Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Lavadora Brastemp Ative! 9 kg (BWB09A)


Características
- Programas de lavagem para cada tipo de sujeira ou tecido: Tira manchas, Pesado, Dia a dia, Delicado e Extra Rápido.
- Seletor com indicador luminoso: com um simples giro, você escolhe o programa ideal para a lavagem de suas roupas. As luzes ao redor do seletor indicam o programa selecionado. Você pode girá-lo para os dois sentidos, o que facilita ainda mais a seleção.
- Filtro: o filtro da lavadora Brastemp é embutido no agitador, por isso ele fica imerso em água para aumentar a performance da filtragem, eliminando os fiapos indesejáveis das roupas
- Cesto inox: sem pontos de solda, o cesto interno da lavadora é produzido em inox, por isso não enferruja. É durável, higiênico e fácil de limpar.
- Tampa de vidro arredondada: com exclusivo e inovador design, seu formato facilita o abastecimento do cesto e permite maior visibilidade durante o processo de lavagem.
- Multidispenser: o Multidispenser possui uma gaveta com 3 recipientes que armazenam o sabão em pó, alvejante e o amaciante. Os produtos são dispensados automaticamente durante as etapas da lavagem.

- Alças laterais: alças plásticas instaladas nas laterais da lavadora facilitam a movimentação.
- Pés multi-função: os pés antiderrapantes garantem mais firmeza para a lavadora. Além disso, você pode regulá-los para garantir o melhor nivelamento da sua máquina, evitando trepidações durante a lavagem.

- Turbo Performance: proporciona maior movimentação das roupas durante a lavagem. Utilize quando tiver roupas com sujeiras mais difíceis de serem removidas e quando estiver usando o Cestinho para Roupas Íntimas para promover uma maior movimentação das roupas.
- Enxágue Extra: você escolhe se quer enxaguar uma ou duas vezes suas roupas. Selecione esta função sempre que desejar dois enxágues.


Quantidade máxima de roupa a ser utilizada em cada programa:
Programas tira manchas, pesado, dia-a-dia e extra-rápido**:
- Nível baixo: até 1,5 kg de roupa seca
- Nível médio: até 3,5 kg de roupa seca
- Nível alto: até 9,0 kg de roupa seca*

Programa delicado**:
- Nível baixo: até 0,7 kg de roupa seca
- Nível médio: até 1,5 kg de roupa seca
- Nível alto: até 3,5 kg de roupa seca


Tempo aproximado dos programas sem enxágue extra e sem considerar tempo de enchimento e drenagem da lavadora (Programa - Tempo):
- Tira manchas – 1h53min
- Pesado - 1h26min
- Dia a dia - 1h
- Delicado - 1h
- Extra Rápido - 26min

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Dimensões (AxLxP): 104x57x57cm 
Peso aproximado: 36,2 kg
Velocidade de centrifugação (rpm): 750
Acabamento do cesto: Aço inox
Consumo de água: 115 L
Classificação de eficiência energética: A
Cor: Branco
Consumo (kWh): 0,267 (110V) e 0,255 (220V)
Tensão/Voltagem: 110V, 220V
Garantia: 12 meses

*A capacidade nominal (9 kg) é declarada com base em uma carga de roupas específica para testes. Esta carga é composta por diferentes artigos, cujas características são especificadas pela Portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, nº 185. Para um bom desempenho da sua Lavadora, o volume das roupas também deve ser considerado, pois existem certos tipos de artigos que, apesar de leves, são volumosos e podem ficar abaixo da capacidade nominal declarada (por exemplo: tecidos sintéticos de modo geral e artigos com enchimento de espuma).


Fonte: www.brastemp.com.br

52 comentários:

Anônimo disse...

