o sabão).

As lavadoras atuais contam com diversos programas de lavagem com diferentes durações de molho para que não seja necessário fazer molho manual para remoção de sujeiras difíceis. A agitação final dos programas das lavadoras atuais (não só da LEC12) é curta porque durante o molho elas intercalam períodos de molho e agitação então essa agitação final longa foi dividida em várias agitações que são realizadas durante o molho, ao contrário das lavadoras antigas que faziam intervalos longos de molho totalmente paradas e então faziam uma agitação final longa (10 minutos). Por exemplo, se somarmos todos os intervalos de agitação que a LEC12 faz no programa Jeans nas etapas de molho e agitação ele é bem superior ao tempo da agitação final de uma lavadora antiga.

Caso queira fazer molho manual na LEC12, quando for ligar a lavadora para ela dar continuidade à lavagem das roupas, selecione a etapa Agitação e aperte a tecla Eco Reaproveitamento. Ela fará a agitação e quando terminar ela entrará em pausa (luz Eco Reaproveitamento piscando). Nessa hora aperte a tecla Avançar Etapas e selecione novamente Agitação assim ela repetirá a agitação.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Fico grato pelas importantes informações. Em relação ao sabão finalmente entendi o problema: eu me referia a sabão líquido e o dispenser é para sabão em pó, o que não deixa de ser uma limitação da LEC12. Assim, quando se coloca sabão Liquido no dispenser ele flui imediatamente para o cesto. O “probleminha” é que a medida do dispenser também não terá utilidade nesse caso. Para usar sabão liquido e evitar manchas o jeito é fazer uma agitação prévia somente com água no cesto, sem roupas. Em relação a duração da agitação e sua intercalação com os períodos de molho pelo jeito deve funcionar, mas confesso que acho algo estranho, pois para mim a limpeza da roupa viria, além do molho, do atrito entre elas e o agitador. Nesse aspecto parece que as frontais tenderiam a ser mais eficientes (mais atrito com o tombamento e movimento mais rápido das roupas) mas não necessariamente, pelo menos é o que parece pelos testes do IMETRO em que a LEC 12 foi superior a todas as outras (com agua fria), inclusive as de abertura frontal (resta saber sobre a aplicabilidade prática desses testes). Antes da LEC12 usei uma GE WWA6600 americana por 31 anos, que nunca quebrou ou vazou (vendo barato, por sinal, rss..). Se não fosse alguma ferrugem na base e os fiapos nas roupas escuras ficaria com ela, pois é de uma robustez incrível. Quando vejo as “modernas” realmente fico bastante preocupado quanto a durabilidade, espero que a LEC 12 não me decepcione. Por sinal, em termos de fiapos ela esta aprovada, filtrou a grande maioria e não estragou nenhuma roupa escura, mesmo com o cesto cheio de roupas de todo tipo e cor. Um comentário sobre fiapos e uma GE nova que experimentei: antes de conhecer seu blog e o site do IMETRO, por confiança na marca, comprei uma GE Intelligence 13 kg, mas usei apenas 1 vez e devolvi, por sorte aceitaram, rss.. Por baixo da maquina, grande parte dos componentes eram de plástico, achei os programas de lavagem bem ruins e, pior, depois de apenas uma lavagem (e com duplo enxague) as roupas ficaram com mais fiapos do que a antiga, 2 camisetas escuras novas estragadas, reprovada totalmente. Depois que vi seus comentários, site do IMETRO e conversei com um técnico, dei graças a Deus de ter me livrado dela. A GE americana realmente não tem (ou tinha) nada a ver com a marca no Brasil, por sinal, atualmente cada vez menos marcas fabricam seus produtos, por isso devemos nos informar muito bem antes de comprar alguma coisa (parece que a Eletrolux é caso meio incomum). Por esses motivos todos seu blog é inestimável e único. Seria legal se voce pudesse estender suas avaliações a alguns componentes também, como os que costumam apresentar mais defeitos, o que poderia alertar o fabricante para preveni-los com componentes de melhor qualidade, ou mesmo, quem sabe, alguma peças “chave” como alternativa para solucionar tais fraquezas (que os técnicos conhecem bem).
Abraço,
Angelo

Marcos Cabral disse...

Bom dia Fernando. Primeiro gostaria de dizer que seu trabalho é muito bom, o blog possui muita informação util inclusive baseado em seu blog comprei a Electrolux LEC 12K em substituição a Electrolux 7,5K que eu tinha, inclusive recebi a maquina ontem. A maquina é boa so que notei que depois que começa a centrifugação não tem como parar para abrir a tampa, é isso mesmo? Na antiga maquina tinhamos como girar o controle e diminuir o tempo de centrifugação e nesta não tenho, vc poderia dar alguma dica?

Fernando Ricci disse...

Olá Marcos Cabral, tudo bem?

Fico feliz que etnha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da nova lavadora!

As lavadoras atuais tem painéis eletrônicos e não permitem que a gente controle o tempo da centrifugação, por exemplo, como nas lavadoras atigas que tinham painel eletromecânico.

Na LEC12 para diminuir o tempo de centrifugação você pode acionar a função Passa Fácil ou também se quiser interromper a centrifugação pode desligar a lavadora através da tecla Liga/Desliga. O cesto irá diminuir a velocidade lentamente até parar totalmente e no máximo em 2 minutos ela destravará a tampa automaticamente.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Marcos Cabral disse...

Obrigado Fernando. Realmente o Blog ajudou muito. Eu estava entre esta lavadoura e a Panasonic 12k e acabei escolhendo esta porque a panasonic possui apenas 2 autorizadas em SP. Ontem tentei desligar a maquina mas não abriu a tampa, so que acho que não esperei tempo suficiente. Vou fazer este teste. Geralmente minha esposa e eu lavamos roupa durante a noite, deixando a roupa no amaciente e ficando a centrifugação para o dia seguinte. Compramos essa lavaroupas por causa também pelo reaproveitamento de agua que pausa a a centrifugação até que seja apertada a tela. Outra duvida minha é com relação ao tempo, que é ponto outros usuarios discutiram com vc. Ontem coloquei no duplo enxague e levou mais de duas horas todo processo é isso mesmo?

