Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Lavadora Brastemp 11 kg (BWK11AB)


Minha opinião sobre a lavadora: Recomendada!
Excelente lavadora para famílias até 5 pessoas. Lava muito bem e com muita eficiência qualquer tipo de roupa e não deixa fiapos (desde que separados os tipos de roupas corretamente, pois nenhuma lavadora faz milagres). Poucos porém eficientes programas de lavagem que permitem lavar qualquer tipo de roupa. Tem as funções Turbo Performance, Enxágue Extra e Enxágue Amaciante. Seu painel é fácil de operar e tem inclusive a tecla avançar etapa. Sem dúvidas um excelente custo x benefício!

Os modelos BWK11, BWS11 e BWJ11 são a mesma máquina, mesmos programas de lavagem e mesmas funções, e igualmente eficientes na lavagem. Na pratica o que muda, além do design, é que a BWK11 tem nível de água eletrônico e os modelos BWS11 e BWJ11 tem nível de água mecânico.

APROVEITE A OFERTA e garanta já sua lavadora Brastemp 11 kg BWK11 na minha loja online do site Magazine Luiza clicando AQUI

Sobre a lavadora
A Lavadora Brastemp 11 kg conta com a função Turbo Performance, que combinada aos ciclos resulta numa maior potência de agitação e limpeza eficaz de roupas e tecidos pesados ou muito sujos. Sinta roupas macias e perfumadas com a função Enxague Amaciante, que mantém as roupas sob ação do amaciante por mais tempo. Combinando tempo e movimentos ideais, o ciclo Tira Manchas deixa suas roupas ainda mais limpas*.
Cuidado e performance, para você sentir na pele.
*Comparado aos outros ciclos da mesma máquina.

Principais características
- Turbo Performance: Maior potência para a limpeza eficaz de roupas pesadas ou muito sujas
- Ciclo Tira Manchas: Eficiência na remoção das manchas mais persistentes para roupas mais limpas todos os dias*
- Enxágue Amaciante: Sinta a maciez do cuidado, com roupas sob ação do amaciante por mais tempo.
- Ciclo Delicado: Mais cuidado na lavagem dos tecidos e peças mais delicadas*
- Avançar etapas: Permite personalizar programas pré-definidos de lavagem, avançando etapas e adaptando-os a cada necessidade.
- Enxágue Extra: Roupas com menos resíduos de sabão
*Comparado a outros ciclos da mesma máquina


Especificações Técnicas:
- Capacidade total: 11 kg
- Número de programas: 6
- RPM na centrifugação: 750
- Peso: 38 kg
- A x L x P: 105 cm x 62 cm x 70 cm
- Cor disponível: Branca
- Consumo máximo de energia: 0,32 kWh¹ 
- Consumo máximo de água: 136 litros¹
¹ Programa Tira Manchas, Nível alto de água, Turbo Performance acionado


Créditos: www.brastemp.com.br

118 comentários:

Unknown disse...

irral31 de agosto de 2015 10:41
Olá Fernando, td bem? Queria que vc tirasse uma dúvida minha, eu tenho a lavadora Electrolux Ltd 11 e gostei muito dela, mas comparando ela com o mesmo modelo dela Ltd 11 numa acredito eu versão mais nova que tem as luzes de indicadores ao invés de verde, azuis. Bom vamos a minha dúvida, a versão mais nova enche o tambor bem mais rápido. É isso mesmo ou a minha versão antiga está com problemas? Agradeço desde já sua atenção. Michele.

Fernanda Benevides disse...

Bom dia, Fernando! Estou procurando uma máquina e seu blog tem me ajudado muito. Minha família é composta de 4 adultos e estamos procurando uma máquina de 11kg. Queria saber qual a sua opinião entre a BWL11, BWB11, BWG11 e BWK11. Vi tbm que vc não indica a BWG12. O que me diz da Electrolux 15 kg com Blue Touch? Por fim, a Consul CWG11 é tão boa quanto às lavadoras da Brastemp? Obrigada desde já!

Fernando Ricci disse...

Olá Michele, estou bem e você?

Eu tive a LTD11 tanto com LEDs verdes como azuis e as duas demoravam o mesmo tempo para encher. Vai depender da pressão da água de cada casa e é necessário verificar também se o filtro que fica na ponta da mangueira de entrada de água não está sujo porque com o tempo ele acumula sujeira e a lavadora passa a demorar para encher de água.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda, tudo bem?

Fico feliz em saber que meu blog está te ajudando na escolha da lavadora!

Os modelos BWL11, BWB11, BWG11, BWK11 e Consul CWG11 são igualmente eficientes e todas tem a mesma qualidade, pois são fabricadas com as mesmas peças (parte mecânica). O que muda entre elas é apenas design e/ou funções disponíveis. Pode adquirir qualquer uma delas. A BWG12 eu não indico mesmo.

A Electrolux LBU15 também é excelente e eu a recomendo bastante, mas se você não precisa de uma lavadora tão grande, compre a 11 kg mesmo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Boa noite Fernando! Estou na duvida entre esta maquina Lavadora Brastemp 11 kg (BWK11) e a Consul CWG11, aqui em casa são 4 pessoas o que você me diz poderia me ajudar?

Sofia disse...

Olá Fernando. Qual lavadora 11kg você recomenda para uma casa de praia, ou seja, que não vai enferrujar?
Grata,
Sofia

Unknown disse...

Ola Fernando

Estou pesquisando maquinas e estou interessada em dois modelos.
Essa Sansung WF106U4SAWQ e a Brastemp BWH15AB, sei da diferença de tamanho, porem quero saber na lavagem qual delas é mais eficiente.

Adorei o Blog.

