Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lava e seca Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12)


Assistam abaixo o vídeo review que gravei para o site Buscapé/Bondfaro explicando as funcionalidades da lava e seca Electrolux Eco Vapor  12kg




Minha opinião sobre a lava e seca: Recomendada!!! Um espetáculo! 
Excelente lava e seca para famílias até 6 pessoas. Muito eficiente, lindo painel ergonômico e simples de operar, cesto inclinado que facilita colocar e retirar as roupas, excelentes programas de lavagem totalmente customizáveis, tem opção de adicionar vapor em 8 programas de lavagem que ajuda a remover com máxima eficiência manchas secas, encardidos e deixa roupas brancas impecáveis, utiliza bastante água na lavagem e nos enxagues garantindo alta eficiência nos resultados de lavagem e na remoção dos resíduos de sabão, lava tênis, lava e seca até edredons king size, etc... Se eu ficar aqui digitando tudo o que ela tem de bom, passarei umas 2 horas digitando.
Na secagem ela também é um espetáculo! As roupas não saem ressecadas e nem tão amarrotadas como na maioria das lava e seca (claro que respeitando sempre a capacidade de secagem do equipamento e depende do tipo de tecido). Roupas de cama, mesa e banho é da máquina direto para a gaveta. Muitas camisetas e bermudas do dia-a-dia também podem ir direto para gaveta. Até o momento não encolheu nenhuma peça de roupa e também não deixa as roupas com cheiro de borracha queimada.

Características:
- Sistema Anti-rugas: Mantém as roupas girando no cesto com ar frio após cada ciclo de secagem, evitando formação de rugas.
- Programa Antialérgico: Com vapor e alta temperatura, ajuda no combate aos micro-organismos.
- Sensores automáticos de carga: Detectam a carga e ajustam o nível de água para otimizar a lavagem e o tempo do ciclo.
- Pré-lavagem: Para a limpeza ainda mais eficaz de peças com sujeira muito pesada.

- 11 programas de lavagem: programação completa especialmente desenvolvida para lavar adequadamente todos os tipos de roupas e sujeiras.
- Exclusivo Programa Tênis: A primeira lava e seca do mercado que lava tênis! A lavagem ideal que protege o tênis e a lavadora.
- Secagem por condensação: Condensa o ar que retém a umidade das roupas e elimina água residual,otimizando e eficiência de calor. Economiza até 25% de energia em comparação aos sistemas convencionais.
- Nível automático de água: Seleciona apenas a quantidade necessária a cada carga, garantindo maior performance, praticidade e economia de água.
- Função 2 em 1: lava e seca suas roupas e de toda família em um único produto. Economiza tempo e espaço e traz muita modernidade.
- Painel inclinado exclusivo: muito mais ergonômico, moderno e fácil de usar.
- Função Destravar Porta: permite que você abra a porta a qualquer momento para adicionar peças de roupa esquecidas.
- Função Vapor: é possível adicionar vapor em 8 programas de lavagem. O vapor auxilia no processo de remoção de sujeiras muito pesadas e na ação sobre micro-organismos.
- Opção Molho: Permite deixar as roupas de molho durante 30 minutos.
- Porta ergonômica e cesto inclinado: facilita a colocação das roupas maiores como edredom.
- Gaveta multidispenser: com compartimento exclusivo para sabão líquido.
- Etapas de lavagem: é possível acompanhar as etapas de lavagem no próprio painel. As etapas opcionais de vapor e secagem também ficam visíveis quando selecionadas.
- Função Tira Odor: entre as opções de secagem, é possível usar somente ar para remover odores de roupas limpas.
- Trava de segurança para crianças: bloqueia os controles do painel ao seu comando. Evita que a programação seja alterada acidentalmente.
- Auto-balanceamento: através de sensores, detecta se a carga de roupas está desbalanceada e automaticamente a redistribui no cesto.
- Motor Direct Drive de alta tecnologia com 1200 rpm e 10 anos de garantia: não utiliza correia nem polia. É ultra silencioso.

Especificações Técnicas
- Cor: Branca.
- Voltagem: 110V (EXLSE1211006) / 220V (EXLSE1222006).
- Dimensões (LxAxP): 630x976x792mm.
- Peso: 82kg.
- Garantia de 1 ano para o produto e 10 anos para o motor.

Dados do INMETRO
- Eficiência energética: A
- Eficiência de centrifugação: A
- Consumo de água espec . (L/ciclo/kg): 12

Consumo de energia
- Água fria (kWh/ciclo): 0,37 (127V/220V)
- Água quente (kWh/ciclo): 2,3 (127V) 3,6 (220V)

Eficiência de Lavagem
- Água fria: 0,90 (127V/220V)
- Água quente: 0,98 (127V) e 1,02 (220V)



MANUAL DE INSTRUÇÕES

Créditos: www.electrolux.com.br

602 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 600 de 602   Recentes›   Mais recentes»
Ismael-LSE12 disse...

Valeu pela dica!!
Sobre o filtro de atritos, olho cada 20 dias até porque uma vez minha esposa decidiu pegar um cobertor velho e pesado que deixou com os cachorros no canil, e após umas semanas pediu para lavar. Fernando, a quantidade de fiapos que ficou no filtro foi absurdo (pelos foram poucos pq antes já tinha limpado dando chutes hehehe), ainda assim, a LSE12 deu conta e não houve problemas, só deu muito trabalho para limpar a borracha e depois usei o autolimpeza com água sanitária. Mas já avisei, nunca mais coloco os cobertores dos cachorros hehehe.
Um abraço!

Daniela disse...

Oi Fernando!
Estive em seu blog e achei o máximo, parabéns!!! Estou querendo comprar uma máquina que lave e seque, porque na época de chuva posso ter roupas secas sem problemas. Em minha casa sou eu, meu esposo e minha filha (10 meses), estou muito interessada na "Lava e Seca 12Kg Eco Vapor LSE12 Branca - Electrolux" seu comentários são excelentes sobre a máquina, mas fico insegura, não conheço as máquinas da eletrolux direito, sempre fico achando que brastemp é melhor, não sei porque. O que você acha? Existe uma brastem que é melhor do que essa eletrolux? Quero com uma boa capacidade para eu poder lavar edredons, minha cama é queem, uma com capacidade de 12 kg atende minha necessidade? Ou teria que comprar uma de 14kg ou mais?
Abraço.
Daniela

Unknown disse...

Oiiiiii Fenando você éé um foofoo rs , estou bem e feliz pois estou usando minha lava e seca em todos os programas e sim no SUAVA é claro , achei que tinha feito um péssimo negocio rs , pois é não usem na água mto quente e quando for secar usar na secagem suaveee :) oBRIGADA Fernandoo , Parabéns pelo trabalho do blog mais uma vez E QUE TODAS AS ROUPAS POSSAM SER LAVADAS NA LAVA E SECAA JÁ \Õ/

Unknown disse...

Oi Fernando,
Pesquisei bastante, mas ainda estou em dúvida em qual lava e seca devo comprar e gostaria de uma opinião sua, um expert no assunto! Moro num apartamento pequeno, somos um casal com um bebê. Gostei muito da Lava e Seca a Eco vapor 12 Kg, pelos comentários positivos que li, e por ser uma máquina que lava edredom também, minha cama é king size e sempre tenho que levar as roupas de cama na casa da minha mãe para lavar e secar, mas não sei se vale a pena, por ser muito grande e mais cara que as outras. Preciso de uma ajuda, por favor!Obrigada

Carla disse...

Olá, Fernando, comprei a lse12 por conta da avaliacao e realmente é uma excelente lava e seca. Infelizmente a minha veio com defeito da botao de ligar (a placa interface vai ser trocada). Gostaria de tirar uma dúvida com vc. A sua mmáquina ao final da secagem fica com o compartimento de sabao liquido cheio de agua? E o fundo da máquina (mangueiras, torneira, ficam "suando"? Estou aguardando o retorno da assistencia e gostaria de saber se realmente é um defeito. Obrigada,

Fernando Ricci disse...

Olá Daniela, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Esqueça essa ideia que Brastemp é melhor que Electrolux. Algum tempo atrás eu também tinha esse pensamento porque minha mãe sempre dizia que a Brastemp era a melhor. Mas depois que passei a testar todas as marcas vi que a realidade não é essa. Hoje em dia não existe uma marca que seja a melhor. Sobre as lava e seca, todas são importadas. As Electrolux não são fabricadas pela Electrolux e as Brastemp não são fabricadas pela Brastemp. Todas as peças vem de fora e elas são somente montadas aqui no Brasil, onde é colocado painel em português para nosso entendimento e a marca Brastemp ou Electrolux.

A Brastemp só tem lava e seca com 7 kg e 10,1 kg de capacidade e como sua cama é queen você precisa obrigatoriamente de uma máquina com capacidade 12 kg ou superior.

Pode comprar a Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12) tranquila. Tenho certeza que ficará satisfeita. Estou com uma há 7 meses e estou muito satisfeito coma eficiência e desempenho da máquina.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Taynã!

Obrigado pelas palavras! :)

Fiquei muito feliz ao ler sua mensagem dizendo que agora está satisfeita com a sua LSE12! Isso para mim é muito gratificante!

A água muito quente na lavagem também deforma e encolhe roupas. Eu normalmente uso no máximo a temperatura 40ºC. A secagem Suave é um arraso! Com ela é possível secar todo tipo de roupa na máquina.

Taynã, muito obrigado por compartilhar sua opinião e experiências com sua nova lava e seca aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Jane Mariano, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog está te ajudando na escolha da lava e seca!

Olha, eu particularmente acho que vale a pena pagar mais caro na Electrolux Eco Vapor 12 kg. Ela é um espetáculo! Além de ter o diferencial de poder adicionar vapor em 8 programas de lavagem removendo manchas e encardidos com máxima eficiência e matando micro-organismos, ela usa maior nível de água que suas concorrentes proporcionando melhor desempenho na lavagem de cargas grandes e itens volumosos como edredons e também eliminando melhor o sabão das roupa fazendo menos enxagues.

Considerando a LG Noblige 12 kg (WD-1252RW) como parâmetro para comparação de preços por ser uma lava e seca da mesma categoria (12 kg), a Electrolux Eco Vapor 12 kg não custa mais caro que a LG. Os preços estão equivalentes.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carla, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lava e seca!

O botão liga/desliga da lava e seca LSE12 tem comportamento diferente dos demais botões da máquina. Para ligá-la é necessário manter o botão liga/desliga pressionado durante alguns segundos. Ela não liga se a gente apertar o botão uma vez rapidamente. Isso é normal e característico do modelo, não é defeito.

Sobre o compartimento para sabão líquido ficar cheio de água ao final do ciclo, as vezes acontece sim. Quando isso ocorre geralmente é porque a pressão da água está fraca na torneira onde está ligada a lava e seca.

É normal também essas partes que você citou ficarem "suando" durante a secagem. Isso ocorre porque a temperatura ambiente é bem inferior a temperatura interna da máquina durante a secagem e porque esse modelo tem um respiro na parte traseira que elimina o excesso de vapor da máquina.

Carla, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Magali disse...

Olá Fernando!

Recebi a minha LSE12 e estou amando, porém após utilizá-la algumas vezes percebi que o vidro da porta está "sujo" por dentro. É normal? No mais, ela está funcionando bem.
Volto para dar mais detalhes de tudo o que estou gostando nela.
magaliwin@gmail.com

Abraços

Unknown disse...

OlA FERNANDO, é verdade que para a LSE12 precisa obrigatoriamente 2 entradas de agua (quente e fria) e se não tiver a quente não se faz lavagem com agua bem quente (quase fervendo) e sim somente bem morninha ? Gostaria de uma lava e seca de 12k que lavassem bem quente quase fervendo, que pra lavagem de toalhas é excelente.

Obrigada pela atenção.
Lu Leme

Rodolfo de Conto disse...

Olá Fernando! Primeiramente parabéns pelo seu blog! As informações disponibilizadas por vc fazem do seu blog um verdadeiro Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Comprei uma lse12 há três semanas e funcionou muito bem até três dias atrás quando parou se centrifugar e secar. A máquina fica girando o tambor em baixa velocidade alternando com momentos de parada. Ela lava e enxuta normalmente. O que pode ser?

Abraços

Rodolfo de Conto disse...

Olá Fernando! Em primeiro lugar parabéns pelo seu blog!Vc presta um verdadeiro Serviço de Atendimento ao Consumidor! Comprei uma lse12 há três semanas e há três dias ela deixou de centrifugar e secar. O cesto fica girando em baixa velocidade alternado com momentos de parada. As funções lavagem e enxague funcionam normalmente. O que pode ser?
Abraços

Fernando Ricci disse...

Olá Magali, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que está amando a sua LSE12!

Quando você diz que o vidro da porta está sujo por dentro, você quer dizer que ele está sujo na parte que não conseguimos ter acesso devido a proteção em acrílico que tem na parte da frente da porta? Se for isso, não é normal. A minha LSE12 tem 8 meses e não entrou sujeira nessa parte da porta. Acione a assistência técnica autorizada para verificação.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Lu Leme, tudo bem?

