Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Lavadora Panasonic DWS Inverter 16 kg (NA-FS160G2)

Clique aqui e confira vídeos mostrando as funções, funcionamento e eficiência da lavadora!

Principais características:
- Sistema exclusivo DWS com melhor eficiência de lavagem: A linha DWS lava as roupas pelo movimento das águas, que penetram melhor nos tecidos e dispensam o agitador – as roupas ficam mais limpas e sem danos. As lavadoras da Panasonic possuem a melhor eficiência de lavagem do mercado, segundo tabela Inmetro*. 
- Maior capacidade do mercado: As lavadoras Panasonic DWS possuem 16kg de capacidade e gigante espaço interno, por dispensar o agitador – lave mais roupas e peças grandes de uma vez só. 
- Tecnologia Inverter: Operação super silenciosa garantida pela otimização do funcionamento do motor, além da economia de energia. 
- Tecnologia exclusiva Econavi: Exclusiva da Panasonic, a tecnologia Econavi otimiza o tempo de lavagem segundo a temperatura da água que entra na lavadora – quanto mais alta, o ciclo pode ser até 8 minutos mais curto. Ainda, ela usa apenas a quantidade de água necessária de acordo com a quantidade de roupas.
- Filtro pega fiapos
- Nível automático de água
- Função Tira Manchas
- Turbo Secagem
- Extra Enxágue

Especificações Técnicas:
- Voltagem: 127 V ou 220 V (não é bivolt)
- Consumo de energia: 0,46 kWh 
- Consumo de água: 158,1 litros / 9,9 litros por kg de roupa
- Eficiência de lavagem: 1,01
- Capacidade de roupa seca: 16 kg
- RPM na centrifugação: 680
- Dimensões externas (LxAxP, em mm): 640x1070x690 
- Peso líquido: 47kg 

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Créditos: www.panasonic.com.br

OBS: PRODUTO FORA DE LINHA

250 comentários:

1 – 200 de 250   Recentes›   Mais recentes»
Marcelo Dantas disse...

Tenho uma lavadora Panasonic do modelo anterior e não recomendo a ninguém comprar lavadoras dessa marca. Elas estragam as roupas entre outras coisas.

Além do mais, a Panasonic vende lavadoras muito mais modernas no Japão e Europa, mas aqui só oferece essas porcarias que nem tem opção de lavar com água quente.

Façam uma busca no Reclame aqui pelos modelos anteriores vendidos pela Panasonic: NA-FS12G1 e NA-FS14G1.

PS.: se o dono deste blog quer ser imparcial não deve excluir meu comentário. Sou o cliente insatisfeito com o produto que simplesmente ignorado pela empresa.

Maria disse...

Fernando!!

Primeiramente gostaria de agradecer sua atenção por ter respondido meu comentário anterior e dizer que estou impressionada com seu trabalho em manter esse blog!! Avancei um pouco mais nas pesquisas e resolvi comprar uma máquina por volta de 8 ou 9 kg.... Por isso volto a perguntar... Quais modelos vc recomendaria?? Gostaria principalmente de prezar pela qualidade...

Muito obrigada novamente!!

Abraços

btisonia disse...

Bom Dia Fernando..

Estou a procura de uma lavadora de pelo menos 11kg já que preciso lavar edredon casal normal.
Gostaria de uma indicação especialmente em relação a marca.
No momento o que está dando menos problemas? Consul, brastemp ou electrolux??

Aguardo uma dica.
Caso prefira, pode responder por e-mail.

notas@pinheiropreto.sc.gov.br

Abraços,

Helena

Guilherme Lopes disse...

Oi Fernando, gosto muito do seu blog. Sou daqueles leitores quietinhos que nunca comentam, mas hoje decidi comentar para pedir um dica sua.

Vi no mercado o lava roupas Tide líquido. Sei que ele é um sucesso nos EUA e está chegando no Brasil. Como eu sei que você já utilizou ele, gostaria de saber se ele é realmente superior aos outros (inclusive ao ACE e ao Ariel da própria P&G). Vale o preço salgado?

Mais uma: Eu costumo usar uma quantidade menor de sabão para lavar as minhas roupas coloridas (uso OMO Multiação ou Progress), num ciclo rápido, para que elas não percam as cores facilmente. Você acha que usar menos sabão basta ou seria melhor eu mudar para um sabão específico para roupas escuras?

Muito obrigado desde já!

Fernando Ricci disse...

Olá Guilherme, tudo bem?

Fico feliz em saber que gosta do blog e o acompanha, mesmo sendo um leitor quietinho! Você acompanha a fan page no Facebook tb? Lá eu dou bastante dicas de produtos para lavar roupas.

Olha só, os sabões Omo Progress+ e Multiação são os que mais desbotam as roupas coloridas, escuras e pretas. Para esse tipo de roupa o melhor é o Ariel líquido.

O lava roupas Tide líquido é espetacular! Vale o preço salgado sim. Ele é superior aos sabões vendidos no Brasil, tem melhor perfume e melhor rendimento. A melhor versão é o Tide Plus Frebreze Sport.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado por acompanhar o blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marcelo Dantas, tudo bem?

Pode ficar tranquilo porque o seu comentário não será excluído. Sua insatisfação com o produto ficará registrada aqui no blog. Eu respeito a sua posição sobre a lavadora Panasonic e posso garantir que o problema que você está tendo com ela, outras pessoas estão tendo com lavadoras Brastemp, Electrolux, GE, Continental, etc.... Eu testei os modelos anteriores e acho a lavadora um espetáculo! Eficiente, silenciosa e não tive problemas com desgaste de roupas. Inclusive tenho vários vídeos no youtube onde mostro a lavadora em funcionamento e os resultados de lavagem.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Maria!

Muito obrigado pelas palavras! Eu fico muito feliz em poder ajudar as pessoas a escolherem uma lavadora que atenderá suas necessidades. Para mim é muito gratificante poder ajudar com meu conhecimento.

A lavadora que te recomendo é a Brastemp Ative! 9 kg (BWL09B). Ela é uma excelente lavadora.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Helena, tudo bem?

Te respondi no outro tópico, onde você também deixou mensagem.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços.

Unknown disse...

Obrigada Fernando,

As informações que passou serão super válidas!
Se possível, gostaria que me auxiliasse na escolha.
Preciso de uma máquina de lavar roupas, uma secadora, individualizadas e uma lavadora de louças 12 serviços.
Não sei qual modelo (abertura frontal ou em cima) e tamanho (kg) mais apropriados e que sejam econômicos qto a energia.
Casa com 4 pessoas, sem problemas com espaço, e com roupa de cama tamanho king.
Obrigada,
Abço
Fabiola

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de comprar uma lavadora ou talvez lava e seca. Teria que ter capacidade maior que 12Kg. Qual marca recomenda (tive problemas com a Brastemp Active, pulava feito doida)? Sobre esta Panasonic, é recomendável, essa tecnologia inverter é a mesma utilizada no ar condicionado?

Fernando Ricci disse...

Olá Mauricio Nascimento, tudo bem?

Imagino o que você passou com a lava e seca Brastemp Ative! 7 kg. Ela foi uma bomba mesmo!

As lava e seca que recomendo para a sua necessidade são:
- Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12)
- LG Noblige 12 kg (WD1252RW)

A Electrolux está em oferta hoje no site Ponto Frio e a LG Noblige está em mega oferta hoje no site www.casasbahia.com.br

A lavadora Panasonic 16 kg acabou de ser lançada e eu iniciei os testes neste modelo há poucos dias e venho gostando bastante do funcionamento e desempenho da máquina. A tecnologia Inverter empregada na lavadora é a mesma empregada no ar condicionado. O motor da lavadora funciona de forma constante e controlada, sem picos.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabiola, tudo bem?

Para lavar e secar edredons king size eu te recomendo o casal Electrolux, que é a lavadora frontal 14 kg (LFE14) e a secadora 17 kg (SFE17).

As lava-louças 12 serviços que te recomendo são Brastemp Ative! BLF12A e Electrolux Blue Touch LE12B/LE12X.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Luciany disse...

Olá Fernando!! Tudo bem!?

Adorei o seu blog, parabéns!!

Então.. estou me mudando e vou comprar minha primeira máquina. Todos falam para comprar Brastemp. Mas a minha impressão é que a Brastemp de 20 anos atrás eram mais resistentes do que as de hoje. Parece que todas as marcas hoje têm suas vantagens e desvantagens. Enfim, preciso de uma máquina de qualidade, uma que terei menos dor de cabeça com manutenção, para lavar edredom grande e para uma família de 4 pessoas. Se possível uma mais compacta pois a lavanderia da minha nova casa é pequena! rss Qual marca seria? Valor pode ser de R$700,00 a R$1600,00.
Agradeço desde já!!
Aguardo!!!

Anônimo disse...

Bom dia Fernando...Gostaria de comprar uma lavadora de roupas de 11 kg a 12 kg , qual vc me recomenda?

Luisa disse...

Fernando,muito bom o seu blog.Parabéns!
Preciso de uma sugestão de lavadora para dar para minha mãe que mora com meu pai e meus 2 irmãos.(4 pessoas).
Ela é do tipo que adora reaproveitar água para economizar e preservar o meio-ambiente.A preferência é por um painel o mais simples e intuitivo possível pois ela tem uma experiência negativa com painel eletrônico que estragou com pouco tempo de uso.Eu tenho uma brastemp clean que funciona perfeitamente há mais de 17 anos.Ela possui apenas 3 botões de apertar e um de girar.Espero conseguir encontrar algo com essas características:simplicidade, durabilidade e eficiência.Espero que possa me ajudar.Agradeço desde já.

Gisele Javornik disse...

Oi Fernando, como vai? Primeiramente, quero te parabenizar pelo blog. Tenho certeza de que está ajudando muitas pessoas em suas dúvidas. Você comentou sobre o lançamento da Panasonic DWS Inverter 16 Kg porém estou procurando esta lavadora na internet e no próprio site da panasonic e não encontrei. Tem alguma loja que já esteja vendendo? Aguardo. Obrigada!

Francieli Kopp disse...

Olá.

Gostaria de uma indicação de qual seria o melhor modelo da electrolux, LBU15 ou LP12Q

Unknown disse...

Fernando,

Tudo Bem ! Seu blog é fantástico ! Tenho uma Brastemp bwf80a, ele está com um problema no enxague, que fica travado com a luz da pausa piscando. Acho que voou comprar a LTP15, o que acha, alguma outra melhor no momento ?
Obs. O que vc acha que está ocorrendo com minha máquina atual ?

Abs

Anônimo disse...

Estou querendo comprar uma lavadora Panasonic,mas estou com medo de me dar mal.Tenho lido muitas reclamações destas lavadoras.Confesso que seria o ideal para mim pala capacidade que ela oferece.

Douglas disse...

Olá Fernando. Parabéns pelo blog!

Estou querendo presentear minha casa com uma lavadora Panasonic 16kg, mas estou com medo de me dar mal, muito mal!
Aqui temos uma Brastemp antiga, mas "pau para toda obra!"

Vi um vídeo da Panasonic 12kg (modelo anterior) lavando dois edredons e me pareceu que eles não saíram do lugar; não teve uma inversão da parte de cima com a debaixo. Tenho medo disto!

Fernando, poste vídeos da Panasonic 16kg em diferentes lavagens e situações, por favor!

Queria tanto que a LG ou a Samsung vendessem em nosso mercado, máquinas semelhantes a esta!(com este sistema de lavagem) :(

Abraços.

Douglas disse...

Fernando, esta Panasonic 16 kg tem etiqueta do INMETRO?
se sim, poste uma foto dela no blog!


Obrigado.

MIGUEL disse...