Anônimo disse...

Boa noite! Me chamo Leonardo e li praticamente todas as suas postagens em busca de uma maquina nova e ideal para minha familia. Optei pela Electrolux Ecologic LEC12 e estou adorando! Comprei na efacil.com.br. Deu de mil a zero na minha ex maquina brastemp. Valeu ai galera.
PS: Quem ainda está em duvida, pode comprar sem medo! Essa lavadora é o que há!!!! Abs

Kari disse...

Oi Fernando! Estou de volta por aqui e ainda não comprei minha lavadora! Acontece que quando achei a LEC12 a um preço melhor, descobri q ela não tem local especifico para sabão líquido, o que acho uma falta de atenção da eletrolux num modelo tão inovador, já que observo uma grande tendencia ao uso dos sabões liquidos em substituição aos em pó. Desta forma, voltei a duvida: LEC12 ou LTP12? E se LEC12, como fazer para usar o sabão líquido sem correr o risco de manchar as roupas? Aguardo sua opinião para, enfim, me decidir!

fernanda disse...

fernando bom dia, por favor estou urgente precisando esclarecer uma duvida quala ,elhor lavadora ;ja te passei e-mail da eletolux 15 kg a LBU ou a LTP 15 kg ESTA FOI LANÇADANO FINALDE 2012 TEM CESTO INOX. preciso para ONTEM ME RESPONDE URGENTE OK GRATA SEM MAIS FERNANDA

Anônimo disse...

Olá Fernando Ricci, tudo bem? Meu nome é Junior, vejo você recomendando bastante os modelos da Eletrolux, eu também era fã da marca, tenho 2 condicionadores de ar, sem reclamações, porém adquiri uma lavadora LTR 10, a pior aquisição que já fiz, a máquina da problemas constantes desde a garantia, já troquei placa eletrônica, bomba d'agua, etc. Gostaria de saber se a qualidade e a confiabilidade da Eletrolux mudou em alguma coisa, se não, eu não recomendaria nenhuma lavadora dessa marca. Se puder me esclarecer fico agradecido.

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda, tudo bem?

Te respondi por e-mail.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Junior, estou bem e você?

Atualmente não existe nenhuma marca de lavadora ou lava e seca que eu possa recomendar e garantir que não apresentará defeitos. É questão de sorte e do cuidado que o usuário tem com o equipamento. Aqui no blog eu recomendo os modelos que são eficientes e vem apresentando menor índice de defeitos.
A LTR10 é um modelo que não costuma apresentar muitos problemas. A maior parte das reclamações deste modelo é ineficiência na lavagem e por ela deixar fiapos nas roupas. Essa mesma falta de sorte que você teve com a LTR10 da Electrolux outras pessoas tem com outros modelos e outras marcas de lavadoras e lava e seca. Assim como você não recomenda nenhuma lavadora da marca porque teve muitos problemas com a LTR10 eu conheço diversas pessoas que não recomendam Brastemp, Consul, LG, Samsung, etc... porque também tiveram falta de sorte e/ou experiências ruins com um determinado equipamento da marca.

Espero ter esclarecido e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

NAT.PORTO disse...

Adorei o seu bolg, é muito esclarecedor! Diante de tantas dúvidas na hora de comprar, ajudou principalmente sobre o que riscar da lista de opções. Valeu! Abç!

Silvia disse...

Boa noite, Fernando!

Tenho as mesmas dúvidas da Kari com relação ao sabão líquido x LEC12, vc poderia esclarecer por favor?
Obrigada e parabéns pelo blog!!

Fernando Ricci disse...

Olá Kari e Silvia, tudo bem?

Eu também fiquei surpreso quando vi que a LEC12 não tinha dispenser para sabão líquido, mas isso não impede que eu use esse tipo de sabão nela. Eu espero a lavadora encher de água e quando ela inicia a agitação eu abro a lavadora e despejo o sabão líquido diretamente dentro do cesto.

O sabão líquido foi lançado há anos quando nenhuma lavadora tinha dispenser específico para esse tipo de sabão e eu sempre o utilizei nas minhas lavadoras e nunca manchei nenhuma peça de roupa. Só agora os fabricantes de lavadoras estão começando a adaptar os dispensers para esse tipo de sabão.

Espero tê-las ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando. Sou eu, o Junior novamente, obrigado por responder meu comentário, realmente não dei sorte com minha LTR10, que por falar nisso, acaba de apresentar mais um problema, agora ela não para de encher, até transbordar. Vou acabar casando com o técnico(...RSRSR...), você sabe qual é o problema? Já que você é técnico.
Estou quase me desfazendo dela por causa disso, não estou aguentando mais, considero uma máquina ainda nova e com pouco uso para dar tantos problemas.
Um abraço, e fique com Deus.

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando. Sou eu, o Junior novamente, obrigado por responder meu comentário, realmente não dei sorte com minha LTR10, que por falar nisso, acaba de apresentar mais um problema, agora ela não para de encher, até transbordar. Vou acabar casando com o técnico(...RSRSR...), você sabe qual é o problema? Já que você é técnico.
Estou quase me desfazendo dela por causa disso, não estou aguentando mais, considero uma máquina ainda nova e com pouco uso para dar tantos problemas.
Um abraço, e fique com Deus.

Vanessa disse...

Fernando me ajuda por favor, comprei a electrolux ecologic 12 kg em janeiro. Mas em algumas lavagens ela vem desligando sozinha no meio do processo. Ontem aconteceu isso, e quando liguei de novo ela começou o processo do início, enchendo tudo denovo. O que pode ser??? Te agradeço desde já. Vanessa

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?