Olá Fernando, possuo uma Brastemp Active 9Kg do modelo de 2010(BWL09B) e gostaria de comprar de presente a mesma máquina para familiares. Essa máquina é muito boa, apesar de ter dado defeito no sensor de medição da altura da água logo no primeiro mês(defeito de fábrica comum segundo o técnico). Ao ir comprar, me deparo com o modelo que vc colocou aqui no post, que supostamente substitui o antigo. As minhas dúvidas são: vale a pena pegar esse modelo novo em vez do antigo (Os dois modelos são oferecidos em várias lojas na mesma faixa de preço)? Será que a BWB09A corrige os defeitos da BWL (as "features" delas aparentemente são as mesmas)?
Obrigado e parabéns pelo Blog, é sempre uma referência sólida no assunto.

Jeferson.

Anônimo disse...

Editando: Eu disse que encontrei ela em "váaaaaarias lojas", mas na verdade, foi numa só :), desculpe a gafe. Nem na loja online da Brastemp encontrei a BWB09A a venda...
Jeferson.

Anônimo disse...

Oi Fernando.. A LT12F tem um programa Normal/ molho amaciante. Mas no post desse modelo, vc descreve que no enxágüe ela deixa imersa as roupas com amaciante por 8 min..isso é em todos os programas?? Ou só neste que citei específico??
Obrigado
Rodrigo

Fernando Ricci disse...

Olá Jeferson, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu não tenho conhecimento de defeitos da BWL09B para que eles tenham sido corrigidos na BWB09A. Entendo que, como a BWL09B está em linha há mais de 4 anos, a BWB09A foi lançada como uma atualização de linha. Ainda não vi este novo modelo ao vivo e nem detalhes dele na internet, mas notei modificação no dispenser, agitador e não vem o cestinho de roupas íntimas. Os programas de lavagem e consumo de água e energia são os mesmos para os dois modelos, logo o funcionamento não deve mudar muita coisa (se é que muda algo).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo, tudo bem?

Quando eu digo que no enxágue a LT12F deixa as roupas imersas na água com amaciante por 8 minutos, estou contando os tempos de agitação e pausas que ela faz nesta etapa. Ela faz isso na maioria dos programas (no programa Rápido o enxágue é mais curto). No programa Normal/Molho Amaciante, além do enxágue normal de 8 minutos, ela deixa as roupas de molho por mais 25 minutos e depois então faz a drenagem e a centrifugação.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando, obrigado por esclarecer minhas dúvidas sobre a LT12F, aliás a vi numa loja física e pessoalmente ela é bem grande e espaçosa por dentro, gostei muito rsrs atualmente temos em casa a LTE06 pequena, não lava tão bem ( às vezes ela lava bem mas nem sempre rs) porém ela tem se mostrado bem resistente, minha mãe a comprou tem cerca de 5 anos e nunca deu defeitos e usamos ela intensamente ( de 3 a 4 vezes por semana) e isso fez adquirirmos confiança na marca, mas claro hj em dia qualquer marca da problemas mas vi que vc recomenda a LT12F então seu blog foi muito importante pra mim fazer a escolha certa dessa vez rs
Assim que já tivermos a LT12F aqui em casa, volto pra te falar o que vou achar dela ok?
Abraço
Rodrigo

Unknown disse...

Qual a sua opinião sobre este modelo?

Gabriela disse...

Já tinha decidido pela Brastemp. Até ler seu comentário sobre a panassonic 16 kg.... rs... prdciso de uma naquina guerreira... ( 2 crianças, lavo rouoas todos os dias! ) Vale a pena trocar a brastemp pela panassonic?

Unknown disse...

Boa noite Fernando. Estou pesquisando para comprar minha lavadora. Estou pensando em uma lava e seca. Em minhas pesquisas encontrei seu blog e quero te dar os parabéns. O blog é mto bom, útil, esclarecedor.
Quero sua ajuda se não for pedir muito. Estou pensando em pegar uma lava e seca da brastemp, a ative. Minha cama é king. Na minha casa moram 3 pessoas. Oque acha desta lavadora? Tem outra para indicar?
Caso não pegue uma lava e seca qual lavadora vc me indica?
Desde já agradeço!

