Para os amantes desse eletrodoméstico que facilita muito a nossa vida. Se você gosta de máquinas de lavar roupas ou está pesquisando sobre o assunto para saber qual lavadora comprar, está no lugar certo.
Qual é a melhor lava e seca? Qual é a melhor lavadora de roupas? Qual lavadora de roupas atenderá minha necessidade? Este blog traz detalhes dos modelos atuais e também traz informações de alguns modelos já fora de linha.

Para famílias até 3 pessoas uma lavadora até 9kg de capacidade é suficiente.
Se pretende lavar edredons com tranquilidade e eficiência, considere a tabela abaixo:

- Edredom / Capacidade da lavadora*
- Solteiro / 8 kg*
- Casal / 11 kg*
- Queen ou King / 14 kg* ou superior*
- Super king: Nenhuma lavadora doméstica.


Está em dúvida sobre qual lavadora, lava e seca ou secadora atenderá melhor suas necessidades? Deixe uma mensagem ou envie e-mail para lavadorasderoupas@msn.com que terei prazer em responder e ajudar.

Siga o blog no Twitter e curta a fan page no Facebook (na barra inferior da tela) e acompanhe os lançamentos, dicas e melhores ofertas de lavadoras de roupas, lava e seca, secadoras, insumos, etc...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lavadora Brastemp Ative! 9Kg (BWL09B)

Minha opinião sobre a lavadora: Recomendada!!!
Excelente lavadora para famílias até 4 pessoas. Lava muito bem qualquer tipo de roupa e não deixa fiapos (desde que separados os tipos de roupas corretamente, pois ela não faz milagres!). Seu agitador de 4 pás é bem menos agressivo que o antigo multifuncional da Brastemp (8 pás).
Painel simples de operar, 3 níveis de água, poucos porém eficientes programas de lavagem, tem opcionais Enxague Extra e Turbo Performance e conta com perfil delicado de agitação (programa Delicado).
Tem melhor performance de lavagem sem o cestinho de roupas íntimas.
Por ter o cesto estreito e fundo, lava somente edredons de solteiro não muito volumosos.




Detalhes do produto
A lavadora Brastemp Ative! 9kg conta com características especiais, como o Cestinho para Roupas Íntimas, que permite que as roupas delicadas sejam lavadas junto às comuns. Prático, com um visual moderno e diferenciado, o cesto pode ser removido e utilizado também para armazenar as roupas onde a consumidora desejar.

Também conta com a Ação Mistura Total, que mistura o sabão com a água antes de entrar em contato com as roupas, prevenindo assim as indesejáveis manchas de sabão. Um grande beneficio às consumidoras, que declaram que resíduos de sabão nas roupas, são um dos maiores problemas enfrentados hoje durante o processo de lavagem.

A BWL09B também conta com Botão Girou, Lavou, em que basta escolher um dos seus cinco programas com o uso do botão, que a máquina pré-programa toda a lavagem.

Características

- Programas de lavagem para cada tipo de sujeira ou tecido: Tira manchas, Pesado, Dia a dia, Delicado e Extra Rápido.
- Seletor com indicador luminoso: com um simples giro, você escolhe o programa ideal para a lavagem de suas roupas. As luzes ao redor do seletor indicam o programa selecionado. Você pode girá-lo para os dois sentidos, o que facilita ainda mais a seleção.
- Filtro: o filtro da lavadora Brastemp é embutido no agitador, por isso ele fica imerso em água para aumentar a performance da filtragem, eliminando os fiapos indesejáveis das roupas
- Cesto inox: sem pontos de solda, o cesto interno da lavadora é produzido em inox, por isso não enferruja. É durável, higiênico e fácil de limpar.
- Tampa de vidro arredondada: com exclusivo e inovador design, seu formato facilita o abastecimento do cesto e permite maior visibilidade durante o processo de lavagem.
- Multidispenser: o Multidispenser possui uma gaveta com 2 recipientes que armazenam o sabão em pó e o amaciante mais um recipiente separado para alvejante. Os produtos são dispensados automaticamente durante as etapas da lavagem.

- Ação Mistura Total: a água entra na Lavadora, passa pelo Multidispenser levando o sabão ou amaciante, cai no coletor de água e desce entre o cesto e o tanque, auxiliando na dissolução do sabão em pó ou amaciante antes de entrar em contato com as suas roupas.
- Alças laterais: alças plásticas instaladas nas laterais da lavadora facilitam a movimentação.
- Pés multi-função: os pés antiderrapantes garantem mais firmeza para a lavadora. Além disso, você pode regulá-los para garantir o melhor nivelamento da sua máquina, evitando trepidações durante a lavagem.

- Cestinho para Roupas Íntimas: acessório especialmente desenvolvido para permitir que as suas roupas íntimas sejam lavadas junto as demais, sem perder a qualidade das peças.

- Turbo Performance: proporciona maior movimentação das roupas durante a lavagem. Utilize quando tiver roupas com sujeiras mais difíceis de serem removidas e quando estiver usando o Cestinho para Roupas Íntimas para promover uma maior movimentação das roupas.
- Enxágue Extra: você escolhe se quer enxaguar uma ou duas vezes suas roupas. Selecione esta função sempre que desejar dois enxágues.

Quantidade máxima de roupa a ser utilizada em cada programa:
Programas tira manchas, pesado, dia-a-dia e extra-rápido**:
- Nível baixo: até 1,5 kg de roupa seca
- Nível médio: até 3,5 kg de roupa seca
- Nível alto: até 9,0 kg de roupa seca*

Programa delicado**:
- Nível baixo: até 0,7 kg de roupa seca
- Nível médio: até 1,5 kg de roupa seca
- Nível alto: até 3,5 kg de roupa seca

Tempo aproximado dos programas sem enxágue extra e sem considerar tempo de enchimento e drenagem da lavadora (Programa - Tempo):
- Tira manchas – 1h53min
- Pesado - 1h26min
- Dia a dia - 1h
- Delicado - 1h
- Extra Rápido - 26min

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Controles: Eletromecânicos
Velocidade de centrifugação (rpm): 750
Acabamento do cesto: Aço inox
Consumo de água: 115 L
Classificação de eficiência energética: A
Cor: Branco
Consumo (kWh): 0,267 (110V) e 0,255 (220V)
Tensão/Voltagem: 110V, 220V
Garantia: 12 meses

*A capacidade nominal (9 kg) é declarada com base em uma carga de roupas específica para testes. Esta carga é composta por diferentes artigos, cujas características são especificadas pela Portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, nº 185. Para um bom desempenho da sua Lavadora, o volume das roupas também deve ser considerado, pois existem certos tipos de artigos que, apesar de leves, são volumosos e podem ficar abaixo da capacidade nominal declarada (por exemplo: tecidos sintéticos de modo geral e artigos com enchimento de espuma).
** Capacidade da Lavadora sem a utilização do Cestinho para Roupas Íntimas.

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Fonte: www.brastemp.com.br

906 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 906   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Fernando, parabéns pelo site, muito bom mesmo e agradeço a resposta. E, mais uma coisa, agora estou em dúvida entre a BWL09B e CWL10B, me rendi a não brastemp apenas, o que me sugere? elas estão com o preço bem próximo! Obrigada mais uma vez! Tami

Fernando Ricci disse...

Oi Tami!

A CWL10B é uma das melhores lavadoras 10kg da categoria e tem a mesma qualidade da Brastemp porque as duas são fabricadas pela Whirlpool. A vantagem dela é ter o cesto um pouco mais largo o que facilita a lavagem de peças volumosas.

Qualquer uma das duas que você adquirir será um presentão!

Anônimo disse...

Ei Fernando, obrigada pela resposta. Seu site esta de parabéns, nos ajuda muito! Mas agora me surgiu uma dúvida entre a Brastemp ative 9kg e a Consul Facilite 10 Kg (não tinha visto ela ainda e me agradou bastante, parace simples de manusear, tem o modo delicado - diferente da anterior dela e é maior que a Brastemp). O que acha?

Obrigada Tami!

Rodrigo disse...

Olá Fernando, estou aqui novamente para tirar outra dúvida entre as máquinas Brastemp BWL e BWT de 9kg. Vi as duas em uma loja e percebi que a BWT não possui filtro de fiapos (pelo menos parecia não ter) e a BWL possui. Fui fazer uma pesquisa na net e confirmei isso, sendo que em um site, dizia que a BWT eliminava fiapos através do enxague e a BWL através de filtro. Isso confere? e funciona esse esquema de eliminar fiapos através do enxágue? fiquei na dúvida também pq tinha uma lavadora Brastemp ative 11kg custando menos que a BWT 9kg. Vai entender né.

Obrigado.

Anônimo disse...

Olá Fernando tudo bem? Achei seu blog fantastico!!

Estou precisando comprar outra maquina de lavar roupas pois minha consul cwc22b estragou, pois estava sujando as roupa com óleo, deixando as inteirinhas marrom. e o concerto saiu muito caro então estou querendo trocá-la. Qual das lavadoras você acha que seria a melhor opção?
Lavadora brastemp ative 11kg bwl11a, Brastemp ative 9kg bwl09b, consul facilite 10kg ou consul facilite 11kg?

Brigada, me chamo Fernanda.

Charles Silva disse...

Amigo, me tira uma dúvida, antigamente eu creio que antes da maquina começar o enxague ela centrifugava e colocava a água para o enxague, notei agora que a minha lavadora somente tira a água e coloca uma nova água e começa o enxague. Me tira uma dúvida, ela realmente centrifuga antes de começar o enxague ou eu estou ficando doido. Grato

Fernando Ricci disse...

Olá Tami, tudo bem?

As novas lavadoras Facilite da Consul são muito eficientes e estão bem completas, além de serem muito fáceis de operar.

Entre as duas na minha opinião é a Consul Facilite 10kg.

Fernando Ricci disse...

Olá Rodrigo!

A BWT não tem filtro mesmo. Esse papo que ela elimina os fiapos através de enxague é mentira. Ela não faz nada de diferente no enxague para eliminar fiapos. Porém o agitador dela é o dual action e este desgasta menos as roupas logo retira menos fibras dos tecidos. Eu tenho uma Brastemp que tem o mesmo agitador da BWT e não tem filtro, porém nunca tive problemas com fiapos. Basta separar os tipos de roupa corretamente pois nenhuma lavadora faz milagre.

A Ative 11kg custa menos que a BWT09B porque essa última tem programação mais completa e lava com água quente, além de ter o espaço interno praticamente igual ao da 11kg.

Fernando Ricci disse...

Olá Fernanda, tudo bem?

Fico feiz que tenha gostado do meu blog!

Entre as lavadoras que você citou, a única que eu não recomendo é a Ative! 11kg (BWL11A). Os outros 3 modelos são excelentes.
A linha Facilite é muito eficiente e estes novos modelos estão bem completos.

Fernanda, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog.

Fernando Ricci disse...

Boa tarde Charles Silva, tudo bem?

Você não está ficando doido não! rsrsrs...
A sua lavadora faz realmente uma pequena centrifugação antes do enxague para tirar o excesso de água com sabão das roupas.
Se ela estiver fazendo a última centrifugação normalmente, possívelmente ela está com problema na placa eletrônica.

Um abraço!

Rodrigo disse...

Fernando, obrigado mesmo pelas explicações, vão ser muito úteis na hora de fazer minha escolha. Na verdade quero mesmo a BWT, mas vi uma ative 11kg na promoção por R$800,00, é uma diferença bem grande em relação a BWT, pq achar a BWT por menos de R$ 1.200 é difícil. Mas fora isso, todas as minhas dúvidas foram sanadas. Obrigado e parabéns pelo blog.

Abraço

Michele disse...

Simplesmente ADOREI o teu blog, preciso comprar uma máquina com urgencia, pensei então na LTB 12 ou BWT 09, já que aqui em casa são 3 adultos e dois bebes. Poderia me ajudar a achar um site com melhor valor?

Fernando Ricci disse...

Olá Michele, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Hoje a BWT09B está por R$1.199,00 no site ponto frio e a LB12Q por R$1.299,00 no site fast shop.

Qualquer coisa me mande e-mail que te envio os links.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

adriana disse...

olá fernando! parabéns e obrigada pelo excelente blog. já mandei um email com a mesma questão. é sobre se vale a pena consertar uma brastemp simples toque q vaza muita agua por baixo, quase toda a agua do tambor no nivel alto, no tempo de um molho curto. se fosse comprar, optaria pela ative 9kg q vc indica sempre. abraço, adriana

Fernando Ricci disse...

Olá Adriana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

A Simples Toque, como o próprio nome já diz, é uma lavadora simples porém excelente. Você já fez orçamento com algum técnico para ver quanto ficará o conserto da lavadora? De repente é uma mangueira furada aí com certeza vale muito a pena consertá-la. Se o orçamento ficar caro demais, aí então vale a pena comprar a Ative! 9kg.

Adriana, fico no aguardo.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Roseli disse...

Tenho uma Brastemp Linea Verona automatica que me atende bem, mas está apresentando muito barulho.
Penso troca-la em breve. Pesquisando os modelos da Brastemp fiquei na duvida, entre a BWT09B e BWL09B. Além da agua quente, o primeiro modelo tem potencia maior(1500W). Qual a vantagem em relação a outra?
Somos em 2 pessoas mas tenho interesse em lavar colchas de casal. Compensa pagar a diferença de preço pela BWT?
Outra duvida nessa maquina:ela não tem reservatorio para colocar sabão?

Fernando Ricci disse...

Olá Roseli, tudo bem?

A BWT09B é mais cara não somente pela água quente, mas também por ela ser a melhor lavadora 9kg da categoria, por ter o cesto maior (quase do tamanho de uma 11kg), por ter programação mais completa e por ter agitador dual action (espiral na parte superior e 4 pás na parte inferior). Esse é ótimo para lavar qualquer tipo e quantidade de roupas e também para movimentar peças volumosas como edredons e cobertores.