Att

Anônimo disse...

fernando, se voce tiver acesso a engenharia da brastemp, ou entao outro setor responsavel, por favor repasse minha sugestao. Sugira a eles que voltem a fazer modelos de programação flexivel. Aqueles programas tipo especial, pesado, cama e banho geralmente sao muito inuteis. O melhor mesmo e o consumidor progamar de acordo com a nescessidade... afinal cada dia e um dia, uma roupa e uma roupa, uma atividade e uma atividade e tudo isso implica numa sujeira diferente que gerará necessidades diferentes. Nem sempre se encaixara bem num seletor com indicador luminoso. Veja a programação da Bwl11a. É pessima. O programa extra rapido, rapido de mais e o dia a dia longo de mais... pra lavar roupas claras ok, mas roupas escuras nao da. E o programa de 20 minutos nao tira sujeira da roupa a nao ser o suor. E ninguem compra uma maquina contando que nao vai precisar lavar roupas com media sujidade. Alem disso poderiam melhorar os agitadores... voltar com o dual, sei la. O multifuncional e bom, mas dual e dual... aquele do modelo 11,5kg tem um ponto muito bom por ser bem menos agressivo... mas tem que limpar tambem ne. Abraço, Matheus

Unknown disse...

Boa noite Fernando

Parabens pelo seu trabalho, muito bom seu blog.

Quero comprar lavadora frontal de 12kg pra cima. Tenho tantas duvidas......
Li muito sobre samsung eco bubble 13kg, mas fico receosa do erro que da no painel. Um ponto que gosto dela é o programa lavar a vapor, tenho duas filhas e lavar a seco é bem vindo.
Outra que gosto pela quantidade de programas de lavagem é a LG noblige WD1252RD.
Ouvi falar bem tambem da Eletrolux Eco Vapor 12kg e Front Load LFE14 (nao importo de nao ter secadora, desde que seja frontal.

Ja agradeço as dicas, obrigada.


Rinara Lauar

Unknown disse...

Olá Ferbabdo, parabéns pelo blog.
Eu gostaria de adquirir a Samsung 106 com eco dolle. O problema do erro ja foi solucionado. Obrigada. Abraço.

Unknown disse...

Boa tarde Fernando, gostaria de saber quantos RPM geralmente tem um motor de uma maquina de lavar.

vanessa disse...

ola fernando tudo bem?
estou quereno comprar uma lavadora e seu blog tem me ajudado porem estou em duvida quanto a BWL11 e a LDT11, tenho uma brastemp que nunda deu problema e fico na duvida em trocar de marca, gostaria da sua opiniao sobre. obrigada

Mônica disse...

Olá Fernando,adorei suas dicas.
Estou precisando de uma maquina nova pra ontem, a minha morreu.....
Você sabe dizer se a Lavadora Brastemp 11Kg Top Load - BWK11AB está valendo a pena comprar?
Tenho medo de me precipitar pela pressa.
Aguardo resposta.
Obrigada

Unknown disse...

Fernando me salva... somos uma família de 4 pessoas e preciso de uma máquina otima. Me recomendaram a electrolux turbo 6kg sem agitador, mas penso se ela não é muito pequena. Qual me recomenda sem agitador?

Unknown disse...

Oi Fernando me apaixonei pelo seu pelo seu blog.

Acredito que esteja com tempo corrido mas estou ansiosa pelas respostas das últimas solicitações.

A Nova Máquina Brastemp Bwk11ab informa possibilidade de avançar etapas no caso da Bwb11ab e BWL11AB não podemos avançar as etapas?

Unknown disse...

Olá Fernando bom dia. Só n consegui vê sua opniao sobre essa lavadora. Vc indica ou ñ? Desde já agradeço.😘

Unknown disse...

Olá Fernando bom dia. Só n consegui vê sua opniao sobre essa lavadora. Vc indica ou ñ? Desde já agradeço.😘

Fabiane LC disse...

Olá Fernando! Parabéns pelo seu trabalho.
Estou com dúvidas e preciso da sua ajuda.
Vendo seu blog decidi comprar uma eletrolux lt12f ou lt12b, porém o vendedor falou que os novos modelos estão vindo com o cesto frouxo e barulhento (realmente ao balancar pareceu frouxo). Ele me indicou a brastemp bwk11a que ao balançar o cesto pareceu mais firme e com amortecimento.
Minha mãe tem eletrolux antiga que gosto muito, pois tem várias etapas ciclos e não faz barulho, porém como o vendedor falou que as novas estão diferentes e eu não conheço brastemp, te pergunto:
Qual você me indica pela qualidade da máquina, do cesto, durabilidade e possíveis manutenção?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adquiri a máquina bkw 11kg brastemp, usei para lavar a máquina para tirar a sujeira vindo da fábrica, Fernando o excesso de graxa que vem na máquina é normal?
A centrifugação não é tão silenciosa e a máquina faz barulho de sucção de água durante a centrifugação mais em vista da electrolux é melhor.
Você já usou bastante ela,funcionou tudo bem?

Anônimo disse...

Adquiri a máquina bkw 11kg brastemp, usei para lavar a máquina para tirar a sujeira vindo da fábrica, Fernando o excesso de graxa que vem na máquina é normal?
A centrifugação não é tão silenciosa e a máquina faz barulho de sucção de água durante a centrifugação mais em vista da electrolux é melhor.
Você já usou bastante ela,funcionou tudo bem?

Anônimo disse...

Adquiri a máquina bkw 11kg brastemp, usei para lavar a máquina para tirar a sujeira vindo da fábrica, Fernando o excesso de graxa que vem na máquina é normal?
A centrifugação não é tão silenciosa e a máquina faz barulho de sucção de água durante a centrifugação mais em vista da electrolux é melhor.
Você já usou bastante ela,funcionou tudo bem?