A lava e seca LSE12 tem grande capacidade e utiliza bastante água nas lavagens. Quando não temos água quente na residência e conectamos ela somente na água fria, ela só lava com água quente de verdade nos programas Tira Manchas, Pesado Sujo e Antialérgico porque nesses programas o tempo de lavagem é longo e dá tempo da máquina aquecer a água. Nos demais programas onde o tempo de lavagem é mais curto a máquina não tem tempo suficiente para fazer com que a água atinja alta temperatura. Na verdade isso não acontece somente com a LSE12, mas sim com a maioria das lava e seca.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Rodolfo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e obrigado pelas palavras!

Sobre a sua LSE12, essa carga que ela não centrifugou tinha poucas peças? Você tentou utilizar ela novamente para lavar outra carga de roupas?

Fico no aguardo das respostas para poder ajudá-lo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa noite Fernando td bom

Estou procurando uma maquina lava e seca com destino a lavagem das roupas do meu filho recém nascido e demais roupas pensando na saúde dele.
No seu blog encontrei muitas explicações e esclarecimentos sobre maquias lava e seca, gostei muito da Electrolux eco vapor 12 kg, agora não sei a vantagem ou desvantagem entre a 110 e 220 volts poderia me esclarecer obrigado Cesar Batista

Jane disse...

Olá Fernando!
Comprei uma LSE 12 e é uma máquina bem fácil de operar.
Na minha experiência ela lava as roupas bem, exceto edredons. Meu edredom, branco, saiu da máquina sujo, cheio de pó preto. Não entendi.
Outra coisa que ouvi outros proprietários dizerem é que ao secar, a roupa quase não sai amassada. Bem, a minha roupa sai toda amassada.
Mas, ela funciona, lava e seca.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Fernando!

gostei dessa LSE12
Gostaria de saber se o botão abrir porta funciona durante o processo de lavagem?
Se sim não acaba vazando agua pela porta?

Obrigado

Anônimo disse...

meu caro Fernando bom dia!!!
todo o amaciante esta ficando no compartimento, me parece que a maquina não esta jogando água no compartimento para que o amaciante possa descer o que poderá ser? alguma saída entupida? já aconteceu isso com você?

att, HAISLAN LUIZ

Almeida disse...

Parece que essa LSE12 está em falta no mercado, geralmente vejo poucas ofertas e sempre por mais que 3 mil. Será que a Electrolux está tentando empurrar a LSI11 no lugar dela? Pena que essa última não possui vapor né?

Carla° disse...

Olá Fernando!

Comprei uma Eletrolux SLE12 e estou bem satisfeita.
Ainda não teste todos os programas, mas já deu para ver que ela funciona bem.
Fiquei com algumas dúvidas vc poderia me responder por emal?
csgrahl@hotmail.com

1) Qual o programa adequado para lavar bichinhos de pelúcia?

2) O que a gente coloca no compartimento da pré-lavagem? Pode ser o vanish?

3) Qual o vanish adequado que tu indicou para deixar as roupas brancas, para colocar junto com o sabão líquido. É liquido ou é pó.

Nunca usei o vanish pois minha lavadora anterior não permitia e não sei bem como e qual usar.

obrigada

sdafchelle disse...

Olá Fernando!

Gostaria de uma ajuda!

Bom estou em busca de uma lavadora e estou com varias duvidas. Vou me mudar para apartamento, tenho uma cama king e estou gravida.
Estou em busca de uma lava e seca que seja front load, que não fosse muito grande, mas me atendesse nessa situação e que fosse uma marca que nao me desse dor de cabeça.

Obrigada

DANNYPYNK disse...

Oi Fernando!
me envie um link pra compar uma LSE 12K. Obrigada!!
Danielle

João Gabriel disse...

Olá Fernando!

Tudo bem?

Pelo jeito alguém comprou todos os estoques da LSE12!

Não encontro em nenhum site confiável e em nenhuma loja... sabe qual o motivo? Saiu de linha?
A Electrolux teve algum problema com o modelo?

Obrigado!

Abraço!

Somebody disse...

Olá,

Gostei da sua avaliação da Lava e Seca Electrolux Eco Vapor 12Kg, aliás seu blog é muito bom.
Eu procurei esta para comprar porém não tem em lugar nenhum. Qual a principal diferença entre LSE12 e a Lava e Seca Electrolux Intuitive LSI11

Fernando P.L.B. disse...


Os modelos de Lava e Seca da Eletrolux possui boa durabilidade ???

Qual marca você acha que possui uma maior durabilidade, LG Samsung, Brastemp ou Electrolux ???

Um Abraço

Unknown disse...

Oi Fernando!
Ainda bem que achei vc antes de comprar minha máquina!
Estou procurando uma lava e seca, só que praticamente todas tem aquela abertura frontal... bom, minha lavanderia é estreita e realmente não vai caber. Então encontrei um laçamento da Eletrolux LST12 de 12 kg, com abertura superior e um preço honesto de + ou - R$ 2.400 a vista. As poucas críticas que li foram boas... vc já testou esta máquina?
Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá Carla, tudo bem?

Te respondi por e-mail.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá "sdafchelle", tudo bem?

Respondi suas outras mensagens deixadas em outras páginas.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Danielle, tudo bem?

No momento não tenho link promocional para a LSE12.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá João Gabriel, estou bem e você?

A lava e seca Electrolux LSE12 não saiu de linha nem teve problemas com este modelo. A minha tem 7 meses e está funcionando perfeitamente. O motivo da falta nos estoques é referente a problemas com a importação. O mesmo está acontecendo com alguns modelos da LG e Samsung (WD-13436RN, WD136, etc...).

A LSE12 já está disponível no site Fast Shop e em breve estará disponível nas demais lojas.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e da minha avaliação sobre a lava e seca Electrolux Eco Vapor 12 kg.

As principais diferenças entre a Eco Vapor LSE12 e a Intuitive LSI11 é que a Eco Vapor tem cesto inclinado, opção de adicionar vapor em 8 programas de lavagem que remove com maior eficiência sujeira pesada como manchas secas e encardidos e mata micro-organismos.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Somebody disse...

Olá,

Gostei da sua avaliação da Lava e Seca Electrolux Eco Vapor 12Kg, aliás seu blog é muito bom.
Eu procurei esta para comprar porém não tem em lugar nenhum. Qual a principal diferença entre LSE12 e a Lava e Seca Electrolux Intuitive LSI11?

Fatima disse...

Olá Fernando,

Parabéns pelo blog! Estou lendo tudo que posso para decidir sobre minha futura máquina de lavar. Já me decidi pela Electrolux Eco Vapor LSE 12 kg, mas não encontro na voltagem 110 V. Você tem links de desconto para essa máquina na voltagem 110 V? Obrigada, Fatima

Unknown disse...

Boa Tarde Fernando!

Parabens pelo Blog. Quero comprar uma máquina de 12 ou 13kg. Tenho dúvidas entre as marcas LG, Samsung e Electrolux. Vejo que você tece bons comentários sobre está máquina. Acho as especificações dele muito boas mas tenho as seguintes dúvidas:
-> o tambor dela tem a mesma tecnologia nos orifícios que as demais (tenho lido que a forma e tamanho destes orifícios tem uma importância significativa no desgaste das roupas); e
-> os comandos dela são bem vedados? (você conhece algum relato de defeito)

Grato pelos esclarecimentos.


Alisson

ps. enviei um email para você me passar o link promocional.

Luna disse...

Prezado Fernando,
estou querendo comprar uma Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12). Gostaria de saber sua opinião. É uma boa opção? Tem alguma outra neste estilo melhor? Obrigada!

jfbaro disse...

Olá Fernando. Moro em apartamento e quero comprar (pela primeira vez) uma lava e seca. Pelo que pesquisei a LSe12 parece ser a melhor do mercado a qualidade da lavagem e secagem, mas fiquei com algumas dúvidas:

1) Ela é uma máquina durável? É recomendado colocar garantia extendida de 36 meses?
2) Posso conectá-la no aquecedor a gás RINNAI para o cano de água quente?
3) Como sou eu e minha noiva, será que vale a pena pegar uma máquina dessas? Lençois e edredons são QUEEN.
4) Tem algum cupom de desconto? rs

Parabéns pelo excelente blog. É de utilidade pública.

Abraços e feliz 2014

Anônimo disse...

Oi, Fernando! Comprei a Lava e Seca Electrolux Eco Vapor 12kg, mas nas instruções diz que não seca edredom. Essa informação procede? Pois comprei justamente por ler aqui no blog que ela seca edredom queen. Obrigada pela atenção.
Andrea Alves

MLima disse...

Oi Fernando,
Finalmente comprei a minha LSE12, ela ainda não chegou, mas já tenho uma dúvida. Eu gosto de deixar as minhas roupas de molho na última água do enxague com o amaciante, eu vi que existe essa opção, a lavadora fica parada por 2h, ok. Porém se eu utilizar o programa para adiar o inicio da lavagem e quiser tbm adiar a centrifugação, eu consigo programar tudo isso junto?

Ligia Borges disse...

Olá Fernando

Estou pesquisando opções de máquinas lava e seca e foi uma surpresa boa achar o seu blog. Muito bom e útil! Parabéns!

Estou querendo uma lava e seca de pelo menos 10Kg, com capacidade para edredons de casal, colchas e tapetes de tear pequenos e médios, além de roupas em geral, claro.

Em princípio, estava na dúvida entre a Prime Touch WD-1412RT 10,2Kg, da LG e a Eco Bubble e AIR Wash WD106UHSAWQ 10Kg da Samsung.
Não consegui saber se as da LG aquecem a água p/ lavagem ou se exigem entrada de água quente.

A Samsung me atraiu mais que a LG, pelo Air Wash. Esse sistema funciona mesmo como lavagem a seco? Limpa roupas 100% linho, que devem ser lavadas a seco, sem encolher?
O ponto negativo da Samsung é que, pelo que vi no site, não é possível usar apenas a centrifugação sem algum ciclo de lavagem. E tenho hábito de lavar algumas peças a mão e colocar apenas para centrifugar. O modelo de 10.2Kg também não permite a abertura da porta durante os ciclos p/ adicionar peças, o que acho bem útil. Só o modelo de 13Kg, que acabou entrando na minha lista apesar de ser mais caro.

Depois vi a LSE12 da Eletrolux e me pareceu bem interessante. Gostei mais ainda depois que vi os seus comentários. Mas tenho algumas dúvidas que talvez você possa me esclarecer.
- Nesse modelo é possível usar apenas a função centrifugação?
- A função "Tira Odor", com ar quente, é igual ao Air Wash da Samsung? Também higieniza travesseiros, almofadas, ternos...? E roupas de linho?
- Qto ao aquecimento da água, já vi nos seus comentários que só atinge altas temperaturas nos programas longos, mas significa que não exige a entrada de água quente, mesmo aquecendo pouco nos demais programas, certo?
De qualquer forma ainda não achei a LSE12 na voltagem 110 em nenhum site.

Enfim, qual delas você indica?
Sabe de alguma promoção atualmente? (vi que em postagens passadas você falou de cupons e promoções para compra online).

Obrigada e um abraço
Lígia

Bru disse...

Olá Fernando.
Tenho uma dúvida parecida com uma anterior, mas a minha se refere a edredon king: vi um video no youtube onde vc demonstra a Electrolux LSE12 e fala que para secar edredon king é necessário vira-lo no meio do tempo da secagem para que a mesma ocorra de forma completa...isso também vale para os modelos LG Noblige 12kg e para a Samsung Eco Bubble 13kg? Outra pergunta: a secagem da electrolux é muito mais demorada que da LG?E a samsung? Pergunto pois estou para comprar uma máquina nova e pretendo investir em uma das três. E, ocasionalmente, irei lavar meu edredon king (2,70x2,80).

Seu blog é tudo de bom! Parabéns!
Desde já obrigada,
Bruna.

Jonathan Carvalho Romanus disse...

Bom dia Fernando, parabéns pelo blog, muito bem estruturado e informações sempre muito úteis.
Gostaria de uma recomendação, atualmente em casa somos apenas eu e minha esposa, mas como gosto de lavar os edredons em casa e não temos muito tempo livre durante a semana, as roupas acabam se acumulando e pretendo comprar uma lava e seca acima de 10 kg (preferencialmente de 12kg ou mais), já prevendo tudo isso e aumento da família e tal.
Vi que você recomenda bastante os modelos Electrolux Eco Vapor 12kg (LSE12), LG Noblige 12kg (WD1252) e Samsung Eco Bubble 13kg (WD136).
Como moro em SC e a tensão daqui é 220V, estou com dificuldade de encontrar as mesmas, mas pretendo aguardar, apenas gostaria de saber se dentre as três existe alguma que você destacaria como melhor (pode ser opinião pessoal sua, quanto a utilização/funcionalidades) para que eu aguarde por ela especificamente ou qualquer uma delas vale a pena, visto que a diferença de preço não é absurda entre elas, prefiro levar a melhor recomendada.
Desde já agradeço a atenção e parabéns novamente pela iniciativa do blog.