Ela vive aparecendo em promoção nos sites por R$1.199,00, não tão mais cara que a BWL09B.

Sobre o dispenser para sabão e amaciante, os dois modelos tem.

Roseli, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Ana Paula disse...

Oi tudo bem?
Estou querendo comprar uma máquina que lave edredom de casal. Qual você me sugeri?
Desde já agradeço

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Paula, estou bem e você?

Para lavar edredons de casal com tranquilidade eu recomendo a Electrolux Blue Touch 12kg (LBT12 ou LB12Q - água quente) ou a Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B).

Anônimo disse...

olá Fernando comprei a lavadora Brastemp 11kg mas não consigo enchê-la de água,enrosquei a manueira na torneira mas a água não enche a lavadora,há alguma instalação de água própria para lavadora de roupas?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

A lavadora não necessita de nenhum tipo de instalação especial para encher de água não. Basta rosquear a mangueira em uma torneira e deixar a torneira aberta.

Quando você escolhe o programa de lavagem, o nível de água, as funções opcionais caso deseje (turbo performance, enxague econômico e enxague amaciante) e aperta o inicia/desliga, o que acontece? Alguma luz no painel fica piscando?

Fico no aguardo.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog.

Andrea disse...

Ola Fernando, estou com uma dúvida..essa lavadora brastemp, lava em agua quente tbm, tem q fazer alguma ligação pra funcionar a agua quente?

Fernando Ricci disse...

Olá Andrea, tudo bem?

A lavadora Brastemp Ative! 9kg (BWL09B) não lava com água quente.

O modelo que lava com água quente é a Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B) e não necessita de nenhuma instalação especial, pois aquece a água automaticamente.

Andrea, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

pauline lima disse...

oi fernando,por gentileza me oriente...ontem às 13 h sábado,acabei de adquirir minha ative 11 kg brastemp.oa loja entregou às 17 h e eu estava muito feliz... pois TODAS as máquinas que tiva nesse 21 anos de casasa foram BRASTEMP.Porém,qdo liguei a bendida apenas ela não centrifuga:as roupas engancham na base do agitador ,faz um barulho alto e estranho,as peças viram uma só bola e saem encharcadas de água!!!!acredite!Hj é domingo a loja só abre amanhã e eu estou desesperada...afinal além da decepção,não posso jogar fora 1400 reais,quero saber se legalmente posso escolher a de 9 kg,já que não faz nem48 horas mesmo que seja mais barata não me importo...só não quero essa máquina nem mesmo esse modelo...me ajude!obrigada!

pauline lima disse...

decepção com ative 11 kg em menos de 2H após a compra!

pauline lima disse...

decepção em menos de 2h de compra...comprei a brastemp ative 11kg ontem no final do expediente .a máquina chegou com defeito de fábrica:não centrifuga as roupas engancham na base do agitador,quase rasgam pra tirar e saem encharcadas...posso trocar pela de 9 kg já que o tempo de aquisisão é recentíssimo menos de 48 h?pois não quero mais esse modelo e muito menos consertá-la!

Fernando Ricci disse...

Olá Pauline, tudo bem?

O prazo para reclamação/solicitação de troca de produto com defeito comprado em loja fisica varia muito de loja pra loja. Os mais comuns são 24hs e 48hs. Mesmo que o prazo seja 24hs, se você recebeu a lavadora ontem as 17hs e a loja que você comprou não abriu hoje (domingo), acredito que você não terá problema algum para solicitar a troca na segunda-feira.
A loja não é obrigada a trocar de modelo, mas geralmente eles trocam sem problema algum. Quando o modelo é mais caro, as vezes temos que pagar a diferença. Quando o modelo é mais barato, não sei se eles devolvem a diferença. Essas coisas dependem muito da loja e do gerente.

Pauline, espero tê-la ajudado e por gentileza volte pra me contar a solução do caso.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

carmen disse...

comprei hoje uma maquina Mag.Luiza brastemp bwl09B agora eu lendo seu blog vi que active meu jeito 9k BWTO9B eh melhor porque lava edredom de casal. sera que era melhor eu ir la amanha trocar por esta . gostaria que a maquina fosse bem simples de manusear e que nao fosse tao demorada.
minha filha eh farmaceutica e os aventais brancos e a minha maquina eh a clean da brastemp mais antiga, e nao tira a sujeira.
gostaria de saber qual limpa mais a roupa , qual eh mais simples de manusear, e qual eh mais rapida.

Anônimo disse...

Olá Fernando,

Entre Eletrolux LTB12, Consul Facuilite CWG11 e a fontal Sansung WF8854, qual vc prefere? Essa frontal também lava edredon casa? Parabêns pelo seu blog!!!!

Roberto

Fernando Ricci disse...

Olá Carmen, tudo bem?

Tanto a BWL09B como a BWT09B são muito eficientes e limpam muito bem as roupas. O que difere uma da outra é que, embora as duas tenham 9kg de capacidade, a BWT09B tem o cesto mais largo e agitador dual action (espiral na parte superior e 4 pás na parte inferior) e por este motivo ela lava edredons de casal com eficiência.

Quanto a simplicidade de operar, a BWL09B é mais simples porque tem menos funções e sobre a lavadora ser rápida depende do programa de lavagem que você selecionar. Os dois modelos tem programas longos e programas curtos.

Carmen, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Roberto, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Entre os três modelos que você citou, eu prefiro sem dúvidas a Samsung WF8854 por ela ser frontal que é muito eficiente, silenciosa, econômica e desgasta bem menos os tecidos e por eu ter uma e adorar essa lavadora. Ela lava edredons de casal. O problema é encontrar ela à venda.

Tanto a Electrolux LBT12 e a Consul CWG11 são muito eficientes e eu gosto das duas. Mas se for pra escolher apenas entre uma delas eu fico com a Electrolux LBT12.

Roberto, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Salomão disse...

Muito bom seu blog,

Preciso de uma indicação entre 9, 10 ou 11kg, qualquer uma me satisfaz, só eu e minha mulher. Não estou indo pelo lado R$R$R$, vou mais pela eficiência. Gosto de electrolux, brastemp e consul, dá um helpe ai amigo...
Põe pelo menos 2 pra eu fazer comparações também.

Parabéns mais uma vez! Tem ajudado muita gente!

Salomão disse...

Filtrando suas respostas vi que você fala muito destas 3. CWL10B - BWT09B - LBT12 E LB12Q.
Você poderia numerar por qualidade? Tem alguma 8Kg que você indica?

Fernando Ricci disse...

Olá Salomão, tudo bem?

Lavadora 8kg que eu indico é a Brastemp Clean 8kg (BWB08A). Ela é a única lavadora 8kg do mercado que é eficiente.

Olha, entre os modelos que você pediu para numerar por qualidade pra mim está muito difícil fazer essa classificação pois todas são excelentes e são os modelos que eu sempre recomendo. Mas vamos lá:

1º) LBT12 e LB12Q
2º) BWT09B
3º) CWL10B (o modelo que está à venda no lugar dela agora é a Facilite 10kg CWC10 e este eu também recomendo)

Salomão, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Salomão disse...

Valeu amigo! Então posso pesquisar a mais barata destas? Qualquer uma ira ser eficiente? A de 8kg consigo lavar edredom? Vi a CWL10B por R$980,00, ta bom o R$?

Fernando Ricci disse...

Olá Salomão.

Sim, todas elas são eficientes. Pode escolher qualquer uma.

A Clean 8kg lava somente edredons de solteiro.

O preço da CWL10B está bom.

pauline lima disse...

olá Fernando,quero te contar minha odisséia:primeiro a loja ELETROSHOPPING não efetuou a troca do produto que chegou com defeito de fábrica.Acreditem,não trocou,mandou pra autorizada!!!!!!!!!!não é um descaso com o cliente?Dec
orem o nome da loja ELETROSHOPPING QUE JÁ OUVI OUTROS DEPOIMENTOS DE CLIENTES INSATISFEITOS...A BRASTEMP já detectou o problema e irá solucionar em 5 dias úteis,promete.Foi o freio do agitador.Nesse stress,mandei consertar a minha máquina antiga que tem uns 10 anos.a super capacidade,gastei 550 reais,ficou ótima.agoga que eu faço estou com 2 máquinas e minha amiga quer comprar uma das 2.vendo a antiga ,que eu gosto muito do seu desempenho ou a ative 11kg?

Fernando Ricci disse...

Olá Pauline, tudo bem?

Sacanagem a loja não ter trocado a lavadora, heim! Ela chegou com defeito.

Aguarde a Brastemp fazer o reparo e use a lavadora algumas vezes para decidir se ficará com a lavadora nova ou a antiga. Quando eu comprei a Electrolux LTR15 depois de 2 meses de uso ela começou a fazer um barulho horrível na centrifugação aí chamei a autorizada e eles trocaram a transmissão e ela ficou ótima. Agora ela tá com 2 anos e meio e não deu mais defeito.

Fico no aguardo do desenrolar do caso.

Um abraço!

Fito disse...

Fernando, sabe me informar a forma exata de usar o sabão liquido nesta maquina? Já que no recipiente de sabão o manual informa que é apenas para o pó.

Anônimo disse...

Fernando, Gostaria de saber a diferença de espaço interno entre as lavadora brastemp bwl09b e a brastemp 11kg bwl11a. Tenho uma de 11kg antiga, mas como estou insatisfeito estou querendo trocar por outra lavadora sem agua quente, que seja semelhante.

Ps: Gostei mto do seu blog!!!

Obrigado!

Fernando Ricci disse...

Olá Fito, tudo bem?

A maioria dos dispensers das lavadoras brasileiras ainda não estão preparados para a utilização de sabão líquido, então você pode utilizá-lo de 2 formas:

1) Jogar o sabão líquido dentro da lavadora em cima das roupas, pois eles não mancham as roupas;
2) Esperar a lavadora encher de água e assim que ela iniciar a agitação abra a lavadora e jogue o sabão.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Qual é a lavadora 11kg que você tem e não está satisfeito? É a Electrolux Turbo Flex LQ11?

Entre a BWL11A e a BWL09B existe uma boa diferença de espaço interno, pois o cesto da BWL09B é bem mais estreito.

Eu particularmente recomendaria a Consul Facilite 11kg (CWG11 ou CWK11). Essas sim são eficientes.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Salomão disse...

Oi Fernando encontrei a electrolux LTE12 de R$ 999,00, essa é boa?
Valeu mais uma vez!

Fernando Ricci disse...

Salomão, a LTE12 é um dos modelos mais ineficientes de 12kg que a Electrolux tem. Eu não a recomendo.

Isadora disse...

Ola, adquiri esta lavadora faz umas tres semanas e fiz a instalao toda conforme o manual e usamos os produtos em quantidades tb conforme solicitado.
Como constumo lavar roupas de bebe desde a primeira lavada tenho notado que as roupas saem da maquina do mesmo modo que entraram. Com pequenas manchas de que geralmente sao de restos de comida ou sujeira do chao. Enfim, nao sao sujeiras "pesadas" para ela nao conseguir remove-la. Ja tenteis usar todas as programaçoes para ver se ela resolve mas o problema perciste. Vc pode me dar alguma soluçao? Obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Isadora, tudo bem?

Estranho isso estar acontecendo porque essa lavadora limpa bem as roupas.

O tipo de sujeira que você citou (restos de comida e sujeira de chão) são sujeiras pesadas, pois elas penetram nos tecidos e são difíceis de serem retiradas. O programa mais indicado para esse tipo de sujeira é o Tira Manchas.

Qual sabão você está usando? Você retirou o cesto de roupas delicadas do agitador?

Por favor, responda essas perguntas para que eu possa te ajudar.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Ana Paula disse...

Oi Fernando, acabei de descobrir seu blog e queria tirar uma dúvida. Estou comprando a lavadora da brastemp 11 kg ative, queria saber se ela é boa, pois alguns comentários dela me desanimaram. Queria saber tbm se tem algum modelo neste tamanho com água quente. Vi que vc é fã incondicional da ative 9kg, vc acha que tem muita diferença entre essa e a de 11 kg.
Agradeço a atenção.
Ana Paula

Fernando Ricci disse...

Oi Ana Paula, tudo bem?

Eu particularmente não recomendo a Brastemp Ative! 11kg. Acho a agitação dela lenta demais para uma lavadora 11kg e devido a um erro de projeto muitas delas na hora da centrifugação começam a se bater e saem pulando pela lavanderia. Ela é a lavadora top load recorde de reclamações da Brastemp.

Eu realmente sou fã das 9kg da Brastemp (Ative! 9kg BWL09B e Ative! Meu Jeito 9kg BWT09B).

Entre a Ative! 11kg e a Ative! 9kg (BWL09B) existe uma boa diferença de espaço interno pois a BWL09B é uma lavadora bem compacta.

Já entre a Ative! 11kg e a Ative! Meu Jeito (BWT09B) a diferença de espaço interno é bem pequena, pois o cesto dela é quase do tamanho do cesto das 11kg e ela tem água quente, então acho que essa seria a mais indicada para você.

Ana Paula, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Dedê disse...

Olá Fernando, tudo bom ?
Vou comprar uma BWL09B e seu blog me esclareceu várias dúvidas, obrigada!
Mas ainda estou com outras dúvida:
No manual da BWL09B fala que não pode usar sabão liquido onde vai o sabão em pó. Então não posso usar sabão liquido nela?
E a pressão da água na minha casa é um pouco forte, isso interfere em algo?
Obrigada

Ana Paula disse...

Nossa Fernando, mto obrigada pelo seu retorno e sua atenção. Já me tirou a dúvida e estou pronta para adquirir a brastemp 9 kg....obrigada mais uma vez.
Ana Paula

Fernando Ricci disse...

