Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Lavadora Electrolux Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTM15)


Lava suas roupas, turbina seu dia e perfuma sua vida. Tudo isso com muita praticidade. 

A tecnologia da nova Lavadora Turbo Capacidade Premium 15 kg facilita o processo de lavagem deixando sua vida mais prática e suas roupas mais limpas. Sua capacidade Premium lava mais roupas em menos tempo, garantindo economia e água, energia e claro, produtos de limpeza.

O Dispenser de sabão líquido possui diluição inteligente sendo dispensado apenas depois que a máquina encontra-se cheia de água e em movimento. Bem estar pra você e roupas limpinhas pra toda a família.

Principais características
Capacidade maior. Satisfação também.
Praticidade no dia a dia é poder lavar mais roupa em menos tempo. Com o Turbo Capacidade Premium 15 kg você economiza água, produtos de limpeza e energia.
Moderna e eficaz. Você merece de uma lavadora assim.
Além de deixar sua vida mais prática, a Lavadora Turbo Capacidade Premium 15 kg decora sua lavanderia. Linda, arrojada e completa. 

Uma Lavadora inteligente e versátil.

Combina com você, né?
A Lavadora possui um Dispenser de Sabão Líquido que libera o sabão líquido no momento certo. A Diluição Inteligente dissolve o produto antes de entrar em contato com suas roupas, evitando o transtorno de manchar as peças que você cuida com tanto carinho.
Limpa profundamente suas roupas. Melhor, impossível.
Fique tranquilo. A limpeza profunda de suas roupas está garantida com a alta performance que a lavagem com água quente proporciona. Um benefício extra pra você. 

Cuidado extra com as suas roupas. Você merece este carinho. 
O cesto em inox é puro estilo. Além de moderno e mais resistente, proporciona um cuidado a mais com suas roupas. Uma evolução no design e na tranquilidade que oferece à dona de casa.
Roupas impecáveis e prontas para passar.
A utilidade do filtro pega-fiapos é deixar sua roupa prontinha para passar. Durante uma lavagem mais intensa, surgem aqueles fios indesejáveis, que não saem mesmo com água. Mas não se preocupe, com este benefício você não terá este problema.


Especificações Técnicas:
- Capacidade total: 15 kg
- Número de programas: 12
- RPM na centrifugação: 760
- Peso: 51 kg
- A x L x P: 104 cm x 66 cm x 70 cm
- Cor disponível: Branco
- Consumo médio programa Pesado Sujo: 0,46 kWh/Ciclo





155 comentários:

apatriciasouza disse...

325Minha maquina estragou e era consul 5kg, me ajudou muito mais se foi. Kkkk Na minha casa sao 3 pessoas mais tem muita roupa suja, meu marido suja muito. Kkkk quero comprar uma maquina q realmente vala a pena sabe. Uma boa, pois a antiga ficou uns 7 anos e tenho espectativa q a nova fique muitos anos dando so alegria. Preciso de limpeza forte, lava cobertor e edredon e que dure. Pensei nessas aqui mais tenho medo de comprar uma ruim ou q pague muito por uma funçao e nao seja util.

1° LP12Q
2° LEC 12
3° LTD 11
4 ° Facilita 11 kg
Ou alguma que vc me indique.
Por favor me ajude, preciso lavar roupa suja na maquina. Kkk

Unknown disse...

olá fernando tudo bem
estou com uma dúvida muito grande em relação a lavadora ltp 15 que apresenta no google,youtube um modelo diferente do apresentado no site na loja da electrolux ......
Então gostaria de saber qual modelo irei receber ????? Obrigado

Unknown disse...

O modelo apresentado no youtube inclusive no seu canal mostra um modelo LTP15 bem parecido com essa LTM15 mesma cara já na loja Electrolux site e bem diferente .... SOCORRO !

Fernando Ricci disse...

Olá Patricia, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Para a sua necessidade, as melhores opções são a Consul Facilite 11 kg (CWG11) ou a Electrolux LP12Q.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabio Borges, tudo bem?

Eu vi que na loja online Electrolux a descrição é da LTP15, mas a foto é da LTD15. Eu acredito que você receberá a LTP15, porque na mesma página tem o modelo LTD15 para vender e esta está com a foto correta.

Eu acredito que apenas a foto está errada, mas volte para me contar porque fiquei curioso.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Joia Fernando
E o mais engraçado que liguei p eles e o cara que me atendeu disse q vou receber a que eu vi, a que eu pedi .... Ai VC me respondeu agora e foi ver que nessa página aqui http://m.electrolux.com.br/Products/Lavanderia/Lavadoras/LTP15 mostra o modelo correto e nessa já mostra o outro (LTD15) http://loja.electrolux.com.br/lavadora-roupa-ltp15-127-60-ltp15/p?uam=true&mobile=4 e foi nesse que entrei direito e fiz a compra
Agora estou bem aliviado pq a LTP15 e top demais vs a LTD15 concorda ?..... Muito obrigado Fernando

Unknown disse...

Fernando ela chegou haha lol muito top chegou o modelo certo igual issa LTM15 só falta fazer as instalações e desfrutar dessa maravilha

Unknown disse...

Fernando, boa noite! É verdade que nenhum modelo lava e seca enche o tambor de água como as lavadoras convencionais? Me disseram que apenas espirra água, isso é verdade? Caso tenha alguma que pareça com as máquinas convencionais favor informar, família com 4 pessoas. Obrigada! Carla M

Fernando Ricci disse...

Olá Fabio!!!!!

Então vc recebeu a LTM15? Ela é espetacular!!!! Muito eficiente e silenciosa!!!

Depois volte para contar o que está achando da lavadora.

Abraços e Feliz 2015!!!

Fernando Ricci disse...

Olá Carla M, tudo bem?

As lavadoras tradicionais com abertura superior precisam usar grandes volumes de água para que as roupas consigam se movimentar durante e lavagem e então promover uma lavagem eficiente, mas as roupas não precisam de toda aquela água para saírem limpas e perfumadas da máquina. Elas usam muita água por causa do seu sistema de lavagem

As máquinas com abertura frontal utilizam o sistema de lavagem por tombamento, onde o cesto gira para movimentar as roupas e esse sistema de lavagem não necessita de tanta água como as máquinas de abertura superior usam para promover uma lavagem eficiente. Porém, por usarem pouca água, um enxágue apenas não basta para remover os resíduos de sabão. É necessário programar 3, 4 ou até 5 enxágues (dependendo da quantidade de roupa).

As frontais são mais eficientes na lavagem, economizam água, sabão e amaciante, não formam fiapos e desgastam menos os tecidos. O sistema de lavagem por tombamento das frontais é o melhor, sem sombra de dúvidas.

Alguns modelos usam maior volume de água na lavagem e nos enxágues, como é o caso da lava e seca Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12). Eu a testei durante quase 1 ano e posso garantir que ela é simplesmente espetacular! Para a sua necessidade ela é uma excelente opção.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz 2015!!!

Daniel Marconato disse...

Olá Fernando. Primeiramente, PARABÉNS pelo excelente trabalho e por orientar pessoas, como eu, a realizarem adequadamente a compra de uma lavadora de roupas.
Como preciso de uma lavadora de 15 Kg, gostaria de saber quais as diferenças entre os modelos LTP15 e LTM15 da Electrolux, já que o primeiro modelo parece não haver mais no mercado. Obrigado

Lili, a mãe dos peraltas. :P disse...

Fernando,

Boa tarde. Preciso de uma lavadora que lave edredom king size, pq o bolso tá ficando zerado de tanto mandar pra lavanderia.... Aqui somos em 5 - 2 adultos e 3 crianças que sujam muuuuuuuita roupa.

Essa LTM15 lava edredom king? Indica?

Fernando Ricci disse...

Olá Daniel, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

A LTM15 é a sucessora da LTP15 e está ainda mais silenciosa, houve modificação na agitação (para melhor) e o sistema diluição inteligente agora joga a água com sabão ou amaciante por trás do cesto.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lili, tudo bem?

Indico sim a LTM15. Ela é muito eficiente e silenciosa e perfeita para você que tem muita roupa para lavar e tem também edredom king.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Fernando varias duvidas hehe
Qual mudança teve na agitação da LTM15 que e diferente da LTP15???
Qual o melhor modo de colocar o sabão em po na LTP15 pq quando tem bastante roupa percebo que pelo modo normal do dispenser nao da um bom aproveito do sabão, jogo no dispenser mesmo ou enche ela um pouco de agua e joga e depois coloca a roupa ou jogo dentro do agitador, tiro o pega fiapos e jogo????
E outra duvida cruel qual sabão usar surf vale nada, me indica um bom sabão e barato, ASSIM é bom? Ou OMO... me indica oq vc sabe q limpa msm ai ???
Outra coisa ate hoje não vi minha LTP15 soltar spray de água durante a centrifugacao do enxágüe, oq eu faço ?????