Alguém sabe me dizer qual é a lavadora 10/11kg com agua quente com o melhor custo beneficio atualmente? Desde já, obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Luciany, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Quando você diz que precisa lavar edredom grande, qual o tamanho desse edredom? Casal, queen ou king?

Fico no aguardo para poder ajudá-la.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Lavadoras de 11 kg a 12 kg que recomendo são:
- Consul Facilite 11 kg (CWG11)
- Brastemp Ative! Sistema Fast 11 kg (BWG11A)
- Electrolux Turbo Capacidade 12 kg (LT12F)
- Electrolux Turbo Capacidade Premium 12 kg (LTP12)

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luisa, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Atualmente todas as lavadoras usam placa eletrônica no painel. Não existem mais lavadoras com painel eletromecânico como o da sua Clean 5 kg.

A lavadora que recomendo para dar de presente para a sua mãe é a Consul Facilite 10 kg ou 11 kg. Ela tem painel interativo e de fácil operação, é muito eficiente e tem a função Reutilizar Água.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Gisele, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

A lavadora Panasonic DWS Inverter 16 kg estará à venda até o fim de Março/14.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Francieli, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os dois modelos citados da Electrolux são excelentes, mas eu particularmente acho a LP12Q melhor.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Mario Sérgio, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Muito provável que sua Brastemp BWF08A esteja com problema na placa eletrônica.

Se você procura uma lavadora de grande capacidade, a LTP15 é uma excelente opção.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Defeitos qualquer lavadora pode apresentar, independente do fabricante. Na internet você encontrará reclamações de todas as marcas e modelos.

Estou testando há alguns dias a lavadora Panasonic e tenho ficado muito satisfeito com o desempenho e funcionamento da máquina.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Douglas, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lavadora Panasonic 12 kg (modelo anterior) é espetacular e essa 16 kg também promete ser. Eu ainda não postei vídeos porque preciso conhecer a lavadora para então poder começar a fazer vídeos explicando o funcionamento e as funções.

Todas as lavadoras possuem etiqueta do INMETRO e as informações que constam na etiqueta estão na postagem da lavadora aqui no blog.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Miguel, tudo bem?

As únicas lavadoras com água quente disponíveis no mercado são:
- Samsung Seine 10,1 kg (WF106)
- Brastemp Ative! Sistema Smart & Fast 11 kg - Água Quente (BWP11A9)
- Electrolux Turbo Capacidade Premium 12 kg - Água Quente (LP12Q)

Se você tem intenção em lavar com água quente de verdade, a melhor opção é a Samsung.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Ola Fernando,ela lava edredon king ?

Unknown disse...

Bom dia, Fernando! Adoro seu blog, muito útil!! Será que você pode me ajudar? Hoje moro com minha sogra, a máquina dela está péssima, é uma brastemp turbo 8kg, não está batendo direito, faz barulho, as vezes mancha às roupas por isso, parece estar bem ruinzinha para consertar, além do que não consigo técnico, parece que estão fugindo. Então estou pensando em comprar outra, mas como disse, moro com minha sogra e ela é teimosa, coloca muita coisa na máquina e diz que não, acho que por isso a dela está assim. Cisma em lavar edredom queen na máquina de 8kg, imagina como e, né? Para não ter muita dor de cabeça preciso de uma máquina com custo benefício bom, que bata bem as roupas, principalmente na hora de centrifugar, aqui é muito úmido, se não centrifugar legal vai ficar três dias no varal (por isso pensei em uma leva e seca, mas ainda está muito caro). Ah! Muito importante ter um pega fiapos eficiente, pq adivinha? Minha sogra cisma em lavar um monte de coisa junto e fica um horror de fiapos e ela reclama, mas não muda. Pelo menos às minhas levo eu, quando ela não quer achar que está ajudando e mistura as minhas tb... rsrs. Como disse que costumo lavar minha roupa separadamente, seria legal ter pelo menos três níveis dágua. Lavo minhas roupas só com sabão líquido, mas minha sogra cisma que ele mancha a roupa e só quer o em pó para ela. Por último e não menos importante, preciso que segure legal o amaciante e só libere no último enxague para ficar tudo cheirosinho e macio, mas que dilua ele antes de jogar direito nas roupas, pqe concentrado e acaba manchando se cair diretamente né? (adivinha? Minha sogra ama jogar tudo junto em cima das roupas antes de estar com água, sabão em pó e amaciante). Acho que deu para rir um pouco das peripécias da minha sogrinha de 60 anos que nunca vai mudar... Hehehe E aí? Qual/quais as recomendações? Obrigada!! Abraço

Anônimo disse...

Bom dia

Fernando, estou comprando uma lava e seca e estou na duvida entre a LG Noblige 12kg ou a Samsung Ecobubble 13kg.
Qual a melhor? Qual você indica?
As duas eu consigo no mesmo valor aqui no Abc Paulista 2600,00.

Os edredons que eu tenho são Queen mas são meio volumosos, mas nada exagerado.


Obrigado

Kauê Lopes

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Sim, as lavadoras Panasonic 16 kg comportam edredons king size.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Thauanna, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Olha, deu para se divertir mesmo lendo as peripécias da sua sogra. Eu fiquei imaginando as cenas rsrsrs...

Realmente lavar um edredom queem size numa lavadora 8 kg é querer acabar com a lavadora! Mesmo sendo uma Brastemp 8 kg antiga, pois essas lavam o mesmo volume de roupas das 11 kg atuais.

Infelizmente não existe uma lavadora que atenda todos os requisitos citados, e para a sua necessidade precisa ser no mínimo uma lavadora 15 kg.

As melhores opções para a sua necessidade são a Electrolux Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTP15) e a Panasonic 16 kg.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Kauê Lopes, tudo bem?

As duas lava e seca citadas são excelentes e muito eficientes e eu as recomendo bastante. Como você consegue as LG Noblige 12 kg e a Samsung Eco Bubble 13 kg pelo mesmo preço, eu particularmente ficaria com a LG Noblige por ela secar mais rapidamente as roupas, ter maior velocidade de centrifugação, maior variedade de opções de secagem e maior flexibilidade na programação.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando, tudo bem.

Comprei a Noblige mesmo, fechei a compra por 2350,00 consegui um bom desconto. Acompanho o seu blog ja tem um tempo, me ajudou bastante a tomar a decisão.

Obrigado


Abraço

Kauê Lopes

Luciany disse...

Oi Fernando!

O edredon é o tamanho normal de casal mesmo.

Fico no aguardo!
Obrigada!

Clarisse casali disse...

Oi Fernando, tenho uma lavadora eletrolux q acabou c as minhas roupas, nao tem filtro e mancha s roupas com umas bolinhas pretas como se fosse graxa...
Alem de distribuir muito mal o sabao e amaciante tb causando manchas.
gostaria de comprar uma nova que lave edredom queen, me recomendaram a panasonic inverter 14 kg mas nao queria passar novamente por esse problema de ma distribuicao do sabao e amaciante.
O q vc me indica?
Parabens pelo blog.
Abs Clarisse

Débora Molinari disse...

Preciso de uma ajuda! Sei que você conhece a LSE12 da Electrolux. Gostaria de comprar essa máquina e colocar embaixo de uma bancada. Estou preocupada com o fato do painel ser inclinado e não achei o desenho técnico em lugar nenhum pra saber qual a profundidade que a parte de cima tem até o começo do painel. Você teria essa informação pra me dar? A profundidade da máquina é 792 cm, mas não aparece a medida da parte de cima até o painel. Se puder me ajudar... muito obrigada!

Rodrigo disse...

Oi fêr como vai? Gostaria de saber como funcionam as doações para o blog, para quê serve o dinheiro e para onde ele vai.

Aguardo sua resposta.

Rodrigo.

Anônimo disse...

Boa noite Fernando

Estou em duvida de qual lava e seca comprar se a eco bubble de 10,1 kg da samsung wd106 ou a eletroloux lse09 de 9kg ou a lg prime de 10.1kg
Ja comprei esta da samsung porem o cesto veio quebrado e tive meu dinheiro ressarcido
Porem estive pesquisando e vi que a samsung da muito defeito
Qual voce recomendaria?

Obrigada
Vanessa

Luisa disse...

Fernando,
Eu estava olhando sua sugestão de comprar uma lavadora consul facilite e verifiquei que a mesma só permite a reutilização da água com sabão e minha mãe costuma reutilizar a água do enxágue para lavar novas cargas de roupa.
Recapitulando a saga,preciso de lavadora para dar para minha mãe que mora com meu pai e meus 2 irmãos.(4 pessoas).De preferência com um painel simples e intuitivo mas que seja durável,eficiente e que não embole as roupas no turbilhão central nem danifique as peças.
Eu vi na internet a LAVADORA ECOLOGIC 12KG.Você acha que ela atenderia a nossa necessidade?Você teria alguma outra recomendação?Muito obrigada mais uma vez.

Anônimo disse...

Oi Fernando, tudo bom?

Eu novamente kkkkk

Como te disse comprei a Noblige. Tentei fazer o teste para ver se os meus edredons entravam nela, eles entram porem ficam bem apertados, não sobra nenhum espaço. Eu consigo lavar? Corre o risco de danificar a lavadora ou eles não ficarem bem lavados?


Obrigado


Abraço


Kauê Lopes

Marcello disse...

Caro Fernando,
Parabéns pelo Blog. Muito interessante.
O que me diz sobre a Lavadora de Roupas Electrolux Blue Touch Ultra Clean LBU15 - 15kg com 6 Níveis de Água?
Alguma da mesma categoria com melhor desempenho?

Fernando Ricci disse...

Olá Lucianny!

Lavadoras compactas que lavam edredons de casal recomendo a Brastemp Ative! Sistema Fast 11 kg (BWG11A) ou a Consul Facilite 11 kg (CWG11 ou CWK11).

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Débora Molinari, tudo bem?

Eu conheço bem a Electrolux LSE12 e é uma máquina espetacular! A profundidade da máquina na parte superior até o painel é de 62 cm.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo, estou bem e você?

Eu não tenho patrocinador nem ganho nada de nenhum fabricante para manter o blog. Eu o mantenho nas minhas horas vagas por paixão pelo assunto e pelo prazer em poder ajudar as pessoas. Sobre o dinheiro da doação, tenho intenção de transformar esse blog em um site para que ele fique mais organizado para os leitores, e para isso necessito de ajuda e por isso coloquei os botões para doação no blog.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Vanessa, tudo bem?

A lava e seca Electrolux LSE09 está fora de linha. Como você não teve sorte com a Samsung WD106, compre a LG Prime Touch 10,2 kg (WD1412RT). Ela é uma excelente máquina e esse modelo vem apresentando baixos índices de defeitos.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luisa, tudo bem?

Não acho a Electrolux Ecologic 12 kg (LEC12) a melhor opção para a sua necessidade. Ela é uma lavadora espetacular, mas os programas são um pouco demorados e o painel dela tem muitas funções que podem acabar confundindo a sua mãe.

A lavadora que melhor atende a sua necessidade é a Electrolux Turbo Capacidade 12 kg (LT12F). Ela é eficiente, silenciosa, tem painel simples e intuitivo, agitador com pás grossas e arredondadas e permite reaproveitar a água do enxágue através do acionamento da tecla Economia.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Fala Kauê, tudo bem?

Que legal que comprou a LG Noblige 12 kg e fiquei feliz em saber que o blog ajudou na escolha! Ela é um espetáculo!