Olá Dedê, tudo bem?

Que legal que meu blog esclareceu algumas dúvidas sobre a Ative! 9kg!

O dispenser da maioria das lavadoras que estão à venda aqui no Brasil ainda não estão preparados para a utilização de sabão líquido porque eles são vazados no fundo na parte inferior então se você colocar sabão líquido nele o sabão escorrerá imediatamente para dentro da lavadora. Como a BWL09B tem o Ação Mistura Total isso não é problema, pois o sabão vai escorrer para o local correto (vai cair na bandeja e escorrer atrás do cesto). Mas você também pode utilizá-lo de outras 2 formas:

1) Jogar o sabão líquido dentro da lavadora em cima das roupas, pois eles não mancham as roupas;
2) Esperar a lavadora encher de água e assim que ela iniciar a agitação abra a lavadora e jogue o sabão.

Sobre a pressão dá água só pode dar algum tipo de problema se ela for forte demais. Mas é ideal que ela tenha uma boa pressão senão a lavadora vai demorar muito para encher de água principalmente nos níveis médio e alto.

Dedê, espero ter ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Ana Paula!

Fico feliz em ter esclarecido suas dúvidas. Por gentileza, volte posteriormente para me contar qual 9kg vc comprou e dar sua opinião sobre a lavadora.

Um abraço!

Dedê disse...

Oie Fernando
Então eu posso usar tranquilamente o sabão liquido no dispenser da lavadora (a Ative! 9kg! BWL09B ) que ele não vai causar danos nela e nem nas minhas roupas?
E o sabão liquido é liberado aos poucos nas roupas? Como ocorre com o sabão em pó?
Mas depois não vai ficar resíduos de sabão no dispenser?
Obrigada ^^

Fernando Ricci disse...

Oi Dedê, pode usar o sabão líquido tranquilamente que não causará danos na lavadora nem nas roupas, mesmo porque atualmente é muito mais indicado usar sabão líquido porque dissolve completamente e não deixa resíduos nas roupas nem na lavadora, porém ele não será liberado aos poucos como o sabão em pó.

O que vai acontecer: Na hora que você colocar o sabão líquido no dispenser ele vai escorrer imediatamente para a bandeja Ação Mistura Total (que este modelo tem) e logo em seguida vai escorrer na parte de trás do cesto. Assim que a lavadora começar a encher de água esse sabão vai se dissolver. Ou seja, o sabão líquido entrará na lavadora da mesma forma que entraria o sabão em pó, a diferença é que o pó só começa a cair quando a lavadora começa a encher de água e o líquido vai escorrer antes mesmo da lavadora começar a encher.

Salomão disse...

Cara, esse seu blog é um dos mais úteis e de ajuda ao próximo que já vi! Parabéns de verdade!

Comprei a CWC10 fiz uma boa escolha? Rsrs! Notei nela que o dispenser do alvejante não tem medida como amaciante, tem só um buraquinho na lateral. Como é isso? Ela está de R$ 1090,00 na Ricardo Eletro, notei também que ela tem um designer bacana, mais bonita que a maré.

Muitisssssimo obrigado por tamanha atenção.

Fernando Ricci disse...

Oi Salomão!

Muito obrigado pelas palavras!!!

Você fez uma excelente escolha, a CWC10 é ótima. Acredito que ficará satisfeito com a lavadora. O design dela é bem mais bonito que o da Maré e ela também é mais completa.

Sobre o dispenser de alvejante, ele não tem medida mesmo. Você coloca a quantidade que desejar. Ele serve para o alvejante não cair diretamente em cima das roupas. Quando você colocar alvejante no dispenser ele cairá atrás do cesto e se misturará com a água antes de entrar em contato com as roupas.

Salomão, depois que usar sua Facilite não esqueça de voltar pra me contar o que está achando da lavadora.

Forte abraço!

Anônimo disse...

Oi, eu tenho uma electrolux lf11 que acabo de mandar pra praia. Com rei uma brastempmde 11kg que vai chegar amanha.

Grato

Isadora disse...

Olá,
Ja usei na função Tira manchas e não usei o cestinho, fiz o possível e o impossível. Uso sabão e amaciante Minuano na dose conforme indicado a cada quantidade de roupa. Já tentei dissolver o sabão e o amaciante, para deixa-los mais liquidos, e nada. Inclusive minhas roupas pretas não posso usar os produtos de limpeza pois senão minha roupa sai toda manchada com restos de sabão/amaciante.
Grata
Isadora

Fernando Ricci disse...

Isadora, culpa não é da lavadora mas sim do sabão e amaciante que você está usando. Eu já testei o sabão e amaciante Minuano e detestei. O sabão, além de não limpar as roupas ainda não dissolve completamente. Quando a lavadora solta a água ela solta uma areia junto que são os resíduos do sabão e isso acaba com a lavadora. O amaciante também é ruim. É grosso demais e deixa resíduos nas roupas.

A lavadora sozinha não faz milagres. Para se obter resultados satisfatórios é necessário usar sabão e amaciante de boa qualidade.

Selecione o programa Tira Manchas e use Omo Líquido ou Ariel Líquido e amaciante Comfort Concentrado ou Downy e depois volte para me contar os resultados.

Ana disse...

Olá Fernando, adorei o seu blog, parabéns. Eu queria tirar algumas dúvidas pq sou mto indecisa e não sei o que fazer. Preciso urgente de uma lavadora e cada dia fico mais confusa. Li muitos dos seu comentários e queria que vc me desse uma opinião entre essas 3 opções, mesmo sendo de capacidades diferentes. Se não estou enganada dos seus comentários foram as mais recomendadas, certo?
- Lavadora Electrolux 12 kg LBT12
- Consul Facilite 10 kg CWC10
- Brastemp (Ative! 9kg Meu Jeito BWT09B).
Obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá Ana, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Realmente esses três modelos estão dentro dos modelos que eu mais recomendo aqui no blog. Para mim é muito difícil escolher uma pois as três são excelentes e muito eficientes. Para facilitar sua escolha farei uma classificação considerando, além da eficiência, funções adicionais, variedade de programas de lavagem e facilidade no manuseio:

1º) Lavadora Electrolux Blue Touch 12kg (LBT12)
2º) Consul Facilite 10kg (CWC10)
3º) Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B)

Ana, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

adriana disse...

olá fernando!
comprei a ative 9kg e estou satisfeita com o 'serviço'. apesar de ter ficado um pouco saudosa da minha 'simples toque', nada se compara ao silencio da atual.
adorei: o misturador -dispenser de sabão, o filtro de fiapos, a lavagem em si.
não gostei muito: não tem pre lavagem (adoro gastar agua...hehe), o menu é meio besta, pq sempre seleciona o molho curto e eu gosto do longo quase sempre, tenho q 'enganar o default'
não gostei muito: o cestinho de roupa delicada se mostrou inutil, pois prefiro lavar esse tipo de roupa no ciclo delicado. e agora ficou aquele trambolho na area.
resumo: to feliz com a maquina!!
lavando muito!!
inté!!

Ana disse...

Fernando, muito obrigada pelo seu comentário. Vou fazer a compra neste fds e assim que eu receber a máquina e testá-la voltarei no seu blog para postar meus comentários.
Mais uma vez obrigada.
Ana

Sibelle Dias disse...

Olá Fernando. Tudo bem? Acabei de comprar uma Lavadora Brastemp Ative! e por tudo o que pesquisei, é a melhor da categoria. Engraçado que escutei um comentário de uma amiga que aconselhou que não comprasse nenhuma máquina que tivesse painel eletrônico, vez que o conserto equivale a metade do valor da máquina. O que respondi é justamente o conselho jurídico que vou deixar para todos que acessam seu blog (já que sou advogada). Existem dois tipos de garantia: a contratual (que geralmente é de um ano) e a legal, prevista no código de defesa do consumidor, que corresponde a 90 dias do aparecimento do vício, ou seja, do defeito. Essa garantia é assegurada ao tempo médio de vida útil do produto. Explicando: Uma máquina de lavar é produzida com previsão de vida útil de 10 anos. Assim, após transcorrido o período de garantia contratual, cedida pelas fábricas, que geralmente é de um ano, a partir do aparecimento do defeito, o consumidor terá 90 dias para reclamar na justiça o direito de conserto, troca ou devolução do valor pago pelo produto. É gente, fácil assim! Também deve ser levado em consideração o entendimento majoritário de cada comarca. Mas, no geral, vigora o direito a devolução do valor pago pela Lavadora, corrigido monetariamente. Aconselho procurar o juizado especial cível da sua cidade, munido da nota fiscal do produto, uns dois orçamentos realizados por técnicos para o conserto do produto especificando qual o defeito, valor e data de aparecimento do vício, cópia de documentos pessoas e comprovante de residência. Fácil não é? Dependendo da cidade a primeira audiência é marcada logo. Mas é preciso ter bom senso. Se a máquina der defeito com no máximo 3 anos de uso, é quase certeza ganhar na via judicial. Depois disso, os julgadores podem entender por defeito normal de uso ou até mal uso do consumidor. Assim, melhor ter cuidado e usar direitinho, e, acaso não tenham sorte, contem com a justiça que sempre é tendenciosa a parte hipossuficiente da relação, qual seja, o consumidor. Espero ter ajudado. Grande abraço e boa sorte com a lavadora nova =D

Fernando Ricci disse...

Olá Adriana, tudo bem?

Adorei saber que você está feliz com a Ative! 9kg!

Ah sim, a Simples Toque realmente tem programação bem mais completa que a Ative! 9kg.

Sobre o molho, se não me engano só o Tira Manchas e o Pesadas que seleciona molho longo. Eu tb engano o default, ou desligo a lavadora ou repito o molho curto.

O cestinho de roupas delicadas eu também acho inútil e nunca usaria. É bem melhor mesmo lavar essas roupas no Delicado!

Adriana, muito obrigado por ter voltado pra dar a sua opinião sobre a lavadora e qualquer coisa continuo à disposição.

Um abraço!

Fernando Ricci disse...

Oi Ana, tudo bem?

Ficarei no aguardo de você voltar pra me contar sobre a lavadora!

Um abraço!

Fernando Ricci disse...

Olá Sibelle, estou bem e você?

Sibelle, muito obrigado mesmo por essa orientação sobre como nós consumidores podemos agir legalmente em caso de defeito numa lavadora nova! Pode ter certerza que será de muita utilidade para várias pessoas, inclusive para mim caso eu venha a ter problema com alguma das minhas lavadoras.

Um grande abraço e fique à vontade para voltar sempre que quiser.

Anônimo disse...

Bom dia Fernando,
por favor me tire uma duvida cruel...Preciso de uma lavadora que lave edredons de casal, tire sujeira pesada pois meu marido se suja muito no trabalho e meu filho de 3 anos também chega da escola com as roupas que é uma beleza. queria uma lavadora de 11 Kg mas devido aos comentarios da brastemp ative 11 kg fiquei com medo. a ative de 9 kg lava bem edredons? por favor me ajude?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Para você que precisa de uma lavadora que lave edredons de casal e tire sujeira pesada eu recomendo:

- Consul Facilite 11kg (CWG11 ou CWK11);
- Electrolux Blue Touch 12kg (LBT12 ou LB12Q);
- Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B) (a única 9kg que lava edredons de casal com eficiência porque tem o cesto maior que as demais 9kg).

Todos esses modelos que citei são excelentes e muito eficientes, estão apresentando poucos problemas e atenderá suas necessidades.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Sibelle Dias disse...

Ao dispor sempre que for necessário.

Segue e-mail para contato: sibelle_dias@hotmail.com

Juliane disse...

Olá Fernando.
Estou pesquisando para comprar uma maquina de lavar, mais ainda estou em duvida da ative 9kg ou a ative 9Kg meu jeito. Na minha casa mora 5 pessoas. Mas tb quiria uma maquina que lavesse lençol e edredon.
qual vc me indica.
desde já grata!

kennia disse...

ola to aqui louca para escolher um maquina sao 3 pessoas na minha casa dois adulto e uma criança de nove anos qual maquina vc me indica os meus lencois sao quenn size

kennia disse...

Ola gostaria de ajuda para escolher uma maquina qual vc me indica. na minha casa sao dois aulto e uma ciança de nove anos, os meus lencois sao quenn size

Fernando Ricci disse...

Olá Juliane, tudo bem?

Para atender a sua necessidade, entre os dois modelos citados eu recomendo a Ative! Meu Jeito 9kg. Embora ela também tenha 9kg de capacidade, o cesto dela é quase do tamanho de uma 11kg e ela lava edredons com tranquilidade e como na sua casa são 5 pessoas o tamanho dela é ideal.

Juliane, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Kennia, tudo bem?

Para para roupas de 3 pessoas e lençóis queen size pode ser a Brastemp Ative! 9kg (BWL09B), Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B) ou Consul Facilite 10kg. Agora, se for para lavar edredons queen size, aí tem que ser no mínimo a Electrolux Blue Touch 12kg (LBT12 ou LB12Q - Água Quente).

Kennia, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fboss disse...

Boa tarde Fernando,
Como notei, vc é um cara muito solicito...
Parabéns pela iniciativa.
Então cara, comprei uma Ative 9 e ainda não instalei.
Minha dúvida é a seguinte:
Tenho a opção de instalar a mangueira de entrada de água direto na parede. Preciso de um registro para controlar a entrada e saída de água (como se ela estivesse no tanque, p.ex.) ou posso liga-la direto?

No manual só explica a instalação no tanque.

Agradecido desde já!!

Fernando Ricci disse...

Olá Fboss, tudo bem?

Muito obrigado pelas palavras!