Unknown disse...

Olá Fernando !
Eu descobri seu Blog através dos seus videos via Youtube que por sinal são muito bons. Parabéns.

Fernando eu preciso comprar uma máquina de lavar e estou na dúvida entre a LTM15 OU LDD16. Gostaria de sua opinião. Qual delas é a melhor na sua opnião ? Na minha residencia somos 5 pessoas e o uso da maquina é constante. Preciso de uma que não quebre. Estou pendendo pela LDD16 pois tem o motor direct driver. Qual delas é a melhor, a que tem a melhor mecânica, que dará menos manutenção ?? Qual delas vc acha que lava melhor a roupa ?
Obrigado e Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Fabio Borges, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Da LTM15 foi retirada a agitação 360º (agitação que a lavadora faz durante os programas onde o agitador dá giros longos). Essa agitação embolava as roupas.

Eu acho bastante eficiente o sistema de distribuição do sabão da LTP15, pois ela só despeja o sabão depois que a máquina já tem água.

Para roupas claras e brancas eu gosto dos sabões em pó Ariel, Omo Progress+, Omo Multiação Tanquinho e Brilhante. Para roupas coloridas gosto do Ariel líquido e do Omo Multiação Líquido.

O spray que a LTP15 jogava na centrifugação do enxágue foi retirado, por isso a sua não faz.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Everton, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog e dos meus vídeos!!!

Olha, máquina que não quebra, não existe.

Entre a LTM15 e a LDD16, eu gosto mais da LTM15. Ela tem agitação mais forte e movimenta melhor cargas grandes e edredons.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Obrigado Fernando !
O sabão em pó OMO Multiação Tanquinho é melhor que OMO Multiação, apesar do preço do 'Tanquinho ser menor ????
Valeu Fernando um abraço!

Lili, a mãe dos peraltas. :P disse...

Oi Fernando,

Minha máquina antiga quebrou de vez - cheguei na lavanderia e a parte superior estava de um lado e o corpo do outro! - e vou comprar a LTM15 como indicou, mas só acho voltagem 220v. Não tenho tomada 200v em casa, mas tenho transformador. POsso usar a máquina no transformador sem problemas?

Unknown disse...

Preciso comprar uma máquina de lavar nova. Vi os posts da LBU15 (que ainda está a venda) e este da LTM15 (modelo bem mais novo).
Gostaria de saber qual a diferença entre esses dois modelos e qual você indica para compra.
Grato

amélia disse...

Olá Fernando, preciso da sua ajuda, estou procurando uma máquina que antes de mais nada limpe bem porque tenho problemas de linfedema no braço( causado por cirurgia) e não posso por ordens médicas esfregar roupas. somos em 4 pessoas em casa e também preciso para lavar cobertores e edredons.por favor voce pode me ajudar? preciso com urgência pois a minha velha máquina pifou. um abraço, obrigada e parabéns por este trabalho lindo.

amélia k disse...

Olá Fernando, preciso da sua ajuda, estou procurando uma máquina que antes de mais nada limpe bem porque tenho problemas de linfedema no braço( causado por cirurgia) e não posso por ordens médicas esfregar roupas. somos em 4 pessoas em casa e também preciso para lavar cobertores e edredons.por favor voce pode me ajudar? preciso com urgência pois a minha velha máquina pifou. um abraço, obrigada e parabéns por este trabalho lindo.

Fernando Ricci disse...

Olá Fabio Borges, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Eu acho o Omo Multiação Tanquinho mais forte e gosto dele para lavar roupas brancas e roupas claras manchadas, encardidas ou muito sujas. Não gosto dele para lavar roupas coloridas, escuras e pretas.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lili, tudo bem?

É preferível comprar a lavadora na mesma tensão da tomada onde ela será ligada.

Fiz uma pesquisa hoje e encontrei a LTM15 110V em vários sites (Americanas, Submarino, Shoptime).

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Bruno, tudo bem?

Eu recomendo as duas lavadoras citadas porque ambas são excelentes e muito eficientes. O que muda na pratica são alguns itens e funções disponíveis.

A LTM15 tem dispenser para sabão líquido, cesto em inox e o sistema Diluição Inteligente que joga o sabão e o amaciante misturados com água por trás do cesto.
A LBU15 não tem dispenser para sabão líquido, tem cesto em polipropileno, função Molho Dinâmico Amaciante e o tira manchas ultrassônico Ultra Clean.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Amélia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho!

Te recomendo a lavadora Electrolux Turbo Capacidade 12 kg (LT12B), a Electrolux Turbo Economia 13 kg (LTD13) ou a Brastemp Ative! 11 kg (BWB11A/BWL11A).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Olá Fernando,

Sempre utilzo o seu site quando estou buscando produto.
Parabéns Fernando
Com suas orientações comprei uma lava e seca 12kg electrolux eco - MARAVILHOSA, há alguns meses. Esta lavadora foi para a casa dos meus filhos.
Agora estou buscando uma lavadora para minha casa (220v ou bivolt). Precisa lavar edredom king size.
Qual é a sua recomendação? LTM15,LDD16 ou algum outro modelo?

Obrigada, Marcia

marcia grigoleto disse...

ola fernando quero comprar uma lavadora nova estou muito em duvida Electrolux ou brastemp?
que me diz dos modelos novos da brastemp dizem que a brastemp é boa mas os paineis queimam facil mas a brastemp só tem com painel digital ne..
e electrolux queria de 15 kg qual amelhor e mais novo modelo? Electrolux 15kg LTM15 ou Electrolux Blue Touch Ultra Clean LBU15?me ajude por favor nao consigo decidir

Unknown disse...

Olá Fernando tudo bem?
Então...quero trocar de lavadora e estou com uma enorme dúvida, qual a melhor a LTM15 ou a LP12Q? e a LTM15 tem a função água quente?
Qual a melhor na sua opinião?
Me ajude por favor estou desesperada rs

Obrigada, Rayla.

Xavier disse...

Fernando... vi você recomendar a Brastemp Ative 11Kg para a Amélia, mas foi vc mesmo quem disse em diversos posts que a máquina é problemática. Poderia esclarecer, pois tenho uma dessa e quero colocar no lixo de tanto que passei raiva. Agora olhando seu blog estou inclinado pela Electrolux LTM15

Unknown disse...

Qual é melhor a LTM15 ou a LTP15?

Unknown disse...

qual é melhor ltp15 ou ltm15?

Fernando Ricci disse...

Olá Marcia, tudo bem?

Fico feliz em saber que meu blog te ajudou na escolha da lava e seca e que está satisfeita com a LSE12!!! Isso para mim é muito gratificante!

Peço desculpas pela demora em responder.

Te recomendo a Electrolux LTM15 ou a Panasonic 16 kg. As duas são espetaculares!

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marcia Grigoleto, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Te recomendo a Electrolux Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTM15). Ela é o modelo 15 kg mais recente e é maravilhosa, muito eficiente e silenciosa.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rayla, estou bem e você?

Peço desculpas pela demora em responder.

Somente os modelos LP12Q e LM13Q tem função água quente. A LP12Q está fora de linha e a substituta é a LM13Q, que inclusive estou testando e ela é espetacular como a LP12Q.

A LTM15 também é uma excelente lavadora e eu a recomendo bastante.

Se a capacidade 13 kg te atende, fique com a LM13Q. Se você precisa de mais capacidade, então fique com a LTM15.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Xavier, tudo bem?

Posso esclarecer sim.

A lavadora Brastemp Ative! 11 kg (BWL11A) está em linha há quase 8 anos e já foi bastante problemática, por isso eu não a recomendava. Porém, durante esse tempo ela passou por várias melhorias e atualmente ela é uma excelente lavadora, por isso a recomendei à Amélia.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Elida, tudo bem?

As duas máquinas são praticamente iguais. A diferença está na forma de entrada de água, onde a LTP15 joga água diretamente dentro do cesto e a LTM15 joga por trás do cesto.

A LTP15 está fora de linha e a LTM15 é o modelo substituto.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando disse...

Fernando, boa tarde!