Fábio Kormives disse...

Boa noite Fernando,
Pela segunda vez venho solicitar sua ajuda pra na primeira vez me recomendou a lavadora Samsung 8, 5kg e minha esposa adorou mas vendemos nosso ap e a máquina entrou no rolo. Agora estou muito inclinado a adquirir a Electrolux LSE12 justamente porque recomenda muito ela. Só minha dúvida está na tensão de alimentação, encontrei uma 110v muito barata de um amigo, gostaria de saber se há uma diferença gritante entre a 110 e 220 em relação a eficiência no aquecimento da água e na secagem.
Mais uma vez muito obrigado pelos conselhos.
Atenciosamente,
Fábio Kormives

Maykon disse...

Bom dia Fernando, parabéns pelo Blog!
Também estou interessado na LSE12, mas não tenho torneira de água quente, as funções que envolvem vapor, funcionam normalmente apenas com água fria?

Renata disse...

Ola, Fernando!

Preciso de uma lava e seca e estou em dúvida entre a Electrolux Eco Vapor 12 Kg e a samsung Eco Bubble 10,1 Kg.

Essa função vapor da electrolux vale a pena?
E a função air wash da samsung, vale a pena?
Qual é a melhor opção?

Obrigada, Fernando!

Abraços!

Anônimo disse...

Olá Fernando...tudo bem? Estive olhando o seu blog e o achei muito bom.
Quero comprar a Electrolux LSE12, você teria algum cupom de desconto dela, ou ao menos uma promoção de frete grátis. Enfim...agluma promo.

Obrigado e No aguardo!

Felipe Paniago disse...

Boa Tarde Fernando estou querendo comprar uma lse12 você está gostando dela? Está achando uma boa máquina?

Abs, Felipe Paniago

Anônimo disse...

Olá Fernando Ricci adoro seus vídeos e seu blog. Gostaria de sugerir você lavar tênis na LSE12 para podermos ver a autonomia dela. Continue assim pois todos nós estamos recebendo dicas de um mestre!

Juliana disse...

Olá Fernando! Gostei muito do seu blog, mas ainda estou na dúvida sobre qual lava e seca comprar. Você comentou aqui no blog, salvo se eu estiver enganada, que a LSE12 não era muito eficiente na centrifugação de cobertores. Eu estava inclinada a comprá-la. O que você indicaria, alguma outra marca mais eficaz.

Fernando Ricci disse...

Olá Maykon, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

As funções lavagem com água quente e vapor funcionam normalmente mesmo tendo na residência somente água fria.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Renata, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

As duas lava e seca citadas são excelentes e muito eficientes e eu as recomendo bastante no blog.

Eu tenho a Electrolux Eco Vapor 12 kg há 10 meses, acho ela um espetáculo e estou muito satisfeito com seu desempenho. Ela tem funções a mais que a Samsung WD106, como opção de deixar as roupas de molho por 30 minutos, opção de adicionar vapor em 8 programas de lavagem que remove sujeira pesada com eficiência e mata micro-organismos, painel inclinado que facilita a visualização e operação, maior variedade de programas de lavagem e opção de secagem Suave em baixa temperatura para tecidos que não resistem a altas temperaturas.

A LSE12 tem a função Tira Odor, que faz o mesmo efeito do Air Wash da Samsung.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Felipe Paniago, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Infelizmente no momento não tenho cupom de desconto para a Electrolux LSE12. No link promocional que tenho do site Fast Shop ela está custando em torno de R$3.400,00.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz em saber que gosta do blog e dos meus vídeos!

Pode deixar, em breve farei vídeo a LSE12 lavando tênis.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Juliana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Eu não me lembro de ter dito isso sobre a LSE12, mesmo porque eu acho ela espetacular e a recomendo muito. Estou com uma há 10 meses e estou muito satisfeito com a máquina.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Porque você parou de usar o sabão amway? Quero saber porque acabei de comprá-lo, mas ainda não chegou.

Anônimo disse...

Qual é melhor lse12 ou lava e seca 10kg brastemp ative

Unknown disse...

Fernando, boa tarde ! estava procurando uma lava e seca e seu blog me ajudou muito na escolha e decidi pela eletrolux 12kg eco vapor. será que pode me indicar onde encontro essa lava e seca com preço mais acessível? Obrigada !

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Eu não parei de usar o sabão Amway.

Entre as lava e seca Electrolux LSE12 e a Brastemp 10 kg, sem sombra de dúvidas que a LSE12 é melhor.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Monica, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

O site que a LSE12 está com melhor preço hoje é no www.walmart.com.br, por R$2.898,00.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Antonio Carvalho disse...

Olá Fernando,

Estou em dúvida entre a LG 12kg ou a Eletrolux Eco Vapor 12kg. Pelos outros comentários, vi que você prefere a Eletrolux devido ao Vapor, mas queriar saber sobre a secagem de roupas, pois parece que a Eletrolux deixa as roupas menos amassadas... Você sabe me dizer?

Antonio Carvalho

Leonardo disse...

Olá, Fernando, tudo bem? Parabéns pelo seu blog.
Não quero assustar ninguém, até porque não sei se é verdade, mas ouvi dizer que a LSE12 vai sair de linha porque apresenta muitos problemas e não vale a pena arrumar (pra Electrolux, parece). Você sabe de algo sobre isso? Acho estranha a notícia porque até hoje só ouvi falar bem da máquina, como você.
Ela era minha preferida, mas nesse cenário, estou pensando em comprar a LG Noblige 12kg prata (WD-1252RD), que vc também recomenda. O que voce acha? A LG é muito inferior, de modo que valha a pena arriscar na Electrolux (se for verdade essa notícia)? Digo porque muitas vezes pode ser só azar ou o mau uso de algumas pessoas que geram defeitos. Dependendo do caso também, compensa ficar com uma máquina melhor uns 3 anos e trocá-la depois, do que ficar com uma pior por 10 anos...rsrs.
Obrigado desde já pela ajuda.
Abraço.

Bru disse...

Olá Fernando.
Tenho uma dúvida parecida com uma anterior, mas a minha se refere a edredon king: vi um video no youtube onde vc demonstra a Electrolux LSE12 e fala que para secar edredon king é necessário vira-lo no meio do tempo da secagem para que a mesma ocorra de forma completa...isso também vale para os modelos LG Noblige 12kg e para a Samsung Eco Bubble 13kg? Outra pergunta: a secagem da electrolux é muito mais demorada que da LG?E a samsung? Pergunto pois estou para comprar uma máquina nova e pretendo investir em uma das três. E, ocasionalmente, irei lavar meu edredon king (2,70x2,80).

Seu blog é tudo de bom! Parabéns!
Desde já obrigada,
Bruna.

17 de janeiro de 2014 15:35

Fernando Ricci disse...

Olá Antonio Carvalho, tudo bem?

As duas lava e seca são espetaculares e deixam as roupas igualmente amassadas na secagem, pois na verdade o que deixa as roupas amassadas é o tamanho do tambor (quanto menor, mais as roupas ficam amassadas, e o tambor das duas tem o mesmo tamanho), e a quantidade de roupas colocadas na máquina (quanto maior a carga, mais elas saem amassadas).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Leonardo, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Esse papo de que a LSE12 vai sair de linha porque apresenta muitos problemas e não sei mais o que, é mentira. Até mesmo porque esse modelo é um dos que vem apresentando baixo índice de defeitos entre os que estão atualmente no mercado.

A LG Noblige 12 kg também é espetacular e também vem apresentando baixo índice de defeitos. Eu não acho a LG Noblige muito inferior não, pelo contrário, acho que ela está lado a lado com a Electrolux LSE12 em questão de eficiência e durabilidade. Porém, entre as duas eu escolho a LSE12 por ela ter mais recursos disponíveis, como o vapor, molho, maior variedade de programas de lavagem, usa maior nível de água na lavagem, etc...

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Bruna, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Esse procedimento de virar o edredom king no meio tempo da secagem vale para as três lava e seca que você citou porque esses edredons são grandes e a parte que fica no centro do cesto não seca. Por isso é necessário mudá-lo de posição.

Os tempos de secagem são parecidos. A mais rápida é a LG Noblige, em segundo fica a Electrolux LSE12 e por último a Samsung 13 kg (WD136).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Cinara disse...

Olá, gostaria de um conselho seu, quero uma lavadora grande, tipo 12 kg ou 15kg, que lave bem, seja durável e tenha bom preço, etc...
Mas o principal é, quero me livrar do ferro de passar, qual maquina lava e seca ou secadora independente amassa menos e deixa a roupa mais próxima do ideal para ser guardada,to namorando a lse12 da electrolux, mas nunca vi uma lava e seca de perto,oque vc me recomenda?

Vâ Su disse...

Caro Fernando agradeço a Deus por colocar pessoas como você no mundo sempre ajudando as outras. Seguindo a dica do seu blog adquiri uma lava e seca eco vapor LSE 12 Da electrolux, estou amando minha máquina ela é ótima mesmo, porém quando programo para secagem ela não está desligando sozinha aparece uma letras no painel e a secagem ñ tem fim.Será que estou fazendo algo errado ou será que infelizmente tem algum problema com ela? Obrigada Vânia

Anônimo disse...

Fernando tenho uma lsi09 e ela está entrando uma enxague a mais.sera que coloquei sabão demais? outra duvida sobre a quantidade de roupas para cada ciclo.por exemplo:2 lencois 2toalhas e 3 fronhas branca devo usar qual programa?

Unknown disse...

Fernando, boa noite tudo bem?Cara parabens pelo blog... éh mais util que o SAC das fabricantes e muito mais confiável... vai por mim...rsss
uma duvida: comprei uma LSE12 recentemente... tudo certo mas uma coisa me encomoda e não sei se eh defeito: parece que tem um motorzinho que toda vez que vai centrifugar o papel dele e puxar a agua pra fora e mandar pela mangueira... so que acho que faz muito barulho quando ele esta funcionando.... não é toda hora que esse motorzinho funciona... e so quando ele vai puxar a agua pra fora...por exemplo: ela comeca a rodar forte (esta centrifugando) dai fica um motorzinho fazendo: vrummmmmmmmmm.... e a agua saindo pela mangueira.... dai para.... dai volta denovo vrrummmmmmmm... e agua saind pela mangueira.... dai para....e fica nessa ate centrifugar.... parece que isso eh normal mas me incomoda o barulho que acho meio alto... nao ligo a lavadora a noite so por causa desse barulho... da pra ouvir tambem quando ela esta no modo secagem... faz vrummmmmmm.... dai sai um pouco de agua meio morna.....a maquina roda um pouco e depois vai de novo vrummmmm e a agua morna saindo.... acho q vc ja entendeu do que eu estou falando.
Pergunta esse barulho (meio chato e alto) eh normal? do resto nao tenho do que reclamar... ela eh bem silencionsa.... mas esse vrummmm quando esta saindo agua pela mangueira esta me deixando encafufado!!! ajuda eu ai!!! abs e novamente parabens, se abrir uma fabrica de lavadora vai se dar bem!

Sabrina Mix disse...

Oi, Fernando!

Muitíssimo obrigada por este post super explicativo. Comprei uma máquina deste modelo e seu blog foi decisivo na minha decisão.

Fiz uma postagem no meu blog sobre ela e citei o seu site.

Depois dá uma passadinha lá e comente se gostar: http://www.sabrinamix.com/2014/03/lavaesecaroupatododia

Beijos e sucesso!!!

Anônimo disse...

Oi Fernando!

Comprei esse modelo (LSE12) que deverá chegar amanhã, eu mesma posso instalar? Precisa de um técnico autorizado? Posso aproveitar a torneira de entrada de água da anterior, ou tenho que colocar uma torneira dupla (em T)(duas entradas de água fria?).Comprei uma tomada de 3 pinos de 30 amperes, é suficiente? Obrigada pela sua atenção..

Fernando Ricci disse...

Olá Vânia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras! Para mim é muito gratificante poder ajudar as pessoas com o meu conhecimento! :)

Fiquei feliz em saber também que está amando sua Electrolux LSE12! Ela é espetacular mesmo!

Sobre a secagem, após o término da secagem ela faz a função antirrugas, girando periodicamente o tambor para mudar as roupas de posição e evitar que elas fiquem ainda mais amassadas. Durante essa etapa, no display fica rodando um cursor que parece formar "C3". O antirrugas dura 30 minutos, mas você pode interrompê-lo a qualquer momento apertando a tecla Início/Pausa.

Caso apareça a mensagem Hot, é porque a máquina está abaixando a temperatura interna antes de destravar a porta, para que não tenha risco de causar queimaduras ao usuário.