Você só não pode instalar a mangueira de entrada de água direto na parede se a pressão da água for fora do comum de tão forte. Neste caso precisaria colocar um registro para regular a passagem da água.

Caso contrário, pode instalar direto na parede sem problema algum.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

lucas-milani disse...

Fernando! Seu blog é um achado! Você devia fazer um podcast no youtube sobre isso pra ficar rico e famoso! É sério!

Seguinte, quero apelar e comprar uma Discovery LG - WD_13436RD que lava e seca, em 220V, pra gastar menos energia. Reformei meu sistema eleétrico só pra isso. mas agora é que vem a pergunta: ela é front-load. vai aguentar um edredon queen size sem destrui-lo? vi pelos seus posts anteriores que a resposta deve ser sim, mas vamos perguntar ao profissional diretamente! Valeu!

Fernando Ricci disse...

Olá Lucas, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Sabe que a idéia do podcast me parece muito boa! Estudarei melhor essa idéia. Obrigado!

Lucas, compre sua Discovery Titanium tranquilo. As lavadoras frontais lavam edredons com o cuidado que nenhuma lavadora top load tem. Eles saem da lava e seca como se tivessem sido lavados em lavanderias profissionais.

A Discovery Titanium devido a sua enorme capacidade lava e seca edredons king brincando! Dê preferência para sabão líquido e de boa qualidade, principalmente quando for lavar peças volumosas como edredons. Eles dissolvem completamente, aumentam a eficiencia de lavagem e não deixam resíduos nas roupas nem no interior da lavadora.

O sistema de lavagem por tombamento das front load é o sistema que melhor cuida dos tecidos e das roupas. Como nelas não tem o atrito do plastico esfregando os tecidos como acontece nas top load, elas desgastam muito menos os tecidos, quase não formam fiapos, não embolam o enchimento dos edredons, não danificam roupas delicadas, etc...

Lucas, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog.

Marina Santos disse...

Olá Fernando! Muito esclarecedor seu blog! Parabéns!
Eu já estava querendo comprar uma máquina há uns meses, pra minha mãe...minha tia falou bem da Eletrolux dela, mas eu já havia ouvido falarem mal....Minha mãe quis ter uma Brastemp, mas eu pensei: Brastemp é luxo e cara demais, sendo que a máquina é só pra 2 pessoas... Só que hoje, fazendo uma pesquisa rápida cheguei até a 9 kg Ative! BWL09B. Achei o preço bom (919 em 12 x sem juros, sem frete) e estou querendo comprar.....Vi suas opiniões aqui e me empolguei.....nem vou pesquisar mais....tô comprando!
Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá Marina, tudo bem?

Fico feliz que eu e meu blog te ajudaram a escolher a lavadora.

A Brastemp Ative! 9kg (BWL09B) é uma excelente lavadora. Acredito que ficará satisfeita com ela.

Por favor, volte posteriormente para contar o que está achando da lavadora.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

kennia disse...

ola tenho outra duvida, tenho cobreleito quen size pois a minha cama e quem siz apesar de sermos 3 pessoas mas terei que lAVAR ELES PELO MENOS A CADA 6 MESE QUAL MAQUINA VC ME INDICA APESAR DE TER ME INDICADO A DE 9KG ATIVE DA BRASTEMP...

lett disse...

ola, achei seu blog e estou adorando, estou muito indecisa para comprar uma lavadora, queria uma lavadora para um casal somente mas que desse para lavar edredom e que tivesse um excelente filtro pega fiapos (pois temos muitos caes), e precisa tem ate 62 cm de largura para caber na minhaarea de serviço. fiquei pensando na brastemp bwt09b porem ela nao tem pega fiapos. já a bwt09b vc disse que nao lava edredom casal, qual me recomendaria? obrigada

Fernando Ricci disse...

Olá Kennia, tudo bem?

Para lavar cobre leito queen size tem que ser no minimo uma lavadora 12kg. Eu recomendo a Electrolux Blue Touch 12kg (LBT12 ou LB12Q - Água Quente). Esses dois modelos são muito eficientes.

Fernando Ricci disse...

Olá lett, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Atualmente não existe nenhuma lavadora de roupas com o filtro pega-fiapos 100% eficiente. As melhores são as Electrolux Blue Touch 12kg, porém elas tem 66cm de largura.

Para o seu caso eu recomendo as Consul Facilite 11kg. Elas são as melhores lavadoras 11kg da categoria, tem 61cm de largura, lavam edredons de casal e o filtro pega fiapos é um pouco eficiente.

Espero ter ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Daniela disse...

Ei Fernando!
Adorei seu blog. Comecei a pesquisar sobre lavadoras e me deparei com várias marcas e modelos. Depois de ler vários comentários aqui, decidi pela Brastemp Ative! 9Kg(BWL09B).
Agora é esperar chegar e testar.
Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá Daniela, tudo bem?

Fiquei feliz que tenha gostado do meu blog e que ele te ajudou na escolha da lavadora.

Ficarei no aguardo de você voltar para dar sua opinião sobre ela.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Anônimo disse...

Fernando, gostariade saber qual eh a lavadora ideal para uma familia de 4 pessoas, um casal, um adolescente, e uma senhora de idade. Lavo os lencois uma vez por semana: um jogo queen, e dois de casal. Lavo as toalhas de banho3 vezes na semana. Tenho preferencia por um modelo simples para uma funcionaria domestica usar e q nao tenha agua quente, pois n confio nela. Tenho preferencia por brastemp, pois estou passndo um grade descaso com electrolux q n conserta meu climatizador, ficou 3meses comigo e faz 4 q esta na fabrica. Tenho receio q ocorra o mesmo com uma lavadora se eu comprar dessa marca, pois em minha casa lavadora e artigo de 1 nescessidade.
Grata, Eliane

Miriam disse...

Olá, Fernando. Tudo bem? Sua opinião foi defitiva pra eu comprar uma Brastemp Active 9, pelo site das Americanas. O preço estava ótima, comprei com garantia estendida, e chegou rapidinho. Hoje coloquei no uso, e foi aprovada! Obrigada por seus esclarecimentos, este espaço é ótimo! Miriam.

Fernando Ricci disse...

Olá Eliane, tudo bem?

Analisando seu caso eu recomendo a Consul Facilite 11kg (CWG11). Ela é atualmente uma das melhores lavadoras top load, é muito fácil de programar, tem excelentes programas de lavagem e não tem água quente. As lavadoras da Consul são fabricadas pela Whirlpool, que é o mesmo fabricante da Brastemp.

Eliane, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Miriam, estou bem e você?

Adorei saber que minha opinião te ajudou na escolha da lavadora e fiquei feliz em saber que aprovou a Ative! 9kg! Eu também adoro essa lavadora!

Miriam, muito obrigado por ter registrado sua opinião sobre a lavadora aqui no blog e qualquer coisa estou à disposição.

Um abraço.

Anônimo disse...

Fernando, o q acha dessa ative 9kg? Meu marido e meu filho gostaram dela, porem eu achei ela muito pequena, meu marido falou q ela e do tamanho da brastemp mondial (lavadora q me emprestaram agora qndo a minha brastemp advantech wash estragou) nao sei n eu gostei da brastemp ative 11kg. Fui ver hoje as lavadoras e as da consul estao em falta. Preciso de uma maquina urgente e entao vc poderia me falar sobre essa ou me recomendar outra?

Grata eliane

Anônimo disse...

Sera q essa ative 9kgme atendera? Achei ela um pouco pequena em relacao as outras mas li aqui q ela e indicada para 4 pessoas. O q vc acha? Ela lava os lencois king? E verdade q por ela ser pequena se vc colaocar mta roupa ela sai andando pela lavanderia, e por ser pequena n consegue diluir o sabao e mancha as roupas?

Obrigada Eliane ( denovo)

Desculpe o incomodo! :)

Fernando Ricci disse...

Olá Eliane, tudo bem?

A Ative! 9kg (BWL09B) é uma excelente lavadora, mas é pequena mesmo. Ela tem praticamente o mesmo espaço interno da Mondial 5kg.

Eu não recomendo a Ative! 11kg. Acho a agitação dela lenta para uma lavadora 11kg e ela é a lavadora recorde de reclamações da marca por sair pulando pela lavanderia durante a centrifugação, devido a uma falha de projeto.

Eu recomendo também a Consul Facilite 11kg. Ela sim é uma das melhores lavadoras top load que está á venda atualmente. Recomendo também a Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B). Embora ela tenha 9kg de capacidade, o cesto dela é quase do tamanho das 11kg.

Outra lavadora que recomendo é a Electrolux Blue Touch 12kg (LBT12). Ela é a melhor lavadora 12kg da categoria e tem excelente capacidade.

Eliane, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Oi Eliane!

Lençol king ela lava. Edredom king, não.

Usando a lavadora de forma correta e respeitando a capacidade da lavadora (que são 9kg de roupas 100% algodão como lençóis, camisetas, toalhas, etc...), ela não sai pulando pela lavanderia e dissolve completamente o sabão e o amaciante. Agora, se lotar ela (ou qualquer outra) de roupas de forma que a lavadora tenha dificuldade de movimentar as roupas durante a agitação, aí o resultado não será satisfatório mesmo.

Silvana disse...

Estou procurando minha primeira maquina de lavar! Seria um maquina para 2 pessoas e estou em dúvida entre a Brastemp BWB08A e BWL09B. Qual seria melhor? Vi no blog que a Ative 9 kg é estreita por dentro... Isso faz muita diferença?
Obrigada!

Anônimo disse...

Ola, vc pode me ajudar? Temnho uma lavadora ative 11kg. Gostaria de saber qual eh a perogramacao ideal para lavar um edredom de casal.

Grato!

Vitor Hugo disse...

Estou procurando uma maquina de lavar para 2 pessoas. Depois de muito pesquisar, estou em duvida entre a Consul Facilite 10kg, a Brastemp Ative 9kg e a Brastemp Clean 8kg. Gostaria de saber qual delas você recomenda. Obrigado.

Elias disse...

Fernando,

Depois de muito pesquisar na net e, principalmente, depois de ler seu blog comprei uma Brastemp Ative! 9Kg BWL09B. Encontrei ela em promoção por R$ 899,00 c/ redução do IPI e não pensei duas! Como moro perto do depósito a loja entregou ontem no final da tarde..!!

Ela é muito linda, mas ainda não tive tempo de instalar e testar! Inclusive é por isso que estou aqui! Parece que aqui em casa a rede não tem aterramento, queria saber se o aterramento é essencial p/ começar a utilizar o equipamento ou dá pra ir utilizando até conseguir resolver o problema? Você alguma dica sobre isso ou sobre as outras etapas da instalação?

Parabéns pelo blog e pela boa vontade em ajudar os outros!

Fernando Ricci disse...

Olá Silvana, tudo bem?

O cesto da BWB08A é mais estreito do que o cesto da BWL09B. Entre os dois modelos eu recomendo a BWL09B por ela ter mais programas de lavagem. A BWB08A é uma lavadora excelente mas ela tem poucos programas de lavagem. Se for para escolher entre as duas eu fico com a BWL09B.

Silvana, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

O programa mais indicado para lavar edredons na Ative! 11kg é o Especial e deixe o Enxague Econômico desativado para a lavadora fazer 2 enxagues e ative a Função Amaciante (caso tenha colocado amaciante no dispenser). Se o edredom estiver muito sujo, use o programa Tira Manchas.

Quando for lavar edredons, dê preferência para sabão líquido pois eles dissolvem completamente.

Fernando Ricci disse...

Olá Vitor Hugo, tudo bem?

Entre os modelos que você citou, eu recomendo a Consul Facilite 10kg. Ela é uma das melhores lavadoras top load que está à venda atualmente. É muito eficiente, tem excelentes programas de lavagem, 4 níveis de água e é silenciosa.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Elias, tudo bem?

Adorei saber que meu blog te ajudou na escolha da lavadora! Acredito que ficará satisfeito com ela pois a BWL09B é excelente! E você pagou um excelente preço nela, heim!

O aterramento não é essencial não. Pode usar a lavadora tranquilamente sem fazer o aterramento.

Quanto a instalação, não tem segredo. É só conectar a mangueira de entrada de água numa torneira, colocar a mangueira de saída de água no tanque ou cano de drenagem na parede e regular os pés para que a lavadora fique firme no chão e não trepide na centrifugação e botar ela pra trabalhar!

Mas qualquer dúvida que você tenha pode perguntar.

Elias, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando,
Tenho uma Electrolux LM08 de 8kg qe atualmente está vazando água. Como o orçamento do reparo ficou meio salgado e, também sou da opinião de que não vale a pena gastar dinheiro em coisa velha, resolvi comprar uma nova cm garantia extendida. Minha esposa opinou por uma que esquenta água. Após pesquisa encontrei a Electrolux LB12Q e a Brastemp BWT09BB, porém Estou com uma baita dúvida entre elas porque, apesar de gostar muito da Electrolux, li um comentário sobre a Electrolux LB12Q que não esquenta direito, então fico muito no receio de comprar esta máquina por mais que eu gosto da marca. Já a Brastemp que possui 3 níveis de aquecimento (ótimo atrativo para minha esposa), li um comentário de que o cesto inoxidável, oxidou, rsrsrs, e aí, qual vc me recomendaria?

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

OS dois modelos de lavadoras que você citou são excelentes e muito eficientes. A Electrolux LB12Q tem o funcionamento muito parecido com a sua LM08. Inclusive o cesto e o agitador são idênticos.

Sobre a lavagem com água quente, temos pontos a considerar. A Brastemp BWT09B só lava com água quente de verdade quando selecionado o programa Tira Manchas 60ºC. Para este programa ela seleciona automaticamente o nível baixo de água e não permite alteração para outro nível.
Para selecionar lavagem a quente com outro nível de água, será necessário escolher o programa "Do Meu Jeito" e então selecionar qualquer nível de água e a temperatura desejada. Para este programa, se for selecionado a temperatura "Quente", a água atingirá no máximo 45ºC. Se for selecionado temperatura "Morna" ela aquecerá a água até a temperatura de 30ºC.