Comprei uma lavadora LTM15, e não sei se não dei sorte, mas ela faz muito barulho, vários estalos. Também posso distribuir a roupa perfeitamente no cesto que a máquina durante a lavagem amontoa a roupa toda de um lado, e quando vai centrifugar parece que vai estourar a máquina de tanto que o tanque bate, chega a tirar a máquina do lugar. N?ão consigo deixar a máquina fazer o serviço sozinha, isso é normal?

Marcos disse...

Fernando estou com uma pequena duvida esse modelo o enchimento dele é igual ao modelo das mais NOVAS (LDD16, LTD,) duas entras de água? Uma para sabão, alvejante e amaciante e outra só para encher?

Marcos disse...

Parabéns pelo blog, você me ajudou muito a escolher o modelo eu tinha a LTP15 ai deu muito problema nela e trocaram pela LTM15! Continue com esse blog pois ele é da hora.

Unknown disse...

Olá, tenho uma Eletrolux LSE11 mas ela estragou o painel e fica muito caro para consertar. Quero comprar outra máquina mas que não seja secadora porque parece que é isso que encarece a manutenção. Tenho muita roupa, a família é grande. Muita roupa de cama e edredon queem.! Fiquei traumatizada com o valor da manutenção, quero uma mais simples. Faz muita diferença a de 12 para a de 15kg? Queria uma silenciosa, mas eficiente. E também que fosse economica. Me ajude.
Patrícia

Unknown disse...

Ola, fiz um pedido de ajuda mas não esclareci o que queria. Qual a melhor marca? Tinha uma Eletrolux LSE11. Agora quero so lavadora. Mas quero uma maquina economica mas eficiente. Somos cinco adultos mas com muita roupa inclusive de cama e banho. Qual sua indicação?

Lia Araujo disse...

Olá Fernando, me ajude também... Estou em dúvida qto as máquinas LTD15 e LT15F, qual seria a melhor opção? Ou vc tem alguma outra melhor em relação as de 15kg?

Fernando Ricci disse...

Olá Lia, tudo bem?

Entre a LTD15 e a LT15F a LTD15 é mais completa, mais silenciosa e tem dispenser para sabão líquido.

Acabei de publicar um link de oferta na página inicial aqui do blog onde a LTD15 está saindo hoje por R$1.299,00 no site Casas Bahia! Aproveite porque o preço está mega bom!

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Patrícia, tudo bem?

Você procura uma lavadora front load ou top load?

As máquinas front load, independente de serem somente lavadora ou lava e seca, tem manutenção cara porque são importadas.

Fico aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marcos, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lavadora!

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Lia Araujo disse...

Boa Noite Fernando, ajudou com certeza... Vi o seu blog e achei muito bom, suas dicas são perfeitas e suas explicações mostram que vc realmente entende do q está falando. Estou a duas semanas em duvida de qual comprar e agradeço bastante por vc ter me ajudado a decidir e a pagar mais barato rs... Obrigada... Fk com Deus!

Adriano disse...

Ola Fernando, muito bom o Blog, parabéns.
Preciso saber da durabilidade desta LTM 15, tenho uma lt 60 que durou incríveis 9 anos, penso até em conserta la, mas pela evolução penso na outra, agora fico na dúvida sobre resistência e preço de peças após acabar a garantia.
obrigado.

Unknown disse...

Ola Fernando, fiquei feliz que tenha respondido. Eu nao sabia dessa informação da abertura frontal. Acho que vou querer alguma que abra por cima mesmo.Não sei se compro uma lavadora mais simples ou estas com diversos programas. Faz alguma diferença em relação a possíveis defeitos ou não? Estou mesmo é insegura porque achei caro demais o conserto da lava e seca. Aquelas com vários programas tem menos possibilidade de estragar as roupas mais delicadas, não é mesmo? A diferença de 12 pra 15 kg é grande, ou não? Recebi a indicação de uma Eletrolux LT12F. Será que atende uma familia de 5 adultos, sendo dois adolescentes... e para lavar edredom também?... Obrigada desde já.
Patrícia

Rubinho disse...

Fernando, bom dia e parabéns pelas excelentes postagens...estou comprando uma maquina, a LTM 15 e gostaria de saber o que você acha da garantia extendida: vale ou não a pena ? Agradeço imensamente sua opinião...um forte abraço e parabéns !!!

test disse...

Alguém sabe como realizar o destravamento manual? Enquanto ela tá em enxague ou centrifugação, ela não permite o destravamento.

E se desligar a máquina, ela só destrava depois de 5 minutos.

Pedi pela internet. Se não tiver como, acho vou devolve-la. Isso é muito incômodo.

Ronaldo disse...

Fernando, comprei uma LTM15 e estou indignado com o problema da filtragem... o filtro pega-fiapos simplesmente não funciona.
Considero fundamental que toda água passe durante a lavagem e outros ciclos várias vezes através do filtro para garantir a limpeza. Embora o preço seja sempre levado em conta, a qualidade da lavagem tem prioridade.
Tem alguma máquina no mercado que faça isso além da minha Brastemp quase secular e que possa ser recomendada ? Prefiro as máquinas com acesso por cima, mas até abro mão disso se necessário para ter uma lavagem com uma filtragem decente.
Vi algo sobre a Panasonic ter um bom filtro de fiapos... mas tenho uma geladeira da marca e o pós venda deles é horrível. Mas se essa for a opção menos ruim, paciência.
A idéia era poder lavar edredon king.
Obrigado.

Unknown disse...

Qual a sua opinião sobre a LTD15? Da galho? Lava e seca bem? Centrifuga bem? Tenho uma lta15 que não me deu problema durante 6 anos e a 20 dias parou de centrifugar. Ai já viu! O tecnico disse que é placa de potência que custa 50% de uma nova LTD15... Por isso penso em compra-la..

Monica Soares disse...

Estou comprando uma maquina de lavar de 15 kg (minha familia são 5 adultos) e após ler seu blog (que é SENSACIONAL !!!) fiquei entre a LTM15 e a LTD15. Fui no site da Electrolux fazer a comparação entre as duas e vi que os itens que definem as "habilidades" especiais de cada uma são completamente diferentes.. O problema é que não consegui definir qual a melhor. O que voce me recomenda?? Quero uma máquina resistente... vou ficar esperando ansiosamente sua resposta

Fernando Ricci disse...

Olá Rubinho, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Eu não acho necessário fazer garantia estendida para a lavadora LTM15.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Leonardo, tudo bem?

A maioria das lavadoras de alta capacidade do mercado possuem trava de segurança na tampa que impede a abertura da mesma durante o enxágue e centrifugação para que o usuário não abra a tampa e enfie o braço enquanto o cesto está girando em alta velocidade, evitando acidentes. Durante o enxágue, a trava destrava automaticamente uns 2 minutos após a lavadora ter começado a encher de água para fazer o enxágue e trava novamente quando ela começa a drenar a água para fazer a centrifugação.

Caso queira destravar a tampa quando ela estiver travada, desligue a lavadora e aguarde em média 2 minutos após a parada total do cesto porque a trava é magnética e destravará automaticamente. Não existe destravamento manual, pois a trava é magnética.

Atualmente a única lavadora de alta capacidade que não tem trava na tampa é a Panasonic 16 kg, pois ela tem outro tipo de sistema de segurança.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ronaldo, tudo bem?

O filtro de fiapos mais eficiente do mercado é o das lavadoras Panasonic porque eles funcionam por sistema de recirculação de água e os fiapos retidos ficam presos em uma caixa de plástico.

Não tenho nenhum modelo de lavadora top load com filtro dentro do agitador para te recomendar porque em nenhum modelo atual esse tipo de filtro funciona com eficiência.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A lavadora LTD15 é muito eficiente e eu a recomendo bastante aqui no blog!

A LTA15 foi um modelo bastante problemático. Ela foi o primeiro modelo com motor Direct Drive e com muitas funções novas num único modelo.

A LTD15 é inclusive muito mais eficiente na lavagem do que a LTA15.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Monica Soares, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Tanto a LTM15 como a LTD15 são igualmente eficientes na lavagem. O que muda na pratica é o design, o cesto (que na LTM15 é em inox e na LTD15 é em plástico polipropileno) e algumas funções disponíveis (a LTM15 tem as funções Turbo Agitação, Passa Fácil, Duplo Enxágue e Turbo Secagem e a LTD15 tem as funções Duplo Enxágue, Turbo Secagem e Economia).

Adquira o modelo que mais lhe agradar em design e/ou funções.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Carla disse...

Fernando, parabéns e obrigada pelo seu trabalho tão detalhado e completo. Li quase todo o seu blog e comprei uma LTM15 ontem. Minha família somos eu, meu marido e um filho de 5 anos. Deve chegar em alguns dias! Espero ter feito bom negócio! Depois venho contar!