O plug fica firme na tomada ou ele tem folga?

Pode ser que algum dentro da lavadora esteja com mau contato ou ela pode estar com problema em algum módulo da placa eletrônica.

Aproveite que ela está em garantia e acione a assistência técnica.

Por favor, me mantenha informado sobre o caso.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Marcela e Rafael disse...

Olá Fernando, adorei o seu blog!!! Estou com dificuldades de escolher uma máquina de lavar, já li vários post seus e estou numa dúvida danada. Queria comprar uma máquina q lava e seca, mas estou desistindo por ela ser bem mais cara que as convencionais e por gastar bastante energia. Não sei se é vantágem!!! Qual máquina vc me recomedaria? Quero uma marca boa e com um preço razoável pelo q a máquina irá me oferecer, somos 3 pessoas em casa, gostaria de uma máquina com água quente, que não danifique demais as roupas e de preferência que tenha modelo na cor prata. Ficaria muito feliz com a sua ajuda e indicação. Grata.

Att,
Camila

Unknown disse...

OLA Fernando boa noite , gostei bem desta maquina ecologic 12kg, gostaria de saber se ela e´a melhor entre estas com preços abaixo de 1600reais tipo a lp lbu ltp lt eum monte mais de l´s , e sobre o consumo de energia tbm ,obrigado e parabens pelo seu trabalho.

Fernando Ricci disse...

Olá Camila, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lava e seca perfeita para atender suas necessidades e requisitos é a Samsung Eco Bubble 8,5kg (WD0854W8N1/XAZ). Ela é muito eficiente, econômica, não danifica as roupas e é na cor prata.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernandi adorei o seu blog, qual a melhor indicação de lavadora Electrolux 12 KG (LT12F, LTP 12 ou LEC 12), preciso de uma máquina que lave bem as roupas e edredons, e ainda economica.

Obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá carlim balai, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A linha atual de lavadoras da Electrolux tem vários modelos 12kg e 15kg que são muito eficientes e eu os recomendo muito aqui no blog.

A Ecologic 12kg é um espetáculo! Ela é muito eficiente, silenciosa, preserva os tecidos e é acima de tudo econômica. Entre os modelos citados eu particularmente fico com ela.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os três modelos citados são excelentes e muito eficientes e eu os recomendo muito aqui no blog, mas entre eles a melhor e mais econômica é a LEC12.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Karen Botelho disse...

Oi Fernando,

Tenho lido seu blog diariamente tentando achar uma solução eficiente para a lavagem das roupas aqui de casa..... Minha Brastemp Ative 11kg (bwl11) acaba com as roupas e quero trocá-la.
Vc saberia me dizer se todas as máquinas com aquele agitador central estragam as roupas
ou será que é a minha lavadora que está desregulada?
O que vc acha da Coninental LACT1235LA1BR?
Obrigada,
Karen

Rodrigo disse...

Fernando bom dia,

Estou para decidir a aquisição de uma nova máquina de lavar roupa. Gostaria de saber qual das marcas tem a melhor assistência técnica e entre a LEC12 e a LEP12 da eletrolux qual é a melhor? Recomenda outros modelos e marcas acima de 11Kg?

Fernando Ricci disse...

Olá Karen, tudo bem

Fico feliz em saber que acompanha o blog para que ele lhe ajude na escolha da lavadora!

O agitador multifuncional (8 pás) das Brastemp com o tempo até desgasta um pouco mais os tecidos, mas não normalmente não chega a danificar as roupas.

Não são todas as lavadoras que tem agitador que estragam as roupas. A Electrolux Ecologic 12kg (LEC12), por exemplo, tem agitador com as pás grossas e arredondadas e eles proporcionam menor desgaste dos tecidos.

Eu particularmente ainda não tive oportunidade de testar as lavadoras Continental Aqua então não posso falar sobre o funcionamento e eficiência delas.

Se você procura uma lavadora que realmente preserve os tecidos, recomendo adquirir uma front load. A Samsung Eco Bubble 10kg (WF106) ou a Electrolux Eco Turbo 12kg (TRW12).

Tenho um link promocional onde a WF106 está saindo à vista no boleto por R$1.899,00. Caso tenha interesse envie um e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que te retorno com o link.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo, tudo bem?

É difícil dizer qual marca tem melhor assistência técnica porque isso depende mais do comprometimento e competência do posto de assistência técnica autorizada do que da própria marca.

Eu particularmente nunca tive problema com a assistência técnica de nenhum fabricante.

Tanto a lavadora Electrolux LEC12 como a LTP12 são muito eficientes, porém a LEC12 é tão econômica como uma front load porque seu cesto não tem furos.

Acima de 11kg eu só recomendo Electrolux mesmo, os modelos LT12F, LT12Q, LTP12, LP12Q, LEC12, LTP15, LBU15 e LT15F.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Pedro Cestari disse...

Olá Fernando!
Primeiramente, parabéns pelo blog!
Meu problema é o seguinte: preciso me decidir urgentemente por uma lavadora de grande capacidade, que eu possa comprar parcelada no cartão, pra pagar no máximo R$130 por mês. Depois de muita pesquisa, estou entre a LPT15 que encontrei no Extra.com, e a LEC12 do e-fácil. Se as duas estivessem com o mesmo preço na parcela, já considerando frete e garantia estendida, qual você me recomendaria? Agradeço muito se puder me responder com urgência, e já te peço desculpas pelo incômodo.
Abração e obrigado desde já!

Fernando Ricci disse...

lá Pedro, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Você precisa lavar edredons queen ou king size ou sua família é composta por mais de 6 pessoas? Se a resposta for sim, compre a LTP15. Se a resposta for não, compre a LEC12.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ana W disse...

Bom dia Fernando!

Obrigada por tantos esclarecimentos!