A Electrolux LBT12Q não tem restrição quanto a seleção de nível de água para lavar com água quente. Ela permite você selecionar a opção "Água Quente" em alguns programas de lavagem independente do nível de água selecionado, porém quanto mais alto o nível de água, menor será a temperatura que a água atingirá. Assim como a Brastemp aquece a água a uma temperatura maior no programa Tira Manchas 60ºC, a Electrolux LB12Q faz esse mesmo aquecimento no programa Pesado Sujo (que é o programa mais longo da lavadora).

Sobre a oxidação do cesto de inox, eu já tive diversas lavadoras com cesto de inox e nunca tive esse tipo de problema. Cheguei a ficar com uma Brastemp por 4 anos e não aconteceu isso.

Entre os dois modelos, como você já tem simpatia pela Electrolux, eu recomendo a LB12Q. Ela tem excelentes programas de lavagem e é muito eficiente.

Espero ter ajudado e continuo à disposição!

Um abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Anônimo disse...

Voce poderia postar um video do ciclo completo dessa maquina, por favor? Estou querendo compra la mas estou com muitas duvidas sobre o seu funcionamento. Se puder por favor grave com som.

Desde ja agradeco, viviane

Fernando Ricci disse...

Olá Viviane, tudo bem?

Será difícil eu fazer um vídeo de um ciclo completo dessa lavadora pois ela está na casa da minha irmã.

Me diga quais são as suas dúvidas que eu respondo.

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Fernando meu nome é Matheus..
gostaria de uma opinião sua.. estava querendo dar de presente de natal uma lavadora pra minha mae... estou em duvida entre a consul facilite 10kg e a Brastemp ative 9kg!!

qual vc me indicaria? eu andei vendo os videos da consul facilite axei a agitação dela mto forte.. será q não estraga as roupas.. ja a brastemp não tem mtos videos dela..!!
Obrigado e fico no aguardo!!

Fernando Ricci disse...

Olá Matheus, tudo bem?

As duas lavadoras são excelentes e muito eficientes. O legal da Facilite 10kg é ela ter 4 níveis de água, dispenser para sabão em pó e líquido, vários e excelentes programas de lavagem e o painel dela é bem fácil de programar e de fácil entendimento. A agitação dela não estraga as roupas não. Ela muda o perfil de agitação de acordo com o programa selecionado.

A Brastemp Ative! 9kg também é uma excelente lavadora. O ùnico ponto negativo dela é que ela é pequena e não lava edredons de casal. Mas para roupas é excelente!

Independente de qual das duas você comprar, estará dando um excelente presente de Natal para a sua mãe!

Matheus, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Forte abraço e muito obrigado pela visita ao meu blog!

Anônimo disse...

Concerteza ajudou muito!!
eu tbm estava vendo a brastemp clean 8kg mais eu gostei mais da ative de 9kg mais pelo cesto em inox... se a consul facilite fosse cesto em inox eu ja não teria duvida de compra pq axo q o plastico parece mais fragil..

mais realmente por beleza eu fikaria com a brastemp ative 9kg.. axei ela mto bonita perto da consul..

mas mesmo assim obrigado.. e parabéns pelo blog.. abrass Matheus

Fernando Ricci disse...

Oi Matheus!

Entre a Clean 8kg e a Ative! 9kg, fique com a Ative! 9kg. A Clean 8kg é boa também, porém ela tem poucos programas de lavagem e esses poucos são demorados.

Depois me conte qual comprou e se a mamãe está satisfeita com o presente!

Abração e boas festas!

Jil Sousa disse...

Olá!
Parabéns pelo Blog! Muito bacana.
Comprei uma Active! 9kg BWL09B na semana passada. Eu estava no Extra, vi a máquina, gostei, tava precisando de uma, dei uma olhada nas demais, comprarei preço, tamanho, eficiência, consumo etc e optei por ela. Tava procurando informação sobre sabão líquido e amaciante e, pesquisando no google, achei o seu blog. Dúvidas sanadas, só me resta dizer que gostei muito da máquina e embora não conhecesse o teu blog, fico feliz por ter acertado na compra.
Ainda não experimentei o programa Delicado, mas gostei do cestinho para lavar sutiã com suporte de metal. O espaço interno é pequeno e não sabe muita coisa mesmo. Resta uma dúvida: não lava edredon de casal, mas lava colcha de matelassê?
Obrigada e tenha um Feliz Natal!
Abraços,

Anônimo disse...

Fernando tenho mais uma duvida.srs
se por exemplo eu comprar esse brastemp ative 9kg, se sempre lavar ela com o turbo performance ligado, a vida util dela pode diminuir? queimar mais facil a lavadora.. ou não tem nada a ver?

Anônimo disse...

aa me esqueci tbm.. eu estava vendo a clean 10 kg com cesto inox.. esqueci de te pergunta sobre a centrifugação de tdas elas.. a ative 9kg consul facilite 10kg e a clean 10kg...
desculpe tantas perguntas.. e obrigado dinovo desde ja.. Matheus

Fernando Ricci disse...

Olá Jil, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Você acertou na compra mesmo! A Ative! 9kg é uma excelente lavadora!

Sobre a colcha de matelassê, a de casal ela lava sim. Mas para ter certeza, faça o seguinte teste: coloque a colcha dentro da lavadora. Se a colcha couber dentro do cesto e sobrar um pouco de espaço para que ela possa se movimentar durante a agitação, ela lava sim.

Jil, muito obrigado pela visita ao meu blog e qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e boas festas.

Fernando Ricci disse...

Olá Matheus, tudo bem?

Não precisa se desculpar não, pode perguntar à vontade.

O uso frequente da função Turbo Performance não diminui a vida útil da lavadora. Já cheguei a ficar 4 anos com uma Brastemp usando quase sempre o Turbo Performance e nunca tive problemas. O que diminui a vida útil da lavadora é sobrecarregá-la e/ou lavar várias cargas de roupas no mesmo uma seguida da outra, sem dar um tempo para a lavadora descansar.

A centrifugação de todos os modelos que você citou é igualmente eficiente porque elas tem praticamente a mesma velocidade de centrifugação.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Oi. Comprei uma lavadora dessas so que o modelo maior, o de 11kg e fiquei satisfeita. Estou com algumas duvidas sobre ela. Ela eh duravel? E verdade q ela esta saindo de linha? Um abraco, elisete

M0Reñ!Ñhª £!Ñd@ disse...

OLá!
Existe diferença entre a Brastemp 11Kg Ative BWL11 e BWL11A?

Vi que você não recomendou a BLW11A, e por isso quero saber se é a mesma que o modell BLW11A

São a mesma coisa?

O que me fala sobre esse modelo??

Moro sozinha, mas quero lavar de tudo na máquina, e o preço dele na americanas está legal (a BLW11)

M0Reñ!Ñhª £!Ñd@ disse...

MOdelos BWL11A e BWL11 são os mesmos ou tem diferença???

Fernando Ricci disse...

Olá Elisete, tudo bem?

Eu particularmente não recomendo a Ative! 11kg. Acho a agitação dela lenta para quando ela está cheia de roupas e ela é o modelo da Brastemp recorde de reclamações no site www.reclameaqui.com.br por sair pulando pela lavanderia durante a centrifugação e pelo puxador da tampa descolar depois algum tempo de uso porque ele é colado com uma fita dupla face.

Eu ainda não tenho informaçções que este modelo esteja saindo de linha, mas realmente não deve demorar para sair de linha uma vez que ele está em linha há mais de 4 anos.

Elisete, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Um abraço e muito obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Robson, tudo bem?

Em que momento exatamente a sua lavadora está liberando o amaciante? Ela faz isso desde que chegou?

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

BWL11 e BWL11A são a mesma lavadora e eu particularmente não a recomendo como você mesmo já notou.

Julia disse...

Oi Fernando, achei muito interessante sua atenção em tirar a dúvida do pessoal e resolvi perguntar também!
Estou para comprar uma máquina e estou em dúvida entre a Brastemp 9 kg Ative! BWL09B e a Electrolux 9 kg Turbo Economia LTE09. Por enquanto achei a da Eletrolux mais vantajosa pois tem um nível de água a mais (extra baixo) e tem o reaproveitamento de água. Tem algum comentário para me dar? Gostaria de aproveitar essa promoção de redução do IPI, o preço tá muito bom!
Obrigada!!
Julia

Unknown disse...

Depois que li tudo aqui. Desisti de comprar a Brastemp 11k ative e pelo que li achei a melhor para mim a Meu Jeito 9k da brastemp, já que na minha casa são só 2 pessoas, mas eu lavo cortinas de tecido tipo tergal/algodão de 3metros X 1,5metros 2 vezes no ano, edredon leve com pouco enchimento e 1 tapete tamanho de uma colcha de casal de tecido tipo manta esses de feira hippe . Mas, isso acontece poucas vezes no ano. Estou escolhendo certo? Pois tirando esses eventos esporádicos, não quero lavar um monte de roupas porque não tenho nem onde estender tantas e só tenho a roupa que envolve 2 pessoas numa casa. Interessante o seu blog, parabéns!!! Um abraço, Nalu

Fernando Ricci disse...

Olá Robson!

Tente colocar um pouco menos de amaciante no dispenser. Compre amaciante concentrado e coloque meia tampa para a lavadora no nível médio ou 1 tampa para o nível alto. Depois me conte se deu certo.

Abraços e Feliz Natal!

Fernando Ricci disse...

Olá Nalu, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Você está escolhendo certo sim! A Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg é uma das melhores lavadoras 9kg da categoria. Ela te atenderá em todas as necessidades que você citou.

Depois me conte se a comprou e o que está achando dela.

Abraços e Feliz Natal!

Fernando Ricci disse...

Olá Julia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Eu particularmente não recomendo a Electrolux LTE09. O agitador dela é ineficiente e ela tem dificuldade para movimentar as roupas quando selecionado os níveis médio e alto de água ou ainda quando lavado peças volumosas como edredons.

A Brastemp Ative! 9kg (BWL09B) eu recomendo pois é uma excelente lavadora! Tem excelentes programas de lavagem e o seu agitador é eficiente.

Julia, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz Natal!

Anônimo disse...

Oi Fernando tdo bem?

Tenho que comprar uma lavadora e já decidi que será uma brastemp. Porém, ainda não decidi o modelo. Li os comentários e verifiquei q vc indica a Lavadora de Roupa 9Kg Ative! Meu Jeito Água Quente BWT09B.
Eu estava pesquisando a Lavadora de Roupas 9 kg Ative! BWL09B Ação Mistura Total, mas, vi que a função mistura total se tornou um "defeito". E a vantagem de a "meu jeito" lavar edredons de casal que são o meu caso.
Gostaria de saber se a "meu jeito" possui a função amaciante que achei muito útil qdo utilizei a da minha tia,de outro modelo, com capacidade maior, mas eu não necessito de uma com capacidade superior a 09kg.
Vi ainda nos seus comentários que vc prefere as de abertura frontal e gostaria de informações sobre a Lavadora/Secadora de Roupas Brastemp 7 kg Ative! Lava & Seca BWS24AE. Gostaria de saber se tem a mesma eficiência no sistema de lavagem e se ela tbm suporta edredons de casal. E se existem todos os programas de lavagem, pois, se for o caso compensa pagar um pouco mais por um modelo que atenderá de duas formas, na lavagem e secagem de roupas.
Gostaria de saber se ela tem tbm a função amaciante e se possui função para peças delicadas e pesadas ou com manchas.

Obrigada e parabéns pelo blog.
Amanda.

Arthur Maciel disse...

Olá, Fernando! Espero que tenha tido um feliz Natal! Seu site realmente é incrível!

Moro só, lavo só a minha roupa e vou comprar minha primeira máquina. Tenho algumas dúvidas:
1) Gostaria de poder lavar tudo, inclusive meu edredon queen volumoso. Vi que você disse que a Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg consegue, só que ela está pelos menos R$300,00 mais cara que a Ative! 9kg. Como eu lavo o edredon muito raramente, para lavar a roupa da rotina ter uma 9kg vai gastar muito mais água, luz e tempo do que uma de 8kg? (estava olhando também a Brastemp Clean 8kg que você recomendou).

2) Essas Ative! (seja Meu Jeito ou não) cuidam muito melhor da roupa do que a Clean 8kg? Ex.: dá para lavar camisa social em qualquer uma delas sem estragar? Entre a Clean 8kg e a Ative! 9kg, a segunda está somente R$40,00 mais cara que a primeira.

3) Minha área é muito pequena e como as top load são altas (+- 104cm) terei que tirar a torneira de parede, que está colocada 90cm de altura e ocupa espaço lateral, impedindo a colocação da máquina. Tem problema eu ligar a máquina em uma conexão direto no encanamento da parede? Ou é preciso ter uma torneira para cortar o fluxo enquanto a máquina está parada?

Muito obrigado e um feliz Ano Novo!
Arthur

Fernando Ricci disse...

Olá Amanda, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

Sobre as lavadoras, nem a Meu Jeito 9kg (BWT09B) nem a Ative! 9kg (BWL09B) possuem a função amaciante.

Eu prefiro sim as lavadoras frontais, pela eficiência, economia, menor desgaste dos tecidos, menor nível de ruído, etc...

Os modelos de 8,5kg lavam edredons de casal e elas costumam ter igual ou maior número de programas de lavagem se comparados com as lavadoras top load, além de permitirem selecionar a quantidade de enxagues e de terem maior velocidade de centrifugação. A maioria dos modelos possuem a função amaciante (caso opte por uma lava e seca precisa pesquisar se o modelo tem essa função). Programas para roupas pesadas e delicadas todas tem.