Isabelle Campos disse...

Oi Fernando, bom dia! A quatro anos atrás comprei uma lava e seca de 7kg da brastemp. TODAS as vezes que eu usava a função de secar a roupa ficava com cheiro de borracha. Após 3 anos e meio começou a dar um erro (E7C) e parou de secar. Continuei usando pois a função de lavagem funcionava normalmente. Agora finalmente ela pifou de vez, agora parou de centrifugar (erro EH1).
Como vou comprar uma nova lava e seca, queria uma opinião sua. Somos 4 em casa (2 adultos e 2 crianças) e lavo roupa todos os dias, incluindo edredom King Size. Minha mãe e irmã tem a lava e seca da LG e adoram.

Tem alguma dica pra mim? Adoro suas dicas!

Abs!

Anônimo disse...

bom dia qual a diferenças entre a LTD15 E A LTM15?
SERIA SOMENTE O CESTO EM INOX?

Elaine disse...

Olá Fernando! Parabéns pelos seus post! Eles nos ajudam bastante com informações valiosas e você é sempre muito simpático e atencioso nas respostas, parabéns mesmo!
Tenho uma lavadora Electrolux antiguinha, a LM08 e amo minha máquina que me ajuda há incríveis 12 anos sem nunca ter dado nenhum problema!! E olha que eu uso muito, lavo cobertor, edredom de casal, ela trabalha quase sempre na carga máxima, acho que as vezes até ultrapasso um pouco, mas ela aguenta firme até hoje!! Somos em 4 pessoas na minha casa, minha filha de 8 anos e meu filho de 19 sujam muuuuita roupa, minha cama é king size, com lençóis, cobertores e edredom enormes, além de muuuuitas toalhas de banho e rosto toda semana pra lavar. Então vou comprar outra máquina com capacidade para 15 kg pois já "suguei" muito da minha, apesar de ela estar trabalhando perfeitamente até agora! Pergunto qual a melhor entre as opções LTD 15, LTP 15 e LTM 15?? Qual a diferença entre esses modelos? E é claro que a marca será Electrolux, assim como meu fogão, coifa e microondas que também nunca me deram problemas!! Obrigada! Abç.

Elaine disse...

Voltando para mais uma questão: Se você fosse comprar uma lavadora hoje para seu uso pessoal, qual você compraria (da linha 15/16 kg)? Quero a melhor, a mais completa! E entre as marcas Panasonic e Electrolux, qual você recomenda? Me indique o melhor modelo das duas marcas, por favor! Me ajude pois vou comprar uma lavadora somente após sua indicação!! rsrs... Obrigada! Elaine.

Carla disse...

Minha LTM 15 chegou sexta-feira passada, exatamente 7 dias depois de comprada. Comprei no Extra por um ótimo preço e o prazo para entrega na minha região era 5/6. Então chegou bem antes. Estou muito satisfeita com ela! É gigante por dentro! Moro numa região quente e uso edredom muito raramente. Portanto, as roupas maiores são só lençois de casal e de solteiro e toalhas de um casal e uma criança. A lavadora é bem eficiente no enxágue e na centrifugação. A roupa sai muito cheirosa e macia.

No quesito limpeza da roupa, como usei tanquinho e centrífuga separados por algum tempo, deixou um pouquinho a desejar. O uniforme da escola do meu filho não saiu muito limpinho na lavagem no ciclo normal. Para isso o tanquinho ainda é mais eficiente. Mas talvez colocando a opção "molho longo+agitação" possa melhorar. E talvez um pouco mais de sabão do que o indicado no dispenser. Ainda estou em testes quanto a isso.

Eu achei importante observar que, de acordo com o manual, a lavadora gasta 224 litros de água por ciclo no nível alto e 172 litros no nível médio. É uma quantidade bem alta para a crise de água que que acontece em várias regiões. Onde eu moro não há escassez, mas mesmo assim é legal usar a água com consciência. Por isso pretendo lavar as roupas apenas duas vezes por semana.

Em suma, eu achei que fiz uma ótima compra. Cabe muuuuuuuita roupa no cesto dela! Quem tem edredom king size pode ficar despreocupado. É bem difícil lotar a máquina! É silenciosa e muito bonita também. Eu recomendo!

Mais uma vez, obrigada pelas ótimas dicas, Fernando!

Beatriz disse...

Olá Fernando, gostaria de saber se a lavadora LTM15 chega a agredir os tecidos por conta de sua agitação, e também quais as diferenças entre a LTM15 e a LM13Q, além da LM13Q lavar com água quente, e qual dessas duas você recomenda (lavagem, custo x beneficio...).

carla patricia disse...

Olá Fernando, otimo blog, não tive muita sorte com a lavadora lava seca brastemp ATIVE BNS10AC, não indico pra ninguem pois com 3 meses apresentou problemas, fora os transtornos com assistencia tecnica, resumindo entrei no procom e ganhei a audiencia e devolução do dinheiro, gostaria se possivel de uma ajuda, somos e 5 pessoas e usamos diariamente a maquina muita roupa mesmo, estou a procura de uma maquina para 15 ou 16kilos, gostaria de uma ajuda na maquina que compro, gostaria de uma maquina front load ( porém como você falou que a manutenção fica mais caro estou em duvida) mesmo assim gostaria de uma indicação de qual maquina que posso comprar.

Fernando Ricci disse...

Olá Elaine, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

Hoje eu compraria a Electrolux LTM15 ou a Panasonic 16 kg (NA-FS160P3X/NA-FS160G3W). A LTM15 porque é a mais 15 kg mais completa que a Electrolux tem em linha e a Panasonic NA-FS160P3X/NA-FS160G3W porque também são os modelos top de linha da marca. As três lavadoras são espetaculares!

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carla, tudo bem?

Que legal que a sua LTM15 já chegou e que veio registrar suas experiências com ela!

Sobre o consumo de água que consta no manual de instruções é com a lavadora vazia. Ela consome 224 litros no nível alto vazia, mas lavando 15 kg de roupas no nível alto o consumo cai para 182 litros.

Sobre ela não ter limpado o uniforme de escola do seu filho, dependendo do grau de sujidade é necessário selecionar um programa mais longo, pois o programa Normal é um programa curto e para roupas com grau de sujidade normal. Também vale acionar a tecla Turbo Agitação, para que a lavadora faça agitação mais potente. Os tanquinhos limpam as roupas mais rápido que as lavadoras, mas seu sistema de lavagem também é mais agressivo com os tecidos.

Fico feliz em saber que está satisfeita com a lavadora e muito obrigado por ter vindo registrar sua opinião e experiências com a lavadora aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser. Qualquer coisa continuo à disposição.

Grande abraço!

Fernando Ricci disse...

Olá Beatriz, tudo bem?

A lavadora LTM15 não agride os tecidos por causa da sua agitação. Seu agitador tem pás grossas e arredondadas que desgastam menos os tecidos. É só selecionar o programa de lavagem correto de acordo com o tipo de roupa a ser lavado e selecionar um nível de água que as roupas consigam se movimentar sem dificuldade durante a lavagem.

Sobre a LTM15 e a LM13Q, as diferenças ficam mesmo por conta da capacidade e da função água quente presente somente na LM13Q, pois ambas são muito eficientes na lavagem e são silenciosas. Eu recomendo as duas, pois ambas são espetaculares.

Se você precisa de uma lavadora de alta capacidade, compre a LTM15. Se a 13 kg te atende, compre a LM13Q.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carla Patricia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu tenho a Brastemp Ative! BNS10AC e particularmente não gosto dela, também não a recomendo pra ninguém e também tenho medo que ela venha apresentar defeitos e eu tenha que jogá-la fora porque as vezes ela apresenta erro FP e FC e eu tenho que desligar e ligar novamente para que ela funcione.

Eu particularmente recomendo você continuar com front load. O sistema de lavagem por tombamento é mais eficiente, econômico, preserva os tecidos e não forma fiapos.

Se você estiver procurando uma lava e seca de alta capacidade te recomendo a LG Titan 16 kg (WD1316AD7). Ela é fantástica! É sem sombra de dúvidas a melhor lava e seca do mercado. Tem lavagem a vapor super eficiente e economiza energia, tem jatos de água que atravessam as roupas proporcionando lavagem e enxágue com eficiência superior, tem ciclo Pouca Carga que permite lavar poucas peças de roupa sem desperdícios, dispensers independentes para sabão líquido e alvejante líquido, tem cesto inclinado, opção de secagem em baixa temperatura, permite abrir a porta para adicionar roupas após o início do ciclo sem desperdiçar água e gasta pouquíssima água na secagem. Ela é mais cara, mas o investimento vale cada centavo. Ela está em oferta no site Submarino e o link da oferta está na página inicial aqui do blog.