Minha pergunta é simples e rapida

Minha duvida é : Samsung 1124 12 kg

ou eletrolux Lec12

minha prioridade : lavar bem e silenciosa, Muito obrigada, Ana Weber

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Weber, tudo bem?

É um páreo duro. As duas lavam bem, são silenciosas, econômicas e preservam os tecidos.

A Samsung tem centrifugação mais eficiente e permite lavar com água quente, mas é importada e tem a manutenção cara.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ana W disse...

Muito obrigada Fernando!

Ajudou muito! A Samsung é bem mais bonita mas... manutenção é essencial, acho que fico com a Eletrolux.

Obrigada mais uma vez

Ana Weber

Kari disse...

Oi Fernando! Minha LEC12 finalmente chegou e qto a lavagem, estou amando! Mas há dois probleminhas que tem me deixado bastante chateada! Queria saber se vc tem como me ajudar a saber se é um defeito nela ou eu que não estou sabendo operá-la! 1- Ela não está liberando o amaciante!! Já tentei de tudo! Aliás, ela libera quando quer! Escolhi a opção "roupa delicada" e ela liberou normalmente! Já na opção jeans ou normal 2 enxagues, ela não liberou! Tenho passado bem longe da tecla eco enxague, portanto não é ela que está "bloqueando" o amaciante!! Resultaddo: tenho que colocá-la de novo para enxaguar, arriscando para ver se ela libera o amaciante, e, com isso, gasto energia e agua a mais, justo o que eu queria economizar com este modelo!! O outro problema é quanto a opção de reaproveitamento da agua! A lavadoura só tem permitido o reaproveitamento da agua da centrifugação, enquanto não deixa escolha para eu reaproveitá-la antes do enxague, com uma nova carga de roupas... espero que vc possa me ajudar ou terei que chamar um tecnico para vir aqui dá uma olhada... Obrigada mais uma vez!!

Fernando Ricci disse...

Olá Kari, tudo bem?

Que legal que a sua LEC12 já chegou!!!!!

Vamos as dúvidas:
1 - Sobre a liberação do amaciante. A pressão da água é muito fraca na torneira onde está ligada a lavadora? O amaciante que você está usando é muito viscoso?
2- Sobre o reaproveitamento da água, quando você quiser reaproveitar a água da lavagem deverá acionar a função Eco Reaproveitamento. Neste caso a lavadora fará as etapas de molho e agitação e quando chegar na hora de soltar a água da lavagem ela entrará em pausa e a luz da tecla Eco Reaproveitamento ficará piscando.
A função Eco Reservatório guarda até 15 litros de água da centrifugação para que ela seja usada na próxima lavagem ou para outros fins.

Eu publiquei um vídeo no youtube explicando sobre a função Eco Reaproveitamento. Digite Eco Reaproveitamento na busca do Youtube e assista o vídeo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Kari disse...

Muito obrigada, Fernando!!! Quanto ao amaciante, eu tô diluindo ele na agua... não obtive resultado!! Pode ser a pressão da agua então... Vou ver isso! Vou assistir seu video de novo! Acho que o problema sou eu mesmo!! Volto aqui para dizer no que deu!!! Mais uma vez, obrigada pela atenção e ajuda!

Aurea disse...

Olá Fernando,
Como muitos já fizeram, mas não custa enfatizar, obrigado pelo blog.
Percebi que a LEC12 tem um alto gasto de energia quando comprada com as concorrentes. Você acha que a economia de água vs gasto maior em energia compensa ?
Tenho uma electrolux de 10,5kg que sempre fez muito barulho, e segundo o técnico, seria necessário um investimento de 450,00 para conserta-la. As peças da LEC12 são de plástico ? Vc acha que a durabilidade delas é boa ?

Grata.
Aurea

Fernando Ricci disse...

Olá Aurea, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A LEC12 tem o mesmo consumo de energia (0,37 kWh/ciclo) que as demais lavadoras top load 12kg da marca (LTP12, LP12Q, LT12F, LT12Q). As Brastemp Ative! 11kg e Consul Facilite 11kg consomem 0,31 kWh/ciclo e lavam menor volume de roupas.

Sobre as peças de plástico, se você se refere as engrenagens da transmissão, sim, são de plástico igual das lavadoras top load das marcas Brastemp, Consul, GE, Mabe e Continental.

A durabilidade depende do usuário. Eu já tive lavadoras top load com as "peças de plástico" e painel totalmente digital que ficaram comigo mais de 4 anos sem apresentar defeito (e se tivessem continuado comigo durariam muito mais). Para isso basta não sobrecarregar a lavadora (a maioria dos usuários sobrecarregam), evitar de usá-la na capacidade máxima, quando precisar fazer mais de uma lavagem seguida, fazer uma pausa de 30 minutos entre as utilizações para esfriar o motor e a placa eletrônica, fazer mensalmente a limpeza interna conforme orientações do manual de instruções, não usar em dias de tempestade com raios, retirar o plug da tomada quando não estiver usando, etc... São cuidados que aumentam a vida útil do equipamento e a maioria dos usuários não tem o hábito de fazer. Apenas ligam a lavadora na tomada e lavam roupas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando, boa noite!
Acompanhei seus videos sobre a lava e seca 9 kg ecoturbo da eletrolux.
Adiquiri uma no dia 18/03/13.
Ao instalar a mesma, e iniciar os programas de lavagem tive várias surpresas, a primeira o plug da tomada é muito grosso e não é compatível com algumas marcas, segundo vaza água no processo de enxague, terceiro no processo de secagem vasa água que condensa na na gaveta dispesser e embaça o visor digital durante o mesmo processo. Vi seu vídeo sobre o vazamento por causa de excesso de sabão, porém a água q vaza com espuma não sai do respiro.
Conclcuão, marca possui um controle de qualidade péssimo, visto q a máquina apresenta vários defeitos.
Pretendo devolver o produto, mais a marca quer que a máquina passe por análise técnica autorizada.
Obrigado Daniel de Mello. Se tiveres interesse, posso te enviar o vídeo.