Vânia, muito obrigado pelas palavras e pela credibilidade e por ter vindo contar sua opinião sobre a lava e seca aqui no blog e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Quando a LSI09 realiza um enxágue a mais do que a quantidade programada é porque ela está tendo dificuldade para fazer o balanceamento da carga antes da centrifugação. Isso ocorre muito com cargas pequenas ou cargas com peças muito diferentes.

Para toalhas, lençóis e fronhas use o programa Cama e Banho. A quantidade a ser colocada depende do que você programará a máquina para fazer: se for somente lavar, então pode encher o tambor. Se for lavar e secar, então tem que colocar no máximo 5,5 kg (pouco mais de meio cesto de roupas).

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Carlos Oliveira, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e muito obrigado pelas palavras!!

Esse barulho que você relata é normal e proveniente da bomba de drenagem da lava e seca. Infelizmente não há o que fazer.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Sabrina, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele foi decisivo na escolha da lava e seca!

Se puder, volte posteriormente para contar o que está achando da LSE12.

Visitei o seu blog e amei! Já favoritei!!!!

Muito obrigado por ter citado meu blog na sua postagem sobre a lava e seca! Ah, já curti sua fan page.

Qualquer coisa estou à disposição.

Beijos e sucesso!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Que legal que comprou a LSE12! Ela é um espetáculo!

A instalação não precisa ser feita obrigatoriamente por um técnico autorizado, desde que as orientações do manual de instruções sejam seguidas.
Você pode aproveitar a torneira de entrada de água da lavadora anterior e não há necessidade de colocar uma torneira dupla. A minha LSE12 está funcionando perfeitamente há 10 meses com apenas uma torneira (conectada na entrada COLD atrás da lava e seca).
A tomada de 3 pinos 30A é suficiente.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Adilson disse...

Olá Fernando, td bem?
Tenho a lava e seca eco vapor 12 kg da electrolux, ela é excelente, mas de um dias para cá, a máquina está com um cheiro de esgoto enorme (quando abre a sua porta, mesmo vazia), já fiz os procedimentos de limpeza da máquina vazia e tbm já abrir a tampinha e liberei a mangueira que fica no canto inferior frontal esquerdo, mas nada adiantou, sabe pq? Como resolvo isso? Obrigado desde já! Abs Adilson

Adilson disse...

Renata, bom dia!
Tbm sou de santos e de fato a assistência técnica da electrolux ERA muito ruim, a poucos dias a marca mudou sua loja credencianda (assistência técnica) na cidade, já precisei aciona-los e por sinal foram muito solícitos em resolver meu problema! Tenho a eco vapor 12 kg electrolux, é toooop...
Espero ter ajudado!
Adilson

Fabí disse...

Obrigada por todas as dicas, comprei minha LSE12KG Electrolux hoje, estava adiando, mas depois de um fim de semana com muitos vômitos e roupas de cama empilhadas do meu filho, acabei adiantando a compra e com todas as dicas que vc deu no seu blog + assistência técnica prestativa, acabei decidindo pela electrolux. bjs

Arize disse...

Olá Fernando! Comecei uma pesquisa sobre qual máquina comprar e encontrei seu blog, mto bom por sinal, super elucidativo e direto. Tendo consultado, consegui fazer uma triagem das possibilidades de compra baseado nas minhas necessidades e interesses. Tenho edredons queen e futuramente também pretendo mudar pra um apartamento, que me faz pensar em já adquirir uma lava e seca pela questão de espaço para secagem ao natural. Depois dessa triagem, os modelos que me restaram de acordso com meu orçamento são:
- 12Kg Eco Vapor LSE12 Electrolux
- LG Noblige WD1252RW 12Kg

Agradeço o serviço prestado!
Arize

Renata Sayuri disse...

Olá Fernando, td bem?

Parabéns pelo blog, muito útil, estou adorando e gostaria de tirar umas duvidas.

Estou de mudança para um apto e estou na dúvida para adquiri uma lava e seca. Somos apenas em dois adultos, mas pensamos em aumentar a família futuramente. Temos uma cama casal queen, mas mesmo sempre morando em casa, nunca lavei o edredom de malha na máquina com medo de estragar, ficar bolinha, enfim…
Mudando para apto, acho que ficaria ainda mais difícil. Mas essa nao e minha prioridade. Prefiro uma lava e seca que lave uma quantidade considerável de uma so vez e que a maquina possua opções variadas de ciclos.
Estou na dúvida entre as marcas Samsung, LG e Eletrolux.
A samsung por possuir eco bubble e air wash, mas descobri no seu blog, que isso nao e necessariamente um diferencial ne?
O eco bubble, trasnforma o sabão em espuma mas e as outras marcas, LG e Eletrolux que não tem essa função, elas dissolvem bem o sabão, sem deixar manchas nas roupas?

Todos possuem um dispensar para amaciante?

Dei uma lida nos comentários e nenhuma delas possui dispenser para alvejante?

Qual dessas três marcas, possuem a opção de sistema de lavagem a seco?

Qual delas consome menos enegria - Samsgun, Lg ou eletrolux?

Obrigada
Renata

Simone disse...

Ola Fernando, tudo bem? Conheci seu blog e seu facebook pesquisando na net. Amei logo de cara e graças as suas dicas,me apaixonei pela LAva e seca LSE12. Mas antes de comprar, tomei o cuidado de saber se havia mangueiras de saida e entrada de agua maiores do q as que acompanham o produto, pois seria necessario. A assistencia técnica da Electtolux me disse que sim, então a comprei. Qdo o técnico veio instalar, ele disse q não ha mangueiras maiores e q ele não poderia colocar uma mangueira q não a original. O que eu podia fazer, era comprar uma mangueira maior paralela e colocar por conta própria. Qdo entrei em contato com a Electrolux, eles me disseram q eu não posso fazer isso, pois posso perder a garantia e nao me deram mais assistência. Fiz até uma reclamação no reclame aqui. Agora a maquina esta aqui, encostada e eu precisando muito dela. Então, gostaria da sua sincera opiniÃo: vc acha q se eu colocar uma mangueira de entrada de água de 3m, eu posso prejudicar o funcionamento da lava e seca? Ficaria muito feliz se vc pudesse me ajudar, mais uma vez, pois ja não sei mais o q fazer. Obrigada

Unknown disse...

Olá Fernando,

Tudo bem?
Parabéns pelo blog! Excelentes informações prestadas!
Assim como a maioria que lhe escreve também estou com algumas dúvidas para comprar uma máquina de lavar.
Nossa família são de 4 pessoas, moramos em apartamento, em Anápolis/GO. Fica 50 km de Goiânia.
Inicialmente queríamos comprar uma lava e seca, mas minha esposa escutou alguns comentários de colegas 'entendidas' no assunto dizendo que dá mais problemas que uma máquina de lavar, que é mais difícil achar assistência técnica, um punhado de informações com 'muito conhecimento técnico'.
Quanto ao defeitos apresentados a lava e seca apresenta mais problemas em comparação a uma máquina de lavar? A qualidade, eficiência da limpeza das roupas é muito grande?
Li no blog que o sistema por tombamento é mais eficiente. Há muita diferença na eficiência de uma máquina de lavar front load para uma lava e seca?
Verifiquei também nos seus comentários que todas as máquinas (convencional ou lave e seca) front load são importadas, é isso mesmo? A assistência técnica é mais precária?
Sobre o aquecimento da água, é um fator que dá muita diferença na limpeza das roupas? Por exemplo: LTP12 X LP12Q?
Poderias me dizer qual o tamanho de edredon que as máquinas Electrolux LTP12/LP12Q e LTP 15 lavam?
Minha esposa gosta muito da marca Brastemp. Muito mais por outros eletrodomésticos do que máquina de lavar. Qual máquina de lavar da Brastemp recomendarias? BWU11AB?
A Electrolux LFE está mais cara que uma lava e seca (LSE) hein?
Muito obrigado!
Grande abraço,

Thomas

Anônimo disse...

Prezado Fernando,

Excelente seu trabalho, me facilitou muito optar pela compra desta Lava & Seca da Electrolux LSE12 após ler todos os comentários de seu blog e analisar outros produtos semelhantes disponíveis para compra.

Só estou em dúvida quanto aos opcionais desta máquina que podemos ver no manual do usuário na página 18 - Diagrama Elétrico, que cita que o motoventilador (creio eu usado para ventilar a placa de controle, o que é muito importante para aumentar a vida útil do produto) e a bomba de bolhas (creio eu utilizada para aumentar a eficiência na lavagem), se são itens que acompanham ou não o produto vendido no Brasil.

Você saberia informar algo sobre isso?

Agradeço antecipadamente qualquer informação fornecida.

Obrigado,
Danilo.

Anônimo disse...

Fernando, boa noite. Adquiri uma lav a e seca lse12 da Electrolux. Ela chegou dia 09/04. Na primeira lavagem correu tudo certo. Quando enchi a lavadora novamente e apertei o botão para ligá-la ela fez o barulhinho de quando liga mas não acendeu as luzinhas e também não funcionou quando apertei o iniciar/ pausa. O técnico veio aqui e consertou dizendo que havia soltado um fiozinho. Fiz algumas lavagens e novamente o mesmo problema apareceu? Gostaria de saber o que vem ocasionando esse defeito. Se a sua já apresentou esse problema? Se ela pode ser arrastada para limpar embaixo da mesma? Já estou ficando triste, pois em menos de um mês tive que chamar o técnico duas vezes. Se quiser responder pelo face meu perfil é Gi Concurseira. Obrigada.

Anônimo disse...

Fernando, boa noite. Adquiri uma lav a e seca lse12 da Electrolux. Ela chegou dia 09/04. Na primeira lavagem correu tudo certo. Quando enchi a lavadora novamente e apertei o botão para ligá-la ela fez o barulhinho de quando liga mas não acendeu as luzinhas e também não funcionou quando apertei o iniciar/ pausa. O técnico veio aqui e consertou dizendo que havia soltado um fiozinho. Fiz algumas lavagens e novamente o mesmo problema apareceu? Gostaria de saber o que vem ocasionando esse defeito. Se a sua já apresentou esse problema? Se ela pode ser arrastada para limpar embaixo da mesma? Já estou ficando triste, pois em menos de um mês tive que chamar o técnico duas vezes. Se quiser responder pelo face meu perfil é Gi Concurseira. Obrigada.

Anônimo disse...

Olá, Fernando, tudo bem? Esse seu blog é realmente um espetáculo, parabéns!!
Estou muito propícia a comprar esta máquina Electrolux LSE12, mas tenho uma dúvida: alguém fez um comentário que tem que haver entrada de água fria e quente... na minha casa só há fria. Isso compromete a lavagem? A máquina não aquece sozinha a água? Estou com receio por causa disso.. Aguardo sua ajuda e agradeço desde já!!! Abraços!

Anônimo disse...

Secadora suspensa latina é boa??
Qual a diferença em relacão a secadora tambor e lava/ seca?

Unknown disse...

Boa noite Fernando, tenho uma dúvida. Este modelo pode ser instalado somente com água fria? Normalmente as máquinas de lavar e secar têm duas entradas de água, certo? Como seria feita uma instalação onde só há disponibilidade de água fria? Grata! Alice.

Anônimo disse...

Fernando, boa noite,

A mais de 2 semanas compramos este produto. Mas na primeira entrega a tampa/porta frontal venho com umas manchas na parte de inox e o painel eletrônico venho com alguns arranhões. Então solicitamos um novo produto(o mesmo), mas para o produto venho com o mesmo defeito.

Sabes me informar se isto é comum? ou algum problema de lote?
Procurei na internet e não encontrei nada, se puder me ajudar agradeço.

Att,
Matheus Prestes

Unknown disse...

Posso comprar essa electrolux lse12 sem medo,ela é completa em relação às outras,e se existe outro modelo que faça a mesma função obrigado RODRIGO

Unknown disse...

Olá Fernando, tudo bem?

Depois de muito pesquisar e encontrar seu blog, acabei comprando uma LSE12 da Eletrolux... Ela é simplesmente incrível e necessária *rsrsrs!!!! Não sei como vivi sem ela até hoje (top falando sério kkkk)!!!

Estou com pequena dúvida: minha primeira conta de luz não chegou após a lava e seca... Estou preocupada com o valor!!! Digo isso pq recebemos um comunicado da eletropaulo dizendo que nossa conta iria atrasar em função de uma revisão na média de consumo/ valores...

Considerando sua experiência, deve alterar muito?
Obs: ela é 110v e eu uso 2x por dia (ciclo completo de lava e seca)!!!!!

Suuuuuuper obrigada

Monique

Unknown disse...

Boa noite Fernando, tudo bem? Parabéns pelo blog e por sua disponibilidade e atenção com todos! Estou indecisa entre a WD-1252RW e a LSE12, o que vc me indica? Tenho uma bebê de 1 ano e 2 meses e preciso de uma lava e seca que seja rápida, que tire manchas e que se possível me ajude na hora de passar! Quase uma milagrosa...rsrsrs

Patrícia disse...