Sobre seus edredons que ficaram bastante apertados dentro da lava e seca, tente lavar um para ver o resultado. Pode ficar tranquilo que não vai danificar a lavadora porque o motor dela aguenta tranquilamente. Acredito que quando ele estiver molhado, o volume diminuirá um pouco e ela lavará tranquilamente. Já a secagem será complicada. Selecione a opção de secagem "Alta" e durante a secagem pause a máquina e mude o edredom de posição umas 4 vezes, já que ele não conseguirá mudar de posição sozinho dentro do cesto. Se ao final da secagem ele ainda estiver com algumas partes molhadas, programe secagem por tempo de 1 hora para que ele seque completamente.

Para lava-los use o programa Edredom e sabão líquido.

Depois volte para me contar o resultado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Marcello, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lavadora Electrolux Blue Touch Ultra Clean 15 kg (LBU15) é excelente e eu a recomendo bastante aqui no blog. Atualmente o meu modelo 15 kg preferido da Electrolux é a Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTP15) porque ela tem dispenser para sabão liquido e o sistema Diluição Inteligente onde a lavadora joga o sabão somente quando está cheia de água e começa a bater as roupas, evitando manchas e aproveitando totalmente o produto. Não tenho motivos para não recomendar a LBU15, mas a LTP15 é um modelo mais atual e tem esses diferenciais que acho bacana.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Fernando bom dia! Adorei seu blog!

Me ajude a escolher uma maquina Lava e Seca. Vale a pena comprar uma?
Somos 3 adultos.

Se optar somente por uma lavadora, qual vc recomenda?

Dina

Anônimo disse...

Parabéns pelo o blog, adorei... muito bom mesmo!

comprar seguidores instagram disse...

Parabéns pelo o blog, adorei... muito bom mesmo!

Rodrigo disse...

Olá Fernando,

Vou me casar e minha casa será Queen ou King Size, então eu vou precisar de uma lavadora de grande capacidade. Estou em dúvida entre a Electrolux LTP15 e a Panasonic NA-FS160G2. Qual você mais recomendaria hoje?

A função da Electrolux de soltar o sabão só quando está cheia, é super essencial?

Abraços

The Hunter disse...

Olá Fernando, boa tarde!

Muito bom seu blog, informações incrivelmente úteis que me ajudaram muito!

Mas tenho uma dúvida, por causa do espaço, gostaria de colocar o Lava Louça Brastemp Ative 8 Serviços (30kg o peso dela) em cima dessa Lava e Seca LG, teria algum problema?
A meu ver, aparentemente aguentaria normalmente, apesar de que ainda não recebi a lava e seca.

Muito obrigado desde já!

Rodrigo disse...

Preciso comprar nova lavadora. Gostaria de adquirir uma Panasonic NA-F160B2W. Por mais duzentos pode-se comprar a NA-FS160G2W. Compensa mais pegar a última, com inverter ?

Anônimo disse...

Oi Fernando, boa noite...

Então, minha dúvida é essa aí, a "centrífuga de roupas" vale a pena (tipo a mueller nina)?

Isso considerando uma família grande (05 adultos), que moram em apartamento, e já tem a lavadora normal (Electrolux 12 kg) e secadora (Brastemp 10 kg - BRS10AB).

A centrífuga, compensa na agilidade e economia de energia? Ou seria jogar dinheiro fora?

Obrigada.

vbossi disse...

Esse modelo seria mais interessante e eficiente do que uma lavadora front-load? Voce poderia enumerar as vantagens e desvantagens dela?

aline disse...

Olá!
Temos uma bratemp há 15 anos e ela já está "cansada" demais. Além disso a família cresceu, temos 3 filhos e camas maiores e minha máquina não comporta.
Estou querendo comprar uma lavadora de 15 kg, mas ao pesquisar ví a panasonic. Nem sabia q existia e gostei da propaganda, porém meu marido está com receio de comprar pois panasonic não tem tradição em lavadoras e deve ser coisa da china,kkk
Pensou nas eletrolux, mas qual delas??? Há uns 3 modelos de 15 kg e não sei a diferença.
Tambem notei que é difícil achar com agua quente. Porque?
Qual vc recomendaria?

Fernando Ricci disse...

Olá vbossi, tudo bem?

A lavadora Panasonic 16 kg é espetacular, mas eu particularmente não troco uma front load por nenhuma top load.

A Panasonic é muito eficiente, silenciosa e seu sistema de lavagem proporciona menor desgaste dos tecidos se comparado com as lavadoras tradicionais que lavam por agitação.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Aline, tudo bem?

São poucas as lavadoras top load que tem opção de lavar com água quente porque como essas máquinas usam grandes volumes de água para lavar as roupas, a água demora para esquentar, ficando quente mesmo somente nos programas que tem duração aproximada de 3 horas, e muitas vezes o consumo de energia é alto. Somente a Brastemp tem um modelo 11 kg (BWP11A9) e a Electrolux também tem um modelo 12 kg (LP12Q).

A lavadora Panasonic 16 kg é espetacular e este modelo é fabricado aqui no Brasil, na fábrica localizada em Extrema - MG. Este é o segundo modelo que a Panasonic coloca no mercado brasileiro, porém nos países como Japão e China ela tem tradição na produção de lavadoras assim como a Brastemp e a Electrolux tem aqui no Brasil.

A Electrolux tem 4 modelos de lavadoras 15 kg em linha. Eu particularmente recomendo mais a Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTP15), pois ela é mais atual e mais completa. Ela tem cesto em inox, dispenser para sabão líquido e o sistema Diluição Inteligente onde a lavadora joga o sabão somente quando está cheia de água e começa a bater as roupas, evitando manchas e aproveitando totalmente o produto.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

MALU disse...

ola tenho uma lavadoura eletrolux ha 12 anos e hoje a coitada foi a obito,preciso de uma lavadoura boa e grande gosteido espaco da panasonique 16kg mas nao sei se e boa.preciso de ajuda e recomendacoes.

Unknown disse...

Olá Fernando. Tudo bem ?
Há algum tempo tenho visto seu blog a procura de informações e ajuda sobre qual lava e seca vou escolher. (Aliás, parabéns pelo blog)

É meio difícil, pois nunca comprei máquina antes, e optei por lava e seca pois não terei muito espaço em meu Apartamento.

Depois de muito ler e pensar, estou entre os modelos:
- Lava e Seca Electrolux 10.5 Kg Intuitive LSI11 - Branca
e
-Lava e Seca LG 10.2Kg Prime Touch 6 Motion WD1412RT Aço Escovado

Vi seu post sobre as duas no blog, mas continuo em uma duvida cruel.
Pode me ajudar e me dizer qual das duas é melhor ?

Fico no aguardo.
muito obrigada.

Ana Paula disse...

Olá Fernando!
Preciso muito da sua ajuda...Tenho uma lava e seca LSE09 e quando coloco a programação de secagem em Normal que aparece no visor o tempo de 3:30 quando eu vejo esse tempo já aumentou em duas a três horas á mais, já aconteceu de colocar de manhã alguns pares de meias de algodão e quando cheguei a noite(22:00 hs) ela ainda estava secando!!!
Isso é normal ou ela esta com algum problema mesmo?

Muito Obrigada.....

Unknown disse...

Olá Fernando,

Estou desistindo da minha lava e seca LG, em 4 anos gastei uma pequena fortuna em assistencia técnica e hoje ela começou a vazar muita água (novamente…).

Dei uma boa pesquisada e estou na dúvida entre a eletrolux LTP12Q e a Panasonic DWS Inverter. Pelo que entendi somente o modelo da eletrolux tem opção de água quente não é? Estou temerosa com o modelo da Panasonic pois como é rem lançada ainda não existem muitas avaliações de consumidores. Além disto estou preocupada com questões de assistência técnica, como preço de peças, falta de peças que retardam o conserto, etc… O que vc acha?

Em relação a secadora, acho que vou comprar a eletrolux ST10. Só uso para toalhas de banho e jeans, então acho que ela dará conta. O que vc acha???

Muito obrigada pelo blog, ele é extremamente útil!

Unknown disse...

Oi Fernando,
sou eu de novo…
Esqueci de mais uma dúvida: porque as lava e seca demoram tanto tempo para secar???? É muito mais rápido na secadora simples não é? Tem algum modelo de lava e seca que a secagem é rápida como na secadora?

Obrigada novamente!

Running... disse...

Fernando,

Existe algum motivo especial para você nao ter colocado a lavadora da Panasonic na lista das recomendadas pelo seu blog?

Ou e,la ainda está em avaliação?

Abs,

Unknown disse...

Olá Fernando tudo bem?!
Acompanho sempre seus reviews de vario eletrodomésticos, e me ajudaram muito a escolher os meus!
Dessa vez preciso de uma ajuda:
Estou comprando uma lavadora para meu apartamento e estou em dúvida entre esse modelo top da Panasonic ou uma Lava e Seca da LG / Samsung de 8,5kg.
Meu apartamento é pequeno (aproximadamente 50m) e moro sozinho.
Qual indicaria?

Unknown disse...

Boa tarde. esta Panasonic lava bem sem aquele agitador no meio? pergunto isso pois tenho uma consul jasmim 6kg que não tem agitador e não lava nada, mesmo colocando umas 7 camisas (ela só passa uma água não chega a ser uma limpeza)... estava pensando em trocar pegar uma electrolux 15kg que tem o agitador, mas são tantos modelos que sempre fica uma duvida mesmo olhando todas no seu blog... então entre panasonic e electrolux qual limpa melhor as roupas?

Anônimo disse...

Boa noite, Fernando!
Escrevi aqui um pedido de ajuda e você retirou, lamento muito que eu não pude contar com sua ajuda na compra da minha lavadora, por acaso tens alguma coisa contra os cariocas?
Katia RJ.

Anônimo disse...

Olá Fernando, boa tarde.

Vejo a sua paixão pelo assunto como algo muito doido, Cada louco com sua loucura. :)

Então, vou me aproveitar da sua loucura e falar sobre meu caso. Meu nome é Ana, tenho uma filho 7 meses e grávida do segundo. Meu marido trabalha em casa então suja pouca roupa. Mesmo assim, a minha Consul CWC22B (que resistiu sem nunca me dar problema durante 13 anos) só comporta 5kg e como vamos mudar de casa e ter espaço de sobra acho que está na hora de comprar uma máquina. Como vejo como um investimento de pelo menos 10 anos não me preocupo em gastar o quanto for necessário para ficar satisfeita.

Para mim satisfação = lava bem, centrifuga sem deixar pingando (aqui faz sol pra carai, nunca precisarei de uma secadora na vida), não quebra, sustentável (economia de energia e água). :) Acho que o mais difícil é não quebrar, né? Acho que vai um pouco de sorte, mas enfim, o que você acha? Eu cresci ouvindo falar que cesto de inox é melhor (a minha não é) e agora me falaram de motor sem correia e bladiblá. Tô perdidinha sem saber o que comprar. Achei interessante a Panasonic por ser mais sustentável e sem ter agitador, mas nada contra uma frontload (minhas costas ainda aguentam o tranco).

O que acha melhor para mim?

Obrigada e parabéns pelo blog!

REI DOWNLOAD disse...


Tõ querendo comprar uma máquina e qual das duas vc indicaria ?
Cwk11 ou LT12F ?

Obrigado !!!

Anônimo disse...

Fernando, boa tarde.
Primeiramente gostaria de elogiar sua iniciativa de manter um blog atualizado e super informativo.
Estou precisando comprar uma lavadora nova e gostaria de saber qual lavadora você indica: Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTP15) ou Panasonic 16 kg ?
Desde já, obrigado.

Unknown disse...

Olá Fernando!!!
Me tira uma dúvida, existe alguma lava e seca de maior capacidade que tenha a função somente de secagem, para q possa colocar apenas para secar as eoupas lavadas a mão??

SERJ@O disse...