Anônimo disse...

Boa Tarde..Fernando
Estou em duvidas com duas marcas de maquinas de lavar a Eletrolux 10KG LTD11 ou Brastemp 11KG BWK11ABANA...qual seria melhor em sua opinião?????

Unknown disse...

A potência dessa máquina é boa? Já procurei nas especificações técnicas e não acho.
Isso faz diferença?

Unknown disse...

480 W é pouca potência para essa máquina 11kg?

Fernando Ricci disse...

Olá, Cristiano. Tudo bem?

Não escolha uma lavadora pela potência porque isso não diz nada. Existem lavadoras com mais de 1000 W que não lavam a roupa direito.

A BWK11 é uma excelente lavadora.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando, estou em dúvida entre a BWK11 e a BWB11A que é 130 reais mais barata que a outra. Qual você indica comprar? A BWK11 vale os 130 a mais da BWB11a?

Unknown disse...

BOM DIA FERNANDO

POR GENTILEZA, GOSTARIA DE SABER SE A MAQUINA DE LAVAR ROUPAS BRASTEMP MODELO
BWK11A POSSUI O SISTEMA SMART MIX (que mistura água, sabão e o amaciante antes do contato com a peça de roupa).

FAÇO-LHE ESTA PERGUNTA, POIS ESTOU EM DUVIDA ENTRE COMPRAR ESSE MODELO OU COMPRAR O MODELO BWH11A (QUE POSSUI O SISTEMA SMART MIX).

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE QUAL MODELO DEVO COMPRAR?

PARABENS PELO BLOG.

JUNIOR RIVA
(juniorriva@hotmail.com)

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de saber se a não eficiência na lavagem no nível alto do modelo da brastemp 15k, também ocorre com a lavadora BWK 11 da brastemp.
atenciosamente, Cristine

Unknown disse...

Gostaria também de saber se portanto a bwk 11 java muito bem quando cheia e se funciona o sistema de tira fiapos?
obrigado

Sol Mendonça disse...

Fernando boa tarde!
Qual é melhor:
BWK11AB ou
Ative BWL09B

Unknown disse...

Bom dia, gosto de roupas bem limpas, normalmente uso a máquina cheia, qual máquina você indica que atende todas as necessidades de roupa bem lavadaS com ciclo alto de lavagem, tira bem os fiapos e com capacidade para 11k, a brastemp BWK ou consulBWG?

Simone Pedro disse...

Fernando bom dia adorei seu blog parabens! Preciso urgente compra uma lavadora e estou na duvida entre os modelos Brastemp BWK11AB Ou Consul CWG11, qual a mais recomendada? Desde ja obrigada pela atenção. Simone Pedro

Shirley Oliva disse...

Olá Fernando, adquiri uma BWK 11A, gostei bastante, ela chegou essa semana e a luz do painel referente ao molho longo não acende, no mais tudo está funcionando e as roupas ficam bem limpas, isso é normal ou é algum defeito no painel? Será que vou ter problemas se não consertar isso? Obrigado.

Unknown disse...

Fernando, tudo bem?

Estou em dúvida sobre os modelos abaixo.
BWL11, BWB11, BWG11, BWK11 da brastemp.

Sei que vc ja citou que todas são boas, mas saberia me especificar quais as diferenças dentre elas? Já procurei comparativos e coisas do tipo, mas dificilmente encontro.

E se os modelos com a descrição ACTIVE, são mais interessantes, ou é apenas o modelo da maquina?

Obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá, Gregory. Estou bem e você?

Ative foi uma linha de eletrodomésticos, que está saindo de linha.

BWL11 e BWB11 são a mesma máquina, mudando apenas a cor do painel e o cesto que na BWL11 é liso e na BWB11 é Smart Wave, mas as duas saíram de linha e a sucessora é a BWK11, que tem como diferencial dispenser para sabão líquido e tecla Avançar Etapas.

A BWG11 dá muito defeito na placa eletrônica e tá sendo substituída pela BWH11.

Hoje eu compraria a BWK11 ou a BWH11. Prefiro a BWK11 por não ter painel touch.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, Shirley, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Agende uma visita técnica junto a autorizada da Brastemp para troca da placa do painel porque como essa luz não está funcionando a placa está com defeito.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, Simone. Tudo bem?

Os dois modelos de lavadoras citados são excelentes e muito eficientes e eu os recomendo bastante! Compre então a Brastemp BWK11 porque é um modelo mais atual, mas reforço que as duas são excelentes opções de compra.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, Nelson. Tudo bem?

Olha, em nível alto atualmente nenhuma lavadora top load vem entregando resultado de lavagem satisfatório na lavagem. A Brastemp BWK11 tem a tecla Turbo Performance que você poderá acionar sempre que quiser para melhor movimentação das roupas, principalmente quando usar o nível alto.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Ah, Nelson. O filtro de fiapos de nenhuma 11 kg funciona direito.

Unknown disse...

Boa noite Fernando, qual modelo de máquina você sugere para ser comprada, que lave muito bem e funcione bem o filtro limpa fiapos?
obrigado

Anônimo disse...

Fernando quero comprar uma máquina de Lavar modelo BWL11A, mas não estou encontrando. Vc sabe se foi substituído por outro modelo?

Fernanda Rodrigues.

Unknown disse...

Já li aqui no blog que a Brastemp Ative BWK11A substituiu a BWL11A... Igualmente recomendada pelo Fernando :)

Lucianaa disse...