Olá, Fernando!
Primeiramente, agradeço sua generosidade e disponibilidade em compartilhar tanto conhecimento. Seu blog é ótimo.
Gostaria de uma opinião, se possível.
Tenho uma lava e seca Brastemp, daquelas antigas Ative 7kg, as primeiras que saíram. Me deu tanta dor de cabeça, mas tanta, que decidi me livrar dela e não quero ver a Brastemp nem pintada de ouro na minha frente.
Pretendo substituí-la e estou quase optando pela Electrolux LSE12 (especialmente por parecer que tem mais assist. autorizadas em POA, onde moro), mas a Samsung 13kg também é uma possibilidade.
Somos uma família de 4 pessoas e ainda preciso lavar as cobertas da cachorrinha. Pela última necessidade, não sei se a função esterilização da Samsung é a indicada, ou se o vapor da LSE12 dá conta.
Duas funções específicas da minha atual que gosto são higienização (ela utiliza ozônio) e desodorização.
Um problema que tenho com ela e que quero evitar com a próxima é que as roupas saem muito amassadas, mesmo utilizando da forma adequada. Outro é que ela vive com problemas. Não gostaria de passar o mesmo com a próxima.
E então, qual das duas você indicaria?
Obrigada

Marcel Pinto disse...

Olá Fernando!
Vi alguns comentários seus indicando a Electrolux LSE12 como uma boa máquina e, pelo que li, atende meu perfil. Mas parece que consome muito mais água que as demais. É isso mesmo? Indica alguma semelhante que consuma menos? Muito obrigado.

Junior disse...

Boa tarde estou abrindo uma lavanderia pequena em minha cidade e não tenho muito dinheiro estou pensando em comprar três lavadoras frontais de 10 ou 12 kg q lave e seque, não industrial pra iniciar o negocio.Estou em duvida qual aguenta mais o trabalho diário. já pesquisei varias marcas e vi que em algumas as roupas saem muito amarrotadas.
Qual lavadora vc me indica?
Se vc puder me ajudar, desde já agradeço. Muito obrigado.

Unknown disse...

olá, tenho uma dúvida. Se posso lavar 12kg de roupa e secar apenas 7 ou seja praticamente a metade, terei que fazer uma descarga para poder secar caso utilize uma capacidade máxima para lavar:? Como saberei o peso ideal dos limites ? Obrigado

Fernando Ricci disse...

Olá Marcel, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

A Electrolux LSE12 é o modelo 12 kg que consome menos água. A LG Noblige 12 kg consome mais água que a LSE12. As máquinas de maior capacidade utilizam maior volume de água nos enxágues e por este motivo consomem mais água que os modelos menores (8,5 kg e 10 kg).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Junior, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

As lavadoras e lava e seca domésticas não são preparadas para realizar muitos ciclos diariamente. Quando for realizar mais de um ciclo seguidamente, dê um intervalo de 30 minutos entre as utilizações para esfriar o motor e a placa eletrônica.

Sobre as roupas saírem muito amarrotadas, não depende do fabricante, mas sim da capacidade da máquina e do tamanho da carga que irá secar. Quanto maior a carga, mais as roupas saem amassadas.

Para a sua necessidade seria melhor que as máquinas fossem de 12 kg e 220 V. Recomendo a LG Noblige 12 kg (WD1252RW) e a Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12).

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Fabio Luiz, tudo bem?

Exatamente. Caso você utilize a capacidade máxima de lavagem (12 kg), na hora da secagem deverá dividir a carga em duas.

Quando for utilizar a máquina para secar roupas, a quantidade de roupas deverá atingir no máximo 2 ou 3 dedos de altura acima da trava da porta da máquina.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ana Paula disse...

Olá Fernando, encontrei no seu blog a salvação para os meus problemas! Estou querendo comprar uma lava e seca de qualidade e vi que a indicação da Eletrolux Eco Vapor 12Kg é muito boa, mas somos apenas 2 pessoas em casa. Você vê algum problema em comprar uma 12kg mesmo assim? Você tem alguma indicação de outra máquina tão boa quanto essa? Desde já te agradeço, forte abraço!

Maria Carolina disse...

Oi, Fernando.

Não sabia como escolher uma lava e seca, minha máquina pifou de vez e estava totalmente perdida. Seu blog me ajudou muito. Agora estou entre a Electrolux LSE12 ou a Sansung WD 106. Lavo edredons de casal e queen. Acha que a Sansung da conta? E vc sabe a medida da porta da Sansung? Estou na dúvida se vai caber no meu espaço.
Desde já, muito obrigada!

Maria Carolina

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Paula, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Não há problemas em comprar uma lava e seca 12 kg mesmo sendo apenas 2 pessoas porque elas tem sensor de carga e utilizam somente a quantidade de água necessária para a lavagem das roupas que estão dentro da máquina.

Caso prefira uma menor, recomendo a LG Prime Touch 10,2 kg (WD1412RT), que também é espetacular!

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Maria Carolina, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog está te ajudando na escolha da lava e seca!

A Samsung WD106 não consegue lavar edredons queen. Para esses precisa mesmo ser uma lava e seca 12 kg.

A porta da Samsung tem 48 cm de diâmetro.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Esta máquina não serve para lavar terno? não possui lavagem a seco? Quais são as máquinas que possuem esta lavagem? Percebi que a Samsung possui um sistema, correto? Obrigado.

Tatiana Farenzena disse...

Oi Fernando
Comprei a Eletrolux Eco vapor 12k estou ansiosa para usar, mas ainda não instalei.
Eu vi no teu blog que é mais aconselhável usar nestas máquinas sabão líquido. Tens alguma marca q limpa melhor que a outra, ou que seja melhor pra esta maquina, inclusive vi uma marca no teu blog que não conhecia a Tide. Eh melhor usar sabão líquido concentrado ou normal?E amaciante qual tipo é melhor de usar nestas máquinas? Devo dilui-lo em água?
Tenho muitas dúvidas pq quero fazer de tudo para proteger a máquina e lavar o melhor possível já que sua manutenção é tão cara.
Muito obrigada pela ajuda e mais uma vez parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Olá amigo, tenho uma tenho uma lavadora de roupas electrolux modelo LSE09 e apareceu um erro H2 e não funciona. Vc teria como me dar uma dica do que pode ser esse problema.

Desde já obrigado.

Mauricio Teixeira

asofbm.mauricio@gmail.com

Unknown disse...

Olá Fernando! Parabéns pelo seu blog! Muito bom!O que você pode me dizer da Lava e Seca LG WD1252RW(A) 12Kg? Ela lava edredom queen?
Desde já, agradeço!

Marília disse...

Olá, Fernando.
Gosto muito de seu blog e me tira muitas dúvidas sobre máquinas de lavar. Estou praticamente decidida a comprar uma eletrolux ecovapor, por suprir bem as minhas necessidades e, principalmente, por você garantir que as roupas não saem com cheiro de borracha. Tive por 4 anos uma brastemp active que acabou de quebrar geral e era perfeita...
Você teria algum link promocional para compra da eletrolux ecovapor 12kg? Obrigada.

Jonathan Carvalho Romanus disse...

Fernando, novamente parabéns pelo blog, sempre ajudando a todos e tirando as dúvidas perfeitamente.
Finalmente comprei minha LSE12.
A máquina é ótima, consegui até remover algumas manchas de uma cortina que não havia conseguido antes.
Os únicos detalhes a respeito dela que a meu ver ficou um pouco a desejar seriam apenas o cheiro de borracha queimada ao secar (já li diversas vezes aqui no blog que some com o tempo, mas no início incomoda porque nas primeiras o cheiro é realmente forte), o fato de não existir um suporte no mercado para deixar ela pelo menos um pouco mais alta (como todas as front load, a porta é baixa) e também o fato de, apesar de ela ter a função para lavar tênis, em absolutamente nenhum lugar do manual consegui achar alguma informação a respeito, por exemplo quantos tênis podem ser colocados de uma vez, se os cadarços podem ser deixados nos tênis ou se é necessário retirá-los e lavá-los a mão (deixar solto na lavadora tenho certeza que não deve ser feito por causa dos furos da lavadora), essas coisas.
Fora esses pequenos detalhes, até o momento não tenho nada a reclamar da máquina, que realmente é ótima.
Abraço.
Jonathan.

Fernando Ricci disse...

Olá Marina, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

A lava e seca LG Noblige 12 kg (WD1252RW) é um espetáculo e eu a recomendo muito aqui no blog! Ea lava e seca edredom queen e king size.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marília, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

No momento infelizmente não tenho nenhum link promocional para a Electrolux Eco Vapor 12 kg.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Jonathan, tudo bem?

Que legal que comprou sua LSE12 e fiquei muito feliz em saber que está gostando dela!! Isso pra mim é muito gratificante!!!

Sobre os detalhes que você citou, o cheiro de borracha nas roupas secas é normal em todas as lava e seca quando são novas, mas em breve começará a diminuir e com o tempo desaparecerá.

Também acho uma pena não existir pedestal para a LSE12, seria perfeito.

Sobre lavar tênis, você pode colocar até 3 pares grandes ou 4 pequenos e não é necessário retirar os cadarços.

Jonathan, muito obrigado por ter voltado para contar o que está achando da sua LSE12 e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Prezado Fernando,

Adquiri a LSE12 e apesar de todas as qualidades desta máquina, motivos pelos quais me decidi por ela, estou tendo problemas com o balanceamento do cesto na hora da centrifugação.
Por mais que eu ajuste o nível da máquina pelos pés, colocando-a em prumo perfeito, na hora da centrifugação a bichinha "chacoalha prá caramba"... isso quando não sai andando pela lavanderia... nem posso deixá-la programada para lavar sozinha... já tive que pausá-la inúmeras vezes pois a vibração era tanta que fiquei com receio de danificá-la.
Mesmo abrindo a porta e rearranjando as roupas a bateção continua. E olha que nunca uso a máquina em plena capacidade... geralmente a uso à meia carga para evitar amarrotar as roupas.
Se tiver alguma dica do que fazer ficaria muito agradecido.

Obrigado,
Danilo.

Fernando Ricci disse...

Olá Danilo, tudo bem?

Eu testei a LSE12 durante 9 meses e posso garantir que ela não se move 1 mm durante a centrifugação, independente do tamanho da carga.
Você retirou os parafusos traseiros de transporte antes de usar a máquina?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Edina e comprei a LSE12 pelas varias recomendações que vi dela, e tenho uma duvida sobre a instalação da mangueira de agua quente.
não tenho agua quente em casa e mesmo assim liguei na agua fria e minha duvida é se preciso deixar a torneira que seria para agua quente ligada ou desligada?o vapor vai funcionar normal? e ela aquece agua se selecionar 40º na maquina?
Obrigado pela atenção.

Paulo disse...

Fernando boa noite,

você continua afirmando que a Eletrolux LSE-12 vale mais a pena que a LG Noblige 12kg?

Estou na dúvida entre estas duas máquinas.

Abraço.

Paulo

Anônimo disse...

Olá, tenho uma eletrolux LSE12 (lava e seca) e ontem de tarde depois da lavagem, quando foi para centrifugar ela parou, parece que queria jogar água fora mas não tinha força, dai tirei a roupa que estava nela e fui ver o manual , que não me disse muita coisa, então fiz o ciclo de limpeza nela (que durou 2 horas) e dai ela fez tudo certo, mas no final deu erro E9, que no manual diz pra fazer contato com a assistência técnica, mas não entendo ela fez tudo certo, até centrifugou, e o pior é que no dia 14 do mês passado fez um ano que comprei....o que pode ser, tem alguma coisa que posso fazer?!
Att
Rosangela

Gurias disse...

Oi Fernando!
Boa tarde...como todos te dizem super parabéns pelo blog, salva a todos!
Tenho uma eletrolux LF10 com quase 10 anos e se aposentando, minha dúvida (não tenho nenhum problema qto a espaço) compro uma lava e seca (LSE 12 ou LG noblige 12) ou compro separado uma eletrolux LBU 15 (ou outra) + secadora Brastemp 10 (ou eletrolux), pelo que entendi separada é mais eficiente?!
Na verdade moro no RS e no verão acredite meus edredons (queen) secam em menos de 3 horas isso fora do sol ..... mas no inverno a umidade é insuportável, então precisaria a da secadora.
O que você recomenda!?!?! Super obrigada e novamente parabéns

Maria c disse...

Comprei uma maquina de lavar eletrolux LSE 12, e na primeira vez que usei fiz uma programaçao com, vapor, 3 enxagues,e etc. A programaçao era para durar 2 horas, foi tudo direitinho até chegar no segundo enxague, o tempo parou de contar nos 23 minutos finais, e a máquina não parava de rodar , levou uns dez minutos, ou mais, e o tempo não mudava. Então desliguei , e programei um novo enxague. O que pode ter ocorrido ? É normal?