Bom Dia Fernando. Primeiramente PARABENS pelo seu Blog. Eu tenho uma Continental Evolution 13 Kg que esta fazendo barulho na centrifugacao. creio ser o rolamento. So que ao fazer orcamento, me informaram que tem que trocar TUDO, uma peca inteira que nao faz troca somente do rolamento. Me pediram 500 reais pelo conserto. Gostaria de sua opniao pois estou pensando em comprar outra lavadora

Unknown disse...

Olá Fernando, (me chamo Vera Monteiro)
Achei ótimo a sua forma de nos ajudar, afinal o mercado é vasto em eletrodomésticos.
Uma amiga me indicou o seu blog, e percebi que achei a solução para a minha compra, tão cheia de dúvida.
Estou precisando de uma máquina de lavar e uma de secar, por incrível que pareça as minhas resolveram parar, não é pra menos uma tem 10 anos Electrolux e a outra de secar uns 18 anos Brastemp. Já foram reformadas/consertadas várias vezes. Lavo roupa uma vez por semana, portanto uso vários níveis de água, desde lavar panos de prato até edredons, e gostaria que tivesse mais que um enxague, que fosse econômica e rápida, não tenho paciência em máquinas que demoram. Moro em apartamento e não tenho problema com espaço, estou aberta para mudanças. Me ajuda por favor,
Obrigada
Vera Monteiro

Fernando Ricci disse...

Olá Juliana Wittaker, estou bem e você?

Fico feliz em saber que vem acompanhando o blog e peço desculpas pela demora em responder.

As duas lava e seca citadas são excelentes e eu as recomendo bastante.

A vantagem da Intuitive 10,5 kg é que na pratica a capacidade de lavagem e secagem dela é a mesma dos modelos 12 kg. Inclusive ela comporta até edredom king size.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Paula, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Sua lava e seca LSE09 está com defeito.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marianna Andrade, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

As lava e seca demoram para secar porque o sistema de secagem delas é diferente do sistema de secagem das secadoras de tambor.

Eu estou testando a lavadora Panasonic 16 kg e ela vem se mostrando bastante eficiente. Sobre o preço da manutenção e disposição das peças para reparo, acredito que não haverá problemas porque elas são fabricadas aqui no Brasil, na fábrica de Extrema - MG.

Atualmente as únicas lavadoras top load que tem opção de lavar com água quente são a Electrolux LP12Q e a Brastemp BWP11A9.

Em breve eu testarei a secadora Electrolux ST10, mas ela parece ser uma ótima secadora.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Running, tudo bem?

A Panasonic ainda não está na lista de recomendadas pelo meu blog porque ela ainda está em testes, mas ela vem se mostrando uma excelente lavadora e em breve fará parte da lista.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá LexesFolks, estou bem e você?

Fico feliz em saber que acompanha meus reviews de eletrodomésticos e que eles te ajudam a escolher os eletros para a sua casa!

Peço desculpas pela demora em responder.

Para a sua necessidade eu recomendo a LG Prime Touch 8,5 kg (WD1485AT). A Panasonic 16 kg tem capacidade muito grande para apenas uma pessoa e para quem mora em apartamento é interessante ter uma lava e seca porque ela pode servir também como secadora quando chegar a época do frio em que as roupas demoram para secar. Sem contar que as frontais são bastante econômicas.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Augusto, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

A lavadora Panasonic 16 kg é muito eficiente na lavagem. Embora o conceito de lavagem seja o mesmo da Consul Jasmim 6 kg, na pratica uma não tem nada a ver com a outra. O turbilhonador da Panasonic tem desenho completamente diferente, os perfis de turbilhonamento nos programas de lavagem são diferentes e variam de acordo com a quantidade de roupas e programa de lavagem selecionado, a mecânica é completamente diferente, etc... Pode comprar a Panasonic tranquilo.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Katia RJ, tudo bem?

Peço desculpas pelo ocorrido, mas posso te garantir que não excluí seu pedido de ajuda porque não faço isso com nenhuma mensagem que recebo aqui no blog e também não tenho nada contra os cariocas.

Não sei te dizer o que aconteceu, mas peço desculpas novamente.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog! Realmente tenho uma paixão inexplicável pelo assunto e é uma loucura mesmo!! rsrsrs...

Realmente numa lavadora atual o mais difícil é recomendar um modelo que durará muitos anos sem apresentar defeito.

Eu sempre falo e repito: front load é tudo na vida do ser humano! Eu não troco uma front load por nenhuma lavadora top load do mercado.

Eu se fosse você compraria a lavadora Samsung Seine 10,1 kg (WF106) que é um espetáculo! Eficiente, econômica, silenciosa, preserva os tecidos, centrifuga maravilhosamente bem, etc...

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rei Download, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

As duas lavadoras citadas são muito eficientes e eu as recomendo bastante. Porém eu particularmente prefiro a LT12F porque ela é mais silenciosa e seu agitador tem pás grossas e arredondadas e desgastam menos os tecidos.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!

Tanto a Electrolux LTP15 como a Panasonic 16 kg são excelentes e muito eficientes e eu as recomendo bastante. Cada uma tem sua particularidade. A LTP15 tem maior variedade de programas de lavagem e de níveis de água e a Panasonic 16 kg é mais silenciosa e seu sistema de lavagem proporciona menor desgaste dos tecidos.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Michele Valadares, tudo bem?

Atualmente todas as lava e seca podem ser programadas para somente lavar, somente secar ou lavar e secar.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Serjao, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Nas lavadoras fabricadas pela Mabe (GE e Continental) não é possível trocar somente o rolamento. É realmente necessário trocar o kit transmissão completo.

Eu particularmente compraria uma lavadora nova porque esse defeito que ocorreu na sua lavadora Continental é comum acontecer nas lavadoras da marca e é certeza que ocorrerá novamente num futuro não muito distante.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Vera Monteiro, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que uma amiga que te indicou o blog!

Olha, hoje em dia não existe mais lavadora rápida. A que é mais ou menos rápida é a Brastemp Ative! Sistema Fast 11 kg (BWG11A). Ela tem 4 níveis de água, 5 programas de lavagem, opção de fazer 1, 2 ou 3 enxágues e lava edredons de solteiro e casal.

Secadora eu te recomendo a Brastemp Ative! 10 kg (BSR10A).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Ok Fernando, tenho visto algumas postagens suas com essas máquinas de 16 k Panasonic, LG, Samsung, o que vc me diz delas?
A que vc me indicou, na sua opinião, seria melhor? Obrigada Vera Monteiro

Dj Vitor André disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Fernando, td bem ?
Preciso comprar uma lavadora nova de 15kg e devido a seus comentários escolhi a panasonic.
Qual a diferença entre as lavadoras Panasonic 16 kg NA-FS160G2 e NA-FS160B2 ?
Obrigado.
Abraços, Gabriel

Anônimo disse...

Fernando, boa tarde,
estou pesquisando as lavadoras do mercado. Tenho uma lavadora Bosch há 14 anos, tive pequenos probleminhas. Mas agora ela já não da mais,por isso devo trocá-la por uma nova. Estive pesquisndo e estou na duvida entre estas duas:
Lavadora e Secadora de Roupa 12Kg LG Noblige e a Lavadora e Secadora de Roupa Samsung 13Kg com 11 Programas de Lavagem, Eco Bubble. Qual você recomenda?
Ambas lavam edredom king?
Muito obrigada!!
Abraço, Silvia

Fernando Ricci disse...

Olá Gabriel, estou bem e você?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lavadora e peço desculpas pela demora em responder.

O modelo NA-F160B2 utiliza motor tradicional, tem menor velocidade de centrifugação (590 RPM) e não tem display digital.
O modelo NA-FS160G2 utiliza motor Inverter que tem funcionamento silencioso e funciona continuamente, sem picos de "liga e desliga", centrifuga a 680 RPM e tem display digital.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Silvia, tudo bem?

As duas lava e seca citadas são excelentes e muito eficientes e eu as recomendo bastante. Porém a LG Noblige 12 kg tem maior velocidade de centrifugação e seca as roupas em menor tempo.

As duas comportam edredom king.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Daiane Zuchinali disse...

Olá Fernando, tudo bem..
Estou pensando em comprar uma lavadora de roupas de 15 Kg, qual modelo vc me recomendaria, essa nova da panasonic de 16 kg ou a LBU15 da eletrolux, tenho 2 crianças, e preciso da máquinq principalmente para lavar cobertores grandes, tenho um pouco de urgencia em sua resposta, pois vou fazer a compra ainda essa semana!! Muito obrigada!!! Adorei seu blog!!!

Fabio disse...

Oi Fernando.
Recebi ontem minha Panasonic fs160g2. Consegui por um preço ótimo na Fastshop do ibirapuera (R$1.560,00).
16 kg é exagero pra mim mas como tinha roupa acumulada de bom tempo foi lindo bater 3 maquinas e resolver o atraso. Ela realmente é muito eficiente. Pela primeira vez minhas camisetas pretas saíram sem nenhum fiapo ou pelo (tenho cachorro em época de troca).
Como iniciante no mundo das lavadoras tenho algumas dúvidas. Antes algumas considerações:
1) Comprei o Tide que já conhecia de quando morei fora. Achei no Pão de Açucar e levei.
2) Também comprei o Ariel pods POTE com 57 capsulas em promoção no Pão de Açucar por 19.90.
3) Peguei um Confort Oleos Essenciais Harmony para provar (sempre usei Drowny fora)

Ai vem as dúvidas.

1) Existe diferença entre o Tide e o Pods em roupas coloridas ou brancas? Usei Tide na carga de roupa normal colorida e o Pods nos lençois e toalhas brancas. Tide usei até o número 3 da tampa (carga de 16 kg) e pods usei 2 (carga de 16 kg).
2) Indica algum produto pra deixar o "branco mais branco" sem muito esfregar? Não manchas mas pra aliviar o amarelado do dia a dia das camisetas. Mesmo no modo encardido / sujo não achei que ficou muito branco.
3) Não achei o perfume do amaciante muito presente na roupa mesmo colocando o indicado na embalagem. Alguma dica nesse ponto ou geralmente o Confort é mais suave que o Drowny mesmo?
4) Essa maquina sendo HE pede o uso de detergente HE (Tide e Pods são). Existe algum da Omo que se encaixa?

Hoje vou tentar lavar umas peças brancas no encardido sujo com a função molho ligada pra ver se ajuda.
Já viu amaciante em folha pra jogar na secadora da Bounce vendendo por aqui?

Um abraço e obrigado pela dedicação despendida aqui nesse espaço ajudando a gente.

Unknown disse...

Olá Fernando,

Estou pesquisando uma máquina de lavar para comprar e acabei conhecendo seu blog.
Estou em dúvida entre a Panasonic DWS Inverter 16 kg (NA-FS160G2, e a Electrolux Turbo Capacidade Premium 15kg (LTP15).
Vi que voce já testou as duas.
Qual delas voce achou melhor? Em questão de desempenho, silencio, etc ?

Obrigada

Anônimo disse...

Oi Fernando!

Preciso comprar uma lavadora e estou em dúvida entre a Brastemp BWL11A e a Panasonic NA-F160B2WA DWS.

A da Brastemp pois tenho uma e durou muito tempo e a da Panasonic pelos benefícios.

Qual delas você indica?

Obrigada!
Poly

Maycon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Ricci disse...

Olá Daiane, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

As duas máquinas citadas são excelentes e muito eficientes. Para lavar cobertores grandes a Panasonic é melhor.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabio, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

A lavadora Panasonic é espetacular e ela tem o melhor filtro pega fiapos do mercado.