Se preferir uma somente lavadora, te recomendo a Samsung Yukon 14 kg (WF431ABP) ou a Electrolux 14 kg (LFE14). Elas são espetaculares.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Breno Agatão Garcia disse...

Fernando, boa tarde.
Gostaria de saber qual seri a melhor opção para compra: Eletrolux 15 kg - lavadora de roupas, com cesto em inox ou em polipro..... Muito obrigada, abraços, Fátima Agatão

Unknown disse...

Oi Fernando, tudo bem?

Gostei muito do seu blog e preciso de uma ajuda!

Que você me indicasse uma Lavadoura entre as seguintes:
Electrolux 15 kg Turbo Capacidade Premium LTM15
Electrolux 13Kg Turbo Economia LTD13
Electrolux 13 kg Alta Capacidade LT13B

Foi as com melhores preços que achei.

ps: É presente de aniversário pra minha mãe.

Caso queira indicar uma por fora também, aceito a dica.

Obrigado, e parabéns pelo blog.

Eu-lírico disse...

Depois de muito ler, fiquei na dúvida entre as LTM13 (água quente), LTM15 (passa fácil) e a Panasonic FS160P3XA (melhor pega fiapos). Qual vc indicaria? Qual a vantagem de se ter água quente? E também não entendi a função passa fácil. Obrigado.

Ana Paula disse...

Olá Fernando, como vai?

Mais uma pessoa desesperada para comprar sua maquina "salvadora da pátria".

Estou em dúvida entre a LAVADORA ELECTROLUX TURBO 15KG (LTM15) e a Lavadora Brastemp 15Kg BWH15. Na sua opinião, qual seria a melhor? Minha preocupação é roupas mais sujas, fiapos, economia de água e claro eficiência e resistência?

Fico no aguado de informações.

Obrigada

Ana Paula

Unknown disse...

Boa tarde! Estou na dúvida de qual lavadora devo comprar: Brastemp ative 11 kg ou Electrolux turbo Ltd 15 k? Me ajude por favor. Qual é melhor? Estou .

Patricia Alves disse...

Olá, me ajudaaaaaaaaaa
adorei seu blog, simplesmente perfeito, por isso vou confiar em vc:)
estou em duvida entre a LBU15 e a LTM15 ambas electrolux.
Aguardo

Obrigada

Unknown disse...

Qual lavadora é melhor a Ltd 15 ou a Ltm 15? Me ajude por favor, pois estou com muitas dúvidas e preciso comprar minha lavadora logo, pois estou com sérios problemas de coluna que me impossibilitam por completo de lavar roupas. Aguardo e desde já agradeço e parabenizo pelo excelente site, que muito nos ajuda e auxilia na escolha das lavadoras certas para cada consumidor.

Unknown disse...

Bom dia Fernando! Será se poderia me ajudar? Estou aguardando a sua resposta para comprar a minha lavadora. Me ajude, por favor. Obrigada! Aguardo.

Fernando Ricci disse...

Olá Fátima Aragão, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Sobre o material do cesto, em inox ou polipropileno, é apenas questão de estética. Não existe nada que comprove que um ou outro influencie na eficiência de lavagem e os dois são muito resistentes.

Hoje o modelo 15 kg mais atual e completo é a LTM15.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá David Jr. estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

As três lavadoras são excelentes e igualmente eficientes e eu as recomendo bastante aqui no blog!

Os modelos LTD13 e LT13B tem as mesmas funções. O que muda é apenas o design e a LT13B não tem dispenser para sabão líquido.

A LTM15 é a mais completa, tem design premium e cesto em inox.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Eu-lírico, tudo bem?

As três lavadoras citadas são espetaculares e eu as recomendo bastante!

A água quente, combinada com sabão de boa qualidade e alvejante sem cloro/tira manchas em pó, é excelente na lavagem de roupas brancas. Essa combinação deixa as roupas branquinhas e remove com maior eficiência manchas e encardidos. Roupas claras também podem ser lavadas com água quente e toalhas de banho de cores claras e/ou brancas também ficam mais bem lavadas.

A função Passa Fácil diminui o tempo de centrifugação para que as roupas saiam menos amassadas da lavadora.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Paula, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

A Electrolux Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTM15) tem agitação mais potente que as Brastemp 15 kg e limpa melhor roupas muito sujas. A diferença de consumo de água é muito pequena (12,1 litros por kg de roupa na LTM15 e 12,3 litros por kg de roupas na BWH15), o filtro de fiapos de nenhuma das duas é completamente eficiente e nenhuma das duas tem histórico de defeitos, até porque são lançamentos.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Patricia Alves, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pela confiabilidade!!!

Tanto a LBU15 como a LTM15 são igualmente eficientes. A LBU15 é um modelo mais antigo e ainda não tem dispenser para sabão líquido e enche de água jogando a água com sabão/amaciante diretamente dentro do cesto, em cima das roupas. A LTM15 é lançamento e tem o sistema Diluição Inteligente que joga a água com sabão/amaciante por trás do cesto.

As duas são excelentes opções de compra.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jéssica, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog e peço desculpas pela demora em responder.

A lavadora Brastemp Ative! 11 kg é uma excelente lavadora, mas as Electrolux LTD15 e LTM15 são muito melhores.

Tanto a LTD15 como a LTM15 são igualmente eficientes. Não tem uma que seja melhor que a outra. A diferença entre elas está no design, nas funções disponíveis e no cesto, que na LTD15 é de plástico polipropileno e na LTM15 é em inox.

A LTD15 tem as funções Duplo Enxágue, Turbo Secagem e Economia e a LTM15 tem as funções Turbo Agitação, Duplo Enxágue, Passa Fácil e Turbo Secagem. A LTD15 não tem a função Turbo Agitação, mas ela faz Turbo Agitação automaticamente nos programas Brancas, Tira-Manchas, Pesado Sujo e Jeans.

As duas são excelentes opções de compra.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Olá Fernando! Só vi a sua resposta agora. Muito obrigada pelas orientações.
Mas, como não vi a resposta antes acabei comprando a lavadora da Electrolux ltm 15 kg mesmo. Recebi minha lavadora na semana passada e adorei. A lavadora é ótima. O único problema na minha opinião é que a lavadora faz muito barulho durante a centrifugação. Isso é normal, Fernando? Ou é algum problema da minha lavadora especificamente em que há a necessidade de entrar em contato com a assistência técnica para resolver?
Comprei este modelo e marca depois de muita pesquisa e principalmente pelos comentários Positivos de que verifiquei que a lavadora era bastante silenciosa. Mas infelizmente neste quesito centrifugação a lavadora deixou a desejar, pois realmente faz muito barulho.
Aguardo a resposta é desde já agradeço.
Mais uma vez, parabéns pelo blog que tanto nos ajuda com sábias orientações!
Forte abraço!

Sabryna Milagres disse...

Olá Fernando, você poderia falar sobre a Lavadora Brastemp 15Kg Top Load. Em minhas pesquisas não encontrei tantas reclamações sobre ela qnto eu vi sobre a Brastemp Ative 11kg.
Preciso desta máquina para uma família de 5 pessoas.
Você recomenda? Os ciclos são muito demorados?

Unknown disse...

Olá,Fernando!Parabéns pelo blog!
Gostaria que me ajudasse, preciso de uma lavadora que lave edredom king size, mas não sei qual comprar, pois tem muitas opções no mercado. Estou muito interessada na TITAN 16kg, mas ainda está muito cara e por este motivo estou tendenciosa a comprar a LG Lava e Seca Noblige WD-1252RD Frontal 12 Kg Prata. O que você acha? A LG seria a melhor opção ?

Aguardo ansiosamente a sua resposta .

Abraços

Luciana

Kethelin Gaspaer disse...

Olá Fernando!!!

Muito legal seu blog, estava ficando quase louca, são tantas opções de máquinas e não sabia qual comprar.

Estou entre a LTM15 e LBU15. Li que você indica bastante a LTM15, mas e a LBU15 é boa também??

Estou a procura de uma máquina que não embole as roupas, lave e enxague bem, que puxe melhor os fiapos e que o sabão não caia diretamente na roupa.

Qual seria a melhor opção?

Desde já, agradeço por sua ajuda

Unknown disse...