Ola Fernando.
Se voce fala que nenhuma 11kg tira bem os fiapos, qual então tira ? Pra mim é importante, meu filho reclama que as roupas dele ficam com muito fiapos. Tenho Brastemp Clean 6kg 9 anos.
Comprei por indicação aqui a BWK11A.
Vlw pela ajuda.

Unknown disse...

Boa Noite Fernando, peço que me ajude a escolher uma máquina excelente, que lave muito bem as roupas, sem precisar usar tanquinho, e que funcione tira fiapos, quero investir bem meu dinheiro numa boa máquina, independente de quantos kilos.
Peço sua sugestão.
obrigado.

Unknown disse...

Oiii Fernando.
Gostaria que me dissesse se a lavadora bwk 11
lava edredon casal
pelo que li nos comentarios é uma boa lavadora
Espero sua resposta
obrigado

Aline disse...

Oi Fernando!

A escolha da máquina de lavar lá pra casa está um parto! rsrs
Li seu blog de cabo a rabo e faço meus os elogios e agradecimentos de tantas pessoas que ja "se consultaram" com você.

O meu problema na escolha da máquina é que minha mãe é uma exigente dona de casa, a roupa tem q estar impecável. Temos umas Brastemp Clean super antiga, com a qual ela faz milagre! Bate duas vezes, enxágua duas vezes dependendo da roupa, lava o filtro mil vezes para tirar o pelo em momentos alternados... em suma, ela dá truque pra melhorar o resultado.

Mas agora é hora de comprar outra e não consigo descobrir a melhor opção.

Para piorar, testamos a Brastemp Ative 9kg do meu tio e ela detestou o resultado. Realmente, a roupa saiu exatamente como entrou só que molhada, e algumas camisas mais sujas tiveram as manchas de desodorante acentuadas e endurecidas... parecia cola. Usamos OMO. Achei surreal!
Imagino q seja algum problema na máquina ou nós programamos alguma coisa errada... pois é um dos modelos mais elogiados e vendidos...

Para comprar uma outra Clean, ficamos na dúvida quanto ao desempenho, porque as lavadoras mudaram muito, e só etavamos satisfeitos com a nossa Clean velhinha por conta dos truques de mãe, que garantem um bom resultado, e não por conta da performance da máquina em sí...

Também tem o agravante de que máquinas que funcionam bem com roupas pesadas e mto sujas estragam as roupas de tecidos mais leves... Mamãe lava as leves na mão, mas eu sou do séc XXI e acho inacreditável! rsrs jogo tudo na máquina!

Eu suma, queria sua sugestão porque estamos completamente perdidos...

Precisamos de um modelo que primeiramente lave muito bem a roupa,
Em segundo lugar, que não deixe muito pêlo,
Em terceiro, que seja durável e dê pouca manutenção.
E se puder, de bônus, seria bom que tenha uma opção de lavar roupas mais leves tb...

Não precisa sem mega econômica, a gente entende que não dá pra ter tudo rsrs
Obs: nosso espaço físico também é limitado, então é outra questão a ser levada em conta... precisamos de uma medida aproximada de 60cmLx65cmP.

Viu como não é fácil... Ajuda a gente???

Unknown disse...

Fernando vc falou sobre a máquina mais não disse se recomenda ela ou não???....obrigada

Unknown disse...

Fernando, estou em dúvida sobre as lavadoras bwh15ab,bwk15ab e bws15ab?
Qual a diferença entre elas e qual é a melhor?
Parabéns pelo site, e desde já lhe agradeço a atenção.

Cristiane Mello disse...

Olá, Fernando.
Parabéns por sua disposição em nos responder.
Gostaria de saber se a máquina de lavar Sansung 10,1 Kg, abertura frontal, consegue lavar edredon de casal, pois a minha Brastemp 11Kg BWL teve muitos defeitos e não lavava meus edredons.

Anônimo disse...

Boa Noite , Fernando.
Já faz meses que estou pesquisando já me decidir qual marca irei comprar só estou na duvida de dois modelos que são a BWK11ABANA ou a BWH11A sendo que a BWK11ABANA e mais com conta , agradeço sua atenção, qual é a diferença das duas e qual deve comprar, só estou esperando sua resposta para comprar um ano sem lavadora já não aguento mais ! kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Qual é a melhor lavadora brastemp a de 11kg ative bwk ou a de 15kg bwh?

Elaine disse...

estou na duvida
qual vc me indica a Brastemp de 11 ou de 12 kgs. BWT12

Unknown disse...

Boa tarde Sr Fernando. Minha máquina está com um pequeno problema Brastemp Ative 11 kg, goataria de saber se o Sr teria alguma sugestão para resolver antes de eu chamar o técnico. Está acumulando água no dispenser do amaciante. Como se estivesse entupido. Já tirei, lavei tudo, mas o "problema" persiste. A máquina é nova, tem 1 ano, e esse problema começou depois que troquei de amaciante, acho que entupiu mesmo, só não sei como resolver....Grata!

Unknown disse...

Kkkkkkkkk

Talita disse...

Quero comprar uma lavadora, mas estou em dúvida entre a bws11, ea bwq12 da brastemp me ajude Fernando

danmvmbu disse...

Bom dia! Esse lavadora possui agitador dual-action? Obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde Fernando, seu blog está me ajudando muito na escolha de uma lavadora. Vi que não é somente comprar a mais barata. Eu quero uma lavadora de 11 ou 12kg. Li sua postagem sobre a Lavadora de Roupas Eletrolux Turbo 12Kg (LT12F) e vi que vc elogia muito essa máquina. Comparando a LT12F da eletrolux e a Brastemp BWK11 comentada acima, qual das duas você indicaria.