Camilla disse...

Oi Fernando gostei muito do seu blog...estou pesquisando sobre qual máquina de lavar devo comprar e observei que as da marca Eletrolux são mais em conta, mas muitas pessoas reclamaram sobre os defeitos.Eu particularmente tenho uma Eletrolux de 15 Kg que deu defeito, já paguei conserto e não adiantou, então resolvi mudar a marca pesquisei e optei pela Brastemp de 11 kg BWL11, que você mesmo indicou aqui. Agora vi várias reclamações dessa máquina, sobre barulho, trepidação e etc...Devo comprar essa mesmo ou você tem algum outro modelo para me indicar? obs: ia comprar a de 9 kg porque somos 2 pessoas mas sigo sua orientação para lavagens de edredon.
Desde já agradeço
Camilla

franciellen disse...

ola Fernando quero compra um Lavadora Brastemp Ative! 9 kg (BWB09A)" no seu ponto de vista voce recomenda essa maquina ?

Fernando Ricci disse...

Olá Luana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Se você tiver intenção de lavar edredom king, precisa de uma lava e seca de no mínimo 12 kg. Neste caso recomendo a LG Noblige 12 kg (WD1252RW) ou a Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12).

Caso não tenha intenção de lavar edredom king, a Brastemp Ative! 10 kg é uma boa opção.

Se você for optar por somente lavadora, caso tenha intenção de lavar edredom king, precisa de uma lavadora de no mínimo 15 kg. Neste caso recomendo a Electrolux Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTP15) ou a Panasonic DWS Inverter 16 kg (NA-FS160G2).

Caso não tenha intenção de lavar edredom king, a Brastemp Ative! 9 kg é uma boa opção.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Camilla, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Hoje em dia não existe mais uma marca de lavadoras que apresente mais ou menos defeitos. É questão de sorte e do cuidado que o usuário tem com o equipamento. Você não teve sorte com sua Electrolux 15 kg e eu já tive Electrolux 15 kg que demorou 4 anos para apresentar defeito, e já minha Brastemp BWU11AE apresentou defeito 3 vezes em 1 ano e 2 meses e a da minha irmã (BWL09B) tem 3 anos e meio e até o momento não apresentou defeito algum.

Sobre o barulho na centrifugação, também é questão de sorte. Minha BWU11AE parece uma escola de samba quando está centrifugando, mas conheço outras pessoas que tem esse modelo e algumas delas são silenciosas. Lavadoras silenciosas mesmo são as Electrolux.

A lavadora BWB09A é lançamento e eu ainda não tive oportunidade de testá-la, mas acredito que ela seja excelente porque ela é idêntica a sua antecessora, a BWL09B, porém com painel em tom cinza mais escuro e agitador mais eficiente.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Franciellen, tudo bem?

Eu ainda não tive oportunidade de testar a lavadora Brastemp BWB09A, mas levando em consideração que ela é idêntica a sua antecessora, a BWL09B, porém com agitador mais eficiente, acredito que ela seja uma excelente lavadora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Jamille disse...

Entre Consul Facilite CWE08 e Brastemp Ative 9kg BWL09, qual tem a melhor lavagem, já que uma tem o cesto de inox e outra de plastico? Já li que o nível baixo da Brastemp não é tão baixo e que algumas roupas são rasgadas na lavagem, isso é verdade?

Fernando Ricci disse...

Olá Jamille, tudo bem?

O material do cesto não influcencia na eficiência de lavagem.

Eu particularmente não tenho conhecimento de que a Brastemp BWL09B rasga roupas no nível baixo. Se isso aconteceu, o usuário deve ter colocado roupas sintéticas ou delicadas para lavar num programa com turbo agitação e não no programa Delicado, que é apropriado para esse tipo de roupa.