Vamos as respostas para as suas dúvidas:

1) Tanto o Tide como o Pods pode ser usado em qualquer tipo de roupa. Eu acho que o Tide limpa melhor que o Pods.
2) Para roupas brancas use Omo Progress+ em pó, Ariel em pó ou Brilhante líquido e adiciona um tira manchas em pó especial para roupas brancas. Eu particularmente acho o Inglesa Facilita e o Omo os melhores tira manchas do mercado.
3) O perfume do Comfort é mais suave que o do Downy.
4) A Panasonic não é uma lavadora HE e no Brasil o Omo não tem nenhuma versão que se aproxime de sabão HE.

Sobre o Bounce, eu uso sempre nas lava e seca e secadora e acho excelente.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraço.

Fernando Ricci disse...

Olá Aline, tudo bem?

Eu testei sim os dois modelos, ambas são excelentes e tem prós e contras. A Panasonic é bem mais silenciosa e tem o melhor filtro pega fiapos do mercado, além de ser muito eficiente na lavagem. A Electrolux tem maior variedade de programas de lavagem e eles são mais flexíveis.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Poly, tudo bem?

Entre as duas lavadoras citadas, a melhor é sem sombra de dúvidas a Panasonic.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando!
Conheci seu blog ano passado e graças a ele comprei uma Panasonic 14Kg, que está lá até agora super silenciosa, lavando bem e o filtro pega fiapos muito bom. Espero que ela continue assim! Rsrs
Minha tia vai trocar de máquina e indiquei a NA-FS14G1 pra ela, mas pesquisando não encontrei a venda, somente essa nova de 16Kg, que é a que vou indicar pra ela comprar, rsrs. Valor mais baixo que encontrei: R$ 1.437,70, um preço que considero bom por tudo que ela oferece.
Obrigado por suas preciosas dicas!

Anônimo disse...

essa de 16kg e boa para uma familia de 15 filhos, pois e BEm GRANDE.

Anônimo disse...

Olá Fernando, bom dia. Conheci seu blog a pouco tempo e achei de grande utilidade pública. Nos poupa tempo, dinheiro e também evita muita dor de cabeça. Afinal, é melhor conhecer o produto antes de comprar. Tenho muito receio quanto a qualidade de lavagem, já tive uma eletrolux top load (modelo 2007) que só fazia raiva. Não limpava direito mesmo lavando poucas peças de roupa, quando ligada pulava igual o boi bandido e ao terminar a centrifugação usava um "freio" que mais parecia tiro.

Bom, minha família é de 4 pessoas, 2 adultos e 2 crianças e além de (muitas) peças pequenas e médias lavamos também cobertor e edredon tamanho normal. Tudo aos fins de semana, é quando temos tempo livre. Mesmo depois de ler muito seu blog ainda estou dividido em três Lavadoras:

Consul CWG 11 kg - Bom preço (~ R$ 1.100,00) e ótimos comentários: boa lavagem e silenciosa.

Panasonic NA FS160G2 16 kg - A "top" load. Excelentes avaliações: ótima lavagem, melhor tira fiapos, silenciosa. Já o preço (~ R$ 1.650,00).

Samsung WF106U4SA 10,1 kg - A front load de entrada. Conforme comentários, é a front load mais barata (~ R$ 1.900,00) e muito eficiente.

Confesso que estou mais tendencioso as 2 primeiras opções, pois são mais "baratas" e não pretendo lavar com água quente, pois tenho orçamento limitado e a conta de luz iria às alturas. Pode me ajudar?

Obrigado e parabéns pelo seu blog.
Davidson.

Vera Soitero disse...

Olá Fernando, td bem? Parabens por esse exclente trabalho que faz com o seu blog, adorei.Entao preciso urgente comprar uma maquina de 15 ou 16 kilos para lavar ederendons king. Estou a proucura de uma boa e quero sua opinião. Fiquei interessada na panassonic inverter, e a electrolux premium. Não sei se tem mais alguma que possa me indicar. Queria algo pratico. Vc disse que a Electrolux premiu so coloca o sabao com a maquina cheia, entao estou com muitas duvidas. Quero acertar na maquina. Obs pra lavar edredons king tem que ter 15 ou 16 kilos mesmos? Desde ja agradeço.

Vera Sotero disse...

Ola Fernando. Quero te parabenizar por esse blog maravilhoso, que tira muitas duvidas. Resolvi escrever pq quero uma opiniao sua como pessoa que entende de verdade. Preciso de uma maquina de 15 ou 16 kilos para lavar edredons king. Nao consegui decidir entre a panassonic inverter ou electrolux premium. Queria uma lavadora pratica, e se fosse rapida melhor. Tbm queria uma que me permitisse colocar só centrifugaçao qdo precisase. Gostei da electrolux que vc falou que ela solta o sabao só qdo a maquina esta cheia. Mas adorei tbm a panassonic por ser novidade, sitema inverter, silenciosa. Sinceramente nao sei avaliar o custo beneficios. Li tbm de um leitor que a panassonic ele lavou roupas pretas e saiu sem fiapos. Por favor me ajude. Obrigada. Se tiver alguma outra maquinaa tbm para indicar.Preciso urgente de uma nova maquina maior. Obrigada!!!!

Anônimo disse...

Tenho um Panasonic do Modelo anterior também.... simplesmente A MELHOR LAVADORA que já tive, dentre duas Brastemp (boas) e uma electrolux (péssima). Não estraga nada a roupa, cabe uma quantidade gigante de roupas (não tem o agitador central que detona com as roupas), a roupa fica super limpa (muito, mas muito melhor que brastemp e elctrolux) e ainda tem um programa posterior à centrifugação (caso você queira) de pré- secagem a ar (a roupa fica praticamente seca mesmo). Medido no meu wattímetro, o ciclo mais completo consumiu 257 Watts de energia, economia incrível (em BH 1KW=1000W custa em torno de R$0,50, ou seja, cada ciclo completo dela custa em torno de R$0,13 de energia elétrica). EXCELENTE MÁQUINA: RECOMENDO MESMO (esqueçam Brastemp e Electrolux, é só merchandising... á Máquina de lavar roupas da PANASONIC é FABULOSA)

Anônimo disse...

Ola Fernando... seu blog eh muito bom. Aprendo muito aqui...
Fernando vc poderia me ajudar, qual secadora eh melhor - Muller 7 kg ou Latina 10 kg
Muito obrigada...
Marcia

Unknown disse...

Reconheço que a lavadora irritou muita gente. Realmente teve alto índice de reclamação. Porém, ignorei as marcas tradicionais e estas reclamações e comprei a lavadora da Panasonic de 14 kg. Lógico que comprei com garantia estendida de 3 anos que não sou bobo. Resultado: melhor lavadora do mercado e nunca deu um problema sequer. Mas reconheço que tive sorte. Se estragar, não quero nem saber, o problema é da seguradora. Se estragar na garantia original não vou ficar batendo boca com fabricante. Compro outra e levo na justiça direto. Lá, ganho o valor investido e muito mais. Temos que parar de reclamar com o fabricante e usar a falta de qualidade deles a nosso favor. Só assim resolve. Abraços.

Anônimo disse...

Boa noite, tenho uma brastemp digital faz uns 15 anos acho q foi uma das primeiras e hj ela se foi . Como tenho 2 filhos e mais 2 adultos e bastante roupa queria saber qual melhor lavadora . Que seja forte , lava bem pois tem uniforme e meias q me causam horror só de ver (rs) e que não me de dor de cabeça e que tenha boa rede de assist. técnica (moro sp) e que lave Edredon e cobertor casal e solteiro normal e toalhas gigantes, Pq na brastemp anterior se colocasse a toalha (uma só) ela travava , cobertor, Edredon nem pensar
Aliás qual melhor produto para meias para ficarem brancas e não cinza. Já usei vanish mas não resolveu.e para camisetas brancas com detalhes coloridos . Não sei mas acho q meus filhos são cobras e se arrastam pelo chão não é possível isso(rs)

Soraya Ferreira disse...

Olá Fernando,

Obrigada pelas informações dispensadas aqui no blog.

Gostaria de saber se vc ainda recomenda essa lavadora da Panasonic e se sim qual a diferença entre esses dois modelos:

Lavadora de Roupas 16kg, 16 Programas de Lavagem Panasonic Branca - NA-FS160G2W

Lavadora de Roupas 16kg, 16 Programas de Lavagem Panasonic Branca - NA-F160B2W

Muito Obrigada

Soraya Ferreira

Fernando Ricci disse...

Olá Soraya Ferreira, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As duas lavadoras Panasonic 16 kg são igualmente eficientes na lavagem.

O modelo NA-F160BW2 utiliza motor tradicional, tem velocidade de centrifugação de 590 RPM e não tem display digital.
O modelo NA-FS160G2 utiliza motor Inverter, tem velocidade de centrifugação de 680 RPM e tem display digital.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Carlos disse...

Prezado Fernando,

Foram passados dois e-mails, no dia 20/05/14 e 13/06/14, mas infelizmente não tive o seu retorno. Acredito piamente que os meus e-mails estavam de acordo com o conteúdo do seu trabalho, mas se alguma coisa lhe desabonou, peço desculpas por isso.

Att,
Carlos.

Unknown disse...

Fernando boa noite!

Adoro seu blog e acompanho há mais ou menos uma ano. Tenho uma electrolux lse 11 que durante 4 anos foi perfeita. Há mais ou menos uma ano, estourou os rolamentos e por três vezes foram trocados mas infelizmente além do barulho na centrifugação não há rolamento que aguente. Agora resolvemos trocar a lavadora. Aqui em casa somos dois adultos e 2 crianças. Você recomenda a Panasonic? Aguardo sua resposta ansioso. Parabéns pelo blog

Unknown disse...

Boa noite, Fernando!

Tenho acompanhado seu blog, mas tenho uma dúvida, gostaria de saber se esta nova lavadora é tão econômica quanto a de 14 kg no consumo de energia. Obrigada!

Ana

Luciane disse...

Bom dia Fernando!
Estou procurando uma maquina de lavar de boa marca, que economize agua e energia. Voce tem algum modelo para indicar?

alinerangel disse...

ola Fernando estou apaixonada por essa maquina Panasonic e vou compra-la. mas ela muito difícil de mexer. me ajude conhecela mas .

Anônimo disse...

Olá Fernando. Meu nome é Matildes. Minha dúvida é se opto pela Panasonic 16 kg motor inverter ou se pela LG 16 Kg T ( lava e seca). A diferença de preço é considerável por isso nao quero investir em algo que um modelo mais barato já irá me servir. Disseram-me que a Panasonic por ter uma alta centrifugação fica em ponto para passar daí nem seria necessário a secagem, procede? Porém o seu comentário sobre a preferência pelas front load me deixou mais em dúvida de optar pela Panasonic. Help me!!

Carla disse...

olá Fernando, que gde utilidade tem esse blog, gostei muito, livárias respostas de muitos modelos e me interessei muito pela LSE12 e WD1252RW. AS lavadouras por tombamento realmente são melhores? Os modelos que escolhi tem filtros para fiapos? Qual das 2 vc recomenda? Qual a diferença principal entre os modelos? Carla

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos, tudo bem?

Peço desculpa por não ter respondido seus e-mails. Farei uma busca na minha caixa de entrada e responderei.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marcelo Leite, tudo bem?

Fico feliz em saber que acompanha meu blog e peço desculpas pela demora em responder.

Eu recomendo sim a lavadora Panasonic 16 kg. Ela é excelente, muito eficiente e muito silenciosa.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana, tudo bem?

Fico feliz em saber que acompanha meu blog!

O consumo de energia da lavadora Panasonic 16 kg é pouca coisa maior que o consumo do modelo 14 kg. Isso ocorre porque seu motor tem maior potência, devido a maior capacidade, mas ainda assim ela é econômica.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luciane, tudo bem?