Eu não recomendo A Brastemp Ative! 7kg Lava & Seca (BWS24AE). Essa lava e seca é muito problemática. No site www.reclameaqui.com.br tem muitas reclamaçoes desse modelo.

Amanda, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz 2012!!!

Daniela Dornelles disse...

Acabei de comprar uam Active 9kg após ler o seu Blog. Ainda não experimentei pois a instalação foi feita hoje. Notei que o produto, após abrir embalagem não veio com Manual, você teria para disponibilizar?
Outra coisa é alertar a quem for comprar produto Brastemp e solicitar instalação pelo número 3003-0099 (serviço da Brastemp) que ao agendar a visita de uma autorizada não passe pela mesma situação constrangedora de ter sido informada pela Brastemp que o serviço é gratuito e receber após a instalação de sua máquina uma fatura no valor de R$60,00 da empresa autorizada (Electro Refrigeração Brasoluso/RJ) que a Brastemp agenda para ir a sua casa.ME senti lesada.Abraços!

Fernando Ricci disse...

Olá Daniela, tudo bem?

Fico feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lavadora.

Sobre o manual de instruções, neste post onde tem as informações da lavadora logo no começo da página, após as Especificações Técnicas tem em verde "Manual de instruções". Neste link você pode baixar o manual de instruções da lavadora.

Achei excelente esse alerta sobre a cobrança na instalação da lavadora que a Brastemp está cobrando. Como eu mesmo faço a instalação das lavadoras não estava sabendo desta cobrança.

Se puder, volte posteriormente para contar o que está achando da lavadora.

Abraços e Felix 2012!!!

Fernando Ricci disse...

Olá Arthur, tudo bem?

Meu Natal foi ótimo, obrigado! :-) E o seu, como foi?

Vamos lá falar sobre a sua primeira lavadora:

1) Edredom queem volumoso somente algumas lavadoras 12kg irão lavar. O recomendado para este tipo de edredom são lavadoras 15kg. A Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg lava edredons de casal padrão.

2) Os agitadores da Ative! 9kg e Ative! Meu Jeito 9kg são um pouco menos agressivos se comparados com o agitador da Clean 8kg. Mas isso não significa que o agitador da Clean 8kg saia rasgando ou destruindo roupas, inclusive eu vivo recomendando este modelo. Usei durante mais de 4 anos a lavadora Brastemp Turbo Performance 10kg (BWG10A) que tinha o mesmo agitador da Clean 8kg e nunca tive roupas danificadas. Independente do modelo do agitador, o mais importante é selecionar o programa correto para o tipo de roupa que irá lavar e separar corretamente os tipos de roupas.

Outro dia um rapaz disse para mim aqui no blog: "Minha sogra tem uma lavadora Electrolux que tem o agitador com as pás inferiores finas e as roupas delicadas rasgadas da lavadora quando ela usa o turbo". ÓBVIO!!!!!!!! A função turbo é para roupas pesadas e muito sujas, isso está claro nas lavadoras. As lavadoras tem programas específicos para roupas delicadas onde a agitação é moderada para não danificar esses tecidos.

Entre a Clean 8kg e a Ative! 9kg, eu particularmente prefiro a Ative! 9kg por ela ter mais programas de lavagem e também por causa do dispenser de amaciante

3) Não tem problema algum em ligar a mangueira da lavadora direto no encanamento na parede. É interessante ter um registro para fechar qdo a lavadora não está em uso, mas não é fundamental.

Arthur, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e Feliz 2012!!!

Paulo Cézar disse...

Parabéns Fernando pelas dicas e acabei de comprar a Brastemp 9Kg. Uma dúvida: vc recomenda o sabão liquido. Acontece q ao usar o sabão liquido, percebi q pouca espuma foi produzida, ao contrário de minha Brastemp antiga. Eu costumava esperar ela encher e depois colocava o sabão, aguardava ser misturado na água e só depois colocava as roupas. Agora vejo q o processo é o inverso. Só que ao fazer de forma inversa, percebo q o sabão talvez não esteja sendo diluido satisfatoriamente! Obrigado!

Fernando Ricci disse...

Olá Paulo Cézar, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

O sabão líquido é um tipo de sabão de muito fácil dissolução, eu acho pouco provável que a lavadora não esteja diluindo ele completamente.

Eu não sei qual é o modelo exato da sua Brastemp antiga, porém com certeza o agitador e a agitação dela são diferentes da BWL09B. Ela não costuma formar muita espuma mesmo. Geralmente forma uma espuma baixinha, a menos que você exagere na quantidade de sabão.

Mas nada de impede que você faça nela da mesma forma que você fazia com sua Brastemp antiga. Porém a forma correta de utilização da lavadora é colocar primeiro as roupas e depois ligar para que ela encha de água e já com as roupas dentro atinja o nível de água selecionado. Se você selecionar o nível alto e deixar a lavadora encher para somente depois colocar as roupas ela pode transbordar porque ao colocar as roupas o nível de água subirá e passará do nível máximo de água da lavadora.

O que você pode fazer também é esperar a lavadora encher de água (já com as roupas dentro) e assim que ela iniciar o funcionamento você abre tampa da lavadora e despeja o sabão líquido dentro do cesto.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Vitor Island disse...

Olá Fernando!

Estou em dúvida entre a Brastemp BWL09B e a Eletrolux Turbo Economia 12 Kg 21121DBA, ambas com o mesmo preço. As vantagens da Eletrolux é a maior capacidade de carga e o painel mecânico e as vantagens da Brastemp é o cesto em inox e um melhor amortecimento do cesto com relação ao da Eletrolux, pois testei na loja e o amortecimento da mesma é muito ruim, com uma pequena pressão no rotor o cesto batia muito na estrutura da máquina.

Fernando Ricci disse...

Olá Vitor, tudo bem?

A Electrolux LTE12 não tem painel mecânico. Ele é eletrônico igualzinho da Brastemp BWL09B.

Eu particularmente acho a LTE12 uma lavadora ineficiente pois seu agitador é mau projetado e ela tem agitação lenta e dificuldade para movimentar as roupas quando selecionado os níveis médio ou alto de água ou quando lavado peças volumosas como edredons.

A Brastemp BWL09B lava muito melhor do que a Electrolux LTE12.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Ana Paula Ferreira disse...

Olá, Fernando.

Excelente o teu blog. Pena que só o encontrei depois de comprar a Brastemp Ative 11 kg. Agora é torcer e ver no que vai dar, confesso que fiquei apavorada. Ela chega até o final desta semana.
Um abraço!

Ana Paula Ferreira

Professora Christiani disse...

Olá Fernando!!!

Estou pesquisando para comprar uma lavadora e estou com muitas dúvidas. É a minha primeira lavadora e não entendo muito do assunto. Gostei das suas dicas e vi que vc indica a BWL09B, mas eu queria uma lavadora com uma maior capacidade. Gostaria que a máquina tivesse tudo que a BWL09B tem mas com maior capacidade para o caso de precisar lavar roupas mais pesadas. Vc poderia comparar a Electrolux LTC 15 X Electrolux LBU 15 X Electrolux LBT 12 X Brastemp BWL09B?? Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

Ola tudo bem? Gostaria q vc me indicasse uma lavadora para uma familia de 4 pessoas q n tem mto espaco na lavanderia. Minha antiga lavadora era uma brastemp linea verona de 6 kg q estragou. Obs ela ficava apertada no espaco q tenho. Obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá Ana Paula, tudo bem?

Vi um registro seu em outra postagem dizendo que comprou a Ative! 11kg Inox e ela é excelente, pode ficar tranquila! Ela não tem os mesmos problemas da branca.

Depois de usá-la, volte para dar sua opinião sobre a lavadora.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Christiani, tudo bem?

É complicado comparar os modelos que você citou porque todas elas são excelentes lavadoras e muito eficientes, porém cada modelo é mais indicado para uma necessidade:

- Brastemp BWL09B: Excelente lavadora para lavar qualquer tipo de roupa. Lava edredons de solteiro e de casal finos.
- Electrolux LBT12: Excelente lavadora para lavar qualquer tipo de roupa. Lava edredons de casal.
- Electrolux LTC15/LBU15: Excelente lavadora para qualquer tipo de roupa. Lava edredons king size.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Lucas disse...

Olá fernando, tudo bem? Estou aqui procurando uma maquina de lavar bom cxb para minha mãe. Depois de algumas pesquisas de eficacia e preço com a ajuda do seu blog é claro cheguei a duas opções que estou em duvida: 1ª Brastemp BWB08A 8kg(690 reais) e a 2ª Consul Maré CWL75 (750 reais). Pelo que vi a Maré uma vatagem da maré é ter 14 programas de lavagem contra 4 programas da Brastemp, além da consul parecer ser mais didática no uso. Você poderia me esclarecer a duvida de qual deveria adquirir levando seu preço, funções e facilidade no uso? Teria alguma outra de baixo custo que cumpriria a função e lavaria a roupa bem lavada? Obs: A maquina seria para 2 pessoas.

Obrigado.

karen disse...

Estou em dúvida se compro a Active 9 kg ou a Lava e Seca da Samsung. Se ouvirmos tudo que diz na internet , nao comprariamos nenhuma máquina....., mas relativo a Active ouvi dizer que na centrifugãção ela anda na área de serviço de tanto que treme. Como em minha casa ela ficará em um degrau, se andar 1 cm , cairá. O que devo fazer?

Fernando Ricci disse...

Olá Lucas, tudo bem?

Os dois modelos que você citou são excelentes e muito eficientes, porém eu prefiro a Maré 7,5kg por ela ter mais níveis de água e maior variedade de programas de lavagem, ter dispenser para amaciante e o painel dela é de bem fácil entendimento e ela conta também com marcações no cesto que auxiliam na escolha do nível de água ideal para lavar cada quantidade de roupas. Eu acho ela a mais recomendada para o seu caso.

Além da Clean 8kg e Maré 7,5kg, não tem nenhuma outra lavadora de baixo custo que proporcione roupas bem lavadas.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao meu blog.

Fernando Ricci disse...

Olá Karen, tudo bem?

Realmente se a gente levar em consideração tudo o que está na internet, hj em dia não comprariamos nada! É impossível todo mundo estar satisfeito com um determinado equipamento. Todo equipamento é sujeito a apresentar problemas.

No seu caso será muito complicado indicar qualquer lavadora, já que ela não pode nem se movimentar 1 cm. Qualquer lavadora que centrifugar muito desbalanceada está sujeita a se deslocar, mesmo que seja bem pouco.

A Ative! 9kg (BWL09B) não costuma sair andando pela lavanderia não. Minha irmã tem uma ha quase 1 ano e ela está exatamente onde foi colocada.

Mas para o seu caso ainda acho que a melhor opção é uma frontal porque elas tem sensor de vibração e ficam balanceando a carga até que ela consiga centrifugar com o mínimo de vibração possível (mas como já falamos, é um equipamento e pode falhar).

Você já viu a Samsung 8,5kg (WF8854LJF/XAZ) que é somente lavadora? Ela tá R$1.399,00 no site Ponto Frio e pelo menos a minha dessa também nunca andou rsrsrsrs...

Karen, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa tarde Fernando.

Sou a Amanda do comentário acima sobre a lavadora brastemp e lava e seca.
Muito obrigada pelo esclarecimento sobre a lava e seca da brastemp e a ative 09 kg.
Estou com algumas dúvidas, mas agora referente a lava e seca da samsung WD8854 8,5Kg. Percebi que vc elogia bastante esta lava e seca e vi poucas reclamações, mas ainda sim vi algumas.
Gostaria de saber se eu vou ter que consultar as etiquetas de todas as roupas para saber se ela pode ir na lava e seca, pois fui olhar em uma blusa que ganhei recentemente e na etiqueta fala que não pode ser usada em secadora. Porém, eu corto a etiqueta de todas as minhas roupas, essa eu ia retirar quando resolvi ler as indicações. Como irei saber se pode ou não secar?
E também fui informada que muitas roupas fabricadas no Brasil não podem ser utilizadas na secadora, pois podem encolher. Gostaria de saber se realmente minhas roupas correm o risco de encolher?
E a instalção dessa lava e seca é muito complicada? Pois moro em uma kitinet e é alugada, então não poderei quebrar muito pois não sou a proprietária do imóvel.
Entre a lava e seca da samsung e a brastemp 09kg meu jeito, vc escolheria qual?
Eu pesquisei bastante e verifiquei que vc indica as duas e eu gostei muito da ative meu jeito, por lavar edredon e ter água quente, porém a lava e seca além de ser mais compacta e econômica, tem a utilidade a roupa sair seca. Portanto gostaria se fosse possível que vc fizesse uma comparação entre as duas e colocasse os prós e contras, pois pretendo adquirir uma das duas.

Obrigada.

Amanda.

Anônimo disse...

Só mais uma pergunta Fernando.
Essa lava e seca da samsung só lava no sistema a vapor? Como se fosse uma lavagem a seco? Ou ela também utiliza água como as lavadoras tradicionais?
Outra coisa, o peso na hora de secar são só 5kg de roupa seca, então se eu utilizar o peso máximo na lavagem que são 8,5kg, terei que retirar parte da roupa na hora de secar?
Essa lavadora também lava edredons de casal, colchas e cortinas?
Obrigada.
Amanda.

Fernando Ricci disse...

Olá Amanda, tudo bem?

Vamos por partes:

- Sobre as etiquetas das roupas: Sim, você terá que olhar sempre a etiqueta das roupas para verificar se elas podem ser secas em secadoras e caso deseje lavar com água quente deverá verificar também qual a temperatura máxima de lavagem que o tecido comporta. Caso não respeite as legendas da etiqueta correrá o risco de encolher/danificar roupas. E não tem outra forma de saber se a roupa pode ser ou não seca em secadora a não ser olhando a etiqueta.