Flávia disse...

Parabéns pelo Blog! Estava fazia dias pesquisando sobre lavadoras e com muita dificuldade em verificar as diferenças entre os modelos da 11kg da Brastemp e o seu Blog tirou todas as minhas dúvidas. Escolhi a BWK11.Obrigada pelas informações.

Unknown disse...

Boa noite! Após ver sua recomendação comprei este modelo. Ao desembalar achei estranho, tinha um parafuso solto no isopor debaixo, e não veio com película protetora nos botões que diz no manual de instalação que teria que ser removida, mas ok, coloquei para funcionar e o que me chama realmente a atenção é que ao lavar com sabão em pó não percebo tanta espuma na água e quando termina o ciclo de lavagem, antes de passar passa para o enxague, ao soltar a água, vejo a água literalmente azul de sabão em pó saindo primeiro. É normal isto de "perder" sabão em pó devido à diluição previa ou tem defeito? Muito obrigado. Parabéns pelo site

Lorena disse...

Boa noite, Fernando!
Estou pesquisando uma lavadora, só que estou na dúvida entre a BWK11 e BWJ11. Entre a questão das funções, aparentemente são iguais, mas o nível de água na BWJ11 não é digital, na qual foi um ponto apresentado pelo vendedor alegando ser "menos" problemática caso venha a dar defeito. Qual devo escolher?
Desde já, oobrigaada! :)

Unknown disse...

Boa tarde, Fernando, adorei seu blog. Quero comprar uma lavadora, tenho uma Electrolux 12k, boa mas muito barulhenta, que está velhinha. Somos em 3 pessoas, lavo roupa quase que diariamente e geralmente lavo os edredons solteiro e Queen em casa. Qual você indica? Agradeço,
Adriana

Eliane de Moraes disse...

Olá Fernando! Parabéns pelo seu blog!
Gostaria de saber se a Brastemp BWK11 lava edredom tamanho queen size?
Estou em dúvida entre essa la roupas e a BWT 12. Qual das duas você recomendaria?
Obrigada e uma grande abraço,
Eliane

Fernando Ricci disse...

Olá, Eliane! Tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Nenhuma das duas Brastemp citadas lavam edredom queen size até mesmo porque o cesto das duas é exatamente do mesmo tamanho. Para esse edredom precisa ser uma lavadora 14 kg ou superior. Recomendo as Electrolux 15 kg (LTM15 ou LBU15) ou as 16 kg (LTM16, LTP16 ou LBU16) ou a Consul 16 kg (CWL16).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, Adriana! Tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

As Electrolux atuais estão muito silenciosas porque várias coisas foram modificadas nelas. Se quiser uma do mesmo tamanho da sua recomendo as Electrolux LTD13, LT13B ou LM13Q - Água Quente. Se quiser uma maior recomendo as Electrolux 15 kg (LTM15 ou LBU15) ou as 16 kg (LTM16, LTP16 ou LBU16).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, Lorena! Tudo bem?

Os modelos BWK11 e BWJ11 tem mesmo as mesmas funções e a mesma eficiência. É fato que o seletor de nível de água rotativo tem menor chance de apresentar defeitos.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa noite Fernando Ricci!
Depois de ler sua opinião da Brastemp BWK11, fiquei convencida que esta atende minhas necessidades, porem também estou procurando uma que seja silenciosa. Liguei para a Brastemp e, infelizmente, não souberam informar. Por isso escrevo para pedir mais uma opinião sua com relação ao nível de ruido durante todo o ciclo de lavagem.

Atenciosamente
Nara

Andrea B. disse...

Fernando, bom dia! Que ótimo blog! Tenho uma dúvida: comecei a perceber que o ciclo da minha máquina Brastemp Ative! BWK11AB 11Kg / nível alto/ duplo enxágue/ centrifugação extra está muito demorado..às vezes saio e deixo a máquina trabalhando..
Mas outro dia tive a impressão que quase demorou 4 horas..
Já procurei na internet a informação sobre a média de tempo dos ciclos dessa máquina, mas não achei em lugar nenhum.
Como tenho um gatinho que sobe na tampa, tenho receito de ter estragado algum botão e a máquina estar demorando mais que o normal para terminar a lavagem. Você pode me ajudar? Obrigada!!

Anônimo disse...

ola Fernando. Parabéns pelo blog. Excelentes comentários, que estão ajudando bastante na escolha da minha máquina. tenho uma dúvida: eletrolux ou brastemp? qual a mais eficiente e menos barulhenta? moro em apartamento e o barulho é importante. Sou parecida com a mãe da Aline (dos comentários) rrrsss É muito difícil escolher uma máquina. Também gostaria de saber se é melhor uma máquina frontal ou normal. Obrigada pela ajuda.

Tenille Dias Nozari disse...

Olá! Como saber o nível de água utilizar na brastemp bwk11? Obrigada

Unknown disse...

Oi Fernando. Esse modelo Brastemp BWK11 lava edredom?

Fernando Ricci disse...

Olá, Marcio. Tudo bem?

A BWK11 lava edredom de solteiro e casal.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, Tenille! Tudo bem?

O nível de água deve ser escolhido de acordo com a quantidade de roupas colocadas na lavadora e deve ser selecionado um nível em que as roupas consigam se movimentar sem dificuldade durante a lavagem.

Caso selecione um nível insuficiente para a quantidade de roupas, basta apertar a tecla nível de água e selecionar um nível acima mesmo com a lavadora já em funcionamento.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Calila disse...

Boa tarde Fernando!
Estou pesquisando tipos de máquinas para comprar e me interessei pela Brastemp BWK 11kg, percebi que existe a BWK A e A BWK AB.
Gostaria de saber a diferença, desde já agradeço e parabenizo pelo blog que adorei!