Uma lavadora que é espetacular e muito econômica é a Samsung Seine 10,1 kg (WF106).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá alinerangel, tudo bem?

A lavadora Panasonic 16 kg é excelente mesmo, mas ela não é difícil de mexer não. No youtube tem diversos vídeos que fiz ensinando usar e programar a lavadora. Caso tenha alguma dúvida, deixe mensagem que te respondo.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Matildes, tudo bem?

Entre optar por uma lavadora top load e uma front load, eu recomendo optar pela front load. Elas são mais econômicas, eficientes, silenciosas, preservam os tecidos e não formam fiapos.

A Panasonic 16 kg não tem alta centrifugação. Pelo contrário, a centrifugação dela é de 680 RPM, contra 1.300 RPM da LG Titan 16 kg. Entre as duas, a Titan tem centrifugação que deixa as roupas bem menos úmidas.

A Panasonic tem a função Turbo Secagem que quando acionada a lavadora realiza uma centrifugação contínua de 60 minutos deixando as roupas um pouco mais leves, mas essa função não dispensa a secagem das roupas no varal ou secadora.

Entre as duas, eu recomendo a LG Titan 16 kg.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carla, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O sistema de lavagem por tombamento é o melhor e mais eficiente sistema de lavagem, além de ser econômico, preservar os tecidos e não formar fiapos.

Tanto a LSE12 como a WD1252RW são espetaculares e eu as recomendo bastante. As principais diferenças entre os modelos é que a LSE12 tem compartimento para sabão líquido, opção de deixar as roupas de molho por 30 minutos, opção de realizar secagem em baixa temperatura e opção de adicionar vapor em 8 programas de lavagem que remove manchas e encardidos com maior eficiência e a WD1252RW tem o sistema 6 Motion de lavagem que realiza até 6 movimentos diferentes de tombamento proporcionando melhores resultados e menor tempo e calcula automaticamente o tempo de secagem.

Sobre o filtro de fiapos, nenhuma frontal dispõe desse tipo de filtro porque o sistema de lavagem por tombamento preserva os tecidos e não forma fiapos. Elas tem apenas filtro de drenagem/detritos que retém pequenos objetos como botões, moedas e também alguns fiapos maiores, evitando que esses cheguem até a bomba de drenagem.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

lá Fernando,
Boa noite. Tudo bem? Gostaria da sua ajuda na escolha de uma máquina de lavar. Estou entre a Panasonic 16kg, a Samsung 15kg e a Brastemp smart fast 11. Na verdade cheguei a comprar essa última, mas cancelei a compra depois que vi o seu vídeo advertindo sobre o sistema smart de controle de amaciante que não funciona. A minha opção pela Brastemp tinha sido pela tradição da marca, vasta rede de assistência técnica, rapidez, qualidade. Vi vários videos seus sobre a Panasonic,mas fico receosa pela pouca tradição que essa marca tem no mercado brasileiro e temo pelo pós venda, pela qualidade das peças, pela qualidade do atendimento. O mesmo se aplica à Samsung. A LG Titan é muito cara e está fora do meu orçamento. Enfim, somos uma família de 4 pessoas e estou a procura de uma máquina grande. Qual você me recomenda? Muitíssimo obrigada e parabéns pelo seu blog, videos e página no face.
Um abraço
Nelma Sarri

Priscila disse...

Comprei a Panasonic ,e e estou muito satisfeita ela cabe muita roupa , a centrifugação da roupa é excelente .
O que é ruim é que ela é muito grande de largura e altura se você tiver uma área de serviço pequena como eu, você pode não ter onde colocar. Mais no restante é ótima !!!
podem comprar sem medo !

Anônimo disse...

Tenho uma lavadora da panasonic de 12kg, a mesma que tem neste blog, modelo NA-FS12G1 .
A máquina FOI muito boa, esses cometários de que elas estragam roupas são bem suspeitos, não há o POR QUÊ delas estragarem as roupas e TODOS os modelos de todas as marcas do Japão tem o mesmo sistema MAS infelizmente não poderei mais recomendar essa marca, uma coisa lamentável!
Com pouco menos de 2 anos de uso deu defeito e constataram que a placa de comando deve ser trocada.
Orçamento - R$ 850,00, desses, R$ 180,00 são mão de obra e R$ 670,00 é o preço da placa, ou seja, para consertar uma lavadora com menos de 2 anos de uso preciso desembolsar mais do que a metade do valor dessa lavadora modelo novo de 16kg. Acho mais interessante pagar mais 550~600 reais e comprar uma nova e ter mais 1 ano de garantia.
A única coisa que dá para fazer é lamentar, estão jogando o nome dessa marca no lixo, querendo ter lucros absurdos por uma placa que vem da china e não deve custar 100U$ para eles já com todos os impostos de importação.
E agora tenho que voltar pra brastemp, pelo menos a placa ficou bem mais barata se comparado ao que cobravam a 10 anos.
E cá entre nós, brastemp JÁ FOI uma brastemp, não é mais, como a maioria dos técnidos dizem, HOJE É A MENOS PIOR. BRASISISISISISIL

vera disse...

Boa noite, Fernando!
Então gostaria de saber qual modelo de maquina de lavar roupas você aconselha eu comprar; pois estou entre duas.
A Eletrolux LBU15F 15k e a Panasonic DWS NA FS160G2W.
Fico no aguardo!
Desde já agradeço.

Unknown disse...

ola Fernando eu me chamo aline rangel e gostaria de saber qual a diferença no modelo Panasonic 16 kg. do motor inverte e o tradicional. qual diferença entre eles.

Ushyer disse...

Fernando!!

Gratidão plena!! Só lendo seus comentários já foi possível me decidir pela máq. Estava entre a LTP15 e DWS INVERTER e optei pela 2ª! Espero, para médio prazo te dar retorno!! Abraços e SUCESSO!!

Rachel

Unknown disse...

Boa tarde Fernando,
Seu blog é fantastico! Gostaria que me ajudasse... Essa máquina brastemp BWU 11A é Boa? Vi tantos comentários dessa panasonic 16kg que dá até vontade de comprar! Moro eu e minha esposa, nossa roupa não é tão suja assim, mas quero algo bom! Que lave bem! o que me diz... passar bem!

Atenciosamente,

França

Unknown disse...

195Olá Fernando!
Estou gostando bastante deste blog, mas cada comentário que leio,me deixa mais em dúvida. kkkk
Preciso urgente comprar uma máquina de lavar, pois a minha está vazando água por baixo e o concerto é muito caro. quero uma dica.
Não tenho comprar uma com abertura frontal devido ao local onde fica a máquina, a porta não abriria.
Quero uma lavadora de pelo menos 11kg, para lavar edredom e de preferencialmente com água quente.
Estive vendo algumas que não tem água quente e me interessei também, são elas:
Eletrolux lava e seca top load
Panasonic 16kg
Mas dou preferência por água quente.
Por favor, me ajude, pois tenho muita pressa, não posso mais lavar na minha antiga.
Obrigada
Daniella

Marlene disse...

Prezado Fernando,
Boa noite,
Parabéns pelo blog, esta me ajudando bastante.
Vi também alguns filmes sobre montagem e funcionamento.
Li seus comentários e acabei escolhendo um equipamento que sempre é indicado por você.
Então você tem cupons de desconto para a Samsung WD 106UHSAG ou sabe quais lojas estão praticando um preço acessível?
Estava pensando em adquirir este modelo na cor inox.
Esta máquina pode lavar edredon queen ou king?
Vi em um material seu, antigo, que indicava para edredon queen máquinas de 8 a 10kg.
Agora você esta indicando máquinas acima de 14kg para lavar com eficiência edredom.
Fiquei 100% em dúvida agora.
Existem poucas nesta categoria e os preços são muito elevados.
Você tem outra alternativa na cor cinza ou inox, que lave edredon queen ou king e o preço seja justo e razoável?
Gostaria que a abertura da máquina ficasse frontal, pois facilitará a colocação de armários acima da máquina.
Agradeço pelas informações.
Marlene

Fernando Ricci disse...

Olá Aline Rangel, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

As diferenças entre os modelos Inverter (NA-FS160G2) e tradicional (NA-F160B2) é que a Inverter tem motor Inverter, que é mais silencioso, tem display digital e maior velocidade de centrifugação (680 RPM). O modelo NA-F160B2 tem motor convencional (mas não é barulhento), não tem display digital e tem velocidade de centrifugação inferior (590 RPM).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rachel, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lavadora!

Acredito que ficará satisfeita com a lavadora Panasonic DWS Inverter 16 kg porque ela é excelente!

Fico no aguardo de você voltar para contar o que está achando da lavadora.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá França, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Eu tenho a lavadora Brastemp BWU111AE há 1 ano e três meses e não a recomendo. Além de ser barulhenta na centrifugação, ela já apresentou defeito três vezes no sistema Smart Container porque entupiu o motorzinho que dosa o amaciante e agora ela não joga mais o amaciante nas roupas e eu tenho que ficar tomando conta da lavadora para jogar o amaciante manualmente dentro dela na hora do enxágue.

A lavadora Panasonic 16 kg é excelente e eu a recomendo bastante.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Daniella, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Como você precisa lavar edredom e gostaria que a lavadora tivesse água quente, uma excelente opção para a sua necessidade é a Electrolux Turbo Capacidade Premium 12 kg - Água Quente (LP12Q). Ela é muito eficiente, silenciosa e desgasta menos os tecidos porque seu agitador tem pás grossas e arredondadas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marlene, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Algum tempo atrás mudou a forma de pesagem das roupas para determinar a capacidade da lavadora e se pegarmos, por exemplo, uma lavadora 8 kg atual e uma 8 kg de 10 anos atrás, a atual lava um volume bem menor de roupas.

A lava e seca Samsung Seine 10,1 kg (WD106) não comporta edredom queen size. Uma excelente opção que é comercializada na cor aço escovado é a LG Noblige 12 kg (WD1252RD). Ela tem excelente custo x benefício. Hoje ela está saindo por R$ 2.899,00 no site Ricardo Eletro.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Ola, tivemos duas experiencias ruim com lavadouras eletrolux de 10 e 12 kg, e estamos para adquirir uma nova de 15 ou 16kg, o que o sr. recomenda?

Airan Muniz disse...

Olá Fernando
obrigada pelas informações e preciso de mais uma rsrs.
Por favor,quero comprar uma máquina que lava e centrifuga de 16 kg,qual você me recomendaria?
Desde já te agradeço,abraços.

Unknown disse...

Olá, estou adorando seu blog, por isso estou confiante de que vc ira me ajudar a decidir qual maquina melhor me atendera, preciso de uma maquina grande, somos em 4, duas criancas que sujam muito as roupas e a minha electrolux nao da conta de limpa-las e ja esta na hora de trocar, entao estou pesquisando a marca que melhor tem desempenho em termos de limpeza de roupas. Me ajude...a minha esta andando sozinha pela lavanderia e preciso comprar outra logo, mas nao sei qual.Obrigada e bom Final de semana.

Unknown disse...

Olá, muito interessante o blog.
Acho que vc pode se interessar poela minha dúvida/reclamação também.
estou querendo comprar essa panasonic de 16k inverter. pelo que vi é de longe a melhor do mercado brasileiro, pelo menos com acesso por cima.
Eu sei que todas as marcas de lavadoras podem dar defeito. Sei também que os defeitos, normalmente, são nas placas eletrônicas.
Já tive várias marcas e TODAS deram defeito na placa. A última foi numa lava e seca LG top de linha que eu mesmo consertei com ajuda do youtube depois de constatar que estava nas mãos das "lojinhas" que a fabricante coloca como suas autorizadas.
Pois bem, liguei para a panasonic e fui informado que não há no Brasil a garantia de 5 anos da placa (como tem lá fora)e que eles não tem como dizer quanto custa, que isso era só com as "autorizadas". No Rio tem só 4 lojas.
Minha pergunta/reclamação:
Como pode uma marca como a panasonic não dar o suporte para um produto que invariavelmente vai dar dor de cabeça para o seu cliente?
Eu desisti de comprar a máquina. Vou comprar a Brastemp meio contrariado, pois embora seja de tecnologia inferior, tem um pós venda decente. Falo isso por experiência própria.
Obs.: veja que "dar defeito" acontece, o caso é que quando acontece, a marca tem que dar o suporte que o cliente espera.
Abs.