Anônimo disse...

Fernando,
Ficou faltando meu contato d.mello31@hotmail.com, Daniel de Mello.

Thereza CRistina disse...

Olá Fernando,
Parabéns pelo blog.
Gostaria muito desta lavadora da eletrolux LEC12,mas o meu problema é espaço.A area disponivel na minha area de serviço para lavadora possui 60 cm e ela possui 66cm.Sendo assim, terei que escolher com uma lavadora de 10kg,qual vc me indica? grata

Thereza Cristina

Fernando Ricci disse...

Olá Daniel de Melo, tudo bem?

Fico feliz em saber que os vídeos te ajudaram na escolha da lava e seca, mas é uma pena que a sua LSE09 pelo visto tenha vindo com defeito de fábrica.

Quanto ao plug, todas as lava e seca vem com plug tripolar 20A (três pinos grossos).

Se puder, me envie o vídeo.

Qual foi o desfecho do caso? Você conseguiu devolver a lava e seca?

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Thereza Cristina, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A LEC12 é um espetáculo mesmo! É uma pena que ela não caiba na sua lavanderia.

Como você tem um espaço de 60cm de largura para acomodar a lavadora a que eu te recomendo é a Brastemp Ative! 9kg (BWL09B).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Vanessa disse...

Oi Fernando, desculpe a demora...te perguntei antes sobre o desligamento anormal da minha lec 12 no meio da lavagem, ou melhor, quando acaba o enchimento da máquina. A assistência técnica veio em casa e não observou nenhum problema com ela, fez vários testes e disse que o mais provável seria falha na rede elétrica da minha casa. Estaria tendo queda de energia e com isso a máquina desligava....hoje a assistência veio novamente...ela continua desligando em algumas lavagens e não pode ser tanta queda de energia, mesmo porque nem percebo, de qualquer forma vou ver a tal da distribuicao da minha energia de casa...mas acho que estou sem sorte, agora a máquina não vem enxaguando e centrifugando meus tapetes de chão, ela pára, faz uns barulhos estranhos e desliga. A assistência vai levar a máquina com eles. Meu receio é ela funcionar normal lá, já que tem lavagem que vai normal e lavagem que empaca...complicado né...quando ela voltar da assistência te falo o que aconteceu ok. Abraço

Duda Bastos disse...

Oi, Fernando -

Nas últimas semanas devorei seu blog e li quase todos os posts das diversas categorias. Vc está de parabéns!!! O conteúdo do blog é muito relevante e um serviço incrível aos consumidores.

Queria sua opinião para minha necessidade específica.

Moramos em SP capital, somos uma família de quatro - casal e dois filhos (7 e 17). Moro num apartamento que a área de serviço é pequena e não há espaço para varal que atenda a nossa necessidade.

Tenho pouco espaço e poderia optar por uma lavadora e secadora suspensa ou uma lava e seca (2 em 1). Vi muitos comentários sobre edredons e roupas de cama e só preciso que lave edredon queen.

Qual configuração vc me sugere? É melhor ter máquinas separadas? Sem dúvida parece mais produtivo. Quais vc me sugere?

E se optar por separadas, qual lavadora? Vi que vc sugere front load por vários motivos, com a única contra-indicação o fato de ser importado e com manutenção mais cara. Qual front load vc indicaria para mim? E qual top load?

Caso vc sugira as 2 em 1, qual sua recomendação?

Agradeço desde já sua resposta. Quero muito acertar nesta compra.

Obrigada,

Duda

Mario disse...

Excelente trabalho com este blog, sem dúvida você acaba com a dor de cabeça de muita gente.

Gostaria de saber qual máquina você recomendaria entre a LEC12 e a Panasonic NA-FS12G1.

Obrigado.

Unknown disse...

Fernado uma unica pergunta, em seus coemtários vc diz q ele nao leva edredon king size e no queem size sabe se ela manda bem? agradeço atenção e parabe´ns pelo blog/iniciativae paciencia com todos.

Ivan

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa!

Nossa, muito estranho isso que está acontecendo com a sua LEC12.

Como a assistência técnica retirou o equipamento para análise, vamos ver o que eles dirão sobre a lavadora.

Por gentileza, me mantenha informado sobre o caso.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Duda, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!!!

Para atender suas necessidades com tranquilidade é melhor uma lava e seca 12kg ou superior. As secadoras de piso ou suspensa 10kg não secam edredons queen, já as lava e seca 12kg sim.

Eu te recomendo:
- Lava e seca Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12)
- LG Noblige 12kg (WD-1252RW ou RD)
- Samsung Eco Bubble 13kg (WD136)

As três são excelentes e atenderão suas necessidades com tranquilidade.

Tenho um link promocional onde a LG WD1252RW está saindo à vista no boleto por R$3.099,00 e a Samsung WD136 à vista no boleto por R$3.049,00. Caso tenha interesse envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que te retorno com o link.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Mario, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Tanto a LEC12 como a NA-FS12G1 são espetaculares e eu as recomendo muito no blog! Optar por uma para mim é uma tortura!

A Panasonic é a lavadora mais silenciosa do mercado, muito eficiente, econômica no consumo de energia, tem 11 níveis de água, permite customizar os tempos de lavagem e centrifugação. Porém o tempo de molho é fixo em 1 hora para a maioria dos programas de lavagem e 2 horas para o programa Favorito e ela é importada e consequentemente tem a manutenção mais cara.

A LEC12 é a top load que consome menos água por kg de roupa do mercado, é silenciosa, tem maior variedade de programas de lavagem, motor Direct Drive que não usa correia nem polia, seu agitador tem pás grossas e arredondadas e preserva os tecidos e é nacional.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ivan, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

Não. Ela lava apenas edredons de solteiro e casal.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Ola Fernando,

Parabens pelo blog. Muito util e esclarecedor.