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Primeiramente, obrigado pelo comentário.
Sim, eu retirei os 4 parafusos traseiros no momento da instalação e coloquei ela no prumo usando um prumo de bolhas (de pedreiro) ajustando os quatro parafusos da base.
Mas dependendo da roupa que se lava... principalmente roupas pesadas de algodão (quando molhadas, como jeans) ela costuma chacoalhar bastante durante a centrifugação... nem penso em programá-la além da centrifugação normal (710 rpm) pois corro o risco de danificar a máquina. Centrifugação forte ou turbo nem pensar.

Estou pensando em fazer um teste de centrifugação sem roupas, só para ver se o problema é o cesto da mesma que está desbalanceado de fábrica.

É uma pena... pois é uma excelente máquina fora este problema.

Obrigado,
Danilo.

J. Kumamoto disse...

Fernando, tudo bem?! Seguindo sua recomendação, comprei uma LSE12, mas acabei não instalando porque ela ficou grande para o espaço e ainda precisa de uma torneira dupla que não tive tempo de comprar. Pois bem. Ela chegou no meio do mês de agosto, e semana passada reparei que o vidro interno estava estourado!! Você já ouviu algum relato assim? O vidro realmente estourou do nada, eu não tenho secretária (somos apenas eu e meu marido), por isso nem posso "colocar a culpa nela". Meu marido e eu andamos muito ocupados após a mudança para o apartamento, e só agora viemos perceber. Entrei em contato com a Electrolux mas "o sistema estava fora do ar", fiquei de ligar novamente mais tarde.

Heloísa disse...

Boa tarde, Fernando!

Tenho uma Eletrolux LSE12 (seu blog foi uma excelente fonte para a escolha na compra, agradeço!).

Não lembro onde li esta informação:
a própria máquina regula automaticamente a quantidade de água pelo peso de roupa colocado no tambor.

No entanto, para lavar apenas um uniforme de trabalho branco, na função NORMAL deixei escoar a água de enxágue em uma bacia para reaproveitá-la na rega e limpeza (nestes tempos de economia de água), e me surpreendi com quase três bacias grandes ( uns80L) de água!!

Como lavar pequena quantidade de roupa gastando menos água?

agradeço,
Heloísa

Anônimo disse...

Olá Fernando!
Tudo bem! ?
Meu nome é Flávia!
Adoro seu blog! Muito útil e também ajuda em outros aspectos.
Preciso muito de sua ajuda com os diversos testes que fez ao longo do tempo.
Estou em um dilema...
Somos 7 em casa! Tenho 3 crianças pequenas que demandam uma quantidade de roupas absurda. E estas precisam estar secas também e com eficiência.
Portanto preciso de uma lava e seca de grande porte, que aguente o trabalho diário e que não use pouca água...senão as roupas não serão limpas como tem que ser! Tem que lavar mesmo! E se possível não ser barulhenta como a lavadora que já possuo com tampa superior que faz uma barulho muito alto.
Já tenho essa lavadora, minha secadora de 15kgs queimou o motor depois de 6 anos de uso.
Vou inclusive te perguntar se é possível utilizar numa eventualidade a mesma saída de água que abastece a primeira de lavar para a lava e seca! ?
E quanto à saída na lavadora daqui já tenho mas como faria com a outra! ?
Levei em consideração tudo, por isso optei por uma lava e seca. Assim poderei lavar duas levas de roupas diferentes juntas.
Já dei uma olhada nas Samsung...LG...
Por favor me ajude!
Gostaria de poder aproveitar a promoção da Black Friday!
Já tem 2 meses que estamos sem secadora só no varal...

Anônimo disse...

Olá Fernando sou eu de novo Flávia do último comentário.
Voltei para dizer que estou na dúvida entre esses modelos:
-1 Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12)
-2 LG NOBLIGE 12KG WD1252RW
-3 Samsung 13Kg WD136UVHJWD
-4 LG Titan 16Kg WD1316AD7
-5 Samsung Yukon 14kg WD1142XVM
-6 Electrolux 14KG LFE14
Desde já agradeço pela ajuda!
Fico aguardando suas ponderações!

Welder Luiz disse...

Fernando, boa noite.
Acompanho seu blog há algum tempo e gostaria de parabenizá-lo pelas avaliações e esclarecimentos. Vou comprar uma lavadora e estou cheio de dúvidas na escolha. Será para duas pessoas no máximo. Não faço questão que seja lava e seca. Tenho espaço bastante para top load ou front load de em torno de 13 kg. Eu particularmente gostaria de uma lavadora que tenha opção de água quente.
Vejo que você recomenda bastante a eco vapor 12kg da Electrolux. Mas achei o consumo dela com água quente meio alto, de acordo com a tabela Inmetro.
Também me interessei pela Panasonic 16kg, também muito bem avaliada por você. E tem uma das maiores eficiências de lavagem da avaliação Inmetro. E ainda por não ter o agitador central, que, ao meu ver, não prejudica tanto os tecidos. Só acho que ela podia ter água quente. Seria perfeita.
E por fim, me interessei pela LG NOBLIGE 12kg, também recomendada por você, e que tem consumo menor do que a Electrolux.
Tenho umas dúvidas:
As top load lavam melhor do que as front load? Você sabe no que consiste a eficiência de lavagem do Inmetro?
Dessas três que citei, qual você me indicaria? Ou me indicaria alguma que não mencionei?
Desde já agradeço.

Fernando Ricci disse...

Olá Welder Luiz, tudo bem?

Fico feliz em saber que acompanha o blog e que ele esteja te ajudando na escolha de sua nova lavadora!

A eficiência de lavagem medida pelo IMNETRO foge da nossa realidade, porque eles usam uma carga padrão que nunca teremos em casa, mancham algumas peças de tecido e usam um sabão que nunca teremos acesso.

As front load são mais eficientes na lavagem, mais econômicas, silenciosas e preservam os tecidos.

Pelas máquinas que você citou percebi que está buscando uma máquina de média ou alta capacidade. Neste caso, entre as citadas eu recomendo a lava e seca LG Noblige 12 kg, que é fantástica e tem opção de lavar com água quente. Como você não faz questão da secagem, pode usá-la somente como lavadora.

Caso possa ser uma lavadora menor, recomendo a Samsung Seine 10,1 kg (WF106). Este modelo é somente lavadora, também é fantástica e é inclusive uma das minhas lavadoras de uso pessoal.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz Natal!

Welder Luiz disse...

Fernando, obrigado pela dica. Eu realmente estou procurando uma lavadora de capacidade média, pra não ter que ficar mandando edredom pra lavanderia.
Vou pesquisar mais sobre as indicações.
Outra coisa, você tem alguma experiência com aqueles pedestais para as lavadoras front load?

Anônimo disse...

Bom dia Fernando !!! Tudo bem ??
Estou na dúvida entre a eco vapor da electrolux 12kg e a eco bubble 13kg da samsung .
Somos 3 pessoas , mas gosto de lavar edredom na máquina (queen) .
O que vc acha ? Quais as vantagens e desvantagens entre elas ???
Muito obrigada !!!
Kesia Cristina . BH MG !

Mari disse...

Por favor, gostaria de saber se posso instalar a Lava e seca Eletrolux ecovapor 12 Kg somente na agua fria, pois não tenho saida de agua quente. Obrigada

Anônimo disse...

fernando, boa tarde.
me chamo leonardo e estou com um problema na minha lava e seca eletrolux LSE12.
Ela nao tem nem dois meses de uso, e apresentou um erro chamado 0E, no manual diz que e o dreno.
porem ja cortei mangueira de dreno, posicionei mais proximo do buraco da parede, nivelei com a regua bolha.
mais mesmo assim ela comeca a lavar e ou trava quando vai enxaguar ou ela passa enxagua normal porem quando vai para centrifugar ela nao drena a agua.
ja limpei o dreno, ja limpei a grade de filtro e nada.
cara por favor me ajuda que eu nao sei mais oque fazer.
email- seiti18@yahoo.com.br

Ricardo disse...

Olá Fernando, Parabéns pelo site, já tenho acompanhado algum tempo seus posts.
Estou entre a Electrolux Lava e Seca Eco Vapor LSE12 Frontal E A LG Lava e Seca Noblige WD-1252RW Frontal 12 Kg, eu tinha uma CONSUL FACILITE 11KG, já deu defeito duas vezes em sequência, e não cabe EDEDROM DE CASAL. Poderia me indicar a melhor, com mais capacidade, e sairia melhor na função, lembrando somos 03 pessoas. obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Kesia Cristina, estou bem e você?

As duas lava e seca citadas são espetaculares e eu as recomendo bastante aqui no blog!

A Electrolux LSE12 tem a função vapor, lava tênis, tem maior variedade de programas de lavagem e opções de secagem, opção de fazer molho, função pré-lavagem e maior velocidade de centrifugação.

A Samsung 13 kg tem a função Air Wash que é legal para esterilizar travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia e roupas em geral usando apenas ventilação forte e ar quente, a função Eco Bubble que dissolve mais rapidamente o sabão e forma mais espuma durante a lavagem, mas é um pouco mais demorada na secagem e tem menos opções e funções que a Electrolux LSE12.

Espero tê-la ajudado e continuo a disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Mari, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Sim, você pode instalar a lava e seca Electrolux Eco Vapor 12 kg conectando somente uma mangueira na entrada de água fria e ela funcionará normalmente, inclusive a função vapor funcionará normalmente.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Leonardo, tudo bem?

A altura do buraco da parede onde você está colocando a mangueira de drenagem está dentro da altura informada no manual de instruções (entre 60 cm e 1 metro)? Caso tenha tanque na lavanderia, tire a mangueira do buraco da parede e coloque para drenar no tanque. Se o problema persistir, acione a assistência técnica autorizada para verificação do equipamento.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ricardo, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que o acompanha!

Sobre as lava e seca, tanto a Electrolux LSE12 como a LG Noblige 12 kg são espetaculares e eu as recomendo muito aqui no blog! As duas tem mesma capacidade e atenderão suas necessidades com tranquilidade.

Hoje as duas estão com excelente preço no site www.walmart.com.br. A LSE12 está R$2.671,39 e a LG Noblige 12 kg está R$2.579,27, mas a LG o site só tem disponível em 110V.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Unknown disse...

Boa tarde Fernando,

Seu blog é show!
Acabo de comprar uma lava e seca electrolux 12 Kg. Gostaria de saber:
- Posso utilizar alvejante com cloro?
- Posso lavar um edredon Queen?
Agradeço se puder sanar minhas dúvidas.

Att, Gizelly

Erick disse...

Olá, Fernando! Parabéns pelo blog, é excelente!
Amigo, tou em dúvida entre a LG Noblige e a Electrolux LSE12. Pelo que vi em suas respostas, você prefere a LSE12, não é isso?
A função Vapor é um diferencial da LSE12? A LSE12 realmente é mais eficiente na lavagem, especialmente para lavagem mais pesada de roupa suja? Em outras palavras, se colocarmos uma roupa bem suja na LSE12 e na Noblige, a LSE12 vai mostrar melhor resultado?
Pergunto isso porque acredito que se as roupas saírem da mesma forma, a função Vapor não será importante.
Aguardo a resposta e, desde já, agradeço a atenção.

Erick disse...

Oi, Fernando! Nem deu pra esperar sua resposta ao comentário que fiz acima. Apareceu um desconto na LSE12 e já fui logo comprando kkkk. Tava inclinado para comprar a LG Noblige, mas confiei em você e segui a recomendação que você faz no blog sobre a LSE12. Novamente, gostaria de parabenizar seu blog, que foi fundamental e decisivo na compra da lava e seca.
Bem, comprada a lava e seca, agora acho que irei precisar ainda mais de seus conselhos kkkkk. Não achei nenhum tutorial seu sobre a manutenção da lava e seca e, principalmente, sobre o uso de sabões, amaciantes e todos os produtos para os diversos tipos de lavagem. Nos seus vídeos a gente vê você usando alguns desses produtos, mas não sei se há uma compilação sobre os diversos tipos. Se ainda não existe, como admirador do blog, faço essa sugestação. Caso exista, ou mesmo que não haja e você puder me ajudar com a utilização desses produtos, peço que me enviei ou aconselhe, por gentileza. Meu e-mail é erickcleyton@hotmail.com
Muito obrigado!

Pedro disse...

Olá Fernando, tudo bem? Tenho uma LSE12 e não achei em lugar algum do manual uma explicação sobre a função de enxague ECO, você saberia me dizer como funciona?

Obrigado e um abraço,

Pedro.

Fernando Ricci disse...

Olá Gizelly, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Você pode sim usar alvejante com cloro na sua lava e seca Electrolux LSE12 e ela lava edredom queen com tranquilidade.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Erick, tudo bem?

Fico feliz em saber que é admirador do meu blog e que ele tenha sido fundamental na escolha da lava e seca!

A LSE12 é espetacular e eu a recomendo muito aqui no blog!