Cinha disse...

Olá fernando, Parabéns pelo blog. Muito esclarecedor para nós leigos ... Minha dúvida..compro a lavadora LTP 15 ou a panasonic 16 inverter? Minha família é grande e lavo edredon king. Qual a melhor assistência técnica das duas ? Qual tem maior centrifugação ? Qual vc , realmente , compraria ? Desde já muito agradecida !!!!
Cinha

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Como você já teve duas experiências ruins com lavadoras Electrolux, vamos mudar um pouco de marca para tentar mudar esse cenário. Te recomendo a lavadora Panasonic 16 kg.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Airan, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Como você busca uma lavadora de 16 kg, recomendo a Panasonic 16 kg que é espetacular!

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Grazi, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Como você busca uma lavadora de grande capacidade e com excelente desempenho de lavagem, recomendo a Panasonic 16 kg.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jorge Salles, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A lavadora Panasonic é realmente espetacular e superior em tecnologia se comparada as demais top load do mercado.

O SAC de nenhum fabricante informa o preço de peças. Esse tipo de informação somente as autorizadas tem.

A Panasonic tem menor quantidade de postos autorizados se comparados à Brastemp ou Electrolux, mas ainda assim o Gerente de Produtos me garantiu na coletiva de imprensa que participei que mesmo as cidades que não tem postos autorizados serão atendidas pela autorizada mais próxima.

Sobre a garantia de 5 anos que a Panasonic oferece para o painel em alguns países e não oferece no Brasil, a Whirlpool e alguns países também oferece 2 ou 3 anos de garantia para seus equipamentos e aqui no Brasil ela oferece apenas 1 ano e sua lava e seca é a única do mercado brasileiro que tem apenas 1 ano de garantia no motor, enquanto todos os outros fabricantes dão 10 anos de garantia para o motor.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Cinha, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

As duas lavadoras são espetaculares e eu as recomendo bastante no blog!

A Electrolux tem maior quantidade de postos de assistência técnica autorizada se comparada com a Panasonic.

A centrifugação das duas lavadoras citadas são igualmente eficientes e eu compraria qualquer uma das duas com tranquilidade. Porém, se eu tivesse mesmo que escolher somente uma, seria a Panasonic.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando.. Seu blog tem me ajudado muito! Estou em dúvidas entre a BWG11A e a LT12F.. e tbm gostaria de saber qual das duas deixa as roupas de molho no amaciante?? E qual me recomenda? mora eu, minha mãe e irmã mas lavamos muita roupa.
Grato!
Rodrigo.

Maya disse...

Olá Fernado, estou precisando comprar uma máquina nova de lavar roupa, queria uma de 12 ou mais quilos, pois somos em 4 pessoas aki em casa e queria poder lavar os ededrons nela. Vi vários comentários aki no seu blog, e pesquisei bastante, mais estou em dúvida se compro a Panasonic Inverter DWS16, ou a Eletrolux LSE12. Qual delas danifica menos as roupas??
Achei bem legal o seu blog, é bem explicativo e nos auxilia bastante!!
Daki a pouco vou ter que trocar a geladeira também, será que vc também não tem alguma dica??
Obrigada!!

Maya

Anônimo disse...

Olá Fernando. Como vai? sou leitor do seu blog a cerca de um ano, parabéns! Esclarece muitas e muitas dúvida sobre vários modelos e aprendi muito sobre várias lavadoras graças a vc e as informações que se encontram no blog rs. É que lavar roupas é um hobby pra mim desde pequeno eu me ingressava por máquinas, na época da Brastemp Clean de 1997 rsrs...eu tinha uma vizinha q tinha uma dessas e a centrifugação dela podia ser ouvida na rua inteira rss..E hoje eu tenho uma dúvida de ordem técnica justamente sobre a Centrifugação das Top loads: Porque elas tem RPM mais baixa do que as Front loads???
Desde já obrigado, Fernando!
Abraço
Ruan

Dêkoo disse...

Oii, tudo bem?
Gostei da descrição da maquina, quando eu morava no Japão eu tive uma da Panasonic, e eu gostava muito dela, era grandona como essa, tenho uma pequena Electrolux de 6kg, que é muito boa, mas, já esta enferrujada nos pézinhos, hj só tem 3 kk... mas a comprei em 2004, já esta na hora de trocar por uma Panasonic, pelo valor, compensa ter uma maquina de simples uso, eficiente e econômica como essa.
Agradecida pelas dicas.

DÉBORA disse...

BOA TARDE FERNANDO!!!

GOSTEI MUITO DA LAVADOURA PANASONIC 16 KL..
ELA É RECOMENDÁVEL?

DÉBORA MARQUES
PARANAGUÁ PR.




Patrick disse...

Parabéns pelo blog! Muito útil! Senti falta de outros como esse falando de microondas, por exemplo.

Tenho uma dúvida. Esse modelo é tão recomendado quando o NA-FS14 que citou como uma das melhores do mercado?

Obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Débora Marques e Patrick, tudo bem com vocês?

Fico feliz que tenham gostado do blog!

A lavadora Panasonic 16 kg é um espetáculo! Super recomendada!!!

Espero tê-los ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Cláudio disse...

Boa tarde Fernando. Meus parabéns pelo seu blog!
Estou em dúvida na compra de uma lavadora de roupas, Brastemp Ative ou Panasonic Inverte. De acordo com o que pesquisei, muitas pessoas reclamam do barulho da Brastemp na centrifugação, e da falta de peças da Panasonic. Gostei muito da sua publicação sobre a Panasonic, mas estou preocupado se eu precisar utilizar a assistência técnica. Você poderia me ajudar nessa escolha? Brastemp barulhenta com serviço de assistência maior ou Panasonic silenciosa com assistência técnica menor?
Muito obrigado,

Cláudio Olliver

claudioolliver@hotmail.com

vbossi disse...

Ola Fernando, mais uma vez parabens pelo excelente blog.
Veja bem, moro sozinho e preciso de uma lavadora para lavar minhas roupas de cama king size e roupas de trilha de moto, que sao roupas pesadas. Pensei nessa top load pela facilidade de acesso e uso, uma vez que minha funcionaria que irá utilizar.
Existe um front load que seja mais interessante em virtude dos preços praticados? essa top load consome mais agua e energia que uma front load?

Obrigado. Vinicius Bossi

Unknown disse...

Eah Fernado, blz.Me chamo Thiago alves. Cara to com um problema aqui em casa. Compramos a nova panasonic - Lavadora Panasonic DWS Inverter 16 kg (NA-FS160G2)" e minha mae reclama que ela gasta mta agua. Falei que era pela qtdade de roupa mas ela foi irredutivel. Fato: Ela gasta ou nao mta agua...?? Valeu

Unknown disse...

Fernando boa noite.

Primeiro quero te parabenizar pela iniciativa de manter este blog, pois me identifiquei muito com ele.

Em 20 anos preciso pela 4ª vez adquirir uma nova lavadora e tenho preferência pela de maior capacidade, devido ao volume de roupas que lavo e principalmente edredons e cobertores.

Poderia me ajudar na escolha entre Brastemp, Consul, Electrolux ou Panasonic?

Muito obrigado!!!!

Christy disse...

Boa tarde Marcelo, estou muito propensa a comprar esta máquina da panasonic, meu medo é caso ela venha dar problemas, a assistência técnica, preços de peças e etc, tenho uma electrolux 8kg há uns 9 anos mais ou menos, nunca me incomodou até uns 2 anos atrás, porém agora está demais. Minha família é grande. Que mais você pode me falar dessa lavadoura, sou de Curitiba. Obrigada. Cristiane

Carlos disse...

Fernando, tenho uma dúvida: recentemente adquiri um tanquinho de 13 Kg da Colormaq com o intuito de lavar edredons volumosos, ex: Edredom Zelo Select Maquinetado King 2.70x2.80m Percal 400 Fios 100% Algodão Fio Penteado, mas não fui bem sucedido nessa escolha, pois na lavagem ele "inflava como um balão", prejudicando demasiadamente a sua lavagem e o seu enxágue. Será que terei o mesmo problema na lavadora Panasonic, pois em tese os sistemas são parcialmente semelhantes? Obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde Fernando, tenho uma Brastemp Clean de 5 kg há 17 anos e apesar de dar pouca manutenção é extremamente baulhenta na centrifugação e no funcionamento. Minha família é de 4 pessoas e estou pensando numa nova brastemp de 12 kg mas não sei se ainda são muito barulhentas ou pela panasonic nafs160g2? Obrigado. Luiz Augusto Porto Alegre-RS

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de comprar a maquina acima na foto, pq tem capacidade p 16 kilos, pois lavo toalhas que alugo para festas...as vezes ate 400 peças por semana. Ela é indicada, o que vc acham?
Att//Elenir

Elenir disse...

60Boa tarde, gostaria de comprar a maquina acima na foto, pq tem capacidade p 16 kilos, pois lavo toalhas que alugo para festas...as vezes ate 400 peças por semana. Ela é indicada, o que vc acham?
Att//Elenir

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Para lavar o seu edredom com eficiência é necessário uma máquina front load, pois nenhuma top load o lavará direito.

Recomendo a lava e seca Electrolux Intuitive 10,5 kg (LSI11), a LG Noblige 12 kg (WD1252RW), a Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12) ou a Samsung Squall Jr. 13 kg (WD136).

A Electrolux Intuitive 10,5 kg (LSI11) consegue lavá-lo porque, embora ela seja comercializada como 10,5 kg, seu cesto comporta o mesmo volume de roupas dos modelos 12 kg.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luiz Augusto, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

A Brastemp não tem lavadora com 12 kg de capacidade, mas independente da capacidade, elas geralmente são barulhentas na centrifugação.

Eu recomendo a lavadora Panasonic 16 kg (NA-FS160G2) que, além de muito eficiente, é ultra silenciosa.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Elenir, tudo bem?

Nenhuma lavadora doméstica está preparada para lavar 400 toalhas de mesa por semana. Você precisaria de ao menos 2 lavadoras 16 kg para não sobrecarregá-las.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Bom dia Fernando!

Tenho uma máquina LSE 09 que já está fazendo 3 anos, quando foi instalada o técnico não me disse que sabão eu deveria usar e no manual nao vem nenhum tipo de orientação nesse sentido . Agora tive um problema com a máquina e tive que chamá-lo e entre um comentário e outro ele me disse que o melhor sabão era o TIDE HIGH EFFICIENCY (HE), que era para as máquinas de alta performance como a minha. Eu usava o OMO em pó e ele me orientou a usar agora esse outro. Entrei em contato com o SAC da eletrolux e ninguém até agora me disse nada! E então é o mais correto a fazer??? Pesquisei sobre o TIDE e realmente me parece muito bom, só o preço que não, Rsrs! Uso tem o vanísh e vi que se usar só o TIDE não é necessário usar mais nada???? Isso procede????
Obrigada!

Anônimo disse...

Boa noite Fernando, tudo bem?