POR FAVOR, ALGUEM SABERIA DIZER O QUE É O ERRO E7C NA BRASTEMP LAVA E SECA 7KG BWS24A, APARECE SEMPRE NO FINAL DO CICLO E A MAQUINA NAO DESLIGA SOZINHA MAIS....OBRIGADO SE ALGUEM PUDER AJUDAR.

Unknown disse...

Fernando, adorei o seu blog, ótimas dicas. Vou comprar uma lavadora e estou em dúvida. Qual modelo você indica de 15kg? Um abraço

Unknown disse...

Fernando, adorei o seu blog, ótimas dicas. Vou comprar uma lavadora e estou em dúvida. Qual modelo você indica de 15kg? Um abraço

Unknown disse...

Bom dia! Fernando, quero comprar a Máquina de lavar Eletrolux LTM 15 pela internet. Achei os preços mais interessantes. Contudo fui conhecer a máquina NAS LOJAS físicas e fui informada que existe dois modelos com cesto inox e com cesto tradicional. E na hora de comprar via net não estou achando esse detalhe nas descrições do produto. Isso é correto? Como faço? Agradeço atenção

Viviane disse...

Oi Fernando, boa noite!
Sou sua seguidora em todos os eletrodomésticos! Kkkkkkk antes de qualquer compra sempre faço uma visita no seu blog e tb assito seus vídeos.
Estou com uma dúvida agora que, mesmo lendo e vendo os vídeos, não consegui decidir: estou entre a lavadora LTM15 e LTM16, preciso por causa dos meus edredons, mas vi num video que a agitaçao da LTM16 melhorou da versão anterior, mas vi que vc não gosotu muito da melhora. Enfim qual seria a melhor pra mim, uma vez que eu a usaria para grandes quantidades de roupa?
Abçs e sucesso,
Viviane

Vanessa Cavilhão disse...

Boa noite Fernando, parabéns pelo blog, suas informações são muito úteis!!

Comprei uma lavadora LTM15 electrolux há 3 meses e acho ela um espetáculo, tudo de bom, porém começou apresentar um problema no nível de água. Quando escolho um nível e coloco as roupas pra lavar a máquina está alterando o nível, por exemplo, escolhi o nível médio e um tempo depois ela alterou para alto e quando vi a máquina estava quase cheia de água. Isso vem se repetindo várias vezes só não percebi exatamente o momento em que isso aconteceu é entre o início da lavagem e antes da primeira centrifugação. Fiquei muito triste porque a máquina realmente era muito boa.
Sabes o que pode estar acontecendo?

Unknown disse...

Olá Fernando, gostaria de saber qual a diferença entre a Lavadora de Roupas Electrolux LBU15 15kg Branca Sistema Ultra Clean e a Lavadora de Roupas Electrolux 15 kg Turbo Economia LTD15. Obrigada

Carol disse...

Fernando com máquina é melhor a eletrolux LBU15 ou LTD15????

GISELE NEVES DA CRUZ disse...

OLA BOA TARDE ESTOU A PROCURA DE UMA MAQUINA 15 QUILOS..ESTOU EM DUVIDA ENTRE A BRASTEMP E A ELETROLUX...QUAL VC ME INDICARIA...USAREI MAIS PARA LAVAGEM DE EDREDONS...

Fernando Ricci disse...

Olá Gisele, tudo bem?

Sem sombra de dúvidas a Electrolux. Recomendo a Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTM15) e a Turbo Economia 15 kg (LTD15).

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carol, tudo bem?

Tanto a LBU15 como a LTD15 são igualmente eficientes. A LBU15 é mais completa no quesito funções.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sua LTM15 deve estar com problema na placa que controla o nível de água. Acione a assistência técnica autorizada para verificação.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?

Fico feliz em saber que é minha seguidora em todos os eletrodomésticos!!!!!! Isso para mim é muito gratificante!!!

Pode comprar a LTM16 porque a agitação dela já foi corrigida e ela está espetacular! Super eficiente e silenciosa!!!

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Grande abraço!!!

Viviane disse...

Oi Fernando, boa noite!
Muito obrigada pela ajuda. Já comprei a máquina e tb já fiz uso. Até agora estou amando!
Mais uma vez obrigada e sucesso pra vc!
Sds,
Viviane

PS. vc me chamou de Vanessa mas tudo ok, só pra vc saber quem está te agradecendo kkkkkkkkkk

Soninha disse...

Fernando,
Adorei a ideia do seu blog.
PARABENS.....
Estou precisando de uma máquina de lavar roupas com capacidade grande, pois temos três filhos ainda crianças que gostam muito de brincar fora de casa....
Fiquei interessada na Titan, mas também me interessei por uma da samsung com capacidade para 15 kg (mas está parece ser fabricada somente em 110V e moramos em Santa Catarina)
Ja tenho uma secadora de roupas, então o que realmente preciso é uma lavadora, mas se lava e seca for superior em qualidade na lavagem e que não costume apresentar problemas, fico com esta.
Você pode e ajudar?

Leonardo BA disse...

Recebi minha LTD15 em 11/09/15. No primeiro uso, uma carga de 12 camisas, parte da carga se amontoou num dos lados do cesto no início do enxágue e, ao iniciar a centrifugação, o cesto começou a bater na lateral da máquina. Até aí nenhuma novidade, tive uma Electrolux LM08 por 13 anos e isso acontecia de vez em quando. Só que eu podia parar a máquina, ajeitar a roupa no cesto e dar continuidade ao processo sem trancos. Na LTD15 a tal trava da tampa atua assim que a drenagem é iniciada, impedindo o acesso ao cesto. Se quiser ajeitar a roupa tenho de desligar a máquina e esperar a trava liberar a tampa. Ao ligar a máquina novamente ela recomeça do zero, aí tenho de avançar manualmente até o enxágue, que por sua vez também remeça do zero, perdendo tempo com uma drenagem desnecessária. Irritante. Na minha opinião a trava deveria atuar somente com o início da rotação do cesto. No manual está escrito que "É normal ocorrer em alguns casos o contato interno entre o tanque e a lateral da Lavadora. Isso não afeta o funcionamento da Lavadora". Eu discordo. Fora a barulheira infernal, intuitivamente acho que uma máquina que sempre faça a centrifugação com o cesto bem balanceado vai durar muito mais que outra máquina idêntica centrifugando com a roupa mal distribuída de vez em quando. Qual a sua opinião?

Unknown disse...

ola Fernando, então...comprei uma ltm15 da Electrolux, e a mesma ta fazendo muito barulho na hora da centrifugação. isso e normal? o barulho e maior ou menor dependendo da quantidade de roupa?
Obrigada, Rayla.

Unknown disse...

Rayla Dantas blz,
Sua Ltm15 estar fazendo barulho na centrifugação... Conte me mais, a minha tbm ta fazendo, fiquei sabendo que é o motor que ta sem força... Melhor usar a garantia!

Unknown disse...

Gostaria de comprar uma maquina de 16kg. Qual você me indica

Unknown disse...

Leonardo gostaria de saber se o agitador da ltm15 é igual ao da ltd 15 ou é tipo espiral. obrigada.

Lizi disse...

Boa tarde Fernando, td bom? Comprei a lavadora Electrolux LTM15 e chegou hoje, ainda não usei. Vi todos os comentários e gostaria de saber se, os relatos quanto ao barulho na centrifugação é real? Comprei a máquina vendo seu vídeo no YouTube, achei ela perfeita! Muito obrigada!

Lizi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Entao Fabio, eu liguei pra autorizada e eles mandaram um técnico, ele avaliou e disse que o barulho e o normal desse modelo. Ainda assim fiquei com um pe atraz, o barulho não e o mesmo de quando eu comecei a usa-la, no inicio ela parecia ser tao silenciosa.

Luiz Octavio disse...

Fernando,

Me tira uma dúvida, você disse que a ltm não tem o giro 360º que embolava roupas, e a LTD15 tem esse movimento ou também tiraram?? Outra dúvida, a LTD15 joga agua durante a centrifugação ou corrigiram esse erro no modelo?? Grato

Unknown disse...

Parabéns pelo seu apoio.
Saberia me informar se a LTM 15 usa o mesmo mecanismo / transmissao que a Lt 15F ? Possuo uma lt15f e a transmissão deu defeito 2 vezes ( 650;00 o conserto. Há algum modelo da Electrolux de 15 mais recente que a LTM?
Grato,
Antônio

Cassia disse...

Olá Fernando, eu tenho uma lavadora dessa com menos de um ano usei bem pouco. Ela lava a roupa mas parou de centrifugar. Um rapaz me disse que é a placa tem que trocar. Será isso mesmo estou em dúvida de mando arrumar ou não.
Cássia

Jo disse...