Entre a Consul CWE08 e a Brastemp BWL09B, a Brastemp é melhor.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Ola Fernando,
Comprei a maquina BWB09A e o modelo (fisicamente) e igual ao da BWL09 de acordo com as fotos que vi no seu blog, notei a diferença pelo dispenser, acha q houve algum erro ou elas são idênticas mesmo? Sabe me dizer qual e a melhor?
Outra coisa, quando esta centrifugando ela faz um barulho como se tivesse passado a marcha do carro sem pisar na embreagem, e normal?
obrigada. Ana Elisa

Anônimo disse...

Não se deve lavar edredom casal na Lavadora Brastemp Ativa BWB09A 9kg?

Anônimo disse...

Olá a todos. Acabo de adquirir a Lavadora Brastemp BWB09 numa grande loja na Internet, aproveitando os descontos especiais da "Black F. Friday". Devo receber o produto daqui uns 10 dias úteis. Em breve estarei avaliando e informo se valeu a compra. Grande abraço.

Unknown disse...

Não entendo pq essa maquina não lava endredon de casal sendo que a brastemp mondial que se não me enganoé 6 kilos, lava perfeitamente... falo com propriedade pq eu tenho uma e lavo sempre os endredons

Unknown disse...

Não entendo pq essa maquina não lava endredon de casal sendo que a brastemp mondial que se não me enganoé 6 kilos, lava perfeitamente... falo com propriedade pq eu tenho uma e lavo sempre os endredons

Rodrigo disse...

Olá!

Há uns 10 dias recebi a minha BWB09A e identifiquei o mesmo barulho de troca de marcha mal passada(já relatado aqui) na hora da centrifugação. Entrei em contato com a central de atendimento da Brastemp e eles informaram que estes novos modelos estão com alguns barulhos diferentes... mas achei muito estranho. Fui informado que caso o chamado fosse aberto e o técnico não constatasse defeito, seria cobrado a taxa de 40 reais pela visita. Será que esse barulho é característica mesmo ou um defeito da série? Obrigado!

Jamille disse...

Oi Fernando, as dicas do blog são muito boas! Eu moro em uma kitnet e a lavadora terá que ficar no banheiro,estava buscando a menor do mercado pois com 60 cm de profundidade a passagem fica quase toda obstruída. A Electrolux Silenk 3 kg era ideal mas para a instalação eletrica que ela necessita (disjuntos individual) teria que fazer reformas. Gostei da Brastemp Ative! 9kg BWB09 mas em alguns sites ela tem 57 cm e em outros 59 cm de prof. e no da Brastemp não encontro este modelo específico. Sabe qual é o tamanho real? Tem alguma sugestão de lavadora automática menor que esta, fora a electrolux 6 kg? Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Fernando, até estava disposta a comprar uma lava e seca, mas conhecendo meu temperamento, logo ia por fogo nela caso algum erro tecnológico ocorresse. Poderia responder qual modelo de lavadora tradicional, por volta de 10kg, possui certa durabilidade ou qual você recomendaria?

Fernando Ricci disse...

Olá Jamile, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Não há necessidade de instalar disjuntor individual exclusivo para a lavadora Electrolux Mini Silent 3 kg. Basta apenas uma tomada exclusiva.

Sobre as dimensões da lavadora Brastemp Ative! 9 kg BWB09, eu ainda não tive contato com este modelo, mas acredito que ela tenha 57 cm de largura e 59 cm de profundidade, pois ela é exatamente igual o modelo BWL09B e este tem essas medidas.

Não tenho um modelo para te indicar que seja realmente eficiente e tenha menos que 59 cm de profundidade.

Espero tê-la ajudado e continuo a disposição.

Abraços e Feliz 2015!!!!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Infelizmente não existe um modelo de lavadora ou lava e seca que eu possa te recomendar e dizer que ele tem certa durabilidade e não apresentará defeitos.

As lavadoras que te recomendo são Samsung Seine 10,1 kg (WF106) e a Electrolux Turbo Capacidade 10 kg (LT10B).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz 2015!!!

Luciano disse...

Comprei este modelo, mas veio molhada e o isopor e plástico da parte de baixo lambrescados de graxa. Não sou sorte com essas coisas.