Apos a leitura dos comentarios feitos por voce e pelos demais, decidi comprar a LEC 12. Mas tenho as seguintes duvidas: mesmo sem a funcao turbo agitacao, ela lava bem as roupas pesadas e sujas? Realmente lava edredom de casal?

Obrigada!


Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A LEC12 é um espetáculo. Ela não tem a tecla Turbo Agitação mas agita com perfil Turbo nos programas da faixa Turbo Limpeza, no programa Jeans e Toalha de Banho.

Ela lava com eficiência roupas pesadas e muito sujas. Para conseguir excelentes resultados basta usar sabão de boa qualidade, um tira manchas em pó ou alvejante sem cloro e selecionar o programa de lavagem correto (assim como deve ser feito em qualquer lavadora).

Ela lava edredons de casal.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Priscilla, Juninho e Karlina disse...

Olá Fernando,

Parabéns por essa grande iniacitiva de compartilhar suas experiencias nesse blogs, tem mesmo ajudado muita gente. Gostaria de sua ajuda para escolher uma lavadora. Preciso de uma com boa capacidade entre 12 e 15Kg, mas que também me possibilite lavar uma quantidade pequena. Estava quase comprando a Brastemp Ative BWU 11, porém depois de ver alguns comentarios do tipo "Brastemp não é mais uma Brastemp", desistir da compra. Visitando seu blog ví um video da Lavadora de Roupas 15Kg - Electrolux Blue Touch Ultra Clean LBU15 a qual fiquei interessada, no entanto, vejo que você super recomenda a LEC12. Entre a LBU15, a LEC12 e a LTP15, qual vc me recomendaria? Desde já te agradeço.

Ass. Sônia

Unknown disse...

Ola Fernando m bom o blog.Estou precisando de ajuda,tenho uma brastemp 7 kl. Ela ficou 6 anos sem dar defeito,mas ultimamente é 2x no ano sempre a placa,agora resolvi comprar outra. Estou na dúvida entre a brastemp 11 kilos a mais nova ou a continental 11 k.Qual manutenção mais é mais em conta, a brastemp ou a continental? Moro em chacara a 50 km de planalina,cada viagem do tecnico é 50,00.m obrigado

Anônimo disse...

Olá Fernando, tudo bem?
Parabéns pelo blog, pois ele tem nos auxiliado muito na escolha de uma Lava e Seca. Estamos procurando uma "Lava e Seca" com capacidade para lavar edredons queen e roupas de 4 adultos. Estamos com algumas dúvidas:
1) qual cesto é melhor, inox e polipropileno? Tem diferença em desempenho ou durabilidade?
2) WD136 é produzida no Brasil? Sua manutenção é cara?
3) WD106 pode nos atender, ou seja, lava edrodom queen?
4) WD136 sairá de linha?
5) Você poderia nos indicar 3 "Lava e Seca", em ordem de sua indicação ou pela relação Custo x Benefício?
Agradecemos desde já a atenção e sua iniciativa neste trabalho para atender a nós que somos leigos no assunto e necessitamos tanto desse apoio.
Obrigada
Jeany

Anônimo disse...

Ola Fernando, tudo bem? Seu blog me ajudou muito na aquisicao da minha LEC12. Estou adorando a maquina, acontece que em algumas lavagens ela tem deixado algumas roupas com pequenas manchinas tipo pintinhas, o que me chateia bastante, pois tenho que lavar novamente as pecas. Voce sabe o que poderia ser... ja limpei os filtros, mas continua acontecendo....
Desde ja, muito obrigada por todas as dicas!
Seu blog e excelente, voce esta de parabens!
Raquel

Fernando Ricci disse...

Olá Sônia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os três modelos citados da Electrolux são excelentes e eu os recomendo muito aqui no blog!

Se uma lavadora 12kg atende suas necessidades, eu recomendo a LEC12. Ela é um espetáculo! Ela é um espetáculo para lavar qualquer quantidade de roupas.

Se você preferir uma 15kg, recomendo a LTP15.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Telma, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu particularmente não recomendo as lavadora Continental porque não gosto do funcionamento delas, acho elas ineficientes, elas costumam apresentar problemas com frequência, a manutenção é bem mais cara do que a manutenção das demais marcas, as peças são difíceis de encontrar e muitos técnicos não consertam essas lavadoras.

Eu particularmente te recomendo a Consul Facilite 11kg (CWG11 ou CWK11). Elas são muito eficientes e tem a manutenção mais barata porque são fabricadas pela Whirlpool, que é o mesmo fabricante da Brastemp.

Caso prefira uma Brastemp, recomendo os modelos BWG11A ou BWU11A.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jeany, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lava e seca!

Vamos as respostas para as suas dúvidas:
1) Não existe nada que comprove que o cesto de inox proporcione melhor desempenho de lavagem se comparado com o cesto de polipropileno ou vice-versa. Ambos são muito resistentes e duráveis.
Obs: Todas as lava e seca Samsung, LG e Electrolux tem cesto em inox.

2) Todas as lava e seca Samsung, LG e Electrolux são importadas e tem a manutenção cara.

3) Não, a WD106 não lava e seca edredons queen.

4) A WD136 foi lançada em Maio/12, está vendendo muito e não deve sair de linha tão cedo.

5) Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12), Samsung WD136 e LG Noblige 12kg (WD-1252RW ou RD). Os três modelos são um espetáculo!

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Raquel, estou bem e você?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha e que está adorando a LEC12.

Sobre essas manchinhas tipo pintinhas que ela está deixando na roupa, como elas são exatamente?
Qual sabão você está usando na lavagem das roupas?
Como é a qualidade da água na região onde mora?