Unknown disse...

Boa noite, qual a melhor BWS11 OU BWK11 OU ALGUMA OUTRA?

Unknown disse...

oi gostaria de uma informação é normal ela parar várias vezes mesmo sem ter selecionado à opção molho desde ja agradeço.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Sim, é normal ela fazer pausas na etapa lavar.

Abraços.

Unknown disse...

Oi Fernando.
Seguinte, eu coloquei a máquina pra encher no nível alto. Num certo momento, antes de encher por completo, o led NÍVEL EXTRA BAIXO ficou piscando e máquina começou a esvaziar. Sendo que já tinha lido no manual, que isso ocorre devido a pressão dá água não corresponder ao especificado no manual do produto é que o tempo para encher foi excedido. A indicação é falar com a concessionária de água, mas esse problema da pressão é em toda cidade. Ela é fraca em alguns momentos do dia. O que você me indica? O que faço?
Já consegui lavar roupa nela no nível médio.

Unknown disse...

Olá Fernando.

Qual o tempo necessário entre uma lavagem e outra?
Não devo, realmente, fazer lavagens seguidas?

Fernando Ricci disse...

Olá, Marcio.

Não se deve realizar lavagens seguidas em nenhuma lavadora/lava e seca do mercado. É necessário fazer um intervalo de 30 minutos entre as lavagens para esfriar o motor e a placa eletrônica (que é a peça que mais se esforça e mais apresenta defeitos nas máquinas).

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

Mateus disse...

Boa noite Fernando ,

Parabéns pelo seu trabalho , pelo Bloq , pelos videos e comentários .Estava muito perdido para substituir minha maquina de lavar que durou mais de 20 anos. Depois de pesquisar muito no seu blog e videos estou certo que minha compra é o ideal no momento . Muito Obrigado novamente . Forte abraço e continue com seu trabalho de "Tirar o Chapéu". Abraços , Mateus.

Adriana disse...

Olá, Fernando!
* Preciso comprar uma lavadora e, entrando no site da Brastemp, fiquei confusa com tantos modelos dentro da capacidade que procuro: 11kg _ BWJ, BWS, BWK, BWL ou 12kg _ BWT. Qual dessas você indica?
* Você tem alguma indicação de secadoras de roupas?
Agradeço, desde já, sua atenção!
Adriana Pessoa.

Unknown disse...

Olá Fernando!

Mesmo o post inicial sendo de agosto de 2015, hoje ele sanou minhas dúvidas e auxiliou a tomada de decisão da minha compra!
Isso tudo devida a sua clareza e disponibilidade de auxílio nas respostas...
Obrigada pela grande ajuda e trabalho maravilhoso ;)

Abçs.

Unknown disse...

Boa noite Fernando.

Nesse modelo, pode lavar rede e travesseiro?

Unknown disse...

Boa tarde, estou procurando uma labadora de 11 ou 12 kg. Pq vc n indica a BWG12? Obg

Unknown disse...

Boa tarde, estou procurando uma labadora de 11 ou 12 kg. Pq vc n indica a BWG12? Obg

Anônimo disse...

Olá Fernando!
Estou a procura de uma lavadora boa que lave edredom queen e roupas de mecânico. Vc me recomenda uma de quantos kg e qual modelo.

Obrigada!
Renata.

Luciano disse...

Olá, boa noite!
Estou em dúvida entre as Brastemp's BWK, BWS, BWJ 11Kg e Consul CWG 11Kg. Qual me recomendaria??
Obrigado!

Celso disse...

Bom dia Fernando
No site da Brastemp tem modelo grande e peque de capa para maquina de lavar roupa. Não indica qual serve para cada modelo, não tem o tamanho de cada capa. Muito elucidativo.
Tenho uma BWK11AB1 de 11 KG. Poderia me indicar se compro a grande ou a pequena.
Creio que o site é feito para a pessoa que o desenvolveu, e portanto sabe todos os dados. Entretanto para nos consumidores não temos como advinhar.
Antecipadamente grato
Celso

Luiz Fernando disse...

Boa noite Fernando.
Comprei uma lavadora Brastemp BWK11AB, pesei a rou pa que queria lavar e deu 6 Kg, mas com um volume grande de peças, para minha surpresa, apesar de só terem 6 Kg as peças de roupas que queria lavar, não couberam na lavadora.
Tive uma Brastemp Mondial de 5 ou 6 Kg, não sei ao certo, que durou 35 anos comigo, apenas resolvi trocar de lavadora porque a antiga já estava cansada.
Reparei que o tambor da Mondial, apesar de ser de 5 KG, parece ser maior do que a da BWK11AB.
Enfim, fiquei super decepcionado pois tive que lavar minhas roupas que pesavam 6 KG em duas vezes porque não couberam na lavadora.
A impressão que tenho é que apesar da BWK11AB aguentar 11 KG, o volume do tambor é menor do que talvez uma lavadora que aguente menos peso de roupa.]
Será que minha lavadora veio errada? Com um tambor menor?

Unknown disse...

Fernando qual a diferença entre a Brastemp BWK11A e a BWK11AB?

Anônimo disse...

comprei a maq lavar 11kg da brastemp bwk, ela esta fazendo barulho na lateral, parace que bate alguma peca na lateral na hora da lavagem, isto e normal?

Fernando Ricci disse...

Olá, Cida. Tudo bem?

AS duas são exatamente a mesma máquina.

Abraços e obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Se o barulho for de mangueira batendo no gabinete durante a centrifugação, é normal.

Abraços e obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, Luiz Fernando. Tudo bem?