Oi Fernando adorei seu blog...
Preciso comprar uma maquina de lavar, mas não sei qual comprar... Somos 2 adultos 1 adolescente e 1 criança... Preciso que lave edredom King...
To pensando em alguma electrolux, mas nem imagino qual...
Obrigada!
Um abraço!

Raquel disse...

Olá, Fernando, seu blog é ótimo e gostaria de sua opinião. Preciso de uma máquina de 15 kg confiável, estou entre a LTM 15, LDD 16 e a LBU 15, qual é a mais eficiente? Obrigada.

Leninha disse...

Oi, Fernando!
Há algum tempo encontrei seu blog e fiquei impressionada com a qualidade de seu trabalho e o cuidado que tem em responder a todos. Parabéns! E desde já lhe agradeço.
Eu preciso comprar uma máquina, que poderia ser de 10 kg, mas li aqui há não muito tempo vc dizendo que as melhores máquinas eram as da electrolux acima de 12kg. Não tenho nenhuma necessidade especial, mas gostaria, se possível, de alguma em que eu pudesse lavar edredom de casal. De todo modo, essa não é a prioridade, e sim uma máquina realmente boa com capacidade mínima de 10kg. Quais são as ruas recomendações? Quais as melhores, na sua opinião?
Abraços

Luciana Costa disse...

Olá Fernando, tudo bem?!
Após dez anos com a mesma lavadora Eletrolux Premium 8 kg, eu e meu marido decidimos que está na hora de comprar uma nova!
De verdade essa lavadora nos atendeu super bem durante esse longo tempo! Ela tinha uma super centrifugação que deixava as roupas super limpas! embora muitas pessoas tiveram problema com o seu painel digital.
A Premium é uma lavadora de 8 kg mas é super grande, em comparação as lavadoras atuais que estou observando equivale a de 15 k, achei interessante ... mas fisicamente é o que parece!

Peço sua orientação e indicação, em nossas pesquisas gostamos da:
BWS15 Branca da Brastemp e da
Blue Touch LBU15 Branca da Eletrolux

O tamanho realmente é exagerado ao se tratar de 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças), mas queremos uma grande para lavar edredons ...

Minha preocupação está na parte técnica e se alguma tem grandes reclamações, pode nos ajudar com suas orientações e caso tenha indicação de outro modelo de máquina agradecemos desde já!

Endrika disse...

Boa tarde Fernando!
Tenho uma lava e seca brastemp ATIVE 10AB há 6 meses mas implico um pouco com ela por achar que não lava muito bem (pouca água)e as roupas não saem cheirosas e como se eu não tivesse usado amaciante. E olha que uso o Comfort!!
O que acha? Vale a pena trocar? Qual a melhor opção de lava e seca do mercado?
Família de 3 pessoas mas gosto de lavar cobre-leitos e edredon.
Grata!!

Sandra disse...

Boa tarde
Tenho uma lavadora ltm 15,desde que chegou tem mais ou menos 6 meses demora muito para completar o ciclo até 2:40hs,isso é normal?

Obrigada

Unknown disse...

Olá Fernando comprei a quinze dias nova máquina Electrolux 15 kilos gostaria de saber se é normal ela fazer barulho quando está centrifugado

Carol Henriques disse...

Olá Fernando. Estou montando meu apartamento e vou comprar minha lavadora de roupas.
Me encantei com o seu blog. Depois de várias leituras nele, estava praticamente certo de que a compra seria uma Electrolux LTM15. Porém, hoje uma amiga me disse para comprar uma máquina front load. Essas máquinas FRONT LOAD são melhores realmente? Você me indicaria alguma? Obrigada por dividir com a gente tantas informações uteis. Carolina

Unknown disse...

Olá Fernando, parabéns pelos vídeos e Blog. Realmente é uma mão na roda,para nós leigos, quando vamos comprar uma Máquina de lavar. Optei pela LTM 15 da Electrolux. Qual seria o modelo de secadora da Electrolux, você indicaria? Qual tem mais haver com a LTM 15?Um forte abraço.Carlos

Unknown disse...

Olá Fernando tudo bem? o que tem a me dizer sobre a ltd15 da Electrolux? abraço

Cristina disse...

Olá Fernando,

Parabéns pelo blog!!

Gostaria de saber a diferença entre a LTM 15, para LTM 16 da Electrolux. Qual você me indicaria, visto que as duas tem o mesmo valor. Sei que elas tem os motores diferentes. Qual é mais eficiente ??

Grata











Cristina

LUIZ ROBERTO disse...

BOM DIA FERNANDO.

EXCELENTE O BLOG.


ESTOU COM AS MESMAS DÚVIDAS DA CRISTINA ENTRE A LTM 15 E LTM 16. GOSTARIA DE PARECER SOBRE AGITAÇÃO, FUNÇÕES E MOTOR DAS DUAS.

MUITO OBRIGADO E FICO NO AGUARDO DE SEU PARECER.


LUIZ ROBERTO.

MARIANGELA BARBANTES disse...

Oi Fernando, pretendo comprar uma maquina de 15kg da electrolux, mas vi alguns comentarios sobre a LTD15 que não limpa bem a roupa, a LTM15 aqui na minha cidade esta muito cara. Tinha pesquisado bastante e gostei muito tb da LT15F. Estou muito indecisa e como moro na fazenda só vou na cidade uma vez por mês, faltam duas semanas pra comprar minha maquina e não sei qual a melhor.... SOCORROOOOOOO

Claudia Lopes disse...

Olá, Fernando! Gostaria de agradecer pelo seu trabalho, pois foi vendo este post e o vídeo sobre a ltm 15 que optei por ela e estou extremamente satisfeita! Vendo alguns comentários aqui sobre ela ser barulhenta, vejo que é um pouco de questão de sorte (ou azar) porque para mim, a melhor qualidade desta máquina é o silêncio!! já centrifuguei roupas de madrugada, de tão silenciosa!! claro que já aconteceu uma ou outra vez das roupas se acumularem um pouco mais de um lado e fazer um pouco de barulho (ainda assim aceitável), mas em 5 meses de uso isso aconteceu umas 3 no máximo... também aconteceu da máquina ser arrastada alguns centímetros, para varrer o chão, por exemplo, e não voltar para a posição exata onde os pézinhos estavam nivelados antes.. aí na hora de centrifugar, também fez barulho. Más foi só ajustá-los novamente que ficou silencioso de novo.. minhas únicas observações são: 1) no nível extra-baixo, o fitro pega fiapo não funciona pois a água não atinge a primeira fileira de orifícios do tubo central, e portanto, não passa pelo filtro. 2) você demora um pouquinho para aprender a altura de cada nível... o nível "edredon" e o "alto" são praticamente o mesmo.. diferença de 1 ou 2 dedos.. o "médio" é mais ou menos onde costumar ser o "alto" em outras máquinas.. e o "baixo" é no meio do tanque... mas depois que você pega o jeito não tem erro.. 3) A trava de segurança ativada no enxágue é ruim por não permitir "ajeitar" as roupas antes da centrifugação, nem adicionar uma ou outra peça delicada que você lavou na mão, só para centrifugar junto do restante... Mas no geral, ótima compra! Muito obrigada mais uma vez!

Unknown disse...

Monise

Olá Fernando! Gostaria de saber qual a melhor a ( LBU 15 OU LTM 15; estou em dúvida e receio com a LBU 15 pois o cesto não é de inox! Tenho medo de fazer uma economia e sair perdendo no final. As duas me parecem boas com pequenas diferenças qual escolher! Desde Já Obrigada.

Unknown disse...

Boa noite Fernando.
Gostei do seu blog e preciso tirar umas duvidas para comprar minha nova maquina

Possuo uma electrolux turbo economia 7 kg a 6 anos.Logo no 2 ano ela foi centrifugar as roupas e o pega fiapos simplesmente foi lançado para fora da maquina e quebrou.Depois o local que dilui o amaciante não desce amaciante.Sentia q as roupas não eram bem lavadas .Ai resolvi comprar um tanquinho porem agora é muito cansativo trocar roupas de um para o outro.

Preciso de uma maquina que lave bem as roupas,roupas delicadas e edredons queen


Fiquei com medo de comprar uma nova electrolux mas pelos comentarios me interessei pela LTM15, A LTF15 E LBU 15
Gostaria de saber a diferenca entre elas e qual vc me indicaria

Maria José disse...

Bom dia, Fernando!

Estou querendo uma máquina com maior capacidade para lavar edredons e já havia me decidido pela LTM15, pela pesquisa em seu blog.