Luciano disse...

Acabei de ligar na Brastemp e fui informado que vir molhada é normal em algumas máquinas devido a testes, mas que a graxa não era normal. E agora o que faço? Será que veio com defeito Fernando?

Fernando Ricci disse...

Olá Luciano, tudo bem?

Tanto a lavadora vir molhada como com pelotas de graxa na base de isopor são coisas normais. A lavadora vem molhada porque ela é testada na fábrica antes de ser embalada e a graxa é porque eles colocam graxa além do necessário na lubrificação da suspensão e o excesso escorre e pinga no isopor da embalagem e as vezes até no piso, durante o funcionamento, quando a lavadora é nova.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Luciano disse...

Oi Fernando, muito obrigado pelos esclarecimentos.
Uma última dúvida sobre a máquina. No manual diz que ao desembalar devemos tirar a etiqueta do painel, uma etiqueta protetora que vem por cima do painel eletrônico. Ocorre que na minha não veio com etiqueta protetora nenhuma e ao notar bem, vi que o painel (que parece ser uma etiqueta colada na máquina) está cheio de riscos, o que me deixou intrigado se não seria um produto usado.
Saberia me dizer se é normal ou se é melhor solicitar a troca? Procurei avarias em parafusos para ver se a máquina já foi aberta, mas estão intactos, mas fiquei preocupado com estes riscos no painel de ser algum produto devolvido por outro cliente ou usado mesmo, enfim.

Flavia Mota disse...

Oi Fernando, muito bom o seu Blog! Parabéns. Acabei de comprar uma Brastemp Ative bwb09, mas fiquei na dúvida se a linha clean era melhor ou pior.... Pode me esclarecer a diferença entre as duas linhas?

Fernando Ricci disse...

Olá Luciano!

A etiqueta protetora na qual o manual de instruções se refere é um plástico bem fininho e molinho, quase imperceptível, que vem cobrindo o painel. Quando o painel está com essa proteção, o painel fica fosco, e quando é retirada essa proteção, o plástico do painel fica liso e brilhoso. Talvez ele esteja com esses riscos a que você se refere. Verifique novamente se o painel não está com esse plástico.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Flavia Mota, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A linha Clean é mais simples. Geralmente elas tem somente 2 níveis de água e 2 programas de lavagem. A linha Ative é mais completa. Eu normalmente recomendo a Ative e não recomendo a Clean.

Você comprou a que eu recomendaria, a BWB09.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Olá Fernando, tenho uma BWL9 há 2 anos e hoje fui colocar roupas para lavar e o agitador esta fazendo um barulho muito alto, fora do comum, sabe me dizer o que pode ser?

Luciano disse...

Boa tarde Fernando.

Conforme falei acima sobre a película protetora, a minha lavadora tem o painel fosco, sabe?! Até fiquei com esperança de ter uma etiqueta discreta pra puxar e ficar brilhante e sumir os riscos, mas não tem nenhuma ponta, achei estranho. Tentei até postar uma foto pra você ver como o painel é sem brilho, mas não consegui postar aqui nos comentários do blog.

Unknown disse...

olá Fernando, não tenho 10 cm livres na lateral para instalar a máquina de lavar (brastemp ative9kg).isso pode danificar o produto?

Fabiana disse...

Olá Fernando, bom dia! Somos em 4 (eu, meu esposo e 2 filhas) e estou querendo comprar esta máquina agora para aproveitar uma oferta..., no entanto, só vou usá-la em junho próximo porque estou aguardando a entrega do meu novo ap, vc acha que terá algum problema dela ficar estes 3 meses parada (na caixa)? Seu blog é super interessante, obrigada.

Anônimo disse...

AMANHÃ VOU COMPRAR UMA LAVADORA. A DÚVIDA É Lavadora de Roupas 10Kg Electrolux Turbo Economia LTD11 E Lavadora Brastemp Ative BWB09 9kg. INDEPENDENTEMENTE DO KG QUAL DAS DUAS É A MELHOR?