- Todas as lava e seca comportam capacidades diferentes para lavagem e secagem: A Samsung 8,5kg por exemplo lava 8,5kg de roupas porém seca somente 5kg. Então o ideal é sempre que você for colocar uma carga para lavar e secar não ultrapasse 5kg de roupas.

- A lava e seca Samsung 8,5kg conta com 2 sistemas de lavagem: o tradicional com água e o sistema de lavagem a vapor que serve somente para roupas com odores e para sanitizar e esterilizar travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia, uniformes, etc... Ele não retira sujeiras/manchas. Ela lava normalmente qualquer tipo de roupa que uma lavadora tradicional lava e também lava com água quente.

- A instalação da lava e seca exige uma torneira dupla para entrada de água (porque ela tem 2 mangueiras de entrada de água e para o correto funcionamento do equipamento é necessário a conexão das duas mangueiras em torneiras), um cano de dreno ou tanque para que a lavadora drene a água da lavagem e uma tomada no novo padrão.

Eu realmente elogio bastante o modelo 8,5kg (WD8854RJF/XAZ) da Samsung, porém ele vem apresentando muitas reclamações de problemas na hora da secagem. A lavadora apresenta no visor o erro HE2 (problema no termostato) e não seca as roupas aí é necessário acionar a assistência técnica. E também essas lava e seca são importadas então a manutenção é cara e muitas vezes demorada.

Comparação Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg X Samsung lava e seca 8,5kg

Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg
- Prós: A melhor e mais completa lavadora top load 9kg, manutenção fácil e mais barata*.
- Contras: Maior consumo de água e insumos, não seca as roupas.

Samsung lava e seca 8,5kg
- Prós: Econômica, silenciosa, menor desgaste dos tecidos, funciona também como secadora.
- Contras: Alto custo de manutenção, manutenção demorada, problema do erro HE2.

*Comparado com uma lava e seca importada.

Amanda, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços.

Anônimo disse...

Muito obrigada Fernando.
Assim que eu comprar escrevo aqui como foi a experiência.
Parabéns pelo blog. Me ajudou muito e foi ótimo eu ter descoberto antes de ter comprado a minha lavadora.
Muito útil para pessoa leigas e inexperientes como eu.
Obrigada.
Amanda.

Professora Christiani disse...

Oi Fernando...

Comprei a lavadora Electrolux LBT12... chegou hoje mas ainda não instalei. Suas dicas foram muito importantes para minha escolha, Obrigada.
Vc sabe qual a altura minima para a saída da água? Até logo.

Ana disse...

Oi Fernando, Td bem??
Estou precisando de uma ajudinha para comprar minha primeira máquina de lavar...
Moro sozinha, mas quero uma máquina q lave cobertores e edredons de casal. Preciso também de uma máquina que seja muito eficiente na lavagem, pois sou veterinária e trabalho de branco.
Pelo que estou lendo nos seus comentários, parece que a BWT09 é uma boa opção para mim, mas por outro lado, já ouvi dizer que ela não tem filtro, e que isso é uma desvantagem, que com o tempo acumula fiapos na roupa... procede esta informação??
Que outras máquinas vc indicaria para o meu caso??

Obrigada pela atenção!!

Ass> Ana.

Fernando Ricci disse...

Oi Amanda!

Ficarei no aguardo das novidades!

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Oi Christiani, tudo bem?

Fico feliz em tê-la ajudado na escolha da lavadora.

Que legal que sua LBT12 já chegou! Acredito que ficará satisfeita.

As alturas para a mangueira de saída de água é min 90cm e máx 140cm.

Depois que usá-la volte para dar sua opinião sobre a lavadora.

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Ana, estou bem e você?

A Brastemp Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B) realmente é uma excelente opção e ela está em oferta por apenas R$999,00 no site Ponto Frio! Na minha opinião ela é a melhor lavadora 9kg do mercado.

Sobre ela não ter filtro pega fiapos, não é desvantagem alguma. Eu tenho essa lavadora e nunca tive problema algum com fiapos, pois eu separo os tipos e cores de roupas corretamente. Os fiapos não se acumulam com o tempo.

A maioria dos modelos que tem filtro pega fiapos, este só funciona quando usado os níveis mais altos de água (médio e alto). Muitas pessoas misturam os tipos de roupas na hora da lavagem e o resultado final é roupas cheias de fiapos, aí se a pessoa tem um modelo de lavadora que não tem filtro pega fiapos, coloca a culpa na lavadora porque é mais fácil culpar a lavadora do que sair falando que misturou os tipos de roupas na hora da lavagem.

Para o seu caso, além da BWT09B, caso queira uma lavadora que lave com água quente eu recomendo também a Electrolux Blue Touch 12lg (LB12Q). Caso não faça questão da lavagem com água quente, recomendo também a Consul Facilite 11kg. Todas são excelentes e muito eficientes.

Ana, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Evelyn Fluminense disse...

Olá boa noite, gostaria que me desse um auxilio para compra da minha máquina de lavar. Somos três pessoas na minha casa dois adultos e uma criança, tenho peças de cama Queen, e quero comprar uma máquina de lavar que suporte isso tudo.
Qual você me indicaria para essa jornada???? rsrsrs
Modelo, tamanho e claro preço bom... Muito obrigada bom dia.

Fernando Ricci disse...

Olá Evelyn, tudo bem?

As lavadoras mais indicadas para a sua necessidade são as Electrolux Blue Touch Ultra Clean 15kg (LBU15) e Electrolux Turbo Capacidade 15kg (LT15F). Elas darão conta do recado com tranquilidade e eficiência.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá Fernando!! Inicialmente gostaria de parabenizar pelo blog: Fantástico! Sobre o quesito lavadora de roupa, gostaria se possível de esclerecer uma dúvida relacionada a capacidade da máquina Eletrolux Turbo Capacidade12kg. Li aqui que ela não suporta a lavagem de edredom queen size e nem king. No entanto no site da marca, eles afirmam essa capacidade. Desta forma, o que você me recomendaria? Desde já agradeço. Isabel

KENIA disse...

OLA FERNANDO,ME CHAMO KENIA,PRECISO DE UMA OPINIÃO SUA...ESTOU EM DUVIDA SOBRE A BRASTEMP ATIVE 9 KG OU A TURBO ELETROLUX 9KG.NA VERDADE FIQUEI INTERESSADA NA FUNÇAO QUE TEM COMO FAZER UM APROVEITAMENTO DA AGUA PARA LAVAR MAIS ROUPAS,E AS MAQUINAS QUE TEM UM PROGRAMA MAIS RAPIDO DE LAVAGEN PARA ROUPAS SO UM POUCO SUADAS.A BRASTEMPA TIVE TB TEM ESSAS FUNÇOES? NA SUA OPINIAO E MESMO MUITO IMPORTANTE ESSAS FUNÇOES? A ELECTROLUX É MELHOR OU NAO NA SUA OPINIAO?ME RESPONDA POR FAVOR.MUITO OBRIGADA.

Fernando Ricci disse...

Olá Isabel, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Realmente o fabricante afirma que os modelos 12kg lavam edredons king size, porém essa não é bem a realidade. Alguns edredons king até cabem dentro do cesto da lavadora, porém eles ficam apertados e o resultado da lavagem não é nada satisfatório.

Para lavar edredons queen e king eu recomendo os modelos de 15kg de capacidade, Electrolux Turbo Capacidade 15kg (LT15F) e Electrolux Blue Touch Ultra Clean 15kg (LBU15).

Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Kenia, tudo bem?

Realmente a Electrolux Turbo Economia 9kg (LTE09) tem algunas funções legais, mas eu particularmente acho ela uma lavadora ineficiente.

No lugar dela eu recomendo a Consul Facilite 10kg (CWC10) porque na minha opinião ela é a melhor lavadora 10kg do mercado. Ela é muito eficiente, silenciosa, tem vários e excelentes programas de lavagem (tem o programa rápido) e também tem a função de reutilizar água.

A Brastemp Ative! 9kg (BWL09B) também é uma excelente lavadora e eu a recomendo muito aqui no blog, tem o programa rápido porém não tem a tecla para reutilizar a água. Caso tenha intenção de reutilizar a água da lavadora para outras lavagens ou lavar quintal, etc... terá que ficar de olho no funcionamento da lavadora para interrompê-la na hora que ela for soltar a água.

Kenia, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

RenanViana disse...

Ola Fernando gostaria de saber se essa Lavadora Automática 10kg Facilite CWC10 - Consul é boa ou não? para um casal...grato desde ja. abraço

Fernando Ricci disse...

Olá Renan, tudo bem?

A Consul Facilite 10kg (CWC10) é excelente para um casal! Ela é a melhor lavadora top load 10kg da categoria, é muito eficiente, tem excelentes programas de lavagem, é silenciosa e tem 4 níveis de água para que possa lavar menores quantidades de roupas sem desperdícios. Ela eu recomendo.

Espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Oi Fernando tudo bem?
Parabéns pelo espaço!
Preciso da sua ajuda para escolher uma lavadora. De acordo com o preço e com a preferencia pela marca, estou em duida entre a ATIVE e CLEAN da Brastemp, mas não estou certa sobre os pós e contras das duas, se puder me ajudar eu agradeço. Preciso de uma lavadora economica, que lave edredom de casal comum (não muito pesado), roupas para 4 pessoas, eficiente com colarinhos e barras, e que dureeee...rs
Bjs

Anônimo disse...

Olá Fernando... estava no dúvida sobre qual máquina comprar, se a Brastemp Ative 9Kg ou a Brastemp Clean 10,2Kg mas depois de ler cada comentário do seu blog (que por sinal é excelente) decidi pela Ative. Só fiquei preocupada com outra coisa... tanto minha mãe quanto minha tia acabaram de comprar a Ative 11Kg e por enquanto estão felizes com elas... mas depois que as vi andando pelas lavanderias do Brasil a fora (como vc disse) fiquei apreensiva, mas... vamos torcer para que dê tudo certo.

Muito obrigada pela ajuda.

Hercília

Fernando Ricci disse...

Olá Aline, estou bem e você?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Entre os dois modelos citados, eu recomendo a Ative! 9kg (BWL09B), porém ela não lava edredons de casal. Lavadora Brastemp para lavar edredons de casal recomendo a Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B). Apesar dela ter também 9kg de capacidade, ela lava edredons de casal porque ela é uma 9kg maior que suas concorrentes e tem agitador dual action que movimenta com facilidade peças volumosas como edredons.

Como você disse que os edredons são comuns não muito volumosos, outra excelente opção é a Consul Facilite 10kg. Atualmente ela é a melhor lavadora 10kg da categoria e é fabricada pela mesma empresa que fabrica a Brastemp, a Whirlpool.

Aline, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Beijos e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Hercília, tudo bem?

Fiquei feliz em saber que o blog te ajudou na escolha da lavadora! Depois que usar a lavadora, volte para contar sua opinião sobre ela.

Quanto as Ative! 11kg da sua mãe e sua tia, espero que elas tenham sorte com a lavadora. Como eu já citei aqui no blog, não são todas as unidades daquele modelo que saem pulando. Tomara que elas tenham sido premiadas com uma boa!

Como diz minha amiga Graça, temos que rezar para a Nossa Senhora das Máquinas! rsrsrs...

Hercília, qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

maiara disse...

olá Fernando! gostaria de saber o possível problema da minha máquina. ela não tá acendendo as luzes do painel. ela é da marca brastemp ative! 9 km. obrigado abraço.,

Fernando Ricci disse...

Olá Maiara, tudo bem?

Pelo que você relata é bem provável que a placa eletrônica esteja queimada.

Quando você coloca o plug da lavadora na tomada as luzes do painel não piscam?

Fico no aguardo.

Abraços e obrigado pela visita ao blog.

JOAO NETO disse...

Prezado Fernando,

Primeiramente, parabéns pelo seu blog, excelente.

Gostaria que vc me opinasse, em relação a Brastemp BWB08A e a Brastemp BWL09B. Qual a melhor, na sua opinião, que recursos uma orerece a mais que outra?
BWB08A x BWL09B

Obg pela atenção.

João Neto
Recife PE
joaoalves_neto@hotmail.com

Fernando Ricci disse...

Olá João Neto, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!

Os dois modelos citados são excelentes, porém eu particularmente prefiro a BWL09B porque acho o agitador dela um pouco menos agressivo com as roupas , por ter o programa Tira Manchas que é excelente e por ter dispenser de amaciante na gaveta ao lado do dispenser de sabão.

João Neto, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Obg pela dica Fernando, depois que comprar, irei postar aqui sobre a mesma. Boa sorte e continue com esse blog, que é sem dúvida de muita utilidade.

Rafa disse...

Boa noite, comprei uma lavadora bwl09bb. A pergunta e bem simples, apos lavar a roupa a maquina desliga sozinha??

Fernando Ricci disse...

Boa noite Rafa, tudo bem?

Sim, após terminar a centrifugação a lavadora desliga e o painel apaga.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Natália disse...