Agora vi que existe a LTM16. Qual a diferença entre as duas e qual você recomendaria? Tenho uma familia de 6 pessoas.

Preciso de uma máquina silenciosa pois uso muito à noite.

Obrigada,
Maria José

Carol Henriques disse...

Boa tarde, Fernando.



Sou leitora do seu site e te acompanho no Instagram.
Através das suas dicas de resenha adquiri uma lavadora Electrolux modelo LTM15. Adorei o desempenho da minha lavadora, porém, ela apresentou um defeito e me deram um vale compras, pois foi preciso coletar o produto.
No decorrer do uso eu achei a lavadora muito grande (apesar de minha roupa de cama ser tamanho king). Devido a grande capacidade da máquina, eu nunca necessitava usar além do nível médio de água. Cheguei a conclusão de que não quero mais uma máquina tão grande.

Gosto muito de lavadora que tem a função TURBO AGITAÇÃO.
Qual seria o modelo de uma máquina 10 ou 12 kg que seria semelhante a LTM? Seria a LT12F?

E a brastemp você acha que tem agitação melhor que a electrolux?

Aguardo seu retorno e desde já agradeço.


gryerblues disse...

Bom dia, Fernando. Inicialmente eu ia comprar uma lavadora Brastemp, 15 quilos, mas vendo seus reviews, pretendo agora comprar uma Eletrolux. Na linha 15 quilos qual você indica, levando em consideração ai aspectos como custo/benefício e também manutenção. O cesto da LTD15, que você recomenda, é plástico e a estrutura me pareceu meio frágil, pensando no uso intenso que há aqui em casa (5 pessoas, das quais três crianças). Agradeço de vc puder me ajudar nessa escolha.

Unknown disse...

Bom dia, queria comprar uma maquina cônsul 6kg ltd9 porque no momento vai me suprir mas acha que vou me arrepender? Acha mto ruim? Por favor me ajudem.

Unknown disse...

Bom dia, queria comprar uma maquina cônsul 6kg ltd9 porque no momento vai me suprir mas acha que vou me arrepender? Acha mto ruim? Por favor me ajudem.

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de uma sincera opinião de qual das duas lavadoras é a melhor, levando-se em consideração que irei utilizar para lavar Edredons Queen. Estou na dúvida entre a Electrolux 15kg Blue Touch Ultra Clean LBU15 e a Panasonic DWS 16Kg, Inverter, Branca - NA-FS160G3W. Desde já obrigado por sua atenção e parabéns pelo Blog e Canal no you tube

Claudia disse...

Olá Fernando, blog excelente.
Há alguns meses comprei a lavadora Electrolux 15LTM após ler vários comentários no seu blog. Contudo apóa compra eu observei dois problemas: barulho na centrifugação (parece um uivo) e por mais que eu distribua a roupa no cesto há uma tendência em acumular em lado do cesto ao longo da lavagem. Notei que outras pessoas já relataram este mesmo problema no seu blog, mas não encontrei orientação sobre o problema. Eu uso preferencialmente o modo "delicados" para minimizar o dano na roupa. Neste modo a centrifugação e agitação são menos vigorosas mas mesmo assim os dois problemas persistem.
Por favor,qual sua opinião?
Obrigada.
Claudia

Unknown disse...

olá Fernando Ricci , comprei a minha ltm15 é simplesmente maravilhosa não é barulhenta é silenciosa amei .

Unknown disse...

olá Fernando Ricci , comprei a minha ltm15 é simplesmente maravilhosa não é barulhenta é silenciosa amei .

Unknown disse...

ola Fernando Ricci, notei que a minha ltm15 na hora que começa a encher de agua ela enche e para umas seis vezes e na sétima ela enche totalmente é normal?

Fernando Ricci disse...

Olá, Karla! Tudo bem?

Fico feliz em saber que está satisfeita com a LTM15!! Isso pra mim é muito gratificante!

Sobre as pausas durante a entrada de água, é normal sim. Ela faz isso para evitar que fique resíduos dos produtos no dispenser.

Muito obrigado pelo retorno e qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

javascript:void(0) disse...

Olá, Boa Tarde, estou prestes a comprar outra maquina. Minha LTD09 durou muito. Sempre tinha mania de querer economizar e comprar maquinas usadas, até que eu cair na real que máquina de lavar é muito arriscado comprar usada, por isso passei a comprar somente novas.Até hoje tive a experiencia de comprar duas maquinas direto na loja, zera. Assim que decidimos a não comprar mais usadas, nossa primeira experiencia foi uma GE de 15 kg (não ficamos contentes com ela) e graças a ela sempre ficamos desconfiados com maquinas de capacidades maiores (pesquisamos que maquinas com grandes capacidades dão mais problemas, devido ao esforço maior). A segunda aquisição nova, foi a LTD09 (essa fomos muito felizes). A família hoje esta bem maior (06 pessoas) e necessita uma maquina maior. Voltei os olhos pra maquina da sua matéria...Ela é rústica, aguenta o tranco, gasta muita agua, a manutenção é facil/cara? E a LTM16? obrigado

Ricardo disse...

Olá Fernando, muito bom seu blog. Após acessar suas opiniões, resolvi adquirir uma ltm15 electrolux em uma loja via internet, que foi entregue ontem. Porem a data de fabricação na etiqueta consta como maio de 2015 e não veio em caixa, mas embalada com isopor e plástico. É normal estarem comercializando em novembro/2016 uma máquina fabricada em maio/2015? E quanto a embalagem é normal não vir em caixa? A voltagem que escolhi foi 220V. Desde já agradeço.

Unknown disse...

Olá...
Tenho uma Electrolux turbo 15kg.
Preciso saber se centrifugar uma única peça danifica minha máquina.obg

Unknown disse...

Olá...
Tenho uma Electrolux turbo 15kg.
Preciso saber se centrifugar uma única peça danifica minha máquina.obg

Unknown disse...

Olá...
Tenho uma Electrolux turbo 15kg.
Preciso saber se centrifugar uma única peça danifica minha máquina.obg

Unknown disse...

Olá...
Tenho uma Electrolux turbo 15kg.
Preciso saber se centrifugar uma única peça danifica minha máquina.obg

Ailton Marques disse...

Olá, Fernando. Eu estava propenso a comprar a Consul CWE11AB por ter motor potente (mais de 1000Watts) e porque o vendedor disse que o painel é meio digital e meio mecânico. Mas aqui no seu blog descobri que não é uma boa máquina devido as paletas serem curtas, não agitam eficientemente a água.
Minha preocupação é encontrar uma que seja eficiente, econômica, dê pouco gasto com manutenção, não tenha sido lançada há muito tempo, e que tenha capacidade entre 11 e 15kg. Na minha família somos em 3 pessoas - e não sujamos muito as roupas.
Tem alguma pra me recomendar?
Outra questão que achei curioso é que um técnico havia me recomendado comprar lavadora grande (15kg ou mais), alegando que como vamos lavar pouca roupa, a máquina vai sempre trabalhar com pouco esforço, evitando quebra de peças. Mas aqui no blog, li que as grandes trabalham por natureza com mais esforço, por isso, dão mais manutenção.

Larissa disse...

Olá Fernando!
Parabéns pelo excelente blog (Muito útil)!
Vi na sua ordem de indicação essa máquina como a primeira colocada..
Visto que a postagem é antiga ainda é a melhor na sua opinião?
O preço dela é próximo das de 11 kg e queria saber se no quesito qualidade de lavagem, cuidado com as roupas e economia ela ainda seria a melhor no momento..
Muito obrigada desde já!
Aguardo o retorno

Anônimo disse...

Hola Fernando. me llamo Marcelo, de Buenos Aires, Argentina. un vecino mio, si mudo se San Pablo y dentro de las cosas que trajo llego un LTM15, como aqui la tension es de 220V 50Hz, se compro un trasformado de 110 a 220V, lo unico que es a 50Hz, el tema es que cuando lo va a poner en marcha, carga agua y se para, no logrando hacer ninguna funcion, cuando por la selectora de programas, lo pones en centrifugado, desagota libera el freno del tambor, pero nunca acciona el motor, es una pena porque la maquina esta impecable que podemos hacer
muchas gracias

lpkçlk disse...

Queria saber como fazer ela enxaguar só uma vez pq a minha enxágua duas vezes

lpkçlk disse...

Queria saber como fazer ela enxaguar só uma vez pq a minha enxágua duas vezes

lpkçlk disse...

Queria saber como fazer ela enxaguar só uma vez pq a minha enxágua duas vezes