Se puder, tire uma foto de uma peça de roupa com essas manchinhas e envie para o meu e-mail para que eu analise (lavadorasderoupas@msn.com).

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela credibilidade e pela visita ao blog!

Wellington disse...

Olá Fernando, ótimo blog, parabéns! Sempre entro para ficar de olho nas novidades das máquinas de lavar.

Não achei a informação em nenhum lugar, você sabe me dizer se essa Ecologic tem sistema de diluição inteligente e dispenser para sabão líquido?

Obrigado

Unknown disse...

Olá Fernando,,, depois de ler e reler muito seu blog, acabei me decidindo por uma LEC 12. Ocorre que chamei a assitência técnica para instalação, porque segundo o manual é tudo grátis, e o técnico não consegui deixar ela funcionando... a água do reservatório não está drenando... nem apertando as duas últimas teclas ECO.... ela não solta a água, e o técnico não soube dizer o que é... disse que vai pedir uma nova bomba de água e uma placa,´para tentar trocar e ver o que está ocorrendo... puxa fiquei frustada... será que você poderia me dar uma dica??

Anônimo disse...

Ola Fernando, tudo bem?

Tenho uma Brastemp Clean 5KG ha mais de 15 anos de uso ininterrupto. Ja houve manutenção duas vezes, mas agora resolvi trocá-la. Hoje acabou de morrer - ela nao lava mais, ela funciona apenas para encher e esvaziar a agua. Estou super na duvida de qual maquina comprar. Confesso que gostei bastante da Mueller special 7kg, mas nao vi muitos comentarios a respeito. Queria uma maquina simples, lavo roupas todos os dias - roupa suja de criança e de barro pois somos sempre estamos no barro por conta de jipe e bikes. O que vc recomendaria? Agradeço pela sua atenção. Abraços, Andrea

Anônimo disse...

fernando ricci adorei seu blog parabéns
eu só queria saber por que o modelo lte 12 da electrolux faz tanto barulho e dá tantos estalos que no começo até me assustava agora to me acostumando comprei ela faz pouco mais de 1 mês por enquanto tudo ok
se me responder agradeço muito.

Fernando Ricci disse...

Olá Wellington, tudo bem?

Fico feliz em saber que acompanha o blog para ficar atualizado sobre as novidades em lavadoras e lava e seca!

A Ecologic tem o sistema muito parecido com o Diluição Inteligente. Ela libera o sabão quando a lavadora está quase atingindo o nível de água selecionado, mas começa a fazer a agitação somente quando atinge o nível de água.

Ela não tem dispenser para sabão líquido (infelizmente).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jucy, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lavadora!

Será que o técnico testou corretamente a lavadora? Você tentou lavar roupas nela para ver se ela funciona corretamente?

Se ela estiver realmente com defeito, eu particularmente não aceitaria o reparo da lavadora e exigiria a troca do equipamento porque ela veio com defeito de fábrica.

Por favor, me mantenha informado sobre o caso.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Vanusca disse...

Olá Fernando, quero comprar uma lavadora da marca Eletrolux, qual vc me recomenda em termos de eficiência na lavagem, e durabilidade? Obrigada. Vanusca

Unknown disse...

Boa noite Fernando! Parabéns pelo BLOG.
Tenho uma Electrolux Top 8, já bem antiga e está muito lenta, como já consertei várias vezes, vou trocá-la e estava decidido comprar a Electrolux Ecologic LEC12, porém vi os comentários da Panasonic Inverter 14 e fiquei na dúvida.
Sei que a Panasonic é mais econômica em consumo de energia e a Electrolux em água.
Qual dos dois sistemas lava melhor?
No quesito centrifugação qual é a melhor?
Qual das duas você escolheria?
Só mais uma dúvida: minha máquina antiga centrifuga com 700 rpm, a Panasonic é só 640 rpm, como li em um dos comentários?
Fico no aguardo de suas respostas para definir minha compra.
Muitíssimo obrigado e mais uma vez parabéns !
Abraços Roberto Aragão.

kelly disse...

BOA NOITE FERNANDO.
ESTOU PESQUISANDO PARA COMPRAR UMA LAVADORA E ESTOU EM DÚVIDA ENTRE A BRASTEMP 11 E A ELETROLUX ECOLÓGIC 12 KG.
A DÚVIDA É A SEGUINTE:
A BRASTEMP FALA QUE O CONSUMO DELA DE ÁGUA POR CICLO É DE 130 LITROS ENQUANTO A ELETROLUX É MAIS OU MENOS UNS 12 LITROS. O CONSUMO EM KW É QUASE IGUAL. O DA BRASTEMP É DE 30 E O DA ELETROLUX E DE 37.
QUAL DAS DUAS ESTÁ FALANDO A VERDADE A RESPEITO DO CONSUMO DE ÁGUA? É UMA DIFERENÇA GRITANTE.
NA QUESTÃO QUALIDADE DE LAVAGEM QUAL É A MELHOR?
ME AJUDE. NÃO SEI QUAL ESCOLHER.
PARABÉNS PELO BLOG.
KELLY

Fernando Ricci disse...

Olá Vanusca, tudo bem?

Eu recomendo vários modelos 12kg e 15kg da Electrolux que são excelentes. Mas atualmente a minha preferida é a Ecologic 12kg (LEC12). Ela é muito eficiente, silenciosa, preserva os tecidos e economiza até 40% de água nas lavagens porque seu cesto não tem furos. Sobre a durabilidade ainda é cedo para dizer pois esse modelo é lançamento, mas ele já está comigo há algum tempo e até o momento não apresentou problemas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Roberto Aragão, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

Tanto a lavadora Panasonic Inverter como a LEC12 são lavadoras espetaculares e eu as recomendo muito aqui no blog. Os dois modelos são muito eficientes na lavagem e preservam os tecidos. No quesito centrifugação a LEC12 ganha porque ela centrifuga a 780RPM contra 670RPM da Panasonic. Porém o funcionamento da Panasonic consegue ser mais silencioso do que a LEC12.