Já assisti seu vídeos no youtube e fiquei bem impressionado com o desempenho e a diferenciação da lavadora Panasonic, primeiro por ter o conceito de utilizar a hidrodinâmica diferentemente das outras que conhecemos, "parecido" com um tanquinho. No entanto, percebi que ela não possui a opção de lavagem com água quente, vício que temos aqui em casa.... Perguntando: Vale a pena mesmo adquirir esta máquina, ou seja, ela lava tão bem (base Inmetro) mesmo sendo somente em operação com água fria?

Grato pela atenção e parabéns pelo blog

Vitor

nil disse...

Olá, Fernando,

Tenho uma Brastemp 6 kg e quero trocar por uma maior, conheci a Panasonic 16 kg, gostaria de saber se é melhor comprar a Panasonic ou outra Brastemp.
Obrigado!
Parabéns pelo blog, muito bom!!!

Alessandra disse...

Olá!

Acompanho o blog desde que precisei trocar a lavadora da minha sogra. Troquei-a por uma Panasonic 12 kg, o primeiro modelo lançado. Perfeita, silenciosa, não estragou nenhuma das minhas roupas e ainda ajudou a economizar água e energia.
O problema só ocorreu quando expirou a garantia de fábrica. A válvula de entrada de água parou de funcionar corretamente e a assistência técnica indicada pela seguradora não só não identificou o problema, como também não veio trocar a peça.
Quem solucionou o caso foi a própria Panasonic, que possui um pós-venda fantástico. Mesmo sem contar com a garantia original do fabricante, eles trocaram a peça defeituosa e o produto voltou a funcionar.
Recomendo a marca.

Unknown disse...

Ola Fernando, gostei do seu blog, traz muita informação util, gostaria de saber se vc pode me ajudar, preciso comprar uma lavadora de roupas e estou em duvida, quero uma lavadoura de no minimo 12 kgs,mas estive vendo nas lojas e estou achando elas pequenas pois tenho uma bem antiga de 12 kg (que não funciona mais) que é bem maior por dentro, gostei da panasonic de 16 kg mas lendo as opniões na internet vejo que estão divididas e estou com medo, esta maquina no momento esta na promoção nas lojas, o que me chamou atenção foi o espaço interior dela e o fato dela não ter aquele miolo que as roupas acabam sempre enroladas...pode me ajudar a decidir? a panasonic é boa mesmo? meu e-mail analuosilva@yahoo.com.br

marcao772 disse...

Bom dia Fernando,

Há muito tempo venho acompanhando o seu blog, que por sinal é excelente e muito útil!

Eu vou comprar uma lavadora e queria a sua opinião, estou em dúvida sobre essa lavadora da Panasonic inverter e da electrolux inverter de 16 kg., qual você recomendaria?

Outra dúvida é sobre as front load, elas são realmente melhores que as top load?

Qual front load de grande capacidade você me indicaria? Não precisa ser lava e seca, obrigado e grande abraço.

Anônimo disse...

Bom dia!
Fernando, já pesquisei e não consegui checar a diferebça entre as lavadoras da Panasonic DWS NA-F160B2W Superior 16 Kg Branco para a Panasonic Inverter DWS NA-FS160G2W Superior 16 Kg Branco...
Qual a mais atual?
Há mudança funcional?

Fernando Ricci disse...

Olá nil, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Compre a lavadora Panasonic 16 kg e não se arrependerá. Ela é espetacular! Muito eficiente, silenciosa e desgasta menos os tecidos.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Alessandra, tudo bem?

Fico feliz em saber que acompanha o blog já há algum tempo!

A lavadora Panasonic 12 kg é realmente perfeita!!!!

Fiquei feliz em saber que o pós-vendas da marca te atendeu prontamente e resolveu o problema da lavadora mesmo ela estando fora da garantia de fábrica! O atendimento deles é realmente excelente!

Alessandra, muito obrigado por compartilhar suas experiências com a lavadora Panasonic 12 kg aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Lucia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

A lavadora Panasonic DWS Inverter 16 kg é espetacular! Estou testando este modelo há quase 1 ano e estou muito satisfeito com a lavadora. Ela limpa muito bem as roupas e é muito silenciosa.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá marcao772, tudo bem?

Fico feliz em saber que acompanha o blog e que ele está te ajudando na escolha da lavadora!

Entre a lavadora Panasonic DWS Inverter 16 kg (NA-FS160G2) e a Electrolux Direct Drive Inverter Techno 16 kg (LDD16), a Panasonic é melhor e mais eficiente.

As front load são mais eficientes na lavagem, econômicas, preservam os tecidos e não formam fiapos.

Uma lavadora front load de grande capacidade que te recomendo é a Electrolux 14 kg (LFE14). Ela é espetacular! Eficiente, tem excelentes programas de lavagem, programação flexível, lava tênis e tem dispenser para sabão líquido e alvejante líquido.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Sobre os dois modelos de lavadoras 16 kg da Panasonic, o modelo NA-F160B2 tem motor convencional, não tem display digital no painel e centrifuga a 590 RPM. O modelo NA-FS160G2 tem motor Inverter com funcionamento silencioso, display digital e centrifuga a 680 RPM.

Na lavagem as duas são igualmente eficientes.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Gustavo disse...

Fernando, conheci seu blog recentemente quando comecei a pesquisar para comprar uma lavadora que lava e seca e achei ele muito bom, com muitas dicas e comentários esclarecedores. Em alguma das respostas anteriores, você indica dois modelos que lavam e secam, um da electrolux e outro da LG. No entanto, embora não tenha visto nenhum comentário seu a respeito, a lavadora da Panasonic modelo DWS Inverter 16 kg tem uma função Turbo Secagem. Essa função torna esse modelo uma lava e seca? Ou não é como os modelos - Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12)
e LG Noblige 12 kg (WD1252RW) que vc recomenda em outros comentários?
Estou propenso a comprar o modelo da Panasonic, mas não sei se ela realmente seca.

Muito obrigado pela atenção.

Um abraço,
Gustavo

Fernando Ricci disse...

Olá Gustavo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

A função "Turbo Secagem" da lavadora Panasonic 16 kg não substitui a secagem. Ela realiza uma centrifugação de 60 minutos para deixar as roupas mais leves, mas após essa etapa é necessário colocar as roupas para secar no varal ou secadora.

As lava e seca entregam as roupas completamente secas prontas para guardar.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Francine disse...

Bom dia l
Gostaria de saber se a panasonic enxagua o amaciante como faz a eletrolux aquacjet, pois está foi pra mim uma decepção. Além de tirar o amaciante não lava bem.
Obrigado

Raphael Araújo disse...

Olá Fernando,

Primeiramente parabéns pelo blog, venho acompanhando-o há um certo tempo, pois tenho intuito de comprar uma máquina nova, já que a aqui de casa tem mais de 10 anos e estraga muito as roupas.

Pensei em comprar essa da Panasonic, mas acho que talvez seja exagero, pois minha família é de apenas 3 pessoas (passando a ser 2 em breve, pois um dos membros se mudará).

Meu maior intuito de comprar uma máquina nova é que não estrague as roupas. Então gostaria de saber, essa máquina estraga bem menos as roupas comparado com os modelos mais modernos que tem a "turbina" no meio? Acha que uma máquina com a "turbina", mas com o uso de saquinhos daria jeito? Qual máquina recomendaria após essa em questão de qualidade, em uma faixa de preço parecida, mas que não fosse tão grande (até 9~11kg)?

Muito obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Francine, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Não, a lavadora Panasonic 16 kg, além de ser muito eficiente na lavagem, não joga jatos de água limpa em cima das roupas na centrifugação final como faz a Electrolux Turbo AcquaJet.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Raphael Araújo, tudo bem?

Fico feliz em saber que acompanha o blog para que ele te ajuda na escolha de uma nova lavadora!

A lavadora perfeita para a sua necessidade é a Samsung Seine 10,1 kg (WF106). Ela é muito eficiente, econômica, silenciosa e preserva os tecidos porque o sistema de lavagem por tombamento é o melhor sistema de lavagem que tem maior cuidado com os tecidos. Ela é inclusive uma das minhas lavadoras de uso pessoal.

Caso prefira uma lavadora com abertura superior, recomendo a Electrolux Turbo Economia 13 kg (LTD13). Além de eficiente e silenciosa, seu agitador tem pás grossas e arredondadas que desgastam menos os tecidos.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Andréa B B disse...

Fernando! Seu Blog é realmente muito interessante! Parabéns! Gostaria de tirar uma dúvida e também pedir sua opinião. Qual máquina é melhor LAVADORA DE ROUPAS DWS NA-FS160G2W ou Eletrolux 15kg LTM. Ou se vc tem outra que ache melhor. Se fosse para vc qual compraria ?

Unknown disse...

Blog muito bom!

Gostaria de ressaltar, que as máquinas de lavar da Panasonic é o que há de melhor no mercado! São super eficientes, silenciosa, economia de energia e água,motor inverter, modo de lavagem DWS (espetacular, simplesmente sem palavras), e o principal de tudo, são fabricadas np Brasil, em Extrema -MG.
Re pense a sua escolha, Panasonic é qualidade Japonesa, 100 rumo a 100 anos de mercado! Uma empresa pioneira em Máquina de lavar...

Outra coisa, nunca vi a marca sendo falado no programa do Celso Russomano, patrulha do consumidor. Só vejo Electrolux, Consul e Brastemp.
Heheheheheh

Unknown disse...

Sem contar que o espaço interno é espetacular... muito prático ao colocar por exemplo, um edredon king size pra lavar. Não precisa de esforço algum.

O fato de não ter o agitador central ( que na minha opinião, estraga a roupa pra caramba), é sensacional, a roupa lava muito bem. O agitador, por exemplo, só faz um tipo de movimentação na lavagem ( pra frente e pra trás). Já no modo DWS que as máquinas Panasonic tem, são 3 tipos de modos de lavagem, proporcionando uma lavagem bem mais eficiente!

Panasonic é show, só tem produtos top de linha e diferencial no mercado. Minha casa toda é Panasonic.

Re pense!!!

Unknown disse...

Aahh... outra coisa galera: a marca é totalmente voltada para o "verde", meio ambiente. No entanto que, em 2018, a Empresa fára 100 anos de verde.

Vamos contribuir com Empresas assim, que produzem ajudando o meio ambiente!

Unknown disse...

comprei semana passada uma lavadora de roupas panasonic modelo econavi NA FS160G2WB, na primeira vez que fui usar a maquina, a tampa esta com o vidro solto, pesquisei q existe mais casos identicos aos meus.
um produto muito caro pra ocorrer isso.
aguardo solução da empresa

Wernek disse...

Olá Fernando, boa noite!

Estou na duvida entre uma Electrolux LBU15 e uma Panasonic dws 16kg. Qual você acha melhor?

Vi que já está usando a panasonic há quase 1 ano, deu algum problema?

Qual delas acha melhor?

Aguardo

Giancarlo

Rafael Costa disse...

Oi Fernando, recentemente tenho lido seu blog para tentar decidir qual máquina de lavar comprar rsrsrs. Eu e meu esposo estávamos na dúvida entre os modelos BWL e BWG da Brastemp.. ambas de 11kg.. Porém, me apaixonei por essa Panasonic! Nosso único receio é com relação a assistência técnica e adquirir peças de reposição, se baseando pelos comentários postados aqui mesmo no blog. Sabes dizer se essa relação entre empresa / consumidor melhorou do ano passado pra cá? E sobre uma indicação? Somos em 2 adultos e 2 crianças, lavo tudo na máquina (se fosse possível, até as crianças kkkk) Acho o cúmulo por a roupa pra bater e tirar ela da máquina, suja.. (atualmente trabalho com uma Consul Maré Super 10 kg e acho ela horrível.)
Fico no aguardo
Atte, Kamila

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 250   Recentes› Mais recentes»