Nenhuma lavadora do mercado lava a capacidade indicada. A carga usada para determinar a capacidade é uma carga específica do INMETRO, a qual nunca teremos uma igual em casa para lavar.

Sobre a diferença entre a atual 11 kg e a sua antiga 5 kg, também é normal. Há alguns anos mudou a forma de pesagem da carga para determinar a capacidade da lavadora e por isso existe essa diferença entre as lavadoras antigas e as atuais.

Abraços e obrigado pela visita ao meu blog!

Unknown disse...

Boa tarde Fernando,
Parabéns pelo Blog, bastante esclarecedor.
Gostaria de saber qual critério é usado pela Brastemp para lançar as lavadoras. Temos as seguintes máquinas para 11kg. BWJ - BWk, BWL BWS. Seria a última letra? J / K / L / S?
Tenho produtos da linha ATIVE para cozinha e gosto bastante. Estava pesando em comprar lavadora e secadora ATIVE, mas vi que há muitas reclamações para as lavadoras desta linha. Pesquisei também os lançamentos da Electrolux e vi a LAC12, você já testou?
Qual me indicaria Brastemp BWK, BWJ ou esta LAC12?

Adriana disse...

Fernando bom dia, estou procurando uma máquina pra comprar mais preciso de uma que limpe bem as sujeiras das roupas e que também tenha uma boa centrifugação, pois tive uma que não centrifugava direito.Qual vc indica? Obrigada

gustavo disse...

Parabens pelo Blog, vem me auxiliando muito na decisao de trocar de maquina.

ia trocar a minha eletrolux LT50 que esta na familia a uns 10 anos... mas resolvi economizar e comprei as pecas hoje mesmo para fazer a manutencao... vou dar uma sobrevida a ela trocando eixo, rolamento e retentor.

lendo seu blog, a lavadora que eu compraria hoje seria a BWK11, até pq a familia esta maior.

voce acha que sentiremos muita diferenca em relacao a LT50 que temos aqui?

é uma boa escolha ou vc apontaria outro modelo?

Unknown disse...

Olá Fernando, pretendo comprar uma maquina de lavar e estou em dúvida entre 2 modelos.
a Electrolux LAC11 10,5kg e a Brastemp Ative! 11Kg BWK11AB
na descrição da brastemp fala que ela nao lava edredons, já a eletrolux lava, isso me deixou com dúvidas.
Gostaria de sua opinião com relação a esses dois modelos.
Somos apenas 1 casal.
Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

OLÁ! ACHEI MUITO ÚTIL ESTE CANAL. ESTOU QUERENDO COMPRAR UMA MÁQUINA USADA BRASTEMP, 11 KGS, FRONT LOAD MODELO BNQ11BEANA00. VOCÊS ACHAM QUE VOU FAZER UM BOM NEGÓCIO? NO MOMENTO NÃO POSSO COMPRAR UMA NOVA.

Jonatas Ferraz disse...

FERNANDO, estou em dúvida em qual máquina de lavar eu compro. Os dois modelos escolhidos, após várias pesquisas foram o BWK11AB (BRASTEMP) e o CWK12AB (CONSUL) de 11,5 kg... Qual desses modelos, para você é melhor? Na sua opnião quais os pontos positivos e negativos de cada modelo?

Obrigado!
JONATAS FERRAZ

Fernando Ricci disse...

Olá, Jonatas. Tudo bem?

Sem sombra de dúvidas nenhuma a Brastemp 11 kg é muito melhor e mais eficiente que a Consul 11,5 kg.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, Vagner. Tudo bem?

Não tenho como te responder se é ou não um bom negócio comprar uma máquina usada sem analisá-la pessoalmente.

Abraços.

Unknown disse...

Olá Fernando tudo bem?

Gostaria que na análise e apresentação das máquinas vc colocasse também uma análise de manutenção das máquinas. Por exemplo os painéis modelo touch param de funcionar por nada é custo de manutenção para troca pode chegar a 450,00 ou mais. Isto indica que a compra dessa máquina pode ser uma escola ruim a curto prazo e o indicado seria comprar máquinas com painel push botton até que a multibras diminuísse o custo de venda do painel touch.

Rodrigo disse...

Oi Fernando!
Comprei uma lavadora Brastemp BWK11ABBNA e já sei que o filtro de fiapos não é eficiente por ser fabricado em plástico.
Você conhece algum filtro de nylon que eu possa comprar para substituir?
Obrigado.

Anônimo disse...

OLA FERNANDO COMPRE I UMA MAQUINA DE LAVAR MODELO BWK11A ELA AINDA ESTA NA GARANTIA ,LAVANDO ROUPA NORMALMENTE PERCEBI QUE ELA NAO ESTAVA BATENDO ENTAO PAREI A MAQUINA E TIREI TODA A ROUPA PARA VER O QUE ESTAVA ACONTECEDO QUANDO VI O AGITADOR DA MAQUINA TINHA SOLTADO DO FUNDO
NAO ENTEDI PORQUE TINHA ACONTECIDO AQUILO ENTAO ENCAXEI A PEÇA DE NOVO ELA VOLTOU A LAVAR MAS QUERIA SABER SE PRECISO ACIONAR GARANTIA OU SE ISSO E NORMAL .

Unknown disse...

Boa tarde Fernando por gentileza vc saberia me dizer quantos litros de água essa lavadora utiliza por nível?
Estou com medo de gastar muita água e tbm gostaria de comparar com o meu tanquinho. Obrigada

Anita disse...

Boa noite, Fernando.
Realmente a Brastemp nos confunde com tantas siglas...
BWK, BWS etc etc.
Depois de muito ver, estou entre duas : BWK11AB ou BWS11AB.
Qual é a melhor ?
E qual das duas é o modelo mais atual ?
Me ajude a decidir, por favor ... rs
Obrigada !!