Fernando Ricci disse...

Olá Cinara, tudo bem?

O espaço livre que ficará nas laterais é muito menor que 10 cm?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Não há problema algum deixar a lavadora parada por 3 meses, já que ela ainda não foi usada e estará embalada. A única coisa um pouco ruim é perder 3 meses de garantia. No mais, não tem problema não.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Entre a lavadora Electrolux Turbo Economia 10 kg (LTD11) e a Brastemp Ative! 9 kg (BWB09), a melhor e a Electrolux. Além de muito eficiente, ela tem funcionamento mais silencioso, maior variedade de programas de lavagem e funções e seu agitador tem pás grossas e arredondadas que desgastam menos os tecidos.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

oi fernando,

nas laterais é praticamente sem espaço pois tem a parede e um armário.já na parte de trás tem bem mais de 10cm.vc acha que vai estragar minha máquina?
obrigada.

Unknown disse...

Ola Fernando, acabei de comprar uma Brastemp BWB 9 KL mais notei q tem comentários dizendo q não lava Edredom de casal. É verdade????

Unknown disse...

Olá Fernando, gostei muito do seu blog ele é bem completo.
estou com dúvida entre as lavadoras brastemp BWB09A e BWL09B. Qual delas voce recomenda?
Muito obrigado,
Djeymes Peressim

Unknown disse...

Olá, tenho essa máquina, estragou com menos de dois anos de uso. Fiz um orçamento e disseram que tinha que trocar a placa. Sabes se é essa placa? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-663535566-placa-interfacepotencia-lavadora-brastemp-ativ-9k-w10308925-_JM

Obrigada!

Larissa

Unknown disse...

Não estou encontrando a Lavadora de Roupas Brastemp 9 kg Ative! Meu Jeito BWT09B com Água Quente - 110v ;gostaria de saber se a Lavadora de Roupas Brastemp Ative! BWL09B 9Kg - com Função Ação Mistura Total e Turbo Performance lava bem edredons de casal obrigada desde já

Unknown disse...

Ola fernando tudo bem. Sera se e possivel colocar o agitador desse modelo na antecessora BWL09B, Ja que ela e praticamente a mesma, parece que so sofreu uma leve atualização para o mercado. Obrigado!!!??

Mariangela disse...

Olá! Bom dia Fernando! Parabéns pelo blog, nos ajuda a esclarecer muitas dúvidas. Já tem um ano que te acompanho pois preciso comprar uma máquina e vou protelando. Estou com muitas dúvidas sobre qual modelo comprar, preciso de uma maquina de até 10 Kg, porém não tenho o espaço necessário nas laterais, isto compromete o funcionamento? Qual o melhor modelo hoje? Sempre compro eletrodomésticos da Brastemp, alguma outra sugestão? Obrigada, Mariangela

Anônimo disse...

Acabo de boletar uma dessas por 740reais com frete. Quase que pego a CWG11 da Consul por 820reais, mas queria algo energeticamente mais econômico e não preciso de algo tão grande para somente 1 pessoa.

Unknown disse...

Boa noite Fernando,

Acompanho a muito tempo o seu blog.
Lhe faço uma pergunta. Comprei uma lavadora Consul 11.5 kg. Ao abrir percebi que estava molhada nas laterais e com água por baixo molhando o piso. O cano de saída cheio de água;
Estou querendo devolver a loja.

Grato.

Unknown disse...

Boa tarde,Fernando.
O tambor da máquina ser de inox ou plástico, isso influencia na durabilidade e qualidade do produto ?

Marcílio Bruno disse...

Posso citar dois detalhes que mudaram pra melhor: o primeiro é o dispenser derramando direto no cesto ao invés de ser no fill fast da capa do tanque, que respingava no gabinete e varas de suspensão e o segundo é o agitador para o 8 blades que é muiro mais funcional que o da BWL09B.