As manutenções que devem ser feitas nas lava e seca é uma vez por mês executar o ciclo de Autolimpeza de acordo com as orientações do manual de instruções e limpar o filtro de detritos mensalmente também.

Sobre os sabões, eu testo todos os que encontro nos supermercados aqui em SP.

Para roupas brancas eu normalmente uso sabão em pó Ariel, Brilhante ou Omo Progress+, adiciono 1 medida de tira manchas em pó e seleciono temperatura 40ºC.

Para roupas coloridas uso Ariel líquido ou Omo Multiação líquido e água fria. Se as roupas estiverem muito sujas ou muito suadas, acrescento 100 ml de alvejante líquido sem cloro.

Para roupas escuras e pretas o ideal é um sabão específico para esse tipo de roupa ou então sabões menos agressivos, como Surf líquido, Tixan Ypê líquido, etc..., água fria e ciclo de lavagem curto.

Amaciante eu gosto bastante do Downy, Comfort Concentrado, Ypê Concentrado, Mon Bijou Concentrado e Minuano Concentrado.

Depois me conte o que está achando da lava e seca.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Pedro, estou bem e você?

O enxágue Eco na LSE12, quando selecionado a máquina realiza apenas um enxágue e usa menor volume de água.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Christine disse...

Ola Fernando,
Seu site eh simplesmente maravilhoso!! Enorme ajuda !
Há diversas semanas estou estudando-o pois preciso substituir minha lavadora . A eletrolux LSE 12 tem todas funcoes de que necessito porem o espaco que tenho eh um pouquinho menor do que pede o manual : tenho 1.5 cm a mais de cada lado ( o pedido sao 3 cm ) e 6 cm atras (contra os 10cm pedidos no manual). Li tbem que os manuais podem ser intrecisos ou incompletos. Minha pergunta portanto eh se esta diferenca eh o suficiente para que eu tenha que desistir desta lavadora . Aguardo ansiosa por seu parecer , Christine

Sol Balieiro disse...

OLá Fernando,

Parabéns pelo Blog, fiquei impressionada com a qualidade e quantidade de informações. Nunca tive tanta dificuldade em escolher um produto para comprar. De início queria uma lava e seca, no entanto estou um pouco preocupada com a quantidade de defeitos relatados. Será que é melhor eu comprar uma lavadora normal, tendo em vista que pretendo usar a função secagem só em emergências? A durabilidade das lavadoras comuns é melhor? Entre a LG Noblige, a Electrolux Eco Vapor ou a Samsumg Seine 10,1Kg, qual voce acha melhor? Todas lavam edredom Queen (não precisa secar)? Obrigada

Andressa disse...

Olá! Gostei dessa máquina Electrolux Lava e Seca Eco Vapor LSE12 Frontal 12 kg, vou comprar devido a sua indicação e videos do you tube. Como conseguir um cupom de descontos? Obrigada

Unknown disse...

Fernando Ricci poderia, por favor, me tirar uma duvida sobre a Lava e seca Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12) já procurei e ate olhando um comparativo com lava e seca modelos anteriores da Electrolux não encontrei nem mesmo no manual onde fala que ela e 10 anos de garantia do motor pelo contrario este modelo não teria 10 anos no motor só nos modelos anteriores pode me ajudar? só por isso ainda não comprei.

Fernando Ricci disse...

Olá Christiane, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Você não consegue deixar a LSE12 um pouquinho mais pra frente para ficar 8 cm livres na parte traseira da maquina? Com 6 cm as mangueiras de entrada de água e drenagem ficarão encostadas e apertadas na parede.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Sol Baleiro, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Sobre a durabilidade das máquinas, hoje em dia é questão de sorte e do cuidado que o usuário tem com o equipamento, independente de ser uma máquina somente lavadora ou uma lava e seca. O fato é que as lava e seca tem manutenção cara porque são importadas.

Para edredom queen precisa mesmo ser uma lava e seca 12 kg ou superior, independente que seja apenas para lavar ou lavar e secar o edredom.

Tanto a LG Noblige 12 kg como a Electrolux Eco Vapor são espetaculares e eu as recomendo bastante! A Eco Vapor é mais completa no quesito funções, tem dispenser para sabão líquido, função Vapor, maior variedade de programas de lavagem, tem opção de fazer molho, cesto inclinado e opção de secagem baixa temperatura.

Se preferir uma máquina somente lavadora, recomendo a Electrolux Turbo Economia 15 kg (LTD15) ou a Electrolux Turbo Capacidade Premium 15 kg (LTM15).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Andressa, tudo bem?

Fico feliz em saber que minhas indicações e meus vídeos te ajudaram na escolha da lava e seca!

Infelizmente o link promocional do site Fast Shop que eu tinha foi desativado. Geralmente ela está com melhor preço no site Walmart.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Silvano Santos, tudo bem?

A Electrolux oferece também para o motor da Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12) 10 anos de garantia. A lavadora vem com um selo colado na parte frontal do gabinete falando sobre a garantia e no manual de instruções, na página 20, tem o Certificado de Garantia do Motor Direct Drive, e neste também está escrito que são 10 anos de garantia.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa noite, Fernando! Tenho uma lse12 com 2 meses de uso e agora ela está apresentando o erro E1 somente no enxágue. Como eu posso resolver?

Ismael-LSE12 disse...

Oi Fernando, td bem? Eu adquiri a LSE12 em 2013, tive um probleminha e por aqui vc disse a solução, ajudou muito. Realmente é uma ótima máquina. O problema que hoje tenho são as luzes do painel, algumas opções ficam fraquinhas ou não ligam mais. Há alguma maneira de consertar essas luzes azuis?
Obrigado!!

Vinicius disse...

Boa noite Fernando, tudo bem?

Primeiramente parabéns pelo blog, ele me ajudou muito a decidir qual maquina lava e seca comprar em meio aos diferentes modelos.

Comprei a Lava e Seca Electrolux Eco Vapor 12 kg (LSE12). No inicio do mês a maquina foi instalada em minha residência pela assistência técnica autorizada Electrolux. Em menos de duas semanas apos a instalação e ter sido utilizada por apenas 2 vezes, ao pressionar o botão LIGA/DESLIGA a maquina não liga.

Recebi a visita do técnico da assistência autorizada e infelizmente foi constatado que a placa de potência da maquina esta queimada. Como você realiza testes com as lavadoras e conhece bastante, gostaria de saber se é comum isso acontecer? Se você já viu algo parecido?
Você acha que pode ter sido algum outro defeito da maquina que fez com a placa queimasse? A queima da placa pode ter efeitos em outras peças da maquina?
Enfim, se você puder me ajudar com alguma informação ficarei muito grato.

Um abraço,

Vinicius

Bruna disse...

Olá Fernando.
Comprei uma lava e seca LSE12 e estou adorando.
Estou com uma dúvida referente a secagem. Tinha algumas peças que estavam um pouco úmidas, coloquei a opção secagem, tempo e 1 hora. Após 15 minutos desliguei, pois como as roupas não estavam muito molhadas este tempo era o suficiente.
Ao tirar as roupas notei que elas estavam mais molhadas do que antes da secagem. Algumas peças estavam completamente molhadas e com um cheiro ruim. Como se a água que entrou durante a secagem estivesse suja, água parada de alguma lavagem. Antes da secagem a máquina já estava seca, a última lavagem havia sido feita a quase 24 horas atrás e havia deixado a porta aberta após isso.
Essa situação é normal?
Agradeço desde já.

Unknown disse...

Caro Fernando,
Depois de muito pesquisar, meu esposo e eu decidimos pela LSE12, dentre outras características o que nos interessou foram as funções de Jatos de Vapor para roupas mais sujas e a programação do tempo... Você já a usa a um tempo, isso? E como é a experiência até hoje, algum problema, recomendação? Outra coisa... vimos você comentando sobre cupons de desconto e valores reduzidos da mesma, será que você não teria nenhum? Já que o preço dela tem variado bastante, não?
Obrigada por tudo!
Viviane

Unknown disse...

Oi, Fernando. Eu tenho uma LSE12, 220V, há 1 semana. Mas ela nunca termina na hora estipulada. Marca que vai terminar em 1h12, por exemplo, mas termina só depois de 2h15. É normal isso? Obrigado!

Priscilla disse...

Olá, Fernando!

Parabéns pelo blog, muito original e de grande utilidade. Obrigada por compartilhar o que tem aprendido!

Minha lava e seca samsung (modelo ecobubble) tem dois anos e meio. Costumo deixar um balde no tanque para recolher a água que ela solta ali, mas algumas vezes, quando eu não retirava o balde assim que enchia, ela engasgava (me parece que ela parava de soltar a água e algumas vezes não realizou a secagem em seguida, tive que reiniciar o processo para fazer a secagem).

Recentemente deixei o balde e, quando percebi, ele já estava cheio. Desde então ela não realiza o processo de centrifugação. Assim que entra nessa etapa, o relógio avança um minuto e não anda mais. Ela fica fazendo um barulho alto e não gira o tambor (no entanto, o tambor gira normalmente na lavagem).

Você tem ideia do que pode ter acontecido? Poderia nos dar alguma orientação?

Muito obrigada!

Priscilla

Fernando Ricci disse...

Olá Ismael, estou bem e você? Eu me lembro de você!

Sobre esse problema nas luzes do painel, será necessário trocar a placa eletrônica.

Qualquer coisa estou à disposição.

Grande abraço!

Fernando Ricci disse...

Olá Vinicius, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog e em saber que ele te ajudou na escolha da lava e seca!

Poxa, você não teve sorte com a LSE12 heim! Eu a testei durante 1 ano e não tive problemas e também não tenho conhecimento de outros casos iguais ao seu. A tecla Liga/Desliga dela funciona de forma diferente. É necessário mantê-la apertada alguns segundos para ligar ou desligar a máquina e isso o fabricante colocou por questão de segurança para que a máquina não seja ligada ou desligada acidentalmente devido a este modelo ter painel inclinado.

A queima da placa não interfere nos demais componentes da máquina.

E agora, como está sua lava e seca?

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Bruna, tudo bem?

Fico feliz em saber que está adorando a LSE12!!!

Sobre ela ter molhado as roupas, pode ser que a pressão ou fluxo de água na torneira onde ela está ligada esteja muito forte ou também a ponta da mangueira de drenagem esteja numa altura maior ou menor da indicada pelo fabricante ou ainda a ponta da mangueira esteja mergulhada dentro da água.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Viviane, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Eu testei a lava e seca LSE12 durante 1 ano e sempre fiquei muito satisfeito com os resultados obtidos por isso a recomendo bastante. Atualmente não estou mais com ela porque estou testando novos modelos.

Na página inicial aqui do blog publico sempre as ofertas e links promocionais que tenho e a LSE12 está em oferta esse fim de semana no site Walmart por R$2.598,00 (127 V) e R$2.698,00 (220 V).

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Marcos, tudo bem?

O tempo que as lava e seca apresentam no display é o tempo estimado e ele pode variar por diversos fatores (pressão da água, dificuldade no balanceamento da carga, etc...). Então é normal o tempo real de execução ser maior que o tempo apresentado no display.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Priscilla, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

É um erro GRAVÍSSIMO deixar a ponta da mangueira dentro de um balde com o balde cheio de água porque cada vez que a bomba desliga parte da água do balde volta pra dentro da máquina e isso prejudica o funcionamento da máquina fazendo com que ela apresente defeito. É 99% de certeza que o defeito que ela está apresentando seja por conta disso. Muito provável que tenha alguma sujeira obstruindo a mangueira do pressostato.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ana Claudia disse...

Ola boa tarde

Minha LSE12 Eco vapor chegou. Quando tirei os parafusos na parte traseira, saiu parafuso, borracha preta redonda e um cano pequeno branco onde o parafuso comprido estava enroscado , como se fosse uma bucha. É isso mesmo?

Adri Miranda disse...

Ola Fernando essa electrolux lse12 é mais eficiente que a lg noblige? tenho uma electrolux trw12 que é horrivel, não limpa a roupa, ja testei todos os tipos de sabão, sem falar que minha roupas estão todas com felpinhas de tecido, roupas destruidas, agora quero pesquisar bem

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Claudia, tudo bem?

Sim, é isso mesmo. Quando retiramos os parafusos traseiros tem que sair o parafuso junto com uma borracha preta e um tubo de plástico pequeno branco.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Adri Miranda, tudo bem?

Eu conheço a Electrolux TRW12 e seus programas de lavagem são bem curtos, por isso ela não limpa as roupas. Sobre ela deixar pelinhos nas roupas/deixar as roupas destruídas, é estranho porque o sistema de lavagem por tombamento é menos agressivo com os tecidos e quando testei essa máquina ela não fez isso.

A Electrolux LSE12 e a LG Noblige 12 kg são muito eficientes na lavagem. A Electrolux LSE12 tem programas mais longos e opção de vapor que aumenta a eficiência na lavagem de roupas muito sujas.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando
Acabei de ter bebê e preciso urgente de uma lava e seca pois o tempo não ajuda e agora tenho muito mais roupa para lavar e secar.
O problema aqui é o espaço, tenho mais ou menos 60 cm de largura no espaço. Selecionei as que cabem. Você pode me dar sua opinião sobre qual devo comprar?

Obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog!

Alessandra

Samsung Seine 8,5 WD856UHSAWQ
Samsung Seine 10,1 WD106UHSAWQ
Samsung 10,1 WD106UHSAWQF
LG WD1485AT(A)
LG WD1412RT(A)
LG W1485AD(A)
Eletrolux LSE09
Brastemp BNS10AB

Anônimo disse...

OLA BOM DIA.

ME MUDEI E MINHA LSE 12KG FOI LIGADA EM 220V SENDO ELA 110V..........DEU UM ESTOURO E NAO LIGA MAIS.
PERGUNTO O QUE DEVE TER QUEIMADO?
ELA TEM FUSIVEL DE SEGURANCA?
GRATA
MARIA TERESA
PORTO ALEGRE RS

Luiz T. disse...

Fernando boa tarde!

Compramos uma LSE12 e realmente lava muito bem! Mas o nível do amaciante não abaixa no fim da lavagem. Qual poderia ser a causa do problema?

Obrigado e parabéns pelo blog!

Luiz

Ana Claudia disse...

Boa tarde
Eu estou usando há mais ou menos 1 mês e estou na mesma situação do colega que postou em 19 de maio. Tenho percebido que ela não pega o amaciante. Será que estou fazendo algo de errado?

Fernando Ricci disse...

Olá Alessandra, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog e peço desculpas pela demora em responder.

Entre as lava e seca citadas eu te recomendo a LG WD1412RT ou a Samsung WD106.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Maria Teresa, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Com certeza queimou a placa eletrônica da máquina.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Luiz T e Ana Claudia, tudo bem?

Fico feliz que tenham gostado do blog!

O problema pode estar na pressão da água ou na viscosidade do amaciante. Dê preferência para amaciantes concentrados e dilua-o em água antes de colocá-lo no compartimento.

Verifiquem também se o sifão do compartimento de amaciante não está entupido com resíduos de amaciante puxando a parte azul onde está escrito "MAX" para cima.

Espero tê-los ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Fernando, estou bem também.

Muito Obrigado por sua resposta e esclarecimento.

é realmente eu não tive sorte, pois eu só tinha usado a maquina duas vezes e logo em seguida fui surpreendido com esse defeito.

Eu tinha percebido mesmo que a tecla Liga/Desliga da maquina funciona diferente e eu gostei dessa configuração.

Fico mais tranquilo em saber que a queima da placa não interfere nos demais componentes da maquina.

Quanto ao estado da lava e seca, o técnico realizou a troca da placa e agora ela esta funcionando normalmente, desde então não constatei mais nenhum problema e estou super satisfeito com a maquina principalmente com a opção de lavagem a vapor na maioria dos programas.

Obrigado mais uma vez.

Abraços.

Vinicius Rocha

Jônia Bumlai disse...

Olá Fernando, para fazer a auto limpeza da máquina, o manual recomenda alvejante. Você sabe se pode ser com cloro, como água sanitária? Ou tem que se alvejante sem cloro?

Anônimo disse...

Olá Fernando!
comprei uma Electrolux Eco Vapor após as informações que colhi no seu blog. Muito obrigada! Estou amando!! Porém gostaria de lavar os pelúcias da minha filha e não imagino como proceder... Os travesseiros também poderiam ser lavados nela? Você teria como me ajudar? Desde já obrigada!!

Anônimo disse...

Olá mesmo essa maquina sendo um lançamento de 2013, até hoje ela ainda
esta bem entre a categoria, ou vc teria outras do mesmo padrao que
seriam melhores. E qual seria melhor essa eletrolux SLE12 ou a LST 12 tb da eletrolux.
me manda um email pf : priscila_parre@hotmail.com

Gustavo Rahal disse...

Olá

Estou interessado na Eletrolux LSE 12 porém quero encaixa-la numa lavanderia e ela ficaria embaixo de um balcão. Como o painel fica na parte de cima (e não frontal), precisaria deixar a máquina um pouco para fora. Pergunta: Qual o tamanho (profundidade) do tampo superior (ou seja, distância até o inicio do painel)?

Obrigado

Anônimo disse...

Olá Fernando seu site é perfeito e vc mais ainda por tirar todas as nossas duvidas. a minha duvida é a seguinte: eu coloco as roupas pra secar e deixo uma hora mais ou menos depois tiro a roupa seca pra acrescentar mais roupas pra continuar secando só que a porta não destrava quando a maquina está quente isso é algum problema? agradeço desde de já!

Glauco disse...

Boa noite Fernando, depois de tanta ajuda sua, me sinto na obrigação de relatar a minha satisfação por ter adquirido a Electrolux LSE 12 a cerca de uns 4 meses, e, como você mesmo diz, ela é FANTÁSTICA... Amigo, com base no seu conhecimento e por toda a ajuda que me deu, quero publicamente agradece-lo pela excelente indicação, que aliás, agora com certo conhecimento de causa passo a recomendar também este modelo de lava e seca, ela atende perfeitamente em todos os quesitos, lava bem, seca bem, é silenciosa, fácil de manusear e tem a coisa que gosto muito, os programas disponíveis fazem exatamente o que se propõe, não como algumas outras marcas que tem que ficar "adivinhando " qual programa usar... Resumindo, só me arrependo de não ter comprado antes, rssss... Grande abraço!

Gislene disse...

Olá Fernando!

Meu nome é Gislene e possuo a máquina de lavar LSE 12. No entanto, toda vez que lavo minhas roupas (mesmo colocando amaciante) elas saem extremamente secas. Isso acontece quando eu só lavo e deixo secar no varal. Quando eu lavo e seco na máquinas as roupas saem macias. Você saberia me dizer o porquê desse tipo de problema?

Obrigada desde já!

Unknown disse...

Fernando, obrigado pelas dicas e sugestões do seu site e pelo Youtube.
Eu iria comparar uma lava e seca baseado nas suas sugestões. Mas não consegui.
As lojas físicas e virtuais estão em falta, ou melhor, os produtos estão fora de linha: Lg Noblige e LG Titan. Sobrou para mim a Samsung 13kg WD136 (que não tem programa de vapor para ajudar na lavagem e também não tem programa específico para roupa branca) e a Electrolux LSE12 que tem muitas reclamações no site reclame aqui quanto a queima de um estator.
E agora? Rs
Me ajude!!!! Por favor!!!
Estou procurando uma lava com abertura frontal de 12, 13kg.
Obrigado. Parabéns!!!

Unknown disse...

Bom dia, Fernando!
Gostaria de saber como uso a secadora, tentei usar mas encolheu as roupas, qual a programação que devo usar.

Priscila disse...

Boa noite Fernando! Adoro seu blog. Sigo já há alguns meses, pois estou pesquisando uma lava e seca de 12kg ou superior. Neste grupo, a LSE12 ainda é uma boa opção? Tem alguma lava e seca mais recente que a supere? Agradeço se puder indicar modelo de 12 kg ou mais, de bom desempenho e baixa manutenibilidade. Obrigada!

Lara disse...

Fernando,

Adoro o seu blog, parabens! Ele influenciou minha escolha pelo modelo que estou interessada, por isso o consulto... Estou em busca de uma Lava e Seca e a Eletrolux LSE12 me parece a melhor escolha, sobretudo pela funcao vapor. Algumas perguntas:
1 - o vapor funciona mesmo eu so tendo entrada de agua quente?
2 - esse ja eh um modelo antigo, continua sendo uma boa opcao?
3 - existe algum outro mnodelo no mercado com a funcao vapor que voce recomende mais que essa Eletrolux?
4 - existe algum modelo com vapor com menos de 12kg?

Super obrigada! (E me desculpe pela falta dos acentos).

Lara disse...

Fernando, corrigindo a pergunta na mensagem anterior, quero saber se o vapor funciona mesmo eu so tendo entrada para agua FRIA!
Mais uma vez obrigda!

Michelly disse...

Oi Fernando,
Preciso de uma sugestão sua de Lava e Seca +-12kg, somos uma família de 3 pessoas, mas minha cama é king size.
Li nos comentários vc falando que ainda não tinha tido oportunidade de testar essa Eco Vapor, fiquei confusa...
Não me importo em pagar mais caro, gostaria mesmo é de adquirir a melhor disponível no mercado (coerente com as minhas necessidades, claro). Qual vc sugere??
Desde já muito obrigada!

Michelly.

Michelly disse...

Fernando me ajuda por favor!!! 👆
To louca sem saber qual comprar...

Toni disse...

Oi Fernando , obrigado pelo blog e ajudar a muitas pessoas. Tenho uma Samsung lava e seca. Qdo acaba o ciclo èla sai bèm úmida , não seca bem , ela seca bem antigamente. Vc tem alguma idéia do que seja

Unknown disse...

Olá Fernando, parabéns pelo seu blog, ajuda muito na decisão de comprar uma maquina nova, pois nós (usuários comuns) não podemos testar todas as maquinas antes de comprar, e na maioria das vezes acabamos comprando gato por lebre.
Então, comprei uma LSE12 a pouco mais de um ano, maquina excelente, faz tudo que promete (lava, seca, tira odor, lava itens pesados, e também lava poucas roupas tranquilamente pelo seu tamanho, economiza energia, sabão e água), realmente uma maquina diferenciada.
Nas ultimas semanas venho percebendo que o dispenser do sabão, no final da lavagem ainda fica com pelo menos a metade do sabão ali, úmido, antes ela não fazia isso, (vale lembrar que a mesma possui um filtro na entrada de água, segurando as impurezas da água por ali mesmo, basta tirar uma ou duas vezes por mês e limpar para que ela não acuse erro de falta de água por causa de entupimento). Fiz também o procedimento de limpeza frontal (aquele que drena a água). Mas o problema persiste, e nos últimos dias as roupas saem aparentemente limpas, mas após algumas horas de uso começam e cheirar como se não fossem bem limpas. Você sabe se há algo que posso fazer para corrigir este problema?
Fico no Aguardo!

Tatiane Conradi. disse...

Bom dia Fernando.

Minha mãe quer comprar uma máquina lava e seca, então, por sorte, encontrei seu blog. Espero que possa me responder.

Ela está com duvidas na diferença entre a Lava e Seca Turbo 12 kg e Eco Vapor 12 kg, ambas Eletrolux. Ela gostaria de saber qual a diferença entre elas, pois até então ela iria comprar a Turbo 12 kg, porém só está achando a Eco Vapor 12 kg para comprar e está com receio por não conhecer.

O que sugere à ela?
E poderia me indicar os melhores sites para realizar a compra?

Muito obrigada, e parabéns pelo post.

Bai Yu disse...

Olá.
Muito bom o seu blog.
Gostaria de saber o tempo de ciclo da máquina só de lavagem e também de lavagem e secagem.
Obrigada.

Unknown disse...

Olá amigo, gostaria de saber a quanto tempo você possui esta máquina e se houve algum problema ou defeito no período, pois ouvi reclamações dizendo que esta máquina dá problema em menos de 30 dias de uso, ou até mesmo menos de 1 semana, tenho interesse nela por conta da confiança na marca Eletrolux, porém acabei ficando em dúvida. Desde já agradeço

Anônimo disse...

Ola Ricci,

Voce poderia me informar se eh melhor comprar uma electrolux ecovapor ou uma lg titan? Alguma outra sugestao?

Unknown disse...

Olá Fernando. Meu nome é Flavio. Preciso de sua ajuda. Tenho uma lava e seca Electrolux modelo WD 1412RT. Ótima máquina, porém noto que quando faço pre lavagem e adiciono sabão líquido no compartimento I e no compartimento II para a lavagem normal, os dois compartimentos mandam o sabão para dentro da maquina imediatamente. Ou seja, depois na lavagem não há sabão pois o mesmo foi colocado na pre lavagem. Percebo que não há na gaveta aquele compartimento que não deixa a gravidade levar o sabão. Como agir???

Home Made Chef De Cordeiro disse...

a Lava & Seca 10,1 Kg Samsung Seine Eco Bubble Branca com 14 Programas de Lavagem é eficiente mesmo para familia de 4 pessoas com lavagens duas vezes por semana? consigo coloca-la para usar sozinha ou tenho que contratar instalação?

Felipe disse...

Olá Fernando.
Preciso da sua ajuda.
Tenho uma lava e seca electrolux 12kg Eco vapor.
E estou com uma dúvida. Ela atrás tem entrada para água quente.
E nao conectei a mangueira, somente na entrada água fria.
Isso tem interferencia em usar a função da temperatura da água?
É o Pq dessa entrada de água quente?
Parabéns pelo seu trabalho, em tirar tantas duvidas.
Grande abraço


«Mais antigas ‹Antigas   401 – 600 de 602   Recentes› Mais recentes»