Márcdia disse...

Boa noite, Fernando! Gostaria que pudesse me ajudar, estou em dúvida entre a Brastemp BWK11 e a Eletrolux LAC 12, me perturba a idéia de ter o painél apresentando defeitos após algum tempo de uso. Sou das antigas onde tudo éra mecânico e pouco digital. Você gentilmente poderia me enviar a sua experiência nos contras do painel da BWK11 e uma LAC 12?
Quanto a centrifugação da Eletrolux 630 RPM e uma BWK11 com mais RPM, significa mais eficiênciana com mais RPM? Muitíssima agradecida.

fabio ribeiro disse...

olá Fernando tenho uma brastemp 11kg sempre muito boa mais essa semana ela parou de pegar o amaciante ela faz o barrulho como se fosse soltar agua no amaciante mais não sai nada hoje limpei tudo por dentro mais nao adiantou sera que tu tem aalguma soluçao pra isso desde ja agradeço e fico no aguardo

Marila disse...

Olá Fernando! Parabéns pelo blog!Preciso trocar de máquina de lavar e me dá até arrepio só de pensar nesse painel eletrônico!! A minha é a Brastemp Luxo Linea Venezia, comprada há 33 anos,capacidade 4 kg,acabei de lavar nela um edredom King size! Medo de trocar de máquina e me arrepender mas já está na hora.Escolhi a BWK11AB,estou certa na escolha?? Continue nos ajudando...

Gerard disse...

Olá Fernando, bom dia! Tenho uma Brastemp BWK11 recém comprada e fiquei com uma dúvida: Eu programei um ciclo para a lavagem da roupa mas resolvi deixar para "iniciar" mais tarde, mas nesse caso os LEDs do Painel ficarão acesos por muito tempo. Não tenho como apagar! Teria risco do painel queimar? Tenho que tirar da tomada e colocar de novo, pois essa máquina não tem botão de "Off"! Agradeço sua orientação! Parabéns pelo excelente blog!

Unknown disse...

Olá Fernando amei seu blog. Ppreciso comprar uma máquina estou em dúvida entre a bwk11 e a bwt12 qual delas vc mi endicaria.desde já agradeço.



Unknown disse...

Olá Fernando, parabéns pelo blog. Eu comprei a lavadora Brastemp bwk11ab e está veio com água dentro e algumas etiquetas com cara que veio da assistência técnica.. Isso é normal? Eu fiquei mto insatisfeita porque se é um procedimento usual deveria vir informando..

Unknown disse...

Fernando tudo bem? Gostei muito do seu blog.
Gostaria muito de uma ajuda sua para escolha de uma máquina de lavar.
Aqui na minha casa é somente 1 casal, mas usamos edredons e roupas normais, qual a melhor máquina para comprarmos ?
Qual a referência da máquina Brastemp você recomenda? Uma máquina de 11kg supre a nossa necessidade?
Aguardo sua resposta. Obrigada

André disse...

Bom dia Fernando.
A 1 ano e 3 meses adquiri uma lavadora dessas, porém agora surgiu algumas marcas de ferrugem no lado interno do cesto na junção da parte metálica com o fundo de plástico e a ferrugem esta manchando as roupas.
Você tem ideia do que possa ter ocorrido?
Seria possível que algum produto químico tenha oxidado o metal? Mas se é inox, não era pra enferrujar tão rápido!
Entrei em contato com a Brastemp, porém não souberam me passar nem as possibilidades do problema, essas ferrugens parecem vir de fora pra dentro do cesto. Ainda não solicitei a visita de um técnico, mas ao contatar assistência técnica me falaram que não é normal acontecer isso.

Marcia disse...

Boa noite Fenando, td bem?

Eu estou pessima, muito chateada com a minha maquina.COmprei a modelo Brastemp BWK11kg, atravez da sua indicação ou seu otimo comentario,chegou ontem.Ocorre que ela não funciona conforme estou acostumad. Ela para de torcer na ultima lavagem antes do amaciante e nao enche para novamente,tive que trocar varias vezes as funçoes pra conseguir terminar a lavagem.Agora estou tentando usra novamente, mas ela pede mais agua qdo ja esta selecionado o extra baixo e ja tinha funcionado assim. O turbo não fuincionava, ate que mudeio programa e ele voltou a funcionar.O manual não explica direito,ligiei ontem e fui super mal atendida pelo Mateus.
Enfim, estou desesperada, pq sei que eles não trocam.
Obrigada e espero que possa me ajudar.

Marcio T disse...

Boa noite Fernando!

Primeiro parabenizar pelo blog. Muito bom o conteúdo!

Gostaria de tirar uma dúvida menos usual: Pelo que vi, com certeza a BWK11 é uma excelente opção custo-benefício para máquinas com essa capacidade.

Mas fiquei pensando: Será que uma maquina como a LG PRIME TOUCH WD11WP6 (apesar de mais cara...o dobro do valor mais ou menos)não seria uma opção que se pagaria no longo prazo? o que vc acha? Pois essa LG:
1) gasta quase metade da agua da BWK11
2)Se menos agua, menos sabão
3)maior eficiencia energetica
4)Sistema de tombamento (nao danifica tanto a roupa)
5)velocidade de centrifugação é quase o dobro da BWK11: pode chegar a 1400 rpm (o que diminui a fricção entre as roupas)
...Será que todas estas qualidades não compensam a grande diferença de preço entre esta LG e a BWK11 depois de um tempo?
Desde já, muito grato pela sua opiniao!