É um páreo duro optar apenas por uma delas, mas hoje eu escolheria a LEC12 pensando na manutenção mais barata (porque a Panasonic é importada) e pela maior quantidade de postos de assistência técnica autorizada.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Kelly, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A Electrolux Ecologic 12kg (LEC12) consome 90 litros de água por ciclo, o que equivale a 7,5 litros de água por kg de roupa.
As Brastemp Ative! 11kg (BWG11A e BWU11A) consomem 139 litros de água por ciclo, o que equivale a 12,6 litros de água por kg de roupa.

Os consumos de água por ciclo são calculados considerando um ciclo de lavagem normal (lavagem + 1 enxague) com a lavadora no nível de água mais alto disponível no modelo.

Os três modelos acima citados são muito eficientes na lavagem, mas eu particularmente prefiro a LEC12 porque o agitador dela é menos agressivo com as roupas, além dela ser mais econômica e silenciosa.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Sandra disse...

Fernando adquiri uma electrolux lec12 e logo no 1 dia de uso a abençoada não centrifuga( que alias foi hoje) oque eu faço me ajude por favor. Pois tenho um monte de roupas para lavar rsrsr

Aguardo resposta
Obrigada

Sandra disse...

Meu contato
sandra.betim@terra.com.br

Fernando Ricci disse...

Olá Sandra, tudo bem?

Quem fez a instalação da lavadora?

Foram retiradas as duas bases de isopor que vem embaixo da lavadora?

A tecla Eco Reaproveitamento está acionada? Se estiver a lavadora não centrifuga e a luz da função fica piscando.

Se estiver tudo ok, entre em contato com a loja onde comprou a lavadora e solicite a troca da mesma.

Por gentileza, me mantenha informado sobre o caso.

Enviei a resposta também para o seu e-mail.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Por favor quero muito uma maquina de 15kls por favor me indique uma q não seja barulhenta tenho lido o seu blogue e vejo q a elettolux ltp 15 vc recomenda ela é boa mesmo?obrigada.

Unknown disse...

Olá Fernando, entrei em contato com a Eletrolux, informando o ocorrido, me pediram um prazo de 72 hs para enviarem uma pessoa que avaliasse a máquina, só que ainda não apareceram... liguei novamente prá eles, reclamando da demora e conforme vc me orientou, eu disse que não quero troca de peças, se a máquina não funcionar, quero que seja trocada a máquina... estou no aguardo...

Anônimo disse...

Oi Fernando.
Eu visitei seu blog há um tempo para procurar uma máquina de lavar que melhor se encaixasse no meu perfil e encontrei a LEC12. Comprei a máquina através das suas dicas e achei maravilhosa.
Porém, ela tem me decepcionado muito porque tem 3 meses de uso e já tiver que fazer um reparo nela através da assistência técnica enviada pela ELECTROLUX. Ela estava com um vazamento e foi constatado que vinha da mangueira do reservatório. Pedi uma máquina nova mas a electrolux disse que tinha um prazo de 30 dias para consertar minha máquina.
Eles fizeram no prazo de mais ou menos uns 20 dias.
Trocaram a mangueira mas não resolveram outro problema, que é um barulho que a máquina vme fazendo no momento da agitação,´é como se faltasse lubrificação naquela peça do meio.
O técnico disse que é normal mas como pode ser normal um barulho que só veio aparecer depois do primeiro mês de uso?
Fora isso, hoje entrei em contato com a Electrolux pra falar de outro problema. Minha máquina ficou ligada uma noite inteirinha e no dia seguinte ela estava do mesmo jeito que eu havia deixado, cheia de água com a roupa suja ainda. Ela não trabalhou a função selecionada. Tive que reiniciar todo o processo e foi um caos porque ficou muito lenta, a centrifugação não foi completa e enfim.
Estou com uma máquina nova com características de uma com mais de 5 anos de uso.
Quero trocar e eles falam que vai mandar alguém pra verificar o que acontece.
Parece não acreditarem que estou insastifeita com o produto.
Não quero outra coisa em troca, quero a mesma máquina funcionando perfeitamente como funcionou durante um mês e meio sem me gerar dúvidas de que tinha feito a escolha certa.
Queria saber se essa atitude da electrolux está dentro do padrão e se tenho direito de requerer outra máquina no lugar.

Espero que possa me dar uma luz..

email: camillahrodrigues@hotmail.com

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A lavadora Electrolux LTP15 é um espetáculo e eu a considero uma lavadora silenciosa. Algumas pessoas reclamam do barulho que ela faz quando gira o cesto durante a entrada de água para molhar todas as roupas do cesto por igual mas eu particularmente acho o barulho normal. Os demais modelos 15kg também fazem esse barulho.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jucy, tudo bem?

Me mantenha informado sobre o caso. Se a pessoa que vai avaliar a lavadora não comparecer novamente, me envie um e-mail (lavadorasderoupas@msn.com).

Estou à disposição.

Abraços.

Sandra disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog!!!, está me ajudando muito!!! Não sabia nem por onde começar minha escolha de uma máquina, e agora estou apenas em dúvida entre a LEC12 e a Samsung lava e seca.
São 3 pessoas aqui em casa, e minha prioridade é preservar os tecidos. Pois minha mãe tinha uma Brastemp (bem antiga), e sempre reclamava que ela acabava muito com as roupas, só dava pra lavar roupa de uso em casa e até calça jeans nova ela não aconselhava (por causa da centrifugação).
Minha pergunta é: como a Lec12 tem preço e manutenção mais em conta, você saberia me dizer se há muita diferença no sentido de preservação dos tecidos entre as duas, que compensaria esse gasto a mais com a Samsung? E na centrifugação delas, será que faz diferença? Obrigada! Sandra.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 370   Recentes› Mais recentes»