APROVADÍSSIMA!!!Pesquisei muito antes de comprar uma máquina até me decidir pela Ative 9kg (BWL09B). Ela lava meeeessmo as roupas inclusive roupas íntimas, e olha que eu nem usei o cestinho, imagina se tivesse usado. A função mistura total foi muito bem pensada, pois ao invés da água passar pelo dispenser e jogar o sabão sobre a roupa no cesto, ela passa pelo dispenser, é misturada com o sabão e depois desce por trás do cesto iniciando o enchimento de baixo pra cima, bem bacana, e isso se aplica ao amaciante também. Na hora de centrifugar não faz escândalo, possui filtro pega fiapos, enfim, fiquei muito satisfeita com a compra. E ela lava bastante roupa porque 9 kg parece pouco, porém precisamos lembrar que nunca lavamos tudo junto, separamos as coloridas, das pretas e bem escuras, das brancas, das toalhas de banho, das roupas de cama, etc, e assim acaba que nem usamos muitas vezes o nível total. Fiquei contente com a minha aquisição, um dinheiro bem aplicado. E deixo aqui uma super dica: o melhor preço que achei foi na FAST SHOP, até existem outros lugares mais baratos, porém de origem duvidosa.Pesquisem no SUBMARINO, AMERICANAS, PERNAMBUCANAS, CASAS BAHIA, EXTRA, CARREFOUR, WALMART, RICARDO ELETRO, MAGAZINE LUIZA e PONTO FRIO e vocês verão que o melhor preço ainda é o da FAST SHOP, além disso eles são de confiança e tem um ótimo atendimento. Não trabalho lá e nem conheço alguém que trabalhe, apenas estou recomendando uma loja que gostei muito. Acredito que comprar a vista no boleto pelo telefone, vocês consigam um desconto além daquele já prometido no site, pois eu paguei R$ 886,00 à vista no boleto.(Na verdade eu paguei isso porque teve um saldão de ano novo por esse valor no site, mas quem sabe se chorar um pouquinho com a vendedora pelo telefone ela faça por esse valor?!) Boa Sorte pra todos!

Ewerson disse...

Olá Fernando Ricci, estava vendo suas postagens sobre as lavadouras. Realmente são muito esclarecedores, mas estou na duvida e queria sua opinião por favor, sobre a marca consul, vi que vc recomenda brastemp ou electrolux, tava vendo a lavadoura de 7,5kg maré da consul, e a Ative 9kg da brastemp, qual das duas vc recomenda? E pq? Muito obrigado.

Fernando Ricci disse...

Olá Natália, tudo bem?

Muito obrigado por ter registrado sua opinião sobre a lavadora Brastemp Ative! 9kg (BWL09B) aqui no blog e pelas dicas! A opinião de quem tem o equipamento e o utiliza no dia-a-dia é de extrema importância para quem está pesquisando sobre ele.

A Brastemp Ative! 9kg (BWL09B) é tudo isso que vc disse mesmo! Eu assino embaixo.

Fique à vontade para voltar aqui no blog sempre que quiser. Qualquer coisa estou à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Ewerson, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou do blog e que ele esteja te ajudando na escolha da lavadora.

Eu também recomendo muito aqui no blog as lavadoras Consul (principalmente os modelos Facilite 10kg e 11kg que são lançamentos e são excelentes). A Consul é fabricada pela mesma empresa que fabrica a Brastemp, a Whirlpool.

Entre a Maré 7,5kg e a Ative! 9kg (BWL09B) eu recomendo a Ative! por ela ser um modelo mais novo, ter o agitador um pouco menos agressivo com as roupas, ser simples de operar e por ter perfil delicado de agitação.

Ewerson, espero tê-lo ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fanny disse...

Olá Fernando, estive lendo as postagens e comentários e adorei deu blog. Analisei as máquinas do mercado, quanto ao custo/benefício, e como quero uma inox, estou seriamente inclinada a comprar a Brastemp Ative 11 kg - modelo BWL11AR, o que me diz dela? Li numa de suas respostas do ano passado, que é a que mais dava problemas no reclame aqui, continua dando problemas, ou o fabricante já resolveu as questões que incomodavam? Ela lava edredons de casal? E quanto aos fiapos e sabão deixados nas roupas? Pode me informar quanto ao gasto com luz e água? Encontrei ela no site do Walmart por 1424,23 em 12 vezes cartão + 118 de frete com entrega em 8 dias. O que você me diz do preço e da entrega deles, funciona no prazo? Tenho todas estas dúvidas porque há muito tempo não tenho lavadora e gostaria de fazer uma boa compra. Notei o seu carinho e atenção nas respostas dadas e por isso conto com sua atenção e ajuda. Muito obrigada.

Fernando Ricci disse...

Olá Fanny, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do blog!!!!

O modelo que apresenta problemas é a Brastemp Ative! 11kg branca (BWL11A). O modelo inox (BWL11AR) é excelente e não apresenta os problemas da branca. Pode comprá-la sem medo.

Ela lava edredons de casal e eu recomendo usar sabão líquido e amaciante concentrado para que não fique resíduos nas roupas nem no interior da lavadora.

O consumo de energia é de 0,29kWh/ciclo e de água é 130 litros considerando nível alto de água e enxague econômico (1 enxague).

Sobre o site Walmart eu já fiz algumas compras neste site e particularmente não tive problemas e o preço está bom.

Fanny, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

brastemp a qual comprar? olá ... estou com uma grande duvida, se compro a brastemp de 9kg ou a de 11kg qual a diferença das duas? será que é só a capacidade? obrigada!

Fernando Ricci disse...

Olá, tudo bem?

Eu recomendo as Brastemp Ative! 9kg (BWL09B) e Ative! Meu Jeito 9kg (BWT09B) pois esses dois modelos são excelentes e muito eficientes.

Eu particularmente não recomendo a Brastemp Ative! 11kg (BWL11A) porque acho a agitação dela lenta e ineficiente para uma lavadora 11kg.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fanny disse...

Olá Fernando! Primeiro muito obrigada por sua atenção e gentileza em responder às minhas dúvidas. Minha lavadora ative 11kg inox acaba de chegar, só que acabei comprando a Fast e por sinal fui muito bem atendida, recebendo minha máquina em 2 dias. Enfim, estou feliz mas gostaria de mais uma dica sua, quero saber do passo a passo antes de usá-la pela 1ª vez e se tenho que fazer alguma coisa específica para ajudar a prolongar a vida útil da máquina antes de da 1ª roupa lavada. Também por curiosodade me diga, faz mal eu deixar a película protetora que reveste o inox? Acredito que seja uma proteção extra e não gostaria de retirá-la. Obrigada mais uma vez... um abraço!

Fernando Ricci disse...

Oi Fanny, tudo bem?

Que legal que sua Ative! 11kg inox já chegou!

Eu gosto muito da Fast Shop. Eles tem excelentes preços, entregam rápido e são muito atenciosos.

Sobre os cuidados com a lavadora, depois de fazer a instalação de acordo com as instruções do manual, minhas recomendações são:

- Antes de usá-la pela primeira vez para lavar roupas, gire o seletor rotativo até acender a luz enxague, selecione nível alto e aperte inicia/desliga e deixe a lavadora fazer essas duas etapas (enxague e centrifugação) vazia para remover qualquer resíduo que tenha ficado no interior da lavadora durante a fabricação;
- Dê preferência para sabão líquido. Como o dispenser da maioria das lavadoras não é preparado para esse tipo de sabão, espere a lavadora encher de água e quando ela iniciar o funcionamento (agitação), abra a lavadora e despeje o sabão diretamente dentro do cesto;
- Retire o plug da lavadora da tomada sempre que ela não estiver em uso;
- Sempre que for lavar mais de uma carga de roupas seguidamente, dê um intervalo de 30 minutos para resfriar o motor e a placa eletrônica;
- Nunca utilize a sua lavadora em dias de tempestade com raios.

Sobre a película protetora que reveste o inox ela funciona como uma proteção enquanto o equipamento está embalado e não está sendo utilizado. É recomendado retirá-la porque com o tempo essa película ficando exposta a fatores externos (variação de temperatura, umidade, etc...) a cola que tem nela vai ressecando e manchando o inox.

Depois que usar sua lavadora algumas vezes, volte para me contar suas experiências com ela.

Fanny, espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços!

Fanny disse...

Oi Fernando... que maravilha seu blog e quao educativas e proveitosas são as suas dicas... obrigadíssimo!!!! Vou seguir todas as suas instruções e te conto depois minha experiência com minha nova parceira da brastemp! Grande abraço...

Juh disse...

Olá! Fernando.
To pesquisando para comprar uma brastemp. Estou em duvida entre a ative 9kg e a meu jeito 9kg. tb quiria saber os vats consumidos por cada uma. Pois estou passando um tempo em uma cidade que tem voltagem 110, mas daqui 2 anos vou para uma cidade de voltagem 220 será q posso comprar 20 e usar transformador? Tb gostaria de sugestoes de preço e sites..
desde já agradeço a atenção.

Fernando Ricci disse...

Olá Fanny!

Por nada! :-)

Ficarei no aguardo de você voltar para contar suas experiências com a nova parceira da Brastemp.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Juh, tudo bem?

A Brastemp Ative! 9kg (BWL09B) consome 0,26kWh/ciclo e a Meu Jeito 9kg (BWT09B) consome 0,24kWh/ciclo usando água fria e 1,77kWh/ciclo usando água quente.

Caso deseje usar transformador ele terá que ser de 2000W para a Meu Jeito e 1500W para a BWL09B.

Me envie um e-mail (lavadorasderoupas@msn.com) que te retorno com sugestão de preços e sites de compra.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

rogerio disse...

vc sabe de algum blog que da dica sobre climatizador de ar, pois o meu ta esquentando ou melhor ta saindo ar frio e quente o que deve ser....me ajude se possivel

Goretti Ventura disse...

Oi estou querendo comprar uma Maquina de lavar roupa nova, porém de Inox, pois moro no litoral.
Somos 02 pessoas e recebemos visitas com freqüência, chegando a 4 pessoas.
Qual a melhor marca Inox e o tamanho ( peso), com função pratica de lavagem e resistência ao manuseio da faxineira. rs....
Gorettii

Fernando Ricci disse...

Olá Rogério, tudo bem?

Ficarei devendo sobre o climatizador de ar pois não tenho conhecimento sobre esse tipo de equipamento.

Acredito que o pessoal do www.eletrodomesticosforum.com poderá te ajudar.

Abraços.

Fernando Ricci disse...

Olá Goretti, tudo bem?

Atualmente o único modelo de lavadora top load inox disponível no mercado é a Brastemp Ative! 11 kg (BWL11AR) e ela é uma lavadora muito eficiente e de fácil operação.

Espero tê-la ajudado e continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Olá, Fernando.
Fiquei na duvida na Lavadora Brastemp Ative BWL09B na utilização do sabão liquido OMO se devemos colocar no mesmo compartimento do sabão em pó? Dá pra medir a quantidade posta ali sem vazar antes?
obrigada,
Claudia

Arthur Maciel disse...

Olá, Fernando! Como vai? Espero que bem.

Comprei a BWL09B e conectei tudo direitinho. Ligo ela e as luzes piscam duas vezes. Escolho o nível da água e o programa, mas quando aperto Iniciar/Desligar ela desligar.

Às vezes fica fazendo um barulho no fundo que se interrompe quando abro a tampa ou escolho um nível de água maior (nesse caso o barulho pára e volta em seguida).

Ela é 220V e a tomada também (embora não consiga verificar isso agora). Além de problema de voltagem, você sabe me dizer o que mais pode ser?

Obrigado e um abraco,
Arthur

Fernando Ricci disse...

Olá Arthur, estou bem e você?

A primeira providência a tomar é se certificar que a tomada onde está ligada a lavadora é 220V. Porque pelo que você relata dá impressão que a tomada não está fornecendo corrente suficiente para o funcionamento da lavadora. Se a tensão da tomada estiver correta, então a lavadora veio com defeito de fábrica. Neste caso peça a troca ou acione a assistência técnica.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Fernando Ricci disse...

Olá Claudia, tudo bem?

Você pode colocar o Omo líquido no compartimento de sabão da BWL09B sem problemas porque ele irá escorrer atrás do cesto. Porém não tem como medir a quantidade no dispenser sem que ele escorra. O que recomendo é medir o Omo líquido através da tampa do próprio produto, já que ele é super concentrado.

Qualquer coisa continuo à disposição.

Abraços e obrigado pela visita ao blog!

Marcos disse...

Boa Tarde Fernando, gostei muito das suas orientações sobre as lavadoras de roupa. Gostaria de saber a sua opinião sobre a COLORMAQ LCA 11KG se seria uma boa compra pois pretendo lavar edredons tambem. Desde já agradeço.Marcos

Goretti Ventura disse...

Fernando Ricci
Boa noite.
Escrevi anteriormente mas acho que houve algum problema , ou não consigo vê os comentários deste ano, 2012.
Bom, estou querendo comprar uma Maquina Inox e gostaria de ter uma sugestão sua.
Tem uma Brastemp 11Kg Inox, vc já falou bem dela, porém gostaria de saber mais.
Somos 02 pessoas adultas, com muita roupa pouco suja, mas delicadas.
Agradeço, seus comentários sao muito úteis.
Goretti Ventura

Cristina disse...

Oi Fernando, adorei seu blog, está sendo ótimo pra tirar muitas dúvidas.
Estou com dúvidas entre a consul mare 7,5kg e a brastemp Ative 9kg( BWL09).
A minha dúvida é: a placa eletrônica da Brastemp,dá muito problema?? A minha consul tem uns 11 anos e já tive que trocar várias vezes essa placa, agora a máquina pifou de vez.
Pelo que vi as duas máquinas são boas. Só por causa da placa é que não iria escolher a Brastemp, faz sentido???
Fico no aguardo.
Obrigada.
Cris

Goretti Ventura disse...

Fernando Ricci
Bom dia.
Poderia me da uma informação sobre esta Maquina-de-lavar roupa da LG, 12Kg, SPIRIT DDD, Inox, parece uma boa Maquina, porém não tenho informação sobre o gasto de energia e se tem uma lavagem delicada.
Gostaria muito de uma orientação, pois estou montando um novo apart. e necessito comprar uma Maquina ate o fim do próximo mês.
Atenciosamente
Goretti

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 906   Recentes› Mais recentes»